A INTERNET PELOS FIOS CONDUTORES DE ELETRICIDADE SERÁ UMA REVOLUÇÃO EM TERMOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À WEB

Não raro sou indagado sobre as possibilidades da Internet pelos cabos condutores de eletricidade. É que há anos divulguei um texto que dava conta desta possibilidade e de que testes seriam realizados para verificação da possibilidade comercial do sistema. Tenho encontrado pessoas que se manifestam entusiasmadas com esta promissora tecnologia que necessita ainda de prova de viabilidade técnico-comercial. 

Entretanto, para minha surpresa foi divulgado que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já aprovou a exploração do serviço e que ele deverá ser adotado brevemente no Brasil. Um dos problemas a ser superado é a interferência com certas ondas de rádio como a utilizada pela polícia. A solução parece ser a utilização de cabos revestidos ( isolados por capa de plástico ). É relevante considerar que 200 Mbps é a velocidade que pode chegar a banda larga pela rede elétrica. O número é muito superior aos padrões brasileiros - hoje as conexões mais rápidas no Brasil não ultrapassam 30 Mbps.

Para um país como o nosso, essa tecnologia significará, sobretudo a democratização do acesso à informação pela Internet. Afinal, a energia elétrica chega a praticamente 95% da população do país.

Didymo Borges 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia