Prefeito Padre Franco consegue com amigos livros para a Biblioteca Vinicius de Moraes

O Prefeito de Cacoal, Padre Franco Vialetto (PT), conseguiu no final do ano passado, mais de 200 livros, entre os quais, de literaturas, dicionários, comunicação, histórias, biografias, português, enciclopédias e outros, que já estão servindo a comunidade cacoalense na Biblioteca Municipal Vinicius de Moraes. Os livros foram doados pelo casal Neide e Mariano, e outros amigos do prefeito.
Os livros foram entregues para a Presidente da Fundação Cultural de Cacoal – FUNCCAL, professora Maria Lindomar dos Santos, entidade responsável pela Biblioteca Vinicius de Moraes, que imediatamente já disponibilizou todo o acervo aos estudantes, acadêmicos e população do município de Cacoal. A Biblioteca Vinicius de Moraes dispõe hoje de milhares de títulos diversificados distribuídos em um amplo ambiente devidamente adaptado para leitura e pesquisa.

A famosa coleção de livros da Brasa, Novo Tesouro da Juventude, e livros de dinâmicas, pesquisas, conhecimentos estão agora engrandecendo ainda mais o acervo da biblioteca pública de Cacoal. Apreciador da boa literatura, Franco Vialetto, enfatizou a importância do circulo que o livro deve fazer, passando de mão em mão, de geração para geração, estimulando e despertando, através do fácil acesso, o interesse pela leitura para o conhecimento.

José Carlos Pereira

Fossa transborda dentro da sala de cirurgia do João Paulo II

Uma fossa do Hospital João Paulo II em Porto Velho transbordou e os dejetos atingiram o centro cirúrgico da unidade de saúde. Cirurgias foram suspensas até que o problema fosse resolvido com uma devida limpeza e esterilização do local onde são realizadas as operações médicas. O incidente aconteceu porque o contrato com a empresa que faz a limpeza das caixas coletoras venceu e não teria sido renovado. A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato Médico de Rondônia, Dr. Rodrigo Almeida. Segundo o médico sindicalista a falta de planejamento da logística nas unidades de saúde do Estado pode trazer sérios danos aos pacientes que já padecem nas filas a espera de atendimento. “Um fato como esse pode aumento a possibilidade de infecção hospitalar justamente na sala de cirurgia”, ressalta.

Na opinião de Dr. Rodrigo, o fato ocorrido no João Paulo II deixa evidente a precária estrutura das unidades de saúde tanto na capital como no interior. Para ele assim como em Porto Velho, a população de municípios como de Guajará-Mirim sofrem com o atendimento em prédios antigos ou com estruturas ultrapassadas ou ainda sem equipamentos para oferecer um atendimento digno ao cidadão. “Em Ji-Paraná, por exemplo, o aparelho de raio X, adquirido recentemente pelo governo, já está quebrado”, denuncia.

Hospital de Campanha Sobre o pedido do Governo de Rondônia junto ao Exército Brasileiro para a instalação de um hospital de campanha em Porto Velho, o presidente do Sindicato Médico classificou a medida como desnecessária. Ele afirma que um hospital de campanha não iria realizar cirurgias de alta complexidade e não ofereceria atendimento adequado aos pacientes. Para o SIMERO o Estado não passa por uma situação de calamidade pública, como sugere a administração estadual, mas sim por um quadro gerencial desfavorável.

A solução, explica, seria aumentar o número de profissionais na área da saúde, principalmente médicos, elevando a capacidade de cirurgias de alta e média complexidade no Hospital de Base devido o agravamento do número de pacientes em decorrência do crescimento econômico de Porto Velho, passando pela valorização do profissional trabalhador da saúde com melhores salários além de condições de trabalho adequadas à função.

Adão Gomes - Assessor de Imprensa SIMERO

Senador Raupp quer pressa na publicação do decreto da transposição dos servidores

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) cobrou ao Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, a urgente publicação do decreto de regulamentação da tranaposição dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia para os quadros da União.
A cobrança foi feita durante audiência ocorrida na terça-feira(12), em Brasília entre o senador e o secretário. O senador Raupp interrompeu o recesso parlamentar e pediu a audiênciia ao secretário Duvanier para esclarecer dúvidas relacionadas à publicação do decreto.

“Fui ao secretário para pedir esclarecimentos sobre dúvidas surgidas com a redação final do decreto“, frisou Raupp. O secretário Duvanier Fereira informou ao senador que até o final deste mês finaliza com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, a redação do decreto e encaminhará para Casa Civil para a devida publicação.

O secretário de Recursos Humano explicou ao senador que com a mudança de governo, a preocupação da equipe ministerial no momento é com relação ao Orçamento da União para o ano em curso, Mas, não ocorrerão mudanças no texto acordado anteriormente quando o ex-secretário Executivo, Paulo Bernardo garantiu atender as reinvidicações dos sindicalistas e da bancada federal, na reunião ocorrida no dia 29 de dezembro do ano passado, disse o secretário. A ideia é manter o acordo firmado naquela reunião de dezembro, adiantou o secretário ao senador Raupp.


Pelo acordo serão beneficiados os servidores até 1991; o salário será o federal e os pensionistas e reservas também serão contemplados, além de outras vantagens inerentes a cada categoria profissional.

“Eu e a deputada federal Marinha Raupp, mesmo neste recesso parlamentar, estamos acompanhando todo o processo de finalização de texto e publicação do decreto, no Diário Oficial da União, ressaltou o senador Raupp após a audiência.

Ribamar Rodrigues

SINDSEF - Regimento Eleitoral - Eleições no SINDSEF


REGIMENTO ELEITORAL – ELEIÇÕES SINDSEF/RO – 2011-2014

CAPÍTULO I – DO PROCESSO ELEITORAL
Seção - I
DAS ELEIÇÕES


Art. 1º - As eleições para renovação da Diretoria Executiva, Delegacias Municipais e Conselho Fiscal do SINDSEF/RO, serão realizadas no dia 24 de fevereiro de 2011, obedecendo ao disposto no art. Art. 29 deste regimento.

Art. 2º - Será garantida por todos os meios democráticos a lisura do pleito eleitoral para administração do Sindicato, garantindo-se condições de igualdade às chapas concorrentes, conforme o Art. 68 e Art. 69 do Estatuto do Sindicato.

Seção – II
DA CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES

Art. 3º - As eleições serão convocadas, pela Comissão Eleitoral, por edital, publicado em jornal de circulação estadual, onde constarão, obrigatoriamente:

a) datas, horários e locais de votação;

b) b) prazo para registro de chapas e horários de funcionamentos da Secretaria do Sindicato, onde as chapas serão registradas;

c) prazo para impugnação de candidatura;

Parágrafo Primeiro – Ao final do prazo para registro de chapas cópias do edital, contendo a quantidade de chapas e seus respectivos números e nomes, elaborados pela Comissão Eleitoral, deverão ser afixadas na sede do Sindicato e nas Delegacias Sindicais.

Seção – III
DA COMISSSÃO ELEITORAL


Art. 4º - A Comissão Eleitoral, eleita em Assembléia Geral da categoria, será composta de 3 (três) membros e estará encarregada de coordenar os trabalhos das eleições;

COMPETE À COMISSÃO ELEITORAL

a) organizar o processo eleitoral;

b) designar em conjunto com as chapas inscritas os membros das mesas coletoras e apuradoras de voto;

c) Elaborar as comunicações e encaminhá-las para a Diretoria Executiva tomar as devidas providências;

d) preparar a relação de votantes;

e) confeccionar as cédulas de acordo com o Artigo 68 Estatuto, preparando todo o material eleitoral em conjunto com a Diretoria Executiva;

f) f) decidir preliminarmente sobre impugnação de candidaturas, nulidades ou recursos “ad referendum” da Assembléia;

g) Decidir sobre quaisquer outras questões referentes ao processo eleitoral.

Art. 5º - A comissão eleitoral se reunirá ordinariamente, duas vezes por semana, e extraordinariamente sempre que necessário, lavrando ata de suas reuniões, as quais serão abertas.

Parágrafo único – As decisões da Comissão serão tomadas por maioria simples.

Art. 6º - A Comissão eleitoral será dissolvida com a posse dos eleitos.

Seção – IV
DOS CANDIDATOS


Art. 7º - Os candidatos serão registrados através de chapas que conterão os nomes de todos os concorrentes e seus respectivos cargos;

Art. 8º - Não poderá se candidatar o associado que:

a) a) não tiver definitivamente aprovada suas contas de exercício em cargos eletivo do SINDSEF/RO, em qualquer época;

b) houver lesado o patrimônio de qualquer entidade sindical;

c) c) contar menos de 180 (cento e oitenta) dias de inscrição no quadro social, na data da eleição, além de comprovar o domicilio no Estado de Rondônia;

d) Não estiver em dia com suas mensalidades para com o Sindicato;

e) Tiver condenação criminal transitado em julgado.

Seção - V
DO REGISTRO DE CHAPAS

Art. 9º - O período para registro de chapa será definido segundo o art. 68, § 4º.

Art. 10 – O requerimento de registro de chapa será feito em duas vias e endereçada à Comissão Eleitoral, assinado por qualquer dos candidatos que a integram, acompanhado dos seguintes documentos:

a) ficha de qualificação dos candidatos em 2 (duas) vias assinadas;

b) b) relação constando o nome e o cargo de cada um dos integrantes da chapa;

c) Certidão de isenção criminal.

Parágrafo Único – A ficha de qualificação dos candidatos conterá os seguintes dados: nome, número de matrícula SIAPE, número e órgão expedidor da carteira de identidade, número do CPF, órgão de lotação e endereço residencial.

Art. 11 – As chapas registradas serão numeradas pela ordem de registro, a partir do número 1(um).

Art. 12 – A Comissão Eleitoral comunicará por escrito ao órgão, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, o registro da candidatura do trabalhador, fornecendo, a este, comprovante no mesmo sentido.

Art. 13 – Será recusado o registro da chapa incompleta, ou que não esteja acompanhada das fichas de qualificação, que deverá estar preenchidas e assinadas pelos candidatos.

Parágrafo primeiro – Verificando-se irregularidade na documentação apresentada, a Comissão notificará o interessado para que promova a correção no prazo de 3 (três) dias, sob pena do registro não se efetivar.

Parágrafo segundo – É proibida a acumulação de cargos, quer na Diretoria Executiva, Delegacia Municipal ou no Conselho Fiscal, sob pena de nulidade do registro.

Art. 14 – Encerrado o período de registro de chapas a Comissão Eleitoral providenciará no prazo de 2 (dois) dias a publicação de todas as chapas registradas, em jornal de circulação estadual e nos órgãos de informação do Sindicato, de modo a garantir a mais ampla divulgação dos nomes das chapas concorrentes;

Parágrafo Único: As Coordenações Municipais poderão receber os documentos e os encaminhará à Comissão Eleitoral.

Seção – VI
DAS IMPUGNAÇÕES


Art. 15 – Será impugnado o candidato que exercer função ou atividade incompatível com o cargo pleiteado ou tentar difamar ou desmoralizar outro concorrente, por qualquer meio de comunicação.

Art. 16 – A impugnação, expostos os fundamentos que a justifiquem, será dirigida à Comissão Eleitoral e entregue contra recibo, com prazo máximo de 03 (três) dias a contar da publicação das chapas conforme o Art. 14 deste regimento.

Parágrafo único – O candidato e/ou chapa impugnado serão notificados da impugnação em 2 (dois) dias, pela Comissão Eleitoral e terá prazo de 2 (dois) dias para apresentar defesa.

Art. 17 – Instruído, o processo de impugnação, este será decidido, em até 2 (dois) dias, pela Comissão Eleitoral.

Art.18 – Julgado procedente a impugnação, o candidato impugnado poderá ser substituído, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contados da data da notificação pela Comissão Eleitoral.

Seção - VII
DO ELEITOR

Art. 19 – É eleitor todo associado que estiver no gozo dos direitos sociais conferidos pelo Estatuto.

Art. 20 – Para exercitar o direito do voto o associado deverá estar quite com todas as obrigações sociais até 30 (trinta) dias antes das eleições.

Seção – VIII
DA RELAÇÃO DE VOTANTES


Art. 21 – A relação atualizada de todos os associados aptos a votarem, deverá estar pronta até 10 (dez) dias antes das eleições.

Parágrafo único – Cópias da relação de votantes serão entregues a todas as chapas concorrentes, sob recibo, até 05 (cinco) dias antes do pleito, sob pena de nulidade das eleições.

Seção – IX
DO VOTO SECRETO

Art. 22 – O voto é secreto e direto e o seu sigilo será assegurado mediante as seguintes providências:
a) Uso de urnas eletrônicas ou cédulas, contendo todas as chapas registradas, conforme Artigo 68 do Estatuto;

b) b) Isolamento do eleitor em cabine indevassável para o ato de votar;

c) c) verificação de autenticidade das cédulas à vista das rubricas dos membros da mesa coletora;

d) d) emprego de urna que assegure a inviolabilidade do voto.
e)
Seção - X
DA CÉDULA
Art. 23 – As cédulas, se utilizadas, conterão todas as chapas registradas, deverão ser confeccionada em papel opaco e pouco absorvente de cores diferentes (Executiva, Coordenações e Conselho Fiscal), com tinta preta e tipos uniformes e que dobrada, resguarde o sigilo do voto, sem que seja necessário o emprego de cola para fechá-la.
Parágrafo primeiro – Ao lado de cada chapa haverá um retângulo em branco, onde o eleitor assinalará a sua escolha.

Parágrafo segundo – Nas cédulas, deverão constar os nomes de todas as chapas inscritas, antecedidas, conforme for o caso, das expressões “PARA A DIRETORIA EXECUTIVA”, “PARA A DELEGACIA MUNICIPAL”, “PARA O CONSELHO FISCAL”.

Seção - XI
DAS MESAS COLETORAS


Art. 24 – As mesas coletoras de votos serão constituídas de um presidente, um mesário e um suplente.

Parágrafo primeiro – Serão instaladas mesas coletoras na sede do Sindicato em Porto Velho, nas Coordenações do interior, nos órgãos com numero superior a cinqüenta (50) filiados ou ainda em locais previamente acordados com as chapas.

Parágrafo segundo – Serão instaladas mesas coletoras itinerantes, as quais serão propostas até 2 (dois) dias antes das eleições.

Parágrafo terceiro – Os trabalhos das mesas coletoras poderão ser acompanhados por fiscais designados pelas chapas concorrentes, na proporção de um fiscal por chapa registrada, em cada urna.

Art. 25 – Não poderão ser nomeados para as mesas coletoras:

a) os candidatos, seus conjugues e parentes até 2º. grau ;

b) os membros da Diretoria, do Conselho Fiscal do Sindicato e das Delegacias Municipais.

Art. 26 – Na ausência provisória do presidente da mesa coletora, os mesários o substituirão, de modo que haja sempre quem responda pessoalmente pela normalidade do processo eleitoral.

Parágrafo primeiro – Todos os membros da mesa coletora deverão estar presente ao ato de abertura e encerramento da votação, salvo por motivo de força maior.

Parágrafo segundo – Não comparecendo o presidente da mesa coletora até 30 (trinta) minutos antes da hora determinada para início da votação, assumirá a presidência o primeiro mesário ou suplente.

Parágrafo terceiro – Poderá o mesário, ou membro da mesa que assumir a presidência nomear, “ad hoc”, dentre as pessoas presentes e observados os impedimentos do Artigo 25 deste Regimento Interno, os membros que forem necessários para completar a mesa.

Seção - XII
DA VOTAÇÃO


Art. 27 – Nos dias e locais designados, 30 (trinta) minutos antes da hora de início da votação, os membros das mesas coletoras verificarão se está em ordem o material eleitoral e a urna destinada a recolher os votos, providenciando o presidente para que sejam suprimidas eventuais deficiências.

Art. 28 – Na hora fixada no edital, e tendo considerado o recinto e o material em condições, o presidente da mesa declarará iniciados os trabalhos.

Art. 29 – Os trabalhos eleitorais da mesa coletora terão duração mínima de 8 (oito) horas, observadas sempre a hora de início e de encerramento prevista no edital de convocação, com exceção das urnas itinerantes.

Parágrafo único – Os trabalhos de votação poderão ser encerrados antecipadamente se já tiverem votado todos os eleitores constantes da folha de votação.

Art. 30 – Somente permanecerá no recinto da mesa coletora os seus membros, os fiscais designados, e advogados – procuradores das chapas concorrentes e, durante o tempo necessário à votação, o eleitor.

Parágrafo único – Nenhuma pessoa estranha à direção da mesa coletora poderá interferir no funcionamento durante os trabalhos de votação, salvo os membros da Comissão Eleitoral.

Art. 31 – Iniciada a votação, cada eleitor pela ordem de apresentação à mesa depois da identificação, assinará a folha de votantes e na cabine indevassável exercerá o seu direito de voto, depositando-o na urna receptora após mostrar a parte rubricada da cédula aos membros da mesa.

Parágrafo primeiro – O eleitor analfabeto aporá sua impressão digital na folha de votantes, assinando, a seu rogo, um dos mesários.

Art. 32 – Os eleitores cujos votos forem impugnados e os associados cujos nomes não constarem na lista de votantes, votarão em separado.

Parágrafo único – O voto em separado será tomado da seguinte forma:

a) a) o presidente da mesa coletora entregará ao eleitor envelope apropriado, para que ele, na presença da mesa, coloque a cédulas que assinalou, colando-o;

b) b) o presidente da mesa coletora colocará o envelope dentro de um outro maior e anotará no verso deste o nome do eleitor e o motivo do voto em separado, depositando-o na urna;

c) b) Os envelopes serão padronizados de modo a resguardar o sigilo do voto;

d) C) O presidente da mesa apuradora depois de ouvir os representantes das chapas decidirá se apura ou não o voto colhido separadamente.
e)
Arart. 33 – São documentos válidos para identificação do eleitor:
a) a) Carteira do Trabalho ou funcional;
b) b) Carteira de identidade ou CNH, junto com o contra-cheque.

Art. 34 – Esgotada, no curso da votação, a capacidade da urna, providenciará o presidente da mesa para que outra seja usada.

Art. 35 – Encerrados os trabalhos de votação as urnas serão lacradas e rubricadas pelos membros das mesas receptoras e pelos fiscais das chapas.

Art. 36 – À hora determinada no Edital para encerramento da votação, havendo no recinto eleitores a votar, serão convidados em voz alta a fazerem entrega ao presidente da mesa coletora do documento de identificação, prosseguindo os trabalhos até que vote o último eleitor.

Parágrafo Primeiro - Caso não haja mais eleitores a votar serão imediatamente encerrados os trabalhos;

Parágrafo Segundo – Encerrados os trabalhos de votação, a urna será lacrada com a aposição de tiras de papel em branco e cola, rubricadas pelos membros da mesa e pelos fiscais;

Parágrafo Terceiro – o Presidente fará lavrar a ata, que será também assinada pelos mesários e fiscais registrando a data e hora de inicio e do encerramento dos trabalhos, total de votantes e dos associados em condições de votar, o numero de votos em separado, se os houver, bem como, resumidamente, os protestos apresentados pelos eleitores, candidatos ou fiscais. A seguir, o presidente da Mesa Coletora, mediante recibo de todo material utilizado durante a votação, fará seu encaminhamento à Comissão Eleitoral.

Seção - XIII
DA MESA APURADORA

Art. 37 – Após o término do prazo estipulado para a votação, instalar-se-á, assembléia eleitoral pública e permanente, na sede do Sindicato em Porto Velho, onde a Comissão Eleitoral receberá todas as urnas e os resultados oriundos das Delegacias e as encaminhará para a devida apuração.

Parágrafo Primeiro: Os votos nos Municípios serão apurados no próprio local e os resultados enviados à sede para cômputo pela Comissão Eleitoral.

Art. 38 – As Mesas apuradoras, serão constituída de um presidente e 2 (dois) auxiliares, designados até o inicio da apuração.

Parágrafo único – As chapas poderão indicar um fiscal por mesa apuradora para acompanhar os trabalhos.

Seção - XIV
DA APURAÇÃO

Art. 39 – Contando as cédulas da urna, a diferença entre os eleitores que assinaram a lista e as cédulas for igual ou superior em até 3 votos, a urna será apurada. Caso contrário a urna somente será apurada por acordo das chapas.

Parágrafo Primeiro – A admissão ou rejeição dos votos colhidos em separado será decidida pelo presidente da Mesa, depois de ouvir as chapas concorrentes;

Parágrafo Segundo – Apresentando a cédula qualquer sinal de rasura ou dizer suscetível de identificar o eleitor ou tendo este assinalado duas ou mais chapas, ou ainda, sendo notada a clara intenção de invalidá-los, o voto será anulado;

Parágrafo Terceiro – Os trabalhos das Mesas Apuradoras supletivas, na capital e interior, obedecerão ao disposto para a Mesa Apuradora da Sede, cabendo a esta incorporar aos seus próprios resultados os que receberem daquelas.

Art. 40 – Sempre que houver protesto fundado, em contagem errônea de votos, vícios de sobrecartas ou cédulas, deverão estas ser conservadas em invólucro lacrado, que acompanhará o processo eleitoral até a decisão final.

Parágrafo único – Haja ou não protestos, conservar-se-ão as cédulas apuradas sob a guarda do presidente da Comissão Eleitoral, até a posse dos eleitos, a fim de assegurar eventual recontagem dos votos.

Seção - XV
DAS NULIDADES

Art. 41 – Será nula a eleição quando:

a) a) realizada em dia, hora e local adverso dos designados no edital, ou se encerrada antes da hora determinada sem que hajam votado todos os eleitores constantes da folha de votação;

b) realizada ou apurada perante mesa não constituída de acordo com o estabelecido neste Regimento;

c) preterida qualquer formalidade essencial estabelecida neste Regimento;
d) d) não for observado qualquer um dos prazos essenciais constantes deste Regimento.

Art. 42 – Não poderá a nulidade ser invocada por quem lhe deu causa, nem dela se aproveitará o seu responsável.

Seção – XVI
DOS RECURSOS

Art. 43 – O(s) recurso(s) poderão ser(em) interposto(s) contra o resultado do processo eleitoral, no prazo de 03 (três) dias, a contar do término oficial da apuração.

Parágrafo único – o recurso será encaminhado à comissão eleitoral que se o deferir, convocará novas eleições no prazo de 30 (trinta) dias.

Art. 44 – O recurso dirigido à Comissão Eleitoral e entregue, em duas vias, contra recibo, na Secretaria do Sindicato, se fará no horário normal de funcionamento.

Art. 45 – Protocolado o recurso, cumpre à Comissão Eleitoral anexar a primeira via do processo eleitoral e encaminhar a segunda via, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, contra recibo, ao recorrido para, em 03 (três) dias úteis, apresentar defesa.

Art. 46 - Findo o prazo estipulado no artigo anterior, recebida ou não a defesa do recorrido, e estando devidamente instruído o processo, a Comissão deverá proferir sua decisão, sempre fundamentada, no prazo máximo de 02 (dois) dias.

Art. 47 - A Comissão Eleitoral julgará todos os recursos até 5 (cinco) dias antes da posse.

Art. 48 - Anuladas as eleições pela Comissão, outras serão realizadas no prazo de 30 (trinta) dias após a decisão anulatória.

Parágrafo primeiro – Nessa hipótese, a atual Diretoria permanecerá em exercício até a posse dos eleitos, salvo se qualquer de seus membros for responsabilizado pela anulação, caso em que a Assembléia Geral Extraordinária, convocada com finalidade especifica, elegerá uma Comissão Administrativa formada por três membros para dirigir a entidade, enquanto ocorre a nova eleição.

Parágrafo segundo – Quem der causa à anulação das eleições e se caracterizado como má fé, será responsabilizado civilmente por perdas e danos, ficando o Sindicato obrigado, dentro de 30 (trinta) dias após a decisão anulatória, a providenciar a propositura da respectiva ação judicial.


Seção - XVII
DAS DISPOSIÇÕES ELEITORAIS GERAIS
Art. 49 – A Comissão Eleitoral incube organizar a documentação do processo eleitoral em duas vias, constituída a primeira dos documentos originais e a outra das respectivas cópias.

Parágrafo único – São peças essenciais do processo eleitoral:

a) edital e aviso resumido do edital;

b) exemplar do jornal que publicou o aviso do edital e a relação das chapas inscritas;

c) c) cópias dos requerimentos de registros de chapas, fichas de qualificação dos candidatos e demais documentos;

d) relação dos eleitores;

e) expediente relativo à composição das mesas eleitorais;

f) lista de votantes;

g) atas dos trabalhos eleitorais;

h) exemplar das cédulas;

i) impugnações, recursos e defesas;

j) resultado da eleição.

Art. 50 – A Comissão Eleitoral publicará o resultado do pleito e o comunicará à Central Sindical e/ou Confederação a que o Sindicato estiver filiado.

Art. 51 – A posse dos eleitos ocorrerá dia 31 de março de 2011 após a promulgação do resultado da eleição e entrega, à Comissão Eleitoral, de declaração pessoal de bens.

Art. 52 – Ao assumir o cargo, o eleito prestará o compromisso de respeitar o exercício do mandato e o Estatuto do SINDSEF/RO.

Seção - XVIII
DO RESULTADO
Art. 53 – Finda a apuração, o presidente da Mesa Apuradora proclamará o número de votos de cada chapa concorrente à eleição.

Art. 54 – A eleição para escolha da Diretoria Executiva, Delegacias Municipais e Conselho Fiscal será procedida segundo o Art. 68 do Estatuto do SINDSEF, ou seja, ocorrerão no mesmo dia, desvinculadamente, sendo declarada eleita a chapa que obtiver a maioria simples dos votos válidos.

Art. 55 – Os casos omissos neste Regimento serão decididos em assembléia geral, considerada instância recursal para decisões da Comissão Eleitoral.


Porto Velho, 17 de janeiro de 2011.

Bradesco é condenado a pagar R$ 35 mil por assédio moral

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu (rejeitou) recurso do Banco Bradesco contra decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), que o condenou ao pagamento de R$ 35 mil por danos morais. A ação foi iniciada por um ex-empregado vítima de assédio moral que havia conseguido comprovar o nexo de causalidade entre seus problemas psicológicos e os atos discriminatórios cometidos pelo seu superior hierárquico.

Segundo o acórdão regional, o laudo técnico apresentado pelo empregado foi conclusivo no sentido de que, à época, o empregado sofreu transtornos psicológicos decorrentes do tratamento discriminatório que recebia do seu superior hierárquico, combinado com o estresse decorrente da sobrecarga de trabalho a que foi submetido, apresentando quadro de depressão, com intensas ideias de morte (suicídio). Diante disso, para o Regional, ficou comprovado o assédio moral. O Banco recorreu ao TST.

Para o relator do acórdão no TST, ministro Emmanoel Pereira, é dever do empregador respeitar o empregado, zelando pela sua saúde mental e liberdade de trabalho, sua intimidade e vida privada, não devendo praticar atos que exponham o empregado “a situações humilhantes, constrangedoras, ridículas, degradantes, vexatórias, discriminatórias, tendentes a incutir na psique do trabalhador ideia de fracasso decorrente de uma suposta incapacidade profissional”.

O ministro observou que a Constituição de 1988 assegura a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, assim como o direito à indenização pelo dano moral decorrente de sua violação,quando comprovado o dano, o nexo de causalidade e a culpa.

Segundo o ministro Emmanoel, foram demonstrados os elementos configuradores do ato ilícito: o dano, caracterizado pelos transtornos psicológicos depressivos; o nexo de causalidade, proveniente do tratamento desigual, dispensado pelo superior hierárquico que levou o empregado ao estresse; e a culpa, configurada na intensa pressão da chefia e ameaça de demissão. Segundo o relator, “aquele que viola direito e causa dano a outrem é obrigado a repará-lo (artigos 186, 187 e 927 do Código Civil Brasileiro)”.


Quanto ao valor da indenização, questionado pelo Banco, o relator destacou que o Regional, ao fixar a quantia, pautou-se pelos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

(RR-31300-93.2005.5.17.0005)


(Dirceu Arcoverde)


Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Superior do Trabalho

Jovem de 22 anos morre ao bater em traseira de caminhão

Moisés Destro Vieira, 22, morreu na madrugada deste domingo na Avenida Benno Luiz Grabin, em frente ao Mercado Guarani, em Vilhena. Ele colidiu em um caminhão de placas AAB-5537 que estava estacionado no local. Moisés conduzia uma moto Fan, preta, de placas NDK-5537.

De acordo com relatos de testemunhas, Moisés bebia momentos antes em um evento. Segundo o Jornal Folha de Vilhena, a roda da moto entortou ao bater no pára-choque e a cabeça de Moisés amassou a chapa de aço do caminhão que estava carregado de telhas. O impacto foi tão forte que nem o capacete o salvou de uma morte instantânea.
Ainda ao jornal o pai do jovem disse que na última semana conversou com o filho sobre os excessos, mas foi em vão, quando teria dito que “comprei essa moto para morrer em cima dela. Nunca mais tome a chave de mim”, afirmou, quando o pai tentou se apoderar da chave da moto, porque Moisés bebia demais e conduzia embriagado.

Fonte: Rondônia Agora

Val prestigia posse do novo presidente da ACIA

Representando a Câmara Municipal, o presidente do Legislativo de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), participou na noite desta sexta-feira (15), da posse do novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), empresário Jonas Perutti. O cargo foi repassado pelo ex-presidente da ACIA Donizete José, que estava à frente do comandando da Associação desde 2007.

Na oportunidade, Val ressaltou a importância da ACIA na articulação para fomentar o comércio local e ao lembrar também que Ariquemes é a terceira economia do Estado, desejou sucesso ao novo presidente. “Desde já coloco o Poder Legislativo à disposição da Associação para que sejamos parceiros e possamos trabalhar em favor do progresso de Ariquemes”.
Um dos fundados da ACIA, o prefeito José Márcio Londe Raposo salientou que a ACIA sempre esteve presente em momentos históricos do município e que até então, a Presidência da Associação só contou com empresários que pertencem ao comércio, “mas agora temos um industrial e pode contar comigo”, disse a Perutti.

Ações
Donizete José falou de algumas ações realizadas em sua gestão que incluem: a implantação do Sped (Nota Fiscal Eletrônica); a participação da ACIA na Campanha em prol do Hospital de Câncer de Barretos; do Dia do Bem; e a intervenção junto ao Estado para pedir maior segurança ao município. “Isso mostra que a ACIA não se preocupa só com os empresários, mas também com tudo que é importante para a população”, observou, utilizando em seguida o bom momento político que Ariquemes vive com representantes no Governo do Estado e na Assembléia Legislativa para dizer a Perutti que “ser presidente da ACIA é um papel muito importante, e acredito que você dará uma boa continuidade a este trabalho”.

Depois que a nova diretoria da ACIA tomou posse, Perutti, disse que se sente honrado em ocupar a Presidência da Associação. Contou que está há 20 anos em Ariquemes e portanto, se considera fruto da cidade e como industrial, se esforçará para que o setor ganhe mais apoio e incentivos do Governo do Estado, e ainda, realizará uma força tarefa em favor do comércio e da indústria do município para que cresça ainda mais.

Prêmios
Após a posse, os novos diretores da ACIA entregaram os prêmios da campanha Natal da Sorte, realizada no último trimestre de 2010 e os convidados participaram de um coquetel. A solenidade foi marcada ainda com a presença do vereador João Leite (PP); do presidente da Fundação de Cultura e Esporte de Ariquemes, Nivaldo da Globo Esporte, que pertence a diretoria da ACIA e assume como vereador a partir de 1º de fevereiro; demais autoridades municipais, estaduais, empresários e representantes de entidades de classe.

Provas do Concurso do SAAE de Cacoal serão realizadas neste domingo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal (SAAE) estará realizando concurso público no próximo domingo, dia 16, com o objetivo de preencher vagas em seu quadro funcional. O último concurso realizado pela autarquia foi em 2000, portanto, há mais de 10 anos. Neste concurso serão oferecidas vagas para os cargos de Advogado; Engenheiro Civil Sanitarista; Técnico em Contabilidade; Auxiliar Administrativo; Agente Fiscal; Operador de Estação; Agente Comercial; Recepcionista; Mecânico de Bombas; Pedreiro; Encanador; Vigia e Auxiliar de Serviços Gerais.

Serão oferecidas 36 vagas para contratação imediata, além de 161 vagas para o cadastro de reserva.

A empresa responsável pela realização do Concurso, o Instituto Exatus, informou que foram homologadas as inscrições de 3.942 candidatos. Confira, abaixo, o número de candidatos inscritos para cada cargo:

Advogado – 53;
Engenheiro – 06;
Técnico Contábil – 55;
Auxiliar Administrativo – 1799;
Agente Fiscal – 373;
Operador de Estação – 220;
Agente Comercial – 90;
Recepcionista – 401;
Mecânico de Bomba – 11;
Pedreiro – 24;
Encanador – 250;
Vigia – 127;
Auxiliar de Serviços Gerais: 533

OBS.: O número de vagas para cada um dos cargos está disponível no site do Instituto Exatus, conforme link no final desta matéria.

De acordo com a diretoria do SAAE, a contratação dos candidatos classificados ocorrerá até o inicio de abril deste ano. Quanto aos candidatos classificados para integrar o cadastro de reserva, a validade do presente concurso é de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois.

As informações sobre local das provas estão disponíveis no site www.institutoexatus.com no link
www.bit.ly/saaec

Quase 3 mil servidores foram expulsos do governo federal por corrupção em oito anos

Brasília - Nos últimos oito anos, 2.969 servidores do Poder Executivo foram expulsos da administração pública por prática de corrupção. A informação faz parte de um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgado hoje (10).

De acordo com a CGU, entre 2003 e 2010, foram demitidas 2.544 pessoas, 247 perderam cargos comissionados e 178 tiveram a aposentadoria cassada. O principal motivo das expulsões, segundo o relatório, foi o uso do cargo para obtenção de vantagens (1.579 casos ou 33,48% do total de expulsões). A improbidade administrativa foi verificada em 933 casos, 285 servidores foram expulsos por receber propina e, por lesão aos cofres públicos, 172 perderam os cargos.

Em 2010, conforme balanço da CGU, 521 servidores foram punidos por práticas ilícitas no exercício da função, 18,94% a mais em relação a 2009, quando 438 agentes públicos foram expulsos do serviço público. O principal tipo de punição aplicada no ano passado foi a demissão, com 433 casos. Foram aplicadas ainda 35 penas de cassação de aposentadoria e 53 de destituição de cargo em comissão.

Prefeitura instala climatizador na capela mortuária

A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, deve concluir ainda essa semana a instalação de um climatizador de ar completo para a Capela Mortuária Bom Jesus.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo José Pinheiro, o climatizador é apropriado para ventilação num espaço de 350 metros e a instalação foi uma determinação do prefeito Padre Franco Vialetto (PT), para oferecer maior conforto e acomodação à sociedade cacoalense na hora de despedidas dos entes queridos.

O secretário destacou que com o climatizador o local ficará mais confortável e o ambiente mais agradável, pois elimina o desconforto causados pelo clima quente seco.

Além disso, também refresca e ventila o ambiente, garantindo o clima bom para todos os presentes nessas horas inesperadas, que é o velório de entes queridos e pessoas em geral.

O prefeito Padre Franco, sabedor da necessidade do local, adiantou que com o climatizador, melhorará as condições das pessoas que utilizam a capela.

Quem comemorou a conquista também foi o vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), presidente da Câmara Municipal de Cacoal. O parlamentar juntamente com outros vereadores já havia reforçado o pedido para a instalação desse equipamento na Capela Bom Jesus.

Justiça nega liminar contra selo de segurança em medicamentos

Brasília – A 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal negou uma liminar contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que obriga o uso de selos de segurança em embalagens de medicamentos.

A ação foi impetrada pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), que alegaram vícios de origem.

Pelo menos mais duas entidades do setor farmacêutico já haviam se manifestado contrárias à criação do selo de autenticidade para medicamentos. A Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip) e a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos) classificam a medida como equivocada e estimam que, se for mantida, deverá provocar um aumento médio de 2,58% nos preços ao consumidor. Para os genéricos, a alta pode variar de 6,3% a 23,1%.

O então diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, garantiu, à época do lançamento do selo, que o governo não vai autorizar aumento no preço dos medicamento. "Isso será absorvido pela cadeia produtiva. O impacto é irrisório, em torno de 0,01% em produtos acima de R$ 5”, explicou.

A decisão da Anvisa foi publicada em novembro do ano passado, por meio da Instrução Normativa nº 11. A previsão é que, a partir de janeiro deste ano, as caixas de medicamentos comecem a receber a etiqueta. Os fabricantes terão o prazo de um ano para se adaptar e, em janeiro de 2012, todos os remédios em circulação no país deverão apresentar o selo. Nas drogarias, uma leitora ótica fará o reconhecimento de produtos verdadeiros por meio de uma luz verde e de um sinal sonoro.

Prefeito se compromete a asfaltar rua São Cristóvão

O presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT) acompanhado do prefeito de Ariquemes, José Márcio Londe Raposo e representantes da Secretaria Municipal de Obras, visitaram na manhã desta quarta-feira (5), a rua São Cristóvão do bairro Marechal Cândido Rondon.
O objetivo, segundo o vereador, é atender uma reivindicação antiga da comunidade, que sofre com a falta de asfaltamento do local, que se reflete em lama e barro no período chuvoso, e muita poeira na temporada de verão.
Além de dificultar o tráfego dos moradores, Val explicou ao prefeito e representantes da Secretaria de Obras que a situação do local tem ainda conseqüências na saúde das famílias que residem no local, principalmente para as crianças e idosos.
Depois de ouvir as explanações do vereador, o prefeito se comprometeu a iniciar a obra de asfaltamento no começo de abril próximo, assim que o período chuvoso terminar. Os representantes da Secretaria de Obras disseram que ainda este mês, será feita a topografia da rua para que o serviço seja agendado com uma das primeiras prioridades a serem atendidas este ano.

Empresa investe no reaproveitamento de água

O empresário Fabrício Drumom é um especialista em reaproveitar água. A empresa dele trata a água para ser reutilizada, em vez de só despejá-la na rede de esgotos.

“O que nós fazemos é o desenvolvimento de uma estação de tratamento compacta de esgoto, que trata esse esgoto, faz com que ele se torne uma água de reuso e retorne para que o cliente use em pontos de água não potável”, explica Fabrício.

A empresa faz 10 projetos de reaproveitamento da água por ano. Os preços variam: de R$ 200 mil a R$1,5 um milhão.

“A gente, implantando um sistema de reuso, automaticamente reduz o custo do cliente porque a água que é disponibilizada para ele, ela é disponibilizada em até 50% mais barato do que uma água comum”, diz Fabrício.

Segundo o empresário, para montar uma empresa de projetos de reuso de água, o investimento é de R$ 50 mil. No mundo todo, a água se tornou um bem escasso.

“É um negócio que está em franca expansão. É um mercado no Brasil estimado em R$ 2 bilhões, que vem crescendo aí 30, 40% ao ano”, afirma o empresário Fabrício Drumom.

Um shopping na Zona Norte de São Paulo é um dos clientes de Fabrício. No local, a água das torneiras e descargas não vai para o esgoto. Ela é coletada, passa por um processo de tratamento e recebe corante para ser identificada e depois volta para as descargas do shopping.

Para os lojistas, o resultado está no bolso. A economia é de 30% na conta de água. Por mês, são três milhões de litros de água de reuso. Para o shopping, o reaproveitamento da água traz ainda outras vantagens.

“Na verdade, a gente atrai pessoas de um nível social mais consciente, pessoas mais esclarecidas, por conta do shopping ter várias ações de sustentabilidade, a preservação do meio ambiente”, conta a superintendente do shopping, Malu Spindola.

No espaço, a água de reuso ganhou mais uma finalidade. Além de ser recuperada e tratada, ela alimenta as caldeiras que geram energia para o shopping.

“A gente tem uma redução de 5% no custo de produção de energia elétrica e térmica do shopping. Além disso, a gente tem o benefício de estar atuando de forma sustentável, que hoje já deixou de ser um diferencial e passa a ser meio que uma obrigação das empresas.

Já os empresários Carlos e Eduardo Cabezas fabricam equipamentos para estações de tratamento de água. Eles produzem este separador de água e óleo, que é usado em oficinas mecânicas e lavadoras de veículos.

“A legislação obriga que as empresas não joguem o óleo num corpo receptor, rio, rede coleta de esgotos. Essa legislação, junto com a fiscalização, tem feito o mercado se movimentar atrás de solução, no caso um separador de água e óleo”, explica Eduardo.

Nestas placas de polietileno, a água é separada e só o óleo fica retido. Já os equipamentos para as estações de tratamento de água custam de R$ 20 a R$ 60 mil.

“A recuperação da água traz uma economia de 90% na conta de água no final do mês”,conta o empresário Carlos Cabezas.

O investimento para fabricar o separador de óleo é de R$ 500 mil e são necessárias duas máquinas : uma rotomoldagem para fazer o corpo do separador de óleo e outra para dar forma de ondas nas placas de polietileno.

Os empresários produzem, por mês, 70 sistemas para tratamento de água.

Uma concessionária de veículos usa o separador de água e óleo, para o reaproveitamento. No local, a água usada para lavar os veículos escorre por canaletas e vai para um reservatório.

“O óleo, ele é mais leve do que a água. Você pode observar que ele vai ficando na superfície, segue por esse segundo módulo onde a água vai passar por placas e o óleo sempre vai se manter na superfície, a água portanto vai pro reservatório”, explica Eduardo Cabezas.

Em vez de jogar fora, a empresa reaproveita essa água nesta estação de tratamento.

São três etapas. Primeiro, um processo químico condensa a sujeira em flocos. Depois, ocorre a decantação, a sujeira vai pra baixo e a terceira etapa, a filtragem que acontece dentro do equipamento. No final, a água sai limpa e cristalina, pronta pra ser usada de novo. Uma economia de 24 mil litros por semana.

A concessionária investiu R$ 51,5 mil nos equipamentos para limpar e tratar a água. O dinheiro foi recuperado em um ano e meio.

“Você tem uma redução até de 70% na sua conta de água e, além disso, você está contribuindo com o meio ambiente, está preservando as fontes de água naturais, não está gastando uma água que poderia ser aproveitada para beber, lavando um carro” diz o gerente de pós-venda Reinaldo Ramos Cardoso.


Contatos
Ecopolo
Avenida das Nações Unidas, 11633 - 17.° andar - Brooklin
CEP: 04578-000 - São Paulo / SP
Fone/Fax: (11) 2197-8888 / 2197-8889
www.ecopolo.com.br

Santana Parque Shopping
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780 - Santana
CEP: 02430-001 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 2238-3002
www.santanaparqueshopping.com.br

Carioca Shopping
Avenida Vicente de Carvalho, 909 – Vicente de Carvalho
CEP: 21210-000 - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3688-2000 / 2001
www.cariocashopping.com.br

Alfamec
Av. João Batista de Campos, 135
Km 52,2 da Rod. Índio Tibiriçá
CEP: 09441-550 - Ribeirão Pires/SP
Tel.: (11) 4991-5000 / 4991-8727 / 4822-3180
www.alfamec.com.br

Cardinal - Concessionária Mitsubishi
Avenida Ordem e Progresso, 240 – Barra Funda
CEP: 01141-030 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3616-8700
www.cardinalmit.com.br

Em Mato Grosso, gordura do avestruz é transformada em cosméticos

Em Mato Grosso, empresários se capacitam para exportar. Apesar da dificuldade com o câmbio, os negócios diferenciados como cosméticos, produzidos com a gordura do avestruz, aumentam o faturamento.

As empresas de Mato Grosso buscam clientes no mundo inteiro. Principalmente na América Latina, em países que estão mais próximos do estado, como a Bolívia e o Peru. O Sebrae tem um projeto de internacionalização que já preparou mais de 500 negócios para vender no exterior.

Mato Grosso é o sétimo estado brasileiro que mais exporta. Em 2009, o volume de vendas para outros países chegou a R$ 15 bilhões. E a nova aposta para ver essa cifra aumentar vem de uma fazenda em Nossa Senhora do Livramento, a 25 quilômetros de Cuiabá. A bolsa de gordura concentrada no abdômen do avestruz é filtrada até virar um óleo usado na produção de cosméticos. São fabricados: cremes hidratantes, loções e até protetores labiais.

A gordura é processada e depois filtrada várias vezes até realmente sobrar somente o óleo. Então de uma bolsa de 15 quilos de gordura de avestruz a gente consegue obter 6 litros”, diz a empresária Tânia Kramm da Costa.

A empresária Tânia desenvolveu os produtos durante três anos. E só há nove meses colocou os cosméticos no mercado.

“Nós tivemos a idéia baseado na Europa onde já existem várias linhas que utilizam o óleo de avestruz e como nos tínhamos uma criação aqui nos resolvemos investir nesse novo segmento", conta.

A empresária investiu R$ 4 milhões na construção de um prédio moderno, onde funciona o laboratório de pesquisas, a fábrica e até o setor de embalagem. O rigor nas instalações é fundamental para conquistar o mercado externo. Só no ano passado o Sebrae ofereceu nove cursos sobre negócios internacionais.

“A micro e pequena empresa é receosa de pisar em solos internacionais para pensar negócios. O nosso trabalho é exatamente esse. Preparar o empresário, levar o empresário para ver que existem oportunidades e que ele não precisa ter medo, ele precisa se capacitar”, diz Marta Regina Torezam, do Sebrae-MT.

Já foram lançados 25 produtos com a gordura do avestruz. Os cosméticos são vendidos em 52 lojas de sete estados brasileiros. Dos 8 mil frascos produzidos todo mês, 2 mil são exportados para a Bolívia. O marketing investe nos benefícios para a saúde.

“O óleo do avestruz é rico em ômegas 3,6 e 9, vitaminas D e E. Ele tem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes. Além de ter uma penetração muito boa na pele”, aponta Tânia.

A qualidade depende da saúde dos animais. Por isso, a alimentação dos 800 avestruzes é especial.

“É uma ração que é feita por nós aqui, com soja, milho, mileto, para que o animal tenha mais gordura do que carne”, conta Tania.


A família da empresária cria avestruz desde 2006. o negócio começou com o aproveitamento de outras partes da ave. “A gente aproveita as plumas, as carnes, o couro”, conta.

Mas hoje o foco principal são os cosméticos. A empresa fez um catálogo em espanhol e inglês para facilitar a negociação. O material foi distribuído e chamou a atenção de uma empresa da Áustria que tem mais de 80 lojas. A primeira compra vai ser fechada em breve.

“Nós entendemos que existe espaço para trabalhar a diversificação da produção, agregação de valor na cadeia produtiva, especialmente pensar a micro e pequena empresa participando da pauta das exportações e importações de forma mais agressiva”, aponta diz Marta Regina Torezam.

O Sebrae leva os empresários para a China duas vezes por ano. E a cada viagem o volume de negócios aumenta. a distância com o país asiático não assusta.

Nós temos picolés da Coréia do Sul em Cuiabá que são distribuídos por americanos. Por que não podemos ter produtos de Cuiabá sendo vendidos em qualquer continente?”, pergunta Marta.

OPINIÃO - A Porta Estreita, o caminho apertado segundo as Escrituras

Roger Hodgson
“E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e corpo”. Jesus, em Mateus, 10.28.

Por essa revelação, o Senhor nos adverte para tomarmos todo o cuidado possível, nem tanto com aqueles que nos agridem fisicamente, mas com os que nos agridem espiritualmente, que são aqueles que nos induzem a trilhar os caminhos preparados pelos demônios, e esses caminhos altamente nocivos são muitos, conforme aqui está colocado. Satanás é altamente astucioso e age sem que percebam que ele existe, assim, é capaz de ir preparando o homem incauto ao ponto de induzi-lo, devagar e sempre, a cometer ações e gestos nada cristãos, de modo que para esse, tais desvios podem até parecerem normais ou inocentes. A partir daí, progressivamente, Satanás parte para induzi-lo a atos mais graves.

“Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim os pecadores, ao arrependimento”. Lucas, 5.31.
Portanto, o Senhor Jesus não se preocupa muito com os que já são seus, os que têm fé e guardam os seus preceitos, mas se preocupa demais com aqueles que ainda estão doentes, espiritualmente falando.

Mas Satanás, ao contrário de Jesus, não se preocupa com os que estão perdidos pelas coisas do mundo, pois esses já são seus, por isso, se preocupa demais com os justos de Deus, na tentativa de também corrompê-los.

“Nós não somos seres humanos que têm uma experiência espiritual. Nós somos seres espirituais que têm uma experiência humana. Nós só temos que acreditar. E quanto mais a realidade parecer ameaçadora e difícil, mais firme e urgentemente nós temos que acreditar. Marie Joseph Pierre Teilhard de Chardin, brilhante escritor, teólogo e filósofo francês.

O conteúdo acima nos mostra que temos de dar valor muito maior ao nosso espírito, deixando as coisas da carne para um segundo plano. Dar valor maior ao espírito é fazer o possível para viver as normas ditadas a todos pelo Criador, e isso significa dar menor valor às coisas do corpo, as visíveis.
Conforme a Palavra Escrita de Deus, somente os que praticam os preceitos de Jesus serão salvos, na eternidade do Reino de Deus, não importa a religião ou congregação cristãs:

”Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”. Mateus, 7.24 a 27.

Novamente, ao ministrar a grande lição prática de lavar os pés dos discípulos o Senhor Jesus concluiu suas observações acima com a seguinte revelação:

”Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes”. João, 17.13.

Jesus sempre esteve a nos alertar para a necessidade da observância dos preceitos cristãos que instituiu na Boa Nova para a salvação, pois quem viver pelas coisas do mundo, as que não estejam de acordo com o Evangelho serão excluídos da salvação, e essas coisas são muitas, como veremos a seguir.

Jesus indica que o caminho da salvação exige sacrifícios:

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição, e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado é o caminho da vida, e raros são os que o encontram”.
Estreito é o caminho da vida daquele que se propõe a viver pelos preceitos de Jesus, como também estreita é a porta do céu que teremos de cruzar para podermos entrar gloriosamente. A verdade de Jesus, em Mateus, 7.13.
“Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Revelações de Jesus, em Mateus, 16.24.

A porta estreita, o caminho apertado e a cruz significam sacrifícios. Para salvar-se, e aos seus, o cristão deve viver, constantemente, o sacrifício. Viver o sacrifício não significa agredir o corpo com qualquer tipo de tortura física auto-imposta. Isso não é cristianismo. A vivência do real sentimento cristão já é um grande sacrifício, pois o cristão deve viver mais em virtude da espiritualidade do que pelas coisas materiais. A abstinência de alguns prazeres mundanos, o jejum de vez em quando, e até o pagamento do dízimo já representam sacrifícios. Carregar a cruz é, também, dominar os instintos animais que o homem tem. Na prática, já é um sacrifício guardar a Lei de Deus, pois, por ela, deve-se amar e servir o próximo e isso, se traz alegria, não deixa de ser, também, um sacrifício.

Se a porta estreita e o caminho apertado significam sacrifícios para merecer a felicidade permanente, a estrada larga, espaçosa e enfeitada, deixa viver todas as possíveis alegrias do mundo, num curto espaço de tempo, mas poderá acarretar sofrimento eterno.

A porta estreita significa a perda da liberdade para a licenciosidade e do prazer insensato os quais têm de sobra na estrada espaçosa de Satanás. Por isso, aquele que deseja o céu de Deus como prêmio deve policiar-se com base no cristianismo, no Evangelho. E isso requer abstinências e sacrifícios.

O governador da estrada da alegria, do deslumbramento, mas da falsa felicidade, é Satanás, que bem sabe como enfeitar a sua estrada larga e espaçosa. Por isso, é difícil trilhar a estrada de Jesus porque é muito estreita, cheia de obstáculos dos mais diversos e, então, requer atenção permanente para não se desviar dela, para não se fascinar com o canto das sereias que, conforme a lenda, continha um chamado deslumbrante, entretanto, trazia a morte àqueles que não resistiam ao chamado de seus cantos hipnóticos.

“Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo”. Preceitos do Senhor, em I João, 2.15.

Jesus foi muito claro a respeito da necessidade da aceitação de determinadas tribulações que fazem parte necessária do caminho que leva à salvação:

ü Não ameis somente aos que vos são caros, mas também aos que vos perseguem, aos que vos odeiam...
ü Amai ao próximo como a ti mesmo...
ü Perdoai, setenta vezes sete...
ü Quando tirarem a vossa túnica, entregueis também a vossa capa...
ü Quando vos obrigarem a andar boa distância, andeis o dobro...
ü Quando vos esbofetearem na face esquerda, ofereçais, também, a direita...
ü Perdoai e tolerai-vos uns aos outros.
ü Bem-aventurados os mansos, os misericordiosos, os pacíficos...
ü A estrada que conduz ao céu é estreita e cheia de obstáculos...
ü Se tiverdes riquezas vendei-as e distribuí tudo a quem mais necessita... (este é preceito de difícil cumprimento, em decorrência do apego do homem à riqueza pessoal).


Para quem já tem o avivamento espiritual, que já trilha o caminho de Jesus, é mais fácil continuar sua caminhada, porque já possui a verdadeira sabedoria que o conservará no centro da estrada, e nada o fará desviar-se dela, pois ele distingue a estrada como sendo a própria palavra de Deus, assim como ele disse em Josué 1.7:

“Não te afastes dela nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empreitadas...”.

Desse modo, o Senhor Deus deixa gravado o seu preceito em que o verdadeiro justo percorre a estrada estreita de Jesus “Feliz em todas as suas empreitadas...“, não tendo necessariamente de sofrer para conseguir um lugar no Céu, e isso requer apenas regras com disciplinas de comportamento: saber dominar a si mesmo! Mas, para muitos, esse policiamento pessoal que requer autodisciplina e abstinência de alguns prazeres mundanos aos quais estão acostumados, pode significar uma verdadeira cruz de sofrimento!

“Cada um renuncie a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Para viabilizar sua salvação, o homem e a mulher têm de ser mais fortes que as paixões!

Conforme Jesus Cristo e os profetas de Deus, nos quais se insere João Batista, o sacrifício é procedimento imprescindível para se alcançar a salvação. O próprio fato de o espírito ter de suportar um tempo, “vestido” com um corpo sujeito à dor para merecer o céu de Deus, já é um sacrifício. Desde Abel, em Gênesis, o sacrifício foi colocado como privilégio para se alcançar as graças de Deus e, por ele, a plena paz ¾ também aqui na Terra. Contudo, para merecer a vitória final, ninguém precisa sacrificar-se ao extremo, da forma como viveu Paulo após a revelação, pois basta que viva em constante cuidado para não perder a santidade em vida guardando os preceitos bíblicos.

No Primeiro Testamento, principalmente em Isaías 53, está cristalinamente identificado que o Messias, ao vir a Terra, viveria em sua carne o sofrimento e, conforme as suas profecias no Evangelho a seu respeito, é certo que Cristo sempre soube disso, o que fez aumentar, mais ainda, a extensão de suas dores. Sendo assim, para deixar o exemplo maior, ele viveu intensamente sua própria estrada estreita e o caminho apertado.

Para ser um verdadeiro cristão é preciso comprometer-se, verdadeiramente, com os preceitos do Espírito Santo de Deus e isso requer sacrifício, não necessariamente o da dor, mas muito mais o do amor, pois a prática do verdadeiro amor requer abnegação e, em muitas outras vezes, isso levará o cristão real a vários tipos de pequenos ou grandes sacrifícios. Espiritualmente, vale muitíssimo mais realizar um ato cristão, tal como auxiliar um próximo num problema corriqueiro, que orar por várias horas ajoelhado sobre grãos de milho.

“Arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo”.

Advertência do próprio Jesus, em Mateus, 4.17. Aquele que realmente se arrepende, de verdade, passa a trilhar a Estrada Estreita de Jesus, e sepulta em si a vida pregressa passada usos e costumes que só faziam com que se preocupasse com as coisas do mundo. Isso requer, também, sacrifícios.

Já ouvi alguém dizer que se foi Deus quem criou o prazer, então os prazeres são para serem vividos intensamente. Uma conclusão insensata, pois, se ele instituiu, também, o sofrimento, então esse teria, também, de ser intensamente vivido. Todos os prazeres que Deus criou são para serem vividos, desde que as condições para isso estejam fundamentadas nas leis que nos promulgou. Quanto a isso, que cada um avalie de acordo com a sua sabedoria e aja de acordo com a sua consciência.

Para alcançar o avivamento espiritual que permite cruzar, tranqüilamente, a porta estreita referida por Jesus, além de praticar a palavra você também tem de se preocupar com as faltas menores que, se bem que possam parecer pequenas, também fazem parte do universo do pecado. Essas faltas, sendo em número, são maldosamente nocivas ao enriquecimento do espírito e, por isso, tem de usar regras de disciplina no aperfeiçoamento de seus procedimentos diários. Talvez, por puro desconhecimento ou por estar acostumado a seguir a maioria, o que para você possa parecer perfeitamente normal, poderá ser nocivo no relacionamento com o Criador.

“Mas o Senhor é fiel e ele há de vos dar forças e vos preservará do mal”.
Comprometimento do Senhor Deus Pai, na Segunda Carta aos Tessalonicenses, 3.3.

Em qualquer tipo de empreitada, para se alcançar a perfeição, é necessário atentar-se para os mínimos detalhes. Quem erra pouco quando o ato requer pouco do mesmo modo errará muito quando o ato exigir muito. Por exemplo: se dentro de um mercado você apropriar-se de uma reles caixinha de fósforos, porque ninguém estava o observá-lo ou porque julgou que tal coisa não fará falta alguma ao dono, poderá vir a roubar vultosas quantias, se tiver chance, e se puder fazê-lo, também, sem denunciar-se. Mas, aquele que age de acordo com o cristianismo, não se apossando nem da reles caixinha de fósforos, não se apoderará de nenhum valor deste mundo, mesmo se tiver grandes facilidades. A respeito disso, eis o que nos revelou Jesus:

“Aquele que é fiel, nas coisas pequenas, será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, se-lo-á, também, nas grandes”. Preceitos de Jesus, em Lucas, 16.10.
Quanto àqueles que julgam que não fará falta alguma se der insignificante prejuízo a um empresário, basta atentar para o seguinte: Se um deles fizesse isso, e se fosse seu direito, entende-se que todos teriam o mesmo direito e, se todos agissem sob esse falso direito, poderiam levar o empresário à falência.

Se você vestir uma vestimenta bem alinhada, bem servida de camisa e gravata, e até com um sapato de primeira linha, estará impecavelmente vestido, porém, se o sapato estiver sujo, notará que aquele detalhe turvou toda a elegância proposta. Assim também ocorre com as faltas menores que mancham e destroem a beleza da alma, que podem ser comparadas com a água, presumivelmente inofensiva, que corrói uma espessa peça de ferro. A água pura sobre o ferro, visualmente, a princípio, não tem efeito algum, entretanto, com o decorrer do tempo, surgirá uma ferrugem corrosiva que fatalmente transformará a peça em pó ferruginoso.

“Quem não está comigo, está contra mim. Quem não ajunta comigo, espalha”.
Advertência de Jesus, em Lucas, 11.23.

Que são faltas menores? É muito difícil agrupar as menores separando-as das maiores ou designar qual a gravidade de cada uma. Por exemplo:

Fumar é uma falta grave ou leve?

A princípio, parece uma falta leve, porém, se o tabaco é altamente prejudicial ao corpo, pois se até o mata e, como a palavra diz que o nosso corpo é o templo vivo de Deus, então, por certo, essa agressão gratuita ao corpo resulta numa falta grave. Ninguém tem o direito de interferir num plano do Criador, destruindo a sua obra, o seu templo, matando-se, em conseqüência, prejudicando os seus familiares por uma possível doença ou morte precoce provocadas pela ação do tabaco.

Assistir a novelas sensuais é uma falta grave ou leve?

Outro dia, ouvi um produtor de novelas dizer que para uma novela moderna fazer sucesso tem de possuir, dentre outros componentes básicos obrigatórios, uma boa dose de sensualidade, de culto ao corpo, de malícia, de sexualidade e, ainda, uma imprescindível pitada de homossexualismo.

Para a maioria, “não há mal algum”, contudo, não dá para glorificar o Altíssimo depois de assistir a certas novelas e filmes, principalmente, de certos canais de TV que todas as tardes e noites, por horas, num clima de normalidade, destilam veneno nas famílias, pela licenciosidade da exibição de cenas sensuais fortes, de cenas de sexo, de sodomia e de apelos pornográficos, como até em algumas publicidades são formadas em temas de sensualidade forte. Nas entrelinhas dos colóquios e procedimentos vistos nas novelas, com sutileza, incitam a atos torpes tais como o adultério, o amor livre, a sodomia, a pornografia e, assim, como um Rasputin, tentam transformar esses e outros procedimentos vis em “perfeitamente normais”. Essas novelas, de esplêndido visual, agora com visual digital, sugerem como corretos procedimentos abominados pela palavra de Deus e vendem sonhos, mas, se você der guarida a esses sonhos poderá acordar no inferno.

Certas pessoas são tão viciadas nas tais novelas, que ficam visivelmente irritadas quando alguém as interrompe fora dos intervalos, ou mesmo até ousam passar na frente da TV durante as os capítulos.

Na verdade, essas produções, principalmente as novelas, que infelizmente são os programas mais vistos, só indicam o caminho confortável e espaçoso que leva à perdição. Nota-se, visivelmente, que programas que atentam contra o pudor são obras do demônio. Como sempre, ele age sorrateiramente sem que se perceba que ele existe. Ele utiliza todos os modos possíveis que possam, progressivamente, debilitar e destruir qualquer resquício de pudor que ainda possa haver nos espectadores fascinados, para que, mesmo lentamente, esse nosso mundo se torne uma nova Sodoma.

Para entender essa tese, basta comparar os procedimentos atuais com os das décadas de 40 ou 50. Um beijo ardoroso em público, um biquíni, um vestido transparente ou de pouco pano, era visto como um escândalo e reprimido até com energia pelos presentes, todavia, progressivamente, a mulher foi sendo desnudada em público, devagar, de forma sensual e muito abusada.

Em 1998, numa tarde de domingo, justamente no horário em que as crianças se aglomeram frente à TV, na emissora de mais audiência, a Globo, num clima de normalidade, os responsáveis chegaram à insensatez de exibir uma mulher jovem totalmente nua, estendida numa mesa, servindo de bandeja e prato para que os convidados comessem sushi. Por outro lado, no mesmo momento, nas disputas por audiência, um outro canal de TV, o SBT, na busca acirrada de audiência, exibia belas mulheres, seminuas em movimentos sensuais dentro de uma banheira com jovens parceiros. Desse modo, a libertinagem tomou conta dos meios de comunicação e, hoje, chegamos ao cúmulo de achar normais e deprimentes cenas sensualmente pornográficas, em meio a exemplos torpes de procedimentos que foram taxativamente condenados por Deus, agora exibidos nos filmes, nas novelas e em outros programas e, para piorar, nos canais livres. Na guerra comercial pela audiência, os produtores apelam, de todos os modos, nos primeiros lugares de audiência, sem se importarem com os valores morais mínimos que deveriam reger suas produções.


A Internet, se nos oferece boas coisas, por outro lado é hoje um dos veículos preferidos de Satanás. É extremamente fácil acessar todo o tipo de Sites que exibem todos os tipos de pornografias explícitas e das mais nojentas. Nas seções de bate papo, em quase todas as salas, a pornografia e a imoralidade escrita, acompanhada de imagens afins, são acessíveis até pelas manhãs. Em meus estudos e observações, notei que os escarnecedores não respeitam nem as salas de assuntos religiosos. Esses têm um prazer mórbido em escandalizar, intencionalmente, do modo mais agressivo possível, principalmente aqueles que estão se comunicando com temas religiosos.

“Nos últimos tempos virão escarnecedores, que andarão segundo as suas paixões e cheios de impiedade...”. Epístola de Judas 1.18

“Ai do mundo por causa dos escândalos. Eles são inevitáveis, mas ai daquele homem pelo qual vem o escândalo...”. Reais ameaças de Jesus, em Mateus, 18.7

Outro dia, uma dama que só conseguiu fama e dinheiro utilizando comercialmente os atributos de seu corpo, ao ser entrevistada, exibindo-se orgulhosa por haver mantido relações íntimas com eminentes personalidades políticas e, tentando justificar religiosamente os seus procedimentos, chegou ao absurdo de invocar trechos bíblicos que ressaltam a beleza da mulher. Pelo modo como aquela dama volúvel se expressou, percebi que, para ela, o único livro bíblico que lhe interessava era o dos Cânticos de Salomão.

Tenho especial prazer em assistir àqueles antigos filmes em preto e branco, filmados em saudosas épocas, de procedimentos mais recatados, pois se as cores enriqueceram sobremaneira o visual das fitas modernas, a modernidade trouxe, também, temas aberrantes, sensuais e pornográficos, abjetos satânica e ardilosamente nos impingindo, sempre, num clima de normalidade, coisas que vêm, também, apontar para o fim dos tempos para a Terra, segundo as Escrituras. (ver no site www.segundoasescrituras.com o arquivo “O fim do mundo, segundo as Escrituras”).

A Bíblia nos revela, claramente, que Satanás, o sedutor anjo de luz, está sempre alerta às coisas do mundo. Ele age de diversas formas sem que percebam que existe e isso é altamente temerário.

“O Senhor disse a Satanás: “Donde vens tu?” “Andei dando a volta pelo mundo, passeando por ele”, disse Satanás”.
Revelações do Senhor Deus, em Jó, 1.7.

Os antigos avós contavam um conto singelo, mas bastante curioso. Uma mulher pobre do sertão cozinhou, como mistura do jantar, os dois últimos ovos. Cozinhou um para ela e outro para seu marido que logo chegaria. Depois de comer o seu, ainda com vontade, cortou uma pequena fatia do ovo reservado para o marido achando que ele não se importaria. Logo depois, repetiu isso por várias vezes até que acabou por comer todo o restante, pois pensou que seu marido não gostaria de comer aquele pequeno pedaço que havia sobrado. Aquela mulher não comeria aquele ovo inteiro de uma só vez, mas viu com naturalidade comer “apenas um pedacinho” e acabou por comer todo o ovo. Esse conto vem bem ao caso, pois é justamente assim que age o demônio. Satanás é extremamente ardiloso porque vai induzindo os povos a erro, devagar, por etapas, fazendo que o homem passe a ver apenas como natural modernismo procedimentos delituosos, exemplos torpes e as ousadias sensuais exibidas nas novelas, nos filmes e nos carnavais, e se acostume a elas em cada uma das fases planejadas e executadas por ele. Satanás, o invisível anjo de luz, com sutileza, trabalha no intuito de destruir, progressivamente, o sentimento pudico coletivo, para que, de preferência, o mundo se transforme numa moderna Sodoma. O veneno contra o pudor e a moral vai sendo pouco a pouco instilado não só por meio da TV, mas de toda a mídia.

Hoje, não só as novelas da Rede Globo exibem cenas indecorosas e indecentes, normalmente assistidas por toda a família, crianças e adultos, mas a Rede Record, cujo dono é o tal “pastor evangélico” Edir Macedo, segue o mesmo caminho. As suas novelas tem todas as características nocivas da Globo. Por falar em Globo e nas escalada da indecência, escolhi um trecho de uma reportagem publicada na Folha Online, do Portal Uol, do dia 25 de novembro de 2007:

23/11/2007
Globo tira roupa de atores para aumentar Ibope de "Duas Caras"

da Folha Online

Divulgação

Depois de Alzira, Barretinho, personagem de Dudu Azevedo, aparece nu em "Duas Caras"

Além do striptease de Flávia Alessandra, cuja cena tem sido reprisada insistentemente em "Duas Caras", o corpo masculino também é explorado na novela das oito. No capítulo de quarta (21), Barretinho (Dudu Azevedo) apareceu pelado. Rodrigo Hilbert foi outro que já mostrou o corpinho na trama de Aguinaldo Silva. Já Juliana Knust, que interpreta Débora em "Duas Caras", também vai para a boate de striptease. A novela está dando menos do que 40 pontos no Ibope.


"Nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, de piedade ostentando a aparência, mas desdenhando a realidade". II Timóteo, 3.1

"E ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos se esfriará". Mateus, 24.12.

Trecho abaixo, em itálico, retirado da Internet, que mostra a corrupção da sociedade:

“O poder de satanás no sexo.

Satanás usa todos os processos do "inferno" para incentivar o sexo. E é por isso que vemos o sensualismo no traje das mulheres, muitas vezes indecorosos e que excitam os homens; vemos o sensualismo nas revistas, jornais e cartazes; o sensualismo no falar; sensualismo no pensar, sensualismo em tudo!

O que Satanás, porém, esconde, são os resultados desse caminho de rebelião, de perversão, de adultério, que é terminantemente condenado por Deus em toda a sua Palavra!

Satanás engana com sua peçonha infernal, e por isso se multiplica o número de suas vítimas a cada dia. Os jornais notificam suicídios, os assassinatos conseqüentes da impureza!

Os manicômios estão repletos dessas vitimas, milhares estão com o seu sistema nervoso muito abalado como fruto do pecado sexual; o meretrício se torna cada dia mais infernal com o contingente que recebe de uma sociedade adúltera e perversa; casais separados, divorciados, vidas infelizes e infelicitando a outros, filhos atirados em orfanatos, internatos, sem o carinho dos pais, sem o respeito dos pais, crescendo revoltados e cheios de complexos, perdidos quase sempre para uma vida útil e boa. E tudo isso por quê? Por causa da caverna da impureza!”.

“Ai da Terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, porque sabe que lhe resta pouco tempo!”. Apocalipse, 12.12.

“Ai do mundo dos escândalos! Eles são inevitáveis: Mas ai dos homens que os causam!“. Gravíssima advertência de Jesus, em Mateus, 18.7.

Revelações do Espírito Santo de Deus, no Apocalipse, 12.12.

Satanás tem vencido, pois quando tento dizer a alguém que programas de TV onde se incluem as novelas e outras mídias são obras sutis de Satanás para corromper a nossa relação com o Criador, as respostas são mais ou menos as mesmas: “Você está muito radical; está atrasado no tempo e no espaço. Vê males onde não existem”, e por aí afora.

Antes do século 20, era raro ver-se um casal de namorados trocando gestos mais calorosos, em público. Até as décadas de 40 ou 50 do século 20, se uma mulher brasileira fosse à praia de minúsculo biquíni, ou se grupos praticassem o nudismo, acabariam na prisão pela sua ousada agressão ao pudor. Em 1961, o presidente Jânio da Silva Quadros chegou a ameaçar de prisão as mulheres que pretendiam vestir ousados biquínis, nas praias. Se no palco de um teatro se exibisse um casal praticando sexo explícito, ao vivo, como hoje se pratica, ou se uma emissora de TV exibisse um casal nu, praticando sexo, acompanhado dos gemidos característicos; se mulheres totalmente nuas desfilassem no carnaval; se mostrasse um homem acariciando sensualmente outro ou, de modo muito pior, beijando-o na boca, ou, da mesma forma, mulher com mulher, como já se exibem hoje pelas telas e telinhas, seria um escândalo tão estrondoso que podem estar certos de que, incontinenti, o povo incendiaria o teatro, o carro alegórico, o cinema e a emissora. Os participantes não arredariam o pé dali até se certificarem da destruição total. Além disso, os infelizes atores teriam de se mudar para outros rincões, porque até eles seriam ferozmente perseguidos.

Mas, paulatinamente, devagar, daquela época mais casta até estes tempos de modernismos, que agora, em 2010, só faz menos 60 anos, tudo vem mudando e, atualmente, as imoralidades descritas são vistas com a maior naturalidade. Quem não se enquadra a elas ou as abominam é considerado um atrasado, um “quadrado”.

Para o sábio do Senhor é fácil concluir que essas libertinagens nos foram impostas passo a passo, vagarosamente, ardilosamente calculado pelo príncipe das trevas e, pelo jeito, não deve parar por aí. Se não houver um basta, se não pararmos de aceitar essas impudências como normais, o Brasil e boa parte do mundo vai acabar se transformando numa nova Gomorra. E aí, como sempre, em vez da bênção do Espírito Santo de Deus para o nosso povo, por certo virá a maldição.

Dizem os cientistas que se um sapo for jogado num tacho de água quente, assustado, de um salto ele vai tentar se livrar do problema, mas se esse mesmo sapo for colocado na água de temperatura ambiente e essa for aquecida lenta, mas progressivamente, o sapo não vai sair da água e, surpreendentemente, vai se acostumar ao calor que estará a aumentar, e sem poder de se livrar disso, morrerá cozido. Da mesma forma, podemos ver a ação de Satanás. Os atentados contra o pudor que ocorrem naturalmente hoje, se apresentados todos de uma vez, nos tempos idos seriam repelidos com o maior rigor pelo povo, contudo devagar, mas progressivamente, Satanás, também poderoso e sagaz, fez com que esse povo se acostumasse com tudo o que ocorre hoje e a tendência é que tudo piore. Para chegar a essa conclusão é só meditar com bastante atenção sobre tudo isso.

Nas décadas finais do século 20 e nesse nosso século 21, podemos constatar que o homem vem se acostumando, devagar, com as libertinagens e daí passa a ver como perfeitamente normais práticas antes abominadas.

Um dos consideráveis exemplos disso deu-se com a conclamação de um fotógrafo estrangeiro para que pessoas se apresentassem em lugar público aquelas que se predispusessem a serem fotografadas completamente nuas, tal como ele já avia realizado fora do Brasil. Surpreendentemente, uma verdadeira multidão se apresentou e sem nenhum pudor tirou a roupa em público para gáudio do fotógrafo. Da mesma forma, no ano de 2007, em outubro, uma multidão de homens e jovens nus se apresentou em praça pública para “homenagear a Adão”. Tal agressão ao pudor já foi repetido por várias vezes pelo mundo e até aqui no nosso Brasil Varonil. Tenho notado que isso tem acontecido por diversas vezes pelo mundo. Antigamente, isso seria considerado grave atentado ao pudor e todos os participantes teriam sido encarcerados em flagrante delito. Como exemplo disso, se hoje nos acostumarmos a essas indecências, futuramente pode ser que uma multidão de casais se apresente numa praça praticando sexo explícito que ali estaremos a ver tudo com perfeita normalidade. Entendemos que por enquanto uma coisa dessas está fora de cogitação, tal como antes estava fora de cogitação a possibilidade de uma multidão desfazer-se de suas roupas em público, na progressão da modernidade é bem possível ocorrer um acontecimento abjeto desses e até coisas piores.

Na década de 50, eu me lembro, pois nasci em 1940, se a polícia encontrasse, numa banca de jornais, uma só revista, um livro ou fotos com temas de nudismo ou de pornografia, o responsável por ela seria preso incontinenti, teria sua banca fechada e tudo apreendido. Mas hoje está tudo completamente liberado. Basta dar uma voltinha nos grandes centros para constatar essa constante agressão ao pudor. Há alguns anos, quando foi liberado o nu pelas autoridades, já me deparei até com uma banca de jornais que manteve aberta por algum tempo uma revista que exibia gays em plena atividade sexual.

Da mesma forma, em 2003, no Rio de Janeiro, uma das praias muito freqüentadas foi liberada pelas autoridades para que os demoníacos adeptos do nudismo pudessem exibir-se nus, como apreciam. O homem sábio, temente a Deus, tem a plena consciência de que se trata do demônio agindo, bem devagar, mas progressivamente, para que corrompa, o máximo que puder, ao homem, sem chocá-lo, para que atinja, ao longo do tempo, práticas das mais absurdas contra o pudor.

Se o Brasil é o país da impunidade para os grandes escroques camuflados de empresários, políticos e atualmente até de maus juízes; se sabemos que é o país da omissão, do descaso para com o povo humilde que também forma a nação, também é o país da pornografia. Se ainda não foi atingido pela maldição do Senhor, é porque dentre os ímpios ainda se encontram muitos justos que amam a Deus e se preocupam com os seus outros irmãos. É preceito bíblico que o real sentimento cristão, mesmo se vivido por poucos, salva povos inteiros!

“Que o senhor não se irrite se eu falo pela última vez: Destruirá Sodoma se lá forem achados pelo menos dez justos?” “Não a destruirei, por causa desses dez”. Intercessão de Abraão pela não destruição de Sodoma, mas nem dez justos havia, e sim, somente cinco: ele próprio, Lot, seu sobrinho com sua família, mas logo depois sobrariam apenas quatro. Gênesis, 18.32.

Disse um brilhante editorialista do jornal O Estado de São Paulo, no ano 2000, que o pudor é uma virtude que possui em grau mais alto a discreta eficácia de um alicerce e que por isso o pudor é um bem que a lei e a ética devem resguardar.

"Quando quisermos destruir uma nação, deveremos destruir a sua moral. Assim, ela cairá em nossas mãos como um fruto maduro". Lênin.

Essa receita do nada santo Lenin, com visível sentido de realismo cínico e arrogante, resume a tática adotada por todos os sistemas de dominação humana. Uma sociedade anestesiada pelo erotismo é presa fácil dos interesses ideológicos, políticos e econômicos. O velho império romano e outros sucumbiram quando adotaram internamente a destruição da moral.

Outro dia, houve um grande alvoroço num dos Shopping Center mais badalados de São Paulo: Um “casal” de homossexuais se beijava em público, prazer infame, segundo as Escrituras (I Coríntios, 6.9. Romanos, 1.26 e seguintes). O “casal” foi impedido pelos seguranças e a grita gay foi geral. Até a maior das redes de TV se interessou na progressão do caso. A “gayzada” toda alegou a livre manifestação inclusa na Constituição. Por fim, a direção do Shopping teve de desculpar-se para não ter de responder a um processo criminal.

Ora, se podem ser livres as manifestações impudicas, de acordo com a liberdade instituída pela Constituição, por essa mesma Constituição me concede a liberdade de ir a um Shopping, lugar público, com crianças e tudo e não ver essas manifestações do demônio, ou no mínimo contra a natureza. Quanto a isso, copei o texto abaixo de um editorial brilhante, de nome: A SOCIEDADE E O PUDOR, do sábio Carlo Alberto Di Franco:

“O direito à liberdade de expressão, essencialmente vinculado à verdade e ao debate das idéias, nada tem a ver com os abusos da obscenidade. Com efeito, pretende-se dar à liberdade de comunicação a qualidade de um direito absoluto, esquecendo-se que direito absoluto não significa um direito ilimitado. Afirmar que um direito é absoluto significa que ele é inviolável nos limites que lhe são assinalados pelos motivos que justificam a sua vigência, e sobretudo que esses limites são balizados pelo respeito à dignidade humana e pelos direitos dos outros homens. A liberdade de expressão é inerente ao sistema democrático. Mas a responsabilidade é o outro nome da liberdade. Fundamentar as decisões democráticas em critérios estritamente numéricos é uma estratégia com trágicos precedentes históricos”.

Quanto às práticas despudoradas, vamos nos lembrar do que o que o Espírito Santo de Deus determina sobre a prática do adultério, temerariamente considerado ‘tão normal’ nas novelas, em quase todos os outros seguimentos da mídia, e por muitos e muitas que riem e zombam sarcasticamente quando ouvem falar que adultério é um ato amaldiçoado por Deus:

“Vós todos, considerai o matrimônio com respeito, e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros”.
Preceitos do Senhor Deus, em Hebreus, 13.4.

Quem ler Mateus 19.9 e 20 (também 5.27 e 5.31) verá que Jesus se manifesta com muita clareza a respeito da prática abominada do adultério.

“O Senhor viu que a maldade do homem era grande... O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem sobre a terra”.
A verdade do Senhor Deus no livro de Gênesis, 6.5.

Um dos temas atualmente mais discutido por meio da mídia é o homossexualismo masculino e feminino: discutem se parceiros do mesmo sexo “podem casar-se” ou não (união podre e fétida). Outro dia, faz alguns anos, durante um programa de entrevistas na TV, uma pobre dama de família abastada que se tornou uma política de sucesso, até prefeita, disse, (pasmem!) que para ela sexo anal “é uma coisa normal”, mas como a verdadeira Verdade só emana de Deus, vamos nos lembrar o que ele deixou escrito a respeito:
“(...) Da mesma forma Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas, que praticavam as mesmas impurezas e se entregavam a vícios contra a natureza, jazem lá como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”. Grave advertência do Senhor Deus, na Epístola de Judas 1.7.
O homossexualismo é tratado por Deus, nas Escrituras, como um prazer infame e os adeptos dessa fornicação demoníaca sofrerão as penas do Lago de Fogo (Epístola de Judas, 8 e em I Coríntios 6.9). Um exemplo mais forte da abominação de Deus quanto ao homossexualismo está em Romanos, capítulo 1.24 e seguintes.

O homossexualismo é um desvio muito antigo, mas se foi sempre praticado pelos adeptos, sempre foi muito bem dissimulado, contudo, atualmente, os adeptos disso não se preocupam mais em disfarçá-lo e ainda tentam realçá-lo da melhor maneira que podem. Isso não tem nada de normal, mas, sim, de uma crassa anormalidade. Os valores humanos do pudor estão sendo pisoteados como nunca. Qualquer tipo de união entre homossexuais só terá futuro aqui na terra, nas estrofes de um poeta sodomita e, se não se arrependerem verdadeiramente de suas impudicícias nojentas, na outra vida, por certo, estarão a engrossar as hostes dos bodes. Não somos nós, mas, sim, é Senhor, o Criador, quem nos revela isso:

“Não vos enganeis: Nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o reino dos céus”. A Justiça do Senhor Deus, em I Coríntios, 6.9

E como só há duas alternativas finais, e se o próprio Deus disse que não entrarão em seu reino, indubitavelmente, se não se arrependerem a tempo, serão lançados no Lago de Fogo do Apocalipse.

Em Levítico, 18.12, o homossexualismo também é condenado.

Hoje, início do século 21, nós testemunhamos o avanço forte dos clamores homossexuais. Se antes era dissimulado, hoje vemos grandes ajuntamentos de todo tipo de homossexuais em grandes manifestações e com grande alarde, se aproveitando da presença certa das grandes redes de TV e jornais nessa marcha da pederastia, para forte alegria de Satanás. Numa dessas manifestações, ocorridas em São Paulo, acorreram mais de dois milhões de pessoas, tanto simpatizantes, como de “gays”.

A maior façanha do demônio é agir sem que saibam que ele, o grande maquinador da indecência mundana, existe, mesmo sendo ele a causa de todos os males do mundo.

Hoje, início do século 21, na certa tudo orquestrado por Satanás, notamos que a maioria do povo tenta buscar a Deus fora das Escrituras. Algumas “crenças” usam o Evangelho de acordo como lhes interessa, pois o misturam a Palavra de Deus com todo tipo de preceitos humanos do modo como lhes convém. Lançam igrejas até para “gays” e invocam a Jesus como se Jesus fosse um reles incoerente.

Nos tempos de hoje, quando a vida avança rapidamente sobre o tempo, quando, pelas novidades que as descobertas científicas oferecem, pelos dispositivos de conforto que exageram os atributos, quando, na acirrada competição pela contínua busca de mais modernidade, de mais tecnologia, da busca do rejuvenescimento, da busca co corpo perfeito, a maioria é levada a se preocupar apenas com o passageiro. Em decorrência dessa verdadeira competição, muitos não têm tempo para mais nada, às vezes, nem para conviver mais intimamente com os seus familiares. Às vezes, falta-lhes tempo até para conversar com seus familiares ou, para freqüentar um templo no dia de descanso.

Quando Jesus veio à Terra, a maioria prezava muito os valores materiais, as honras o poder e, não importa a religião que professassem, essa ficava a um plano bem inferior ao valor das suas conquistas. Por conseqüência desse poder e das conquistas, valia a lei do mais forte e a vida humana valia menos do que a de um camelo. Quando Cristo disse “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, ele quis dizer que qualquer poder terreno, por maior e por mais poderoso que fosse, era absolutamente irrelevante perante as coisas do céu, além de esse poder ser passageiro. Deus é o objetivo maior e foi isso que Jesus repassou aos seus discípulos numa mensagem bem compreensível e cordata, diferente dos preceitos da época. Para ser cristão real, o homem teria de desligar-se de das tradições humanas da maioria que davam mais valor ao poder e ao dinheiro que às coisas de Deus. Cristo ensinou, aos seus discípulos, e por conseqüência a nós, que as coisas do céu são infinitamente mais importantes que a conquista do mundo e todas as glórias que isso pode trazer durante uma vida. A vida é breve e a outra vida é eterna.

“De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Jesus, em Marcos, 8.36

Por esses ensinamentos de Cristo, a Luz que veio quebrar as trevas, num alto grau de santidade em vida, os cristãos passaram a se preocupar muito mais com as coisas do céu, e nos três primeiros séculos após Jesus até escolhiam aceitar a morte nas arenas e em outros suplícios a renegar ao Senhor Jesus. Em virtude das coisas de Deus, os cristãos desdenhavam até mesmo o seu corpo, pois, fortalecidos pelo Espírito Santo, por intenso amor e fé em Jesus, se sujeitaram até ao martírio. Os pagãos tinham a religião como um complemento de vida, mas os cristãos da Igreja Primitiva, a Igreja Certinha de Jesus, viviam intensamente o cristianismo e as coisas do mundo ficavam a um segundo plano (ver, no site www.segundoasescrituras.com, o arquivo 109, de nome: A Igreja Verdadeira de Jesus). De lá para cá as coisas têm mudado devagar, mas a maioria ainda tem como objetivo maior os bens materiais e as satisfações pessoais que isso pode trazer.

Nesse nosso mundo moderno, o homem vai sendo progressivamente tomado por desejos de conquista de objetivos materiais, e não consegue nem parar para pensar. Não se preocupa em questionar-se intimamente, sobre quem é ele e o que faz nesta Terra; sobre quem o criou, e se o criou, por que o criou; por que existem todas as coisas; por que nasceu e por que tem de morrer.

Os insistentes apelos da mídia comandam a nossa vida, influem, de alguma forma, na maioria dos nossos atos: na alimentação, no vestuário, na saúde, na cultura, no lazer, na decoração do lar e, em muitas coisas mais, evidenciando que a publicidade ¾ se bem que às vezes tem cunho informativo ¾ é uma intrusa na vida do cidadão. Esse, quase sempre, não se dá conta do processo pelo qual está sendo vítima.

Por essa modernidade que tende a propagar como normais até atos obscenos, antes julgados como extremamente escandalosos, Satã se delicia com o que está acontecendo com o mundo. Ele é um professor invisível, mas muito competente nessa escola. Por tudo o que a Palavra do Senhor representa, podemos deduzir que, da TV e do rádio, Satanás só teme os verdadeiros programas cristãos, porque esses vão direto ao ponto que o incomoda. Esse é o lado altamente positivo da mídia, espiritualmente falando e, bem por isso, podem ser comparados como verdes oásis em meio a um deserto escaldante. Mas são raros os verdadeiros programas cristãos, pois a mídia está infestada de falsos pastores que montaram grandes conglomerados de templos e de redes de TV e de Rádio com o intuito de apenas se apossar do rico dízimo dos incautos e mais que o dízimo ainda.

Mas, infelizmente, os falsos pastores evangélicos compram horários nas TVs com grande retorno financeiro, pois pregam a prosperidade material, ao invés, exclusivamente, da espiritual, segundo o Evangelho, e assim se enriquecem enormemente com a exploração da fé dos incautos. Mas Está Escrito que o castigo para eles será tremendo no Grande Dia da Volta de Jesus (Apocalipse, 20.10)

Neste mundo, no qual se dá valor maior aos objetivos materiais, ele, o Satã, domina sem ser molestado. Sabe que só poderá ser incomodado por aqueles simples de coração, os mansos, que detêm o real sentimento cristão que independe de regulamentos religiosos. Pela mídia que nos tenta comandar, a palavra Deus só se consegue ouvir friamente, mais propriamente para enriquecer frases e propagandas, com exclamações, muitas vezes, altamente profanas. Um dia, ao ver um filme, ouvi a esdrúxula frase: “Pelo amor de Deus, parceiro, atire logo na cabeça desse idiota!”.

O demônio vive a induzir o homem a dar maior valor à matéria, ao visível, ao concreto, mas o Senhor, por meio de sua Santa Palavra, leva-nos a pensar exatamente ao contrário: devemos renegar a matéria breve e ater-nos à espiritualidade salvadora, a permanente. Mas para isso ser viável, é necessário não nos contaminarmos com o que pensa a maioria.

“Todo aquele que quer ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”. Advertência do Senhor, em Tiago, 4.4.
Em 1999, havia um movimento no Congresso Nacional, por certo orquestrado por Satã, porque atenta contra a Palavra de Deus, que tentava oficializar a prostituição. Os defensores da pederastia parecem querer também tornar o homossexualismo coisa até obrigatória na sociedade. Quem se atrever a enfrentar o Altíssimo, revelando-se a favor da homossexualidade, da sodomia e da prostituição, achando “tudo normal”, com certeza é uma personalidade a serviço de Satanás.

“Aquele que se une a prostitutas é um homem sem nenhuma valia, tornar-se-á pasto da podridão e dos vermes”. I Coríntios, 6.16. Tal maldição é igualmente atribuída às lésbicas, a outros homossexuais e aos homens de programas.

“Maria Madalena, da qual tinha saído sete demônios...”. Revelações, em Lucas 8.2, que nos mostra que as prostitutas e os “prostitutos” e outros desviados sexualmente, agem tomados por demônios.

A História Universal e a própria Bíblia estão repletas de exemplos de grandes reinos, de grandes nações formadas por grandes povos que, após chegarem ao auge do poder terreno, ruíram como castelos de areia. O principal motivo da ruína deles foi a corrupção dos costumes da alma e do corpo pela prática da sensualidade desmedida, da pornografia, do vício, do ócio e do desprezo pela vida do semelhante. Assim aconteceu com a poderosa Babilônia de Baltazar, de outros reinos bem como com o poderoso Império Romano que caiu por causa do enriquecimento exagerado da nobreza, resultado dos saques a vários povos conquistados, que progressivamente levaram à degradação de suas castas quando amoral foi corrompida.

A degradação dos grandes reinos aconteceu por causa da acomodação, da fácil vida, do menosprezo pelo pudor, pela moral que resultou em fissuras que acabaram por implodir esses reinos. A corrupção das almas pela entrega aos prazeres carnais que incluía a pratica da pornografia, o amor livre, a devassidão das orgias, além da alta insensibilidade e impiedade para com a vida do próximo, levou-os à destruição. Do mesmo modo, outros grandes reinos e povos ruíram, tais como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas; a Babilônia, o Egito, a Pérsia, a Fenícia e a deslumbrante Nínive dos assírios (que só veio a ruir, dois séculos depois do evento profeta Jonas).

Outro dia, num desses programas que exploram temas polêmicos como a homossexualidade e seus praticantes ¾ porque esse tema aberrante, infelizmente, resulta em grande audiência ¾ foi exibida uma cena inusitada, jocosa e até grotesca, na qual uma dama entrevistava dois homens, de "mãozonas" entrelaçadas, “namorando” frente às câmeras de TV.

¾ Nós nos amamos muito e todos têm de compreender e aceitar isso ¾ diziam. ¾ Se preciso, lutaremos com o mundo todo para defender esse amor tão puro!

Amor tão puro? Como bem disse Bullón, um ilustre pastor iluminado de Deus:

¾ O Criador produziu a boca para que possamos comer e beber. Isso é um hábito natural. Mas também dá para beber pelos orifícios nasais, mas isso será uma prática anormal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia