Pela primeira vez na história da política de Rondônia Pimenta Bueno está sem deputado estadual

ARNALDO B. T. MARTINS - Desde a primeira legislatura estadual, em 1986, o município de Pimenta Bueno teve representação garantida nas cadeiras da Assembléia Legislativa. O primeiro deputado estadual pimentense foi Vicente Homem Sobrinho, marco referencial da história política local. Depois, em 1990, ao lado de Vicente Homem foi eleito Reginaldo Monteiro, que também passou pela prefeitura municipal. Em 1994 foi eleito Augusto Plaça, atualmente Prefeito da cidade. Em 1998 começou a “era Kaká Mendonça”, que se reelegeu em 2002 e 2006.

Mas, depois de 24 anos escrevendo suas páginas nos anais da política rondoniense, Pimenta Bueno “dá um tempo” e, por enquanto, fica de fora, com possibilidades remotas de retornar ao cenário para a próxima legislatura que toma posse no dia 1 de janeiro de 2011.

Por telefone na manhã desta segunda feira (4), o deputado estadual Kaká Mendonça (PTB), explicou à Reportagem do PBURGENTE que conseguiu 10.658 votos nas urnas, e que a sua coligação tem pouco mais de 20 mil votos aguardando julgamento do Superior Tribunal Eleitoral – STF, para serem validados, ou seja, se o STF entender que a Lei Ficha Limpa vale para as próximas eleições (em 2012), os 20 mil votos serão validados, podendo a coligação “puxar” um, ou dois deputados; se “puxar” apenas um, entra Maurão de Carvalho; se “puxar” dois, entra Kaká Mendonça junto com o primeiro.

Mas se o STF entender que a Lei Ficha Limpa vale para essas eleições, o votos permanecerão suspensos como estão. Vale lembrar que a última votação do Supremo para decidir se a Lei Ficha Limpa vale para as eleições deste ano ficou empatada em 5 a 5, e nada foi decidido.

Outro candidato a deputado estadual por Pimenta Bueno, Brito do Incra (PSDC), obteve 13.356, ou seja, 1,79% do total de votos apurados. Entretanto, apesar da expressiva votação, não conseguiu fazer coeficiente para se eleger, ficando fora da Assembléia Legislativa. A candidata Alessandra Vidigal (PT), apesar do grande trabalho defendendo o nome da cidade na campanha eleitoral por todo Estado de Rondônia, conseguiu apenas 1.119 votos, e também não teve chances de se eleger deputada estadual.

O deputado estadual eleito “mais próximo” de Pimenta Bueno, se levados em consideração os trabalhos já prestados no município e sua presença in loco, até pela proximidade de parentesco com o Prefeito Augusto Plaça (PMDB), é Valdivino Tucura (PRP – Cacoal), que ficou sem o mandato este ano por ter mudado de partido político fora do tempo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Pimenta Bueno Urgente

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia