Peça de teatro mostra a estudantes que drogas matam

Aconteceu nesta quinta-feira em Cacoal mais uma edição do programa “Família, Projeto de Deus”, que tem como proposta o resgate da auto-estima e o combate às drogas que hoje entram nas escolas pela porta da frente. Uma peça de teatro, apresentada pelos próprios alunos na Escola Carlos Drumond de Andrade, no Bairro Alegre, emocionou o público e despertou a atenção do de um conselheiro do Tribunal de Contas, Chico Paraíba, que aplaudiu de pé a iniciativa.

A peça teatral mostra um aluno que ainda muito jovem entra para o mundo das drogas, depois de levar um “não” da namorada em uma festinha entre amigos. As drogas invadem sua vida de tal forma, que um dia, depois de uma overdose de cocaína, ele sofre uma parada cardíaca. O jovem é socorrido imediatamente e levado às pressas para o hospital, mas os médicos não conseguem reverter o quadro. O velório comove os amigos, que acompanham tudo e só lamentam o ocorrido.

O programa “Família, Projeto de Deus”, foi instituído e aprovado pela Câmara dos Vereadores de Cacoal. O autor é o presidente da Casa, vereador Luiz Carlos Katatal. A cada semana, o projeto vai se estendendo a todas as unidades de ensino locais. Segundo o parlamentar, a família e a escola formam uma equipe.

Luiz Carlos Katatal vai mais além ao cobrar afetividade dos pais com os filhos, além do acompanhamento das tarefas escolares, diariamente. “O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade”, explica o vereador.

O diálogo

O diálogo em família é apontado pelo autor do projeto como uma arma imprescindível não só para afastar o filho das drogas, mas para o sucesso do aluno na escola. “Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola, ensiná-lo a cumprir as regras estabelecidas pela instituição de ensino de forma consciente, responsável e espontânea e valorizar o contato com a escola é fundamental”, disse o vereador.

Prestigiaram o evento o conselheiro Chico Paraíba, do Tribunal de Contas, o presidente da Câmara, Luiz Carlos Katatal, o deputado estadual Valdivino Tucura, o vereador Toninho da Emater, educadores, servidores da Câmara dos Vereadores e lideranças locais. Luiz Carlos Katatal é vereador da quarta legislatura e autor de importantes matérias, como o Projeto Aluno Cidadão, e agora, o “Família, Projeto de Deus”, que vem resgatando valores.

Onézio Soares

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia