SINTERO: Diretor da CNTE faz palestra sobre valorização e profissionalização dos trabalhadores em educação

Formação e Valorização Profissional foi o tema da primeira palestra do 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, que acontece em Ji-Paraná.

O palestrante Heleno Araújo, Secretário de Formação da Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), destacou a importância da capacitação profissional para a melhoria da qualidade do ensino. Segundo ele, em todo o Brasil há um grande numero de professores não capacitados para a disciplinas que lecionam.

Heleno levantou diversos dados para reflexão dos trabalhadores em educação e da sociedade sobre a falta de qualidade do ensino nas escolas públicas. Segundo ele, mais de 247 mil professores do Brasil não são formados na área em que atua. Cerca de 74% dos professores de física, 61% de química e 44% de biologia não são formados nas respectivas disciplinas.

O palestrante destacou as novas maneiras de capacitação e valorização profissional, como o programa Profuncionário, a lei de autoria da senadora Fátima Cleide (PT) que profissionaliza todos os trabalhadores em educação, e iniciativas do Governo Federal para profissionalizar os educadores como o Decreto nº 6.755/09 que institui a Política Nacional de Formação Profissional do Magistério Publico da Educação Básica.

Nos debates os trabalhadores em educação levantaram as dificuldades enfrentadas em Rondônia devido á falta de planejamento no governo estadual e à falta de uma política para a educação.

A mesa da palestra e dos debates foi coordenada pela presidente do Sintero Claudir Mata, pelo secretário-geral do Sintero Manoel Rodrigues e pela diretora da Regional Cone Sul, Francisca Diniz.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia