Fátima participa da certificação dos alunos do projeto Renda e Cidadania

“Nós mulheres estamos preparadas para pegar no pesado e trabalhar de igual para igual com os homens. Hoje me sinto muito feliz por receber meu diploma das mãos da senadora Fátima Cleide, mulher e guerreira como eu”, declarou emocionada Cyntia Cristina Bernadino, uma dos 748 alunos certificados pelo projeto Renda e Cidadania.

Para a senadora Fátima Cleide (PT/RO), participar da entrega dos certificados é gratificante. “Essas 700 pessoas representam mais profissionais formados e capacitados que atuarão no mercado e com a força de seu trabalho poderão dar maior qualidade de vida a seus familiares”, declarou.

Fátima elogiou a atuação da prefeitura de Porto Velho na educação profissional de pessoas de baixa renda. Na oportunidade, a parlamentar lamentou a falta de empenho do governo de Rondônia, que deixou de garantir os recursos do Programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação (MEC), para o ano de 2010.

“De todas as 27 unidades da federação, somente Rondônia e Amazonas deixarão de receber os recursos que deveriam ser empregados na construção de escolas técnicas estaduais profissionalizantes ou na reforma e ampliação das já existentes”, critica.

Na cerimônia que ocorreu no ginásio do Sesi, em Porto Velho, na sexta-feira (27), foram entregues certificados de 22 cursos de qualificação profissional e geração de renda do projeto Renda e Cidadania.


O projeto qualificou profissionais nos cursos de panificação, cabeleireiro, confeiteiro, pintor de parede, artesanato, conserto de eletrodomésticos, corte e costura, cozinheiro, culinária, doces e salgados, eletricista de alta e baixa tensão, técnica de vendas, mecânica de carros, operador de caixa, manicure, pedicure e mestre de obras.


Encontro de remanescentes de quilombos começa nesta Segunda-feira à noite

Será realizada na noite desta segunda-feira, 30, a partir das 19h30 no Hotel Rondon em Porto Velho, o Encontro Estadual dos Remanescentes de Quilombos do Estado de Rondônia que acontece até a próxima quinta-feira, 3.

O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), conta com a parceria de outras pastas da administração estadual como Seduc, Seagri, Sesau e Sedam, além da Emater e prefeituras, onde existem remanescentes de quilombos. Participam também representantes do Ministério Público Federal.

João Albuquerque – 30 – 11 – 09
9983 - 3803

Ministro Juca Ferreira - Nota de Esclarecimento

Ministro Juca Ferreira fala a respeito de sua relação com a imprensa

Quero deixar clara, se ainda não está, a minha relação com a imprensa.
Um contato com jornalistas na semana passada, no Rio de Janeiro, acabou gerando uma situação de evidente desrespeito para comigo. Um dos jornalistas assumiu postura muito diferente da situação de pressão própria do exercício da imprensa, à qual estou acostumado. O que surgiu então, em vez de entrevista, foram acusações reiteradas, embaladas na forma de pergunta – comportamento que até mesmo jornalistas críticos a mim nesse episódio detectaram, reconheceram como descabido e condenaram explicitamente.

Desrespeitado, retruquei. Fui, entretanto, infeliz na minha manifestação. Esta passou a impressão de que eu estava generalizando minha indignação para com a imprensa toda. Deixo claro: não tive qualquer intenção de generalizar, e nem generalizei. Não é esta a opinião que tenho sobre esta instituição. Sei de sua fundamental importância para a consolidação da nossa democracia. Sempre mantive relação franca e respeitosa com os órgãos de comunicação e com os jornalistas. Esta é minha história política.

Reconheço que a resposta – fruto da indignação frente às injustas acusações de que estaria fazendo campanha eleitoral e mau uso do dinheiro público – foi intempestiva. Minha indignação, ainda que legítima, permitiu sua descontextualização. Por isto me penitencio.

Lembro, entretanto, dois fatos que repõem a questão do folder, objeto da polêmica, nos seus devidos eixos: um, que os parlamentares do Congresso Nacional haviam recebido antecipadamente uma cópia do folder; dois, que ele já havia sido distribuído na Câmara, no Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), data em que não gerou qualquer tipo de manifestação de descontentamento. Concluindo: o folder foi usado como pretexto para não discutir um projeto que, indiscutivelmente, vai beneficiar milhões de brasileiros – o Vale-Cultura.

Juca Ferreira
Ministro de Estado da Cultura

Sesau realiza ‘Pit Stop’ no Dia Nacional de Combate ao Câncer

Um “Pit Stop” a ser realizado nesta sexta-feira (27), das 8:00 às 12:00 horas, pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (GPES/Sesau), marcará em Porto Velho o Dia Nacional de Combate ao Câncer. O evento acontecerá na avenida Sete de Setembro, em frente ao Fórum Criminal, com a distribuição de folders explicativos sob a coordenação da equipe técnica da Sesau.

O secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, tem incentivado a equipe técnica da Sesau a passar à população informações detalhadas sobre os vários tipos de câncer, causas e formas de prevenção e tratamento, em consonância com a política nacional de prevenção e em atendimento às diretrizes do governador Ivo Cassol, que tem investido cada vez mais em ações de prevenção, na melhoria do atendimento ao cidadão, com a reforma de unidades de atendimento, aquisição de equipamentos, capacitação de pessoal, entre outros procedimentos.

“O 27 de novembro na verdade não é uma data a ser comemorada. Mas de reflexão e mobilização, com vistas à prevenção e busca do tratamento adequado, considerando que dados do Ministério da Saúde apontam que até o final deste ano serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para os problemas cardiovasculares”, disse o secretário, lembrando que do total de doentes, as estimativas revelam que pelo menos 117 mil deverão ir a óbito.

Em Rondônia, segundo Milton Moreira, mesmo com os investimentos feitos pela administração estadual para o diagnóstico e tratamento da doença, a situação não é diferente, principalmente levando-se em conta as peculiaridades da região, como altas temperaturas e distância dos grandes centros.

Conforme a gerente de Programas Estratégicos de Saúde, Annelise Medeiros, no Estado a maior incidência de casos na mulher é na mama (130 – 60, só em Porto Velho) e no colo do útero (120 – 80, em Porto Velho), enquanto que no homem a maioria é de próstata (250 – 80, em Porto Velho) e no pulmão (90 – 60, em Porto Velho). Os tipos que mais matam são os de pulmão, estômago, próstata e mama.

Em nível nacional, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos; seguido do câncer de estômago, com 22.330; o de pulmão (20.835); o de próstata (20.820); e o de colo de útero (16.270). No entanto, o que mais tem levado a óbito é o câncer de pulmão que, somente neste ano, ceifará 15.145 vidas, enquanto as vítimas fatais de tumores de estômago serão 10.765, de mama 8.670, próstata 7.320 mortos e de intestino 7.230. Sobre o câncer de pele, Annelise disse que também é grande a ocorrência, mas como está exposto acaba sendo detectado precocemente, facilitando dessa forma o tratamento.

O secretário Milton Moreira reforçou a necessidade de as pessoas adotarem meios de prevenção e detecção do câncer precocemente com uma alimentação saudável, ausência de vícios, como cigarro e bebida alcoólica e realização de exames periodicamente, uma vez que qualquer pessoa está sob o risco de desenvolver a doença.


Assessoria de imprensa – SESAU
Veronilda
9256 3029

Papudiskina de 26 de novembro - Daniel Oliveira da Paixão

Coisas boas sobre a Administração do Padre Franco
Algumas notas que tenho publicado neste Papudiskina foram interpretadas por alguns setores da atual administração pública como contundentes demais e até me taxaram de "opositor" ao atual governo. Um dos membros do staff político vigente chegou a dizer que eu escolhi apenas falar das coisas que não estão dando certo e estou me omitindo em relação às coisas boas. Não é totalmente mentira quando dizem que não tenho divulgado muita coisa boa. Mas temos de achar algum culpado por isso. Ou os atuais secretários realmente não estão fazendo nada que mereça destaque ou o setor de imprensa da prefeitura está falhando, pois eu não tenho visto informações seguras que me deem algum parâmetro para eu dizer que houve melhora na atual administração em relação ao trabalho feito pela ex-prefeita Sueli Aragão. Pelo menos, em minha avaliação, no primeiro mandato ela botou para quebrar e fez muitas obras que deram um diferencial à cidade.

Mas é bom que se diga que os profissionais de imprensa que atuam na prefeitura são bastante competentes e eu não acredito que a culpa seja deles. Não há como tirar leite de pedra. Sei que o prefeito Franco Vialetto é uma pessoa de bem e tem se esforçado o máximo. Só que a engrenagem não está funcionando como ele gostaria que funcionasse. Apesar dessa força de vontade, o padre Franco cometeu alguns erros graves, como essa história de impor o fim do horário corrido, esquecendo-se de que o que vale é a produtividade e não o número de horas em que a pessoa deva passar atrás de uma escrivaninha. Não sei de onde o prefeito tirou essa ideia de que prefeitura do interior tem que abrir as portas às sete da manhã e fechar às cinco da tarde.
Não acredito que o prefeito vá manter até o final de seu mandato essa carga horária dupla. Afinal de contas, como pessoa culta que é, ele sabe que está provado que servidores mais bem preparados representam um ganho e não uma perda para o serviço público. Agora eu pergunto: é possível alguém fazer um curso técnico, faculdade, pós-graduação ou até mesmo um doutorado se a administração pública é insensível e os mantém no serviço até às 17 horas? Uma pergunta: pra que o cidadão ficar até cinco da tarde em seu local de trabalho na prefeitura se os bancos fecham à uma da tarde (horário de verão) ou duas da tarde?

Uma servidora pública que atua na prefeitura me confidenciou que no setor dela todos estão amargurados com essa decisão do prefeito, pois ele não exige o mesmo de seus secretários e demais portariados. "Enquanto a gente fica aqui esperando o tempo passar, mesmo sem que a população procure a prefeitura à tarde, é raro vermos alguém do alto e médio escalão em seus postos de trabalho em horário integral", disse.
Enquanto isto, mesmo sem clientela, a prefeitura fica aberta a tarde gastando energia para alimentar as lâmpadas e ar condicionado. Alguns cidadãos até vão à tarde à prefeitura, mas não para resolver questões burocráticas e sim para bater papo. Afinal de contas, não adiante ele ir requisitar algum documento ou taxa para pagar, já que os bancos estarão com suas portas fechadas.

Só que, conforme consegui apurar, os servidores podem desarmar seus espíritos, tirar a angústia do coração, pois o prefeito e seus secretários apenas estão fazendo um teste e saberão reconhecer que o fim do horário corrido não resolveu em nada a questão da produtividade, não gerou economia e não resultou em maior dignidade para os trabalhadores. Eu sinto que a boa vontade vai imperar. Afinal de contas, boa parte dos servidores já trabalha em período de plantões.

O Site do Zé Maria
Temos em Cacoal um site que ficou famoso porque, em princípio, permitia a todos os cidadãos o direito de se expressar livremente sem qualquer tipo de censura. O site, que tem o nome de www.cacoalro.com.br, é mais conhecido na cidade como site do Zé Maria pelos populares. Eu acho louvável que se dê espaço à população para tecer comentários livremente, mas embora eu seja terminantemente contra a censura, a experiência de vida nos ensina que em alguns poucos casos específicos algumas pessoas confundem liberdade de expressão com permissividade para ofensas pessoais. Isso nos remete a seguinte reflexão: “A democracia ainda é a melhor forma de Governo, mas é um sistema extremamente complexo, mais fácil de ser entendido na teoria do que na prática. Como disse, eu sou a favor de que os sites realmente publiquem opiniões, comentários, sobre o assunto que quiser, até mesmo opiniões aparentemente ofensivas, mas que sejam leves. Eu mesmo já fui vítima de alguns comentários maldosos nesse site e um deles me deu a oportunidade chamar o tal cidadão, apenas sob o pseudônimo de O Observador, a uma avaliação melhor de sua “observação a respeito do jornalista Daniel Paixão”, a quem ele chama de semianalfabeto e diz que o tal precisa aprender a escrever. Ele disse isso depois de ler minha crônica intitulada PAPUDISKINA. Como pessoa pública, é claro que eu quero ser avaliado pelos meus leitores. Aceito que digam que eu cometo muitos erros e que discordem de minhas opiniões. Mas também tenho um acurado senso crítico e acho que milhares de meus leitores concordam que não sou tão analfabeto assim, apesar de viver em um país onde 63% dos brasileiros são “analfabetos funcionais”, ou seja, sabem ler e escrever, mas não conseguem um discernimento razoável daquilo que leem.

Se conhecimento fosse comida, tais pessoas conseguiriam engoli-la, mas absorveriam pouco os seus nutrientes. Modéstia parte, sem ofender a tal usuário, eu diria que ao dizer que sou um dos piores articulistas desta cidade ele está se mostrando um verdadeiro analfabeto funcional. Não consegue entender que um texto completo não pode ser julgado apenas porque eventualmente o autor cometeu um erro de grafia ou mesmo de concordância em alguma parte da frase ou oração. Devemos julgar o que lemos pelo contexto geral já que até mesmo os melhores professores de língua portuguesa, uma hora ou outra são traídos pelo seu subconsciente no momento de criar uma frase. Querem ver um exemplo? Muitas vezes estamos tão absorvidos por uma ideia que nos esquecemos de que a maioria da população está no singular e concluímos a frase como se maioria estivesse no plural quando nos referirmos a um conjunto grande, como POPULAÇÃO.

Mas, enfim, não estou me lastimando porque apesar de o tal cidadão tentar me ofender, fiz uma pesquisa no dia 21 de novembro de 2009, em www.google.com.br e lá, ao digitar o nome de minha crônica, “papudiskina”, observei que apareceram 7.400 resultados. Já o nome “Daniel Oliveira da Paixão” aparece em 86.400 registros no Google. Nada mal para quem é um dos piores cronistas na opinião do tal cidadão. De qualquer forma, como diria o Perin, fale mal ou fale bem, mas FALE DE MIM...Obrigado a todos!

Sipam participa do I Congresso das Cidades Amazônicas

Brasília (26/11/09) - Com o objetivo de discutir os diversos cenários de desenvolvimento social e econômico da Região Amazônica e compartilhar novos conhecimentos na busca da sustentabilidade, a primeira edição do Congresso das Cidades Amazônicas será realizada em Belém, de 25 a 27 de novembro. O diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Rogério Guedes, participará da palestra de abertura do evento e falará, no dia 27 à tarde, sobre o papel do órgão como integrador de políticas públicas na Amazônia.

Guedes apresentará a infraestrutura tecnológica do Sipam na Amazônia Legal, que gera informações e ajuda na comunicação em localidades remotas. Além disso, falará sobre as principais ações de parceria com outros órgãos federais, como o monitoramento dos 43 municípios que mais desmataram na Amazônia, e o relacionamento com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para o monitoramento das áreas regularizadas pelo Terra Legal. O diretor destaca que o Sipam ajudará o MDA a evitar fraudes no processo de regularização fundiária, além de garantir a preservação ambiental dessas áreas.

Com foco no apoio aos municípios, Guedes explicará o programa SipamCidade, que já capacitou 688 técnicos de 289 municípios e 82 instituições públicas parceiras como Emater, Ibama e secretarias estaduais. O programa capacita os técnicos municipais para o uso de geotecnologias, conhecimentos que podem auxiliar na elaboração do plano diretor e em quase todas as áreas de ação da prefeitura.

Guedes explica que o SipamCidade oferece ferramentas para que os gestores municipais possam utilizar os conhecimentos geoespacial na elaboração de mapas de aptidão agrícola e potencial econômico, identificar áreas próprias para a construção de moradias, além de auxiliar no cálculo de taxas e impostos urbanos (IPTU). O SipamCidade também dispõe de informações para orientar a escolha de terrenos adequados à armazenagem segura do lixo (aterros sanitários), além de auxiliar a defesa civil ao apontar áreas mais vulneráveis aos fenômenos climáticos (enchentes e secas).

O evento acontece no Hangar Centro de Convenções e deve reunir representantes dos 750 municípios da Região. O Sipam terá um estande onde os visitantes poderão obter informações complementares sobre os programas desenvolvidos pelo Sipam.

Promovido pela Federação das Associações do Estado do Pará (Famep) e por entidades e conglomerados da Amazônia têm o apóio da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Os organizadores esperam que seja um momento em que parlamentares possam interagir e discutir sobre temas relevantes, aproveitando a presença dos responsáveis pela implementação de políticas públicas nos municípios brasileiros.

Ao término do Congresso a organização do evento espera dois resultados. Um deles é que devido às peculiaridades da Amazônia, as discussões das diretrizes para as políticas públicas na região sejam diferentes das demais e que haja a formação de uma rede de cooperação entre vários municípios, para que juntos operem projetos que contribuam com o desenvolvimento social da Região.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam

Telefone: (61) 3214 0257
E-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br

www.sipam.gov.br

Mais de 2 mil candidatos fazem o vestibular FACIMED

Mais de duas mil pessoas fizeram a prova do vestibular da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed). A seleção foi realizada no sábado (21/11), um dia antes do Vestibular da UNIR. O curso mais concorrido foi o de Medicina, onde para cada vaga havia dezoito candidatos.

A qualidade de ensino e de estrutura física da Facimed, mais uma vez, foram os pontos decisivos que levaram cerca de 2200 alunos a disputar vaga em um dos 17 cursos oferecidos pela instituição. Além de candidatos de vários municípios de Rondônia, a Facimed trouxe para Cacoal vestibulandos de Estados como Acre, Mato Grosso, Paraná e Goiás.

O estudante Douglas Endo, de 20 anos, saiu de Maringá-PR para disputar uma das vagas oferecidas no curso de Medicina. Ele afirmou que foi a recomendação de amigos sobre a qualidade da Facimed que o encorajou a sair do Paraná para estudar em Rondônia.

As amigas Gabriela Sakurada, de 18 anos e Paula Graziela Gonçalves, de 17, ambas moradoras de Pimenta Bueno, também concorreram às vagas para o curso de Medicina. De acordo com Gabriela, apesar da Facimed ser uma instituição de ensino nova, já conseguiu o reconhecimento da comunidade, o que comprova a qualidade e estrutura de ensino. “Através de visitas feitas pela minha escola à Facimed, tive a oportunidade de constatar a qualidade da instituição”, disse.
Os moradores de Rolim de Moura, Rodrigo dos Santos e Cleidson Alves, de 17 e 18 anos, optaram pelo curso Tecnólogo de Gestão em Agronegócios. Eles afirmaram que a referência positiva dada por quem já é aluno, foi essencial para optarem pelo curso da Facimed. “Gosto da área de agronegócios e por isso optei pelo curso”, informou Cledison.

A auxiliar de dentista Jéssica Rayane, de 17 anos, concorreu a uma das vagas do curso de Odontologia. Ela afirmou que sempre gostou da área odontológica e que mesmo morando em Ji-Paraná irá se deslocar todos os dia para Cacoal para fazer o curso na Facimed. “Vou ter que encarar a estrada, mas vou fazer o curso”, afirmou com muita determinação.

Mortalidade infantil causada por diarreia cai 93,9% em 25 anos no país

Dado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Saúde, a Saúde Brasil 2008, mostra que o número de crianças com menos de um ano que morreram por diarreia no Brasil caiu 93,9% entre 1980 e 2005. Nesse ano, foram 1.988 mortes, contra 32.704 em 1980. Em 2000, foram 3.004 óbitos.

De acordo com o ministério, essa redução fez com que a diarreia passasse da segunda para quarta posição em número de mortes de crianças com menos de um ano. A primeira causa de morte entre bebês são as afecções perinatais, que afetam as crianças até os sete dias de vida. Todas as causas, diz o ministério, sofreram redução no mesmo período.

No país, a taxa global também caiu no período entre 1990 (47,1 mortos por mil bebês nascidos vivos) e 2007 (19,3), em uma redução média de 59,7%. A meta é chegar a 14,4 mortes por mil vivos até 2015.

As regiões Norte e Nordeste, entre 2000 e 2007, foram responsáveis por mais de 50% dos óbitos do país. A meta do ministério é reduzir em 5% ao ano o número de mortes de crianças com menos de um ano de idade no Nordeste e na região da Amazônia Legal.

Grávidas

O número de grávidas que fizeram sete ou mais consultas de pré-natal também subiu, de acordo com o Ministério da Saúde – de 47,5% em 1996 para 63,7% dez anos depois. O número de partos ocorridos em hospitais passou de 84,5% para 97,9% no mesmo período.


Autor: Do G1, em Brasília
Fonte: G1

Cacoal está em festa: 32 anos de muitas conquistas

Acontece em Cacoal no dia 26 (quinta-feira) o grande desfile que marcará as comemorações de 32 anos de emancipação do município. A realizaçào do evento conta com o apoio das Secretarias Municipais de Indústria Comércio e Turismo; Ação Social e Trabalho; Educação, Fundaçào Cultural e AMEC. O desfile terá abertura oficial as 16:00 horas, na Avenida Porto Velho.

O evento é uma determinaçào do Prefeito Francesco Vialetto. “Cacoal é uma cidade composta de um povo ordeiro e trabalhador, por isso é tempo de comemorar nossas conquistas”, enfatizou. De acordo com a presidente da Fundaçào Cultural, Maria Lindomar, haverá a participaração da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Mirim, Proerd, Fanfarra Garras de Águia, Pastoral da Criança e Adolescente, instituiçòes de ensino da rede pública e privada, instituições beneficentes e empresas que fazem a história e o progresso de Cacoal.

Este ano, o desfile conta com um diferencial, o Bloco da Cultura, onde cantores, músicos, artistas plásticos, escritores e artesàos representarão as atividades culturais desenvolvidas em Cacoal. Um grande show com artistas locais marcará o encerramento da grande festa. Já está confirmada a presença da banda Luz de Cristo, a dupla Cuiabano e Douradense , Professores de Música da PM e a dupla Two Brothers. A expectativa é a de que o evento reúna cerca de 8 mil pessoas.

Origem de Cacoal
Em 1909, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon iniciou a caminhada em plena floresta para instalação da Linha Telegráfica. Os mais entendidos de história, considera este homem como aquele que deu origem a Cacoal e tantas outras cidades da BR-364.

Em 1936, o pioneiro Anísio Serrão, que era responsável pelo trecho entre a estação telegráfica de Pimenta Bueno e presidente Hermes (atual Presidente Médici), construiu uma residência num local de grande plantio de Cacau nativo, fato que inspirou Anísio a dar ao seu Seringal o nome "CACAUAL, CACOAL ou CACUAL" (não se tem a grafia correta, haja vista que os moradores da época eram quase em sua maioria, analfabetos), quarenta anos depois, este local torna-se Cacoal.

Em 1960, com a construção da BR 364, foram atraídos para a região de Cacoal pessoas de todos os lugares do Brasil. Hoje o município tem uma população de aproximadamente 80 mil habitantes. Sua economia é baseada na agricultura, pecuária, indústria e comércio. A cidade tornou-se pólo universitário com quatro faculdades, oferecendo 35 cursos distintos.

Fontes de pesquisa

Livro: Cacoal: sua história sua gente

Assessoria de Imprensa da PMC

Vereadores de Cacoal tem a chance de aprovar PCCS do SAAE ou ceder aos que tentam retirar direitos dos trabalhadores

DANIEL OLIVEIRA DA PAIXÃO (ANAP - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS) - Está com a Câmara Municipal de Cacoal a decisão de aprovar o PCCS, tal como acordado e amplamente discutido com os servidores do SAAE, ou ceder a certas manobras de alguns setores da administração pública local, que apesar de serem do PT, não honram em nada o compromisso de atuar em defesa dos trabalhadores. Pelo contrário, são petistas de filiação e neoliberais em atitude e comprometimento.

Há comentários de que esses neoliberais incrustrados na administração pública de Cacoal querem rasgar completamente os acordos e compromissos selados com os servidores públicos e enviar um tal projeto anti-ético e imoral que derruba por terra todas as conquistas adquiridas pelos servidores daquela autarquia. Mas não acredito que a tarefa seja fácil. Pelo menos se é verdade que os vereadores de Cacoal são pessoas decentes e que não se deixam levar por manobras indecentes.
Além da boa índole dos vereadores, que quero acreditar que exista, temos ainda a argumentação política que desencorajaria qualquer procedimento irresponsável e ultrajante. Em 2010 teremos eleições para deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente da república e já em 2012 os cacoalenses serão chamados às urnas novamente para escolher um novo prefeito ou prefeita (ou reeleger o atual) e ainda os futuros membros do poder legislativo local. O povo pode até ter memória curta, mas a imprensa não. Os jornalistas verdadeiramente comprometidos com o senso de justiça e de verdade farão o favor de relembrar os nomes de quem votou a favor e quem votou contra os interesses dos servidores e, por conseguinte, da população em geral.

Aliás, há informações de que funcionários do SAAE estão estudando a possibilidade de, se for o caso, cobrar da Câmara Municipal a criação de uma “CPI” (ou Comissão Especial de Aveguação) para investigar esse imbróglio que tem sido essa tentativa de manobra de decepar direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores públicos do SAAE e da prefeitura, como progressão salarial por decurso de prazo, licença-prêmio, etc. Pelo jeito, se dependermos desses neoliberais que pensam que mandam no prefeito e nos vereadores, em breve vão mandar um projeto à Câmara Municipal de Cacoal para revogar férias, descanso remunerado aos sábados, domingos e feriados.
Tem coisas acontecendo por aqui que se contarmos lá fora pouca gente vai acreditar. Mas se lá fora nem todos sabem o que vem acontecendo por aqui, este cronista de Papudiskina está muito atento. Não vamos aceitar que desrespeitem a dignidade daqueles que trabalham em órgãos como o SAAE, expondo suas vidas por lidar muitas vezes com clientes que não entendem que as mazelas de nosso sistema de distribuição de águas e esgoto têm uma origem em mau planejamento daqueles que no passado criaram as bases para essa “empresa” e vão descarregar sua revolta nos auxiliares administrativos, que não têm sequer suas sugestões ouvidas por aqueles que deveriam ouvi-los se é que desejam realmente melhorar o atendimento ao público e contribuir com um ambiente menos sobrecarregado de tensão.

Além disso, há indícios de que esteja havendo no SAAE o que hoje o direito trabalhista moderno convencionou chamar de ASSÉDIO MORAL. Isso ocorre quando servidores são expostos ao ridículo e são obrigados a trabalhar sem as mínimas condições para tal. Exemplo: obrigados a atender o público que aguarda por uma impressão de segunda via de sua conta de água quando sabidamente não há um único toner na impressora que dê condições a isso. Já se se tornou até corriqueiro, de certa forma, virmos funcionários daquela autarquia ridiculamente sacudindo cartuchos de toner na esperança de que com esse gesto desesperado consiga alguma gota a mais de tinta.

Outro problema grave – por enquanto isentamos a atual diretoria de culpa até que apuremos os fatos – é a falta de transparência na contratação de pessoal sem concurso público, seja através de portarias ou mesmo através da admissão de estagiários. Além disso, algumas pessoas, não se sabe a mando de quem, começam a espalhar cartazes nas paredes dando lição de moral publicamente nos servidores públicos concursados (os poucos que ainda restam) - isso também é Assédio moral.
Tanto empresas públicas como privadas – e também as autarquias e departamentos – devem regular as relações com os trabalhadores através de regulamentos e estatutos escritos, cujas cópias, se necessário, devem ser entregues aos servidores e nunca ter seus conteúdos expostos ao público para denegrir aqueles que zelam pelo nome da empresa. Aliás, ridicularizar os servidores perante a opinião pública, dando a impressão de que todos são desleixados e porcalhões, também mostra-se que a empresa como um todo é inoperante e desmazelada.

Enfim, cabe aos vereadores acompanhar de perto esses fatos aqui relatados e impedir que direitos sejam abruptamente arrancados porque se queremos como cidadãos ter um serviço de público de qualidade também é nosso dever exigir que os servidores sejam igualmente tratados com dignidade para que tenham condições emocionais de atender bem a todos os que precisam de respostas para as suas dúvidas e indagações a respeito dos serviços públicos. O povo digno de Cacoal confia na dignidade e na equidade e decência de nossos vereadores. Confiamos em seu comprometimento com a ética e a justiça. Vamos dizer um não à imoralidade que é o Assédio Moral e a brutal violação de direitos adquiridos.

Projeto Papai Noel nos Correios realiza sonhos de crianças em Cacoal

O Projeto Papai Noel nos Correios já teve início e Cacoal e pretende aumentar o número de crianças que tiveram seus sonhos realizados no ano passado. Em 2008 foram atendidos os pedidos de aproximadamente 200 cartas.

O gerente da Agência dos Correios de Cacoal, Antônio Noronha, explicou que o projeto Papai Noel nos Correios acontece em parceria com o comércio local. “O projeto visa atender crianças carentes com idade de até 10 anos”, disse Antônio. As cartas recebidas pelos Correios serão entregues a alguns empresários locais que, na medida do possível, atenderão aos pedidos.

Apesar de a grande maioria das doações serem vindas de empresários, qualquer cidadão pode colaborar com a campanha. Basta procura a agência dos Correios e adotar uma carta. Os presentes arrecadados serão entregues pelos próprios Correios, na residência da criança, nos dias que antecedem a noite de Natal, aumentando o clima de alegria nesta data especial.

Ultimas apresentações da comédia 11º MANDAMENTO

Neste fim de semana acontece as ultimas apresentações da comédia 11º MANDAMENTO, uma produção do Grupo de Teatro Risoterapia, faz nova temporada em Cacoal neste mês de novembro.

O espetáculo 11º MANDAMENTO é promessa garantida de muita diversão, é garantia de sair do teatro com a alma lavada depois de uma hora de bom humor.

A comédia 11º Mandamento é promessa de diversão para toda família. Tendo no elenco: Edimar Oliveira, Júlio Borges, Silvinha Moiella, Carina Andrade e Bruno Olsen. Sonoplastia e iluminação Eriques Barros. Texto e Direção: Edimar Oliveira.
O grupo Risoterapia avisa que caso outras cidades tenham interesse em levar o espetáculo basta entra em contato

Sinopse
11º MANDAMENTO
Nonô Piedade é prefeito de uma pequena cidade, onde apronta de tudo: desvia verbas, trai a esposa, engana os amigos, porem tudo muda depois de encontrar Deus, o qual lhe da uma segunda chance com a condição que respeite o 11º Mandamento.
Trapaças, traições, mentiras e muitas revelações tudo temperado com muito humor é o que reserva a comédia 11º Mandamento.

Serviço:
Espetáculo: 11º MANDAMENTO
Categoria: Comédia
Indicação: Livre
Datas: 21 e 22 de Novembro de 2009
Horário: 20:00
Duração: 1 hora
Local: Teatro Cacilda Becker - Cacoal
Informações: 69 3441 3252


Edimar Oliveira
Diretor Grupo de Teatro Risoterapia

Crise do Apagão: Valdir Raupp pede bom senso

Irritado com a estratégia da base aliada de tentar blindar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no caso do blecaute que atingiu na semana passada 18 Estados do País, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), apresentou hoje na Comissão de Ciência e Tecnologia, em tom de ironia, um requerimento de convocação de representante da Fundação Cacique Cobra Coral para explicar aos senadores as causas do apagão. A fundação se denomina "entidade científica esotérica especializada em fenômenos climáticos".

Alheio às críticas dos governistas, que acusaram a oposição de "perder o bom senso", o presidente da comissão, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), deu o requerimento como aprovado. Marcelo Crivella (PRB-RJ) questionou a aprovação do documento e pediu para que o áudio da comissão fosse ouvido para confirmar a aprovação do requerimento convocando um esotérico. A sessão da comissão foi suspensa e será retomada no início da tarde.

A polêmica na Comissão de Ciência e Tecnologia começou quando o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) pediu que fosse colocado em votação um requerimento convidando Dilma e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além de 18 autoridades e técnicos do setor para explicarem o blecaute. Para a oposição, a presença de um grande número de pessoas diluiria os depoimentos e impediria um questionamento direto aos ministros.

Requerimento idêntico ao apresentado por Cavalcanti foi aprovado nas comissões de Infraestrutura (CI) e Assuntos Econômicos (CAE) a pedido de outros parlamentares governistas. A estratégia da base aliada é não deixar que a ministra seja convocada a comparecer sozinha para falar do apagão. A oposição tentou, em ambas as comissões, e sem sucesso, aprovar convite para que a ministra fale sozinha aos parlamentares, sem a ajuda de técnicos.

Bom senso
A oposição afirma que o governo tenta "colocar a sujeira debaixo do tapete", nas palavras do senador José Agripino Maia (DEM-RN), ao impedir que Dilma, ex-ministra de Minas e Energia, dê explicações sobre o apagão elétrico. Após a aprovação do convite para que um representante da Fundação Cobra Coral fale sobre o apagão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) criticou a disputa entre governo e oposição em relação ao assunto. "O Senado está perdendo o bom senso. Não faz sentido discutir esse problema em todas as comissões. O Senado não pode se prestar a esse papel", afirmou.

Tony Pablo é eleito presidente da Sub-Seção da OAB em Cacoal

O advogado Tony Pablo de C. Chaves foi eleito presidente da Subseção da OAB Cacoal, com 86 votos, três a mais que o seu concorrente. A chapa eleita tem os seguintes integrantes: Tony Pablo (Presidente), Fernando Azevedo (Vice-Presidente), Charles Baccan (Secretário), André "Bony" Bonifácio (Secretário Adjunto) e Kátia Ribeiro (Tesoureira). Segundo Tony Pablo, são companheiros comprometidos com as prerrogativas dos advogados e que aliam sólidos conhecimentos das necessidades da classe com a vontade de estar sempre antenados com que há de mais moderno no mundo jurídico.

"Os integrantes dessa chapa têm demonstrado o respeito por todos os advogados, independentemente de seu tempo de atuação no mercado, pois entendem ser igualmente importante a experiência adquirida com o tempo de atividade como aquela experiência que se adquire com o desprendimento do dia a dia, seja em seminários, cursos, palestras, simpósios etc".

A nova diretoria reafirma o seu compromisso com a defesa das prerrogativas da classe perante as autoridades e a comunidade e se compromete a criar uma comissão local especialmente para este fim. "Vamos zelar pela ética no exercício da profissão e investir na ampliação física da sede da subseção de Cacoal. Queremos a melhoria dos equipamentos utilizados pelos advogados na OAB, bem como a aquisição de maquinários novos. Também vamos investir na capacitação do advogado e no fortalecimento da Subseção com a OAB Jovem, suporte aos direitos humanos, viabilizar ações para a caixa de assistência dos advogados, promover eventos da OAB Mulher, além de eventos culturais e esportivos que tenham como objetivos fundamentais uma maior integração dos nossos advogados com a comunidade.

Enfim, queremos consolidar uma Subseção da OAB de Cacoal cada vez mais forte e mais integrada socialmente com o mundo jurídico e com a comunidade. Vamos respeitar a cada um dos advogados, valorizando o seu desprendimento e o seu compromisso com os valores fundamentais da democracia. Aqui, aliás, abrimos um parênteses para enfocar o nosso compromisso com as instituições democráticas e com a defesa dos valores fundamentais dos cidadãos. Entendemos ser um dever da advocacia defender os princípios da igualdade de oportunidades, fraternidade e justiça. Esses fundamentos, mesmo contemplados em nossa constituição federal, merecem constante vigilância da classe jurídica, especialmente dos advogados, que são, por assim dizer, os verdadeiros guardiães das leis", finalizou o novo presidente da Subseção, Tony Pablo.

Lions Clube Capital do Café realiza almoço beneficente em Cacoal

No próximo dia 22 de Novembro o Lions Clube Cacoal Capital do Café irá realizar um almoço beneficente com dois objetivos principais. Uma parte da renda deste almoço será revertida para a Casa de Acolhida São Camilo e outra parte servirá para dar início a uma campanha idealizada pela entidade que visa a aquisição de filtros de água para serem distribuídos entre famílias carentes do município.

O almoço será realizado no Castelinho do Cupim à partir das 12 horas.

Será servido um delicioso Cupim Assado e Frango Assado com vários acompanhamentos além da sobremesa.

O Valor do Convite é R$ 20,00 (Vinte reais) e crianças até oito anos não pagam.

Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3441-4316 (com Evanilde) ou 8409-0599 (com Josélia).

Haverá sorteio de brindes.

Nós do Lions Cacoal Capital do Café, contamos com sua participação neste almoço beneficente.

Boas práticas do TJRO estão na I Mostra de Gestão do Setor Público

Dois projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia foram selecionados para a “I Mostra Rondoniense de Práticas de Gestão do Setor Público”, que está sendo realizada auditório da Uniron, em Porto Velho desde do dia 17 de novembro. A apresentação dos projetos, feita pela Coordenadoria de Comunicação Social do TJRO, ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), ambos na categoria sociedade: “TJRO em dia com meio ambiente” e “Inclusão Digital para Índios Karitiana”.

Um público de aproximadamente 200 pessoas, conheceram um pouco mais das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo Poder Judiciário. Outras experiências bem sucedidas na área foram ressaltadas como: economia de papel, telefone e energia; coleta seletiva; inclusão digital por meio do projeto "Iniciar". A intenção foi apresentar à sociedade os benefícios gerados com a execução dos projetos, além de apresentar os trabalhos do Planejamento Estratégico do TJ, que já possui um mapa alinhado com o Nacional.

Os mediadores da mesa, Carlos Cezar da Silva e Jorge Elarrat Canto, recomendaram as iniciativas do TJ como modelo para outras instituições. “É importante ver o Judiciário trabalhando dessa forma. Acredito que a semente plantada será refletida na sociedade”, afirmou Elarrat.

Inclusão Digital
Segundo a presidente do TJRO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, as boas práticas desenvolvidas pelo Judiciário de Rondônia têm proporcionado bons resultados à sociedade. É o caso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que após parceria firmada com o TJ no projeto dos índios Karitiana, agora está atendendo na região de Ji-Paraná, as etnias Gavião; Tukuña; Paygap e Ikoloehj, com o curso de Montagem e Manutenção de Computadores.

Outro fator positivo identificado com a parceria TJ; Senai e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), no projeto de Inclusão Digital, é que segundo informações de representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Caixa Econômica Federal (CEF) abriu 300 vagas de estágio para os indígenas, após tomar conhecimento do projeto do Tribunal de Justiça e hoje, os índios com mais de 16 anos e que estão estudando já conseguiram uma vaga remunerada na Caixa.

Meio Ambiente
Por meio de uma iniciativa de servidores do TJRO, alinhada às orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva o Judiciário brasileiro à execução de medidas socioambientais, a instituição fez em maio deste ano a doação de 1.200 mudas e 4 mil sementes de árvores nativas da região amazônica. A iniciativa teve a parceria das prefeituras da capital, Porto Velho, e do município Itapuã do Oeste, localizado no interior do Estado.

Foram realizadas doações de 100 mudas para Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e mais 100 para a Associação Amigos, de servidores do Judiciário. Além de Aroeira, Açaí e Ipês, também foram distribuídas sementes e mudas de Buriti, Tamarindo e Cumaru.

Prêmios
O projeto de Inclusão Digital para Índios Karitiana está concorrendo aos prêmios Innovare, que identifica, premia e divulga práticas inovadoras do Poder Judiciário, Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia; ARede 2009, que contempla projetos que utilizam tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a inclusão social; e Professor Samuel Benchimol, que promove a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

O “TJRO em dia com o meio ambiente”, foi premiado no 7º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado em 2009, no Maranhão. Recebeu ainda menção honrosa pelo projeto durante a entrega do Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática, que foi realizado simultaneamente com o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade: "Porto Velho, Capital da Sustentabilidade e da Justiça Climática", realizado no último mês de outubro.

Assessoria de Comunicação Institucional - TJRO

Ji-Paraná organiza o 1° Simpósio Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estará realizando no dia 19 de novembro, no auditório da Representação de Ensino (REN), o 1° Simpósio Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

8 horas – Cerimonial de Abertura

8h30 – Palestra – Aspecto Jurídicos do Abuso Sexual contra a Criança e Adolescentes – Palestrante – Elaine Cristina B. S. Franco OAB/RO 1627 – Advogada

6h30 – Coffee Break

9h50 – Palestra – Impactos Psicológicos da Violência Sexual em Crianças e Adolescentes – Palestrante – Aristeu Machado dos Santos CRP/RO 01-12512 – Psicólogo

10h50 – Palestra – Métodos de Identificação e Abordagem a Crianças e Adloescentes vitimas de Abuso e/ou Exploração Sexual – Palestrante – Gilson Lopes – Educador Social

12 horas – Encerramento com entrega de Certificado.

Presidente do Ibama será ouvido nesta quarta-feira na CPI das Hidrelétricas

O presidente nacional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, será ouvido nesta quarta-feira(18) pela CPI da Assembléia Legislativa de Rondônia que investiga possíveis irregularidades na construção das hidrelétricas do Rio Madeira. Também serão ouvidos o diretor de licenciamento, Sebastião Custódio, e Carolina Carneiro, do Instituto Chico Mendes. Os depoimentos começam às 10 horas.

A decisão de convocar os principais dirigentes nacionais do Ibama surgiu depois do depoimento do superintendente regional, César Guimarães, que pouca informação acrescentou, já que todo o licenciamento foi de responsabilidade do Ibama em Brasília.

O objetivo dos deputados é entender como foi possível autorizar o início das obras em um local onde não ocorreu o estudo de impacto ambiental, além de esclarecer sobre as responsabilidades do Estado nos procedimentos de licenciamento ambiental.


TV Justiça destaca CPI das Hidrelétricas
Uma reportagem sobre o trabalho da CPI das Hidrelétricas e a polêmica construção da Usina de Jirau será exibida nesta quarta-feira (18) pela TV Justiça para todo o Brasil, através da Net, operadoras de TV a cabo e em canais abertos em alguns estados, a partir das 11 horas, horário de Rondônia.

A equipe da TV Justiça esteve em Rondônia e entrevistou um procurador do Ministério Publico Federal, o Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, e um dirigente do Consorcio Energia Sustentável, que constrói a Hidrelétrica de Jirau. O foco da matéria é a possível ilegalidade ambiental da obra.

Em entrevista a equipe da TV Justiça, o Deputado Neodi Carlos disse que a CPI foi instalada porque a Assembléia Legislativa deu autorização para a obra e a hidrelétrica está sendo construída em local diferente, “sem um novo estudo dos impactos ou pelo menos uma explicação sobre a opção por outro local”.

A TV Justiça ouviu também o Procurador da Republica, Heitor Alves, que considerou ilegal a licença ambiental provisória concedida pelo Ibama, salientando que, “não existe a figura da licença parcial na legislação”. O MPF entrou com uma ação de improbidade contra o Presidente do Ibama.

A reportagem ouviu também o dirigente do consórcio de Jirau, que admitiu não ter ainda todas as licenças da obra, mas assegurou que tudo está sendo feito dentro da legalidade e que a mudança de local só trará benefícios.

Prefeitura emite nota e diz que não violou constituição ao interpelar pastor por pregar na cidade

Nota de esclarecimento da Prefeitura de Cacoal

Com relação à notícia veiculada na edição do jornal Folha de Rondônia, dia 13 de novembro de 2009, na Coluna Giro Rondônia, página 3, e republicado por diversos sites jornalísticos, a respeito de um suposto constrangimento praticado por fiscais da prefeitura contra um pastor que realizava atos religiosos no município, a prefeitura, por intermédio do departamento de fiscalização, esclarece o seguinte:

1) A diretora do Departamento de Fiscalização, Viviane Margarete Gomes de Melo, afirma que, por várias vezes, recebeu diversas ligações de populares que estavam insatisfeitos com a emissão de ruído, nas adjacências do Bar Esporte, Rodoviária dos Colonos, marginal da BR 364 e Esquinão da Avenida, onde o pastor Paulo estaria pregando com o volume da caixa de som muito elevado. Daí a presença de um fiscal para comunicá-lo sobre a denúncia e alertá-lo para que baixasse o som, apresentando a Lei onde limitava o volume em locais públicos.

2) Em nenhum momento, houve coação física ou moral contra o pastor que realizava atos religiosos no município, muito menos perseguição. O pastor, João Batista Leite dos Santos, mencionado na matéria, afirma que fiscais da prefeitura estariam coagindo o outro pastor, pedindo que o mesmo deixasse de realizar as atividades religiosas em local público.

3) Em nenhum momento, a vice-prefeita de Cacoal, Doutora Raquel, estando a frente do Executivo Municipal interinamente, determinou ao setor competente para que retirasse o pastor de circulação. Vale ressaltar que a vice-prefeita, pacífica por natureza, sempre buscou solucionar os problemas através do diálogo, jamais com arbitrariedade.

4) Conforme dispõe a Lei nº 986/PMC/99, no seu artigo 1º “A emissão de sons e ruídos, em decorrência de quaisquer atividades comerciais, industriais, sociais, artísticas, recreativas e religiosas, inclusive as de propaganda, obedecerá, no interesse da saúde, da segurança e do sossego público, aos padrões, critérios, diretrizes e penalidades estabelecidos no regulamento desta lei”.

5) A Lei nº 1.381/PMC/2000, define que em ruas, praças ou logradouros públicos os horários compreendidos são das 08:00 às 18:00h e das 18:00 às 08h do dia seguinte. O nível do som da fonte poluidora, medido 05m de distância, com aparelho decibelímetro, não pode exceder a 80 dB (oitenta decibéis). A vistoria fica a cargo de um fiscal municipal, registrado em público.

Diante dos fatos, a vice-prefeita, após ter seu nome amplamente divulgado na mídia, lamenta o episódio e pretende encerrar o assunto.


A prefeitura de Cacoal, com a Administração “A serviço de Todos” agradece o empenho da mídia na ampla divulgação desta nota e salienta que estará sempre atenta aos anseios da população, respaldando-se dentro da legalidade.


Paulo Henrique Silva SRT/RO 983
Assessoria de Imprensa / PMC
Cacoal, 16 de novembro de 2009




Moradores agradecem prefeito Franco pela galeria na Pedro Rodrigues

Os moradores do Bairro Arco Irís agradeceram ao prefeito Padre Franco Vialetto (PT) pela galeria pluvial, construída na Rua Pedro Rodrigues, esquina com a Avenida Malaquita. A obra de 70 metros de extensão é realizada com recursos próprios do município e atende aos anseios da população. De acordo com o Secretário de Obras, Gervano Vicent, a galeria tem um investimento de 40 mil reais.

O prefeito Franco Vialetto ressaltou que a obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores. “Há muito tempo este povo vem sofrendo com águas da enchente que invade as calçadas, casas e mesmo o comércio”, Ele informou que a Prefeitura está fabricando manilhas e que outras localidades serão atendidas na medida do possível. “Minha vontade é de atender a toda a população, de uma só vez, mas a demanda é grande, vamos realizando na medida do possível”, disse.

De acordo com o morador, João Batista Baia, foram oito anos de luta. “Quando chovia entrava lama nas casas e nos comércios. Os alunos da Fundação Bradesco tinham que pular o muro ou nadar pra atravessar o mar de lama, pois esta rua é a principal via de acesso aos Bairros Mutirão e Vista Alegre”, enfatizou. Ele agradeceu à administração pela realização da obra, que foi o cumprimento de uma promessa de campanha. “Eles prometeram e vieram fazer o serviço. A gente cobra, mas quando vemos o serviço temos mais é que agradecer”, enfatizou.

O empresário Nildo de Jesus Teixeira destacou a importância da obra. “Pra nós aqui é muito bom, pois quando chove a rua se alaga, os carros passam e jogam lama dentro da farmácia, as enchentes invade as residências, por isso eu acredito que esta obra será uma bênção para nossas vidas”, finalizou.

Prefeito peregrina em busca de recursos para Cacoal

Durante o decorrer de toda semana passada, o prefeito Padre Franco Vialetto (PT) esteve percorrendo Secretarias e gabinetes de Ministérios, senadores e de deputados federais em busca de recursos para obras necessárias no município de Cacoal. Franco protocolou projetos e pedidos de alocação de verbas no Orçamento Geral da União para contemplação de diversos setores, como água, drenagem, saneamento básico, segurança, infra-estrutura, entre outros.

O prefeito teve audiências no Ministério das Cidades, Saúde, Educação, Integração Nacional, além da Funasa e Agevisa. Franco agradeceu todos os deputados e senadores, ressaltando que foi muito acolhido na capital federal, e que está confiante de diversos investimentos que serão realizados no município nos próximos anos.

Depois de Brasília, o prefeito foi até São Paulo onde juntamente com o presidente da Associação São Daniel Comboni, Drº Claudemir Borghi, se encontraram com Roberto Simões, presidente do consórcio de construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira. O prefeito mostrou o projeto de construção do Hospital São Daniel Comboni e pediu ajuda em forma de compensação para conclusão das obras do hospital.

Ainda em São Paulo Franco Vialetto prestigiou o Encontro Nacional de Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT, evento realizado em Guarulhos-SP. O encontro teve como finalidade principal colher opiniões sobre pontos de plano de governo dos gestores públicos municipais, organização e mobilização em geral.

A principal razão da visita em São Paulo foi à audiência com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rossef e com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Guilherme Padilha. O prefeito entregou a Ministra Dilma projeto de construção de nova estação de tratamento de água em Cacoal, no valor de R$ 10.500,00 e também levou projeto pedindo cerca de R$ 10.000,00 para investimentos em equipamentos hospitalares para a área de saúde de Cacoal, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Finalizando Franco Vialetto destacou que um dos compromissos da Ministra Dilma é de consolidar um PAC para os pequenos e médios municípios, para resolverem problemas históricos de infra-estrutura, além de criar condições especiais de financiamento para as pequenas e médias empresas.

Autor: José Carlos Pereira

Igreja denuncia Prefeitura de Cacoal por perseguição religiosa

O pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Central de Cacoal, João Batista Leite dos Santos, pediu providências à Câmara Municipal no sentido de averiguar as atitudes da Prefeitura num possível caso de perseguição religiosa. Em ofício enviado à Mesa Diretora da Câmara, o pastor relata uma série de acontecimentos envolvendo a fiscalização sistemática da fiscalização da Prefeitura nos pontos de pregação da Igreja na cidade de Cacoal.

O problema seria uma caixa amplificada que o presbítero Paulo Gomes utiliza em alguns pontos da cidade para a realização de preleção da palavra de Deus aos transeuntes na região da feira municipal, Bar Sport e na Rodoviária do Colono. Tão logo a caixa acústica é instalada para a pregação, os fiscais aparecem com ameaças gerando constrangimento ao presbítero que é muito conhecido na cidade pelos trabalhos religiosos junto aos necessitados. O caso já é de conhecimento geral da mídia em todo o Estado.

O pastor presidente relatou ainda no ofício endereçado ao vereador Valdomiro Corá que o presbítero não utiliza calçadas e não atrapalha o tráfego de pedrestres ou veículos. O fato mais curioso é que a fiscalização municipal, segundo a denúncia, esquece-se ou faz vistas grossas com flagrantes casos de poluição ambiental praticado por lojistas do centro da cidade e por adolescentes em seus carros potentes. "Sabemos que existe uma lei do Silêncio, mas as pregações jamais são realizadas fora do horário", diz o pastor em sua denúncia.

Ao final do ofício, o pastor chega a lançar desconfianças sobre a verdadeira atitude dos fiscais do município. "Nos parece um impedimento ao livre exercício de culto e atividade religiosa", ressaltando que se esse for o caso o município está violando preceitos fundamentais da Constituição Federal (liberdade de culto).

Audiência pública para fortalecer a consciência negra no Estado de Rondônia

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil (20 de novembro), a Assembléia Legislativa de Rondônia, em atendimento a requerimento de autoria do líder bancada do PT, deputado Neri Firigolo, realiza audiência pública neste dia 17 de novembro (terça-feira), visando o fortalecimento dos aspectos culturais, históricos e sociais envolvendo a comunidade negra. O evento está marcado para às 9 horas no plenário da ALE.

Ao defender a realização da audiência pública para debater o fortalecimento da consciência negra no país, e em especial em Rondônia, o deputado Neri Firigolo destacou que o evento se reveste de alta relevância e simbolismo, principalmente para se refletir sobre as lutas travadas pelos negros ao longo dos tempos e dos desafios ainda a serem superados.

Continuando afirmou o parlamentar que a audiência pública desta terça-feira é um importante fórum na busca de soluções para os atuais problemas enfrentados pelo descendente afro, cujo contingente populacional é expressivo segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, baseado no último censo.
Salienta o deputado ser preciso se buscar todas as formas, visando a valorização da raça negra, resgatando ainda, a dignidade do negro, massacrado e humilhado, inclusive após o fim do período de escravidão no Brasil. “Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695”, declarou.

Desmatamento na Amazônia e Redução das Emissões de Carbono - Verdades e Mentiras

LUIZ PRADO - Enquanto o governo brasileiro – leia-se, Lula e Dilma – patina na tomada de decisões sobre metas de redução de emissões de gases causadores de mudanças climáticas, a China se posiciona oficialmente pela manutenção dos princípios do Protocolo de Kyoto, de acordo com o qual os países desenvolvidos devem assumir as responsabilidades, enquanto os demais – incluindo a própria China e a Índia, que parecem estar de acordo sobre esse ponto – ficam isentos de ter metas obrigatórias até 2020, pelo menos.

Metas obrigatórias no Brasil dependeriam de estudos sobre a viabilidade da redução das emissões por setores de atividades econômicas, e esses estudos simplesmente não existem. Assim, apenas como exemplo, na área de transportes urbanos, a decisão de impor pelo menos um aumento progressivo e definido de ônibus híbridos – já fabricados no Brasil e exportados -, seria fácil avaliar a redução nas emissões nessa área. E assim, em muitas outras. Mas não, o samba de uma nota só reduz-se a compensar emissões com o plantio de florestas.

Enquanto isso, a China investe massivamente em tecnologias de energias renováveis e em eficiência energética. Os compressores eletrônicos de alta eficiência utilizados nos aparelhos de ar condicionado brasileiros, por exemplo, são todos fabricados na China.

É literalmente impossível falar em desmatamento zero na Amazônia quando até o final de 2010 deverão ser regularizadas 500.000 posses! Mas, que importa? Esse é assunto para as próximas administrações. O que pesa agora é o lero-lero político.

Além disso, vale lembrar que (a) apenas 60% das florestas amazônicas estão em território brasileiro (os 40% restantes estão no Perú, Colômbia, Venezuela, Ecuador, Bolívia, Suriname Guiana e Guiana Francesa), (b) as florestas amazônicas representam apenas 50% das florestas tropicais úmidas remanescentes no mundo (as demais, na Ásia por exemplo, estão sendo rapidamente substituidas por plantações de dendê para a produção de biocombustíveis) e, (c) o que tem sido guardado em segredo, as florestas boreais estocam quase o dobro do carbono contido nas florestas tropicais úmidas!

Aos costumes!

No Canadá, apenas 8% dessas florestas são protegidos, enquanto 50% foram concedidos a empresas florestais para corte raso. Simples assim! Cerca de 80% das árvores de florestas boreais nativas cortadas no Canadá são exportados para consumo e processamento nos EUA para fazer desde produtos madeireiros até papel higiênico. E a maioria dessas empresas concessionárias desse corte raso nas florestas boreais do Canadá exporta madeira “certificada” por organizações impostoras como o Forest Stewardship Council (FSC).

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC recomendou, em 2007, que as florestas boreais fossem totalmente protegidas e o Canadá nem piscou. Nele encontram-se a maior extensão de florestas nativas do mundo. As florestas boreais cobrem 15% da superfície terrestre do planeta e estocam 30% do carbono de todos os biomas.

Uma boa parte dessas florestas está no Alasca – em território dos EUA -, mas os cientistas dos países altamente industrializados e as suas ONGs que tudo sabem e tanto falam sobre as emissões das florestas amazônicas ainda estão “pesquisando” as emissões decorrentes do corte raso das florestas boreais. Sobre as emissões decorrentes do desmatamento na Amazônia as ONGs tipo WWF enchem o peito para fazer afirmações certeiras, em casas decimais.

Esses “segredinhos” talvez valham como subsídios para as decisões do presidente Lula. Mas valem, sobretudo, para abrir os olhos dos brasileiros que vivem nas cidades e se alarmam com as manipulações de informações dos Greenpeaces da vida.

Essas informações podem ser encontradas em
http://news.mongabay.com/2009/1112-hance_boreal.html
e em http://www.whrc.org/borealNAmerica/index.htm, em inglês.


Não se defende, aqui, que as florestas amazônicas brasileiras sejam deixadas ao léu. Apenas, tenta-se esclarecer como atuam os grupos de interesse e com que tipo de responsabilidade moral para com a humanidade outros países se comprometem.

MEIO AMBIENTE - Lula criticou China e EUA ao lado de Sarkozy, na manhã deste sábado, na França

O presidente Luís Inácio Lula da Silva acusou os Estados Unidos e a China de tentarem criar "um G2 com interesses específicos para resolver os problemas políticos e climáticos dos dois países, sem se importar com a responsabilidade que têm com a conjunto da humanidade". As críticas de Lula aos dois maiores poluidores do mundo foram feitas em entrevista ao lado do presidente francês Nicolas Sarkozy, com quem se encontrou neste sábado, em Paris, para assinar uma posição comum sobre mudança climática, que chamou de "acordo histórico" para tentar conter o aquecimento global.

"Nós não temos o direito de permitir que o presidente Obama e o presidente Hu Jintao façam acordos com base apenas nas duas realidades políticas e econômicas de seus países", afirmou Lula. Sarkozy também exigiu "mais responsabilidade" dos EUA para adotar metas de redução de gases de efeito estufa.
O presidente brasileiro quer uma posição clara de EUA e China em relação às propostas que serão debatidas durante a Conferência do Clima de Copenhague, que acontece em dezembro e deve definir as políticas a serem adotadas para tentar frear o aquecimento global. Entre essas propostas, está a posição comum apresentada por Brasil e França.

A "bíblia climática", segundo Lula, é um documento que reúne alguns dos pontos que há meses estão sendo discutidos e que poderiam causar um impasse nas negociações em Copenhague. Além de apoiarem o limite de 2°C para o aumento do aquecimento global e uma uma redução de 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2050, em relação as taxas registradas em 1990, os dois países também querem a criação de uma organização mundial do meio ambiente.
O presidente Lula garantiu que telefonará para o presidente americano Barack Obama na segunda-feira, para tentar convencê-lo a apoiar a proposta franco-brasileira. Sarkozy afirmou que irá "dar a volta ao mundo" atrás do apoio dos países da África e de parte da Ásia, e não discartou a possibilidade de ir ao Brasil para tentar convecer também os latino-americanos.

O presidente francês disse ainda que não aceitará um engajamento parcial de outros países sobre as propostas que serão apresentadas durante a Cúpula de Copenhague. Sarkozy também elogiou o plano anunciado pelo governo brasileiro para reduzir de 36,1% a 38,9% as emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020, em relação às emissões registradas em 1990. Os detalhes do plano foram apresentados durante a entrevista coletiva, pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que acompanhou Lula em Paris.

Após o encontro com o presidente Nicolas Sarkozy, o presidente Lula seguiu para Roma, onde participará da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar da Agencia das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que começa na próxima segunda-feira.

Convenção estadual do PMDB escolhe Confúcio Moura

Confúcio clamou apoio de militantes, de partidos aliados e de prefeitos, fez críticas ao atual governador e venceu as prévias do PMDB

A pré-convenção do PMDB de Rondônia aconteceu na manhã e início da tarde deste sábado, dia, dia 14/11, no Clube Vera Cruz de Ji-Paraná. A reunião foi marcada pela presença de dois mil filiados e por discursos calorosos em apoio à candidatura própria do partido em 2010. Dos 329 convencionais que votaram, 250 (76%) escolheram o Prefeito Confúcio para disputar as eleições do ano que vem. Sueli obteve 79 (24%) dos votos dos convencionais.

Dois nomes disputaram os votos dos convencionais: o prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão. Comitivas vindas da maioria dos municípios de Rondônia lotaram o Clube Vera Cruz. Além dos tambores, as torcidas organizadas contaram com o apoio da banda Total Flex, de Ariquemes, para a animação.

A abertura foi feita às 10h pelo Senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB. Dentre os candidatos a pré-candidatos do partido, o primeiro a falar foi a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão. Seu discurso foi breve, cerca de 10 minutos, e falou do passado de glória e realizações do partido e Rondônia e falou da importância de eleger um governador de responsabilidade e compromisso com o futuro de Rondônia, especialmente o pós-usinas, quando o Estado vai precisar de um governo organizado e preparado para o desafio.

Confúcio começou seu discurso de 30 minutos lendo uma carta do ex-governador de Rondônia, Jerônimo Santana. Logo após iniciou sua fala com a citação de partes do hino de Rondônia. O discurso acalorado foi bem recebido pelo público que reagiu com muitos aplausos, tambores e gritos. Ele defendeu uma administração baseada no tripé: educação, saúde e segurança. No auge do seu discurso Confúcio criticou a saúde de Rondônia, dizendo que é uma vergonha para a administração do Estado. “Encontramos nas estradas de Rondônia, carretas de soja, de gado e de doentes. Aqui se pratica a saúde de ambulância”, disse Confúcio.

Com otimismo, Confúcio falou que o PMDB vai eleger no ano que vem nove Deputados Estaduais, cinco Deputados Federais e um Senador. Disse ainda que vai governar com os todos os prefeitos e com dois Senadores: Valdir Raupp e Acir Gurgacz. “Não serei um governador que vai ficar humilhando prefeitos, limpando o quintal da casa deles. Vamos trabalhar ouvindo e traçando estratégias com todos os prefeitos e quero dar autonomia aos meus secretários para apoiarem as prefeituras no que for necessário”.

Sobre a perseguição que todos pregam que ele pode sofrer do atual governador, ele disse que não tem medo de perseguições. Confúcio clamou o apoio dos prefeitos e dos cinco mil afiliados do partido para a campanha. “Não sou um gladiador solitário. Quero os companheiros comigo nessa batalha”, disse Confúcio.

O Deputado Federal Natan Donadon declarou, durante o evento, apoio à candidatura de Confúcio Moura para o governo no próximo ano. Natan, que é uma das lideranças mais expressivas do partido, disse que estará empenhado na campanha para eleger o governador do PMDB em 2010. “Eu acredito, assim como todos os afiliados do partido e uma grande parcela da população, que o PMDB tem a melhor equipe e o melhor candidato para governar Rondônia em 2010”, disse Natan.

Atlético-GO perde por 1x0 para o Ipatinga mas se mantém no G-4

A 36ª rodada da Série B guardava uma expectativa especial para a torcida do Atlético-GO já que uma combinação de resultados poderia assegurar uma vaga na série A para os goianos. Para isso acontecer, Portuguesa e Figueirense precisavam tropeçar e o Atlético-GO precisa vencer o Ipatinga no Ipatingão. Destes três resultados, apenas a Portuguesa "contribuiu” para essa matemática, já que foi derrotada pelo Duque de Caxias. O Figueirense venceu o Bragantino e o Atlético-GO perdeu para o Ipatinga, resultados que praticamente eliminaram as chances da Lusa de conquistar o acesso e diminuiram a vantagem, que caiu de cinco para dois pontos, entre o 4º colocado Atlético-GO (62) e 5º Figueirense (60).

O confronto foi o último jogo da rodada, portanto o Atlético-GO já conhecia os resultados de seus concorrentes e, sabendo que o Figueirense se aproximou, o Dragão começou melhor na partida. Aos 13 minutos Anaílson fez boa jogada e Marcão quase abriu o placar mas foi travado na hora do chute. Aos 19 minutos foi a vez de Robston arriscar, o meia chutou cruzado e a bola passou perto da meta do goleiro João Carlos. Com maior volume de jogo e melhor qualidade no toque de bola, o Atlético-GO desperdiçou outra boa oportunidade com Rafael Cruz, que avançou e chutou cruzado mas a bola passou a direita do goleiro do Ipatinga. Depois deste lance quem passou a dominar as melhores ações da partida foram os donos da casa.

Aos 30 minutos, Leandro Brasília obrigou o goleiro Márcio a fazer uma defesa em dois tempos após chute da intermediária. Nove minutos depois foi Alysson quem salvou o Dragão. Em rápido contra ataque, Fernando Miguel lançou Diego Silva que tocou na saída do goleiro atleticano e, praticamente em cima da linha, Alysson evitou o primeiro gol do jogo. Ainda na etapa inicial, aos 45 minutos, Joabe recebeu bom lançamento em profundidade e foi derrubado pelo zagueiro Antônio Carlos. O zagueiro era o último homem antes do goleiro Márcio, recebeu cartão vermelho e deixou o Atlético com um a menos. Joabe cobrou a falta e Márcio fez ótima defesa.

Com 10 jogadores em campo, o Atlético-GO praticamente não criou na etapa final e viu um Ipatinga partindo para cima em busca da vitória para fugir do Z-4. Aos 11 minutos depois de cruzamento de Marinho Donizete, Amilton, que tinha acabado de entrar, quase marcou mas foi travado por Alysson na pequena área. Após muito pressionar os donos da casa conseguiram abrir o placar. Aos 25 minutos da etapa final Amilton, na entrada da área, acertou um belo chute cruzado sem chances para o goleiro Márcio. Com um a mais dentro de campo e no placar, o Ipatinga terminou a partida com tranquilidade e garantiu os três pontos.

O resultado manteve o Atlético-GO no G-4 mas teve a diferença reduzida para dois pontos para o Figueirense, 5º colocado. No entanto os goianos dependem apenas de suas próprias forças para garantir o acesso. Na próxima rodada o Dragão enfrenta o Juventude em Caxias do Sul.

"A classificação está nas nossas mãos, vamos tentar nos recuperar na próxima rodada. É manter a cabeça no lugar para continuarmos na briga”, concluiu o volante Agenor do Atlético-GO.


Ficha Técnica

Local: Estádio Ipatingão (MG)
Árbitro: Evandro Rogério Roman/PR (FIFA)
Assistentes: Aparecido Donizetti Santana/PR e José Amilton Pontarolo/PR

Atlético-GO: Márcio; Rafael Cruz, Antônio Carlos, Gilson e Alysson; Agenor, Pituca, Róbston e Anailson (Wesley); Juninho (Jairo) e Marcão (André Leonel)
Técnico: Artur Neto

Ipatinga: João Carlos; Alex Silva, Thiago Mathias, Alessandro, Marinho Donizete; Max Carrasco, Luciano Sorriso, Leandro Brasília (Evandro) e Reina ; Joabe (Amilton) e Diego Silva
Técnico: Flávio Lopes



Atendimento à Imprensa

Goiânia (GO)
Renata Martins
Tel: 62 3210-3333 Ramal: 210
Cel: 62 7811-5720
Nextel: 8*42763
Email: assessoria@atleticogoianiense.com.br

São Paulo (SP)
Israel Coifman
Cel: 11 7860-4312
Tel: 11 2894-5607 / 11 2548-0720
Nextel: 55*80*13766
Email: israelcoifman@agenciarace.com.br

Siga o nosso portal através do Twitter

Agora os leitores podem seguir este nosso portal através do Twitter. Nosso twitter é

http://twitter.com/portalrondonia

Entre lá e siga-nos. A cada dia estaremos postando as nossas principais manchetes.


FUNASA LIBERA RECURSOS PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO

A Fundação Nacional de saúde (Funasa) publicou no último dia 28, portaria Nº 1.232, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009 (http://www.funasa.gov.br/internet/arquivos/legislacao/portariasFunasa/Port_1232_2009.pdf), que define critérios para a liberação de recursos orçamentários, referentes ao programa de cooperação técnica e financeira de planos municipais de saneamento básico.

Trinta e sete municípios de Rondônia, contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), poderão receber os referidos recursos, desde que, encaminhe solicitação, através do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), disponível do sítio no portal de convênios da Funasa, até o dia 28 deste mês.

O programa prioriza os municípios com população total de até 50 mil habitantes, porém as regiões metropolitanas que apresentem gestão estruturada de serviços de saneamento (autarquia, departamento, empresa pública, sociedade de economia mista, consórcios e outros), também podem receber recursos, mediante visita técnica.

Segundo informações da Divisão de Engenharia de Saúde Pública de Rondônia (Diesp) os municípios rondonienses habilitados a receber tais recursos são: Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Alto paraíso, Alvorada, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Parecis, Pimenteiras, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia, São Felipe, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

De acordo com a chefe da Diesp Maria Antônia Catunda é de suma importância que as administrações municipais encaminhem seus pleitos, pois, através dos planos de saneamento estão contidas as ações que devem ser executadas de imediato e a médio e longo prazo.

Nota Oficial de Esclarecimento

A Assessoria de Comunicação do Grupo Mirandex, sediado na cidade de Ji-Paraná (RO), vem através da presente nota, prestar esclarecimentos sobre a notícia divulgada em rede nacional, na qual um de seus caminhões esteve envolvido na apreensão de substâncias entorpecentes, sem que a empresa Mirandex tivesse conhecimento algum sobre o fato. Na operação, foram detidas três pessoas acusadas de serem integrantes de uma quadrilha de traficantes, sendo eles o dono da encomenda, seu assistente e o motorista do caminhão.
Atuando no Estado há 15 anos e líder no segmento vidreiro na Região Norte, a Mirandex tem o orgulho de ser uma empresa genuinamente rondoniense e de fazer parte do desenvolvimento da Amazônia.

Com os investimentos feitos na indústria de vidro temperado, na transportadora e na linha completa de ferragens e alumínios, o Grupo também se destaca por impulsionar 130 vagas de trabalho e estar sempre preocupado com a responsabilidade social. Atualmente, os investimentos estão voltados na construção da nova indústria que em breve apresentará um novo segmento do setor vidreiro, a indústria de vidro laminado.

Cabe esclarecer que aliada a isso, a empresa tem sua base nos princípios norteadores, no respeito e no comprometimento com seus funcionários e clientes, que desde o início de suas atividades sempre esteve pautado na transparência de todos seus serviços prestados.

O Grupo Mirandex que sempre acreditou no potencial de suas ações, apostou em Rondônia que sempre atribuiu a ele o conceito positivo de uma empresa séria e organizada. Além da consolidação da empresa nos Estados do Acre, Amazonas e Pará, esses investimentos são responsáveis também por grandes operações de negócios com a China, Itália, México, Venezuela e Peru.

A empresa tem feito as adaptações recomendadas para abranger um público maior, como as apresentadas na logística de transporte, e na compra de containers e porta containers, destinados aos portos. Hoje, a Mirandex Transportes possui uma frota moderna de 43 caminhões dedicada aos fretes que percorrem todo o Brasil para trazer a matéria prima e também realizar as entregas.

Em especial, a Mirandex Transportes nasceu da exigência e da necessidade por parte do mercado em proporcionar aos clientes um transporte com todo o cuidado e segurança que a marca Mirandex garante em suas ações.

Sentença de juiz federal revela as atrocidades no Curso de Medicina da Unir

A sentença do Excelentíssimo Senhor Juiz da 3ª Vara da Justiça Federal, reproduções de sites, e outros documentos oficiais, trazem a público de forma incontestável, a vergonhosa e lastimável situação que vem ocorrendo no Curso de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Bem que os algozes tentaram esconder, mas com base em fatos, documentos e a sentença de um magistrado, a sociedade e a comunidade acadêmica poderá melhor analisar os fatos. A seguir relatamos a série de acontecimentos envolvendo quatro jovens acadêmicos, beneficiados por sentença judicial a freqüentarem o Curso de Medicina da Unir, vítimas de autênticas práticas nazistas.

Confiram agora as atrocidades que os “semi-deuses” tentaram esconder. Acompanhem a sentença prolatada pelo Doutor Elcio Arruda da 3ª Vara da Justiça Federal no Processo 2009.41.00.002285-4:
“ Aparentemente propelido pela animadversão, o Chefe de Departamento de Medicina da gloriosa Universidade Federal de Rondônia, médico José Ferrari, assumiu e assume postura preocupante, absolutamente incompatível ao cargo ocupado. Seus arrazoados, tão profusos quanto infecundos, revelam estar suscitando e insuflando a rebelião de acadêmicos e do próprio corpo docente contra os impetrantes. Chegou às raias de ordenar registro de freqüência “em folha separada e que os mesmos continuarão a assistir as aulas e que farão as provas de cada disciplina. No entanto, estas provas não serão corrigidas e as notas não divulgadas, até que se tenha uma solução judicial definitiva para o que é considerado uma arbitrariedade e uma injustiça com os demais candidatos que se submeteram ao Processo de Vestibular 2009, conforme as regras do Edital” (f. 233)

Os impetrantes vêm sendo demonizados, a mando e sob os auspícios do Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia. É-lhes dispensado tratamento segregacionista, à moda dum apartheid universitário. Salta aos olhos a avidez pela expiação dos alunos-impetrantes, todos ainda moços novos, na flor da idade. A postura assumida faz tabula rasa aos mais comezinhos princípios éticos, morais e humanos. Todos os alunos devem ser tratados em absoluto pé de igualdade. Qualquer discriminação é odiosa, ilegal, passível de responsabilização.

A alargada experiência haurida na honrosa profissão de médico deveria ter servido a propiciar ao Chefe do Departamento de Medicina algum comedimento, um mínimo de respeito às instituições da República. O relevante mister exercido impõe a quem o ocupe o domínio sobre as próprias paixões e emoções. Ressentimentos e impressões pessoais devem ser postos de lado. À eventual insurreição de colegas de turma dos impetrantes, não podia – nem pode – fazer coro qualquer dirigente da instituição de Ensino superior. Ao gestor cumpre, sim, com galhardia, equilíbrio e isenção, conduzir a situação tendo a impessoalidade como estrela guia. Metamorfosear-se, às avessas, numa espécie de líder estudantil serôdio, postando-se como pretenso paladino duma moralidade amalgamada à luz de percepções turvadas, com certeza, não é atitude esperada de quem pretenda atuar como gestor no terreno do ensino público superior.

Definitivamente, decisão judicial em vigor não se discute: cumpre-se, sem mais, sem mórula, serena e pacificamente. Se eventualmente equivocada, há de se buscar sua concorrente reforma no foro competente. É intolerável recusa ao seu cumprimento à alegação de “arbitrária” e “injusta”. Impressões pessoais míopes, chamuscadas por fanatismo, não justificam afronta ao Judiciário, cuja atuação é garantida pela Carta da República. É o preço pago por se viver numa República Democrática. Nenhum curso de graduação público pode atuar à moda de um feudo, operando ao belprazer das impressões de quem o dirija, desdenhando de decisões judiciais.
A reitoria da Universidade Federal de Rondônia há de intervir, no afã de pôr cobro ao desmando instaurado no Departamento de Medicina e restaurar a indeclinável ordem regente do ensino superior.

Sem prejuízo, a desobediência descortinada será alvo de eventual responsabilização em sede apropriada. Porto Velho, 23 de outubro de 2009.”
Após artigo de minha autoria, com o título - Ação criminosa e vergonhosa no Curso de Medicina da Unir, denunciando a abominável prática de assédio moral, os algozes passaram a negar tudo. No entanto, em 28 de outubro de 2009, os agentes da Polícia Federal – Viviam e Marcelo compareceram a Unir, diante da relutância do “professor” de Bioética em obedecer a sentença judicial e permitir que os quatro acadêmicos assistissem a citada aula.

A seguir destacamos dentre tantos absurdos, a reprodução de material publicado na internet, e que ficarão a disposição daqueles que ainda negam estas atrocidades, bem como a imprensa e autoridades.
“Chupa, chupa, chupa. Vão estudar mais seus safados, corruptos e quem sabe, passarão no ano que vem! De qualquer forma uma possível entrada de vocês será monitorada regularmente. Vocês já adquiriram o status de alunos especiais do curso, por esta tentativa porca e nojenta de burlar e fraudar o vestibular. É uma pena que não nos veremos dia 3. Estava com tanta vontade de jogar um saco de mijo na Naiara. E para os outros palhaços, já havia deixado duas dúzias de ovos no sol desde segunda-feira”.
“Lembram-se do que presenciaram no dia da matrícula? Aquilo foi só um ensaio preliminar do que está por vir, do que lhes espera. Aquilo foi um milésimo. Encontrarão (se conseguirem chegar ao bloco e a sala de aula) uma comemoração digna de vocês, seus safados”.

Segue em anexo ao presente artigo, uma série de fotos que comprovam as práticas nazistas na Unir. Quero ainda mais uma vez reafirmar, que em momento algum em meus artigos tratei os crimes que vem acontecendo no Curso de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia de forma generalizada. Não acusei de forma generalizada os acadêmicos, como foi divulgado em matéria apócrifa, sem assinatura.

Paulo Ayres: Radialista, Jornalista, Professor Especialista, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Técnico Legislativo. (contatos: 69-8116-9750/ email: pauloayres_jornalista@hotmail.com )

Professores do Instituto Federal impõe respeito

O Instituto Federal de Rondônia, Campus de Colorado do Oeste antiga Escola Agrotécnica respeitada por bons desempenhos em seleções de vestibular, Olimpíadas Educacionais e Enem, mostra agora sua marca também no campo das publicações cientificas. Entre os dias 23 e 27 de novembro Brasília sedia o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica e os professores pesquisadores do IFRO Edilberto F Syryczyk e Fernando Morais Rodrigues ambos Mestrandos em Políticas Públicas e Gestão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade de Brasília garantiram suas participações, ambos tiveram artigos aprovados para publicação sem ressalvas de artigos na intitulados “O impacto das Tecnologias Digitais em Educação na formação intelectual do Educando” e “Evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, respectivamente.

Professor Edilberto disse “É mais que gratificante para nós Professores poder ver nosso suor e comprometimento transformando se em reconhecimento, a vontade que dá é de agradecer e abraçar cada um de nossos alunos porque com toda certeza são eles que nos trazem a cada dia a mensagem de que somente levando a educação a sério poderemos modificar a realidade de nossa sociedade, e quando falo isso não me preocupo não me preocupo se a frase tem concordância por que sei que cada educador que ler o que vocês vão publicar sabe que do que estou falando, e já que estou com a palavra faço questão de parabenizar Fernando por seu trabalho de excelente qualidade”. O Professor Fernando preferiu se restringir a elogiar a dedicação do colega e frisou, “dedico esse trabalho a todos os Professores que por falta de incentivo, tempo ou forcas mesmo não tem hoje condições de fazer pesquisa, porque nós sentimos na pele como é árduo nos dias de hoje conciliar ensino e pesquisa e ainda ter uma vida social”. Os dois pesquisadores já tem outras publicações mas são unânimes em afirmar que pra Educação de Rondônia esses trabalhos são os mais importantes de suas carreiras acadêmicas.

Curso capacita agentes de trânsito

Agentes de trânsito em Cacoal participaram de um curso de capacitação, no período de 26 de outubro a 10 de novembro, totalizando 85 horas de duração. O curso foi promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semttran), com o objetivo de aperfeiçoamento para os agentes atuarem na fiscalização, e com isto promover mais segurança no trânsito.

De acordo com o secretário municipal de trânsito, Gerson Antônio Sapper, as oficinas foram promovidas pelos Policiais Militares, Viviane Márcia Zimmermman, Odair José Diniz e Sargento Marco Antônio Alves de Oliveira. A oficina teve ainda a participação do Bombeiro Militar, Hildo Simão dos Santos.

O comandante da Polícia Militar, Vanderlei da Costa ressaltou a importância do curso. “Vai auxiliar os agentes para atuarem em acordo com a legislação e isto facilita o apoio da PM”, disse. O comandante informou ainda que em Cacoal, a maior causa de acidentes continua sendo a imprudência de condutores, que muitas vezes desrespeitam os sinais, dirige em alta velocidade ou embriagados. Em segundo lugar vem a falta de sinalização.

A segurança no trânsito é trabalhada pelos agentes que promovem a conscientização de jovens e crianças, através de palestras nas escolas da rede pública e privada. A SEMTTRAN realiza ainda as blitz educativas, que objetivam a fiscalização e educação para o trânsito, com o propósito de diminuir o índice de acidentes.

Policia Civil em Cacoal e Ji-Paraná prende autores e mandante de homicídio

Uma equipe de policiais da Delegacia Regional de Polícia Civil de Cacoal, comandada pelo delegado regional Fernando Oliveira, junto com delegado Alexandre Bacarini, desvendaram o crime ocorrido no dia 7 de agosto do ano passado, naquela cidade em que foi vítima de latrocinio Huesller Rodrigo. Após identificar todos os envolvidos no crime e de posse dos Mandados de Prisão, com o apoio da Delegacia Regional de Ji-Paraná, através do delegado Alexandre Árabe e delegado Luiz Carlos Hora da 2ª Delegacia e sua equipe, foram presos os acusados Énerson Junior Maximo e Cleiton de Souza Marques.

Após serem interrogados e confirmadas todas as informações, prenderam no último sábado em Cacoal o mandante do crime Paulo Alexandre Pastrolin Leite e nesta segunda feira, deram cumprimento ao Mandado de Prisão contra Rafael Martins Feitosa, que já se encontrava preso por tráfico no presídio central de Ji-Paraná.

Trama e motivos
Rafael é o acusado de ser o autor dos disparos de arma de fogo que matou Huesller Rodrigo Santos Carrara, enquanto Cleiton, conduziu a motocicleta, Énerson foi quem deu todo o suporte para o crime e Paulo, o mandante. Segundo o delegado Alexandre Baccarini, o crime ocorreu porque a vítima estava namorando a ex-namorada do mandante e este não gostando da situação e com ciumes acabou contratando Rafael, Cleiton e Junior para realização do serviço que culminou com a morte, simulando um latrocínio para que dificultasse o trabalho da polícia, no entanto os investigadores montaram o quebra cabeça e tudo está esclarecido.


Relembre o crime
No dia 7 de agosto de 2008, por volta das 22h30 foi registrado na Delegacia de Polícia de Cacoal a ocorrência nº 4000-2008, como latrocínio. O Boletim narra que dois elementos em uma motocicleta Broz abordaram as vítimas constantes na ocorrência e o carona de posse de uma arma de fogo, rendeu ambas e subtraiu cerca de R$ 1.500,00, reais, atirando em Huesller Rodrigo, que mesmo socorrido veio a falecer.
As vítimas eram funcionários de uma empresa no ramo farmacêutico e como estava de posse do valor acima citado pertencente à firma, pois eles haviam acabado de fechar a empresa, ficou a principio como latrocínio, mas após as investigações, tudo se esclareceu e na verdade foi um crime encomendado por não gostar de ver a ex-namorada com outro.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia