O Brasil rumo ao Primeiro Mundo

Depois de enfrentar e domar a crise econômica em 2009 e estar pronto para retomar um ciclo de crescimento vigoroso em 2010, sustentado pelo investimento e pelo consumo doméstico, o Brasil tem se mostrado apto a alçar voos mais ambiciosos. O salto do país para o Primeiro Mundo não é uma miragem distante e pode ser atingido na próxima década, como projeta um estudo de cenários feito pelos economistas Cláudio Porto e Rodrigo Ventura, da consultoria Macroplan. Tudo vai depender do resultado das eleições presidenciais de 2010 e do comportamento da economia mundial no pós-crise.

Para o próximo ano, as apostas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro convergem para taxas entre 5% e 6,5% com o governo mantendo uma estratégia de combate à crise sujeita a adaptações, dependendo dos desdobramentos e duração da recessão mundial. Uma superação mais rápida da recessão, com recuperação dos principais mercados, regulação dos sistemas financeiros dos países desenvolvidos e retomada lenta da economia mundial liderado por um crescimento maior de emergentes como China, Índia e Brasil, impulsionados por seus mercados internos, pode levar o mundo a crescer até 2012 a taxas entre 1,5% a 2%, prevê a Macroplan.

Tal contexto será favorável a ajustes estruturais importantes já em curso na economia brasileira, como investimentos públicos de grande porte em infraestrutura e mobilidade urbana, forte incentivo ao investimento privado por meio de financiamentos e garantias de crédito, redução agressiva dos juros e contenção das despesas públicas de custeio e renovação da agenda ambiental.

O cenário mundial de dupla recessão, de 40% de probabilidade, desenha recuperação não sustentável dos principais mercados com surgimento de "novas bolhas" após uma primeira onda de estímulos monetários e financeiros. O agravamento dos problemas financeiros pode precipitar a economia global em novo declínio e provocar nova onda de falências, com retorno da recessão mundial e desaceleração dos emergentes, e o PIB mundial retomando taxas médias negativas de 0,5% anuais nos próximos dois anos. Nessa conjuntura, a economia brasileira tende a ampliar fortemente a presença do Estado, que se tornaria o principal motor de crescimento econômico do país.

A efetivação de um desses cenários econômicos no Brasil, tais quais são descritos pela Macroplan, vão sofrer influência dos resultados das eleições de novembro e das coalizões políticas delas resultantes, avisam Porto e Ventura. Além das candidaturas de Dilma Rousseff e José Serra, a entrada em cena de Marina Silva e Ciro Gomes indica que a economia brasileira evoluirá entre dois polos - de continuidade das reformas e/ou de ajustes eventuais - com possibilidade reduzida de o país aventurar-se numa trajetória nacional-populista semelhante à de outros países da América do Sul.

No longo prazo, porém, o estudo da Macroplan destaca que a trajetória do Brasil para o Primeiro Mundo vai depender sobretudo da disposição do Estado, da sociedade e do setor privado de enfrentar gargalos internos estruturais que se contrapõem às suas potencialidades (ver arte abaixo) e o impedem de mudar de patamar no contexto do poder global.

A continuidade de sucesso do Brasil no mundo vai depender da capacidade de seus governantes de eliminar tais entraves. Se as mudanças estruturais passarem a integrar uma agenda estratégica nacional, fruto de consenso entre os principais grupos políticos e econômicos e alvo de crescente exigência da sociedade, tornando-se um sólido valor social, está assegurado o "salto para o Primeiro Mundo". Caso contrário, o Brasil, entre 2020 e 2030, continuará um país dual. O pior cenário, porém, de "baleia encalhada", com baixa probabilidade de ocorrer, não é improvável. Nele, a falta das reformas estruturais aborta a trajetória de aceleração do crescimento. O país retoma taxas entre 1% e 3% anuais, com parque produtivo atrasado, baixo grau de inovação e inserção internacional competitiva restritiva por ausência de reformas no sistema educacional.

Que o mau presságio sirva de alerta para o futuro presidente da República! Feliz 2010 para todos!

Vera Saavedra Durão é repórter especial

Primeiro Batalhão da Polícia Militar fará segurança no Reveillon da Paz – Show da virada 2010

O 1° BPM – Batalhão de Polícia Militar com apoio das demais Organizações Policiais Militares da capital, fará o policiamento do evento denominado “Reveillon da paz”, organizado pelo Governo do Estado de Rondônia neste dia 31 de dezembro.

O evento contará com mais de 150 policiais militares distribuídos no local da festa de forma a coibir qualquer ação delituosa, com patrulhas motorizadas fazendo o policiamento nas vias de acesso, com apoio direto da Companhia de Operações Especiais - COE e ainda teremos vários policiais militares a paisana filmando o evento na busca de pessoas que praticam crimes entre os foliões.

O major PM Jobim, Comandante do 1° BPM, através de sua Seção de Planejamento Operacional encerrou os trabalhos nesta data, onde foram esgotados todos os meios na busca de proporcionar uma segurança eficiente para todas as pessoas que participarem do evento.

As pessoas que notarem qualquer fato anormal devem procurar o grupo mais próximo de policiais militares para pedir apoio ou denunciar o fato e assim teremos um evento mais tranqüilo e seguro. O Comandante do 1° BPM, aproveita para desejar a todos os moradores de Porto Velho, Um Feliz e abençoado ano novo.

***

PM RO – Lenilson Guedes.’.

Governador decreta Horário Corrido em todas as repartições públicas em Rondônia, exceto serviços essenciais

Em decreto assinado em 23 de dezembro, o governador do Estado, Ivo Cassol, regulamentou a nova jornada de trabalho dos servidores públicos da Administração Direta e Indireta. A determinação foi feita por meio do decreto 14.828 e fixa o horário de trabalho em seis horas, ou seja, os servidores públicos estaduais passaram a trabalhar das 07:30 a 13:30 horas desde o dia 24 de dezembro. O objetivo da decisão é fazer economia. “É importante que o Estado economize com água, energia elétrica, telefone, combustível, além de possibilitar ao servidor condições para melhor desempenhar suas atividades”, destaca Cassol.

Serviços essenciais à população não sofrem alteração de horário

No mesmo Decreto, no artigo 3º, não sofrem alteração de horário de atendimento os setores que prestam serviços essenciais para a população, como as áreas da saúde e segurança, que trabalham em regime de plantão.

No artigo 4º fica estabelecido que os funcionários que tem contratos de 20 horas semanais devem observar os horários fixados pelos titulares das respectivas áreas.

O documento revoga o Decreto 11.619, de 12 de maio de 2005, que também aborda a questão da regulamentação do expediente do servidor público estadual.

Defensoria Pública atendeu quase 300 mil pessoas em 2009

Em menos de 12 meses, a Defensoria Pública do Estado (DPE) atendeu mais de 260 mil pessoas nas 24 unidades do Estado e nas Comarcas. A marca é comemorada pelo defensor público geral Carlos Alberto Biazi, pois, segundo ele, significa avanço no atendimento jurídico gratuito á população. “Devemos comemorar esses resultados, creditando-o ao governador Ivo Cassol pelo apoio que assegurou à completa autonomia da Defensoria Pública do Estado, conforme preconiza a Constituição Federal”, acentuou.

O atendimento ao público também foi comemorado pelo subdefensor público geral Oliveira Andrade, que falou essa semana, sobre os avanços da Defensoria Pública do Estado (DPE) e fez um breve balanço dos investimentos em estrutura física e na valorização profissional dos servidores e defensores.

Oliveira Andrade chamou de “grande salto” a evolução que a DPE teve ao longo da gestão Antônio Francelino e afirmou que o desenvolvimento deve continuar na atual gestão. Segundo ele, o avanço alcançado pela DPE tem um único objetivo, oferecer um atendimento jurídico gratuito de qualidade à população.

Dentre os pontos destacados pelo subdefensor está a posse, para as Comarcas do interior, dos defensores aprovados no último concurso. Segundo Oliveira Andrade, as contratações continuarão. “Foi aberto processo para novo concurso que deverá contratar 30 novos defensores, 22 para posse imediata e oito para a reserva”.

Além da contratação dos novos defensores, a DPE investiu maciçamente em equipamentos de informática, promovendo melhoria e agilidade nos trabalhos desenvolvidos pelos servidores, sobretudo, nas Comarcas. “Também foram adquiridos 15 veículos, dos quais 12 foram comprados em convênio com o Ministério da Justiça, num investimento de R$ 1,5 milhão”, acentuou Oliveira.

Com mais prédios alugados e cedidos pelo Governo, a Defensoria ampliou suas instalações nas Comarcas, oferecendo mais comodidade aos colaboradores e a população. Na valorização profissional também foi considerada a questão salarial. “A DPE conseguiu melhoria salarial para todos os servidores. Ainda não é o que queríamos oferecer, mas é um avanço”, afirma o subdefensor.

Para acompanhar de perto os trabalhos nas comarcas e unidades, a DPE iniciou trabalho de inspeção, o que, segundo Oliveira Andrade, tem assegurado melhorias no atendimento. “E para melhorar a comunicação entre a sociedade e a DPE, foi aprovado recentemente o cargo de ouvidor geral, de sorte que até março de 2010 será empossado o nosso ouvidor-geral”, acentuou Oliveira Andrade.

Assessoria de Imprensa DPE

SAAE melhora sistema de tratamento e distribuição

A partir de março de 2010, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cacoal estará recebendo uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que foi adquirida pela Prefeitura com o objetivo de melhorar o atendimento de qualidade à população.

A estação vai melhorar o serviço de captação em 40 %. De acordo com o diretor do SAAE, José Pereira das Neves, a estação foi um investimento no valor de 610 mil reais e será instalada em março de 2010. Sendo esta mais uma das ações do município em prol do melhoramento no abastecimento de água.

Pereira informou ainda que o SAAE fez mais um investimento de 65 mil reais na aquisição de uma bomba para captação de água, com a capacidade de 600 metros cúbicos por hora.

A bomba será instalada em janeiro na estação de captação localizada no Rio Machado. O diretor disse que o investimento facilitará a extensão do atendimento, aumentando a capacidade de distribuição em 25% no volume de água.

Reportagem: Ormiza Soares

Homenagem do Le Monde a Lula repercute no Estadão

Gilles Lapouge, o veterano correspondente do Estado de S. Paulo em Paris, comenta no jornal paulista desta sexta-feira (25) a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como 'personalidade do ano 2009' pelo jornnal Le Monde, que considera "o melhor periódico da França". Lapouge conclui, olhando a foto de Lula na capa do Monde, que a Providência desta vez "acertou em cheio", pois "valeu a pena". Veja o artigo.

O jornal Le Monde é o melhor periódico da França. Uma referência internacional. Na véspera do Natal, parte da sua primeira página foi ocupada por uma figura sorridente, simpática, simples - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este ano, com efeito, e pela primeira vez, o Le Monde nomeou o brasileiro "personalidade do ano", como faz na América Latina o Times.

O diretor do jornal explicou as razões. "Barack Obama? Ele merecia essa indicação no ano passado, mais do que este ano. Putin? Ou Mahmoud Ahmadinejad? Não, Le Monde pretende ser um jornal de reconstrução e de esperança. Na linha do "positivismo de Auguste Comte", ele toma o partido dos "homens de boa vontade".

Um retrato de Lula foi feito pelo correspondente do jornal no Brasil, Jean-Pierre Langellier. O fio condutor? O Brasil, que há tanto tempo tinha o rótulo interessante, mas deprimente de "país do futuro", encontrou finalmente o seu futuro. "Como um gigante por muito tempo adormecido, ele acorda, se endireita, se estica, descobre os seus músculos e olha longe, para além da sua própria imensidão, para o mundo, que aspira ser um dos principais protagonistas".

No texto, ele ressalta a espontaneidade do presidente. "Sua autoridade natural, seu carisma, seu humor despertam simpatia e respeito. Tão à vontade nas favelas quanto nas sessões de foto na primeira fila ao lado de chefes de Estado seus pares, Lula é popular aqui e lá".

Jean-Pierre Langellier destaca também a impressão que Lula provocou em outro homem fascinante, Barack Obama. Lula foi o primeiro dirigente americano a ir à Casa Branca e Obama recebeu-o, dizendo "ele é o cara". Mais adiante, acrescenta que "Lula foi o seu próprio herói. À força da inteligência, coragem e obstinação, ele se forjou um destino improvável que é um exemplo para os mais humildes".

Langellier fala dos discursos de Lula. "Sua trajetória fora do comum é confirmada por suas palavras. Quando ele evoca o destino dos camponeses do Nordeste obrigados a beber água suja do rio, ou a epopeia dos migrantes, desenraizados como ele e que se tornaram metalúrgicos na periferia de São Paulo, sua palavra é legítima". Mesmos nos raros momentos em que Lula se autoriza ser mais vulgar, sua palavra ainda assim tem algum peso. Como quando disse "quero tirar o povo da merda onde ele se encontra".

E Langellier continua com um desfile de sucessos e triunfos do Brasil, por exemplo em matéria econômica, mas insiste sobretudo na dimensão internacional que Lula quis, obstinadamente, se dar.

Há muito tempo, Lula declarou: "Quero mudar a geografia política e econômica do mundo. O Brasil não pode ficar sentado na cadeira esperando ser descoberto".

E seguem algumas etapas dessa subida do Brasil para as grandes cúpulas. A elevação do G-20, do qual Lula é um membro ativo, à condição de diretório informal da economia mundial e, depois, essa chacota de Lula: "Gostaria de passar à posteridade como o primeiro presidente brasileiro que deu dinheiro ao FMI. Emprestar para o FMI não é chique?". Em 2009, o Brasil emprestou US$ 1,3 bilhão ao Fundo Monetário Internacional.

Quando terminamos de ler o longo artigo de Langellier, voltamos à primeira página. E olhamos longamente a foto do presidente brasileiro.

E nos dizemos que a Providência ou o destino dos povos, tão cega, tão mal inspirada ou tão frívola no geral, desta vez acertou em cheio. Uma figura simpática como essa, realmente vale a pena.

Senador Raupp se reúne com taxistas e mototaxistas para debater regulamentação das profissões

A regulamentação da profissão de taxista e a regularização dos serviços de mototáxi, moto-frete e motoboy foram os pontos principais que marcaram as reuniões que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) realizou com taxistas e mototaxistas de cerca de 15 municípios rondonienses, neste final de semana.

O ciclo de reuniões que se iniciou na manhã de sexta-feira (18), em Guajará-Mirim terminou na tarde de segunda-feira (21), em Ariquemes, quando o senador esteve com os taxistas na estação Rodoviária e com os mototaxistas, na sede da Associação dos Mototaxistas (AMOTA).


Nos encontros com as duas categorias profissionais, o senador adotou o estilo de “reuniões rápidas e descontraídas”, em virtude da natureza do trabalho de cada. Mesmo assim contou com a presença expressiva desses profissionais que ouviram as explanações do senador sobre a sua luta e da deputada Marinha Raupp, em Brasília em prol da regulamentação das duas profissões.

Durante os encontros com os mototaxistas, o senador mostrou o colete de segurança que todos deverão usar, e disse que se emprenhará para que todos disponham deste equipamento de trabalho, até o próximo ano.”Estou conversando com os prefeitos municipais que para seja viabilizado o apoio neste sentido”,disse. O senador também entregou, a cada mototaxista, uma cartilha informativa para que os profissionais conheçam seus direitos e deveres no processo de regulamentação da profissão.


“Como a regulamentação envolve os poderes Executivo e Legislativo, estamos discutindo com prefeitos, vereadores e os mototaxistas, a maneira mais rápida do serviço ser regularizado nos municípios”, afirmou o senador.
Em Ariquemes, o presidente da Associação dos Mototaxistas (AMOTA), Joel considerou a reunião importante. “O Raupp sempre foi um grande defensor da regularização da profissão dos mototaxistas, e ter uma reunião onde ele fala diretamente para todos os associados é de muita importância para nós” afirmou o presidente da Associação.



Hoje, a AMOTA conta com 410 associados, onde desses, 232 são titulares e 178 são suplentes, que se revezam para atender as mais de 1.200 chamadas recebidas, diariamente, na central de atendimento, além das corridas que os mototaxistas realizam nas ruas.

Já nas reuniões com os taxistas, o senador debateu sobre o projeto de lei nº 175/2005, de sua autoria, regulamentando a categoria profissional. A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em decisão terminativa, e se encontra na Câmara dos Deputados, aguardando votação.

“Nas reuniões com os taxistas ouvi sugestões e apoios ao meu projeto” ressaltou o senador ao destacar que na Câmara dos Deputados, a deputada Marinha Raupp fará todo esforço para que o presidente, Michel Temer (PMDB-SP), agende a votação da matéria o mais breve possível. Se ocorrer no primeiro semestre de 2010, será uma grande conquista para os profissionais que trabalham nos centros urbanos oferecendo conforto e segurança aos passageiros, observou o senador Raupp.

A maratona de reuniões ocorreu nas cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Cacoal, Cujubim, Alto Paraíso, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto, Jaru e Ariquemes.


Ribamar Rodrigues

Assessor de Imprensa

Papudiskina - Caso Dr. Valter e outros assuntos cotidianos

Por Daniel Oliveira da Paixão

Prisão de acusados de assassinato do Dr Valter
Agora que a Polícia prendeu dois acusados da morte do Dr Valter, surgem acusações, ainda sem provas, de que o mandante seria alguém da própria família da vítima. É uma temeridade o que alguns jornais estão fazendo, divulgando amplamente o fato, sem o devido cuidado que se deve ter nesses casos. Muitas vezes a pressa em alardear tais informações contribuem ou para a condenção de inocentes ou para a absolvição de culpados. Nem mesmo quem está preso pode ser apontado como criminoso. Há dois tipos de prisões comuns nesses casos: a temporária, que detém o acusado provisoriamente para ouvi-lo mais detalhadamente sobre os fatos, e a preventiva, que é decretada com a finalidade de impedir que o acusado eventualmente venha a fugir ou coagir testemunhas.
Então, minha gente, o que há de concreto é que as investigações agora estão bem avançadas, mas ninguém foi condenado por enquanto. Então, vamos respeitar a presunção de inocência e o amplo direito de defesa e do contraditório. Nem mesmo eventuais confissões à autoridade policial nem aquelas sob os holofotes das emissoras de TVs têm validade juridica. O que vale são as provas que se apresentarem ao longo de uma árdua e dolorosa investigação. Sob pressão psicológica ou sob o porrete da polícia, muitos inocentes acabam se declarando culpados antecipadamente, embora eu não creio que esteja havendo esse ignóbil tipo de comportamento em Cacoal. Eu sempre disse que apesar de todos os problemas e dificuldades do sistema judiciário brasileiro, a Justiça e a Polícia de Rondônia seguramente são as melhores de todo o Brasil. Eu mesmo já vi depoimentos de pessoas do próprio Conselho Nacional de Justiça elogiando a Justiça e a Polícia de Rondônia. Eu confio plenamente no competente trabalho dos delegados de polícia de Cacoal e em nossos igualmente competentes juízes de direito.

Ao prefeito Franco
Daqui a oito dias o prefeito Francesco Vialetto (carinhosamente conhecido como padre Franco, pois também é um dos mais conceituados sacerdotes que esta cidade já conheceu), estará completando um ano de atuação à frente do Palácio do Café. Eu gostaria de cumprimentá-lo publicamente pelas medidas corajosas que vem tomando nos últimos dias, numa inequívoca demonstração de que começa a entender melhor como funciona a administração pública e temos certeza de que no ano de 2010 a prefeitura vai atuar com muito mais firmeza do que neste ano.
2009, decididamente, não foi bom para Cacoal. Tivemos muitos problemas e claro que não podemos colocar tudo isso na conta de quem acabou de assumir o comando de uma administração, especialmente alguém que não tinha nenhuma experiência no que concerne ao poder público, seja ela no Legislativo ou no Executivo.
Mas o que importa é que o padre Franco sempre demonstrou confiança de que dominaria a situação e eu espero que ele, juntamente com aquelas pessoas sérias que o rodeiam, possam tomar as rédeas da situação. Digo isto porque algumas pessoas que ocupam cargo de primeiro escalão na prefeitura (não vou citar nomes), realmente parecem estar no lugar errado, na hora errada. Mas também temos bons nomes ocupando cargos nessa administração e não podemos generalizar e por todos na mesma balança.
Sou uma pessoa crítica, combativa e apaixonado por política, mas também procuro ser justo. Temos de dar a "César o que é de César" e a "Deus o que é de Deus". Eu sempre critiquei a inércia da atual administração ao longo deste ano. A prefeitura caminhava a passos de tartaruga. A coisa ainda não está nada boa. Mas eu tenho visto que o prefeito começou a enxergar a situação e a cobrar mais postura de seu staff político. E isso eu tenho de elogiar porque vejo luz no fim do túnel. Diante de tal situação só há duas vertentes comportamentais que eu posso ter: 1) assumir uma posição negativa e acreditar que 2010 será continuidade de tudo o que de pior aconteceu em 2009; 2) ou assumir uma opção otimista e acreditar que teremos muito mais ações positivas do que negativas em 2010. Do fundo do coração, estou sentindo que 2010 vai ser um ano muito positivo e o padre Franco vai recuperar o prestígio que sempre teve. Claro que uma coisa é ser um abnegado e ferveroso sacerdote. Outra coisa é ser prefeito de uma cidade. Mas com a ajuda de Deus, dos seus secretários e com o suporte ético e moral que ele sempre professou, dá para ele ser um grande prefeito também. Assim esperamos e assim acreditamos. Que Deus ilumine o nosso prefeito e ele, de fato, possa governar para o povo sofrido de Cacoal e não para uma pequena elite política que sempre se enriqueceu a custa de privilégicos decorrentes de sua relação com o poder público.

SAAE tem novo diretor administrativo (o terceiro da era Franco)
José Luiz de Souza Leite, servidor de carreira do Serviço de Água e Esgotos de Cacoal (SAAE), foi nomeado como diretor administrativo daquela autarquia pelo prefeito Francesco Vialetto e apresentado oficialmente no início do mês. Com isso, ele se torna o terceiro diretor administrativo a ser nomeado só este ano. Os dois nomeados anteriormente acabaram optando por deixar o cargo. O primeiro deles foi Jonadabe da Silva Lima, que ficou no comando administrativo por apenas 90 dias e foi embora sem ao menos se despedir dos servidores. O segundo deles, terceiro da lista entre os mais votados, foi José Milton Amorim, que se afastou no início desse mês. O novo diretor também havia sido votado pelos servidores do SAAE e havia ficado em segundo lugar da lista, mas em vez dele, o prefeito preferiu nomear o terceiro entre os mais votados. Mas agora, finalmente, decidiu nomeá-lo quando o seu antecessor preferiu pedir exoneração do cargo.

Democracia na administração pública
Muitos políticos dizem que são democráticos, mas, na verdade, seus discursos nem sempre são condizentes com a prática, pois o que eles querem sempre é manter uma imagem positiva diante do público. Eu mesmo, por acreditar que com certos políticos a coisa seria diferente, já fui perseguido. Claro que não estou falando dessa administração, da qual não participo, mas daquelas em que participei. Não são os que estão de fora que sofrem perseguições, mas os que estão do lado de dentro. Falo isso com conhecimento de causa, pois já atuei como assessor de imprensa nas prefeituras de Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste e também como assessor de imprensa das Câmaras municipais de Pimenta Bueno e de Cacoal. Para nós, jornalistas, o importante é atuar de forma coerente. Claro que uma coisa é você estar do lado de fora e outra coisa diferente é fazer parte de uma administração. Sendo parte, o jornalista tem que realmente passar a visão de governo, ser coerente com a sua condição. Mas isso não quer dizer que deva perder sua independência crítica e analítica, embora tenha de agir como alguém que se concentra nas ações de governo. Isto significa "passar a visão de governo" sem necessariamente ser avalista dela. Mas, claro, não é decente um assessor de imprensa falar mal do governo para o qual trabalha. O mínimo que se requer, nesses casos, é respeito à instituição que representa.

Propaganda estranha na TV
Terça-feira estive conversando com o meu amigo Sérgio Augusto Ferreira, empresário do ramo de tintas em Cacoal, e ele comentava sobre a propaganda na TV onde se pede para que o empresariado dê uma nova chance aos egressos do sistema penitenciário para que evitemos, assim, a incidência de ações criminosas por parte dessa gente. Ele questionava: porque o Governo quer que o empresariado dê oportunidades a ex-presidiários se nos concursos públicos qualquer um que queira concorrer precise, em muitos casos, até levar uma certidão negativa da justiça?
Ele tem razão. Penso que o governo tem meios para dar suporte a ex-presidiários porque conta com um aparato policial para eventuais emergências. Claro que muitos ex-presidiários realmente vão se recuperar. Mas não todos. E, no caso desses para os quais não há trabalho que os possa redimir, há necessidade de um acompanhamento mais de perto do aparato do Estado para evitar maiores danos à sociedade.
Acho louvável que se dê oportunidades para egressos do sistema prisional, mas as devidas cautelas são necessárias.

Franco inaugura iluminação “Natal de Luz” em Cacoal

O Natal de Luz da Prefeitura de Cacoal, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo (SEMICT) com a CERON, Eletrobrás e ACIC/CDL foi aberto oficialmente no último sábado, 19, em frente a Prefeitura Municipal.

Este ano o município está levando todo o brilho e ternura da decoração natalina para diversos pontos da cidade, como BR 364, Avenida Belo Horizonte, Rua Iderval José Brasil e toda extensão da Praça Municipal Governador Jorge Teixeira de Oliveira (Prefeitura).

O Secretário da SEMICT, Adeuvaldo Gomes de Brito, destacou que a iniciativa busca, além da democratização na decoração da cidade, despertar o espírito natalino nos corações dos cacoalenses, lembrando também dos esforços dos parceiros para a bonita iluminação.

O prefeito Franco Vialetto salientou que Natal é a celebração da vinda de Jesus Cristo ao mundo, para trazer luz, fé e amor para a humanidade. É um momento que nos leva a refletir sobre nossas vidas, atitudes, valores, sonho, e principalmente a necessidade de união entre as pessoas. Para o prefeito, Natal nos lembra a amar e ajudar ao próximo, e que isso deve ser feito o ano todo.

"A idéia de contemplar essas localidades com iluminação e enfeites de Natal tem como objetivo não apenas embelezar a cidade, mas também fazer com que os munícipes lembrem da proposta de confraternização que carrega o período natalino", finalizou o prefeito Franco Vialetto. .

Também prestigiaram a solenidade de inauguração da iluminação do Natal de Luz, o senador Valdir Raupp, representante da CERON Joaquim Loredo e Cristóvão Silva, presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Katatal, vereadores Cezar Castro, Penha Simao, Toninho da Emater, Uriety Prado, secretários entre outras autoridades.

Fotos: José Carlos Pereira

Viúva de Valter Nunes de Almeida se entrega a Polícia e nega acusação

Vera Nunes está sendo acusada pelos pistoleiros de ser a mandante do crime. Com a prisão preventiva decretada pelo juiz de Direito da 1° Vara Criminal de Cacoal, Carlos Augusto Teles de Negreiros, desde o último final de semana, a advogada Vera Lúcia Nunes de Almeida, se apresentou a polícia nesta segunda-feira.

Vera está sendo acusado de ter contratado os assassinos do próprio marido, presidente da OAB de Cacoal, Valter Nunes de Almeida, executado com sete tiros em seu escritório, em 30 de março de 2007. As investigações estão sendo comandadas pelo delegado Fernando de Oliveira e teve o acompanhamento de representantes da OAB nas fases de oitiva dos acusados. Um pedreiro e um vidraceiro estão detidos em Cacoal sob a acusação de participação no crime. Durante as investigações surgiu a denúncia de que havia um mandante para o crime. A partir de então, a Polícia passou a linha de investigação para o mandante do crime.

Os pistoleiros confessaram a Polícia que foram contratados pela esposa da vítima, a advogada Vera Nunes de Almeida. O piloto da moto confessou ter recebido R$ 26 mil pela participação no crime. Uma parte do pagamento teria sido efetuada em jóias. As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Fernando de Oliveira.

Fonte: Rondônia Digital

CÂMARA DE CACOAL APROVA 15 PROJETOS EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

A Câmara de Cacoal aprovou na noite desta quinta-feira, em sessão extraordinária não remunerada, 15 Projetos sendo que, 14 foram de autoria do Poder Executivo, apenas um, o de número 115, de autoria do vereador Valdomiro Corá, que trata do reconhecimento como de utilidade pública a Associação dos Moradores do G-15.

Entre os projetos de Autoria do Poder Executivo está o da reforma Administrativa, que através do Projeto Substitutivo Nº100/PMC/2009, apresentado pela Câmara, deverá representar uma economia significativa para os cofres públicos do município. Os cortes foram de 15%, 20% e 30%, além da redução de mais de 100 cargos comissionados.

A Câmara de Cacoal trabalhou exaustivamente nos últimos dias e tomou como base outros municípios do mesmo porte de Cacoal, como é o caso de Vilhena, Ji-Paraná e Ariquemes, comparando os vencimentos e cargos objetivando trabalhar as questões salariais de uma forma coerente, para que isso não viesse causar prejuízos para o erário nem para o servidor.

Para o presidente da Câmara, Vereador Luiz Carlos Katatal, essa é a hora da valorização do servidor e conclamou o sindicato para trabalhar na elaboração do PCCS. “Os vereadores estão de recesso, mas não teremos dificuldades em convocar uma nova extraordinária e aprovar o PCCS, ainda este ano”, disse o presidente, ressaltando que as mudanças com certeza será para o bem da coletividade.

Com as mudanças efetuadas dentro da Estrutura Política Administrativa do município, os vencimentos que antes eram definidos em tabelas I, II, III, passaram para uma tabela única, modificando apenas os valores por cada categoria. O projeto bem como suas respectivas alterações poderá ser acessado através do Site www.camaradecacoal.ro.gov.br.

Nilceia Freitas

DRT 920/RO
Resumo dos Projetos aprovados

I- 1ª Discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo n.º 01/CMC/09, de autoria da Mesa Diretiva, que “autoriza o prefeito municipal a ausentar-se do município pelo período de até 60 (sessenta) dias”.

II- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 48/PMC/09, que “autoriza o Poder Executivo Municipal de Cacoal a abrir vagas para os cargos efetivos de merendeira e agente administrativo e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

III- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 100/PMC/09, que “Dispõe sobre a estrutura político-administrativa e organizacional da prefeitura municipal de Cacoal e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.
IV- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 115/PMC/09, que “reconhece como entidade pública no município de Cacoal a Associação de Moradores dos Bairros dos setores 04, 05,06 e 08 de Cacoal-RO ‘G-15’”, de autoria do Vereador Valdomiro Corá.


V- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 136/PMC/09, que “Altera a lei n. 1.082/PMC/2000 - dispõe sobre o Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal e, dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

VI- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 138/PMC/09, que “Dispõe sobre a concessão de abono de excedente do Fundeb aos professores municipais efetivos do quadro de pessoal do município de Cacoal e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

VII- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 139/PMC/09, que “Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento vigente e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

VIII- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 140/PMC/09, que “Altera o art. 2º da lei municipal nº. 2.344/PMC/08 que dispõe sobre a concessão de direito real de uso do imóvel público à Helio Rodrigues dos Santos - ME e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

IX- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 141/PMC/09, que “Altera a lei n. 2.540/PMC/2009 - institui gratificação aos servidores médicos ocupantes do quadro efetivo do Município de Cacoal, e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

X- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 142/PMC/09, que “Autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio de cooperação financeira com ASDEFAL - Associação dos Deficientes Físicos da Amazônia Legal, e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.
XI- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 143/PMC/09, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer concessão de direito real de uso do imóvel público à M. V. dos Santos & Cia Ltda - me e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

XII- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 144/PMC/09, que “Autoriza o poder executivo municipal a fazer concessão de direito real de uso do imóvel público à Rockenbach & Muller Ltda-ME, e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

XIII- 1ª discussão do Projeto de Lei n° 145/PMC/09, que “Autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio com o estado de Rondônia, por intermédio da secretaria de estado de segurança, defesa e cidadania, com interveniência da Polícia militar do estado de Rondônia e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.
XIV- 1ª discussão do Projeto de Lei n° 146/PMC/09, que “Institui o novo código tributário do município de Cacoal – CTM e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

XV- 1ª discussão do Projeto de Lei n.º 147/PMC/09, que “Autoriza o poder executivo municipal a fazer concessão de direito real de uso do imóvel público á a c r m indústria e Comércio de Alimentos Ltda e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo.

Papudiskina - 17/12/2009 - Daniel Oliveira da Paixão

Um ano de padre Franco à frente da prefeitura
Falta pouco mais de uma semana para que o padre Franco complete um ano a frente da administração pública de Cacoal. Eu gostaria de comentar algumas coisas a respeito desse primeiro ano de mandato e ressaltar que nesses 44 anos de vida e experiência acumulada tenho percebido que muitas mudanças são apenas cosméticas. Muda-se os secretários, às vezes o jeito de se lidar com o funcionalismo, mas nem tudo numa administração pública se resume a mudanças comportamentais.
Pessoas com um mínimo de coerência e conhecimento de administração pública saberiam que não seria possível fazer milagres só porque mudamos o prefeito e os secretários. Pelo menos, na visão do Zé Maria, um dos cronistas políticos mais críticos de nossa cidade, 2009 foi a continuidade da administração anterior.

Veja o que ele disse em seu mural na internet:
Zé Maria - Eu calar a boca?
Nem depois de morto, rs.
Falei mal da gestão Suely e continuo falando da do Padre, até o momento um terceiro mandato.

Conversei com ele, contei algumas coisas que ele não sabia, ele tomou providências na hora e parece que quer virar a mesa a partir de 2010, ser o prefeito que o povo votou. Isso é bom para a cidade e péssimo apenas para os políticos adversários. Se é bom para a cidade, sou a favor.

Ele estava, nessa nota, respondendo a um interlocutor que não se identificou e que o criticava por ele sempre ter "descido a lenha na administração pública anterior e agora estar com sua esposa portariada e ele próprio cotado para assumir a Assessoria de Imprensa". O Zé Maria, que não tem medo de cara feia, respondeu com esses termos e assegurou que o padre lhe prometeu que em 2010 iria virar a mesa e assumir o comando da administração pública.

Prefeito virar a mesa?
Bom, pelo que o Zé está dizendo, o prefeito teve sérios problemas para administrar este ano. Ou seja, não pôde administrar do seu jeito porque havia gente demais se achando no direito de manobrá-lo. Então, sob esse argumento do Zé Maria, podemos interpretar que o padre Franco teve de contentar aqueles que se julgavam no direito de mandar simplesmente porque o catapultaram ao poder ao garantir-lhe espaço em sua sigla política. Ele entende, então, que a ingerência desse grupo já extrapolou os limites e um ano basta. Sendo assim, cabe aqui o nosso sincero desejo de que em 2010 o prefeito realmente assuma o comando da prefeitura porque foi nele que o povo votou. Não pense que ele foi eleito por ser do PT, como acontece com várias pessoas que se elegem apenas pela força desse partido Brasil a fora. Mas no caso de Cacoal, o povo votaria no padre Franco e o elegeria fosse qual fosse o partido. Ou alguém por aí acredita que o PT elegeria fosse quem fosse o candidato aqui em nossa cidade?

Funccal promove encontro de Corais em Cacoal

A Fundação Cultural de Cacoal irá promover nesta sexta-feira, 18 de Dezembro, o I Encontro de Corais. O evento tem o objetivo de valorizar os talentos regionais e incentivar a participações de novos cantores em corais.

A Presidente da Funccal, Professora Maria Lindomar, disse que todos os corais da cidade já foram convidados e estão se preparando para o evento. “Confirmamos a participação dos alunos do BPM e do grupo infantil da Primeira Igreja Batista”, disse Lindomar. A Presidente informou que está prevista a participação de um coral de Ji-Paraná, além do coral da Assembléia Legislativa de Rondônia.

O Encontro de Corais será um evento aberto ao público e marcará o encerramento das atividades culturais no município de Cacoal. Estas atividades devem ser retomadas em Janeiro com a volta da “Terça Cultural”, que trará novidades em peças teatrais durante todo o mês.

Dengue preocupa autoridades em Cacoal

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) realizou na tarde desta terça-feira (15) uma coletiva com a imprensa para prestar esclarecimento sobre a situação da Dengue em Cacoal. O encontro foi promovido na sede da Semusa e contou com a presença do vereador Fernando Farias e do Pastor Orlins Ramos, representando a Cemaderon.

De acordo com informações do setor epidemiológico foram registrados 1616 casos de dengue no município, durante o ano de 2009, sendo que o maior número de contaminações se deu a partir do mês de abril. Segundo a coordenadora do setor de saúde, Ivani Gromann, Cacoal está vivendo um momento de alerta para uma grande epidemia.

Ivani disse que muitas pessoas estão banalizando a dengue e isso é preocupante, pois em caso de portadores de outras doenças como diabetes, hipertensão, problemas renais e outros, mesmo a dengue clássica pode promover uma complicação no quadro clínico do paciente e leva-lo a óbito.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, os bairros com o maior índice são respectivamente, o Floresta, Jardim Clodoaldo, Teixeirão, Riozinho, Vilage do Sol, Novo Cacoal e Centro. Na área rural, o índice é menor, mas inspira cuidados, pois já foram registrados 37 casos.

Casos de óbito
Com relação aos noticiários que publicaram mortes por dengue no município, na semana passada, a coordenadora informou que ainda não está comprovado. Uma das vítimas tinha glicemia alta, era diabética e hipertensa além de ter apenas um rim. “A dengue colaborou com a complicação da paciente”, disse. Os casos ainda não foram confirmados.

Ivani disse que em março houve um óbito e que o resultado do exame só saiu agora. “Na época houve suspeita de leptospirose, mas o exame comprovou dengue”, afirmou.

A maior causa da proliferação do mosquito continua sendo o lixo doméstico e fossas desativadas, que armazenam água parada e tornam-se grandes criadouros. Segundo o vereador Fernando Faria, será necessário um investimento de 500 mil reais para aterrar todas as fossas. Quanto ao lixo doméstico, o edil apresentou uma proposta para que um morador em cada quadra possa se encarregar da fiscalização em sua área. Para ele, esta seria uma medida viável e com maior mobilização social. Ivani Gromann garantiu que iria apresentar a proposta ao Comitê da dengue, para que possa ser analisada.

O gerente do controle de endemias, Flaviano Melo, informou que o setor disponibiliza de dois carros para o fumacê e 35 agentes que promovem a conscientização nas residências. Segundo ele, em cada caso notificado é feito um trabalho de bloqueio na área do foco, mas não é o suficiente “Enquanto a sociedade não se unir e cada qual assumir o seu papel, a dengue não vai acabar”, finalizou.


Assessoria de Imprensa da PMC

Em 16 de dezembro de 2009

SEMTTRAN CONSTRÓI ROTATÓRIA EM CACOAL

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semttran) deu início na semana passada à construção de uma rotatória na Avenida Rio de Janeiro, esquina com a Avenida Belo Horizonte. O serviço foi indicado em um projeto elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e visa mudanças em alguns pontos da cidade para promover a segurança da população.

O Secretário Municipal de Trânsito, Gerson Antônio Sapper, disse que a rotatória tem caráter experimental e que será avaliada a adaptação dos condutores e os resultados do serviço, para que outros locais também possam receber as mudanças. “As intervenções vão diminuir os pontos de conflitos e dar mais segurança aos usuários”, afirmou.

Sapper informou que estão previstas duas intervenções na Avenida Belo Horizonte, sendo uma na esquina com a Rua Inderval José Brasil e outra com a Castelo Branco. A Avenida Malaquita que interliga cinco bairros, também sofrerá uma alteração na esquina com a Avenida Porto Alegre. Serão atendidos cerca de 50 pontos no perímetro urbano, já que 80% da população do município reside na cidade.

De acordo com o secretário alguns pontos dependem de pavimentação asfáltica, mas que todas as mudanças serão efetuadas. “Vamos executar o projeto de acordo com a disponibilidade orçamentária do município”, concluiu.

EMBAIXADOR DA AMAZÔNIA EM COPENHAGUE

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, está em Copenhague, na Dinamarca, participando da Conferência de Mudanças Climáticas. Na bagagem, levou camisetas alusivas à candidatura da Amazônia no concurso Novas 7 Maravilhas da Natureza para vestir a delegação brasileira durante o evento.

A campanha Novas 7 Maravilhas da Natureza segue os mesmos passos da disputa que consagrou, em 2007, o Cristo Redentor como uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo. A Amazônia iniciou a disputa no mesmo ano com outras 441 atrações de 222 países e é hoje uma das 28 finalistas.

A candidatura, liderada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia), integra os sete Estados do Norte do Brasil e os nove países panamazonicos. A votação pela internet termina em 2010 para, no ano seguinte, serem anunciadas as sete grandes vencedoras.

Sobre a Adetur Amazônia
A Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia) iniciou atividades em dezembro de 2008 com a missão de fomentar o volume de negócios e dinamizar a economia regional por meio da atividade turística. A entidade privada e sem fins lucrativos é representada por dirigentes públicos, empresários e executivos, diretores de universidades e líderes comunitários, com atuação nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Entre seus planos de ação estão o de divulgar e estimular o turismo sustentável na Amazônia, estabelecer alianças com Organizações representativas na região, bem como, firmar parcerias com prestadores de serviços como companhias aéreas, hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais, espaços de eventos, centros culturais e de entretenimento, além de capacitar operadores de receptivo locais e agentes de viagem de todo o Brasil.

Ury realiza ação em prol das crianças carentes

A vereadora Uriety Prado Dorofê (PMDB), preocupada com o Natal dos menos favorecidos, mobilizou uma equipe de voluntários e distribui mais de 400 brinquedos nos bairros mais carentes do município de Cacoal. A ação voluntária da vereadora, que também contou com a distribuição de cestas básicas, foi realizada no inicio desta nos bairros Jardim Vitória e Limoeiro.

Segundo informou a vereadora Ury, mais de 400 crianças de 1 a 11 anos foram beneficiadas com esta aça, que contou com o apoio da classe empresarial de Cacoal. Para a vereadora se cada um fizer a sua parte é possível fazer muitas pessoas felizes. “O reconhecimento para todos os voluntários é ver a alegria e a emoção nos olhos das crianças e dos pais”, disse a vereadora, ressaltando que isso não tem dinheiro que pague.
Ury ressaltou ainda que muitas entidades estão engajadas nessa ação solidária, como é o caso da APMC (Associação da Policia Militar de Cacoal), que mobilizou uma grande equipe na realização de festas para arrecadar alimentos. Os alimentos arrecadados nesses eventos foram transformados em cestas básicas e agora estão sendo entregues as famílias carentes do município. “É um trabalho voluntário que garante a alegria de centenas de famílias”, disse a vereadora, ressaltando que o pouco que cada um disponibiliza faz a grande diferença para muitos.

Universitária sofre grave acidente em Cacoal e amigos se mobilizam para ajudá-la em tratamento

Um grave acidente envolvendo uma caminhonete S-10 e uma motocicleta BIZ, na última quarta feira, entre 17 e 17h30, deixou gravemente ferida a universitária Márcia Teodoro Carvalho. A jovem, que é universitária do Pró-Uni e cuja família mora em Machadinho do Oeste, sofreu fraturas nas pernas, uma exposta na tíbia, uma no fêmur e outra na bacia. Inicialmente ela foi enviada à Unidade Mista de Saúde onde, infelizmente, não teve um atendimento condizente com as suas necessidades.

Devido à gravidade dos ferimentos, uma de suas amigas, a Emanuella Smith, juntamente com outros amigos conseguiu transferi-la para o Hospital dos Acidentados, por volta de 05h30 da manhã de sexta-feira, uma vez que a mesma não teve um atendimento digno nos dois dias em que permaneceu na Unidade Mista. No hospital dos acidentados, conforme conta Emanuella Smith, a vítima submeteu-se a uma cirurgia que, em princípio, correu tudo bem.

Márcia chegou a deixar o quarto, mas por volta das 12h30min ela começou a passar mal, devido a uma supspeita de embolia pulmonar e foi socorrida às pressas. O médico que a atendeu decidiu que ela precisava ser removida para a UTI.

A mãe de Emanuela, que é enfermeira, foi com a vítima até a cidade de Vilhena e os amigos estão lutando para conseguir o dinheiro, cerca de seis mil reais para pagar as despesas no Hospital dos Acidentados e mais a entrada para o atendimento na UTI. A situação da vítima é grave e a população de Cacoal está sendo conclamada para ajudar de alguma forma, inclusive adquirindo uma rifa de um micro-ondas, no valor de R$ 2,00 cada uma, cujo valor será integralmente utilizado para custear essas despesas.

Pede-se ainda aos que se sentiram sensibilizados com essa situação que a ajudem com doações na conta corrente da mãe da vítima. Os dados da conta bancária é Agência 2265-9, Conta Corrente 5035-0, Banco do Brasil, em nome de Maria José Teodoro.
Lembrem-se que vivemos em um mundo onde, apesar do materialismo reinante, ainda há espaço para a solidariedade social e gestos de altruísmo. Façamos a diferença ao agirmos como cristãos que somos.

Os que preferirem ajudar comprando uma cota da rifa podem entrar em contato com Fabrício pelo celular 8131-7882.

Papudiskina - 10/12/2009

Cuidado com o médico que seu patrão escolher
Um projeto de lei do deputado federal Mauro Nazif prevê que os exames de próstata serão pagos pelo empregador. Tem muitos padrões por aí dizendo que se eles puderem escolher o médico, pagam com todo o prazer para que seus funcionários recebam a devida atenção. Que coisa, em Nazif? Defendendo os interesses dos médicos, não é?
Para quem já passou dos 40 é bom se preocupar com a saúde. Pesquisas confiáveis revelam que o câncer de próstata tem cura se o problema for detectado no estágio inicial. Por isso é muito bom que, deixando o preconceito de lado, os homens que estiverem na “segunda-idade” devem procurar o médico o quando antes. Só um lembrete: cuidado com os que têm dedos muitos longos.....

Vai um galho de arruda?
Lastimáveis as cenas de corrupção em Brasília, envolvendo o governador Arruda e seus “comparsas”. Foram cenas fortes, mas quem mais está sofrendo são os deputados e senadores, obrigados agora a conviver com esse desconforto, pois não é fácil administrar a situação. Ao mesmo tempo em que têm de demonstrar o repúdio ao que os seus “colegas” fizeram em nível local eles convivem com as comparações inevitáveis. Afinal de conta, “Caixa 2”, “dinheiro na cueca”, e “Mensalão” já foram temas recorrentes também no Congresso Nacional.

Em relação ao caso Arruda, o presidente Lula, inclusive, foi muito infeliz ao dizer que as imagens não falam por si. Depois, percebendo a besteira que cometeu e o alcance negativo de suas palavras, voltou atrás no dia seguinte. O presidente precisa ser mais bem assessorado, se é que se permite ser aconselhado, para deixar de ser tão diplomático com os políticos e dizer frases que envergonham a nação. Lula é um dos presidentes mais populares deste país, mas poderia estar muito melhor posicionado no conceito popular se deixasse de falar apenas para agradar os políticos de quem precisa de apoio para a “tal governabilidade”.

Essa situação corriqueira do presidente ficar nas mãos dos partidos políticos que têm maioria nos leva, muitas vezes, a questionarmos se a república realmente é a melhor forma de governo. Na monarquia pelo menos tínhamos alguém que detinha o poder e o comando da nação enquanto estivesse vivo, com exceção feita apenas se, por motivo de saúde, perdesse suas faculdades mentais, ou seja, se fosse considerado incapaz. Penso que a Legislação deveria coibir certos abusos do Legislativo, deixando que o presidente devesse apenas respeitar as leis e a constituição. Só que, em nosso país, qualquer administrador pode até mandar as leis às favas se tiverem um bom relacionamento com a classe política.

Essas amarras a que estão sujeitos os administradores públicos é que leva a população a acreditar sempre de que, quem é honesto, não pode e nem deve ser político. É por isso que gente como Paulo “Malandruf” e “Roubadin” Roriz que sempre se dão bem na política, pois os seus eleitores, ao serem consultados porque votam nesse tipo de gente, dizem: eles roubam, mas fazem. Aqui em Rondônia todos comentam o jeito pouco ortodoxo de governar do ex-prefeito Melki Donadon, mas é muito difícil que ele perca uma eleição em Vilhena. Seus irmãos, Natan Donadon e Marco Donadon também não têm boas referências no que diz respeito à moralidade pública, mas sempre conseguem importante votação no cenário político.

Um ano de padre Franco
Falta pouco mais de duas semanas para que a nova administração complete um ano de atuação à frente do Poder Executivo em Cacoal. Durante a campanha eleitoral, criou-se uma expectativa muito grande em relação à administração da prefeitura através de um padre. Não foi o PT que elegeu Francesco Vialetto e nem a sua militância política. Ele foi eleito em razão de seu grande prestígio como sacerdote. O problema é que administrar uma cidade é completamente diferente da administração de uma igreja. No serviço religioso, o sacerdote deve se ater à doutrina da fé que professa e, na política, ele precisa ser duro demais com os adversários e benévolo demais com os aliados. O pior de tudo é que, quem está no poder executivo, precisa sempre ter mais “amigos” do que “inimigos”. Então, para resolver essa equação, precisa sempre conquistar e manter aliados à base de favores políticos. Já sabíamos, todos nós, que o padre, sendo uma pessoa íntegra, jamais aceitaria esse tipo de “acordos”.

Então, diante de tal situação, ele corre sérios riscos de decepcionar o seu eleitorado se não conseguir equilibrar-se nesse tabuleiro de xadrez que é a política. Ou ele se rende “ao costume vigente” e contraria os princípios nos quais sempre acreditou e professou, ou ele abre mão do comando e deixa nas mãos de secretários e demais membros do staff político para que sejam os administradores de fato.

Nós, que amamos Cacoal, torcemos para que o padre Franco consiga administrar bem a nossa cidade, sem abrir mão dos seus princípios, mas também mantendo um papel conciliador para driblar os mais recalcitrantes da política. Torcemos, acima de tudo, que ele tenha comando de suas ações. Digo isto por que, em muitas cidades, os financiadores de campanha são os que realmente mandam na administração pública. Aos que apoiaram financeiramente o padre nas eleições passadas, nosso pedido e apelo é: “não pensem apenas em retorno financeiro de suas ações, mas as considerem como uma contribuição ao bem estar de nossa cidade”.

Prefeito nomeia pela terceira vez um diretor administrativo para o SAAE

José Luiz de Souza Leite, servidor de carreira do Serviço de Água e Esgotos de Cacoal (SAAE), foi nomeado como diretor administrativo daquela autarquia pelo prefeito Francesco Vialetto e apresentado oficialmente nesta segunda-feira, dia 07 de dezembro. Com isso, ele se torna o terceiro diretor administrativo a ser nomeado só este ano. Os dois nomeados anteriormente acabaram optando por deixar o cargo. O primeiro deles foi Jonadabe da Silva Lima, que ficou no comando administrativo por apenas 90 dias e foi embora sem ao menos se despedir dos servidores. O segundo deles, terceiro da lista entre os mais votados, foi José Milton Amorim, que se afastou no início desse mês. O novo diretor também havia sido votado pelos servidores do SAAE e havia ficado em segundo lugar da lista, mas em vez dele, o prefeito preferiu nomear o terceiro entre os mais votados. Mas agora, finalmente, decidiu nomeá-lo quando o seu antecessor preferiu pedir exoneração do cargo.

Zibia Gasparetto lança o seu 24º romance no próximo dia 10

O 24º romance ditado pelo espírito Lucius mostra que nossas dificuldades do dia a dia têm a função de quebrar o círculo vicioso do nosso comodismo, desfazer as ilusões que impedem a nossa felicidade. Revela que somos responsáveis por tudo o que nos acontece uma vez que colhemos o resultado de nossas escolhas e atitudes.

Se abrindo pra vida, 32º livro de Zibia Gasparetto, uma das autoras mais lidas no Brasil, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro, mesclando drama e romance numa interessante história ditada pelo espírito Lucius, autor de 24 de suas publicações. Nesta narrativa o foco é Jacira, uma mulher de 38 anos, solteira e extremamente dedicada à família, que culpa a todos pela sua infelicidade enquanto acredita ser uma vítima da vida e de não ter o poder de mudar o seu próprio destino. O livro tem 368 páginas e é mais um lançamento da Editora Vida e Consciência.
Evento de lançamento
Para o lançamento do livro Se abrindo pra vida, Zibia Gasparetto fará um bate-papo com leitores na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h30 no auditório da Livraria Saraiva no Shopping Center Norte (Travessa Casalbuono, 120 Vila Guilherme), em São Paulo.
O mercado editorial aposta que Se abrindo pra vida seja mais um best-seller e que em poucas semanas passe a figurar na lista dos mais vendidos, como acontece com grande parte das publicações de Zibia Gasparetto.Zibia atribui o sucesso de seus livros às histórias que retratam o cotidiano dos leitores, muitos dos quais estão vivendo os mesmos problemas dos personagens.
Nos romances, Lucius mostra que a infelicidade resulta de atitudes equivocadas e do autoabandono que levam às pessoas a tentarem salvar os outros, esquecendo de si mesmas, muitas vezes provocando a depressão. "As histórias falam de espiritualidade e de eternidade, o que toca a alma das pessoas", diz.

Sobre a história
Jacira trabalha como costureira e vive com os pais: um ex-operário de uma montadora de automóveis que prefere o desemprego a aceitar um salário inferior ao que ganhava e uma dona de casa que reclama da vida, além de angustiar-se com a possibilidade de a filha abandoná-los, como fizeram seus dois outros filhos.

O orgulho do pai, que leva Jacira a sustentá-los, e a insegurança da mãe, contribuem para estimular sua baixa-estima, ofuscam seus valores, a deprimem e fazem-na acreditar que não tem poder para lutar e obter uma vida melhor.

Uma noite ela sonha que está sendo julgada em um tribunal onde várias pessoas a acusam por não fazer nada em seu favor. Esse encontro desperta em Jacira fortes emoções. É a partir desse sonho que ela começa a olhar para si mesma e percebe o quanto estava distante de si mesma e isolada de todos.

Tão logo ela muda de atitude, a vida começa a corresponder, mandando pessoas que a instruem e a ajudam. Apesar da interferência dos pais, que pretendem mantê-la submissa, ela se impõe, muda a aparência e a situação financeira para melhor. Dessa forma, Jacira torna-se um exemplo para o pai, que se encoraja e aceita o trabalho que lhe é possível ter.

"Na vida, o importante é analisar os próprios sentimentos, descobrir qual a sua vocação e verificar o que lhe proporciona mais felicidade. Em seguida, é preciso respeitar seus verdadeiros sentimentos, direcionar suas escolhas com bom-senso e persistência, colocando-se em primeiro lugar nas suas escolhas. Todos precisamos reconhecer que há momentos de dizer sim e de dizer não. Respeitar seus sentimentos é a melhor forma de se valorizar", orienta.

Zibia Gasparetto
Mensagem do livro
A história de Jacira ensina que embora seja cômodo jogar a culpa de todos os seus problemas nos outros, essa é uma ilusão perigosa, porque coloca você em um círculo vicioso. Para encontrar a alegria de viver, você deve fixar-se no presente, valorizando o que já tem de bom.
"Cultive a beleza, rodeando-se de coisas bonitas, mesmo singelas e simples. A alegria é o tônico da alma. Tudo passa e caminha para melhor. Faça a parte que lhe cabe com capricho e amor. Confie na vida e acredite que as forças do universo estão cuidando daquilo que não depende de você. Jogue fora as falsas crenças que limitam seu progresso. Assuma que você pode construir uma vida melhor. Lembre-se que cuidar de você é sua primeira responsabilidade, depois, se puder, dê sua contribuição aos outros, sabendo que a ajuda só funciona se for inteligente. Acredite que sua vida pode tornar-se muito melhor do que é", resume a escritora.
Ficha BibliográficaSe abrindo pra vidaZibia Gasparetto, pelo espírito Lucius368 páginasPreço sugerido: R$ 36,00Editora Vida e Consciência

SBT tem pior ano da história

Gastos milionários, perda das principais estrelas, programas que não decolaram e queda no ibope, especialmente no rentável horário nobre. O ano de 2009 jamais trará boas lembranças a Silvio Santos e à cúpula do SBT. Foi o ano com a pior audiência da história. Nunca a vice-liderança esteve tão longe, tão distante nas mãos da rival Record.

Na média do horário nobre, das 18h à 0h, o SBT deve fechar 2009 com média em torno de 6 pontos --2 pontos a menos do que a Record.

2010 começa bem diferente do que o último janeiro, quando a emissora de Silvio Santos vinha empolgada da reação iniciada no final do ano anterior, com a reprise de "Pantanal". Com a novela de Benedito Ruy Barbosa, o SBT ensaiou uma reação e até empatou alguns meses com a concorrente controlada pela Igreja Universal.

Mas agora a situação é preocupante. Para o ano que vem, o SBT só tem a seu dispor, como armas dramatúrgicas, refilmagens de novelas de Janete Clair, e um elenco minúsculo, quase sem estrelas. Pesa ainda o fato de a emissora ter um acanhadíssimo parque de novelas, poucos roteiristas e área técnica ainda incipiente.

Em 2009, nenhuma novela do SBT passou dos 5 pontos de média. Muito pouco para quem quer enfrentar uma rival que conta com um patrimônio como o Rec 9. Por enquanto, a tática tem sido jogar enlatados reprisados da TV paga, como "Supernatural", em horário nobre. Mas as reprises têm vida curta no gosto popular.

Com exceção de Eliana, mais nenhuma aposta de Silvio Santos até aqui deu certo. Ratinho renovou e empacou. Christina Rocha também não virou a última jujuba do pacote da audiência. E contratados milionários como Roberto Justus também estão na berlinda. O "Um contra 100" tem sido considerado um fracasso de ibope.

Golpistas "convidam" você a testar a TV digital e a fazer parte do ibope; não clique

Mais dois golpes na praça tentam invadir seu computador e furtar seus dados. Dessa vez os piratas picaretas usam seu interesse em televisão para fazê-lo clicar em mails com vírus ou os chamados trojans, cujo único objetivo é furtar senhas bancárias e de cartões de crédito.

Um dos mails convida você a testar a nova TV digital, e diz que você foi escolhido pela Globo para testar o sistema de TV digital por um ano gratuitamente. Mentira.

Outro email manda você se cadastrar para fazer parte do universo de pesquisa que o Ibope faz da TV aberta. Igualmente picareta.

Quem Irrita
Dupla Heloísa Perissé e Marcello Novaes
Pelo pouco que acompanhou a novela, esta coluna já notou uma impressionante (e pouco agradável) semelhança de gestuais e maneirismos da atual dupla Taís e Benè, de "Cama de Gato", com outra dupla de 94, Babalu (Letícia Spiller) e Raí (o mesmo Novaes). Talvez seja alguma homenagem oculta ou coisa parecida... Por enquanto parece inspiração demais, ou melhor, falta de inspiração demais...

Quem Irrita
José Luiz Datena
Devia parar com essa cansativa história de ficar mandando recado contra jornalistas e ameaçando este ou aquele com processos ou ações. O sr. Datena é um comunicador, está num veículo de alcance nacional e, como tal, sempre estará sujeito a críticas. Devia aceitá-las e fazer uso delas. Nenhuma, ao menos as originárias em Ooops!, teve qualquer caráter pessoal. Não é em nem jamais será o cidadão Datena que está em questão neste programa, mas o apresentador. E este vai para a berlinda sempre que ultrapassa os limites do bom gosto ou do bom senso. Por exemplo: discutir com colegas porque o horário do seu programa estourou não seria notícia jamais --se a discussão fosse apenas nos bastidores. Mas se ocorre em rede nacional aí vira fato.

Fonte: OOPS

Vereadores constatam descaso em escola pública de Cacoal.

Os vereadores Cezar Casto (PV), Euzébio Brizon (PPS) e Uriety Prado Dorofê (PMDB) e Lourdes Kemper (PMDB), constaram nesta quinta-feira, 03, o descaso com o dinheiro público na Escola Pedro Kemper em Cacoal. A referida escola que deveria funcionar de forma integral, foi inaugurada em dezembro de 2008, porém até hoje não entrou em funcionamento. Abandonada e sem nenhuma segurança a escola foi alvo fácil para a ação dos marginais.

A escola que foi construída em uma área extensa, onde funcionava o antigo Clube Municipal, que foi desapropriado para este fim, ficou totalmente abandonada durante todo o ano, sendo que no inicio desta semana, vândalos invadiram o local e destruíram janelas, portas e levaram alguns ventiladores. “Isso é um descaso com o dinheiro público”, disse o vereador Euzébio.
Indignado, o vereador Cezar Castro frisou que é incompetência da Secretaria Municipal de Educação, que deveria pelo menos ter destinado um vigia para o local. “A escola que deveria ser um modelo para educação em Cacoal, se transformou em ponto para o consumo de entorpecentes e outros tipos de delitos”, disse o vereador Cezar Castro, responsabilizando o Secretário Municipal de Educação pelo abandono do local.

Para a vereadora Uriety isso é grave e cabe ação de improbidade administrativa, já que o secretário tinha conhecimento da situação e não tomou nenhuma providencia. “Estamos fazendo o nosso papel que é fiscalizar e zelar pelo bem público e o descaso ocorrido nesta escola é inaceitável”, disse a vereadora, frisando que irá tomar todas as providencias para que essa situação não fique impune.

Os vereadores constataram ainda que a Secretaria de Educação mesmo tendo conhecimento do fato, se quer registrou ocorrência, providência esta, tomada imediatamente pelos vereadores, que acionaram a Policia Militar, imprensa e perícia do local. “É um absurdo, uma situação como esta e a Secretaria de Educação se quer comunicar as autoridades policiais”, indignou-se a vereadora Ury.

A visita dos vereadores também foi acompanhada pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Olinto Ferreira Junior.

Câmara de Porto Velho homenageia senadora Fátima

Pela iniciativa de propor a PEC da Transposição, que tramitou no Congresso Nacional a partir de 2003 e se transformou na emenda constitucional 60, a Câmara de Vereadores de Porto Velho irá homenagear na segunda-feira (7) a senadora Fátima Cleide (PT-RO), em sessão programada para 16 h.

Requerimento de Moção de Aplauso foi apresentado pelo vereador José Wildes (PT), e aprovado por unanimidade. “Nós entendemos que a senadora é merecedora de toda homenagem porque esta matéria terá um impacto positivo significativo nas contas do Estado. Além de atender funcionários que desejam passar para quadro da União, a economia na folha de pagamento a ser feita pelo tesouro estadual vai resultar em mais investimentos na área social”, destaca Wildes.

Segundo a senadora Fátima, o processo para regulamentação da emenda constitucional foi iniciado, com o Ministério do Planejamento reunindo informações técnicas e jurídicas relacionadas ao teor da emenda, para que possa baixar portaria de regulamentação.

Festcineamazônia
À noite, no teatro Banzeiros, a senadora Fátima participa da abertura da 7ª edição do Festcineamazônia, evento cultural que todos os anos conta com apoio do mandato, através de recursos de emenda individual ou extra orçamentários, articulados pela senadora.

Mara Paraguassu

Gab. Senadora Fátima

(61) 3303-2394 e 9974-9423

Maçonaria distribui fundos arrecadados para dez entidades filantrópicas

Os recursos líquidos arrecadados pelo IX Festival da Costela Assada realizado pelas Lojas Maçônicas de Porto Velho foram distribuídos para 10 entidades filantrópicas, durante solenidade de prestação de contas realizada na noite de quinta-feira, 3, no Centro Cultural da loja maçônica União e Perseverança. A solenidade reuniu todos os veneráveis das lojas maçônicas envolvidas no festival, patrocinadores, colaboradores e representantes das entidades beneficiadas.

Na abertura do ato, o presidente da Comissão Organizadora do Festival, Dionízio Costa, agradeceu aos patrocinadores, aos colaboradores e voluntários e aos membros da maçonaria que se empenharam na realização do evento que tem por objetivo arrecadar fundos para ajudar entidades filantrópicas. Dionízio manifestou seu contentamento pelos resultados alcançados e lançou um apelo para que o Festival da Costela tenha continuidade no próximo ano. “Há muita gente sofrendo e precisando da nossa solidariedade, por isso conclamo aos irmãos para que trabalhe mais em prol da fraternidade”, acentuou.

Durante a prestação de contas, apresentadas pelo venerável Marcos Braga, também foi realizada a premiação das equipes que assaram costela durante o festival, com premiação para a melhor costela, melhor guarnição entre outros quesitos. Os vencedores foram agraciados com placas condecorativas e aos patrocinadores foram conferidos diplomas de reconhecimento.

Assessoria de Imprensa

Realizada 9ª Corrida Pela Paz em comemoração aos 34 anos da Polícia Militar do Estado de Rondônia

Mesmo com a chuva que caiu sobre a cidade de Porto Velho, neste domingo, pela manhã, cerca de 100 atletas de várias categorias participaram da 9ª corrida Pela Paz em comemoração aos 34 anos da Corporação que teve a largada e chegada em frente ao QCG - Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Foram distribuídos prêmios nos valores de R$ 500, R$ 300, R$ 200, R$ 150 e R$100 reais aos vencedores do 1º ao 5º lugar nas categorias feminino e masculino geral. Foram sorteadas entre os participantes três bicicletas. A PM contou com a parceria da Federação de Atletismo de Rondônia.

De acordo com o chefe do CECOMS major PM Glanert, a corrida de aniversário da Polícia Militar de Rondônia, 9ª corrida Pela Paz é uma promoção da Polícia Militar do Estado de Rondônia em comemoração aos 34 anos da Corporação, sendo uma etapa do 23º Grande Prêmio de Corridas de Rua de Rondônia.

O percurso foi de 9.400m para o masculino, 7.000m para feminino e 5.000 para cadeirantes.

Vencedores:

Classificação geral feminino


Maria José de sousa Oliveira, 27’05
Marinavla da Costa Souto, 28’09
Maria Rosagela de Sousa Oliveira, 29’07
Luciana Leite Sampaio, 30’28

Geral masculino

Evandro Saraiva Pinheiro, 31’21
Ademir dos Santos, 31’32
José Luiz de Almeida Gomes, 31’34
Hélio Moura Assis, 33,13
Joares de Sousa Albuquerque, 33’18

Categoria A

1 Jefferson Mendes da Costa
2 Maicon Jhonata Sales Lopes

Categoria B
1 – Joarez rosa silva
2 Vladimir Infante Gomes
3 Izaias Alves de Aquino

Categoria C

1 Miquelangelo Chaves da Silva
2 Jerenilson Morais da slva
3 Janderson Bello Castilho

Categoria D

1 Jázio Pessoa de Araújo
2 José Carlos da Costa
3 Agmar Caixeta Rosa

Categoria E

1 Antonio Moreira Barros
2 Abraão João Elias
3 João Raimundo Nascimento Filho

Categoria F

1 Renato Santos Magalhães

Categoria I

1 Sônia Oliveira da Silva
2 Valdiceia dos Santos Franciscatti

Categoria J

1 Chirles Crevelaro
2 Fracnisca Nunes da Silva
3 Rosineide Souza Prestello de Vasconcelos

Categoria M

1 Francisco Wesley S, de Oliveira
2 Manoe de Jesus Nascimento Soares

Categoria N

1 Williams José Teodoro

Categoria O

1 Airton da Silva Santos
2 José Carlos Tupinambá
3 Raimundo Martins M. Neto


A 9ª Corrida pela Paz, foi uma organização da Polícia Militar do estado de Rondônia, através do CECOMS – Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, apoio técnico da Federação de Atletismo de Rondônia, parceria da Energia Sustentável do Brasil S.A., Roseg Seguradora Ltda. Ciclo Cairú Ltda, Vigher – Segurança Privada, SECEL – Secretaria de Estado da Cultura e dos Espertes, Júnior Polpas, Associação das Praças da Polícia Militar, Norte Malhas.
Colaboradores
Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militares, Companhia Independente de Policiamento de Transito, Secretaria Municipal de Transito de Porto Velho, Tribunal de Contas do Estado, Ascor - Associação dos Corredores de Rua de Porto Velho, Diretoria de Ensino da Polícia Militar, Diretoria de Saúde da Polícia Militar, Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

Zibia Gasparetto lança o seu 24º romance no próximo dia 10

O 24º romance ditado pelo espírito Lucius mostra que nossas dificuldades do dia a dia têm a função de quebrar o círculo vicioso do nosso comodismo, desfazer as ilusões que impedem a nossa felicidade. Revela que somos responsáveis por tudo o que nos acontece uma vez que colhemos o resultado de nossas escolhas e atitudes.

Se abrindo pra vida, 32º livro de Zibia Gasparetto, uma das autoras mais lidas no Brasil, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro, mesclando drama e romance numa interessante história ditada pelo espírito Lucius, autor de 24 de suas publicações. Nesta narrativa o foco é Jacira, uma mulher de 38 anos, solteira e extremamente dedicada à família, que culpa a todos pela sua infelicidade enquanto acredita ser uma vítima da vida e de não ter o poder de mudar o seu próprio destino. O livro tem 368 páginas e é mais um lançamento da Editora Vida e Consciência.
Evento de lançamento
Para o lançamento do livro Se abrindo pra vida, Zibia Gasparetto fará um bate-papo com leitores na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h30 no auditório da Livraria Saraiva no Shopping Center Norte (Travessa Casalbuono, 120 Vila Guilherme), em São Paulo.
O mercado editorial aposta que Se abrindo pra vida seja mais um best-seller e que em poucas semanas passe a figurar na lista dos mais vendidos, como acontece com grande parte das publicações de Zibia Gasparetto.Zibia atribui o sucesso de seus livros às histórias que retratam o cotidiano dos leitores, muitos dos quais estão vivendo os mesmos problemas dos personagens.
Nos romances, Lucius mostra que a infelicidade resulta de atitudes equivocadas e do autoabandono que levam às pessoas a tentarem salvar os outros, esquecendo de si mesmas, muitas vezes provocando a depressão. "As histórias falam de espiritualidade e de eternidade, o que toca a alma das pessoas", diz.

Sobre a história
Jacira trabalha como costureira e vive com os pais: um ex-operário de uma montadora de automóveis que prefere o desemprego a aceitar um salário inferior ao que ganhava e uma dona de casa que reclama da vida, além de angustiar-se com a possibilidade de a filha abandoná-los, como fizeram seus dois outros filhos.

O orgulho do pai, que leva Jacira a sustentá-los, e a insegurança da mãe, contribuem para estimular sua baixa-estima, ofuscam seus valores, a deprimem e fazem-na acreditar que não tem poder para lutar e obter uma vida melhor.

Uma noite ela sonha que está sendo julgada em um tribunal onde várias pessoas a acusam por não fazer nada em seu favor. Esse encontro desperta em Jacira fortes emoções. É a partir desse sonho que ela começa a olhar para si mesma e percebe o quanto estava distante de si mesma e isolada de todos.

Tão logo ela muda de atitude, a vida começa a corresponder, mandando pessoas que a instruem e a ajudam. Apesar da interferência dos pais, que pretendem mantê-la submissa, ela se impõe, muda a aparência e a situação financeira para melhor. Dessa forma, Jacira torna-se um exemplo para o pai, que se encoraja e aceita o trabalho que lhe é possível ter.

"Na vida, o importante é analisar os próprios sentimentos, descobrir qual a sua vocação e verificar o que lhe proporciona mais felicidade. Em seguida, é preciso respeitar seus verdadeiros sentimentos, direcionar suas escolhas com bom-senso e persistência, colocando-se em primeiro lugar nas suas escolhas. Todos precisamos reconhecer que há momentos de dizer sim e de dizer não. Respeitar seus sentimentos é a melhor forma de se valorizar", orienta.

Zibia Gasparetto
Mensagem do livro
A história de Jacira ensina que embora seja cômodo jogar a culpa de todos os seus problemas nos outros, essa é uma ilusão perigosa, porque coloca você em um círculo vicioso. Para encontrar a alegria de viver, você deve fixar-se no presente, valorizando o que já tem de bom.
"Cultive a beleza, rodeando-se de coisas bonitas, mesmo singelas e simples. A alegria é o tônico da alma. Tudo passa e caminha para melhor. Faça a parte que lhe cabe com capricho e amor. Confie na vida e acredite que as forças do universo estão cuidando daquilo que não depende de você. Jogue fora as falsas crenças que limitam seu progresso. Assuma que você pode construir uma vida melhor. Lembre-se que cuidar de você é sua primeira responsabilidade, depois, se puder, dê sua contribuição aos outros, sabendo que a ajuda só funciona se for inteligente. Acredite que sua vida pode tornar-se muito melhor do que é", resume a escritora.
Ficha BibliográficaSe abrindo pra vidaZibia Gasparetto, pelo espírito Lucius368 páginasPreço sugerido: R$ 36,00Editora Vida e Consciência

Zé Maria confirma que vai assumir Assessoria de Imprensa de Cacoal

O empresário do ramo de informática e colunista político do site www.cacoalro.com.br, José Maria Monteiro, mais conhecido como Zé Maria, vai assumir a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cacoal. A informação foi dada hoje no próprio site de propriedade do empresário. Zé Maria notabilizou-se em Cacoal pelo seu acurado senso crítico e por muitas vezes se indispôs com membros do Poder Executivo, especialmente na gestão da ex-prefeita Sueli Aragão (PMDB). Nessa reformulação administrativa em curso há informações de que ele teria sido convidado pelo prefeito Padre Franco e, em princípio, hesitara, mas aceitou nesta sexta-feira após receber apoio de leitores de seu mural na internet.

Cacoal fez conscientização no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Diversas ruas da área central de Cacoal tiveram mobilização nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, lembrando o Dia Mundial de Luta contra a Aids, criada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Servidores da área de saúde fizeram pit shops, entregas de panfletos, adesivos, ente outros A data existe desde 1988. Neste dia, pessoas do mundo inteiro se unem contra o aumento do número da doença e também em solidariedade a quem já contraiu o vírus.

Segundo o relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids, existem no mundo aproximadamente 33 milhões de pessoas vivendo com HIV/aids. A África é a área mais afetada, com aproximadamente dois terços do total mundial (22,5 milhões de pessoas com o HIV).

No Brasil, foram notificados 474.273 casos de aids no País, de 1980 a junho de 2007. O número é maior no Sudeste (289.074 casos), seguido pelo Sul (89.250), Nordeste (53.089), Centro-Oeste (26.757) e Norte (16.103).

Há várias maneiras de contribuir com o Dia Mundial de Luta contra a Aids, como disseminando informações sobre HIV e Aids na região onde mora, fazendo o teste, apoiando ONGs e campanhas, ente outras ações importantes.

Cassol prestigia inauguração do Centro de Assistência Social

Na tarde da última quinta-feira, o governador Ivo Cassol (PP), acompanhado da primeira-dama, Ivone Cassol, participou da solenidade de inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Vilhena. O centro é uma unidade pública de política e assistência social vinculada a Secretaria Municipal de Bem Estar Social (Sembes), com o objetivo de atender famílias de baixa renda do município, oferecendo cursos de depilação, hotelaria, farmácia, manicure, panificação e inclusão digital.

O CRAS está localizado no antigo Lions Clube de Vilhena, na avenida Melvin Jones, 270, bairro Cristo Rei, devido a uma pesquisa que identificou o local sendo um dos mais carentes da cidade de Vilhena. “A escolha do estabelecimento foi estratégico, pois identificamos um alto índice de vulnerabilidade social de risco”, informou a secretária da Sembes, Lizangela Rover.

Em discurso, Ivo Cassol parabenizou a iniciativa de realizar um trabalho social deste porte e que poderá desvendar futuros empreendedores para a região. “Devido ao grande número de cursos oferecidos a população, poderemos ter novos empresários saindo deste Centro”, disse Cassol.
O governador aproveitou o momento para comprovar o repasse mensal à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde tinha firmado compromisso junto a Prefeitura Municipal de Vilhena. “Após ter trazido diversos benefícios ao município, trago em mãos o comprovante de depósito no valor de R$ 320 mil para a Prefeitura de Vilhena para sanar o compromisso de repasse mensal para a manutenção da UTI”, finalizou Cassol.

Outro beneficio apresentado à população de Vilhena foi o projeto de pavimentação de 16.775 quilômetros de asfalto por meio do Governo de Rondônia.

O vereador Valdomiro Corá solicitou o envio de ofício ao Governo do Estado

O vereador Valdomiro Corá solicitou o envio de ofício ao Governo do Estado reivindicando recursos para a construção de asfalto nos bairros de Cacoal e, em seguida, elogiou os moradores da Linha 12 que se uniram pela reconstrução de uma ponte. Corazinho cobrou atenção especial do prefeito Franco Vialleto (PT) quanto à ponte da Rua Rui Barbosa e, junto à Secretaria do Meio Ambiente solicitou a poda das árvores da Avenida São Paulo, além de outras vias públicas desassistidas. Quanto aos moto-taxistas, o vereador do PV solicitou a criação de uma lei que autorize a categoria a realizar a transferência de placas para outras pessoas interessadas em ingressar na atividade. O parlamentar solicitou ainda o envio de ofício ao subchefe da Casa Civil, pedindo que sejam liberados os recursos das emendas parlamentares do deputado estadual Neri Firigolo (PT) e, finalizando, cobrou junto ao Poder Executivo investimentos em saúde pública, de forma a melhorar o atendimento às comunidades locais. Corá apresentou cinco indicações ao Poder Executivo: 01 – Campanha de conscientização sobre os dejetos lançados nos rios e igarapés. 02 – Construção de canteiros na Avenida Cuiabá. 03 – Patrolamento da Avenida Getúlio Vargas. 04 – Sinalização das Ruas e Avenidas. 05 – Patrolamento da Avenida Niterói, entre Getúlio Vargas e Tiradentes.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia