Energias Renováveis Sustentáveis será tema de evento que debaterá tecnologias sociais

A prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, realizam nos dias 29 e 30 de novembro a “2ª Mostra de Tecnologias Sociais Energias Renováveis Sustentáveis”. O evento será no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), antigo Cetene. No primeiro dia a programação do Seminário tem o início previsto para às 14h e no segundo, às 08h.
O Seminário é o desdobramento da 1ª Mostra de Tecnologias Sociais de Porto Velho, realizada em outubro de 2009, com o tema “Porto Velho também Cria, Desenvolve e Reaplica Tecnologias Sociais”, e faz parte de uma política adotada pela prefeitura para popularizar o conhecimento tecnológico e também permitir que as alternativas encontradas pela sociedade sejam utilizadas em prol de um número maior de pessoas.
No primeiro dia, a partir das 14h30, o tema em discussão será “Economia Solidária e Tecnologias Sociais”, palestra que será ministrada por Isabel Miranda, da Rede de Tecnologias Sociais (RTS) e por Alex Cypriano, do Instituto Federal da Bahia (ITCP), representante do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). Às 19h30, o assunto em debate será “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável: Tecnologias Sociais e Energias Renováveis”, que será palestrado por Heitor Scalambrini Costa, mestre em energia solar, doutor em Energética e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por Artur de Souza Moret, doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos e pró-reitor de Pesquisa do Ifro.
“Disseminação de Fogões Ecoeficientes no Nordeste do Brasil” é o tema que abrirá as palestras do dia 30, às 09h. O palestrante será Jorgdieter Anhalt, Diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (Ider), Às 10h, Rodrigo Fonseca, analista da Financiadora de Estudos e Projetos, Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Finep/ATDS), palestra sobre “Ciência Tecnologia e Sociedade”.
O ciclo de debates encerra à tarde, com a conferência, “Universidade e Tecnologias Sociais”, prevista para às 14h30, será ministrada por Ney Cristina, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e assessora especial do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex); Isabella Lussi, professora doutora da Universidade Federal de São Carlos (SP); Marilise Doege Esteves, pró-reitora do Ifro – Campus Porto Velho e Ricardo Gilson, pró-reitor de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Unir.
Paralelo aos debates serão montados para visitação pública, vários estandes de tecnologias sociais já reconhecidas como: aquecedor solar de baixo custo, biodiesel com óleo de babaçu, fogão eficiente, aproveitamento de óleo como biocombustível, Conexões de Saberes, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Projeto Reca, pesca sustentável, diagnóstico etnoambiental participativo, ciência florestal, uso e manejo de plantas medicinais na Amazônia.
“Com essa mostra que chega a sua segunda edição, estamos reconhecendo e nos apropriando dos conceitos das TS. É também o primeiro passo de uma articulação mais ampla entre as instituições parceiras”, adiantou a chefe da divisão de Apoio à Ciência e Tecnologia da prefeitura de Porto Velho, coordenadora da Mostra, Nina Sayonara.
Criada em dezembro do ano passado, a divisão de C & T está articulada hoje ao departamento de Renda e Fomento à Economia Solidária, da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Samdestur), que possui também, divisões de Microcrédito, Apoio à Empreendimentos Solidários e de Uso dos Espaços Públicos.

Por Joel Elias
Fotos: Medeiros

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia