Prefeita Sueli Aragão entrega tanques de resfriamentos a produtores rurais

A prefeita Sueli Aragão participa de solenidade de entrega de tanques de resfriamento de leite, neste sábado, a partir das 09 horas e na oportunidade estará falando sobre a importância de agregar valores à produção e garantir às famílias que vivem na zona rural uma melhoria na qualidade de vida. Ao todo serão entregues 24 tanques de resfriamento, que vão permitir o processamento de aproximadamente 24 mil litros de leite todos os dias. Em uma primeira etapa, neste sábado, serão entregues 09 tanques, mas de acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, José Valterlins Calaça, os demais equipamentos já foram licitados e estão a caminho.
De acordo com o secretário, o objetivo é atender o maior número possível de associações rurais. “Vamos fazer um trabalho de parceria com estas associações, dando a elas todo o suporte técnico necessário e elas farão o gerenciamento junto aos trabalhadores rurais que representam”, disse.

USINA
Além desses tanques de resfriamento, a prefeitura de Cacoal construiu uma mini-usina que fará a pasteurização do leite. “A venda do leite in natura, como estávamos acostumados a ver na região, deixará de existir nos próximos meses, pois há uma preocupação do Governo em seguir as normas da Organização Mundial de Saúde tanto para o leite, quanto para os seus derivados. O mesmo também acontece em relação á comercialização de carnes e subprodutos que têm de ser processados de acordo com o selo de Inspeção Federal”, disse.
Embora alguns produtores, em princípio, tenham certa resistência às inovações tecnológicas, a maioria concorda que esses investimentos do poder público vai trazer-lhes enormes benefícios, já que com essas usinas de processamento garantirão melhores qualidades à sua produção e, conseqüentemente, eles poderão exigir melhores preços pela sua produção.

Com mais de 100 mil cabeças de vaca leiteira e com uma produção média de 80 mil litros de leite por dia, proveniente das pequenas propriedades, é injetado na economia local por mês, aproximadamente R$ 1.000.000.00 (um milhão de reais), somente na comercialização de leite para laticínios de Cacoal e Região. Diante destes dados, é notório o investimento da administração municipal no crescimento da bacia leiteira do município.


DANIEL OLIVEIRA DA PAIXAO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia