Neurocientista brasileiro recebe US$ 2,5 milhões para pesquisa nos EUA

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, do Centro Médico da Universidade Duke, na Carolina do Norte, foi um dos vencedores do Prêmio Pioneiro 2010, oferecido pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Nicolelis entra no rol dos 81 cientistas já agraciados com o prêmio, criado em 2004. É também o primeiro brasileiro a recebê-lo.
O Prêmio Pioneiro é considerado um dos mais prestigiosos para pesquisadores da área biomédica nos EUA.

Além do prestígio, o prêmio representa um aporte de US$ 2,5 milhões em fundos de pesquisa para o laboratório de Nicolelis. Os recursos devem estimular nos próximos cinco anos a pesquisa do brasileiro, que desenvolve interfaces cérebro-máquina.

O pesquisador pretende usar a verba para avançar essa linha de pesquisa, que busca descobrir os princípios neurofisiológicos básicos em circuitos neurais capazes de gerar comportamentos sensórios e motores.

Uma das metas de longo prazo da pesquisa é criar próteses de corpo inteiro ligadas ao cérebro. Isso permitiria que pacientes com graves problemas de paralisia pudessem retomar sua mobilidade por meio de interfaces entre seu cérebro e as máquinas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia