Pato Fu se apresenta nesta quinta feira, no Auditório da FIMCA

Fernanda Takai, John Ulhoa e Ricardo Koctus, integrantes da banda mineira Pato Fu, são os próximos convidados do projeto Sempre Um Papo.

O bate papo será nesta quinta-feira, dia 3, às 19h30, no auditório da Fimca (rua das Araras, 241, Jardim Eldorado). A entrada é franca e a lotação do auditório por ordem de chegada. Informações: 9974 2814 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br. O evento é parte integrante do Festival Casarão, que acontece em Porto Velho de 4 a 6 de setembro no clube Mirante 2 e meio.

No encontro, a vocalista da banda, Fernanda Takai, lança e conversa com o público sobre seu livro “Nunca Subestime uma Mulherzinha” e fala sobre o DVD “Luz Negra”. O material foi gravado ao vivo, no Teatro Municipal de Nova Lima, no interior de Minas, e traz 20 músicas, incluindo as do álbum “Onde Brilhem os Olhos Teus”. Além disso, o DVD contém clipes, cenas de estrada, bastidores e mini-documentário de sua última turnê. “Nunca Subestime uma Mulherzinha", da Panda Books, é uma coleção de contos e crônicas publicados por Fernanda Takai, nos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas. São textos confessionais e bem-humorados, nos quais a autora descreve momentos de sua vida e cria outros que poderiam caber na vida de qualquer um.

Ricardo Koctus, baixista do Pato Fu, há 15 anos, conta sobre os bastidores e a experiência em lançar seu primeiro álbum autoral, intitulado Koctus. A produção do disco é de Gerson Barral e Carlos Eduardo Miranda, e traz 12 canções, entre elas Recado, Você Não Quer, Metade, Clara, Seja O Que For, Casa Vazia, Querida, Por Favor, Quero, Se Sorri Ou Se Chorei, Por Você e Ninguém Mais e Um Dia Mais Belo.

John Ulhoa, mais os dois músicos, falam também sobre a produção do DVD do Pato Fu, “Extra! Extra!”, que chamou a atenção do público e fãs já pelo nome. O título é auto-explicativo. São materiais de vídeo reunidos pelo grupo nos últimos anos, que foram transformados no projeto. Arquivos que poderiam aparecer como extra de um DVD de show, mas por ser exclusivo e extenso, mais de 150 minutos, a banda decidiu transformar em um só produto.

O “Sempre um Papo” é uma realização conjunta de Fred Perillo Comunicação e AB Comunicação com patrocínio do Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho e Fimca (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), com apoio cultural da RedeTV Rondônia, jornal Diário da Amazônia, Exclusiva Livraria e Online Clipping.

Serviço:
“Sempre um Papo” com Fernanda Takai, John Ulhoa e Ricardo Koctus, do Pato Fu
03 de setembro, quinta-feira, às 19h30 Auditório da Faculdade Fimca (rua Araras, 241 - Jardim Eldorado, Porto Velho) Informações: (69) 8115 0545

Informações para a imprensa: 8115 0545 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br informações do festival casarão para a imprensa: imprensacasarao@gmail.com

Governo deve valorizar produtor rural e se opor a internacionalização da Amazônia, diz Hélio Vieira

Ao discursar na tarde desta sexta-feira durante abertura do o Seminário sobre o meio ambiente, realizado na tarde desta sexta-feira, no auditório ‘Agenor de Carvalho’ da OAB, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, defendeu maior valorização ao produtor rural, que atua na Amazônia, e criticou a inércia do Governo Federal ante a iminente internacionalização da região.

Segundo Hélio Vieira, os problemas mais sérios da atividade rural na Amazônia é a falta de regularização fundiária, que “permite a ocupação de terras sem título ou com documentos precários. Levantamento revela que, em Rondônia, há cerca de 40 mil processos de legitimação de posse pendentes no Incra”.

Leia a seguir a íntegra do discurso:

O Seminário “Meio Ambiente", promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, discute a partir de hoje a importância da floresta amazônica para a soberania nacional, os riscos da internacionalização e os entraves ao desenvolvimento econômico da região.

Os problemas mais sérios da atividade rural na Amazônia é a falta de regularização fundiária, que permite a ocupação de terras sem título ou com documentos precários. Levantamento revela que, em Rondônia, há cerca de 40 mil processos de legitimação de posse pendentes no Incra.

No Mandato do Governo Lula, foram registradas mais de 3.000 invasões de terra na região. O governo deve dar aos investidores condições de produzir e não tratá-los como se todos estivessem irregulares e fossem contraventores. A instabilidade afasta investimentos sustentáveis e gera insegurança para quem mora e trabalha na região.

A carência de investimentos sustentáveis e as constantes invasões de terras são formas de desrespeito com empreendedor que enfrentou dificuldades de transporte e comunicação para investir na Amazônia.

O seminário é fundamental. O tema Direito Ambiental, promovido pela ESA e a Comissão Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, envolvendo a cidadania e as instituições republicanas podem contribuir com a defesa da soberania nacional e alertar as autoridades para desafios, como as dificuldades de regularizarem terras e a falta de controle das aquisições de áreas por estrangeiros.

No entanto, o maior proprietário de terras na região é o governo, com 46% de terras públicas ou devolutas, e este não tem dado a devida atenção ao meio ambiente e ao mundo. O produtor rural está sendo tratado como bode expiatório, pois há outras atividades que agridem mais a Amazônia e não são tão responsabilizadas quanto a agropecuária.

“A Amazônia é o pulmão do mundo. O mundo quer que o Brasil pare de destruir irresponsavelmente a Amazônia” (Série de editoriais do New York Times – 1989).
“O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia” (François Miterrand, 1989).
“Só a internacionalização pode salvar a Amazônia”. (Grupo dos Cem – México-1989).
“O Brasil deve delegar parte de seus direitos (sobre a Amazônia) aos organismos internacionais competentes”. (Mikhail Gorbachov – 1992).

Desse modo, podemos observar que a noção de internacionalização teria um caráter meramente político, que poderá ser alcançado através de uma intervenção militar propriamente dita ou até através dos sutis meios diplomáticos.

O governo brasileiro ratificou a Lei de Gestão de Florestas Públicas que permite a privatização de hectares do território amazônico às empresas privadas com intuito de estabelecer atividades econômicas e de pesquisa. O aluguel de florestas baseia-se em um contrato de exploração sustentável, ou seja, empresas ganham permissão para retirar os recursos desde que garantam o manejo florestal.

Sito o caso do milionário sueco, Johan Eliasch, que comprou, em 2005, uma área de cerca de 1,6 mil quilômetros quadrados em Itacoatiara no Amazonas.
Bom seminário a todos!

Montenegro foi palco de casamento coletivo no sábado

O ginásio Maria de Abreu Bianco, em Monte Negro, foi palco da união de 72 casais que disseram sim e trocaram alianças na noite de sábado (29). O casamento comunitário promovido pela ONG ANTÔNIO CASAMENTEIRO e com apoio do Governo do Estado e Prefeitura envolveu mais de quinze voluntários desde a montagem da central de casamentos até a realização da cerimônia. Os casais puderam regularizar a união sem custos. As inscrições foram abertas no início do ano.

Os noivos contaram com uma produção especial: foi usado um tapete vermelho com 30 metros, decoração com flores do campo naturais, músicas e bênção com a cantora gospel Angélica. A festa teve ainda ao final o tradicional e delicioso bolo.

“Esta é uma oportunidade de milhares de casais oficializarem a união, sem contar que para muitos esta é a realização de um grande sonho. A secretária Marinete Lima (Cidadania e Assistência Social) está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvido junto à sociedade montenegrense”, destacou o Prefeito Eloísio Antônio (PSDB) e sua vice Carmen Ronconi ao parabenizarem a secretária e toda a equipe dos Tabeliões; Leonilde e Miralvo Góes, que auxiliaram na organização do evento.

Buritis - Caso “Bode” Polícia Civil desvenda assassinato prendendo três pessoas acusadas do crime

Gilvan Silvestre da Silva, “Cowboy”, Wanderléia Gomes da Silva, “Wanda” e Anderson Jesus Silva, “Canelinha”, foram presos em flagrante no final desta semana em Buritis, por policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis/Unisp acusados de terem participado da morte de Valdir de Oliveira Ramos, vulgo “Bode”, 31, encontrado morto em 25 de agosto de 2009, por volta das 7h30 com marcas de lesões na cabeça e uma orelha decepada.

De acordo com a Polícia e sabendo que a Polícia já sabia de sua participação e estava prestes a prendê-lo, Adenir Martins de Oliveira, vulgo “Pisquila” se apresentou na delegacia. Todos foram autuados e flagranteados pela prática do crime de homicídio qualificado (art. 121, § 2º, I e IV, do CP).
Os policiais da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis/UNISP informaram que a motivação do crime teria sido em razão do consumo de substâncias entorpecentes. “As investigações iniciaram-se tão logo fora noticiado a localização do corpo, e após ininterruptas e incessantes diligências por parte dos Agentes de Polícia do SEVIC, logrou-se êxito em se determinar a AUTORIA deste HOMICÍDIO, assim como a sua motivação”. Foram coordenadores da operação os delegados Núbio Lopes de Oliveira e Júlio José da Paixão Neto – UNISP/Buritis.

Operação Medelin
O objetivo desta operação foi de investigar e reprimir o tráfico de substância entorpecente no município de Buritis e região. Durante o trabalho por Agentes de Polícia do SEVIC da 1ª Delegacia de Polícia Civil/UNISP em Buritis, foi apreendido aproximadamente 110g de substancia entorpecente com Amarildo Francisco Parralego que foi preso em flagrante.

Os policiais nas investigações descobriram que em um imóvel localizado no perímetro urbano do município estava sendo utilizado como “ponto” de comercialização e distribuição de substâncias entorpecentes. De posse dessas informações solicitaram e foram atendidos pelo Judiciário com o Mandado de Busca e Apreensão.
No cumprimento encontraram as 110g de substância entorpecente, bem como objetos destinados à pesagem e “endolamento” autuando-se, por conseguinte, em flagrante delito Amarildo Francisco Parralego, pela prática do crime de tráfico de entorpecente (art. 33 da Lei 11.343/06).

De acordo com a Polícia Civil esta foi a 13ª “Boca de Furmo” desmantelada no município de Buritis em seis meses. Foram coordenadores da operação os delegados Núbio Lopes de Oliveira e Júlio José da Paixão Neto, UNISP/BURITIS.

Cacoal se prepara para o maior evento esportivo do interior do Estado

Os desportistas de Cacoal estão se preparando para o início do maior evento esportivo do interior do Estado de Rondônia em número de atletas. Os Jogos Abertos de Cacoal, no ano passado, reuniu cerca de 3 mil atletas disputando 19 modalidades. Para este ano a Autarquia Municipal de Esportes prepara um evento com 21 modalidades, aumentando ainda mais a disputa pelo título geral dos Jogos.

A competição acontece de forma semelhante aos Jogos Olímpicos. As equipes formadas disputam entre si o titulo de cada uma das modalidades somando ponto para a classificação geral. Cada atleta que disputa um modalidade por uma equipe qualquer não pode disputar outra por outra equipe. Assim o atleta acaba vestindo a camisa de sua equipe e, mesmo quando não está na disputa, está na torcida.

Esta é a quinta edição dos Jogos Abertos de Cacoal que tem a equipe Bloco Terremoto como detentora dos quatro títulos anteriores. Em 2005 o título foi conquistado em parceria com a Academia Equilibrio do Corpo. Nos anos de 2006, 2007 e 2008 o Bloco Terremoto formou com a Farmácia Yassuda a mais vitoriosa parceria esportiva da cidade, conquistando 3 títulos seguidos nos Jogos. Para este ano de 2009, com o empresário Romeu Rodrigues, proprietário da Farmácia Yassuda, assumindo a Direção da Autarquia Municipal de Esportes, o Bloco Terremoto terá como parceira a Loja Icaraíma.

Para tentar quabrar a hegemonia imposta pela equipe do Bloco Terremoto, algumas equipes vem se preparando fortemente para os jogos deste ano. Entre estas equipes podemos citar a Facimed, a Rondônia Veículos e o Cineart.

A abertura oficial dos Jogos Abertos de Cacoal acontecem no dia 4 de Setembro no Ginásio de Esportes Capitão Rui Luiz Teixeira.

Cacoal busca vagas no Mundial de Judô

As judocas Talita Lenzi (18 anos), peso meio leve até 57 kg e Sandy Lara (17 anos) peso meio pesado até 78 kg, campeãs Sul-Americanas 2009 e Lorrâni Lino peso meio médio até 63 kg, estarão nos dias 03 a 06 de setembro em Cuiabá, participando do Campeonato Brasileiro de Judô categoria Junior. A campeã de cada categoria nesta competiçãoterá o direito de representar o Brasil no Campeonato Mundial Junior sub-20, em Atenas-Grécia, no mês de outubro.

O Professor Antônio Marques Nunes, treinador das meninas, disse que as judocas estão preparadas para a competição. “O professor Nunes não deu moleza pra gente. Ele está convicto que vamos fazer bonito em Cuiabá”, disse a atleta Talita Lenzi. Mas o treinador sabe que a tarefa não será fácil. “Nós ainda estamos treinando muito pra que chegarmos ao lugar mais alto do pódio”, concluiu Talita, que duas semana atrás esteve participando do campeonato Brasileiro sub-23, em Belo Horizonte-MG, onde ficou na 5ª colocação disputando com atletas até cinco anos mais velhas

As atletas estão diariamente treinando de manhã e tarde, mas o Professor Nunes ainda tem uma grande preocupação. “A viagem será já na próxima semana e o único apoio pra elas são apenas os 50% dos valores das passagens de ônibus que a Eucatur oferece como desconto”, disse o Sensei. Nunes espera que nos próximos dias as atletas consigam apoio para a viagem, já que, segundo o professor, as três judocas possuem grandes chances de classificação para o mundial.

Governo libera recursos de emenda para Nova União

O governador Ivo Cassol comunicou através de ofício, a liberação de recursos financeiros para atender ao município de Nova União, atendendo desta forma, emenda parlamentar de autoria do deputado Professor Dantas (PT). Os recursos serão aplicados nas áreas de saúde e educação.

Foi autorizado pelo governador, a liberação da emenda parlamentar no montante de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), de autoria do deputado Professor Dantas, para a reforma da Escola Antônio Carlos, localizada no Assentamento Margarida Alves, no município de Nova União.

O Governo também anunciou a liberação de emenda do deputado Professor Dantas, no montante de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), e que será destinado a aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal de Nova União.

Esta semana, o governador Ivo Cassol enviou ofício a Assembléia Legislativa, comunicando a liberação de novos recursos via emenda parlamentar de autoria do deputado Professor Dantas, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), destinado a abertura de uma estrada na Linha 29, quilômetro 37, que liga Teixeirópolis a Nova União, com a abertura de dois quilômetros de uma serra e mais três quilômetros de reabertura e recuperação.

Qual é o significado de PT em Cacoal?

Daniel Oliveira da Paixão - Todos sabemos o significado da sigla partidária PT. Mas em Cacoal a pergunta acima parece pertinente. Afinal de contas, aqui parece que o PT não significa Partido dos Trabalhadores. Vou explicar: além de quebrar uma tradição republicana e nacional, que é o horário corrido (comum inclusive em Porto Velho onde o prefeito é do PT), a prefeitura de Cacoal, segundo denúncias enviadas aos montões para a nossa redação, retirou dos trabalhadores públicos uma série de benefícios e reduziu dramaticamente a qualidade de vida desses pais de família. Claro que o prefeito tem o direito de fiscalizar e dispensar quem não trabalha realmente. Não estou me referindo a privilégios indevidos, mas as gratificações que vários trabalhadores faziam jus. O pior é que a maioria absoluta dos servidores públicos votaram no então candidato do PT, Francesco Vialetto e agora estão se sentindo frustrados. Mesmo quem não votou, como eu, está igualmente surpreso com essa situação. Afinal, esperava-se que o PT teria como principal meta honrar o que significa a sigla e teria como política principal o compromisso de valorizar o funcionalismo público, os operários, comerciários e todos aqueles que trabalham para garantir o sustento de suas famílias. O que eu vejo no PT de Cacoal - e essa é uma opinião própria - é um interesse desmedido em agradar um grupo pequeno de falsos moralistas, que acham que romper tradições é inovar. Caramba, de que adianta duas horas a mais se o cidadão tem que ir em casa, almoçar e voltar. Até que se reorganize tudo de novo, lá se foram vários minutos. Enfim, não vale a pena. Essa mudança não traz benefícios nenhum a sociedade cacoalense. Apenas atende aos interesses mesquinhos daqueles revanchistas que acham que é necessário mudar o curso de qualquer caminho. Tenham certeza de que esse mesmo pessoal que mudou de horário corrido para carga horária dupla teria mudado para horário corrido se a situação fosse o contrário. Ou seja, mudariam as coisas pelo simples desejo de mudanças a qualquer custo.

Despejo
Semana passada houve despejo de uma família em Cacoal e não demorou para aparecer alguns vereadores para acompanhar o episódio. Qualquer ação de despejo causa uma certa indignação de quem vê o sofrimento principalmente de crianças inocentes. Não é nada fácil vermos as pessoas desesperadas sem ter para onde ir. Mais difícil ainda é sabermos que muitas mazelas poderiam ser superadas se tivéssemos um estado mais presente e menos paternalista. Eu sou a favor de oportunidades de trabalho para que as famílias possam ter o suficiente para se alimentar e comprar sua casa, por mais simples que seja. O que não concordo, em hipótese alguma, são com as invasões, principalmente aquelas que são incentivadas por políticos que querem aparecer a qualquer custo em troca de votos. Quero externar o meu voto de solidariedade a essa família, que de uma hora para outra se viu em situação desesperadora, mas entendo também que as invasões não poderiam ser toleradas em hipótese alguma. Aqueles que realmente não têm onde morar e não têm emprego deveriam recorrer ao Poder Público e reivindicar um abrigo temporário ou algo parecido, mas a invasão de imóveis públicos ou privados não deveria ser tolerada de forma alguma. Muita gente humilde passa dificuldades, mas paga aluguel e vai sobrevivendo com dignidade. Então, se essas pessoas, mesmo com dificuldades pagam um aluguel mensal, por que outros se sentem no direito de invadir terras públicas ou privadas? Moradia digna é um direito de todos, é verdade. Mas é um direito que deve ser conquistado com trabalho e muito empenho. Em vez de invasões, as pessoas que se sentem sem condições de pagar aluguel ou comprar sua moradia, devem se mobilizar e cobrar ações do poder público.

Parasitas dos desafortunados
Infelizmente alguns políticos vivem do sacrifício dos desafortunados. Não podem ver uma invasão que vão lá prestar solidariedade, desde que o terreno invadido não seja o de sua família. É bacana a gente prestar solidariedade, mas de forma efetiva e não apenas com palavras. A solidariedade vazia, desprovida de ação, não mata a fome do faminto, não mitiga a dor do doente, não aquece aquele que padece de frio por não ter agasalho. É muito importante que no momento de ações de despejo aqueles que vão prestar solidariedade às famílias despojadas de sua moradia também levem agasalhos, comida e, se possível, ofereçam um abrigo provisório àqueles que estão sofrendo, mesmo que a ação de despejo seja um direito legítimo de quem teve o seu imóvel ou terreno invadido por terceiros. O homem moderno lida o tempo todo com muitas contradições e interesses complexos. De um lado estão aqueles que, por dificuldades em arranjar um emprego, não conseguem realizar o sonho da casa própria e de outro lado está a Justiça que deve garantir o legítimo direito à propriedade, seja ela pertencente a particular, a uma corporação ou ao poder público. No caso da invasão em Cacoal e consequente ação de despejo resultou no protesto de alguns vereadores que cobraram do Prefeito e Secretária Municipal de Ação Social e Trabalho que ambos estivessem presentes no momento em que o mandado judicial era concretizado. Embora solidário com o sofrimento dessa família, eu penso que a presença do prefeito e secretários ligados a ação social e defesa civil só faria sentido antes. Não me parece de bom tom que uma autoridade pública vá a um local onde o despejo é baseado em ação do poder judiciário. Afinal de contas, as decisões do Poder Judiciário só podem ser contestadas por meios legais e no fórum apropriado. Não se pode afrontar a justiça e desautorizá-la perante a sociedade. As leis devem ser respeitadas e as mudanças só podem ser feitas através de decisões legislativas ou judiciárias. Nunca no grito. É a minha opinião. Não concordo com aqueles políticos que vivem com parasitas dos desafortunados para obter votos.

Fora Sarney
O povo brasileiro realmente está com um poder de indignação muito abaixo da média. O Movimento Fora Sarney não surtiu o efeito esperado por conta de uns poucos gatos pingados que se despuseram a colocar a cara a tapa. É uma vergonha o que está acontecendo no Congresso Nacional. É lamentável que políticos peçam o nosso voto e digam que vão atuar em defesa da ética e da moralidade e depois de eleitos fecham os olhos à corrupção. Não importa qual seja o peso da história de José Sarney e sim os seus atos. O fato dele ter sido ex-presidente da República não lhe dá o direito de agir de forma leviana em defesa de interesses próprios. As denúncias apontam fortes indícios de corrupção ativa e passiva do hoje senador e presidente do Senado. É claro que o fato dele ser acusado não significa que ele seja culpado, mas as ações necessitavam de julgamento. Sem investigação, sem o devido processo legal, violou-se o direito dos cidadãos que votam e querem ter a certeza de que seus representantes respeitam os interesses públicos e não estão usando do cargo para benefício próprio ou de familiares e amigos próximos. Agora que o Congresso Nacional mostrou a sua inoperância, sua vilania e falta de ética, tomara que pelo menos o povo saiba responder à altura quando for chamado ao veredicto final, na hora do voto. Se o parlamento eximiu-se de sua responsabilidade constitucional de julgar os atos incomuns de gente como Sarney e tantos outros, compete a nós, eleitores, darmos a palavra final nas próximas eleições. Temos de saber avaliar um a um dos 81 senadores e as centenas de deputados federais que representam os quase 200 milhões de brasileiros.

JUSTIÇA CLIMÁTICA E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA


O Grupo Editorial Ecoturismo, constituído de jornal, rádio, televisão, portal e revista, prepara para os próximos meses as maiores investidas no segmento sustentável para o Brasil com a Eco Expedição Brasil de Justiça Climática e para Rondônia, nos dias 27 e 28 de outubro, o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e VIII Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática.

Lastreado nas plataformas tecnológicas da modernidade, fazendo a maior rede de mídias digitais da história de Rondônia, com o sucesso angariado nas últimas edições do evento (que teve, entre outros patrocinadores, a Eletrobrás, Furnas, Odebrecht, Camargo Corrêa, BNDES e Petrobras), a coordenação do evento promete fazer um dos mais concorridos e discutidos eventos de 2009 para a Amazônia Brasileira.

O evento, que será realizado em dois dias na tradicional Faculdade São Lucas, trará formatos mais atuantes com mini stands dos principais patrocinadores e discutirá temas sob a égide do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia que, ao lado do Instituto Árvore da Vida, Afloram e Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Rondônia, discutirá as razões por que Rondônia não é somente um dos principais pólos de desenvolvimento e empregador de mão-de-obra do Brasil, mas, as razões por que este mesmo Estado, que no passado foi humilhado na mídia nacional, agora se orgulha de seu compromisso sério com as compensações ambientais, com a queda do desmatamento, chegando a zero, com o crédito de carbono e com ações mitigatórias dos gases de efeito estufa que aumentam o Aquecimento Global. Vale lembrar ainda que as obras impactantes de água e esgoto que vão tirar Porto Velho de umas cidades com menor tratamento de água e esgoto do Brasil, nas obras do PAC, mostrarão a revolução socioambiental e de saúde que se produzirá ao atingir essas metas.

Rondônia terá a oportunidade de, nos dois dias do evento, exibir para o Brasil e para o Planeta, seus fortes compromissos pela sociedade civil organizada. Estudantes, professores, funcionários públicos, políticos e empresários exibirão uma musculatura sustentável que poderá influenciar nas tomadas de decisões dos emissários brasileiros que estarão discutindo os novos rumos do planeta na COP-15 em Copenhagen, Dinamarca, que acontece no mês de dezembro.

Sustentabilidade à Caminho da Paz e Justiça Climática rumo à Copenhagen. Sob esta bandeira, o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e VIII Prêmio Ecoturismo de Justiça Climática, já têm, entre convidados, palestrantes da Espanha, da Costa Rica e dos Barbados, que, ao lado dos conferencistas e debatedores brasileiros, farão de Porto Velho, a Capital da Sustentabilidade e da Justiça Climática em outubro de 2009, já que Rondônia não será apenas um imenso canteiro de obras físicas, mas de obras sustentáveis e ancoradas em conceitos de construções e cidades sustentáveis.

Entre outros temas, já estão confirmadas a pauta da construção da ponte sobre o Rio Mamoré, que resgatará o Tratado de Petrópolis e a força que dará para a região do Vale do Guaporé com as cidades de Guajará Mirim, Nova Mamoré e Costa Marques, esta última com o Forte Príncipe da Beira, candidato a um dos Patrimônios da Humanidade.

Conferencistas da envergadura do engenheiro Miguel de Souza do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), um dos formuladores das saídas para o Oceano Pacífico, que está em pleno andamento, confirma sua presença ao lado de diplomatas bolivianos para esta questão que terá entre os debatedores, o Senador Valdir Raupp de Mattos e a deputada federal Marinha Raupp Rocha de Mattos.

O tema controvertido da Flona do Bom Futuro já está pautado para discussão, tendo entre outros debatedores um dos principais formuladores deste tema que é o deputado federal Ernandes Amorim e lideranças regionais de Ariquemes (RO).

O aeroporto de Cacoal terá debatedores do porte do ex- deputado e atual Chefe da Casa Civil Nilton Capixaba, que poderá trazer o Governador Ivo Cassol e Senador Expedito Júnior, uma das lideranças do Estado para a questão.

A temática cultural envolvendo a legendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o tributo e legado das populações que trabalharam nas construções, entre eles o povo barbadiano e seus descendentes que deverão receber homenagem do Governo de Barbados, estão também entre os temas colocados, com a possibilidade da conferência do Deputado Federal e Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde do PT, comandar uma mesa de conferência cultural, ao lado das energias renováveis, uma de suas especialidades.

As perspectivas da ligação com o Oceano Pacífico e a Estrada Interoceânica, que se abrirá para os próximos dois anos, tem debatedores, bem como o eixo das principais rodovias que ligam os Braços da Cruz rondoniense. Neste ínterim, serão abordados fatos como os direitos indígenas nas rodovias que ligam Alvorada do Oeste a Costa Marques, em região de sérios conflitos com empreendedores e autoridades locais.

As usinas hidrelétricas, termoelétricas, as PCH's (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e todo o manancial que gira em torno dos mananciais, estarão sendo discutidos com CERON, Eletrobrás e Eletronorte, já que as Usinas do Madeira e a Transmissão do Linhão estão sob a mira das autoridades nacionais e organismos estrangeiros preocupados com a sustentabilidade daquele território amazônico de grande interesse para o Pulmão do Mundo.

O aporte do Fundo Amazônia, com recursos do Governo da Noruega e sua aplicação pelo BNDES, estão entre os temas a serem debatidos pela plenária nos dois dias de evento denso e de grande impacto socioambiental.

Os licenciamentos ambientais e seus impactos para a sociedade rondoniense, ribeirinhos, cablocos e silvícolas, tanto nas obras das Usinas do Rio Madeira, quanto de Machadinho e em Pimenta Bueno, dos vários grupos empreendedores, são discussões pautadas para os dois dias com experts de todos os lados e segmentos debatendo seus pontos de vista e produzindo soluções e projetos para estes e outros anos, com a emissão dos anais de Rondônia, que se transformarão em livros editados para discussão nas academias para os próximos anos, por isto é que as várias faculdades e cursos de todo o estado de Rondônia estão sendo convidados a participarem das rodadas de discussões do Seminário que transformará Porto Velho na Capital da Cultura e Justiça Climática em 2009.

Tantas questões importantes, já mobilizam investidores como Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Suframa, Camargo Correa, Votorantim, Eletrobrás, Petrobrás, CAERD, Governo de Rondônia, Prefeituras de Porto Velho, Guajará Mirim e Cacoal, Sabesp, Dow AgroSciences, OTCA, PNBE, Ministério das Cidades, Rede Brasil de Televisão, Amazonsat, Federações de Comércio e Indústria da região amazônica, OAB e universidades de todos os matizes de Rondônia, o que sinaliza ser este o evento marco de 2009 na região amazônica sobre o prisma e a égide da Sustentabilidade de Justiça Climática, a 100 dias da COP-15, a maior Conferência de Justiça Climática da década.

A relação dos indicados ao VIII Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática é das mais chamativas de todos os outros Prêmios, já que entre as celebridades relacionadas estão Rubens Born da Vitae Civilis, Mr. David Thompson, primeiro-ministro de Barbados, Cassiano Marques, responsável pela Inscrição da Amazônia entre as Sete Maravilhas do Mundo, Senador Expedito Jr. e a luta dos mototaxistas, deputado federal Eduardo Valverde, Coordenador da Bancada de Rondônia e a luta pela preservação socioambiental e cultural de Rondônia, Deputado Jorge Amanajás, presidente da Assembléia do Amapá, um dos líderes da Questão Transfronteiriça no Ano França Brasil, Eike Batista pelo conjunto do arrojo das obras e a preocupação socioambiental de suas empresas no Brasil e deputado José Riva, presidente da Assembléia do Mato Grosso, um dos líderes sócio ambientais daquele Estado.

Tendo em vista a união de várias entidades de classe, empreendedores e ONGs, o VII Seminário e VIII Prêmio deverão receber a maior quantidade de apoios e patrocínios de toda a História de Rondônia, no momento em que Rondônia grita ao Mundo que é a quinta maior empregadora de mão-de-obra do Brasil e que quer afirmar que será a Capital Cultural e da Justiça Climática em 2009.


--
Ana Joppert
Assessora de Imprensa
Grupo Ecoturismo
MTB - 46.105
jornalismo@revistaecoturismo.com.br
www.revistaecoturismo.com.br
http://tvecoturismo.com.br

ALE debate aplicação da lei anti-tabagismo

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na tarde desta terça-feira (25) audiência pública que teve como objetivo debater com a sociedade organizada e os órgãos fiscalizadores o cumprimento da Lei 1969/2008 que proíbe o uso de cigarros em ambientes coletivos, públicos ou privados no Estado. A proposição da audiência é de autoria do deputado Wilber Coimbra (PSB) e aprovada por todos os parlamentares estaduais.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Neodi Carlos (PSDC), presidiu a mesa dos trabalho que contou com a presença da promotora de justiça Emília Oye – titular da Promotoria de Saúde e do Consumidor; o deputado Wilber Coimbra.José Maria da Conceição de Oliveira – responsável pelo tabagismo do Núcleo Ambiental do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Cerest/Sesau/Sus; Denise de Oliveira Chaves – inspetora da Vigilância Sanitária do Estado; Jair Queiroz – do Coren; e o Major Claudemir Holanda – coordenador do Proed.

Na condição de proponente da audiência pública, o deputado Wilber Coimbra explicou as razões que o levou a requerer o evento. Disse que nada tem contra quem optou por fumar, mas lembrou que o não-fumante torna-se um fumante passivo. Falou sobre os malefícios que o tabaco provoca na saúde da pessoa humana. Pediu maior divulgação da lei 1969/2008 e solicitou ao Ministério Público Estadual fiscalizar o cumprimento dessa lei. “As pessoas, por canta do tabagismo, podem adquirir doenças como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias que podem levar a óbito”, comentou o parlamentar ao lembrar que o Estado gasta enormes quantidades de recursos para tratar de pessoas acometidas por doenças causadas pelo tabagismo. Ele ressaltou ainda que Rondônia foi pioneiro na aprovação da norma regulamentadora do tabagismo,sendo parabenizado por ter sido referência para o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Representante da Sesau, José Mário de Oliveira responsável pelo Centro de referência em saúde do trabalhador apresentou dados atualizados dos acidentes de trabalho provocados pelo tabagismo, entre eles: perda auditiva, para cardíaca e problemas pulmonares. José Mário destacou ainda o novo foco do ministério da Saúde que visa estimular o combate ao tabagismo através da pressão dos não fumantes sobre os fumantes.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Ananias Frota reclamou que a Lei imputa a culpa de fumar em ambientes fechados aos comerciantes. “São imputadas multas de 15 UPFs para os fumantes, 30 UPFs para o gestor público e de 30 a 1.500 UPFs. Com uma multa pesada dessa não tem como o comerciante resistir. O proprietário fica numa situação difícil para impedir as pessoas de fumar, pois além de perder o cliente, se as autoridades são chamadas são aplicadas multas pesadas”, afirmou. Sugeriu a criação dos fumódromos equipados com exaustores podemos atender os fumantes e não-fumantes, sendo que não tendo fumaça no local não vai afetar o proprietário, nem seus funcionários, citando a França, Itália, Espanha e Chile como exemplo e outros estados brasileiros, onde se facultou a possibilidade de se ter áreas para fumantes como o Distrito Federal, Espírito Santo, Tocantins, dentre outros.

Apesar de se posicionar favoravelmente à lei anti-fumo, o representante da Associação de Bares e Restaurantes, Daniel Resende, declarou que os referidos estabelecimentos consideram a obrigatoriedade de fiscalização ao encargo de bares e restaurantes “complicada”. A dificuldade em exigir dos clientes o cumprimento da legislação esbarra na preparação do pessoal de atendimento que não tem a experiência necessária para tal. Ele disse que a proibição generalizada trará prejuízos aos bares e restaurantes, repetindo o que já ocorreu com a chamada “Lei Seca”, com os estabelecimentos situados na Av. Jorge Teixeira.

Por outro lado, Jair Queiroz, do Coren, disse que o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas também e um órgão fiscalizador. Defendeu que a educação é primordial. Disse que tem que se intensificar as campanhas anti-tabagismo nas escolas. Falou do paradoxo sobre o combate ao tabagismo e a liberação da maconha. Defendeu um debate bem maior sobre o uso do tabaco.

O major Holanda incentivou as empresas públicas e privadas desenvolverem atividades educativas de conscientização de combate ao fumo direcionando o foco para o fim dos chamados fumodromos – lugares abertos disponibilizados dentro das empresas de uso exclusivo para os fumantes.

A promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Emília Oye, falou que o MP tem a função de se fazer executar essa Lei. Em sua opinião essa Lei estadual não está restringindo direitos, mas ampliando o direito à saúde como a prevenção, sendo que o fumante passivo pode sofrer doenças graves e podemos enfrentar a inconstitucionalidade dessa Lei estadual. “As Leis mencionadas aqui em outros estados demonstram que Rondônia está na vanguarda na questão da preocupação da saúde pública. Por outro lado, se está tão comprovado que o cigarro faz mal, porque não se adotou uma medida mais eficaz, numa lei nacional, que podemos observar que o interesse comercial prevalece sobre o interesse da saúde pública. Por outro lado, se não houver divulgação e fiscalização essa Lei não vai pegar. Portanto, precisamos nos unir para que os gestores dêem apoio, bem como, a sociedade”, observou.

A Inspetora da Vigilância Sanitária, Denise Chaves, esclareceu que a fiscalização da aplicação da lei cabe à municipalidade. Ao Estado cabe, somente, a orientação educativa às prefeituras municipais, com a promoção de cursos, seminários e etc. A inspetora lembrou também que a fiscalização deve ser executada em três etapas nos estabelecimentos. Na primeira delas efetua-se a distribuição de material informativo como a fixação placas e cartazes de proibição do uso do fumo a fim de realizar o processo educativo; na segunda etapa haverá a notificação ao proprietário do estabelecimento infrator sem a geração de multas. No caso de reincidência da infração e somente no terceiro momento é que os infratores receberão multa.

O deputado Néri Firigolo (PT) falou que desde 90 tem uma lei sobre o tabagismo. Pediu para que na propaganda institucional da Assembléia Legislativa alertasse para a aplicação das leis anti-fumo. Questionou sobre a criação de locais para os fumantes em órgãos públicos, já que as leis visam o combate ao tabagismo.

Ao encerrar a audiência pública, o deputado Wilber Coimbra agradeceu a presença de todos e disse que sua preocupação é com a saúde do cidadão e que não quer atrapalhar em nada as forças produtoras e geradoras de rendas do Estado. Segundo ele, o amplo debate é o melhor caminho para a orientação da população e o cumprimento da norma.

Fonte: ALE/RO – DECOM

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o regulamento para a transmissão de internet banda larga por meio da rede de energ

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o regulamento para a transmissão de internet banda larga por meio da rede de energia elétrica, nesta terça, 25.

As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores. A regra também prevê que o uso da tecnologia PLC (Power Line Communications) não poderá prejudicar a qualidade da prestação do serviço de energia elétrica.

A legislação regulamenta ainda que as operadoras não vão oferecer diretamente a internet banda larga aos consumidores. Elas poderão, porém, criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. As distribuidoras usarão a tecnologia para melhorar suas próprias atividades, utilizando a internet, por exemplo, para fazer medição eletrônica dos gastos de energia elétrica de seus consumidores, corte e religamento à distância e controle de perdas.

Além disso, parte dos ganhos das distribuidoras com a cessão de suas redes para o uso de internet serão computados durante os reajustes das tarifas de energia e poderão levar a uma redução no valor da conta de luz do consumidor.

Com o PLC, o consumidor poderá ter a internet banda larga diretamente na tomada. O uso da tecnologia deverá beneficiar principalmente localidades onde a internet de alta velocidade ainda não chega --já que as redes de energia elétrica estão em praticamente todo o país.

Está se abrindo mais uma possibilidade para que as pessoas consigam, finalmente, se conectar decentemente à internet de modo massivo. Contudo, as mesmas empresas que hoje oferecem um serviço ruim vão continuar tendo a oportunidade de enganar os consumidores.

Claro, permitir que o sinal de banda larga da internet seja enviado pelos fios de luz é uma grande evolução no sentido dar acesso a regiões que não teriam outra possibilidade para melhorar suas conexões. Contudo, isso é imprescindível, visto que o 3G pode substituir as redes físicas?

Vamos esperar para ver como esse novo sistema vai se portar e se ele realmente vai contribuir para baixar a conta de luz, entre outros benefícios.
Fonte: Capital Gaúcha

Cacoal vai à busca do Mundial de Judô

As judocas Talita Lenzi 18 anos, peso meio leve até 57 kg e Sandy Lara 17 anos peso meio pesado -78 kg campeãs Sul Americana 2009 e Lorrâri Lino peso meio médio ate 63 kg estreante estarão nos dias 03 a 06 de setembro em Cuiabá participando do Campeonato Brasileiro de Judô categoria Junior, onde a campeã brasileira ganhara o direito de representar o Brasil no Campeonato Mundial Junior sub-20 em Atenas-Grécia no mês de outubro.
Estamos praticamente preparadas pra essa competição, pois treinamos muito e o professor Nunes não deu moleza pra gente ele está convicto que vamos fazer bonito em Cuiabá. Ele também sabe que não será fácil, mas nós ainda estamos treinando muito pra que nós chegaremos ao lugar mais alto do podium falou nossa judoca Talita lenzi, que a duas semanas atrás esteve participando do campeonato brasileiro sub-23 em Belo Horizonte-MG, onde classificou em 5° lugar e pra ela foi uma ótima experiência onde ela teve contato com judocas mais velhas e de outra categoria e serviu como preparação pra esse brasileiro que é sua categoria.


Nossas atletas estão diariamente treinando de manhã e tarde nas dependências da escola Ulbra/Concórdia. E a preocupação do técnico das nossas estrelas é que a viagem será já na próxima semana e o único apoio pra elas são apenas os 50% dos valores das passagens de ônibus do apoio da Eucatur. Se alguém tiver afim que nossas meninas levem o nome de vossa empresa entre em contato com a gente nos treinos na escola Ulbra/Concórdia. Frisou professor Nunes

IURD perde ação contra jornalista de GO que publicou reportagem sobre dízimo

O jornalista Vinícius Jorge Sassini, do jornal O Popular, de Goiânia (GO), se livrou de uma ação impetrada pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) por conta de uma reportagem.

Intitulada "Fiéis dão R$ 100 milhões em dízimo por ano", a matéria foi publicada em 10 de abril de 2008 e afirmava, entre outras coisas, que "esse dado da pesquisa permite entender a razão pela qual apenas dois fiéis se levantaram quando o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus pediu uma oferta de R$ 100 num culto de libertação celebrado numa sexta-feira à tarde".

Segundo a reportagem, o pastor perguntou quem tinha fé "para fazer uma oferta de R$ 100", e declarou que "quem não dá para Deus, dá para o diabo". Como os fiéis não entregaram o valor pedido pelo pastor, "os pedidos de oferta caíram para R$ 50 e, por último, para R$ 10", dizia o texto.

A Iurd alegou que teve a honra ofendida com a reportagem; no entanto, a juíza Maria Umbelina Zozetti, da 12ª Vara Criminal de Goiânia, entendeu que o repórter não ofendeu ou violou a honra moral da igreja com o conteúdo de sua matéria, informou o site Última Instância.

Sassini fez um levantamento histórico e estatístico sobre religião, citando várias igrejas evangélicas, além da católica. Por isso, para a magistrada, a reportagem se limita a "analisar e argumentar dados, fatos, elementos, circunstâncias, sempre de forma impessoal, sem personalizar a interpretação".

Quadrilha loteia e destrói reserva em Rondônia

Uma quadrilha está loteando áreas da reserva extrativista Rio Preto-Jacundá, no norte de Rondônia, e o fogo no local já destruiu milhares de hectares.

Uma operação da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado (Sedam) começou a investigar e a prender os envolvidos no crime.
Na área de Cujubim, em Machadinho do Oeste, a 400 quilômetros de Porto Velho, está a maioria das 44 unidades de conservação do estado. São 16 reservas extrativistas e sete florestas estaduais de rendimento sustentável.

A Rio Preto-Jacundá é uma das que vem sofrendo invasões. As imagens aéreas (veja vídeo acima) mostram as queimadas. Estradas abertas na mata são os caminhos por onde passa a madeira retirada clandestinamente, um dos principais crimes praticados contra a floresta na região.

serviço de inteligência da Sedam está monitorando a movimentação na reserva há mais de seis meses. A investigação apontou para a existência de uma quadrilha que está loteando e vendendo áreas dentro da reserva.
Eles montaram barreira na principal estrada de acesso à reserva. Na abordagem a um acampamento ninguém foi encontrado. Mas quem fugiu deixou para trás roupas e utensílios. Já foram encontrados 13 acampamentos.

Clima tenso
Percorrendo as estradas é fácil encontrar as chamadas esplanadas, áreas abertas para depositar a madeira, que mais tarde é transportada. O clima é tenso na região. Há informações apuradas pela polícia de que existe um grupo armado e 20 pessoas foram presas.

“Essas pessoas já contaram e já citaram nomes. Mas ainda está em sigilo em função de que existe uma investigação para que possamos apurar com mais certeza”, explicou Luiz Cláudio Fernandes, coordenador da unidade de conservação.

Em dez dias de trabalho foram apreendidos caminhões, tratores, motocicletas e motosserras. A operação deve durar pelo menos 30 dias.
A fiscalização conta com a participação de agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, da Polícia Ambiental e do Departamento de Operações Especiais.


Veja o Vídeo da Globo.COM

Pesquisa para Deputado Estadual em Vilhena

Pesquisa estimulada-quantitativa de opinião pública mostra como está a corrida para deputado estadual em Vilhena. As abordagens aos eleitores foram feitas pelo Instituto Phoenix, de Porto Velho (RO), entre 5 e 7 de agosto, e mostraram o deputado estadual Luizinho Goebel (PV), que vai à reeleição, na dianteira.
O pré-candidato do PCdoB, Júlio Olivar, comemorou o bom resultado. Empatado tecnicamente com o já deputado Marcos Donadon (PMDB) e ombreado com o atual vice-prefeito Jacier Dias (PSC), Olivar é o único entre os melhores cotados na pesquisa que não ocupa ou ocupou cargo eletivo e nem aparece na mídia se lançando candidato, como os demais que aparecem na sondagem. A manifestação de apoio ao seu nome é algo espontâneo. Por isso, ele acredita que seu posicionamento é muito bom.

Além dos possíveis candidatos vilhenenses (veja resultado abaixo), dois aparecem de outras cidades da região estão entre os mais cotados na pesquisa: Esequiel Neiva, de Cerejeiras, e Edinho da FM, de Colorado.

O Instituto Phoenix fez a seguinte pergunta aos entrevistados: Se as eleições fossem hoje em qual destes postulantes a deputado estadual você votaria?

Confira os números:

- Em primeiro, Luizinho Goebel (PV), com 9,2%
- Em segundo lugar aparecem Eliane da Emater (PV) e Mauro Bil (PT), com 5,3%. - Em terceiro, Esequiel Neiva (PPS), com 4,4%.
- Em quarto, Marcos Donadon (PMDB), com 3,9%.
- Em quinto, estão empatados Júlio Olivar (PCdoB) e Jacier Dias (PSC), com 3,4%
- Em sexto, Vanderlei Graebin (PMDB), com 2,4%
- Em sétimo, Edinho da FM (PV), com 1,5%
- Em oitavo, empatados Sérgio Massaroni (PPS) e Cardoso (PSol), com 1,9%
- Em nono, empatados Carmozino Taxista (PSDC) e Vilmar Saúgo, com 1,5%
- Em décimo, e último lugar, empatados: Elias Músico (PSC) e Vera Paixão, com 1%.

-----
- Outros: 5,3%
- Nenhum: 17,5%
- Não sabe: 29,6%.


Fonte: http://www.vejahoje.com.br/

Funcionários de fazenda são vítimas de tocaia, um é morto, e outro baleado

BURITIS (RO) - Na tarde do último sábado (22), na fazenda primavera, que fica na linha C-34, distante 30 km da cidade de Buritis, três trabalhadores realizavam o aceiro de uma cerca, quando foram surpreendidos por cinco elementos encapuzados e fortemente armados que disparam contra os mesmos, matando um e baleando outro, já o terceiro que dirigia um trator conseguiu escapar dos disparos.

A Polícia foi acionada e compareceu no local com uma ambulância e prestou socorro ao ferido, policiais civis e militares fizeram buscas na região e não conseguiram prender os criminosos.

Retaliação; segundo testemunhas, o ataque pode estar ligado a um grupo que se infiltrou no meio de sem terras, que recentemente invadiram a fazenda e foram retirados da propriedade pela justiça com mandado de reintegração de posse.

Os proprietários da Fazenda Sr.ª Neuza Zavaglia e Dilson Caldato, afirmam que estão sofrendo represálias e ameaças, e denunciam as ações do grupo que estão acampados em um sítio vizinho, e ameaçam invadir novamente a fazenda.

Segundo Dilson, não é a primeira vez que sua fazenda é alvo de atentado, as terras são utilizadas na criação de gado e existe um plano de manejo florestal autorizado pelo IBAMA e SEDAM, a poucos dias, funcionários que trabalham na exploração do manejo, tiveram os seus dormitórios e equipamentos queimados e receberam ameaças de que se continuarem entrando na propriedade terão seus maquinários incendiados.

Governo entrega ferramental completo para equipar oficina da Regional de Jaru

O Governo do Estado de Rondônia realizou na manhã desta sexta-feira (21) a entrega de todo o ferramental para equipar a oficina mecânica da Secretaria Regional de Jaru. O barracão onde funcionará a oficina, medindo 6x48 metros já estava pronto há alguns dias e um mecânico e um ajudante já haviam sido contratados, que agora poderão atender com toda a estrutura necessária as 155 viaturas oficiais do Governo que pertence à área de abrangência da Regional de Jaru.

Os equipamentos foram recebidos pelo secretário Regional, Sílvio Pereira e pela assessora Especial, Carmem Gon. Chegaram para equipar a oficina mecânica elevador de veículos, guincho (Girafa), prensa e macacos hidráulicos, morsa, compressor de ar, carregadores de baterias, alinhador de faróis, engraxadeira, sistema de injeção e jogos de ferramentas.

“A SER-3 agora está completa, uma vez que já conta com a oficina mecânica, a exemplo de todas as outras regionais que já contavam com o serviço”, declarou Sílvio Pereira, elogiando o empenho do governador Ivo Cassol em equipar as secretarias, proporcionando um melhor e mais rápido atendimento aos veículos oficiais, com menor custo.

Decom/Jaru – Flávio Afonso

DETRAN INFORMA SOBRE RESOLUÇÃO Nº 310 DO CONTRAN

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN/RO), já está emitindo os novos modelos de CRV- Certificados de Registro de Veículos e de CRLV- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, conforme a Resolução Nº.310, do CONTRAN-Conselho Nacional de Trânsito.

A medida foi tomada pelo CONTRAN para adequar o documento afim de torná-lo mais eficaz e dar maior proteção ao cidadão em caso de roubo do veículo, pois o endereço do proprietário de um veículo não será mais impresso no CRLV. “No campo destinado ao nome e ao endereço do proprietário agora vem impresso apenas o nome do dono do veículo”, explica Edmilson Rosato chefe das ciretran’s.

Em relação ao CRV- Certificado de Registro do Veículo (conhecido como “recibo de compra e venda”) o modelo novo traz uma recomendação no verso, alertando para a necessidade de transferência do documento em até 30 dias após a venda para outro proprietário. A resolução nº 310 do CONTRAN ainda estabelece, em seu anexo, a obrigatoriedade do reconhecimento, em cartório, da autenticidade das assinaturas do comprador e do vendedor do veículo.

Para o diretor geral do DETRAN, Joarez Jardim, é necessário que todos os usuários tenham conhecimento desta resolução. “Para os documentos que já se encontram nas ciretran`s e nos postos avançados, não serão cobrados este novo procedimento, tentando com isso evitar maiores transtornos aos proprietários de veículos. Isto vale para todo o Estado de Rondônia” finalizou Jardim.

Gerência de Comunicação

Aprovado na CI projeto que permite a taxista transferir uso da placa a herdeiro

Atualmente, quando um taxista morre, o direito à exploração de serviço de táxi que ele detinha não pode ser transmitido a seus herdeiros. Para resolver essa questão, o senador Expedito Júnior (PR-RO) apresentou projeto (PLS 253/09), cujo substitutivo da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) foi aprovado nesta quinta-feira (20) pela Comissão de Serviços de Infra-estruturar (CI). A matéria regulamenta a exploração de serviços de táxis, autorizando a transmissão da titularidade da permissão, de forma onerosa ou gratuita, e também sua locação, prevendo que, na hipótese do falecimento do titular, a titularidade fica para os herdeiros.

Expedito justifica sua proposição lembrando que, apesar de a comercialização e a locação de autorizações para a exploração de serviços de táxi ser uma prática enraizada e socialmente aceita, não está prevista em lei. Na ausência de uma regulamentação, diz o senador, há um mercado informal, sujeito à demagogia e ao arbítrio da autoridade. O projeto, então, serviria para suprir essa lacuna.

De acordo com o texto alternativo elaborado pela relatora, a exploração de serviço de táxi depende de autorização do poder público local, que será outorgada a qualquer interessado que satisfaça os requisitos legais relativos à segurança, à higiene e ao conforto dos veículos e à habilitação específica dos condutores. Ela lembra também, em seu relatório, que o serviço de táxi é regulado pelos municípios e pelo Distrito Federal. Em geral, atenta ela, "não há uma seleção transparente dos motoristas e os novos prestadores são obrigados a comprar o título dos antigos".

Expedito contou também que o sentimento que o moveu quando apresentou o projeto foi exatamente o de "corrigir uma distorção e fazer justiça" aos taxistas que dedicam 30 ou até 40 anos prestando serviços à população e depois sequer podem deixar como herança para os filhos o direito de prestação de serviço que detinham.

- Esse é um projeto de cunho social, dentro de uma verdadeira agenda positiva do Senado - destacou o autor.
O senador Eliseu Resende (DEM-MG) apoiou a iniciativa, já que a mesma concede segurança a quem tem a autorização, mas observou que algumas questões de ordem jurídica terão que ser solucionadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde o projeto irá tramitar em decisão terminativa. Segundo ele, é preciso lembrar que a autorização é uma figura distinta da permissão e, ainda, que a transferência de titularidade, prevista na proposição, não é a mesma coisa que a transferência de bens patrimoniais.

Também os senadores Jayme Campos (DEM-MT), Gerson Camata (PMDB-ES) e Flexa Ribeiro parabenizaram a idéia.
Valéria Ribeiro e Rita Nardelli / Agência Senado

Supermercado afasta funcionários por agressão a cliente

Após a denúncia de agressão por racismo, revelada anteontem pelo Estado, a rede de supermercados Carrefour decidiu afastar a empresa Nacional de Segurança Ltda., que prestava serviços em algumas lojas de São Paulo. A rede também afastou o gerente da loja de Osasco, na Grande São Paulo, onde o vigia e técnico em eletrônica Januário Alves de Santana, de 39 anos, foi confundido com um ladrão, suspeito de roubar seu próprio carro, e agredido pelos seguranças.


Santana registrou boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial (DP) de Osasco. Na próxima semana, ele vai prestar depoimento no 9º DP, onde o inquérito está tramitando. Seu advogado, Dojival Vieira, vai entrar com uma ação de indenização por danos morais contra o Carrefour e contra o Estado. "Queremos que os cinco seguranças e os três policiais sejam identificados e responsabilizados. Esses casos de racismo não podem mais acontecer num País onde a metade da população é negra ou parda."


Enquanto sua família fazia compras na loja, Santana, foi levado por cinco seguranças do supermercado até um quartinho, onde foi espancado por cerca de 20 minutos. "Fui humilhado e acusado como se fosse um criminoso. Quando eu dizia que o carro era meu, eles riam e me batiam ainda mais. Pensei que fosse morrer", conta. Os seguranças não vestiam uniformes nem usavam crachás. "Eles eram morenos, um pouco mais claros do que eu, mas não eram brancos. Quando eu tentava me explicar, um deles disse se você não calar a boca, neguinho, vou acabar com você."


Quando os policiais militares chegaram ao local, eles também não acreditaram que Santana fosse dono do automóvel. "Eles riam e diziam sua cara não nega, negão. Você deve ter, pelo menos, três passagens pela polícia." Depois de insistir muito, eles foram até o automóvel, onde sua família o esperava. Após conferir documentos, os PMs foram embora. Santana espera que o caso possa servir de exemplo para outras pessoas que sofrem racismo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Globo briga com Record e evangélicos são alvo de sua sanha

A Globo deu início, em Salvador, às filmagens do seriado "Ó Paí, Ó", que traz, entre os personagens da temporada, um pastor que desvia dízimos de evangélicos em seu benefício.

As gravações, iniciadas na semana passada, acontecem em meio a uma guerra com a Record, após extensas reportagens sobre denúncia acatada pela Justiça envolvendo a Igreja Universal do Reino de Deus.

"É um texto visionário, uma coincidência de que só fui me dar conta realmente ontem [anteontem], quando estava filmando. Mas isso foi escrito em abril e deve ser encarado como uma brincadeira, como também brincamos com as novelas da Globo e com o candomblé", explica a diretora-geral da série e do filme homônimo, Monique Gardenberg ("Benjamim").

A Globo diz, por meio de sua assessoria de imprensa, que "'Ó Paí, Ó' é uma produção independente que precisou de meses para preparação de roteiro e que esse trabalho antecedeu, e muito, as denúncias. Tentar fazer qualquer correlação de sua trama com os fatos que estão no noticiário é tirar completamente de contexto a proposta da série e de seus personagens".

Depois de ter virado evangélico na última temporada, o personagem Queixão, interpretado por Matheus Nachtergaele, decide fundar a Igreja Evangélica do Tremor Divino. O nome faz referência à ameaça de desabamento do cortiço onde os personagens vivem, tema desta segunda temporada.

De acordo com o roteiro assinado por Guel Arraes, João Falcão e Adriana Falcão, o malandro Queixão, que se tornou o pastor Moisés, passa a desviar parte dos dízimos pagos pelos fiéis em benefício próprio.

"O mundo conspira com assuntos que estão no ar. Mas temos tentado fazer uma coisa livre, divertida", afirma Nachtergaele. Anteontem, a reportagem acompanhou a gravação de uma cena na qual Queixão tenta expulsar, armado, um pastor concorrente para não precisar dividir os dízimos.

"A série foi escrita antes das notícias, mas já tratávamos disso com Joana [personagem evangélica interpretada por Luciana de Souza]. Sobre os dízimos, não fui eu quem escreveu, então é melhor você perguntar para quem escreveu", afirmou o ator Lázaro Ramos.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com os autores até o fechamento da edição.

fonte: Folha Online

Sindicato dos Taxistas do DF agradece projeto de Expedito Júnior.

Dirigentes do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi) agradeceram hoje ao senador Expedito Júnior a apresentação do Projeto de Lei nº 253/2009, que permite ao detentor da permissão para explorar o serviço de táxi transferir a sua titularidade a outra pessoa, seja gratuitamente ou por cobrança, ou ainda por herança em caso de óbito. A matéria está na pauta de votações da Comissão de Infra-Estrutura do Senado, que se reúne todas as quintas-feiras, às 8h30.

A proposta do senador prevê também a locação de permissão. “Trata-se de uma reivindicação antiga e justa dos taxistas, para que possam transmitir por herança a “placa” do taxi, que nada mais é do que a fonte de renda da família”, justificou o senador. Para Expedito júnior, a proposta é justa socialmente porque não retira da família a fonte de rendimentos se ocorrer o óbito do taxista.

A presidente do Sinpetaxi, Maria do Bonfim Santana, a Mariazinha, disse ao senador que esse é um anseio da categoria. “Esse é um sonho antigo dos taxistas de todo o Brasil”, comentou. Mariazinha cita que o projeto beneficiará, principalmente, as viúvas dos motoristas de táxi. “Muitas dessas mulheres são donas-de-casa que vivem com a renda dos maridos. E quando eles morrem, não têm condições de se manter sozinhas. Com a permissão, ela poderá passar o táxi para outra pessoa dirigir”, disse.

Nas grandes cidades, a exploração do serviço de táxi é condicionada à outorga, pelo poder público, de autorizações específicas. Desenvolveu-se, assim, a prática da comercialização e locação dessas autorizações. Mas esse tipo de recurso não tem legislação própria, o que deixa na clandestinidade milhares de profissionais que comercializam ou “alugam” essas permissões.

CERNIC AGRADECE A COMUNIDADE E PRESTA CONTAS DA XXI FEIRA DA SOLIDARIEDADE

Na tarde desta terça feira – dia 18/08 - reuniram-se na sede do Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal - CERNIC, funcionários, alunos, diretoria executiva, pais e representantes dos clubes de serviço para uma reunião de confraternização e prestação de contas da XXI Feira da Solidariedade.

Durante a reunião além da avaliação do evento, foi entregue um certificado de participação às empresas e entidades presentes, como forma de lembrança e agradecimento.

Num clima de alegria e gratidão foram informados os valores arrecadados com a festa, numa receita liquida de R$ 52.676,15 (Cinqüenta e Dois Mil, Seiscentos e Setenta e Seis Reais e Quinze Centavos), que muito beneficiará na manutenção da entidade, superando mais uma vez as expectativas.

Ao final os participantes foram convidados a conhecer um pouco mais do CERNIC, local onde são empregados os recursos oriundos da Feira da Solidariedade

Dessa forma, em nome de todos os beneficiados o CERNIC agradece a todas as pessoas que colaboraram de alguma forma para a realização do evento, que externaram assim, sentimentos de responsabilidade social e mobilização em prol da pessoa com deficiência.


XXI FEIRA DA SOLIDARIEDADE 2009

BALANÇO GERAL DA FESTA
"Nos Sonhos e no amor, juntos...UMA VEZ MAIS."
(+) BINGO 36.149,00
(+) PATROCINADORES 7.236,00
(+) BARRACAS 24.411,85

TOTAL BRUTO 67.796,85

XXI FEIRA DA SOLIDARIEDADE 2009

BALANÇO FINAL
"Nos Sonhos e no amor, juntos...UMA VEZ MAIS."
(+) RECEITAS 67.796,85
(-) DESPESAS 15.120,70

TOTAL LÍQUIDO 52.676,15

Fale com o Clarim da AMAZÔNIA

O Clarim da Amazônia agora tem presença nacional com o telefone 4004-0435 - Ramal 3300. As ligações são tarifadas como local em várias cidades. Quem usa a tecnologia SIP, pode ligar gratuitamente para *88393300 (Totalmente grátis se a ligação for feita de um ATA - Adaptador de Telefone Analógico.
Se você é empresário e também quer ter um ramal para receber ligações de todo o Brasil, fale conosco. Tel 4004-0435 Ramal 3300

Masioli e Fátima prestigiam XI Expoac

O vereador Toninho Masioli (PT), acompanhado da senadora Fátima Cleide(PT/RO), deputado federal Eduardo Valverde (PT/RO) e prefeito Padre Franco (PT) visitaram a XI edição da Exposição Agropecuária de Cacoal – Expoac. Na ocasião, a comitiva petista concedeu entrevistas a imprensa e visitou os estandes da Prefeitura, Fundação Cultural e Emater, que apresentou a estrutura do Programa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), apoiado pela senadora.

Para a senadora, a Expoac é uma festa que reúne pessoas de vários municípios e movimenta o setor da economia. “Nesses dias de festa é grande o movimento financeiro, tanto dentro do parque, quanto fora, ocasionado pela realização de negócios, principalmente do setor hoteleiro e gastronômico”, disse Fátima, ressaltando que os investimentos nesse setor contribuem para o crescimento do município.

Para o vereador Masioli, a realização da festa agropecuária é sem dúvida um momento ímpar para todos os munícipes. “Vivemos num clima de festa, mas também de expectativas pela movimentação financeira. São poucos dias, mas de grande importância para o desenvolvimento do nosso município”, disse o vereador, frisando que Cacoal ainda é carente de grandes eventos e essa festa vem dar oportunidade a comunidade de momentos de lazer com a família.

Idaron realiza primeira Semana Campo Limpo em escolas de Rondônia

Nesta semana, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) realiza a primeira Semana Campo Limpo, que tem como objetivo orientar os estudantes de escolas estaduais e municipais sobre a importância do recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos.

Na oportunidade, servidores do órgão vão se reunir com alunos de 1ª a 5ª série, onde farão palestras, dinâmicas de grupo e apresentarão filmes educativos, onde é destacada a necessidade de proteger o solo e a água dos resíduos provenientes das embalagens de agrotóxicos. “Em todas as campanhas, temos o apoio maciço dos pais, diretores e alunos para o recolhimento correto das embalagens de defensivos agrícolas. Da maneira que fazemos, bem lúdica e dinâmica, as crianças participam de maneira ativa”, disse Fernando Gomes, palestrante, engenheiro agrônomo e fiscal de defesa agrosilvopastoril da Idaron.

Na terça-feira (18), a atividade de educação ambiental acontece em uma escola municipal, na BR-364, quilômetro 42, sentido Rio Branco (AC), próximo ao Presídio Federal, a partir das 08 da manhã. Os jornalistas que quiserem acompanhar a ação, um carro sairá da sede da Idaron (Rua Pe. Ângelo Cerri, s/n – Esplanada das Secretarias – próximo às obras do CPA), a partir das 07h30 da manhã.

Pauta: Primeira Semana Campo Limpo em escolas de Rondônia
Local: Escola Municipal – BR-364 – Km 42 – Sentido Rio Branco (AC), próximo ao Presídio Federal
Data: 18/08/2009
Horário: 07h30 da manhã (saída da Idaron – Rua Pe. Ângelo Cerri, s/n – Esplanada das Secretarias – Bairro Pedrinhas – próximo às obras do CPA)
Sugestão de entrevistados: Augusto Fernandes – gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Idaron, e, Fernando Gomes – palestrante, engenheiro agrônomo e fiscal de defesa agrosilvopastoril da Idaron

Deputado Eduardo Valverde prestigia Feira Agropecuária de Cacoal

O deputado Eduardo Valverde (PT/RO), a senadora Fátima Cleide (PT/RO) e o prefeito de Cacoal Padre Franco, prestigiaram neste final de semana a Feira Agropecuária de Cacoal (Expoac).

Na ocasião visitaram os expositores, em especial os estandes dos microempresários que têm recebido constante apoio do parlamentar, como no caso da aprovação do Microempreendedor Individual (MEI), que permitiu colocar na cidadania milhões de brasileiros que estavam invisíveis para o governo e para as políticas públicas, por trabalharem na informalidade.

“Com essa lei, haverá simplificação e redução da carga de impostos (recolhimento único dos os tributos federais, estaduais e municipais), a inclusão previdenciária, com acesso a maioria dos benefícios previdenciários existentes. O MEI permite o micro empreendedor mostrar sua cara, seu trabalho, sua marca e seu negócio”, disse.

Valverde visitou também o estande da fundação cultural cumprimentando os artesãos. O parlamentar é autor do projeto de Lei nº 3926/04, que institui o Estatuto do Artesão, um conjunto de normas para estimular a formalização da atividade artesanal e promover a expansão econômica do setor. O projeto cria registros para o artesão, para a unidade produtora de artesanato e para os produtos artesanais.

TALITA LENZI FICA COM 5° LUGAR NO BRASILEIRO SUB-23

A judoca Talita Lenzi, treinada pelo professor Antonio Nunes na Nunes/Ulbra Judô em Cacoal, esteve neste ultimo sábado, dia 15 de agosto em Belo Horizonte-MG, participando do Campeonato Brasileiro de Judô –sub 23 e não obteve uma boa participação, se levarmos em conta as grandes conquistas que ela já obteve no cenário nacional.

De acordo com a judoca, ela não se sentiu bem com o clima frio e seco na capital mineira e teve um deslize na primeira luta, perdendo para uma competidora do Espírito Santo. Na repescavem, ela venceu a concorrente do Amazonas por ipon e em seguida lutou com CE e vencendo também por ipon. Na disputa do terceiro lugar, a representante de Rondônia perdeu a medalha para a concorrente do Mato Grosso do Sul.

O professor Nunes afirma que apesar de não estar se sentindo bem, a Talita Lenzi esforçou-se ao máximo para não entregar os pontos e não permitiu que suas adversárias percebessem esse seu estado de espírito desconfortável. Mas cada luta foi um grande sufoco algo que não tinha acontecido nas competições anteriores, mas para o professor essa competição foi na verdade um preparativo para ver a situação da nossa atleta que voltará ao tatame nos próximos dia 04 a 05 a 06 de setembro no campeonato brasileiro sub-20 em Cuiabá - MT. A judoca e o professor Nunes enviaram nota agradecendo o apoio do Secretario de Esporte de Rondônia e também ao secretario de esporte da AMEC Cacoal, da juíza de direito da Comarca de Cacoal e a todas as pessoas e patrocinadores que deram seu apoio para que Rondônia pudesse ser representando nesse evento.

Em inauguração do laboratório de informática da Unir/Cacoal, Valverde ressalta expansão do número de vagas e das universidades públicas

O deputado Federal Eduardo Valverde (PT/RO) e a Senadora Fátima Cleide (PT/RO) foram homenageados nesta sexta-feira, pela direção do campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal.

Na ocasião inauguraram o laboratório de informática, construído e equipado com recursos de emendas dos dois políticos rondonienses.

Em seu discurso o deputado Valverde disse do apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na expansão do número de vagas e das universidades públicas.
Só este ano as universidades federais irão oferecer mais de 227 mil vagas na graduação, o dobro em relação aos números de 2003, quando a oferta era de apenas 113.938 vagas. Além do Programa REUNI que tem contribuído para dar sustentabilidade ao processo de crescimento pelo qual o país tem passado nos últimos 5 anos. Também foram implantadas 12 novas universidades e a criação de mais quatro estão tramitando no Congresso. Através do REUNI e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão sendo implantados campi em 188 cidades do país.

Os cursos noturnos foram os que mais cresceram durante a expansão das universidades federais, passando de 29.549 cursos em 2006 para 79.080, em 2009, registrando aumento de 168%. Dados do MEC destacam ainda o papel das universidades na educação pós-graduada, onde são responsáveis por mais de 1.400 cursos de mestrado e doutorado.

Para Rondônia o governo autorizou mais de 200 novas contratações de docentes e pelo programa REUNI autorizou a expansão de mais de 30 novos cursos, tanto no período vespertino quanto noturno. Esse programa tem como principais objetivos estimular a reestruturação acadêmica dos cursos de graduação presenciais e dotar as universidades federais das condições necessárias para garantir a ampliação do acesso e a da permanência. Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões.

Essa expansão frisou o deputado, permitirá a formação de profissionais capacitados para enfrentar os grandes desafios tecnológicos e, além disso, garantirá a oferta de professores qualificados para o sistema de educação básica do Brasil.

Advocacia de Rondônia preocupada com a nova lei do mandado de segurança

A advocacia de Rondônia acompanha com perplexidade a sanção do presidente Lula ao projeto de lei complementar 125 (que originou a lei 12.016), dando nova regulamentação ao mandado de segurança. Da forma como foi sancionado pelo presidente da República, a nova Lei do mandado de segurança representa prejuízo enorme para os menos favorecidos e cria duas categorias de cidadão perante a justiça: os que têm dinheiro e podem pagar para requerer uma liminar em MS e outra que, sem dinheiro, verá seu direito ruir nas colunas dos Tribunais.

O presidente da Seccional Rondônia da ordem dos advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, disse, nesta quinta-feira, que vai levar o assunto para ser debatido na sessão do Conselho Seccional. “Minha proposta é a de que a OAB Rondônia assine, junto com o Conselho Federal da instituição, a Ação Direta de Inconstitucionalidade que deverá ser proposta ao Supremo Tribunal Federal”, disse Hélio.

Militante da advocacia trabalhista, com forte atuação no meio sindical, Hélio Vieira lamenta que o presidente Lula renegue suas origens, ao sancionar uma lei que estreita os direitos dos mais pobres. O advogado rondoniense destaca, sobretudo, o tópico da nova lei que ampara o corte de salário do trabalhador que participa de greve, porquanto esse é um direito assegurado pela Constituição. “Nenhum trabalhador faz greve por fazer. Eles só chegam a esse extremo porque, na maioria das vezes, o patrão se nega a cumprir com a Lei”, observa.

Ao submeter o assunto a debate no âmbito do conselho Seccional, o presidente da OAB deseja que os conselheiros façam um estudo detalhado da nova lei. "Esse estudo, segundo Hélio, vai permitir maior interação do advogado com essa legislação e também será possível subsidiar a proposta de Adin”, afirma o presidente da OAB Rondônia.

Assessoria de Imprensa OAB-RO

SINTERO: Diretor da CNTE faz palestra sobre valorização e profissionalização dos trabalhadores em educação

Formação e Valorização Profissional foi o tema da primeira palestra do 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, que acontece em Ji-Paraná.

O palestrante Heleno Araújo, Secretário de Formação da Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), destacou a importância da capacitação profissional para a melhoria da qualidade do ensino. Segundo ele, em todo o Brasil há um grande numero de professores não capacitados para a disciplinas que lecionam.

Heleno levantou diversos dados para reflexão dos trabalhadores em educação e da sociedade sobre a falta de qualidade do ensino nas escolas públicas. Segundo ele, mais de 247 mil professores do Brasil não são formados na área em que atua. Cerca de 74% dos professores de física, 61% de química e 44% de biologia não são formados nas respectivas disciplinas.

O palestrante destacou as novas maneiras de capacitação e valorização profissional, como o programa Profuncionário, a lei de autoria da senadora Fátima Cleide (PT) que profissionaliza todos os trabalhadores em educação, e iniciativas do Governo Federal para profissionalizar os educadores como o Decreto nº 6.755/09 que institui a Política Nacional de Formação Profissional do Magistério Publico da Educação Básica.

Nos debates os trabalhadores em educação levantaram as dificuldades enfrentadas em Rondônia devido á falta de planejamento no governo estadual e à falta de uma política para a educação.

A mesa da palestra e dos debates foi coordenada pela presidente do Sintero Claudir Mata, pelo secretário-geral do Sintero Manoel Rodrigues e pela diretora da Regional Cone Sul, Francisca Diniz.

Vereadores acompanham recuperação na área rural

ASCOM/CMC- Os vereadores Euzébio Brizon (PPS) e Fernando Minervino (PTB) estiveram na última semana na área rural acompanhando a recuperação das estradas vicinais. Para os vereadores, a fiscalização é importante para que os serviços que estão sendo executados sejam de qualidade.

Fernando Minervino disse que por enquanto está sendo feito apenas o serviço de limpeza e abertura, devendo posteriormente ser feito o cascalhamento para evitar transtornos no período chuvoso. “Sabemos das dificuldades dos produtores no período chuvoso, por isso a necessidade de estarmos acompanhando de perto essa recuperação”, afirmou o vereador.

O vereador lembrou ainda que é preciso atenção na recuperação das estradas quanto as saídas de água pluviais, haja vista ser a grande responsável pelo aumento dos pontos críticos no período chuvoso. “E necessário um trabalho adequado nos locais de maior concentração de água”, disse o vereador, frisando que um espaço maior para o escoamento da água resolveria o problema.

Para o vereador Zebin Brizon, faz-se necessário que os donos das propriedades deixem um espaço maior entre a cerca e a estrada, para que os maquinários possam fazer o trabalho de escoamento da água de forma adequada. “O espaço entre a cerca e a propriedade às vezes é insuficiente para que se possa fazer um escoamento adequado da água”, explicou o vereador.

Finalizando, os vereadores ressaltaram que o trabalho que esta sendo feito é de qualidade, porém alertaram para essa necessidade, de dar mais atenção ao escoamento das águas pluviais e que seja feito com urgência o cascalhamento.

Prefeitura de Alto Paraíso conta com registro de preço para compras

A modalidade de pregão tornou-se obrigatório a partir de 2007, e junto com Sistema de Registro de Preços (SRP) vem sendo aplaudido pelos relevantes benefícios que proporciona nas contratações, se mostrando altamente eficientes no âmbito da Administração Pública, principalmente municipal.

Com excelentes resultados obtidos pelo “pregão”, tem motivado aos Tribunais de Contas no Brasil em incentivar a implantação dos pregões, seja na forma presencial ou eletrônica. Além de agilidade nas aquisições faz com que os municípios economizem, pois há fase de lances, onde é o menor preço que vence. Contudo é a modalidade do “século” para que os executivos adotem cada vez com mais intensidade, essa nova modalidade de licitar, especialmente pela expressiva contribuição para a racionalização, economia, agilidade e transparência nas licitações.

Ronilei Santos do Nascimento que é empresário, formado em administração de empresas e pregoeiro disse que ao conhecer ou ampliar os seus conhecimentos sobre esse assunto da mais alta importância para a Administração Pública em um evento especial o município ganhará mais credibilidade junto ao Tribunal de Contas. “Aqui iremos apresentar e detalhar a modalidade de licitação denominada PREGÃO - Presencial e Eletrônico, capacitando os participantes para o exercício das atividades de Pregoeiro, e os empresários que queiram fornecer a Administração Pública”, lembrou Ronilei.

De acordo com Ronilei, essa modalidade adotada pelos tribunais de contas de todo o Brasil está dado bons resultados, pois é a forma mais transparente e segura para o município.

Com apoio do Governo do Estado Judoca rondoniense participa de Campeonato nacional

Com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), a judoca do município de Cacoal Talita Lenzi vai representar Rondônia no Campeonato Brasileiro Sub 23 de Judô. O evento será em Belo Horizonte, de 14 a 16 de agosto, e reunirá os melhores judocas de todo Brasil. “É muito importante participar dessas competições e só é possível quando conseguimos apoio para viajar. Nesse campeonato, por exemplo, vou buscar pontuação para as Olimpíadas de 1012 na Inglaterra”, enfatizou Talita que, com apenas 18 anos, já é campeã brasileira e bi-campeã sul americana da categoria sub 23.

“Ficamos felizes quando vemos talentos como esse levarem o nome de Rondônia para o Brasil e o mundo e mais satisfeitos por ver que o apoio do Governo do Estado é tão importante para esses atletas”, completou Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Com Talita viajará também seu técnico Antônio Marques da Associação Esportiva de Cacoal. “Fizemos um treino intensivo com Talita para esse campeonato. Com apoio da Secel e da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal vamos para esse campeonato com confiança que nossa judoca conseguirá um bom desempenho”, garantiu Antônio Marques.

Fonte: Malu Calixto – A/I Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Deputado e vereadores acompanhar os trabalhos da Idaron no Vale do Guaporé

Nesta quarta-feira (12), o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, recebeu a visita do deputado estadual, José Eurípedes (PTN), mais conhecido como Lebrão, e de vereadores dos municípios de Seringueiras e São Francisco do Guaporé. O motivo do encontro foi saber como andam as ações da Agência de Defesa Sanitária na região da BR-429 e Vale do Guaporé. “É importante nós acompanharmos de perto todas as ações envolvendo a proteção da agropecuária e da lavoura do nosso estado. Até porque precisamos dar uma satisfação para os habitantes daquelas cidades”, afirmou o deputado Lebrão.

Já o presidente do órgão aprovou a oportunidade de conversar com os parlamentares. “É de grande valia que os parlamentares venham até nós para conhecer os trabalhos da Agência Idaron, que não estão baseadas apenas em combate à febre aftosa. Temos ações na área de fiscalização de grãos, madeira, suinocultura, ovinocultura, entre outras. Fico bastante satisfeito com esta visita tão agradável”, disse Pastore.
Na oportunidade, Augustinho Pastore apresentou os números da última vacinação contra febre aftosa, que imunizou mais de 11 milhões de cabeças de gado, ou seja, 100% do rebanho rondoniense. Além disso, o presidente da Idaron destacou que o Estado é considerado área livre da Peste Suína Clássica (PSC).
Outro ponto levantado na reunião foi o crescimento da ovinocultura (criação de ovelhas e carneiros) em Rondônia, servindo de exemplo para outros estados do Brasil. Também foi destacada a campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que está sendo apoiada pelo governador Ivo Cassol, que na última edição da 24ª Exposição Agropecuária de Rolim de Moura (Expoagro), realizada entre os dias 05 a 09 de agosto, visitou o estande da Idaron no evento. “É muito bom saber que o Governo do Estado apóia as ações que realmente querem proteger o meio ambiente e a terra do produtor rural. Esta visita foi muito proveitosa e sempre que eu puder, estarei por aqui conversando com o Augustinho”, finalizou Lebrão.


Assessoria de Comunicação da Idaron – Asscom/Idaron

Jornalista Responsável: Felipe Corona – MTb 919/RO

Contatos: (69) 3216-5238 e 9235-7020

Cassol participa de reunião e abertura da AgriShow em Ouro Preto

O governador Ivo Cassol participou nesta quarta-feira (12) de uma reunião com a direção da Associação Comercial e Industrial do Vale do Paraíso (Acervap) e empresários na Câmara de Vereadores de Ouro Preto do Oeste. Segundo o presidente da Acervap, Valdemir Martinelli, a reunião tem como finalidade solicitar ao governador o apoio na recuperação de dois quilômetros de asfalto na avenida principal, 300 metros de bloqueteamento, abrir um travessão para interligar o município com o Vale no Anari, o projeto Cidade Limpa e convênio para o transporte dos universitários. O evento contou com a participação do deputado estadual Tiziu Jidalias, secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, Paulo César Oliveira, que representou o prefeito de Vale do Paraíso, Charles Gomes, presidente da Câmara de Vereadores do Vale do Paraíso, Odemir Cordeiro, prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, entre outros.

O governador disse que tem andado em todas as regiões, dando apoio para todos os municípios, mas que representa o Estado e não o executivo municipal, por isso se coloca à disposição para trabalhar junto com a comunidade, sem ficar medindo forças internas. “Quero deixar claro que minha parceria não é assumindo obrigações do executivo municipal. É tentar ajudar a diminuir o problema de vocês, trazendo o apoio do Estado”, afirmou o governador.

Sobre as reivindicações, Cassol disse que o programa Cidade Limpa vai atender brevemente o município, que ele vai mandar uma equipe para verificar a situação do asfalto e falar o que precisa ser feito, sendo que uma das sugestões é que a comunidade organize um mutirão e faça um tapa-buraco para depois o Estado realizar o recapeamento, quando a equipe do DER estiver trabalhando na região aproveita e faz o aterro no travessão para facilitar o acesso entre o município e o Vale do Anari. Sobre o convênio para o transporte escolar, Cassol sugeriu que os estudantes criem uma Associação Organizada para que os deputados coloquem emendas para ajudar pagar o ônibus.

“A Câmara de Vereadores economizou R$ 20 mil. A cada R$ 1 economizado o Governo do Estado contribui com R$ 2. Este recurso pode ser aplicado para melhorar a infra-estrutura do município”, disse o governador. No final da reunião, Cassol pediu para a direção da Acervap organizar uma reunião, com a presença do prefeito, para que sejam apresentadas as reivindicações, sugestões de economia e soluções para os problemas.
AgriShow

Após a reunião, Cassol e comitiva visitaram os estandes da 5ª Feira Agropecuária do Parque de Exposições AgriShow Norte. Em seguida, o governador inaugurou, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Galpão David Tonetto Panetto Júnior para o 10º Concurso Leiteiro, no valor de R$ 50 mil. A cerimônia de inauguração contou com a participação do secretário-executivo da Emater, Sorrival de Lima, presidente do Fefa, José Vidal, empresário Jaques Testoni, pecuarista David Tonetto Panetto, sua esposa, Elizabete Panetto (Preta), secretário regional, Adinaldo Andrade, deputado estadual, Francisco Dantas, vereadores, entre outras autoridades.

O secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno, disse que se sente realizado como secretário e que é determinação do governador que cada vez mais promova a integração do campo com a área urbana, que esta sendo feito tanto presente como financeiramente em todas as festas do Estado de Rondônia.

“No primeiro mandato do Cassol o Estado tinha 16 ou 17 feiras agropecuárias e atualmente os 52 municípios e alguns distritos realizam o evento. Isso é a importância do agronegócio, é a troca de informações e de oferta de tecnologia, oportunidade de oferecer ao produtor rural aumento da renda, geração de emprego e este é o objetivo principal deste governo. O governador a cada ano tem colocado mais recursos na Seagri, no segmento do setor produtivo que é consolidado economicamente como o gerador de renda e economia para o nosso Estado”, comentou Carlos Magno, que agradeceu a homenagem do nome do galpão “David Tonetto Panetto Júnior”, um jovem incentivador que faleceu recentemente.

O presidente da AgriShow Norte, Adiel Andrade agradeceu o recurso do Governo do Estado para a construção do galpão,que engrandece a feira e o apoio da prefeitura. “Esta vai ser uma festa que vai ficar marcada na história de Ouro Preto do Oeste”, ressaltou.

O prefeito Alex Testoni disse que é com alegria e emoção que abre a feira agropecuária, com a presença do governador Ivo Cassol. “Governador todos de Ouro Preto agradecem as máquinas, o óleo diesel, remédios, ambulância, médicos, tapa-buraco, lama asfáltica, convênios, entre outros benefícios que o senhor trouxe para o município. O Governo do Estado tem nos apoiado muito, porque sabe que todo o dinheiro que chegou aqui está sendo muito bem empregado, gasto com responsabilidade”, afirmou o prefeito.

Ivo Cassol parabenizou a administração municipal pelo trabalho que vem realizando e os organizadores da AgriShow, que começaram a pouco tempo e mostram seu diferencial. “Estamos trazendo de presente esta noite um convênio de R$ 50 mil para ajudar no custeio da feira agropecuária”, afirmou o governador, que liberou 20 quilômetros de recapeamento de asfalto da cidade.

Após a solenidade, Cassol fez o descerramento da placa, participou da abertura oficial da Agrishow, assinou o convênio com o Centro Agrossilvopastoril na arena do parque. O governador encerrou a visita concedendo uma entrevista para rádio e participando de um jantar.

Secretaria Regional de Ji-Paraná

Jornalista- Carolina Camilo

9984-0906

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia