Carta de Lula a Papai Noel - Ventos da democracia!

Com certeza a Grande Imprensa, Imprensa Burguesa, PIG ou como quer que a chamemos é porta-voz das elites retrógradas de nosso país. Nós ainda não conseguimos erigir um grande jornal de esquerda, como o Libération ou o Guardian, que seja um jornal de linha editorial democratizante e ao mesmo tempo informativo.

Mas não somos impotentes por isso! Afinal a reeleição do Lula se deu a despeito de toda a imprensa contrária - e a própria ficou pasma, um bom tempo tentando entender porque não era mais "formadora de opinião" como antes.

Lula nunca vai enfrentar, como alguns por aqui gostariam, a grande imprensa, por vários motivos:

1) Lula é mais democrático do que a grande imprensa; por isso ele cuida mais do que ele fala do que o que os outros falam dele.

2)Lula sabe que é muito melhor que falem mal dele do que não falem. Alguém aqui se lembra do espaço que o PT tinha na imprensa nos anos 80? Lula certamente lembra - e já comentou isto várias vezes.

3)Se a imprensa repete excessivamente o ataque, ela acaba revelando muito mais de que lado ela está. E quanto mais isso fica claro, mais o povão gosta do Lula. Lembrem dos fatos históricos: os jornais que combatiam Getúlio foram atacados por populares quando ele cometeu suicídio. O povo não é burro e as mentiras da imprensa não colam porque são gritantemente contrárias aos interesses populares. Sendo o alvo privilegiado da imprensa burguesa, Lula a desmascara como nunca.

4) No jogo democrático somos nós, com nossas opiniões, que devemos atacar as opiniões retrogradas dos arautos da elite. O governo tem que governar: implementar e justificar ações públicas. Sim, nós vivemos em uma sociedade de informação e comunicação intensa, mas o papel do governo deve ser mais ativo do que comunicativo. Há um dito lacônio: Governante, não fale, faça!

5) Não é apenas via grande impressa que se faz comunicação democrática: nós em nossas listas virtuais somos o melhor exemplo disso!

Mais uma coisa em relação a "Carta para o Papai Noel" (no início deste artigo); ela está assinada: Kibeloko. É um site de piadas, e a coisa mais normal em tempos democráticos é fazer piada com os governantes - ter piadas assim é sinal de saúde democrática. Ruim seria se não tivesse publicação de piada, aí estaríamos numa ditadura. Piada é prá rir. Feliz do povo que ri abertamente dos seus governantes. E triste do governante que quiser responder ou contestar uma piada - vai ficar mais ridículo ainda e passar atestado de autoritário e burro. Lembram do deputado que quiz processar os cassetas, depois que estes fizeram piadinhas com o congresso? Ficou efetivamente digno de riso e de derrisão.

Por isso o Lula cresce nas pesquisas populares: porque quando fazem piada dele ele ri também!´

Fernando Santoro

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia