PAPUDISKINA - Daniel Oliveira da Paixão

Tese de Superfaturamento de Oxigênio cai por terra
A Justiça, finalmente, põe um ponto final a uma série de injustiças cometidas contra servidores da prefeitura que foram acusados de terem cometido crimes contra o erário público. Dentre essas pessoas, eu gostaria de citar aqui o Sr Amaral, da CPL.
Ele, juntamente com outros servidores, foi injustamente acusado de ter superfaturado a compra de oxigênio quando a secretária de saúde do município era a Sra Glaucione Rodrigues. O poder judiciário concluiu que a compra seguiu rigorosamente os procedimentos legais não houve prejuízos ao erário público.

O triste dessa história é que pessoas como o Amaral, que sempre demonstrou ser um cidadão responsável e coerente, acabam sofrendo desgastes. Eu não sei o que motivou aqueles que levaram avante esse processo contra ele e outros servidores. Não sei se foi apenas um zelo desmedido pela moralidade pública. Mas o que sei é que, por anos, pessoas com motivação política usaram o caso de forma abusiva e contundente para atender aos seus interesses .

Não conheço a índole e o caráter de todas as pessoas citadas na peça acusatória, mas acompanho o trabalho do Sr. Amaral há aproximadamente 10 anos. Acompanhei várias de suas ações na CPL que visavam sempre o interesse público. Os leilões, por ele promovidos, sempre resultaram em economia ao erário público e nunca o contrário.
Lembro-me de que há algum tempo atrás o encontrei abatido e perguntei-lhe o motivo daquela tristeza e ele me confidenciou a humilhação que sofreu quando, ao ser interrogado sobre as acusações de superfaturamento, a “autoridade” responsável pela oitiva o tratou como um bandido, sem ao menos se dar ao caso de que estava falando com um ser humano.

Hoje, mais do que no passado, a responsabilidade da sociedade através de suas entidades públicas e privadas é enorme, pois vivemos em um período em que a tecnologia conseguiu dar um jeito em contrariar até mesmo conceitos científicos de que um corpo não pode estar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Hoje, em várias circunstâncias, o ser humano passou a ser onipresente.

Abaixo, em tópico separado, vou comentar sobre a importância da “reputação online”. Mas antes, só para encerrar esse tema das injustiças cometidas contra o Sr. Amaral e outras pessoas citadas, gostaria de enfatizar que a sociedade precisa continuar vigilante e ao mesmo tempo atenta àquilo que os grupos políticos dizem em ano eleitoral. Nesses períodos, proliferam-se as acusações, muitas levianas, embora algumas fundamentadas. Mas e nós, enquanto cidadãos, como discernir o que é verdade do que é mentira? A verdade é que realmente é muito difícil se levarmos em conta que as pessoas públicas estão cada vez mais desacreditas. Talvez a pista seja conhecermos mais de perto o caráter de cada um. Nesse fogo cruzado entre os políticos, sempre vão sobrar dardos que atingem diretamente pessoas inocentes. O Sr Amaral foi uma dessas vítimas e não apenas ele, mas toda a sua família. Além disso, ele teve de constituir advogado e despendeu recursos valiosos para defender sua honra e a honra de sua familial

Reputação online
Antes, quando queríamos saber da reputação de uma pessoa, tínhamos de conversar com seus amigos, seus vizinhos e seus colegas de trabalho. Mas hoje, querendo ou não, conscientes ou não, deixamos os nossos rastros no mundo virtual. Conhecemos a índole e o caráter de pessoas pelo que elas escrevem ou pelo que delas se escrevem em sites de relacionamento. Muitas pessoas se comportam levianamente quando postam um comentário em um site ou mural ou quando disparam mensagens em massa via correio eletrônico. Temos de tomar cuidados, pois o que escrevemos na grande rede pode revelar muito sobre o nosso caráter ou falta dele.

Quer saber como anda a sua reputação online? Então vá ao Google, ao Yahoo, ao Bing ou qualquer outro buscador de alcance internacional e escreva seu nome entre aspas e dê um ENTER. Você vai se surpreender com a quantidade de informações a seu respeito. Eu mesmo faço testes periodicamente e me surpreendo. Já vi comentários sobre mim até em sites internacionais. Dias desses estava pesquisando a palavra “Papudiskina” e me surpreendi com as centenas de sites que publicam os meus textos, mesmo sem os seus diretores me conhecerem e mesmo sem que eu tenha enviado qualquer autorização.

Aquelas postagens aparentemente fúteis que as pessoas costumam deixar no Orkut, Facebook, Twitter, Sonico e outras centenas de comunidades online acabam servindo para empresas e instituições públicas nos avaliem. Portanto, cuidado ao pensar que no mundo virtual podemos ser diferente do que somos no mundo real. Pois nas entrelinhas, mesmo que brincando de sermos diferentes, sempre acabamos nos traindo e revelando, nas entrelinhas, o nosso verdadeiro EU.

Reunião do PSB
Neste domingo, os companheiros do PSB estarão se reunindo na casa do Aldemir, a partir das nove horas. Amigos e simpatizantes do partido também estão convidados. Sejam todos bem vindos.

Eleições 2010
Começam as mobilizações para as eleições deste ano e algumas pessoas em nossa cidade já demonstram interesse em disputar o pleito. Dentre os possíveis candidatos, figuram nomes de pessoas que já estiveram na vida pública como Glaucione Neri, Sueli Aragão, Valdivino Tucura, Emílio Paulista... Também teremos candidatos que estão militando na vida pública a pouco tempo como o Dr Silvério dos Santos. Esses nomes citados acima são exemplos de pessoas que já se declaram interessadas em uma vaga na Assembléia Legislativa. Para deputado federal por nossa cidade, tenho informações de que figuram os nomes de Nilton Capixaba e Raquel Carvalho, além de Agnaldo Muniz, que não é daqui, mas que tem ligações com o município. Mas a novidade, pelo menos para mim, é o surgimento do nome de Admilson Brizon, que se diz disposto a encarar a disputa para deputado federal. Se alguém conhece mais alguém que seja de Cacoal e que esteja interessado em disputar uma vaga à ALE ou Congresso Nacional, por favor me informe escrevendo para daniel@portalrondonia.com.br

O PRÉ-CANDIDATO A PRESIDENTE DO PHS PARTICIPA HOJE DE CONVENÇÃO EM ROLIM DE MOURA

Nesta quarta-feira às 13h, desembarca no Aeroporto José Coleto em Ji-Paraná, o pré-candidato a presidência da república do Partido Humanista da Solidariedade – PHS, Dr. Oscar Silva e o presidente nacional da legenda Paulo Roberto Matos, ambos serão recebidos pela militância do partido local, juntamente com o pré-candidato ao governo da legenda no Estado, o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon e o presidente regional da sigla Herbert Lins.

O partido informou que após a recepção no aeroporto das lideranças nacionais, todos irão cumprir agenda junto aos meios de comunicação local e depois seguirão para o município de Rolim de Moura, onde participarão da Convenção Regional que irá fazer do pré-candidato ao governo Melki Donadon, Vice-Presidente Regional da legenda no Estado.

A Convenção terá início às dezoito horas no Teatro Municipal de Rolim de Moura, com a presença da militância do partido, dos convencionais de diversos municípios e lideranças regionais de outros partidos, a exemplo do ex-senador Expedito Júnior e do ex-deputado federal Agnaldo Muniz. Também servirá para o lançamento da pré-candidatura de Beto Anísio a deputado estadual, ele que já exerceu diversas funções públicas no Estado, sendo as de destaque principal, a secretária de finanças e administração do Estado e por três vezes a secretária de finanças da Prefeitura de Rolim de Moura.

PSB de Cacoal faz reunião neste domingo de páscoa

No próximo domingo, dia 04, os membros do PSB vão se reunir para debater vários temas pertinentes à política em nosso país, com ênfase especial às eleições visando a composição do novo parlamento estadual, bem como a disputa ao governo do Estado e a escolha dos próximos representantes de Rondônia no Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado da República). A reunião será realizada na Rua José do Patrocínio, 1126, bairro Princesa Isabel.

De acordo com o professor Dilson Monteiro, um dos mais proeminentes militantes do PSB em Cacoal, essa reunião é muito importante e ele convida a cada companheiro e companheira socialista para que não deixe de comparecer ao evento. Ele também informa que aqueles que simpatizam com a causa socialista e queiram se filiar ao partido, estão desde já convidados e serão muito bem vindos. “Embora neste ano os olhos estejam voltados para as eleições em nível de Estado e também para a presidência da república, é importante não perdermos de vista a necessidade de prepararmos companheiros para as eleições municipais em 2012”, disse.
Na pauta da reunião deste domingo, estão previstos debates sobre as candidaturas a deputados estaduais, deputados federais, senado e governo do Estado, mas também haverá espaço para debatermos a situação política em Cacoal e em como o Partido Socialista pode dar a sua contribuição ao processo político em Cacoal.

O jornalista Daniel Oliveira da Paixão, filiado ao partido há 10 anos, afirma que é muito importante que o PSB volte a se mobilizar e faça valer a sua enorme força em nosso país. “Somos uma das agremiações políticas de maior expressão no Brasil e participamos, há 08 anos, como membro da base aliada e, portanto, somos parte dessa grande equipe que governa a nação, cujo timoneiro é o presidente Lula”, disse.

Sobre a situação em Cacoal, o jornalista disse que o partido deve tomar uma posição e, se possível, reunir-se com aqueles que governam o município para ouvir deles o que tem dado errado até aqui, pois há um clamor popular por mais ações do poder público.

“Nas eleições passadas, tivemos candidato próprio, mas como qualquer cidadão de bem, queremos que essa administração que aí está firme os seus passos e consiga resolver os problemas que a nossa cidade enfrenta. No passado, todos olhavam para o crescimento de Cacoal e citavam a nossa cidade como um exemplo de empreendedorismo, mas atualmente estamos perdendo espaço e vendo cidades como Vilhena e Ariquemes nos deixarem para trás. A impressão que se tem é que hoje Cacoal vive um momento de sonolência profunda e por isso é importante que todos nos unamos em busca de uma solução. A responsabilidade pelo futuro de nossa cidade é da classe política, mas não só dela. Prefeito, vereadores e o povo de Cacoal devem unir-se e conjugar esforços para que soltem-se as amarras que impedem o nosso crescimento e voltemos a ser o Município protagonista que sempre fomos e não um mero coadjuvante no cenário estadual”, concluiu.

Só 14% dos cacoalenses aprovam a administração do Padre Franco

Agência ANAP (Cacoal) - Uma enquete publicada no site www.cacoalro.com.br pergunta sobre a avaliação da população em relação ao prefeito Francesco Vialetto (Padre Franco). Confira os números:

Resultado da enquete
Passados 10 meses já é possivel uma primeira impressão sobre a gestão do Padre Franco.

Interessante seria explicar o voto, ainda que anônimamente, para ressaltar os pontos positivos e negativos, coisas que estão ou não funcionando, permitindo assim uma "correção de rumo".

Excelente
Voto(s): 57

Boa
Voto(s): 88

Regular
Voto(s): 80

Ruim
Voto(s): 216

Péssima
Voto(s): 598


Do total de 1039 votantes, apenas 233 pessoas consideraram a atuação do atual prefeito Boa ou Ótima. Ou seja: a avaliação positiva foi de apenas 22,5% aproximadamente. Descontando-se os que consideram a atuação do prefeito apenas regular, o índice de aceitação é ainda pior e cai para menos de 14%. Mesmo que consideremos o quesito REGULAR como sendo uma avaliação positiva, ainda assim a rejeição a atual administração é de aproximadamente 78%.Esta avaliação, claro, não tem peso científico, pois trata-se apenas de uma enquete onde não se tem controle de quem vota, mesmo que se limite a um voto por IP. Mesmo assim, serve como um medidor razoável para se ter noção de como anda o ânimo da população em relação ao atual prefeito. De todo modo, a avaliação do padre Franco, como sacerdote e pessoa humana, continua alta. Ele tem um bom conceito como cristão e como cidadão. Porém, a síntese do pensamento popular é: como padre, sua nota continua sendo 10. Como político, está reprovado!


Fonte: http://cacoalro.com.br/2009/enquete.php?id=35

GIC e Polícia Militar prendem Nigeriano acusado de tráfico de drogas em Cacoal

O Grupo de Investigações e Capturas em conjunto com policiais militares do 4º BPM – Batalhão de Polícia Militar, prenderam Cassidy Anthony Duru, procedente da Nigéria, além do policial militar Marcelo Weber por porte ilegal de arma. A prisão foi na madrugada de ontem em um hotel no município de Cacoal.

Após diligências os investigadores descobriram que os envolvidos se encontravam no hotel Santa Inês em Cacoal, e as informações davam conta que possivelmente estavam no local comercializando drogas, no momento da abordagem o policial militar, conseguiu escapar, no entanto, horas mais tarde, foi localizado e preso.

Com ele foi encontrado um revólver calibre .38 e 14 munições, que segundo o GIC, portava de forma ilegal. Foram apreendidos ainda, uma caixa de isopor contendo substância entorpecente misturado ao trigo, R$ 11.600,00 em espécie, dentre outros objetos.

Todos os envolvidos foram apresentados à Autoridade de Polícia Judiciária local.

***
GIC – CACOAL – RO – Lenilson Guedes.’.

Brasil pode suprir com etanol 5% ou até 10% da demanda mundial de combustíveis

O etanol de cana-de-açúcar produzido no Brasil pode substituir, até 2025, 5% ou mais da gasolina consumida em todo o mundo. A afirmação, de enorme importância para o futuro econômico do país e o futuro ambiental do planeta, foi sustentada por Luís Cortez, professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, em sua apresentação na Convenção Latino-Americana do Global Sustainable Project (GSB), que está sendo realizada na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desde o dia 23 de março.

A reunião latino-americana é a terceira das cinco programadas pelo GSB para 2010 em países de quatro continentes, com vista a produzir uma espécie de painel global sobre sustentabilidade energética, a exemplo dos já existentes sobre mudanças climáticas e biodiversidade. A convenção terminará amanhã (25/3/2010), com a divulgação da resolução latino-americana, a mais aguardada pelos cientistas.

A resolução final será apresentada às 13h30.

Perspectivas para o Brasil
Em sua palestra, Luís Cortez, lembrou que as fontes renováveis já respondem por 46% da demanda brasileira de energia (um percentual 3,5 vezes maior do que o registrado no mundo, de 13%) e a cana-de-açúcar por 15%. A produção do etanol, que cresceu motivada pela “necessidade”, após a crise do petróleo da década de 1970, encontra-se agora diante da perspectiva de um novo ciclo de expansão, regido pela “oportunidade”.

O interessante é que as plantações de cana para a produção de etanol ocupam, atualmente, apenas 0,4% do campo brasileiro: 3,4 milhões de hectares, contra 22 milhões de hectares destinados à soja e 200 milhões de hectares de pastagens. A grande questão a responder é: quanto etanol sustentável pode ser produzido no país, sem que o crescimento do setor impacte a Amazônia e outros santuários ecológicos nem compita com a produção de alimentos?

Um estudo coordenado pelo professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, de que o próprio Cortez participa (NIPE-Unicamp/CGEE Ethanol Project), desenhou dois cenários: o primeiro, com a substituição pelo etanol de 5% da gasolina consumida no mundo em 2025; o segundo, com uma substituição de 10%. No primeiro cenário, a produção teria que subir dos atuais 26 bilhões de litros por ano (cifra que corresponde à contribuição conjunta do Brasil e dos Estados Unidos) para 102 bilhões l/ano. No segundo, seriam necessários 205 bilhões de litros anuais.

Foram consideradas tanto a manutenção do atual patamar tecnológico, com eventuais melhorias, como a desejável adoção de um novo patamar, com a incorporação das chamadas tecnologias de segunda geração (conversão da celulose residual e não apenas do caldo da cana em etanol).

A conclusão do estudo é que a expansão é perfeitamente viável. A efetivação do cenário 1 (substituição de 5% do consumo mundial de gasolina) demandaria um investimento anual (em agricultura, indústria e logística) de 5 bilhões de dólares. Em compensação, acrescentaria 31 bilhões de dólares ao valor anual das exportações e 75 bilhões de dólares ao produto interno bruto.

Mantido o atual patamar tecnológico, a área destinada ao plantio de cana-de-açúcar para a produção de etanol teria que crescer dos atuais 3,4 milhões de hectares para 17 milhões de hectares. Incorporadas as tecnologias de segunda geração, bastariam 13 a 14 milhões de hectares. Vale lembrar que, a produção, hoje fortemente concentrada no estado de São Paulo e em algumas áreas do Nordeste, poderia se generalizar e interiorizar (sem avançar sobre a Amazônia e outros santuários ecológicos) com a simples irrigação de regiões agora impróprias para o plantio.

Bem conduzida, a expansão traria também importantes benefícios sociais, com a geração de 5,3 milhões de empregos. E uma desejável otimização do uso da terra no Brasil, reduzindo as áreas de pastagem sem diminuir a produção de leite e carne. A integração de lavoura (canavial) e processamento (destilaria) e de agricultura e pecuária (inclusive com o bioprocessamento do esterco bovino para a produção de biogás e fertilizante), bem como a rotatividade de cultivos nas áreas não ocupadas pela cana (soja, milho, amendoim etc), teriam que ser, obviamente, consideradas. A integração cana-pastagem não é uma perspectiva hipotética, mas algo que já vem ocorrendo, em certa medida, no país.

Aperfeiçoar modelos é fundamental para avaliar a sustentabilidade da expansão

A modificação do uso da terra pelo aumento da produção de etanol foi o tema da apresentação de André Nassar na Convenção Latino-Americana do GSB. Diretor geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) e coordenador de projeto no BIOEN-FAPESP, Nassar foi um dos responsáveis pela mudança de posição da Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) quanto ao etanol de cana-de-açúcar brasileiro. A agência admitiu que, em relação à gasolina, o produto reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 61% – e não em 26%, como estabeleciam os cálculos anteriores.

Para a admissão pela EPA de que o etanol de cana-de-açúcar é um “biocombustível avançado” foram fundamentais os resultados obtidos por meio do Blum (Brazilian Land Use Model), um modelo desenvolvido pelo Icone em parceria com um grupo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

A meta dos autores do modelo, que continua sendo aprimorado, é dar conta de uma realidade complexa, considerando a interação de múltiplas variáveis. E a apresentação de Nassar enfatizou tal objetivo.

Próximas convenções
As resoluções da Europa e da África podem ser lidas no site do GSB (http://engineering.dartmouth.edu/gsbproject/ ). As próximas reuniões serão na Malásia e nos Estados Unidos, as quais darão origem às resoluções da Ásia e da América do Norte, respectivamente. Finalizada esta primeira rodada de reuniões e sintetizados os resultados, o GSB passará a duas outras etapas: 1) responder, com provas convincentes, se é materialmente possível su prir uma fração substancial da demanda energética (combustíveis veiculares e eletricidade) a partir da produção de biomassa, sem comprometer o fornecimento de alimentos, a preservação de habitats naturais e a qualidade do meio ambiente; 2) propor estratégias viáveis e responsáveis para a transição da atual matriz energética rumo a uma nova matriz, mais equilibrada e renovável.

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

Moreira critica cortes no Orçamento da União e diz que medida vai prejudicar municípios

Brasília, 24/mar/2010 – Em seu programa semanal de rádio A Hora do Compromisso, o deputado Moreira Mendes afirmou que está preocupado com a decisão do governo federal de cortar R$ 21,805 bilhões de reais das despesas do Orçamento deste ano. A medida foi anunciada na semana passada, e, de acordo com o deputado, é extremamente negativa para os municípios, porque vai impedir a liberação de recursos das emendas parlamentares, dinheiro já reservado para as prefeituras.

“Eu estive ontem com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e ele já anunciou: o governo vai empenhar este ano somente cerca de quarenta e cinco por cento das emendas parlamentares, a pretexto de que este é um ano de eleição, e que o resto vai ser empenhado depois das eleições. Veremos se realmente isso vai ser empenhado!”, disse ele.

O deputado lamentou que o governo federal continue tratando a questão das emendas parlamentares como moeda de troca, na base do “vote comigo que eu libero suas emendas”. “Ele (o governo) pode dizer isso para a bancada dele, para os lacaios deles, para mim, não. Eu sou um deputado que tem posição, tenho lado, tenho convicção das coisas que faço. Voto com o governo quando são coisas boas, e voto contra quando não coisas boas para o país”.

Recursos liberados

Moreira Mendes afirmou, ainda, que desde 2007 conseguiu destinar um volume recorde de recursos para as prefeituras rondonienses, e que continuará trabalhando para ajudar os municípios. “Ao longo desses três anos e dois meses, já aloquei cerca de 53 milhões de reais. Tudo não foi empenhado ainda porque depende do governo federal. Mas fiz o meu papel. As prefeituras estão fazendo o papel delas”, acrescentou.

O deputado declarou que tem procurado sempre destinar recursos diretamente aos municípios, uma forma de tornar mais ágil a solução dos graves problemas que preocupam as comunidades. “Eu divido as minhas emendas com todos os municípios, não importa quem seja o prefeito, se do meu partido ou não. Eu tenho responsabilidade com os meus municípios do estado de Rondônia”, finalizou.

Para ouvir o programa de rádio, clique no link abaixo:

http://www.moreiramendes.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=580&Itemid=60


Claudivan Santiago – Assessor de Imprensa
www.moreiramendes.com.br

Santa pedofilia

Parece uma epidemia. Por toda parte onde se escarafunche, jorram casos e mais casos de abuso sexual de jovens por padres católicos. A história começou a ganhar as manchetes dos jornais nas duas últimas décadas do século 20, quando pessoas que haviam sido vítimas de religiosos no Canadá, nos EUA e na Irlanda resolveram botar a boca no trombone.

De lá para cá, foi uma avalanche: histórias escabrosas emergiram de todos os cantos do mundo, da Nova Zelândia à Polônia passando por Argentina, Alemanha, Áustria (para ficar apenas na letra A). Até Arapiraca, no Piauí, acaba de entrar para o mapa da sagrada pedofilia.

Foi por essas e outras que, na sexta-feira passada, o papa Bento 16 enviou aos fiéis irlandeses uma carta episcopal em que pede desculpas por tudo de errado que aconteceu naquele país, um bastião do catolicismo na Europa, ao lado da Polônia e da pequena Malta.

Apesar de meu anticlericalismo, não acho que a culpa aqui seja da religião propriamente dita. Afinal, nenhum texto sagrado ou documento da igreja afirma e nem traz a menor sugestão de que manter uma relação homossexual com jovem sob sua tutela seja algo diferente de um pecado muito grave.

A forma de organização da Igreja Católica, entretanto, parece favorecer a ocorrência dos abusos, que, ao menos aparentemente, não acontecem na mesma escala em colégios e seminários protestantes, islâmicos ou judeus. E a especificidade do catolicismo nessa matéria é bem conhecida: o celibato dos padres. Não sou o primeiro e nem serei o último a correlacionar o veto ao casamento para sacerdotes à maior frequência de episódios de pedofilia. O sempre arguto teólogo católico Hans Küng publicou um interessante texto a respeito, que foi reproduzido no caderno Mais! da Folha desta semana.

Temos duas camadas de problemas para analisar: os abusos propriamente ditos e os esforços da alta hierarquia da igreja para acobertá-los. Comecemos pelo fim, isto é, pelas tentativas de bispos de encobrir os crimes de seus subordinados. Durante muitas décadas, para não dizer séculos, quando tomava conhecimento de casos de abuso, a cúpula da igreja invariavelmente decidia não denunciar o suspeito às autoridades civis. Costumava apenas transferi-lo para outra função, onde, por vezes, podia até mesmo seguir colecionando vítimas.

Num certo sentido, essa atitude é até mais grave que o próprio molestamento, pois a pessoa que abusa pode pelo menos descrever-se como vítima de uma doença psiquiátrica catalogada no CID. Já o acobertamento, este ainda não foi definido como patologia por nenhuma associação médica. Aqui, ao que parece, bispos eram mais leais à instituição da igreja do que a seus próprios fiéis. Talvez seja isso que a Santa Sé espera deles, mas não é certamente o que recomenda a virtude republicana.

Passemos agora ao molestamento em si. Como já disse, estamos aqui no limiar do patológico. E a Igreja Católica funciona como um ímã para pessoas com propensões pedofílicas, pois não apenas legitima e confere elevado status social à vida de solteiro como ainda oferece incontáveis oportunidades de interagir com jovens estando numa posição de poder. Outras profissões que atraem pedófilos, hebéfilos e efebófilos são, não por acaso, as de professor, psicólogo, pediatra, orientador pedagógico, instrutor esportivo, chefe de escoteiros etc.

O sacerdócio nas fileiras católicas, entretanto, pela dupla vantagem, parece ser a escolha de primeira linha. Apenas os EUA e a Irlanda fizeram investigações sistemáticas do problema em nível nacional. E os números, no caso norte-americano, consubstanciados no Relatório John Jay, de 2004, são de deixar os cabelos em pé.

Encomendado pela Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (a CNBB deles) e realizado a partir de informações fornecidas pelas próprias dioceses e pelas vítimas, o estudo concluiu que, entre 1950 e 2002, 10.667 pessoas alegaram ter sido vítimas de abuso por parte de padres. Destes casos, 3.300 casos foram descartados porque o suposto molestador já havia morrido. Outro milhar foi desprezado devido a falta de provas. Para resumir o quadro, as dioceses encontraram elementos para consolidar 6.700 acusações de abuso contra 4.392 padres, isto é, contra cerca de 4% dos 109.694 membros do clero católico que atuaram durante o período coberto pelo trabalho. Evidentemente é uma minoria, mas uma minoria altamente significativa. Não conheço estatísticas para outras profissões, mas me surpreenderia muito se a proporção se aproximasse de algo como 1%. A prevalência da pedofilia na população geral não é conhecida e depende muito de como se define a parafilia, mas é um desvio que se conta em casos por milhar de habitantes, não por centena.

Das vítimas, 81% eram homens, a maioria dos quais já havia atingido a puberdade. Tecnicamente, portanto, hebefilia homossexual seria um termo mais adequado que pedofilia. Receio, porém, que o "framing" já esteja dado e não vá ser mudado.

Também acho difícil que uma eventual liberação do casamento para padres como defendida por Küng (em princípio, não se trata de de matéria dogmática, mas apenas de disciplina interna, estando, portanto, aberta a mudança) alteraria muito o quadro. A vida sacerdotal, em que o casamento jamais seria obrigatório, continuaria a ser uma opção atraente para todo gênero de pedófilo com inclinações religiosas.

A pergunta interessante aqui é: por que os católicos decidiram banir o casamento do sacerdócio? Há uma polêmica acre entre os próprios católicos. Küng, por exemplo, sustenta que a proscrição das núpcias para padres é relativamente recente, remontando à reforma gregoriana do século 11. A propaganda oficial, entretanto, faz com que a norma retroceda aos primeiros séculos do cristianismo.

Deixando essa controvérsia específica de lado, é seguro afirmar que os patriarcas da igreja tinham horror a sexo e que essa tendência se manifesta não apenas no celibato sacerdotal como também no próprio casamento entre leigos, ainda que com menor intensidade.

É claro que, oficialmente, a união matrimonial sempre foi considerada um sacramento. O próprio Jesus Cristo, quer a tradição, definiu o casamento indissolúvel entre o homem e a mulher como parte do plano de Deus.

Na prática, entretanto, a castidade quase sempre foi descrita como um estado preferível à vida conjugal. João Crisóstomo (c. 347 - c, 407), por exemplo, mandava que as pessoas se mirassem no exemplo de Cristo, "ele próprio a glória da virgindade". Patriarcas casados como Tertuliano (c. 160 - c. 225) e Gregório de Nissa (c. 335 -c. 394) não eram representantes muito entusiasmados da categoria. O primeiro afirmou que o casamento era "essencialmente fornicação" e o segundo disse que, se a mulher se mantivesse virgem, se livraria "do governo de um marido e dos grilhões das crianças".

Pragmático, Cipriano de Cartago (? - 258) reconhecia que Deus instruíra a humanidade a crescer e multiplicar-se, mas, uma vez que o mundo já se encontrava bastante povoado, não havia por que seguir com esse processo.

Assim, enquanto outros sacramentos como a eucaristia, o batismo e a confirmação ganharam desde o início liturgias formais sofisticadas, ninguém viu muita necessidade de ritualizar o casamento, que durante séculos e séculos dispensou até mesmo a presença de um padre. Para a união ser válida, bastava que os noivos declarassem um ao outro que se casavam ("verbum") e consumassem o ato fisicamente.

Essa situação perdurou até o século 16, quando, alarmada pela Reforma protestante --Lutero negava que o casamento fosse um sacramento-- e também pelo crescente número de uniões realizadas em privado, a Igreja Católica decidiu mudar as regras.

Após o Concílio de Trento, em 1563, ficou estabelecido que o casamento teria de ser oficializado por um padre e pelo menos duas testemunhas, regra válida até hoje.

Por que tanto horror ao sexo? Sinceramente, não sei. Tenho apenas algumas suposições. É claro que toda religião, como qualquer estrutura de poder, tenta dirigir e portanto controlar a vida de seus membros. Em geral, esse processo começa pelo corpo (a ponta final de todos os prazeres) e se dá através de normatizações e ritualizações. O catolicismo, porém, foi bem mais longe. Seus patriarcas flertaram com a própria eliminação do sexo (para eles, a fonte mesma da corrupção humana), ainda que jamais tenham apostado todas as fichas nessa vertente. É uma atitude que só se explica à luz de uma teleologia que tenha em mente o fim dos tempos. Trata-se, se quisermos e por paradoxal que parece, de uma filosofia com matizes niilistas, pelo menos no que diz respeito à vida neste mundo.

Também é notável uma inesperada semelhança com o marxismo: o caráter utópico. Católicos e comunistas comungam a crença (ou talvez devamos dizer esperança) de que, dadas as condições certas, é possível virar do avesso a natureza do homem.

PS - Desde que a Folha Online criou o espaço para comentários no pé das colunas, estou passando por mal educado, pois jamais respondo às observações ali colocadas. É que não tenho tempo de ficar conferindo o que acontece naquele espaço. Assim, peço a todos que queiram realmente falar comigo que se utilizem do e-mail.

Hélio Schwartsman, 44, é articulista. Bacharel em filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001. Escreve para a Folha Online às quintas.

MPF obtém condenação de policial federal

Agente da PF exigia propina para não fiscalizar extração ilegal de madeira
Porto Velho (RO), 23.03.2010 – O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia obteve condenação de um agente da Polícia Federal que exigia propina para não fiscalizar extração ilegal de madeira. O policial federal José Cadete da Silva trabalhava em Vilhena e foi condenado à perda do cargo público, quatro anos de prestação de serviços à comunidade e pagamento de pena pecuniária de 120 dias-multa e mais dez mil reais a serem destinados a uma instituição beneficente.

Na denúncia apresentada pelo MPF, há a transcrição de diálogo telefônico entre o policial federal e um classificador de madeira. Os dois tentaram usar códigos, mas não conseguiram esconder a negociação de propina. O policial exigiu quatro mil reais para que não fosse feita fiscalização pela Polícia Federal em uma área no município de Comodoro (MT), próximo a Vilhena.

A interceptação telefônica foi autorizada pela Justiça e revelou que o agente fazia este tipo de transação de forma continuada, repassava informações sobre a movimentação da Polícia Federal na região e usava de ameaça velada para exigir a propina, valendo-se de sua condição profissional. Na decisão, a Justiça Federal condenou o policial por crime de concussão, artigo 316 do Código Penal.

O agente também responde a uma ação penal por possível participação em uma organização criminosa que entrava sem autorização na Reserva Roosevelt, terra indígena Cinta-Larga, para extração de diamantes.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

UGT quer acabar com tarifas para liberação de FGTS para casa popular até R$ 130 mil

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) concorda com as medidas adotadas pelo Conselho Curador do FGTS, no qual temos assento. Mas o ideal pelo qual continuaremos a lutar é que se elimine toda e qualquer tarifa para as casas populares, com valores até R$ 130 mil. O dinheiro do FGTS trata-se de uma reserva que os trabalhadores levam anos para acumular, com os menores juros do mercado, e na hora do financiamento da casa própria ainda têm que pagar tarifa. Qualquer tarifa neste caso é custosa e substitui outros investimentos inadiáveis. Desde a mudança para a nova casa, como a instalação de um chuveiro. O dinheiro para os mais pobres é algo real, custoso de ganhar e que não pode ser transformado em tarifas para se verificar este ou aquele documento. Vamos desburocratizar o país e acabar com estas tarifas para a liberação do FGTS para as casas com valor até R$ 130 mil reais.

COMEÇA AMANHÃ Seminário de Direito Eletrônico 2010

Entre os dias 25 e 26 de março, o Instituto dos Magistrados do Distrito Federal vai realizar um curso onde abordará as questões mais urgentes e atuais sobre o Direito Eletrônico. Com palestras de profissionais de renome como o advogado e sócio do Opice Blum Advogados Associados Rony Vainzof, os participantes poderão obter conhecimentos sobre diversas matérias do Direito Digital como a responsabilidade civil na informática e os crimes eletrônicos. O evento será realizado na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), das 8h30 às 19 horas.

Mais informações no:

Professores merecem respeito, afirma Acir Gurgacz

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu em plenário, nesta terça-feira (23/03), para que professores e governo do Estado de Rondônia se reúnam e negociem o quanto antes o fim da greve dos profissionais de educação, que já dura 13 dias. “Quem mais sai prejudicado com a greve são estudantes e suas famílias”, afirmou o senador.

Acir declarou que “é preciso que se instale definitivamente a PAZ entre o governo de Rondônia e o setor de educação”. Para o parlamentar, os professores precisam de uma remuneração condizente com a importância de sua função, assim como políticas de cargos e salários que façam justiça à sua dedicação e que permitam a constante evolução da qualificação profissional.

“Reitero aqui a minha preocupação e meu pedido ao governo de Rondônia e aos professores do meu Estado para que cheguem a um consenso nas negociações salariais, mais que justas. E que também semeiem, neste acordo, a semente de um relacionamento melhor, sempre em busca de soluções e de harmonia, daqui para frente”, explicou.

Durante seu pronunciamento, o senador afirmou que os profissionais de educação de Rondônia reivindicam reajuste salarial para compensar a perda salarial acumulada ao longo dos últimos oito anos, que segundo a categoria está em torno de 24,74%.

Modelo educacional
Durante seu pronunciamento, o senador propôs que o governo crie também um projeto educacional que seja modelo para as entidades educacionais públicas e privadas do Estado, e até mesmo para o país, com foco no desenvolvimento social e econômico. A base para esse novo modelo, segundo o senador, deve ser buscado junto aos profissionais de educação. “Precisamos criar meios de ouvir os profissionais de educação. Eles trabalham 365 dias por ano com as dificuldades, com as buscas por soluções em situações adversas”, afirmou Acir.

Assessoria de Imprensa do mandato do senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

Contatos: (61) 8132 4217 ou (61) 3303 2148 – Ricardo Borges

www.acirgurgacz.com.br

Anísio Teixeira e senadores recebem homenagem na CE

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado viveu dois momentos especiais esta manhã. A primeira parte da sessão, presidida pela senadora Fátima Cleide (PT/RO), foi uma homenagem ao educador Anísio Teixeira. A expositora foi a professora e mestre em educação tecnológica Zuleide Araújo Teixeira, que fez reflexões sobre o pensamento do educador.

A segunda parte foi dedicada à exposição das fotografias dos ex-presidentes do colegiado, os senadores Gérson Camata e Wellington Salgado. Camata, representante do Espírito Santo, presidiu a CE no período de 9 de maio de 2005 a 4 de maio do ano seguinte. Já o seu colega de Minas Gerais exerceu o mandato entre 11 de julho a 20 de dezembro de 2006.

O educador Anísio Spínola Teixeira, que foi homenageado na primeira parte, é carioca de Caetité, onde nasceu em 1900 e morreu em 1971. Formou-se em direito na URJ, foi jurista, intelectual, educador e escritor. Foi o personagem central na história da educação no Brasil, especialmente entre as décadas de 30 a 60.

De acordo com o depoimento da professora Zuleide Teixeira, em certa oportunidade Anísio Teixeira afirmou: "A experiência democrática só estará concretizada quando, além do sistema de educação, se tiverem organizado o sistema de pesquisa e o sistema de difusão do conhecimento".

Na parte da aposição das fotografias dos senadores na galeria da Comissão de Educação, o senador Wellington Salgado fez um relato da sua participação como presidente do colegiado, prestou um tributo à sua mãe, falou da falta de apoio ao ensino básico, das diferenças existentes entre os ensinos privado e público, destacou a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte, assim como o da Legislação do Cinema Nacional.

Além da presidente da CE, Fátima Cleide, estiveram na sessão os senadores Eduardo Azeredo (MG), Roberto Cavalcanti (PB), Heráclito Fortes (PI), Valdir Raupp (RO), Eduardo Suplicy (SP), Neuto de Conto (SC), Inácio Arruda (CE), Romeu Tuma (SP), Flexa Ribeiro (PA), Cristovam Buarque (DF), Adelmir Santana (DF), Marisa Serrano (MS), Flávio Arns (PR) e Augusto Botelho (RR).

Todos fizeram questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo senador Wellington Salgado na Casa durante os mais de quatro anos que exerceu o mandato por Minas Gerais, na condição de suplente de Hélio Costa, que volta a ocupar o cargo nos primeiros dias de abril. O parlamentar agradeceu as palavras elogiosas, na presença dos seus familiares e colaboradores.

A senadora Fátima Cleide igualmente ressaltou o papel desempenhado por Wellington Salgado à frente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Segundo ela, o parlamentar, ao longo da sua trajetória, honrou o bom nome da política do seu estado no Senado Federal, se transformando em um defensor intransigente do aprimoramento da educação no País.

Assessoria de Imprensa da Comissão de Educação

Suspeito de Tráfico é preso pela PM em Jaru

Policiais Militares lotados na 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru, prenderam na tarde da última segunda-feira (22), por volta das 16horas, na Br 364, no Pátio do Posto de Gasolina São Jorge, Setor 08, em Jaru, Valdir Cezar da Silva, (31) anos, acusado pelo crime de comércio de substância entorpecente.

Conforme consta no Boletim de Ocorrência Policial, a Central de Operações da Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima informando que próximo ao posto de gasolina São Jorge, encontrava-se um elemento “gordo” comercializando substância entorpecente. Ele usava um local próximo ao posto e deixava a droga escondida dentro de um matagal.

De imediato foi enviada ao local a guarnição comandada pela PM Ferracine, auxiliado pelos policiais militares Andrade e Alessandro, que encontraram dois elementos, onde um se desfez de duas porções de substância entorpecente e o outro tentou empreender fuga, sendo necessário o uso da força para conte-lo.

Ao ser realizada uma revista no mesmo, foi encontrada a quantia de R$ 50,00 reais em dinheiro, em cédulas de dez reais e um aparelho celular. Logo após foi realizada uma varredura nas proximidades, sendo encontrado no interior de um matagal um pequeno saco plástico contendo 10 pedras de crack e certa quantidade da substância já esfarelada.

Diante do fato o infrator recebeu voz de prisão e após ser submetido a exame de corpo de delito, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde responderá pelo crime de comércio de substância entorpecente. Fonte PM Jaru.

**

AIPMRO – Lenilson Guedes.’.

PR de Rondônia tem carta branca para conduzir processo eleitoral de 2010

O presidente do Partido da República (PR) de Rondônia, prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, acompanhado de alguns prefeitos do partido, estiveram reunidos com o Presidente Nacional da sigla, o Ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes e o deputado Federal Valdemar da Costa Neto, de São Paulo, para tratar das eleições de 2010. Na reunião, eles receberam a garantia de que o diretório estadual do PR conduzirá o processo eleitoral sem interferência da Presidência Nacional.

Na oportunidade, os partidários discutiram alguns assuntos de interesse do partido em nível nacional. Dentre eles, destaca Laerte, o apoio à pré-candidata Dilma Rousseff a presidente da República, conforme orientação nacional. O presidente regional do PR disse ainda que, no Estado, o partido terá total liberdade para fazer as coligações que achar importante.

Segundo relatou Laerte, o projeto do partido é eleger um deputado federal e três estaduais. Sobre coligações para a majoritária, ele informou que o PR tem caminhado junto com a pré-candidatura do ex-senador Expedito Junior (PSDB) ao governo do Estado de Rondônia.

Convite
Ainda em Brasília, os prefeitos também se reuniram com o diretor nacional de planejamento do DNIT, o ex-deputado federal, Miguel de Souza. Na audiência, fizeram o convite para que ele seja candidato a deputado federal com o apoio do PR. Laerte estendeu o convite a Miguel, para que, juntos, visitem, a partir do mês de abril, todos os diretórios municipais do partido, nos 52 municípios rondonienses. O objetivo é a organização de um grande encontro de correligionários do PR no mesmo mês.

Governo do Estado emite nota em relação a possível arbitrariedade de policiais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA
POLICIA MILITAR DO ESTADO DE RONDONIA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PMRO – CECOMS

NOTA A IMPRENSA

A Polícia Militar do Estado de Rondônia vem a público informar que em relação aos fatos ocorridos no jogo entre Genus e Moto Clube, na noite do último sábado, no Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, pelo campeonato de futebol profissional de Rondônia, envolvendo policiais desta Corporação, tão logo recebeu os relatórios de policiamento, na segunda-feira, 22, determinou a instauração de procedimento apuratório pela Corregedoria Geral da Instituição.

Porto Velho, 23 de março de 2010

André Luiz Glanert, major PM
Chefe do CECOMS

Governador Ivo Cassol atende comissão independente de professores e concede reivindicações

O governador Ivo Cassol, atendendo pedido da secretária de Estado da Educação, Marli Cahulla, recebeu na noite desta segunda-feira (22), na Residência Oficial, uma comissão independente de professores que representava a categoria, para negociar o fim da greve.

O governador Ivo Cassol, que concedeu reajuste salarial de 4,5% a todos os servidores de carreira do estado a partir do dia 1º de abril, havia retirado da Assembléia Legislativa o projeto de gratificação que vai de R$ 100,00 a R$ 200,00 conforme carga horária para professores em sala de aula.
A secretária, Marli Cahulla disse que apenas 25% da categoria estão em greve e não seria justo com os 75% dos professores que estão trabalhando normalmente serem penalizados também, por isso pediu ao governador que recebesse a comissão independente de sindicato e cores partidárias para conversar sobre o fim da paralisação.

Durante a reunião, o governador Ivo Cassol foi enfático em dizer que o Sintero não defende a categoria e sim cores partidárias, tenta culpar a sua administração para desviar o erro que cometeram os responsáveis pela PEC da transposição e falou do reajuste. “Eu administro com responsabilidade e só posso conceder reajuste salarial para os servidores dentro das possibilidades financeiras do estado”, justificou o governador Cassol.
Ivo Cassol explicou aos professores a real situação financeira do estado e disse que o Sintero havia pedido a incorporação de 33% ao salário o que foi feito e um reajuste de 4% para a categoria, documentos comprovam isso. “Se fosse viável vocês acham que eu não gostaria de ter dado um aumento maior para todos os servidores? Claro que sim, mas infelizmente só posso trabalhar com dados reais, se a PEC da transposição tivesse realmente saído do papel a história seria outra”, disse o governador.
Investimentos
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), só na área da educação, houve ganhos de 59%. Em 2003, eram 15.087 servidores na educação, que ganhavam em média R$ 906,82. Hoje, são 20.049 funcionários que recebem um salário médio de R$ 1.446,47. O total dos vencimentos chega a mais de 28 milhões de reais, com um aumento real de 10,47%. Ainda se tem a incorporação da Gratificação de Atividade Específica (GAE), que aumentou em 33% o vencimento básico dos servidores da educação e da saúde, além do cumprimento do Plano Bresser, que chegou a 2.943 servidores do estado. “Ninguém pode negar que ouve investimento na educação e no educador, em 2003 eram pouco mais de mil e duzentos professores com pós-graduação, hoje são mais de seis mil, que representa uma gratificação de 20% sobre o salário. Através do Proacap professores leigos conseguiram se capacitar e também tiveram seus rendimentos melhorados, o estado contratou os demitidos e novos profissionais para atender a demanda crescente na área da educação em todo o estado.
Diante das explicações do governador Ivo Cassol, os professores ficaram surpresos, pois afirmaram desconhecer esses dados. O professor Alziro Zarur Machado que está há 25 anos na educação lamentou que o sindicato que deveria defender a classe usa a estrutura do Sintero e seus afiliados para fazer politicagem e disse que estão criando um sindicato estadual para os professores. A mesma indignação teve o professor José do Nazareno, da Escola João Bento, que esta há 33 anos na educação e tantos outros que manifestaram suas opiniões a respeito de um movimento de greve, em que o alvo não são os servidores e sim interesses politiqueiros.
Reivindicações atendidas
Diante das argumentações da comissão e em respeito aos professores que estão trabalhando normalmente o governador Ivo Cassol vai manter a gratificação aos professores em sala de aula, retroativo ao mês de março. Para os professores que estão em greve o benefício passa a valer somente a partir de abril. Outra concessão foi a de incluir na gratificação os servidores que trabalham na supervisão e orientação escolar, pois são profissionais que dão suporte ao professor em sala de aula. Na manhã desta terça-feira (23), uma comissão deve se reunir com a secretária Marli Cahulla para definir uma forma legal para atender também esses profissionais com a gratificação, que é uma forma de incentivar o professor a ir para a sala de aula.

O deputado e líder do governo na Assembléia Legislativa, Tiziu Jidalias, também presente na reunião, sugeriu a criação de um fundo para os professores em sala de aula, que seria rateado no final de cada ano, uma espécie de 14º salário. As normas ainda serão definidas em conjunto com os próprios servidores.

Ao final da reunião o governador brincou com os professores dizendo que eles haviam conseguido uma coisa inédita, que é fazer com ele voltasse atrás em uma decisão e afirmou que fez isso em respeito aos valorosos professores que hoje compõe o quadro da rede estadual de ensino.
O governador Ivo Cassol disse aos professores que já está acordado com o vice-governador João Cahulla que assume a administração do estado no início do mês de abril, que toda a economia que tiver com a transposição será revertido em melhorias salariais para os servidores do estado.

Começa hoje na Uniron-Shopping o curso do Comunique-se “Planejar e Executar: Gestão para Profissionais de Comunicação”

O Comunique-se, primeiro portal brasileiro totalmente voltado para profissionais de comunicação, inicia hoje em Porto Velho um dos cursos mais bem avaliados e procurados da Escola de Comunicação da entidade, “Planejar e Executar – Gestão para Profissionais de Comunicação. O evento segue até o dia 25 de março, das 19h às 22h, na Uniron do Porto Velho Shopping.

O idealizador e diretor da Escola de Comunicação do portal, jornalista Cássio Politi vem de São Paulo para ministrar este curso. Politi é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e com MBA em Marketing pela ESPM, ambas de São Paulo, já atuou em respeitados veículos de comunicação, tais como Zip.Net, UOL, Bandeirantes FM, Transamérica e Revista Imprensa.

Já participaram desta capacitação mais de 500 alunos em 13 cidades brasileiras, passando por São Paulo (8 edições), Rio de Janeiro (3), Belo Horizonte (2), Brasília (2), Salvador (2), Curitiba (1), Florianópolis (1), Fortaleza (1), João Pessoa (1), Juiz de Fora (1), Porto Alegre (1), Recife (1) e Vitória (1), além de 2 edições via internet.

O curso é uma oportunidade para jornalistas e demais profissionais em Rondônia que pretendem se atualizar nas técnicas de gestão e marketing na área da comunicação. Planejamento e execução é o foco desta capacitação que mostra os caminhos para que os profissionais da área possam vencer as dificuldades que normalmente têm para atuar como gestores.

Com uma metodologia inovadora, a capacitação ganha caráter de treinamento, onde o aluno aprende a utilizar técnicas que tratam do planejamento e execução de um plano de ação, aplicando em sala de aula todas as ferramentas de marketing e gestão apresentadas.

O conteúdo programático é composto pelos seguintes tópicos: Conceitos de Marketing; “Diagnóstico”: identificação das causas dos problemas; Pesquisa de Marketing; Definição de indicadores; Elaboração do plano de ação; Gestão: execução do plano e mensuração de resultados; e Execução do plano – papel do líder.

Inscrições ainda pode ser feitas no hotsite da Escola de Comunicação, pelo www.escoladecomunicacao.com.br. Descontos especiais: 30% para alunos da Uniron e 20% para demais inscritos.

Maiores esclarecimentos podem ser obtidos com o jornalista Luiz Alexandre, parceiro local do Comunique-se, por meio dos seguintes contatos: (69) 9235-5440 – E-mail: luiz_alexandre_@hotmail.com – Twitter: www.twitter.com/luiz__alexandre.

Fonte: Assessoria

O PHS E AS ELEIÇÕES 2010

Ninguém fala pelo PHS e nem em nome do Partido Humanista da Solidariedade sem estar devidamente autorizado e credenciado pelo partido, na forma do Estatuto e da Convenção.

Teremos em 2010 eleições nacionais e estaduais. O PHS vai realizar Plebiscito em todos os municípios para que cada uma Unidade da Federação tenha legalmente a decisão sobre o seu posicionamento: vai ter ou não candidato próprio a Governador? vai se coligar e com que partidos? e nas eleições para Deputado Federal e para Deputado Estadual, terá chapa própria ou fará coligação e com que partidos?

Ora, o PHS não faz parte de nenhum bloco partidário e ainda não decidiu como será a sua participação no próximo pleito. Isto somente ocorrerá em 27 de março em todos os municípios deste país, com o Plebiscito interno.

Como pode determinado filiado, dirigente, mandatário, ex-candidato, por exemplo, declarar apoio a determinado político ou grupo político, intempestivamente e precipitadamente? E pior, ameaçar filiados com retaliação a quem não seguir a sua orientação política?

Este partido é novo e está agora crescendo. Já temos 03 Deputados Federais no Brasil (MG, RJ e BA). Na Paraíba, o PHS existe como Comissão Executiva Regional (Diretório Estadual) há apenas 05 anos e tem dois Prefeitos, um Vice-Prefeito e 11 Vereadores. Mas procura manter credibilidade, respeitabilidade e dar confiança e segurança a seus filiados e dirigentes.

Não podemos ficar calados quando leio em determinados portais e blogs que alguns (poucos) andam colocando o carro à frente dos bois. Calma com o andor!!! Aqui no PHS não funciona assim.

Temos um Estatuto um pouco diferente, talvez o que prima mais pela democracia, pela subsidiariedade e pela autonomia interna. Aqui fazemos questão que as Municipais deixem de ser Provisória e passem logo a eleger a sua Executiva (Diretório).

Só queremos que filiados, dirigentes e mandatários cumpram o Estatuto e o Programa do partido. Aqui não temos intervenção apenas para mudar a orientação partidária. Isso só ocorre quando se constato e prova uma desobediência clara e explícita ao Estatuto e às Diretrizes partidárias.

Portanto, amigos e companheiros. Vamos às eleições com dignidade e com respeito ao povo e ao partido. O Brasil e a Paraíba precisam conhecer melhor o nosso partido.

Júlio Cezar Viana

Presidente do PHS

Comissão Executiva do Estado da Paraíba

Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro divulgou edital para contratação de 50 vagas de Defensor Público. O candidato deve ser bacharel em direito e ter prática profissional comprovada para participação no concurso.

O concurso terá provas objetiva, escrita, oral e avaliação dos títulos, as questões das provas do concurso serão formuladas com base nas matérias de direito, tais como direito civil, direito processual, direito empresarial, previdenciário entre outras.

Remuneração inicial de R$ 18.000,00

Agressão de PMs a jogadores em Rondônia repercute nacionalmente

O ex-jogador Júnior, do Flamengo, atualmente comentarista do Globo Esporte, da Rede Globo, criticou a atuação da Polícia Militar de Rondônia no episódio em que jogadores do Gênus foram atacados por policiais com spray de pimenta durante o jogo contra o Moto Clube neste domingo no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho.

“Foi lamentável e desnecessário”, disse Júnior, referindo-se à ação da PM contra os jogadores do Gênus.
O apresentador do Globo Esporte, que também criticou a atitude dos PMs rondonienses, disse que a polícia jogou “uma mangueira de pimenta” nos jogadores.

ENTENDA O CASO
Uma agressão covarde e injustificável foi registrada neste domingo, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, contra os jogadores do Genus. Policiais militares jogaram spray de pimenta nos olhos doa atletas após a expulsão de Robson, do Genus. As imagens da TV Rondônia não deixam dúvida: os atletas não deram motivação para a agressão dos PMS, que demonstraram total despreparo para lidar com a situação e partiram para a agressão pura e simples, o que revoltou a torcida.

A PM não economizou o spray, que foi esguichado fartamente contra os atletas.
No jogo, o Moto Clube derrotou o Genus por 3 a zero, com gols de Alex Carioca e Marcos Canhoto.
As vítimas dos PMS foram os jogadores do Genus, mas até o técnico do time adversário reconheceu que a agressão foi despropositada. Em campo, os PMS deram um “show” a parte, exibindo armas de grosso calibre contra a torcida - que estava do outro lado do alambrado e não oferecia nenhum risco de invasão.

Caminhada em Candeias do Jamari celebra o Dia Mundial da Água

Cerca de 200 estudantes da escolas publicas de Candeias do Jamari participaram na manhã desta segunda feira,22, da “II Caminhada Defenda a Vida cuide da Água”. O evento faz parte da programação da Semana Mundial da Água no município.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade em torno do tema, a Prefeitura de Candeias, juntamente com o Batalhão Ambiental da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Militar organizaram a manifestação, que além de estudantes do ensino fundamental, reuniu também representantes de organizações não-governamentais como o Lions Club.

O prefeito Dinho Sousa destacou a importância da participação de toda a comunidade na manifestação que busca a conscientização dos moradores locais. “Sabemos que a água é o bem mais precioso que temos, sem ela não existe vida. Tememos que o uso irracional e a poluição dos rios possam resultar em momentos difíceis no futuro. `Por isso é importante sensibilizarmos a nossa população agora, para uso racional desse bem que pertence a toda humanidade. E caminhadas como essa, visam acima de tudo, sensibilizar os estudantes, assim como toda a sociedade candeiense”, enfatizou o prefeito.

O comandante da Batalhão Ambiental da PM, coronel Vilson Machado, falou da importância de atividades educativas como a realizada em Candeias“, Estamos estimulando estudantes e professores a refletirem ainda mais, e conjuntamente, a respeito da necessidade de um consumo consciente da água”, reforçou o comandante.

Reflexão
O deputado federal Lindomar Garçom (PV) também presente ao evento, ressaltou que o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992. E a cada ano, a data é destinada à discussão de diversos temas relacionadas a este importante bem natural. "Trata-se de um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas", frisou o parlamentar.

Vale lembrar que apenas 0,008% de toda a água do planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Também em 22 de março de 1992, a ONU divulgou a "Declaração Universal dos Direitos da Água, como forma de assegurar a preservação desse patrimônio da humanidade.

Em execução fiscal, prescrição se dá em cinco anos após citação da empresa, inclusive para sócios

Decorridos mais de cinco anos após a citação da empresa, dá-se a prescrição intercorrente, inclusive para os sócios. A observação foi feita pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao negar pedido de reconsideração da Fazenda do Estado de São Paulo em processo de execução fiscal contra uma empresa de escapamentos.

No agravo de instrumento, a Fazenda alegou que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) não poderia ter entrado no exame do mérito do recurso especial, pois deveria se limitar à análise dos requisitos formais de admissibilidade. Pediu, então, que o agravo fosse provido para que o STJ examinasse as razões do recurso.

Em decisão monocrática, a ministra Eliana Calmon conheceu do agravo de instrumento para negar seguimento ao recurso especial. “O redirecionamento da execução contra o sócio deve dar-se no prazo de cinco anos da citação da pessoa jurídica, sendo inaplicável o disposto no artigo 40 da Lei n.º 6.830/80, que, além de referir-se ao devedor, e não ao responsável tributário, deve harmonizar-se com as hipóteses previstas no art. 174 do CTN, de modo a não tornar imprescritível a dívida fiscal”, considerou.

No agravo regimental (pedido de reconsideração dirigido ao colegiado), a Fazenda argumentou que o redirecionamento da execução ao sócio da empresa executada somente foi possível após o reconhecimento do seu encerramento irregular, sendo esse o momento da actio nata (nascimento da ação), relativamente ao redirecionamento da execução ao sócio responsável.

A Segunda Turma negou provimento ao regimental, corroborando a decisão da ministra Eliana Calmon. Após examinar, a relatora observou que a tese recursal da agravante de que se aplica ao redirecionamento da execução fiscal o prazo prescricional de cinco anos para a citação dos sócios, a começar da constatação do encerramento irregular da pessoa jurídica, não foi apreciada pelo tribunal de origem.

Segundo lembrou a ministra, não obstante a citação válida da pessoa jurídica interromper a prescrição em relação aos responsáveis solidários, no caso de redirecionamento da execução fiscal, há prescrição intercorrente se decorridos mais de cinco anos entre a citação da empresa e a citação pessoal dos sócios, de modo a não tornar imprescritível a dívida fiscal. “Mantém-se, portanto, as conclusões da decisão agravada, no sentido de que, decorridos mais de cinco anos após a citação da empresa, dá-se a prescrição intercorrente, inclusive para sócios”, reiterou Eliana Calmon.

PSDB e PSC multiplicam filiações em Cacoal

As maiores lideranças políticas rondonienses participaram neste sábado, 20, do Dia de Filiações do PSDB e PSC, realizado na sede da Cemaderon em Cacoal, que congrega os pastores da Igreja Assembleia de Deus. Até mesmo o presidente municipal do PP, vereador Val, participou do evento, que reuniu o presidente da Cemaderon, Nelson Luchtenberg, o ex-deputado estadual e pastor Sadraque Muniz, o presidente regional do PSDB, Hamilton Casara, vereadores, prefeitos e populares, que prestigiaram o pré-candidato ao Governo do Estado, Expedito Júnior, e o pré-candidato ao Senado pelo PSC, Aguinaldo Muniz.

Nomes ainda como o do empresário Cesar Cassol, pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, dos prefeitos Silas Borges (Nova Brasilândia), o presidente da Câmara de Vereadores de Cacoal, Luiz Carlos Katatal, do vice-prefeito de Vilhena, Jacier Dias, a vice-prefeita de Pimenta Bueno, Carla Peron, da ex-prefeita de Jaru, Stella Mari, o ex-senador Francisco Sartori, do ex-prefeito de Mirante da Serra, Alvaro Barbosa, do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, além de políticos de todas as regiões de Rondônia, que foram prestigiar o Dia de Filiações do PSDB e PSC.

O presidente regional do PSDB, Hamilton Casara, falou da importância do evento em Cacoal e da participação que o partido tem conseguido em todas as cidades rondonienses. Para Casara, desde o início dos trabalhos dele e de Expedito Júnior na organização do partido essa participação só tem aumentado.

De acordo com Kloss, presidente dos tucanos em Cacoal, o PSDB municipal está em consonância com o diretório estadual. O presidente Casara desenvolveu um trabalho dinâmico, dando autonomia para os diretórios municipais, fazendo com que os princípios da social democracia fossem cada vez mais difundida, implantando o sentimento de grupo e de família que tanto defende o Presidente do Diretório Nacional do PSDB, Senador Sérgio Guerra (PE).

Na continuação dos discursos, o empresário Cesar Cassol falou do momento atual de Rondônia, em razão da greve dos servidores da Educação. Ele falou que todos os governos enfrentaram dificuldades com a folha de pagamento do Estado, mas sugeriu que os recursos que serão economizados com a transposição dos servidores do ex-Território seja revertidos em ganhos ao funcionalismo rondoniense. Para Cesar Cassol, o governo federal só tem entendimento quando é para prejudicar Rondônia, como a dívida do Beron, que já teve sua cobrança suspensa no Senado com o trabalho feito por Expedito Júnior, mas continua sendo descontado do Estado por liminar ao governo federal.

O prefeito Silas Borges, do PSB, falou que os demais prefeitos da 429, como o prefeito de alvorada do Oeste, Laerte Gomes (PR) e de São Francisco, Jairo Borges (PR), não puderam participar do evento em razão de compromissos que já estavam marcados.

Expedito Júnior anunciou ainda na reunião de Cacoal da formação do bloco feminino da sigla na Capital do Café, que considera fundamental para o fortalecimento do partido e também de toda a política brasileira. Expedito Júnior anunciou ainda que no próximo fim de semana serão realizados dias de filiação em Pimenta Bueno e Jaru e que toda a população de Rondônia está convidada a participar destes eventos.

Glaucione é inocentada pelo Tribunal de Justiça

Em decisão proferida pelo juiz Francisco de Vasconcellos, o Tribunal de Justiça de Rondônia inocentou a ex-secretária de Saúde do Município de Cacoal, Glaucione Rodrigues, da acusação de superfaturamento de preços na compra de oxigênio para o Município em 2006. A denúncia foi um dos motivos que fez com que Glaucione perdesse a última eleição à Prefeitura de Cacoal, já que os quatro cantos da cidade foram panfletados com as mais absurdas acusações, confundindo o eleitor. Hoje, ela faz parte do seleto grupo de pré-candidatos ficha-limpa à Assembléia Legislativa em sua cidade.

O relator fez diversos apontamentos que demonstram que Glaucione não cometeu o ato de improbidade administrativa e nunca fez parte de nenhum esquema de corrupção, no que se refere ao tempo em que foi secretária de Saúde. Ela diz que desde o início estava tranqüila e com a consciência limpa, acreditando que a justiça humana seria feita segundo a Justiça Divina.

“Eu sempre soube que terminaria desta forma. Passei por momentos de profunda tristeza, por ver meu nome na lama durante uma eleição e quase dois anos depois, sendo duramente criticada sem poder fazer nada. Esta decisão me dá mais forças para lutar pelos meus ideais e objetivos, que são muitos. Sei que muitos que me acusaram foram influenciados por pessoas que queriam destruir a minha vida e a minha carreira política, mas a justiça foi feita”, desabafou Glaucione.

Visita do ministro Lobão foi positiva, avalia Marinha Raupp

Construção das usinas do Madeira marca o atual ciclo da economia rondoniense. A afirmação foi da deputada Marinha Raupp (PMDB) que juntamente com o senador Valdir Raupp (PMDB) acompanhou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na vista ao canteiro de obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, duas das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC. Também integrou a comitiva o secretário de Energia Elétrica do MME, Josias Matos de Araújo, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, e os representantes dos consórcios Santo Antônio e Jirau.

Em contato com a imprensa, o ministro Edson Lobão destacou o importante trabalho que o senador Valdir Raupp teve na consolidação do projeto de construção das Usinas do Madeira. O ministro lembrou que o primeiro estudo de viabilidade para a implantação das usinas foi realizado pelo então governador Valdir Raupp, a quem ele parabenizou pela visão empreendedora e capacidade de identificar oportunidades de geração de novas riquezas para o Brasil.
De acordo com a deputada Marinha Raupp (PMDB), o ministro constatou a grandiosidade das obras das hidrelétricas e considerou avançado o estágio da execução do projeto. “Pela grande relevância para o Brasil, este investimento está recebendo prioridade do governo federal em todas as áreas”, lembrou a parlamentar, ao destacar a necessidade do Brasil aumentar sua capacidade de produção de energia para atender a atual demanda de crescimento.

A parlamentar rondoniense lembrou que a primeira grande contribuição que as obras das hidrelétricas trouxeram para o estado, foi a geração de milhares de empregos diretos e outros tantos indiretos. Marinha Raupp lembrou que os investimentos da iniciativa privada no estado acompanharam o mesmo ritmo de crescimento e impulsionou a economia a patamares antes nunca visto. “Receber a visita do ministro Edson Lobão, que veio ao estado a convite do senador Valdir Raupp foi uma forma de reconhecimento público do trabalho do senador Raupp em defesa das obras das hidrelétricas”.

Santo Antônio

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio será a sexta maior do Brasil em potência instalada (atrás apenas de Itaipu, Tucuruí, Ilha Solteira, Jirau e Xingó), e a terceira em energia assegurada. A energia elétrica produzida anualmente equivale a 4,3% do total gerado no país em 2007. Sua geração será suficiente para suprir a necessidade de 44 milhões de brasileiros (considerando o consumo médio no país), o que equivale a quatro vezes a população da cidade de São Paulo. As 44 turbinas bulbo da usina hidrelétrica são consideradas as maiores do mundo com essa tecnologia. A quantidade de ferro usada na construção da usina (138 mil toneladas) daria para construir 18 torres Eiffel. A construção de Santo Antônio irá consumir cimento suficiente para erguer 37 estádios do Maracanã.

Jirau

A UHE Jirau terá capacidade instalada de 3.450 Megawatts (MW) e energia assegurada superior a 2.000 MW médios, suficientes para abastecer mais de 10 milhões de casas. O projeto da Usina de Jirau está disposto para o local denominado Ilha do Padre.

Para a construção da usina serão investidos R$ 10 bilhões em 60 meses de trabalho, gerando mais de 12 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. O contrato de concessão, com duração prevista de 35 anos, vai fornecer energia barata (R$ 71,37 por MWh), suficiente para assegurar o crescimento industrial, o desenvolvimento regional e nacional e atender a demanda do mercado pelos próximos anos. O prazo, contado desde a assinatura do contrato de concessão até a implantação final do empreendimento, é de 90 meses, ou seja, 7,5 anos.

A expectativa é antecipar a geração de energia para o primeiro semestre de 2012, o que trará vantagens ambientais, já que a energia hidrelétrica é limpa e barata, em substituição à geração de energia termelétrica.

Assessoria de Comunicação

Ministério de Minas e Energia

Anatel proíbe multa ou tarifa para desbloquear celular

As operadoras de telefonia celular não podem cobrar multa do cliente que solicita o desbloqueio do aparelho mesmo que o pedido ocorra dentro do período de fidelização ou que o aparelho tenha sido fornecido gratuitamente. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, confirmou nesta quinta-feira (18) que o conselho diretor da agência aprovou a proposta que garante o direito ao cliente desbloquear o aparelho a qualquer momento.

Sardenberg ressaltou ainda que as operadoras não podem cobrar qualquer tipo de tarifa ou multa para efetivar o desbloqueio do aparelho, permitindo o uso de chip de diferentes operadoras.

De acordo com a Anatel, o desbloqueio gratuito já era obrigatório, no entanto os consumidores enfrentavam dificuldades para realiza-lo, pois as operadoras cobravam taxas ou exigia o cumprimento do prazo de fidelização.

PAPUDISKINA - Por Daniel Oliveira da Paixão

O Lula que mete medo
Parece que a versão Lulinha paz e amor chegou ao fim agora que o atual presidente não pode mais concorrer à reeleição. Não sei o que deu no presidente que, de uns dias para cá, começou a colecionar uma série de declarações indelicadas e incoerentes. Mesmo alertado sobre graves violações aos direitos humanos em Cuba, ele demonstrou insensibilidade e, além de não interceder em favor de um dos presos políticos (em greve de fome), fez declarações infelizes ao dizer que todos os encarcerados naquele país são apenas presos comuns. Ora, todos sabemos que existem presos comuns em Cuba, mas também há muitos presos políticos. Há muita gente presa só porque discorda do modus operandus do regime comunista cubano. O presidente Lula, com essas declarações, contraria e mancha a sua própria história. Logo ele que no passado também foi um preso político, fez greve de fome e era um combatente em prol da redemocratização de nossa grande Nação. A principal diferença entre a ditadura cubana e a ditadura brasileira é que aqui tínhamos um regime de direita e em Cuba temos uma ditadura de esquerda. Lula, com um pouco de bom senso, poderia usar o seu prestígio junto ao Governo de Cuba para liberar alguns desses presos políticos. O Brasíl é um dos poucos países do mundo com uma democracia razoavelmente estável que ainda apóia o regime castrista. Então, o nosso presidente tinha todas as condições favoráveis para ganhar ponto junto à comunidade internacional se tivesse, pelo menos tentado, convencer Raul Castro a liberar os presos políticos.

Lula em Israel
O presidente Lula também cometeu uma série de falhas diplomáticas em sua viagem a Israel. Ele irritou os israelenses ao negar-se a visitar o túmulo de Theodor Herzl (fundador do movimento sionista) e ao mesmo tempo aceitou o convite para visitar o túmulo do ex-líder da OLP, Yassar Arafat. Ele deveria ter sido mais diplomático e ter jogo de cintura. Poderia ter agradado a "gregos e troianos", ou melhor, judeus e palestinos, se tivesse visitado ambos os túmulos (o de Arafat e o de Theodor). Mas o que mais me chamou a atenção foi a cara de pau do ministro brasileiro que se queixou de indelicadeza de um ministro do estado israelense que não foi ao Knesset (parlamento) prestigiar a visita de Lula. Ora, Lula vai no país dele, ofende a memória do povo judeu ao desprezar o seu líder, e agora os judeus é que estão sendo indelicados? Os judeus ainda foram muito educados e o receberam no parlamento. Eu sou eleitor do Lula e admiro o seu trabalho em favor das classes menos favorecidas, mas não posso apoiá-lo em relação a essas falhas diplomáticas grotescas. Tudo o que Lula conseguiu de prestígio internacional nesses sete anos de governo poderá virar pó se ele não mudar o seu comportamento nos próximos meses. Ele tem que lembrar ainda que estamos em ano eleitoral e se ele quer mesmo favorecer a candidata do seu partido, Dilma Roussef, precisa ser mais comedido em suas ações.

Cassol não foi cassado
Os opositores de Ivo Cassol vão ter de engolir o atual governador até o fim do ano e ainda vê-lo como fortíssimo candidato ao senado da República. Em minha opinião, o atual governador é um dos candidatos com maiores chances de ser eleito senador neste ano de 2010. Apesar dele ser "duro na queda" e muito polêmico, não podemos negar que ele fez o dever de casa, como costuma dizer. Sobre o julgamento dele no Supremo, há muita gente dizendo por aí que o atual governador só não foi cassado pelo fato de ser um homem muito rico e ainda porque aqui, ao contrário do Maranhão, não temos ninguém da família Sarney à espreita para assumir o poder após a deposição do titular eleito. Eu acho que a população tem todo o direito de pensar assim já que em nosso país rico não vai para a cadeia e quando vai, tem tantos privilégios que os chamados homens livres, acabam tendo a sensação de que eles é que são prisioneiros. Mas que ninguém faça besteiras, pois as celas para onde os presos pobres são encaminhados são verdadeiros portões do inferno.

Apesar de respeitar aqueles que acham que Cassol foi absolvido porque mexeu os pauzinhos, eu acho que não havia elementos suficientes para os ministros do TSE cassá-lo. Desde que o caso foi à justiça eu sempre disse que não havia elementos suficientes para vincular a suposta compra de votos por parte do então candidato Expedito Júnior ao atual governador. Não creio que os ministros foram comprados. Pelo contrário, eles respeitaram a constituição e a legislação. Não se pode condenar a ninguém sem que haja provas suficientemente fortes e convicentes. Os ministros aplicaram o conceito de que, havendo dúvidas, o réu deve ser absolvido. Foi o que fizeram. Não basta alguém imaginar que houve compra de votos. É preciso provas concretas. Como nesse caso ninguém conseguiu provar que houve compra de votos, o TSE fez justiça ao absolver o atual governador das acusações que lhes foram imputadas. Todos nós, eleitores ou não do Cassol, temos de estar do lado do que é justo. O Cassol foi eleito pela população e, gostemos ou não, ele tem de cumprir o seu mandato até o dia 31 de dezembro de 2010.

Almir Surui fala da importância da internet para tribo amazônica

Da BBC Brasil
O líder indígena Almir Suruí, 35, é o criador de uma iniciativa pioneira de utilizar a internet para valorizar a cultura de seu povo e combater o desmatamento ilegal na reserva indígena Sete de Setembro, em Rondônia, onde mora.

"Eu acho que nossa aliança com a internet é muito importante porque facilita e possibilita que a comunicação fortaleça politicamente nosso povo. O meu povo pode estar falando da ameaça da floresta, do desenvolvimento da floresta, da valorização cultural do povo Suruí."

A partir de uma parceria com a gigante Google e ONGs como ACT-Brasil e Associação Kanindé, que virou modelo para povos indígenas ao redor do mundo, os Surui já colocaram à disposição dos usuários um "mapa cultural" que dá informações sobre sua cultura e história.

Após receber treinamento da empresa de San Francisco, os Surui querem agora utilizar telefones capazes de tirar fotos da derrubada ilegal de floresta, determinar exatamente o local através de um sistema de navegação por satélite (GPS) e postar a imagem em tempo real na internet ou enviar para as autoridades competentes.

Almir Surui é chefe do clã Gamebey, responsável por tratar dos assuntos ligados à guerra, à diplomacia e ao meio-ambiente. Ao 'trocar o arco-e-flecha pelo laptop', como ele mesmo anuncia, revolucionou os três campos de uma só vez.

Riozinho embaixo de agua

Veja em http://riozinho.tk/ ou clique AQUI

TSE absolve governador de Rondônia, Ivo Cassol

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu nesta terça-feira, por quatro votos a dois, o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP) da acusação de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Cassol e seu vice, João Aparecido Cahulla, foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral de envolvimento em operação de compra de votos de funcionários da empresa de vigilância Rocha. O mesmo esquema permitiu a cassação do senador Expedito Junior , cujo irmão é dono da empresa Rocha.

Apesar de o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ter destacado que havia provas contundentes da compra de votos e que a ligação entre Cassol e Expedito Junior é "pública e notória", o relator do processo, ministro Arnaldo Versiani, votou contra a cassação do mandato de Cassol. Para ele, o conjunto de elementos apresentados contra Cassol não permitiram concluir que houve participação dele ou de seu vice, direta ou indireta ou mesmo conhecimento do esquema de compra de votos.

As provas apresentadas são suficientes
O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, votou em seguida favorável à cassação, alegando que houve contaminação do processo eleitoral, mas foi seguido apenas pela ministra Carmem Lúcia.

- As campanhas foram feitas em conjunto, portanto houve contaminação. As provas apresentadas são suficientes - disse a ministra, em referência às campanhas de Ivo Cassol para o governo de Rondônia e de Expedito Júnior para o Senado.

Para caracterizar a compra de votos, exige-se a participação direta ou indireta do candidato
O ministro Ricardo Lewandowski votou a favor da absolvição, e o ministro Félix Fischer, que havia pedido vista do processo em março, também apresentou voto a favor da absolvição, sendo seguido pelo ministro Fernando Gonçalves. O ministro Marcelo Ribeiro declarou-se impedido e não votou.

- Para caracterizar a compra de votos, exige-se a participação direta ou indireta do candidato, seu consentimento ou ciência da prática do delito eleitoral - ponderou Fischer.

NOVA GERAÇÃO DO JUDÔ CACOALENSE ESTÃO PRONTOS PARA SELETIVA ESTADUAL 2010

Professor Nunes sempre preocupado com a base do judô de Cacoal, não desiste de continuar seu brilhante trabalho após inúmeras conquista com uma equipe que hoje chegaram à fase adulta. Mesmo que essa equipe ainda está participando de competições nacionais e internacionais caso de Talita Lenzi que foi classificada no mês de fevereiro para campeonato sul Americano que vai acontecer em Buenos Aires-Argentina nos dias 22 a 26 de junho de 2010. Enquanto isso uma nova turminha do professor Nunes estarão nesse próximo final de semana dia 21 de março de 2010 no ginásio de esportes da escola Coopej em Ji Paraná buscando suas primeiras vagas pra começar representar nosso estado nos campeonatos brasileiros e um projeto de um novo sonho Olímpico pra 2016.

As pequenas grandes feras são: Classe sub13 peso ligeiro -31 kg Enzo Vieira, Gabriel Chagas peso médio -42 kg, Bruna Stefani peso leve -34 kg, Damaris Uchuaia (PROMOL), peso Meio Leve -38 kg, classe sub15 peso ligeiro -40 kg Dhionata Ebert Bolsanello, Gleiciane Schimitd peso meio pesado -64 kg. Classe sub 17 peso super ligeiro -40 kg Tainá Fernanda de Souza. Nas classes posteriores atletas que já Fez parte da seleção de Rondônia e também vão em busca de manter suas hegemonia na seleção Rondoniense, Eric Angellys peso ligeiro -55kg classe sub17. No sub 20 João Antonio rocha peso médio -73 kg, Talita Lenzi (FACIMED) peso leve -57 kg, Dhieisi Ebert (FACIMED) Peso meio médio -63 kg, Géssica Aline Ebert (FACIMED) peso médio -70 kg e Isabel Pereira (FACIMED) peso meio pesado -78 kg.

Todos estados terão juizados especializados em 2011

O Conselho Nacional de Justiça tem uma nova meta. Desta vez, o objetivo é que até 2011 todos os estados do país tenham um Juizado Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher. A expectativa é da conselheira Morgana Richa, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania, responsável pela IV Jornada da Lei Maria da Penha, aberta nesta segunda-feira (15/3), em Brasília.

Apesar de haver 43 Juizados Especiais espalhados pelo Brasil, seis estados não possuem os juizados específicos e o atendimento é feito em Juizados Criminais: Bahia, Paraíba, Piauí, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

"É uma questão de tempo", assegurou a conselheira. Ela apresentou a minuta de um Manual de Rotinas e Estruturação dos Juizados Especiais, que receberá sugestões nos próximos 20 dias. De acordo com Morgana, a padronização de rotinas vai dar mais eficiência e efetividade à aplicação da Lei Maria da Penha. Além disso, facilitará o desenvolvimento de políticas públicas contra a violência da mulher.

Na abertura do evento, a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, atribuiu o pequeno número de Juizados Especiais à falta de recursos. "O Poder Judiciário passa por um problema sério e a instalação de uma vara especializada consome recursos porque precisa de diversos profissionais a exemplo de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais", disse. No entanto, a ministra reconheceu que essa situação só será revertida "com uma política de pressão, e isso as mulheres sabem fazer muito bem". Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Ferrovia Centro-Oeste é discutida em audiência


O prefeito Zé Rover (PP) recebeu, neste sábado (13), no auditório da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (Avec), autoridades políticas, membros do setor produtivo, comunidade e imprensa para a cerimônia de apresentação do Projeto de Integração da Ferrovia Centro-Oeste.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito ressaltou a importância da ferrovia para a região, pois, proporcionará toda a sustentação ao escoamento da produção. Mostrou-se bastante otimista, assim como o senador Valdir Raupp (PMDB), que disse acreditar na obra por fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. “O Brasil tem potencial, e essa região terá grande contribuição com o desenvolvimento”, disse.

As discussões serviram para gerar um leque de opiniões, deixando a população ciente, não só dos benefícios, mas principalmente das dificuldades envolvidas nas diversas etapas que englobam as obras públicas. Exemplo disso foi à observação que o diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, fez ao lembrar que o objetivo do evento é a mobilização, sem criar falsas expectativas.

O encontro esclareceu que a Ferrovia Centro-Oeste é um investimento em longo prazo, prova disto é a previsão de que apenas em 2014 o projeto passe por Lucas do Rio Verde (MT), levando mais dois anos para chegar a Vilhena. Mas, é uma alternativa válida, onde o progresso vai ser conciliado com as questões ambientais e sociais. “Será necessário nos unirmos para passar da fase de projeto para a fase obra, pois, não é mais possível transportar grandes quantidades de carga pelas rodovias”, concluiu o diretor.

Convênio beneficia Regularização Fundiária em Rondônia

Durante o VII Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorreu nesta sexta-feira, 12, na sede do Tribunal de Contas de Rondônia, foi celebrado um convênio entre o Governo de Rondônia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O termo foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o governador do Estado, Ivo Cassol, o secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, e o superintendente nacional de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, José Raimundo Sepeda da Silva.

O Convênio tem como propósito a identificação e cadastro dos ocupantes e suas ocupações em terras públicas da União e o georreferenciamento das parcelas ocupadas. Para tanto, o Plano de Trabalho proposto no convênio irá contar com a participação ativa das instituições envolvidas. Ao MDA caberá conceder recursos financeiros orçados em R$ 17, 1 milhões para a execução dos serviços. Deste valor, R$ 7,3 milhões já foram empenhados. Já a contrapartida do Estado é de R$ 1,7 milhão.

Conforme o secretário estadual de Agricultura, à Seagri caberá executar os serviços, junto com a Emater. Magno informou ainda que a grande meta do Governo de Rondônia é melhorar o planejamento da estrutura fundiária, através destes cadastros e demarcações. Ele ressaltou que “com o título da terra os beneficiários terão acesso às políticas públicas, como o direito à propriedade, ao crédito rural e aos serviços de assistência técnica e extensão rural”, enfatizou Magno.

Cidadão pode ser condenado por ter evitado tragédia envolvendo alunas da Escola Estudo e Trabalho

O jornalista Paulo Ayres, 50 anos (32 anos de profissão), pode “pagar” caro por ter evitado uma tragédia no último mês de agosto de 2009, envolvendo alunas da Escola Estudo e Trabalho, localizada no bairro do Areal em Porto Velho. A diretora do citado estabelecimento de ensino revoltada com o protesto do cidadão, que questionou a omissão de professores, funcionários e da direção, diante da gravidade do problema, resolveu registrar ocorrência no 3º Distrito Policial, que em seguida foi recepcionado pelo Ministério Público Estadual.

Ainda está na fase de procedimentos investigatórios por parte do Ministério Público Estadual, o jornalista Paulo Ayres, que apenas agiu como cidadão, pai e cristão consciente, intercedendo numa briga envolvendo duas alunas, acuadas por um grupo expressivo de estudantes, já foi notificado em mandado de intimação, expedido pela juíza de direito Marialva Henrique Daldegan Bueno, do Segundo Juizado Especial Criminal da Comarca de Porto Velho.

Consta do mandado de intimação: “Finalidade – Comparecer à audiência pública a ser realizada no dia 12 de abril de 2010, às 09h20min, na Sala de Audiências deste Segundo Juizado Especial Criminal. Advertência – O não comparecimento sem motivo justificado acarretará em condução coercitiva e responsabilidade pelas despesas do adiamento, além de responder por crime de desobediência”.

O depoimento do jornalista Paulo Ayres deve acontecer no Segundo Juizado Especial Criminal, localizado à Avenida Amazonas, esquina com a Rua Venezuela, 2375, bairro Novo Porto Velho. Ele está sendo acusado de ter cometido a infração de desacato a funcionário público, conforme previsto no Código Penal e poderá ser condenado a detenção de seis meses a dois anos.
Veterano do jornalismo rondoniense, Paulo Ayres também recentemente esteve envolvido em um outro grave problema enfrentado por estudantes, e através de seus artigos conseguiu tornar público sobre as graves ocorrências que vinham se verificando no âmbito do Curso de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Após a série de artigos, as ameaças e agressões sofridas por um grupo de jovens cessaram.

No dia 19 de agosto após intervir na briga em frente à escola, o jornalista se dirigiu à diretoria onde lamentou a falta de ação, no sentido de pelo menos verificar os alunos envolvidos, ou até mesmo acionar a polícia. Confira a matéria sobre o tumulto verificado na Escola Estudo e Trabalho:

“Selvageria” de alunas da Escola Estudo e Trabalho, diante da omissão professores, diretores e da polícia
Por pouco a briga entre duas estudantes em frente à Escola Estadual Estudo e Trabalho em Porto Velho não teve outros desdobramentos e conseqüências graves. A “selvageria” diante da fúria das alunas aconteceu em frente ao estabelecimento de ensino e menos de cem metros da Central de Polícia. A situação só não se complicou diante da intervenção do professor e jornalista Paulo Ayres, que passava pelo local e que ficou estarrecido com os fatos.

Temendo conseqüências graves, uma vez que já escorria sangue da boca de uma das agressoras, o professor e jornalista Paulo Ayres, estacionou seu carro e foi verificar o que ocorria, diante da presença de dezenas de estudantes. Ao se aproximar do local, deparou-se com duas adolescentes em luta corporal, diante de uma torcida que inflamava as transgressoras.

Ao observar a ausência de um professor ou da direção da escola para intervir no caso, Paulo Ayres resolveu agir, e inclusive acionando a polícia. Conta o professor e jornalista que chega a ser um absurdo uma ocorrência deste tipo a menos de cem metros da Central de Polícia. O mais grave, prosseguiu, “é que com acenos, chamei dois policiais militares que estavam saindo da Central de Polícia, e simplesmente eles fizeram o sinal de dar um tempo, e em seguida, entraram numa viatura indo em outra direção”.

Indignado com a “selvageria” das alunas, o professor e jornalista se dirigiu até a direção da Escola Estudo e Trabalho para protestar contra a omissão dos membros deste estabelecimento de ensino diante dos fatos e ficou surpreso com a presença da diretora em seu confortável gabinete com ar-condicionado e indiferente ao que ocorria.

Paulo Ayres disse que estes fatos são graves, pois o compromisso do professor, do diretor, ou de um funcionário vai além dos muros da escola, e mesmo que não tivesse condições físicas para intervir no caso, deveria acionar imediatamente a polícia, acompanhar o caso, anotar nomes das transgressoras, daqueles que se divertiam fotografando a briga, e também dos alunos que estavam instigando a contenda. “Um educador consciente tomaria providências, faria anotações, acionaria a polícia e no dia seguinte convocaria os envolvidos para esclarecimentos e posteriormente acionar os pais, Conselho Tutelar ou até o Juizado da Infância e da Juventude”, observou.

Segundo Paulo Ayres é lamentável e preocupante, pois enquanto muitos lutam pela valorização do magistério, alguns outros que se rotulam de educadores, simplesmente são omissos. “A direção da Escola Estudo e Trabalho errou ao não adotar nenhuma providência, até mesmo para garantir a integridade de seus alunos e evitar outras conseqüências mais graves”, disse.

Destacou Paulo Ayres não ser esta a primeira vez que intervém neste tipo de ocorrência e citou que no final do ano passado, também salvou uma criança que estava sendo massacrada por alunos da Escola Padrão. “Uma cena chocante observar uma criança sendo alvo de pedras, barro e areia, enquanto outros se divertiam, e mais uma vez se constata a omissão dos professores, diretores e funcionários”, concluiu. O denunciante é presidente da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia; ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas; ex-presidente do Lions Clube de Porto Velho Centro e ex-conselheiro da Ordem Maçônica.

Redator: A. de Almeida – PVH 15/03/2010

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia