Competição com Paraguai emperra venda de pneus em MS

Com preço mais em conta, muitos brasileiros escolhem trocar os pneus de carros e motos em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na fronteira com o Brasil. A facilidade, segundo os comerciantes campo-grandenses, tem prejudicado a vendo do produto na capital.

A diferença na carga tributária torna o produto bem mais barato no país vizinho. O valor mais em conta atrai pessoas de todas as profissões e interesses, segundo o consumidor Vagner Acosta, 36. “Já troquei o pneu em Pedro Juan porque é bem mais barato. Pode ser carro, caminhão, moto, fica muito mais em conta comprar na fronteira”, justifica.

O comércio do setor em Campo Grande alega que a competição é desleal. “Atrapalha muito, nosso produto é mais caro porque pagamos muito de impostos, mais ou menos 40% do preço de um pneu é de imposto”, alega Hermann Sato, 36, gerente de um estabelecimento na capital.

Um pneu vendido no Brasil paga, no mínimo, 17% de seu valor de ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Prestação de Serviço), e 15% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

As taxas tornam o produto brasileiro menos atrativo aos olhos do consumidor. O pneu para um automóvel popular, por exemplo, custa em média R$ 170,00 no Brasil. Já na fronteira, o mesmo produto pode ser adquirido por até R$ 80,00.

Mesmo com custo mais elevado, algumas pessoas ainda preferem comprar pneus somente no Brasil. “Não acho bom ir à fronteira comprar um produto assim, pois não é legal. Prefiro mesmo trocar aqui, é garantido”, comentou o vidraceiro Vanilton Santos Pires, de 46 anos.

Apreensões
O comércio internacional de pneus é considerado contrabando, sendo proibido pela lei brasileira. De janeiro a julho deste ano, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a a Delegacia da Receita Federal (DRF), já apreenderam exatos 8.484 pneus contrabandeados, a maioria na região entre Ponta Porã – Mundo Novo. Um aumento significativo em relação a 2009, quando foram registradas 2 mil apreensões.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia