Ministro da Pesca participa de aula inaugural na UNIR

Atendendo convite da deputada federal Marinha Raupp (PMDB), o ministro de Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin fez palestra de abertura da aula inaugural no curso de engenharia da pesca e aqüicultura da Universidade Federal de Rondônia- Unir. O evento teve início agora a pouco, às 09 horas desta segunda-feira, no Centro Cultural de Presidente Médici.

No sábado, em Alta Floresta o ministro assinou convênio no valor de 100 mil para a aquisição de uma retroescavadeira hidráulica para atender os piscicultores daquele município. Os recursos foram liberados pela deputada Marinha Raupp e pelo senador Valdir Raupp atendendo solicitação do prefeito Daniel Deina.

A implantação do curso de graduação em Engenharia de Pesca e Aqüicultura ganhou corpo com a vinda do então secretário da pesca Gregolin em Rondônia. Na ocasião a deputada Marinha Raupp apresentou a ele a estrutura existente no município de Presidente Médici. A época, Marinha Raupp e o reitor da Unir, Professor José Januário do Amaral ganharam o apoio do ministro para viabilizar o projeto do curso no local.

A partir de então, foram estabelecidas as parcerias entre a Unir por intermédio do departamento de Ciências Contábeis-campus de Cacoal e a Prefeitura de Presidente Médici. “Estes profissionais vão contribuir para o desenvolvimento do setor pesqueiro que já integra um componente importante na economia do estado”, afirmou o reitor da Unir, professor José Januário do Amaral, ao destacar o empenho dos professores, coordenadores e a diretora do campus de Cacoal, professora Lúcia Yamada.

Para agilizar o funcionamento do novo curso, a deputada Marinha Raupp destinou R$ 300 mil para as obras de reforma do prédio existente e aquisição equipamentos. Outra emenda, do então deputado Chico Paraíba, no valor de R$ 1 milhão, vai viabilizar a recuperação dos tanques de peixes e reformas no campus.

Para o senador Valdir Raupp que ao lado da deputada Marinha Raupp tem sido incentivador do desenvolvimento do setor produtivo, este foi um projeto que desde o início contou com cem por cento do apoio e participação de todas as partes envolvidas. “A implantação do curso é o resultado prático da determinação da comunidade, empresários, lideranças política e principalmente da Universidade Federal de Rondônia por intermédio de seu corpo técnico”.

O executivo municipal com a participação efetiva do Prefeito José Ribeiro enviou a Câmara de vereadores projeto de doação da área destinada ao funcionamento do curso. O projeto foi aprovado por unanimidade. A área disponibilizada para a Unir contempla uma escola contendo bloco administrativo; biblioteca; laboratório de informática; refeitório; alojamentos masculino e feminino; campo de futebol; duas casas para residência de professores, poço artesiano, e também uma área de 6 alqueires, contendo um laboratório em pleno funcionamento para produção de alevinos, 14 tanques divididos em vários tamanhos e uma represa.

Fortalecimento do setor pesqueiro tem recebido atenção

Grande incentivadora e apoiadora do setor da pesca no estado, a deputada federal Marinha Raupp trabalhou pela aprovação da Lei que criou o Ministério da Pesca e Aqüicultura e a nova Lei do setor. Uma audiência pública, coordenada pela parlamentar, foi realizada no auditório do Fórum em Presidente Médici pela criação do Ministério que foi sancionada pelo presidente Lula no mês de junho.

Com a aprovação da Lei da Pesca, os pescadores e aqüiculturas foram igualados aos produtores rurais, o que dará a eles direito ao crédito rural com acesso a recursos mais baratos para financiar a produção. “Rondônia tem se destacado na produção de peixe em cativeiro com excelentes perspectivas de crescimento”, afirmou a deputada federal Marinha Raupp, ao citar as regiões de Rolim de Moura, Ariquemes, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, e Colorado do Oeste com vocação natural para a atividade pesqueira.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia