Candidatos participam de debate promovido por portal e notícias de Cacoal

Os candidatos Dr Silvério dos Santos (PSB*), Padre Franco (PT*) e Glaucione Rodrigues (PSDC*) participaram de um debate promovido pelo portal CacoalRO nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, e durante duas horas foram sabatinados por representantes da sociedade civil sobre temas como educação, saúde, infra-estrutura, gerenciamento administrativo e meio ambiente. O debate teve início às 21h10 e no primeiro bloco os candidatos tiveram três minutos para uma breve apresentação e a ordem do sorteio foi a seguinte: candidato 1 - Dr Silvério; candidato 2 - Glaucione e candidato 3 - Padre Franco. No segundo bloco, os candidatos foram sabatinados pelos entrevistadores Márcio Antonio (empresário da Cacoal Moto Serra), Jair Alves Batista (advogado e Pecuarista), Edson Marquiori (Médico) João Bosco Ribeiro (Inspetor da Polícia Rodoviária Federal) e Fernando Jorge (Professor da Facimed). No setor jurídico, estiveram apostos os advogados Diórgenes Nunes de Almeida, Marilda Garcia e Jean Jesus Silva. O mediador do evento foi Charles Clemente (KTV) e a coordenação geral de José Maria Monteiro (empresário e diretor do portal CacoalRO).
Os temas mais focados foram o gerenciamento da saúde, não privatização do SAAE, conciliação entre produção agrícola e preservação ambiental, redução do número de cargos em comissão (portariados) e apoio logístico ao homem do campo. Faltaram abordagens sobre Tecnologia da Informação e principalmente sobre ações sociais destinadas a socorrer moradores de ruas.
No terceiro e último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais e obedecendo a ordem do sorteio, o primeiro a falar foi o Dr Silvério (PSB). Ele falou de sua alegria em ter participado desse processo democrático, elogiou a forma como o padre Franco se portou durante todo o processo eleitoral e também comentou sobre a candidata Glaucione, a quem considerou uma mulher guerreira, mas garantiu que a população pode ter certeza de que ele (Dr Silvério) é o mais bem preparado para administrar o município de Cacoal em razão de sua vasta experiência ao longo desses anos em que atua como Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal, professor Universitário e advogado. Disse que além de prefeito, irá trabalhar pela dignidade da pessoa humana com ações em favor das crianças, da juventude, dos idosos e também fará ações de inclusão social para dar oportunidades àqueles que são marginalizados ou acabam entrando para o mundo da criminalidade. "Temos de dar opções de ressocialização para essas pessoas e garantir-lhes mais dignidade".

A segunda a tecer comentários finais foi a candidata Glaucione (PSDC) que falou do apoio que teve de diversos segmentos da sociedade e reclamou de ataques que, segundo ela, visavam desestabilizar sua candidatura. Ela disse que todos os processos contra ela foram julgados improcedentes e, apesar da tristeza que sente por ter sido atacada ao longo desses 90 dias de campanha, garantiu que não guarda mágoas. Por fim, disse que se eleita prefeita, fará um trabalho de revitalização da economia de Cacoal, trazendo-a de volta às primeiras posições no contexto estadual e observou que o segredo de sua administração será o trabalho feito em parceria com Governo do Estado e com o apoio da classe política.

O padre Franco foi o último a fazer as considerações finais e disse que estava contente em ter participado dessa campanha de forma transparente, com respeito à ética e que, sobretudo, sentia-se emocionado com o apoio que recebeu de milhares de cacoalenses. Disse que pessoas que se diziam iludidas com a política lhe falavam que iriam votar em razão do respeito que têm pelo seu trabalho ao longo desses anos em que ele vive em Cacoal, dedicando-se não apenas à vida paroquial, mas também com ações em favor da saúde (pastoral da saúde e construção do Hospital São Daniel Comboni), além de seu trabalho social com apoio à juventude (pastoral da juventude) e tantas outras ações em favor da população. Lembrou, por fim, que fez uma campanha limpa, não fez gastos pessoais de campanha e que, durante a sua caminhada, gastou sim sola de sapato e suou a camisa, mas fez tudo isso com uma grande alegria no coração pela oportunidade que teve de sentir de perto o apoio da população. Ao finalizar, padre Franco disse que o dever de um político é servir ao povo, renovando suas esperanças e a fé na administração pública e é justamente isso que ele fará como prefeito.

Problemas técnicos
O debate foi acompanhado por centenas de pessoas que foram até a Câmara Municipal e também deveria ser transmitido ao Vivo pela KTV, mas problemas técnicos acabaram prejudicando a recepção do sinal por parte da população e em razão disse o Portal CacoalRO e a KTV assumiram o compromisso de reprisar o evento na noite de quinta-feira. Veja nota de esclarecimento do site:

Em virtude dos problemas técnicos que prejudicaram a recepção, nesta quinta feira, a partir das 21 horas, o debate será retransmitido pela KTV e pela TV Portal.
Informamos que todos os testes foram feitos e tanto o som quanto a imagem estavam perfeitos até as 19h30 quando passamos a sofrer interferência, prejudicando vídeo e áudio.
Técnicos especializados tentaram solucionar o problema mas, infelizmente, não foi possível, motivo pelo qual nos desculpamos, porém, transmissões ao vivo estão sujeitas a imprevistos.


*PSB (Coligação Coragem Pra Mudar (PSB/PSOL/PCdoB/PRTB
* PT (Coligação Cacoal para Todos – PT/PMDB/PDT/PHS/PSC
* PSDC (Coligação Cacoal nas Mãos de Quem Trabalha - PSDC/PTB/PSDB/PTN/PP/PR/PV/PRP/PSL/DEM/PPS

Reportagem: Daniel Oliveira da Paixão

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia