Instituto Claro lança guia sobre o uso de tecnologias na escola

O Instituto Claro acaba de lançar a cartilha “Tecnologias na Educação”, cujo objetivo é ajudar os professores a repensar o formato tradicional de ensino e a explorar mais o uso de ferramentas digitais nas práticas de aprendizagem nas escolas. Além disso, esse material apresenta de forma simples diversos elementos que podem ser incorporados ao dia a dia do professor e ao desenvolvimento do ensino.

Entre os assuntos tratados na cartilha, estão temas polêmicos como a navegação na internet e sua utilização como ferramenta de buscas e consultas para trabalhos escolares. Apresenta, ainda, questões envolvendo a comunicação eletrônica, seja com comunicadores ou por mensagens instantâneas, o uso do blog como aliado do professor para o desenvolvimento da produção e expressão escrita nos jovens. Outros itens discutidos neste material são sobre a realização de projetos com vídeos como meio educativo e de interação social, além de dicas de jogos cooperativos computacionais e simuladores para o estimulo ao raciocínio.

“Atualmente, o professor precisa estar cada vez mais preparado para lidar com novas situações e comportamentos dos alunos muito por conta do uso das tecnologias de comunicação e informação. Esperamos que esse material possa contribuir para uma percepção efetiva de como a tecnologia pode ser uma aliada na área do ensino”, comenta Carime Kanbour , vice-presidente do Instituto Claro.

A cartilha foi organizada e coordenada por Carlos Seabra , conselheiro do Instituto Claro e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais; e planejada em parceria com o Fronteiras Educação – Diálogos com Professores, iniciativa que visa pensar a educação na contemporaneidade e refletir sobre o mundo digital. Todo o conteúdo está disponível para download gratuito no site do Instituto Claro ( http://www.institutoclaro.org.br/ ).

No lançamento deste material, foi feita uma palestra nesta quinta-feira (dia 9) para mais de 2,6 mil educadores de 96 escolas da Rede Municipal de ensino de Porto Alegre, no Salão de Atos da UFRGS. O vídeo com esta apresentação do consultor também será disponibilizado no portal do Instituto Claro.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia