PAPUDISKINA - Daniel Oliveira da Paixão

Tese de Superfaturamento de Oxigênio cai por terra
A Justiça, finalmente, põe um ponto final a uma série de injustiças cometidas contra servidores da prefeitura que foram acusados de terem cometido crimes contra o erário público. Dentre essas pessoas, eu gostaria de citar aqui o Sr Amaral, da CPL.
Ele, juntamente com outros servidores, foi injustamente acusado de ter superfaturado a compra de oxigênio quando a secretária de saúde do município era a Sra Glaucione Rodrigues. O poder judiciário concluiu que a compra seguiu rigorosamente os procedimentos legais não houve prejuízos ao erário público.

O triste dessa história é que pessoas como o Amaral, que sempre demonstrou ser um cidadão responsável e coerente, acabam sofrendo desgastes. Eu não sei o que motivou aqueles que levaram avante esse processo contra ele e outros servidores. Não sei se foi apenas um zelo desmedido pela moralidade pública. Mas o que sei é que, por anos, pessoas com motivação política usaram o caso de forma abusiva e contundente para atender aos seus interesses .

Não conheço a índole e o caráter de todas as pessoas citadas na peça acusatória, mas acompanho o trabalho do Sr. Amaral há aproximadamente 10 anos. Acompanhei várias de suas ações na CPL que visavam sempre o interesse público. Os leilões, por ele promovidos, sempre resultaram em economia ao erário público e nunca o contrário.
Lembro-me de que há algum tempo atrás o encontrei abatido e perguntei-lhe o motivo daquela tristeza e ele me confidenciou a humilhação que sofreu quando, ao ser interrogado sobre as acusações de superfaturamento, a “autoridade” responsável pela oitiva o tratou como um bandido, sem ao menos se dar ao caso de que estava falando com um ser humano.

Hoje, mais do que no passado, a responsabilidade da sociedade através de suas entidades públicas e privadas é enorme, pois vivemos em um período em que a tecnologia conseguiu dar um jeito em contrariar até mesmo conceitos científicos de que um corpo não pode estar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Hoje, em várias circunstâncias, o ser humano passou a ser onipresente.

Abaixo, em tópico separado, vou comentar sobre a importância da “reputação online”. Mas antes, só para encerrar esse tema das injustiças cometidas contra o Sr. Amaral e outras pessoas citadas, gostaria de enfatizar que a sociedade precisa continuar vigilante e ao mesmo tempo atenta àquilo que os grupos políticos dizem em ano eleitoral. Nesses períodos, proliferam-se as acusações, muitas levianas, embora algumas fundamentadas. Mas e nós, enquanto cidadãos, como discernir o que é verdade do que é mentira? A verdade é que realmente é muito difícil se levarmos em conta que as pessoas públicas estão cada vez mais desacreditas. Talvez a pista seja conhecermos mais de perto o caráter de cada um. Nesse fogo cruzado entre os políticos, sempre vão sobrar dardos que atingem diretamente pessoas inocentes. O Sr Amaral foi uma dessas vítimas e não apenas ele, mas toda a sua família. Além disso, ele teve de constituir advogado e despendeu recursos valiosos para defender sua honra e a honra de sua familial

Reputação online
Antes, quando queríamos saber da reputação de uma pessoa, tínhamos de conversar com seus amigos, seus vizinhos e seus colegas de trabalho. Mas hoje, querendo ou não, conscientes ou não, deixamos os nossos rastros no mundo virtual. Conhecemos a índole e o caráter de pessoas pelo que elas escrevem ou pelo que delas se escrevem em sites de relacionamento. Muitas pessoas se comportam levianamente quando postam um comentário em um site ou mural ou quando disparam mensagens em massa via correio eletrônico. Temos de tomar cuidados, pois o que escrevemos na grande rede pode revelar muito sobre o nosso caráter ou falta dele.

Quer saber como anda a sua reputação online? Então vá ao Google, ao Yahoo, ao Bing ou qualquer outro buscador de alcance internacional e escreva seu nome entre aspas e dê um ENTER. Você vai se surpreender com a quantidade de informações a seu respeito. Eu mesmo faço testes periodicamente e me surpreendo. Já vi comentários sobre mim até em sites internacionais. Dias desses estava pesquisando a palavra “Papudiskina” e me surpreendi com as centenas de sites que publicam os meus textos, mesmo sem os seus diretores me conhecerem e mesmo sem que eu tenha enviado qualquer autorização.

Aquelas postagens aparentemente fúteis que as pessoas costumam deixar no Orkut, Facebook, Twitter, Sonico e outras centenas de comunidades online acabam servindo para empresas e instituições públicas nos avaliem. Portanto, cuidado ao pensar que no mundo virtual podemos ser diferente do que somos no mundo real. Pois nas entrelinhas, mesmo que brincando de sermos diferentes, sempre acabamos nos traindo e revelando, nas entrelinhas, o nosso verdadeiro EU.

Reunião do PSB
Neste domingo, os companheiros do PSB estarão se reunindo na casa do Aldemir, a partir das nove horas. Amigos e simpatizantes do partido também estão convidados. Sejam todos bem vindos.

Eleições 2010
Começam as mobilizações para as eleições deste ano e algumas pessoas em nossa cidade já demonstram interesse em disputar o pleito. Dentre os possíveis candidatos, figuram nomes de pessoas que já estiveram na vida pública como Glaucione Neri, Sueli Aragão, Valdivino Tucura, Emílio Paulista... Também teremos candidatos que estão militando na vida pública a pouco tempo como o Dr Silvério dos Santos. Esses nomes citados acima são exemplos de pessoas que já se declaram interessadas em uma vaga na Assembléia Legislativa. Para deputado federal por nossa cidade, tenho informações de que figuram os nomes de Nilton Capixaba e Raquel Carvalho, além de Agnaldo Muniz, que não é daqui, mas que tem ligações com o município. Mas a novidade, pelo menos para mim, é o surgimento do nome de Admilson Brizon, que se diz disposto a encarar a disputa para deputado federal. Se alguém conhece mais alguém que seja de Cacoal e que esteja interessado em disputar uma vaga à ALE ou Congresso Nacional, por favor me informe escrevendo para daniel@portalrondonia.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia