INFORME LEGISLATIVO - CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL


Portal Rondônia

Resumo informativo dos discursos dos vereadores na Vigésima Oitava Sessão Legislativa do Primeiro Período Legislativo de 2010 – Décima Primeira Sessão Ordinária - realizada dia 26.04.2010.

LUIZ CARLOS KATATAL (PTB)
O presidente DA Câmara vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), a falou sobre a situação da saúde, destacando a perda dos recursos para o município de Rolim de Moura. Disse que a folha de pagamento dos servidores da saúde já ultrapassou os 20%, frisando que do total de repasse para a saúde do município, 94% é destinado a folha de pagamento. Falou que a saúde deve mais de um milhão e duzentos mil reais de medicamento. Frisou que não adianta ter especialista se os outros municípios não têm e que não adianta Cacoal ter vários centros de saúde se não tem estrutura para mantê-los. Disse que é preciso parceria com o TCE e AROM para fazer valer a pactuação feita com os outros municípios. Voltou a dizer que o HR não irá resolver o problema da saúde, porque somente atenderá somente a alta complexidade. Pediu choque de gestão para resolver os problemas da saúde. Falou Sobre a situação do bairro Village do Sol. Comentou sobre um abaixo assinado que recebeu dos moradores do Bairro Jardim Clodoaldo, em relação ao asfaltamento da Avenida Guaporé, Padre Adolfo e Presidente Medice. Pediu ao planejamento um mapa sobre as ruas que estão sendo asfaltadas.

LOURDES KEMPER
A vereadora iniciou seu discurso agradecendo pela recuperação das vicinais e área urbana. Enviou oficio ao DENIT pela colocação das placas indicativas nas marginais, bem como a recuperação da BR, no perímetro urbano. Enviou oficio agradecendo a gerencia da Caixa econômica por ter disponibilizado funcionário no atendimento. Pediu iluminação no Bairro Liberdade entre a Anapolina e Andorinhas. Falou de sua indicação para o distrito de Divinópolis. Informou sobre a liberação de mais de 129 mil para complementação da pavimentação asfaltica no município. Destacou a visita do senador Valdir Raupp e deputada Marinha Raupp. Falou da reunião com a comissão de greve do Sindicato, frisando que faltam poucos pontos a serem definidos. Falou sobre o encontro do PMDB, destacando a visita do ex-prefeito de Ariquemes Confúcio Moura.

VEREADOR CESAR CASTRO(PV)
O vereador comentou sobre sua irmã que sofreu um grave acidente e está na UTI, destacando que a imprudência continua fazendo vitima. Falou que a situação da saúde em Cacoal é séria, frisando que não tem ambulância e que a sua irmã foi atendida por uma ambulância de outro município. Disse que pagou 9 mil reais para levar sua irmã até Porto Velho. Indignou-se com o descaso que funciona a saúde em Cacoal. Falou da revolta dos servidores pela situação precária no atendimento, frisando que estão lavando as mãos com detergente de lavar louça e não tem papel toalha para enxugar as mãos. Disse que falta material de limpeza. Comentou sobre os materiais de Raio-X e outros a materiais radioativos que estão na secretaria de obras.

URIETY PRADO DOROFÊ (PMDB) Indica.
Falou que o problema da saúde não é somente em Cacoal, mas em todo o País. Disse que os funcionários e médicos da Unidade Mista são heróis. Falou o que a agrava ainda mais a situação da saúde em Cacoal são os constantes acidentes de transito. Disse a situação do transito em Cacoal é caótica, frisando que dados da Policia Militar revelam que em janeiro de 2006 foram 33 acidentes e em janeiro de 2010 esse numero subiu para 60. Comentou que a falta de educação no trânsito ainda é o responsável pelo aumento de acidentes. Comentou sobre o grande número veículos que trafegam em Cacoal. Falou sobre a morte da senhora Maria que faleceu em decorrência de um acidente de moto.

PENHA SIMÃO (PMDB)
A vereadora se solidarizou o vereador Cezar Castro, comentando sobre os problemas no trânsito de Cacoal. Disse que fica triste com a situação da saúde em Cacoal. Falou sobre a questão da ambulância, frisando que o município gastaria cerca de 80 mil para adquirir uma nova. Enviou oficio ao Secretário de saúde pedindo a compra urgente de uma ambulância. Falou da necessidade de um veículo para atender o PSF. Enviou ofício para reorganizar o Centro de Saúde Princesa Isabel, destacando a sua importância para o atendimento dos moradores da área rural. Disse que não adianta trabalhar na saúde curativa é preciso investir na prevenção. Falou sobre o trabalho do Diretor da UMC, frisando que melhorou muito. Falou da necessidade de reestruturação do CAPS e a contratação de um Psiquiatra.

FERNANDO MINERVINO (PTB)
Falou sobre o trabalho realizado pela Cemaderon no Distrito de Divinópolis. Lamentou a situação da saúde. Falou sobre a visita do deputado Maurão de Carvalho que disponibilizou emenda para a Associação da Linha 07, com a entrega de um caminhão. Disse que o Projeto do Cemaderon atendeu varias pessoas em Divinópolis com varias ações. Falou da importância do município atender as pessoas necessitadas. Falou sobre a necessidade de recuperação urgente do bairro industrial. Falou sobre uma quadra abandonada no distrito de Divinópolis, frisando que ficou indignado com a situação. Pediu através de indicação a criação de uma praça e um parque infantil naquele Distrito. Pediu a recuperação da linha 08 próxima a morro da Embratel. Falou sobre uma reunião com os moradores da Rua Juscimeire e Espírito Santo, cobrando a conclusão do asfalto.

TONINHO DA EMATER (PTN)
O vereador falou sobre as academias da terceira idade, destacando a necessidade de cobertura das mesmas. Falou sobre a recuperação da área rural. Enviou oficio ao Secretário de Obras pelo trabalho que vem sendo realizado em Cacoal, destacando a programação que vem sendo enviada a Câmara para que os vereadores possam acompanhar os trabalhos. Comentou sobre o recurso do Fitha que retorna para Cacoal. Falou sobre o convênio do transporte escolar que voltou para o Estado, mas que retornará para Cacoal para compra de material de consumo. Enviou oficio ao Secretário de Educação para analisar o funcionamento do ensino médio na Escola localizada na Linha 208 (RO 383). Comentou sobre a entrega de tratores que vieram para atender Cacoal no ano passado, através de emenda do deputado Nilton Capixaba.

EUZÉBIO BRIOZN (PPS)
Falou de sua indicação pedindo recuperação de uma ponte na Linha 13. Enviou oficio ao Prefeito Municipal pedindo 1,5 km de asfalto na linha 07, onde já passou a rede de esgoto. Disse que esteve no SAAE e que recebeu duas contas no mesmo mês, destacando que há muitas reclamações nesse sentido. Falou do festival de Pesca que será realizado, agradecendo o presidente da ASPEC, Celso Adame. Falou sobre a iluminação pública do bairro Brizon II, que ainda não tem, mas cobrança já está sendo feita.

TONINHO MASIOLI (PT)
Disse que é solidário com o vereador Cezar Castro. Falou da necessidade do município agilizar a situação da saúde. Falou da falta de alguns profissionais da saúde na rede pública. Comentou sobre o seminário que vai acontecer nos dias 29 e 30 que trata da valorização do artesão do Estrado de Rondônia. Falou sobre o campeonato de pesca. Destacou o evento realizado no 4° BPM. Lamentou a possibilidade de troca no comando de Cacoal, frisando que o Major Vanderlei Costa tem um bom relacionamento com a comunidade. Comentou sobre a recuperação das vias publicas. Falou sobre as visitas a Divinópolis, especificamente na Escola João de Deus Simplício. Falou sobre a criação da junta médica, destacando a sua importância para Cacoal.

VALDOMIRO CORÁ (PV)
Enviou oficio ao prefeito pedindo recuperação dos bairros Limoeiro e Josino Brito, destacando que está prejudicando o transporte coletivo. Falou da falta de ambulância em Cacoal. Disse que todos os projetos que chegam a Câmara são aprovados. Falou que o prefeito não trabalha porque precisa dar portarias para seus aliados. Disse que não é contra os portariados, mas sim contra a contratação de pessoas de outros municípios. Falou sobre a contratação da esposa do secretario de obras. Disse que o seu trabalho está sendo feito, cobrando e fiscalizando. Falou sobre o seu requerimento que foi rejeitado. Questionou sobre quantos quilômetros é realizado com a camionete Pagero. Disse não tem nada contra o prefeito, mas é preciso cobrar e fiscalizar.




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia