53.564 eleitores estão aptos a votar em Cacoal

Dos 53.564 eleitores aptos a votar em Cacoal, são esperados que pelo menos 85% cumpram com o seu dever cívico, o que representaria um total de aproximadamente 45.600 votantes. No caso de candidatos a vereadores, o desperdícios de votos (nulos e brancos são maiores). Mesmo assim, se tudo ocorrer dentro da normalidade, pelo menos uns 43 mil eleitores devem votar em candidatos a vereadores. Com os votos de legenda, é possível que o quociente eleitoral seja de 4.500 votos. Assim, se alguma coligação não conseguir um total de 4.500 votos, vai ter de contar com a sorte para ver se consegue emplacar um eleito com os votos de sobra.

Como isto acontece? Digamos que um determinado partido conseguiu 10 mil votos. Nesse caso, ele teria 2 vagas garantidas. Os mil votos que sobram vão para a coligação mais próxima. Nesse caso, uma coligação com 3,5 mil votos pode também eleger 1 vereador, pois 3.500 + 1.000 votos remanescente da outra coligação seria suficiente para mais uma vaga. Os mil votos,entretanto, não serviriam para a coligação que tivesse 3500 votos se, por exemplo, houver uma outra que tenha, digamos, 7.200 votos. Nesse caso, os 1.000 remanescentes do caso exemplificado acima iria para completar-lhe o número de 2 vereadores dessa outra legenda.

OBS.: Esse acréscimo de votos remanescente de uma coligação para outra não é somada, de fato, a coligação alguma. O exemplo é apenas para facilitar a compreensão. O que ocorre é que, na prática, a maior sobra garante a vaga extra.

Autoria: Daniel Oliveira da Paixão

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia