Caminhada em Candeias do Jamari celebra o Dia Mundial da Água

Cerca de 200 estudantes da escolas publicas de Candeias do Jamari participaram na manhã desta segunda feira,22, da “II Caminhada Defenda a Vida cuide da Água”. O evento faz parte da programação da Semana Mundial da Água no município.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade em torno do tema, a Prefeitura de Candeias, juntamente com o Batalhão Ambiental da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Militar organizaram a manifestação, que além de estudantes do ensino fundamental, reuniu também representantes de organizações não-governamentais como o Lions Club.

O prefeito Dinho Sousa destacou a importância da participação de toda a comunidade na manifestação que busca a conscientização dos moradores locais. “Sabemos que a água é o bem mais precioso que temos, sem ela não existe vida. Tememos que o uso irracional e a poluição dos rios possam resultar em momentos difíceis no futuro. `Por isso é importante sensibilizarmos a nossa população agora, para uso racional desse bem que pertence a toda humanidade. E caminhadas como essa, visam acima de tudo, sensibilizar os estudantes, assim como toda a sociedade candeiense”, enfatizou o prefeito.

O comandante da Batalhão Ambiental da PM, coronel Vilson Machado, falou da importância de atividades educativas como a realizada em Candeias“, Estamos estimulando estudantes e professores a refletirem ainda mais, e conjuntamente, a respeito da necessidade de um consumo consciente da água”, reforçou o comandante.

Reflexão
O deputado federal Lindomar Garçom (PV) também presente ao evento, ressaltou que o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992. E a cada ano, a data é destinada à discussão de diversos temas relacionadas a este importante bem natural. "Trata-se de um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas", frisou o parlamentar.

Vale lembrar que apenas 0,008% de toda a água do planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Também em 22 de março de 1992, a ONU divulgou a "Declaração Universal dos Direitos da Água, como forma de assegurar a preservação desse patrimônio da humanidade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia