O Twitter e as eleições 2010
Daniel Oliveira da Paixão @danielpaixao40

Daniel Oliveira da Paixão - www.twitter.com/danielpaixao40 (@danielpaixao40) - Diferentemente das eleições passadas, onde a Internet teve um peso pouco significativo na vida dos políticos, este ano os candidatos vão usar intensamente a rede de computadores para levar avante sua campanha. Os políticos brasileiros faziam pouco uso da internet para conquistar votos porque menosprezavam o poder das mídias sociais e muitos torciam o nariz para ferramentas como blogs e micro blogs por acreditar, de forma errada, que se tratava apenas de coisa de adolescente. Mas o conceito mudou depois que um negro, candidato a presidente dos Estados Unidos, até então desconhecido, teve uma ideia. Já que os espaços na mídia tradicional eram caros e pouco acessíveis para um afro-americano, ele resolveu usar o Youtube, o Twitter, o Mysapece e o Facebook. Em pouco tempo seus vídeos no Youtube e suas postagens no facebook, myspace e Twitter eram campeões de acessos. Os jovens, principalmente, se tornaram propulsores de suas ideias, reproduzindo e multiplicando seus vídeos e postagens. De repente, o senador negro de Dallas tornou-se extremamente popular. Foi assim que sua campanha cresceu, ele derrotou sua rival no Partido Democrata e, por fim, bateu o forte candidato do PR, John McCain.
Neste ano, os candidatos brasileiros à presidência da República, a governadores de Estados e às câmaras legislativas em nível nacional e federal, começam a usar avidamente ferramentas virtuais, principalmente o Twitter (mas também o Orkut, o MSN e o Facebook).

O Twitter certamente é a bola da vez, pela sua simplicidade de enviar mensagens a milhares de usuários. Os candidatos começam a usar seus próprios logins, mas não é de se admirar se, em pouco tempo, começarem também a usar logins de personalidades famosas como o Willian Bonner, Kaká, Ivete Sangalo, Ronaldo, Mano Menezes, etc, pois estes contam com milhões de seguidores.

Aqui em Rondônia o Twitter ainda engatinha, mas os candidatos começam a usá-lo bastante, como é o caso de Expedito Júnior, Natan Donadon, Amir Lando, Confúcio Moura, Moreira Mendes, Acir Gurgacz. Ainda não vi o Twitter de Sueli Aragão, Marinha Raupp, Raquel Carvalho e Valdir Raupp, por exemplo. Quem ainda não tem Twitter deve se mexer rapidamente, pois o tempo urge e a Sapucaí é grande. Vamos nessa, minha gente. Existe até empresas de comunicação que podem dar uma forcinha, como é o caso da ANAP Agência de Notícias, do jornalista Daniel Olvieira da Paixão (anap@portalrondonia.com.br), com ampla experiência em mídias sociais e comunicação online.

Candidatos
A expectativa é que Cacoal tenha pelo menos três candidatos a deputado federal e mais uma meia dúzia a deputados estaduais. Entre os pré-candidatos podemos citar Sueli Aragão, Emílio Paulista, Dr. Silvério, Everaldo Fogaça (que é de Cacoal e Porto Velho ao mesmo tempo) Paulinho Aquino, Cláudia Luchtenberg, Glaucione Rodrigues, Toninho Masioli, além, é claro, dos atuais deputados Valdivino Tucura (sim, ele voltou) e Neri Firigolo. A deputado estadual poderemos ter como candidatos Nério Bianchini, Raquel Carvalho e Nilton Capixaba.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia