Brasil terá censo totalmente informatizado em 2010

Computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. Este será o material de trabalho dos cerca de 230 mil agentes censitários e recenseadores que trabalharão no XII Censo Demográfico, a primeira pesquisa deste porte totalmente informatizada no País. Alguns dos questionários poderão ser respondidos pela internet. O orçamento da pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será de 1,4 bilhão.

A pesquisa oferece um retrato atual da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Para obter os dados, os agentes visitarão aproximadamente 58 milhões de domicílios, em 5.565 municípios, para conhecer os mais de 190 milhões de brasileiros. O trabalho servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Questionário - O questionário básico do Censo 2010 tem 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros. As informações coletadas serão sobre as características dos moradores (sexo, idade, cor ou raça, educação, rendimento) e características dos domicílios (abastecimento de água, esgotamento sanitário, existência de energia elétrica, destino do lixo). No Censo 2010, foram incluídas, ainda, perguntas sobre emigração internacional, posse de registro de nascimento, etnia e língua indígena.

Um outro questionário, chamado de Amostra, tem 81 perguntas, que serão feitas apenas para parte da população. O conteúdo é mais abrangente. Há perguntas sobre o material predominante nas paredes externas e no piso das casas e a existência de microcomputador com acesso à Internet e de automóveis para uso particular, além de religião, deficiência física ou mental, migração, estado civil, tempo de deslocamento da casa até o trabalho e fecundidade, entre outras.

A definição dos questionários é o resultado de mais de nove mil consultas a usuários das informações do IBGE, como órgãos de governo, pesquisadores e organizações da iniciativa privada. Também foram realizados fóruns de discussão. Na internet, a página do IBGE recebeu sugestões sobre o conteúdo dos dois questionários.

Equipamentos - Além dos aparelhos Personal Digital Assistant (PDA), já utilizados na contagem da população e no censo agropecuário em 2007, as equipes do Censo 2010 trabalharão com netbooks (pequenos computadores portáteis). Serão cerca de 70 mil PDAs, equipados com receptores de GPS, e 150 mil netbooks, integrados a uma rede de comunicação em banda larga para a transmissão de dados. Após a realização do Censo, o IBGE pretende doar 140 mil netbooks ao Ministério da Educação, para uso pelos professores das redes públicas de ensino fundamental e médio.

Profissionais - Para percorrer os mais de 8 milhões de quilômetros quadrados do território nacional, será preciso contratar profissionais. Mesmo a parte da população que responderá ao censo pela internet precisará receber as instruções e o código de acesso do recenseador. Para fazer todo o trabalho, serão selecionadas cerca de 230 mil pessoas em um número de candidatos estimado em um milhão.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia