Escola de São Paulo vira laboratório para novos escritores

Novos escritores estão emergindo das leituras praticadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Josephina Chiarini Borghesi”, de Rafard, no interior de São Paulo. Tudo em razão do Projeto “Biblioteca na Escola”, com o qual a instituição participa da Sétima Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil.

O empréstimo de livros nos finais de semana e a “contação” de histórias são algumas das estratégias utilizadas para estimular a leitura entre os 270 alunos, em grande parte filhos de lavradores. “Os livros estão sendo fundamentais na alfabetização dos alunos, e também na melhoria da escrita, do raciocínio e da expressão”, observa a diretora Lígia Cristina Campos Pinto.

A Roda da Leitura, em que os alunos compartilham do mesmo texto, é outro caminho identificado. Os alunos também podem sugerir títulos aos colegas. A Caixa de Poesia é outro recurso identificado.

Em 2010, em sua Sétima Edição, o Programa Minha Escola Cresce dá apoio a 20 projetos, de escolas públicas do interior paulista, de Contagem (MG) e Ipojuca (PE). Em sete anos o Instituto Arcor Brasil já deu apoio a 144 projetos, de bibliotecas, hortas escolares, oficinas culturais e esportivas, educação ambiental e inclusão de alunos especiais, entre outros temas. O Programa visa dar suporte a projetos que revitalizem a escola pública, incentivem a participação da comunidade na vida escolar e fortaleçam o protagonismo dos alunos.

Mais informações:

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br

José Pedro Martins – Consultor de Comunicação

(19) 8206.1867 – josepmartins@uol.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia