ICS oferece curso que ensina o médico a administrar o consultório

Muitas vezes, o médico se sente perdido na hora de estipular o preço de uma consulta ou no momento de decidir a compra deste ou daquele equipamento... Mas o mercado e a concorrência exigem que ele tome decisões rápidas e que tenha conhecimento de ferramentas gerenciais que tornem o desempenho do seu consultório o melhor possível. A gestão – o processo que usa os recursos disponíveis de maneira eficiente, para empreender o deslocamento da situação atual para uma meta estabelecida, monitorando esse deslocamento para que continue ocorrendo na direção correta – precisa estar fundamentada em conceitos básicos e requisitos que atendam às necessidades de todas as partes interessadas no negócio.

“Administrar não significa apenas decidir qual é o software mais adequado para determinado trabalho ou o que é melhor em termos de telefonia. Administrar também é cuidar da postura da secretária e da limpeza do consultório. Administrar implica em conceitos que envolvem, dentre outros requisitos, a qualidade centrada no cliente, o foco nos resultados, o comprometimento, a visão de futuro, a valorização das pessoas, a responsabilidade social, temas que discutimos em classe, no ICS, Instituto de Ciências da Saúde”, destaca Fernando Schiavetto, professor do Curso Como Administrar o Consultório Médico. A seguir, o especialista esclarece as dúvidas mais comuns em relação à administração de consultórios médicos:

- Qual a aplicação prática do Curso Como Administrar o Consultório Médico?

Fernando Schiavetto - O Curso valoriza a importância do desenvolvimento de uma visão clara de gestão. Transmitimos aos profissionais os mecanismos para criação e implantação de uma visão sistêmica de negócios. Ou seja, durante o Curso, o profissional passa a enxergar o todo, reconhece as partes e aprende a distinguir onde elas se interligam, fator este preponderante para se colocar em prática os conceitos de uma boa administração. Outro ponto que trabalhamos sistematicamente durante o Curso é que cada profissional possa desenvolver não somente um plano de gestão próprio, mas criar suas próprias métricas e objetivos, sempre de acordo com suas necessidades e com as expectativas de seus clientes. Uma vez definido seu padrão de custo e o conhecimento profundo de sua estrutura, o profissional passa a trabalhar no posicionamento do seu negócio. De maneira resumida, o Curso preocupa-se essencialmente em fazer com que o profissional possa maximizar os lucros e minimizar os custos, com ousadia e criatividade.

- Qual o público-alvo do Curso?

Fernando Schiavetto - Nosso público-alvo é diversificado, pois a gestão tem que ser trabalhada em todos os níveis hierárquicos do negócio. Quem pensa que uma clínica ou um consultório é algo simples de se administrar, engana-se. O dia-a-dia de uma pequena empresa prestadora de serviços de saúde é tão complexo como o de uma grande empresa. Baseados nesta visão, direcionamos o curso a médicos, gerentes administrativos, secretárias e assistentes administrativos, dentre outros profissionais que trabalham numa clínica médica.

- Qual a principal dificuldade encontrada pelos médicos nessa área?

Fernando Schiavetto - O curso aborda muitas dificuldades destes profissionais. A cada turma, detectamos uma nova necessidade e a incluímos no nosso conteúdo programático. De uma maneira geral, a raiz dos problemas de gestão do consultório médico está no fato do próprio profissional não reconhecer a sua posição de empresário, o que gera “um preconceito” em admitir que ele busca o lucro. Uma vez sanada esta dificuldade, o médico se depara com outras questões: entender o seu negócio, a sua estrutura de custos, suas margens de lucros, informações sobre fluxo de caixa, ciclo financeiro. E por fim, ainda é preciso optar pelo melhor sistema tributário: autônomo ou lucro presumido?

- Após o curso, o que pode ser aprimorado no consultório médico?

Fernando Schiavetto - Em um consultório, que prefiro chamar de empresa, o médico poderá aprimorar métricas e indicadores de desempenho para cada atividade, parâmetros de concorrência, além de aprender a envolver seus colaboradores em todo o processo de gestão dos negócios, estabelecendo uma nova comunicação com seus clientes internos e externos, entendendo as particularidades e necessidades individuais de cada um. O que o médico ganha com isto? Ele conquista uma vantagem competitiva, conquista o preço-prêmio. Preço-prêmio é a diferença a mais que o cliente paga - por um produto ou serviço igual disponível no mercado - por ter a certeza do atendimento de suas necessidades.

- O que tem sido observado nos consultórios médicos, hoje, que deve ser melhorado?

Fernando Schiavetto - Tanto nos trabalhos desenvolvidos em campo, por meio de consultorias, quanto nos relatos que ouvimos durante os cursos que ministramos, percebemos que alguns profissionais apenas reagem a certas situações e outros simplesmente agem por intuição ou porque um concorrente fez algo que ele julga que o resultado foi satisfatório. O que sempre perguntamos aos nossos alunos é qual é a base que cada um deles tem para agir de determinada maneira? Qual a relação de custo de estrutura da empresa líder que ele está seguindo com a dele? Quais as semelhanças de público-alvo? Estas são algumas das questões levantadas, pois nem sempre o que parece bom para uns, é apropriado para outros. É preciso quebrar certos paradigmas de se olhar sempre para o mesmo ponto de observação porque se todos olham para um único referencial, todos serão iguais, o que acaba com a diferenciação na prestação de serviços.

- Qual seria o segredo para administrar bem um consultório médico?

Fernando Schiavetto - O segredo é estabelecer metas, montar uma equipe criativa e comprometida com os resultados estabelecidos e que trabalhe cooperativamente. O sucesso do negócio exige que o médico tenha disciplina, seja persistente, não se contente com uma única saída para um problema. Bons resultados são frutos da busca incansável da melhoria contínua, do olhar atento para o mercado, da percepção antecipada das necessidades que este ambiente externo está sinalizando, para moldar, o mais rapidamente possível, seu ambiente interno para atender a estas necessidades.

- Como tem sido o interesse dos médicos por um curso como este?

Fernando Schiavetto – De uma maneira geral, percebo que há um grande interesse e existe uma demanda reprimida neste sentido. No entanto, ainda persiste a falta da conscientização da importância da gestão nos negócios, pelos motivos que já expomos, mas, principalmente pela cultura de não admitir a busca do lucro.

SERVIÇO:
Curso Como Administrar o Consultório Médico
Data de realização: 24 de março a 07 de abril, sempre às quartas-feiras
Horário: 13:00 às 17:00
Local: ICS - Instituto de Ciências em Saúde
Avenida Indianópolis, 171, Moema
São Paulo
Tel: (11) 5052 1409.
Site: http://www.ics.med.br
atendimento@ics.med.br
http://carreiranasaude.wordpress.com
http://twitter.com/carreiranasaude


Assessoria de Comunicação:
Luzinete Marques
Assessoria de Imprensa / RP
Tel.: (061) 3468-5943
divulgacao@projetodecomunicacao.com.br

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