Prefeito de Cacoal promete investigar exaustivamente morte de criança em Cacoal

A morte de uma criança de 1 ano e 5 meses, ocorrida na noite de anteontem (29) no Hospital Materno Infantil de Cacoal, está sendo investigada pela Prefeitura. O prefeito padre Franco Vialetto lamentou o fato e disse que os diretores do hospital classificaram o caso como uma fatalidade, mas que diante das dúvidas da família, será instaurado uma sindicância para apurá-lo. O resultado de uma autópsia, previsto para ser divulgado nos próximos dias, deve apontar as reais causas da morte. “Conversamos hoje com familiares da criança, acompanhados pelo vereador Valdomiro Corá e nos propomos em investigar o caso e dar todo o apoio que é possível dar nesse momento”, afirmou o prefeito.

De acordo com informações prestadas pela diretora do hospital, Terezinha Bezerra de Andrade, a criança foi levada ao hospital pela mãe por volta das 19 horas, apresentando sintomas de cansaço, mas teria falecido logo após receber os primeiros atendimentos médicos. “O que sei é que a criança chegou debilitada, foi atendida pelo médico pediatra de plantão, mas infelizmente veio a óbito ainda antes de ser internada”, disse a diretora.

Rotary realiza Conferência Livre de Segurança Pública

O Distrito 4610 de Rotary International discutiu, no último sábado, propostas para a área de segurança, contribuindo com a Conferência Nacional de Segurança Pública.

Direito fundamental do cidadão, a segurança pública é hoje uma das principais preocupações dos brasileiros. E para que toda a sociedade possa contribuir na formulação de políticas públicas de recoesão social, o Ministério da Justiça realizará a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), discutindo temas como cidadania, participação popular, prevenção e repressão ao crime, entre outros.

Para contribuir com a Conferência Nacional, o Distrito 4610 de Rotary International - cuja abrangência vai do marco zero da capital paulista, passando pelas regiões Centro, Oeste e parte Sul da Capital, estendendo-se da região oeste da Grande São Paulo até o Vale do Ribeira - realizou, no último sábado (25 de julho), a 1ª Conferência Livre de Segurança Pública. O objetivo do encontro foi desenvolver ações concretas, inovadoras, e possibilitar o debate sobre a segurança pública.

Abrindo o evento, Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, ressaltou a importância da Conferência. “Temos que opinar, contribuir e efetivamente participar. E o Rotary, entidade centenária, como uma parcela importante da sociedade, não pode se omitir quanto ao tema segurança pública, fundamental para a construção do futuro”, assinalou o presidente da 1ª Conferência Livre de Segurança Pública. Suas palavras foram reforçadas por Reinaldo Domingos, governador 2009-2010 do Distrito 4610 de Rotary International: “Segurança tem que ser discutida na comunidade. Devemos praticar a cidadania, só assim estaremos fazendo o bem para nossos filhos e também para os filhos de nossos filhos”.

Representando o Secretário de Segurança Pública de São Paulo Antonio Ferreira Pinto, o Dr. Marco Antonio Martins Ribeiro de Campos, delegado de Polícia Chefe da Assistência Policial Civil, proferiu uma palestra sobre segurança pública, ocasião em que ressaltou a importância do tema e falou dos direitos garantidos pela Constituição. “De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. E discuti-la é uma obrigação da comunidade. Ao poder público cabe desenvolver meios e atividades satisfatórias à sociedade; e à sociedade, cabe a prestação de informações através do Disque-Denúncia, por exemplo. O poder público e a sociedade civil têm q ue se integrar para que haja o competente suporte legal no que tange a segurança pública”, comentou o Dr. Marco Antonio.

A Conferência Livre foi um instrumento de participação para ampliar e estimular a construção de espaços de discussão e debate onde os rotarianos, junto com alguns setores da sociedade, expressaram, debateram e aprofundaram a discussão contribuindo para a formulação das diretrizes de uma nova Política Nacional de Segurança Pública.

Foram debatidos sete eixos temáticos, a saber: gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; diretrizes para o sistema penitenciário; diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Importantes decisões foram tomadas, de forma compartilhada em todas as salas de discussão. Norteadas pelos princípios de educação, participação, integração e valorização profissional, as diretrizes propostas na Conferência foram:
- Conscientização de crianças e adolescentes, no que concerne ao princípio da causa e efeito;
- Melhoria na condição de trabalho dos profissionais de segurança pública, com fornecimento de equipamentos, qualificação, tratamentos médicos e psicológicos, além de melhores salários;
- Aplicação da lei, com a certeza do Estado presente;
- Divulgação de informações que disseminem a não-violência;
- Reorganização dos currículos escolares, articulando o trinômio família – escola – sociedade para desenvolver as capacidades totais da criança e do adolescente, além de inclusão de matéria específica de educação moral e cívica.

O relatório das contribuições será enviado para o Ministério da Justiça. “O intuito é contribuir com a elaboração de uma nova Política Nacional de Segurança Pública, que será construída a partir da participação do poder público e da sociedade civil, incluindo o Rotary. Pois, só desta maneira é que se constrói um país seguro e cidadão”, finalizou o governador Reinaldo Domingos.




PROCON - Não cumprimento à oferta

O consumidor deve observar o que estabelece o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor:

Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos. "


Desistência de compra fora do estabelecimento comercial
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, sempre que o consumidor adquirir um produto fora do estabelecimento comercial, (por telefone, a domicílio, através de internet, etc.), ele tem um prazo de sete (7) dias, a contar da data da aquisição ou do recebimento do produto, para desistir da compra.

É conveniente que o pedido de rescisão seja formalizado (por escrito), junto ao fornecedor, guardando-se uma via protocolada, para a eventualidade de futuro questionamento.
Fonte: Ministério da Justiça/Sindec


Procon Municipal de Cacoal

Av. Cuiabá, nº. 2165, Centro (próximo hospital Materno Infantil)

Fone (fax): 39074132 - 3443-6311

E-mail: procon@cacoal.ro.gov.br

Senador Raupp diz que população das reservas extrativistas e indígenas merece respeito

Brasília, 28.07.09 - Durante audiência pública ocorrida na manhã de hoje (28) na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu o respeito a toda população das reservas extrativistas e indígenas, além dos que habitam as colônias de pescadores. Da audiência também participaram a deputada federal Marinha Raupp, vereadores, representantes governamentais e a população em geral.

‘Ninguém vai mexer nas reservas indígenas e os índios têm que ser respeitados”, disse o senador a propósito da discussão que se trava, atualmente, em relação a permuta da área da Floresta Nacional do Bom Futuro com a área de Reserva estadual do Rio Vermelho. “Se tiver uma forma de ampliar a reserva indígena, sem prejudicar os seringueiros, tudo bem. Falta, apenas, encontramos um equilíbrio para não prejudicar as duas comunidades’, afirmou o senador Raupp.

O senador informou que é o relator do projeto de lei, que tramita no Senado Federal e que autoriza o Executivo a permutar a área de domínio da União com a área de domínio do estado de Rondônia. Ele destacou que poderá apresentar em seu relatório um substitutivo, excluindo uma fração da Reserva Extrativista do Rio do Ouro Preto, localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, visando beneficiar os produtores rurais da área e da região.

No encontro, o senador aproveitou para informar que o projeto de lei nº 342/2008 sobre o desmatamento zero, de sua autoria, assegura compensação para proprietários de terras da região amazônica, que cumprirem com o que determina a proposta. O projeto tramita na Comissão de Meio Ambiente, e prevê como compensação, dentre outras a regularização fundiária, aporte de recursos para o financiamento das propostas encaminhadas pelos proprietários rurais assentamentos para a reforma agrária e exploração de atividades agropecuárias ambientalmente sustentáveis.

As compensações atingiram as áreas já exploradas (gado de leite, gado de corte e café) devido ao fato de que Rondônia ter contribuído com o que a Amazônia preservou, esclareceu o senador, “Os produtores rurais não podem se condenados já que no passado o governo federal incentivou o desmatamento”, afirmou.

Quanto a revisão do Código Florestal que tramita no Congresso Nacional, o senador disse esperar que essa discussão seja mais ágil, em virtude da consciência ambiental que se tem hoje na região amazônica e, em todo o país. A última discussão em torno da revisão do Código demorou 13 anos, frisou.

Ribamar Rodrigues

Jornalista

MPF denuncia agente da Polícia Federal por abuso de autoridade

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) denunciou à Justiça o agente da Polícia Federal Alessandro da Conceição Ribeiro por abuso de autoridade, concussão (exigência de vantagem indevida) e ameaça. Se condenado, o agente pode perder o cargo público e ficar impedido de exercer qualquer outra função pelo prazo de três anos, pagar multa e ainda ficar detido por até seis meses.

Segundo os fatos relatados na investigação, na noite de 14 de março deste ano, o agente utilizou-se de sua função pública para entrar no Antiquarius Pub, em Porto Velho. Para não pagar a entrada, identificou-se como policial federal, apresentando sua carteira funcional. Após dar a 'carteirada', permaneceu no bar por longo período e no fim da noite negou-se a pagar toda a conta, calculada no valor entre R$ 270 e R$ 280. O agente, então, sacou e apontou sua arma para os seguranças e os proprietários do Pub, intimidando-os para poder deixar o bar sem pagar todas as despesas.

O MPF afirma que além de abuso de autoridade e ameaça, o policial federal também praticou concussão porque, em razão da atividade pública, exigiu vantagem indevida – no caso, não pagar a conta toda. O MPF também pediu à Justiça a certidão de antecedentes criminais do policial federal devido a relatos de que ele teria praticado delitos em cidades da região Centro-Oeste.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Confúcio na 7ª Festa do Maracujá em Estrela de Rondônia

O distrito de Estrela de Rondônia, em Presidente Médici, esteve em Festa no último fim de semana. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento. A tradição da festa contou com investimento da Prefeitura de Médici, e com o empenho do prefeito Zé Ribeiro, PMDB. Dentre os convidados oficiais, estavam membros da Bancada do PMDB de Rondônia como deputado federal Natan Donadon, deputada Marinha Raupp, senador Valdir Raupp, deputado estadual Edson Martins – Urupá e o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura.

Além de muita diversão e até o sorteio de duas motos 0km, a festa serviu também para que os produtores da região de Médici, principalmente as associações organizadas de Estrela de Rondônia, recebessem vários benefícios importantes dos peemedebistas.

Dentre os tantos benefícios 4 caminhões zerinho para atender as associações com transporte gratuito da produção com baixíssimo custo. Muito elogiado e citado pelos presentes como um exemplo a ser seguido, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura relembrou seus três mandatos de deputado federal e reviu amigos e companheiros. “Confúcio foi um deputado federal brilhante, exemplar e muito respeitado em Brasília. Rondônia merece um governador assim”, comentou aos presentes o prefeito de Presidente Médici, Zé Ribeiro.

Turismo Sustentável e Infância capacita jovens de Pernambuco

Brasília (27/07) - “Mais que aprender um ofício, ensinamento para toda a vida.” Essa é a definição do jovem Jonathas Vicente, de Cabo de Santo Agostinho (PE), para o Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional desenvolvido pelo programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur). Vicente está entre os 240 jovens em situação de vulnerabilidade social das cidades pernambucanas de Recife, Olinda, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho que serão capacitados em cursos na área de turismo.

“Tenho certeza que vamos sair daqui preparados para enfrentar o mercado de trabalho, mas também formados para enfrentar a vida”, afirmou Vicente, durante a aula inaugural do projeto nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho na semana passada. A aula inaugural de Recife e Olinda acontecerá nesta segunda-feira (27/07), às 14h, no Centro de Convenções de Olinda (PE).

Por meio do projeto, realizado pelo MTur em parceria com a organização internacional Childhood Brasil, os jovens de 16 a 26 anos serão capacitados para trabalhar como auxiliares de cozinha, atendentes de lanchonete, cumins, bartenders, camareiros e gestores de pequenos hotéis e pousadas. As aulas teóricas em todas as cidades iniciarão no dia 03/08. Os cursos com duração de quatro meses serão realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Para Larissa da Costa, de Ipojuca, essa é uma grande oportunidade de se profissionalizar. “O mercado de trabalho está competitivo e pessoas de fora da cidade estão ocupando nossas vagas de emprego”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do programa Turismo Sustentável e Infância do MTur (TSI), Elisabeth Bahia, os jovens devem aproveitar ao máximo os cursos. “O sucesso da ação só depende dos próprios jovens, que, com força de vontade e motivação, têm nas mãos uma oportunidade de construir um futuro melhor.”

A ação em Pernambuco conta com investimentos de R$ 512,9 mil do MTur.

Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional – O projeto está entre as ações do programa TSI. O piloto foi lançado, em 2007, em Fortaleza (CE). Na ocasião, 340 jovens entre 16 a 26 anos concluíram a capacitação profissional.

Neste ano, outros 120 jovens do Guarujá (SP), Santos (SP) e São Vicente (SP) foram beneficiados pelo projeto. Além de Pernambuco, o projeto chegou também à Paraíba, onde 150 jovens de João Pessoa, Conde, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo serão capacitados a partir de agosto.

Governador e deputados apóiam mototaxistas na capital

O governador Ivo Cassol e os deputados estaduais Walter Araújo e Tiziu Jidalias estiveram na manhã deste domingo no Clube Ypiranga, na Avenida Pinheiro Machado, em Porto Velho, na festa de confraternização dos mototaxistas da capital, que reuniu centenas de associados de vários municípios do estado e seus familiares num almoço, no encontro denominado Fusão Fest.

A festa, na verdade, havia começado na noite de sábado, com a realização de um baile para comemorar a aprovação do projeto no Senado Federal, projeto do senador Expedito Júnior aprovado naquela Casa de Leis que ainda aguarda sanção do presidente da República para se tornar devidamente legal em todo todo território nacional, mas que segundo o governador “será sancionado com certeza, pois o presidente é sensível com as causas sociais e sabe as dificuldades de quem trabalha de sol a sol para ganhar o pão de cada dia honestamente”.

Recebidos pelos diretores João Henrique Miranda Simione, da Cooperloc, e Adilson Machado, da Coopev, Cassol, que veio de Ariquemes especialmente para a festa trazendo o deputado Tiziu, chegou ao Ipiranga por volta das 11:00 horas da manhã, sendo cumprimentado pelos presentes.

Acampamento nas Câmaras de Vereadores para pressionar a legalização
Ao fazer uso da palavra, o deputado Tiziu sugeriu que os mototaxistas acampem nas Câmaras de Vereadores para pressionar os edis a aprovarem o projeto de regulamentação nos municípios onde se pretende liberar o serviço, a começar pela capital, Porto Velho. “Montem barracas e acampem nas Câmaras de Vereadores, pressionem os seus representantes para votar pela regulamentação do mototaxi no seu município, vocês ainda não ganharam essa guerra mas tem todo o nosso apoio”, citando, assim como o deputado Walter Araújo, a aprovação recente de um projeto na Assembléia Legislativa regulamentando o serviço de transporte sobre motos.

Cassol foi ainda mais incisivo, criticando a postura do prefeito da capital, que não quer admitir o serviço de mototaxi em Porto Velho. “O pior cego é aquele que não quer ver, só o prefeito ainda não percebeu que vocês já são realidade nas ruas da capital”, disparou em seu discurso, acrescentando que ele, Ivo, foi o primeiro prefeito a reconhecer o serviço quando ainda era prefeito de Rolim de Moura, na década de 90.

O governador também alertou aos mototaxistas para que respeitem as leis de trânsito, façam a manutenção na moto e tenham a documentação sempre em dia, e que pilotem com cuidado dobrado, pois o trânsito está cada dia mais complicado. “Vocês podem contar comigo, eu respeito quem trabalha e se dependesse de mim vocês já estariam legalizados há muito tempo”, finalizou, sendo muito aplaudido pelos mototaxistas e seus familiares.

Nilton Cezar defende Bandeira de Rondônia nos produtos industrializados

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Nilton Cezar Rios (PSB), encaminhou requerimento ao Deputado Estadual Jesualdo Pires pleiteando que seja formulado um Projeto de Lei Estadual exigindo que todos os produtos industrializados em território rondoniense tenham obrigatoriamente em seu rótulo a bandeira do Estado e a indicação do local de sua fabricação.

Para Nilton Cezar desta forma será levado ao conhecimento de todo povo brasileiro a força industrial que o Estado possui.

”Esse projeto visa exigir que os materiais industriais produzidos no Estado sejam divulgados para todo território nacional, levando o nome de nosso Estado para todo País. Onde o consumidor adquirir o produto desde já toma conhecimento da origem de sua produção”, disse Nilton ao defender o projeto Estadual.

O vereador ainda destacou como exemplos as indústrias rondonienses, Como a Salmax que possui linha de produtos com o nome do Estado, o Frigorífico Rondosafra, a Dydyo Refrigerantes, além de outros diversos laticínios.

Jesualdo Pires ressaltou que o Estado de Rondônia tem crescido muito no setor de industrialização e que é favorável a idéia. “Diariamente compramos produtos de outros Estados e deixamos de priorizar produtos nossos que possuem qualidade igual e até mesmo superior a produtos vindo de fora. Se implantarmos está Lei, estaremos dando ao consumidor de Rondônia a oportunidade priorizar os produtos feitos no Estado e divulgar o potencial industrial de Rondônia fora de nossas fronteiras”, destacou Jesualdo.

Cassol prestigia Expoari em Ariquemes

O governador Ivo Cassol prestigiou neste sábado (25) uma das principais feiras agropecuárias do estado, a Expoari, em Ariquemes, cavalgando com os participantes pela manhã e retornando à noite para a solenidade de inauguração do stand da Emater, assinatura de convênio com a A.P.A. (Associação dos Produtores de Ariquemes) na abertura do rodeio e visita aos stands dos expositores, além de cumprimentar populares e conceder entrevistas.

A agenda de Cassol começou cedo, ao lado dos deputados estaduais Neodi de Oliveira, Tiziu Jidalias e Daniela Amorim, participando da cavalgada que reuniu milhares de pessoas pelas principais avenidas do município, terminando no fim da tarde no Parque de Exposições, que recebia os últimos retoques para a abertura.

Após o almoço o governador foi a Presidente Médici onde, no distrito de Estrela de Rondônia, reinaugurou uma escola e entregou uniformes esportivos aos participantes do Campeonato Rural de Futebol, além de participar de uma partida entre a equipe da Governadoria e o selecionado local.

No final da tarde, acompanhado da esposa Ivone, o governador retornou à Ariquemes a tempo de inaugurar o novo stand da Emater, agora com instalações fixas com espaço para hortas experimentais, aulas técnicas e exposições de produtos. No stand que conta com 300 metros quadrados, Cassol cumprimentou, entre outros, o produtor rural Almir do Carmo, tetracampeão de produção leiteira da Expoari, cuja vaca produziu 29 quilos de leite (nos concursos leiteiros a produção é medida em quilos devido à quantidade de gordura que varia de um animal para outro), enquanto a média do rebanho rondoniense é de 8 quilos/dia. Segundo ele, graças ao melhoramento genético foi possível alcançar resultado tão expressivo, e a Emater, juntamente com a Seagri, desenvolvem no estado o Pró-Leite, que distribui gratuitamente aos pequenos pecuaristas sêmen de alta qualidade genética para melhorar o rebanho leiteiro.

Os principais projetos da Emater estarão expostos ao público visitante nestas novas instalações durante a feira, cujo local servirá também de apoio às ações do órgão junto aos produtores rurais da região.

Após a solenidade o governador, acompanhado dos deputados Tiziu Jidalias e Neodi Carlos, e do presidente da A.P.A., José Luiz, foi até a arena de rodeios para a solenidade de abertura da 36° Expoari (e do rodeio qualifing) além da assinatura de importante convênio entre a Associação e a Secretaria da Agricultura, no valor de R$ 120.000,00, para a realização da festa. Com a arena completamente lotada aconteceu também a queima de fogos que marcou o início dos trabalhos.

O compromisso seguinte foi visitar os stands, onde Cassol conversou com expositores e visitantes, além de conceder entrevistas aos órgãos de imprensa presentes. No stand do Sebrae, onde diversas empresas locais e regionais ocuparam todos os espaços disponíveis, Cassol visitou as instalações conversando com praticamente todos os expositores e elogiou a iniciativa de trazerem seus produtos e acreditarem no potencial da feira e do estado.

Finalizando, Cassol e comitiva retornaram à arena para prestigiar o show da dupla sertaneja João Neto e Frederico, que levou ao delírio o imenso público que tomou todas as dependências das arquibancadas e camarotes disponíveis.
Festa dos mototaxistas em Porto Velho e mais exposições

Na manhã deste domingo (26) Cassol confirmou presença na festa dos mototaxistas em Porto Velho, cavalgada que marca a abertura da Expoalta, a exposição de Alta Floresta, e também estará na Expoazza, em Ministro Andreazza, retornando à capital na segunda-feira.

Papudiskina - 24 de julho de 2009

DANIEL OLIVEIRA DA PAIXÃO - A chegada do PT ao poder em Cacoal trouxe uma série de novidades. Longe de querer tecer críticas a uma administração que deu o ponta-pé inicial, eu gostaria de fazer algumas avaliações pessoais sobre uma dessas mudanças em específico. Antes, porém, deixo claro que não tenho a intenção de tecer críticas veladas ou me colocar como o dono da verdade. Vou opinar porque vivemos em um país livre, democrático e, especialmente, em uma Cacoal de brasileiros de boa vontade, gente ordeira, pacata e que em pouco mais de 30 anos transformou um pequeno vilarejo de cacau nativo em um pólo de referência em nosso Estado. O alvo de minhas observações, neste momento, é o fim do horário corrido. Eu acho válido o interesse do prefeito e de todo o seu Staff político em garantir à população um atendimento de qualidade e com o máximo de eficiência. Entretanto, farei aqui algumas perguntas e cada um responda como bem lhe parecer. Será que eficiência se faz apenas com um aumento de carga horária ou seria melhor mais qualificação, mais preparo dos servidores? O que vale mais, o uso racional dos recursos públicos em favor da sociedade, com um planejamento estratégico ou apenas o embarque na onda subjetiva de moralidade, transparência e ética, mesmo que para isso tenha de submeter os trabalhadores à exaustão, frustrando-lhe as possibilidades de investir também em sua formação pessoal e dar-lhes uma oportunidade de aumentar a sua capacidade frente a um mundo altamente competitivo? Como disse, tudo o que eu opinar aqui nesta nota reflete apenas o meu ponto de vista - pode ser algo fantasioso - mas, acreditem, eu penso seriamente que faz sentido uma avaliação crítica do que representa o fim do horário corrido - tão tradicional no serviço público brasileiro.


Vamos lá, raciocinem comigo. Se o PT em nível nacional prega tanto a necessidade de cada brasileiro e brasileira em adotar o princípio da inclusão social, inclusão digital e inclusão cultural, como justificar que com uma canetada está se tirando de muita gente a oportunidade de fazer uma faculdade ou cursos de capacitação para poder servir melhor à comunidade? Como ficam os trabalhadores que apesar de dedicar-se firmemente a atender bem a população, usavam o tempo que lhe sobrava com o horário corrido para fazer os trabalhos da faculdade, preparar-se para concursos, enfim, investirem no saber? Será que dará para o cidadão sair às 17 horas do trabalho, ir para casa, tomar um banho, arrumar o material e ir para a faculdade, muitas vezes até em Ji-Paraná ou em outras cidades?. Alguém pode dizer que dá e pode ser que sim. Mas e a qualidade do curso que vão fazer? Será que vão poder fazer o trabalho extra-classe, estágios, etc? Alguém extremamente xiita me dirá: "claro que dá, pois esse cidadão terá sábado e domingo". Aí eu pergunto: e como fica o lazer desse cidadão, o tempo com a família, etc? Dirão alguns: dá sim. Dane-se a família quando se tem um objetivo maior. Mas eu, que sou um socialista utópico, respondo. Sim, com sacrifício tudo é possível, mas certamente essa sobrecarga aos trabalhadores não dará à sociedade nenhum ganho. De que vale duas horas a mais se o trabalhador passará a ficar mau humorado, triste, despreparado e enfadado? Não, dirão os xiitas: "O trabalho dignifica o homem e não mata ninguém". Eu também concordo. Mas o ponto chave de minha avaliação é: o horário corrido dá aos trabalhadores do serviço público a oportunidade que os trabalhadores da iniciativa privada não têm de poder se qualificar, fazer uma faculdade, uma pós graduação, um estágio. Tudo isso que o servidor público poderia fazer, com o horário corrido, beneficia todos os cidadãos que estarão conscientes de que, por conta desse aproveitamento racional do tempo, se está permitindo a formação de uma sociedade com mais técnicos capacitados, mais doutores, mais jovens cursando universidades e pós graduação.


Não, senhores, eu não estou me posicionando contra o fim do horário corrido. Mas apenas dizendo o meu ponto de vista: só quem ganha com essa nova modalidade de serviço público em Cacoal são os políticos sedentos de populismo e que com isso querem mostrar à população de que eles, sim, prezam pela moralidade, ética e produtividade no serviço público. Isso tudo é discutível. Eu, como cidadão, preferiria ver os órgãos públicos fecharem às treze horas e saber que os trabalhadores não estariam sendo tratados como meras engrenagens da máquina administrativa, mas como seres humanos conscientes de sua necessidade ilimitada de absorver conhecimento. Mas, tudo bem, se querem manter o conhecimento como privilégio de poucos e a submissão da massa a nada mais do que trabalho, trabalho e trabalho, eis aí Cacoal a fazer história (como pensam alguns) ou de andar na contra-mão da história como eu penso. Mas eu sou nada. Sou apenas um jornalista que detesta injustiça e golpes mediáticos e populistas para fazer ecoar a falsa bandeira de um mundo novo!


Dicionário sob o olhar político

- Acordo: composição admirável da oposição com um governo que ela chama de abominável.

- Amizade: sentimento de fraternidade eterna que tucanos e ‘demos’ nutrem um pelo outro enquanto esperam pelo rompimento definitivo.

- Brasil: um belo ponto no mapa, ideal para erguer uma nação.

- Cabide: artefato público no qual são pendurados os interesses privados.

- Cabral: o grande culpado.

- Cegonha: meio de locomoção que conduz às páginas da Playboy.

- CPMF: contribuição provisória que conserva a Saúde do Tesouro em permanente ordem.

- Democracia: sistema de governo que permite à burguesia terceirizar o poder a um operário.

- Dúvida: vocábulo que separa os tolos em dois grupos: os que duvidam de tudo e os que não duvidam de nada.

- Espelho: superfície refletora na qual um tucano enxerga um petista e vice-versa.

- Estado: Ente que cria os tributos que ele mesmo vai arrecadar e desviar.

- Fidelidade: sentença do TSE que, confirmada pelo STF, obriga o político a conter as suas pulsões partidárias.

- Firmeza: qualidade atribuída aos que hoje são contra tudo aquilo que amanhã defenderão enfaticamente.

- Governo: um mal cada dia menos necessário.

- Hipocrisia: a sinceridade depois da queda da máscara.

- História: conjunto de mentiras que deram certo na vida.

- Incompetência: inabilidade que, em Brasília, é exercida com refinada competência.

- Indignação: cólera que acomete o brasileiro no intervalo que separa um Carnaval do outro.

- Jornal: rascunho do dia passado a sujo.

- Leite: mistura de ácido com água oxigenada, acrescida de gotas de uma substância extraída das tetas da vaca.

- Ladrão: o político do outro partido.

- Mentira: uma verdade à espera da melhor ocasião para acontecer.

- Nostalgia: saudade dos tempos em que laranja era só uma fruta.

- Orçamento: documento que discrimina a receita e relaciona as despesas públicas que vão sair pelo ladrão no exercício seguinte.

- Partido: agremiação política integralmente financiada pelo déficit público.

- Quadrilha: uma repartição pública negociada privadamente.

- Radical: um moderado que ainda não chegou ao poder.

- Razão: faculdade daquele que tem a caneta e a chave do cofre nas mãos.

- Semântica: vista com uma dose de otimismo, conduz à conclusão de que todas as letras de possível estão contidas no impossível.

- Tucano: ave de gaiola, que Lula decidiu alimentar.

- Unanimidade: a incapacidade individual multiplicada pela nulidade de todos os que compartilham das mesmas idéias.

- Vantagem: benefício concedido àqueles que, não tendo salário, não precisam pagar a CPMF.

- Xadrez: um tabuleiro que não foi feito para os que têm sensibilidade de damas.

- Zero: Elemento que, somado a outro de mesmo valor conduz ao oco do vazio.


Sueli Aragão

A ex-prefeita de Cacoal e pré-candidata ao Governo do Estado Sueli Aragão(PMDB), continua visitando os 52 municípios de Rondônia juntamente com os líderes do partido em Rondônia, deputada Marinha Raupp e senador Valdir Raupp,participando de reuniões com prefeitos, vereadores, deputados e demais autoridades estando recentemente em Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Jarú, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Vale do Paraiso, Ouro Preto, Nova União e Mirante da Serra.

Sueli que disputa sua candidatura a governo do Estado dentro do partido com o prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, tem sido bem recebida, principalmente pelas mulheres e jovens sempre surpreendendo quem ainda não conhecia seus trabalhos e crescendo visivelmente dentro da disputa interna do PMDB


O PECADO DA CARNE

Grupo de Teatro Risoterapia apresenta O PECADO DA CARNE

Depois de reapresentar Homens por um fio agora e vez de outro grande sucesso do grupo de teatro Risoterapia volta aos palcos, a comédia O PECADO DA CARNE. Depois de fazer muito sucesso em Cacoal e ser apresentado em várias cidades, O pecado da carne volta em cartaz em Cacoal em curta temporada.
Quem já viu vale a pena ri de novo, quem não viu vai se deliciar com esta comédia quente, provocante e sensual, tão provocante que tem censura para menores de 14 anos.
No elenco: Edimar Oliveira, Júlio Borges e Silvinha Moiella, Carina Andrade, Jonh Wesley e Erique.

Serviço:
Espetáculo: O PECADO DA CARNE
Gênero: Comédia
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Cacilda Becker
Dias: 18, 19, 25 e 26 de julho de 2009 (Sábados e domingos)
Horário: 20 h
Realização: Grupo de Teatro Risoterapia
Ingressos: Inteira R$10,00 Meia R$5,00

Sinopse
O PECADO DA CARNE

Homem e mulher: separados pela diferença e atraídos pelo desejo.
Se não fosse o desejo carnal, homem e mulher mal se falariam talvez este planeta seria pequeno de mais para os dois. Partindo desse ponto que O PECADO DA CARNE conta à visão do homem e da mulher dentro da relação de desejo um pelo outro.
Seja homem, seja mulher você vai se ver neste espetáculo.

Terça no Teatro

A Fundação Cultural de Cacoal estará apresentando o projeto TERÇA NO TEATRO com o espetáculo DOLORES DA MADRUGADA.
O valor do ingresso para o TERÇA NO TEATRO com DOLORES DA MADRUGADA será apenas 1kg de Alimento, os ingressos podem ser retirados no Teatro Cacilda Becker em horario comercial.
Dias de apresentação: 21 e 28 de julho as 20h

Governo inicia pagamento dos servidores estaduais hoje

Restando ainda oito dias para terminar o mês de julho, o Governo do Estado realizará nesta sexta-feira (24) o pagamento de todos os servidores da Secretaria da Educação (Seduc). A confirmação foi dada pela diretora administrativo-Financeira da Seduc, Tanany Araly Barbeto, lembrando que este é o 79º mês consecutivo que o Governo de Rondônia paga aos servidores em dia e dentro do mês trabalhado.

O governador Ivo Cassol tem observado que pagar em dia não é um mérito do administrador, mas uma obrigação que ele vem cumprindo à risca desde janeiro de 2003, quando assumiu o comando do Estado, garantindo dessa forma aos funcionários maior poder de compras com credibilidade no comércio.

A secretária da Educação, Marli Cahulla, destacou que além de pagar em dia outro incentivo dado pelo governador aos servidores tem sido a promoção de cursos de capacitação com vistas à melhoria do serviço prestado à população em todo Estado.
Veronilda Lima

AMB elogia ideia do CNJ de criar sistema de divulgação dos gastos do Judiciário O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, elogiou, nesta quarta-feira (22/07), a iniciativa do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de propor mecanismos de controle e de divulgação dos gastos no Judiciário. “Essa será mais uma ação do CNJ para promover a transparência e aprimorar a prestação jurisdicional no País”, afirmou Mozart.

“Precisamos de um Judiciário forte e independente, cujas decisões, em nenhum momento, estejam sob suspeição da sociedade. A divulgação dos gastos públicos pelo Conselho Nacional de Justiça poderá contribuir para que o sistema de Justiça seja mais transparente, ágil e acessível”, afirmou o presidente da AMB.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) terá como meta para os próximos anos a implantação de um sistema de controle de gastos para o Poder Judiciário, que seria semelhante ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal. A ideia foi lançada nesta terça-feira (21/07) pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, durante a assinatura do termo de posse de oito novos conselheiros na sede do Conselho em Brasília. “Precisamos avançar mais e mais no controle e transparência de gastos”, enfatizou o ministro ao defender a iniciativa.

Em seu discurso, o ministro Gilmar Mendes disse que, é necessário que o Judiciário tenha mais transparência na realização de seus gastos. “É preciso ter a noção de que temos de prestar contas e o CNJ contribui com esse tipo de noção no Judiciário”, afirmou. O ministro enfatizou que o Conselho tem encontrado inúmeros problemas nas inspeções realizadas pelos tribunais do país. “O que temos encontrado nas inspeções sugere a ausência de controle”, afirmou.

Segundo o ministro, a implantação de um modelo que traduza um Siafi do Judiciário vai ajudar no controle de gastos e na transparência do Poder Judiciário. “Estamos absolutamente convencidos que é necessário pensar num modelo que traduza um Siafi do Judiciário”, mencionou. Gilmar Mendes disse ainda que o CNJ está promovendo uma reforma administrativa no Judiciário, lembrando que o País carece de uma reforma administrativa e de uma reforma de Estado.

Agência CNJ de Notícias com informações da AMB

Corregedoria Nacional fará inspeção no TRF da 1ª Região em agosto

A Corregedoria Nacional de Justiça, vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia, no próximo dia 4 de agosto, inspeção no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Os detalhes que motivaram a inspeção estão contidos na portaria conjunta nº 01, do último dia 14 . Leia aqui. O TRF 1 compreende os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso e Piauí.

Na portaria, o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e o corregedor- geral da Justiça Federal, Hamilton de Carvalhido, designam juízes e servidores para apurarem possíveis irregularidades no funcionamento do TRF1. Entre os motivos apontados para realização da inspeção está o fato de que “diversas ações penais em fase recursal acabarão por prescrever ante a excessiva demora no seu julgamento”.

Segundo dados da pesquisa Justiça em Números 2008 citados na portaria, a taxa de congestionamento do TRF1 era de 67,1% em 2008. Isso significa que de um total de 100 processos, 67 ficaram pendentes de julgamento. A carga de trabalho dos juízes de 2º Grau era de 12.004 processos por gabinete, uma das maiores entre os Tribunais Regionais Federais.

No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem atualmente 96 reclamações contra o TRF1 por demora no julgamento. A portaria diz ainda que há “uma situação deficitária dos Juizados Especiais Federais de Belo Horizonte constatada em inspeção preventiva realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça nos dias 13 e 14 de abril de 2009”.


Agência CNJ de Notícias

Senador Raupp e deputada Marinha participam de audiência pública sobre Interligação dos Sistemas Elétricos Isolados em Alvorada do Oeste

Brasília - O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp participam, nesta sexta-feira (24), em Alvorada do Oeste, de uma audiência pública destinada a debater a interligação dos Sistemas Elétricos Isolados dos municípios da BR-429 (Alvorada do Oeste, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques).

A audiência começa ás 08h da manhã no Country Clube e reunirá lideranças políticas dos municípios a serem contemplados pela interligação das linhas de transmissão de energia elétrica.

O senador Raupp disse que a realização da audiência pública é importante para a classe política e a população possam discutir a urgente substituição da oferta de energia das usinas termelétricas, que é de pouca confiabilidade na continuidade do fornecimento.

Ele lembrou que, desde o início do seu mandato, em 2003, trabalha pela interligação dos Sistemas Elétricos Isolados nos municípios da BR-429. “Em 2003, enviei um ofício ao então presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, solicitando a liberação de recursos para a implantação das linhas de transmissão para os municípios da 429”, disse o senador ao destacar a sua ação política em favor da região, juntamente com a deputada federal Marinha Raupp.

Em 2006, outros dois ofícios foram enviado pelo senador ao então presidente da Eletronorte, Carlos Raimundo Albuquerque e ao então ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau.

Já a deputada Marinha Raupp disse da sua satisfação em participar da audiência pública de Alvorada do Oeste para discutir a melhoria da qualidade de energia na região do Vale do Guaporé. Além da implantação das linhas de interligação dos sistemas elétricos isolados a toda malha de transmissão do estado, a deputada lembrou da sua luta junto a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, em prol da inclusão da pavimentação da 429, no Programa de Aceleração do Crescimento(PAC).

A pavimentação da rodovia nesta fase inicial contempla o trecho zero, que vai do KM 78,96 até o KM 94,9 e tem uma extensão de 15,94 KM e o trecho 1, que inicia no KM 94,4 e vai até o KM 177,05. O trecho zero está orçado em R$ 22 milhões e o trecho 1, em R$ 114,7 milhões. Nestes dois trechos, serão asfaltados os primeiros 105 KM da rodovia dos 291 KM previstos.

A deputada informou que a sua luta e a do senador Raupp é pela inclusão dos demais trechos da rodovia no PAC. Neste sentido, em 2007 foram realizadas audiências com os ministros do Planejamento, dos Transportes e da Casa Civil e entregue ofícios, solicitando a pavimentação dos demais trechos: do KM 177,05 ao 258,66; do KM 259,90 ao 341,90 e 341,90 ao 382,25, situados entre os trechos de São Miguel do Guaporé e Costa Marques/ Divisa com a Bolívia, passando pelos municípios de Seringueiras e São Francisco do Guaporé.

Em março último, novas gestões foram feitas pela deputada e pelo senador com o envio de ofícios e realização de audiências com os ministros Alfredo Nascimento (Transportes); Dilma Roussef (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento), reivindicando a pavimentação dos trechos 3,4 e 5 da rodovia.

Ribamar Rodrigues

jornalista

Governo faz recomendação a alunos na volta às aulas

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recomendam que os estudantes brasileiros com sintomas de gripe sigam orientações médicas e evitem retornar às atividades escolares até estarem completamente restabelecidos. A orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe, evitando assim que alunos infectados contagiem colegas. Professores e diretores de escolas também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas.

Pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe, que são febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.

Os sintomas da gripe comum, a sazonal, e a nova gripe, Influenza A (H1N1), são semelhantes, em sua maioria, a doença manifesta-se de forma leve. A grande maioria dos infectados se recupera rapidamente, sem necessidade do uso de medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir).

Eventuais novas recomendações, como a possibilidade de adiamento do calendário escolar em alguns estados ainda está em discussão com as secretarias estaduais de saúde.

PREVENÇÃO

Para prevenir a doença, alguns cuidados básicos de higiene devem ser tomados. É importante criar o hábito de lavar bem as mãos com água e sabão e evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Outras informações

Atendimento à Imprensa

(61) 3315 3580 ou 3315 2351

jornalismo@saude.gov.br

Autoridades assinam ajuste de conduta em relação a feira agropecuária

Procuradora-geral questiona no Supremo proibição à ''Marcha da Maconha''

No seu último dia como procuradora-geral da República interina, Deborah Duprat decidiu questionar no STF (Supremo Tribunal Federal) decisões judiciais que têm proibido atos públicos pró-legalização das drogas, como a liminar que suspendeu a Marcha da Maconha em São Paulo, em abril deste ano. Para ela, as decisões estão baseadas em um argumento equivocado de que a defesa da legalização constitui apologia ao crime.

Para a Duprat — que com a posse de Roberto Gurgel assume o cargo de vice-procuradora-geral— essas decisões acabam gerando indevidamente restrições ao direito fundamental da liberdade de expressão.

De acordo com a procuradora, o Judiciário deve interpretar tais ações conforme previsto na Constituição e no Código Penal, cujo artigo 33 instituiu, inclusive, o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. Ela ressalta, no entanto, que não recorreu ao Supremo contra a política nacional de combate às drogas, mas sim contra a proibição das manifestações.

As decisões a que se refere são as que proíbem atos públicos em favor da legalização das drogas, sob o argumento de que tais ações induziriam o uso de drogas. Além disso, consideram que defender publicamente a legalização da maconha, cuja comercialização e uso são ilícitos penais, por exemplo, equivaleria a fazer apologia das drogas, estimulando seu consumo.

A procuradora afirma que a liberdade de expressão é um dos mais importantes direitos fundamentais do sistema constitucional brasileiro, “um pressuposto para o funcionamento da democracia”.

As duas ações impetradas pedem que o Supremo conceda liminar para suspender, até o julgamento final, qualquer decisão que possa levar à criminalização da defesa da legalização das drogas, inclusive através de manifestações e eventos públicos.

ACIPM realiza campanha de incentivo ao fomento do comércio local

JI-PARANÁ (RO)- Com o objetivo de incentivar a população do município sobre a importância de comprar no comércio local, a Associação Comercial de Presidente Médici, em parceria com a imprensa, lançou a campanha “SOU DE MÉDICI, COMPRO EM MÉDICI”. A mobilização foi marcada por um pit stop no centro da cidade.

De acordo com o presidente da ACIPM, Joelso T. de Andrade a conscientização da população do município é importante para obter uma maior valorização do comércio local. “O papel da associação é unir os empresários em prol de um objetivo comum: trazê-lo para mais perto da realidade do mercado do Estado. Nossa intenção é que o município não fique longe disso”, completou Joelso.

Vários empresários da cidade participaram do evento, empenhados no dever de colaborar com a campanha. A campanha foi idealizada e colocada em prática, devido a constatação da evasão da população para municípios maiores, o que tem preocupado assim os empresários locais em relação á suas vendas, como ressaltou o presidente da ACIPM. “O pit stop foi o primeiro evento em prol da campanha, que terá continuidade devido a grande aceitação por parte do público local”, finalizou.

Telefonia celular alcança marca de 160 milhões de usuários no Brasil

O Brasil chegou a 159.613.507 acessos no Serviço Móvel Pessoal (SMP), com 2.111.694 novas habilitações em junho de 2009, o que representa um crescimento de 1,34% no número assinantes. Do total de acessos do País, 130.596.366 (81,82%) são pré-pagos e 29.017.141 (18,18%), pós-pagos.

Só no último mês de junho, mais de dois milhões de novas linhas de celulares foram habilitadas. Os maiores crescimentos da teledensidade naquele mês foram registrados nos estados do Amapá, Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Piauí. No total do primeiro semestre destacaram-se Amapá, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amazonas.

O Distrito Federal continua sendo a região com a maior teledensidade do País, com média de 151,90 (1,51 telefone celular para cada habitante). Comparado com o mês anterior, o índice apresentou crescimento de 1,84% (antes era 149,16). O Rio de Janeiro ocupa a vice-liderança, com índice médio de 99,97 (era de 99,65). Em terceiro lugar no indicador vem o Mato Grosso do Sul, com índice de 99,63 – crescimento de 1,23% em relação ao índice anterior, que era de 98,42.

Em todo o Brasil, a teledensidade alcançou o índice de 83,47, um crescimento de 1,25% em relação a maio (índice de 82,44). Comparado a junho de 2008, quando o índice era de 69,52, o crescimento foi de 20,07%. O Centro-Oeste lidera a teledensidade entre as regiões brasileiras com um índice de 102,73), seguido pelo Sudeste, com índice de 94,48. Em terceiro no indicador está a região Sul, com índice de 88,49. A Região Norte possui índice de 65,72 e ocupa a quarta colocação, seguida pelo Nordeste, que possui índice de 64,63.

A teledensidade é um indicador utilizado internacionalmente para demonstrar o número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes.

Trabalhador terá cartão para compra de produtos culturais com bônus de até R$ 50

Por meio de um cartão magnético, fornecido pelas empresas, trabalhadores poderão adquirir ingressos de cinema, teatro, shows, livros, CDs e DVDs, entre outros produtos culturais. Trata-se do Vale-Cultura, a primeira política pública governamental voltada para o consumo cultural. Até hoje, todas as ações tiveram foco no financiamento da cultura.

O projeto de lei que cria o Vale-Cultura será enviado hoje (amanhã) ao Congresso Nacional pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia de assinatura da mensagem será realizada em São Paulo.

Empresas que declaram Imposto de Renda com base no lucro real poderão aderir ao Vale-Cultura e disponibilizar até R$ 50,00 por funcionário, ao mês, com direito a deduzir até 1% do IR devido.
Os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos arcarão com, no máximo, 10% do valor (R$ 5,00). E os que ganham mais de cinco salários mínimos poderão receber desde que garantido o atendimento à totalidade dos empregados que ganham abaixo desse patamar. Para esse contingente de salário mais elevado o desconto do trabalhador poderá variar de 20% a 90%.

A iniciativa pode aumentar em até R$ 600 milhões/mês ou R$ 7,2 bilhões/ano o consumo cultural no País. Além disso, fortalecerá as cadeias produtivas da Economia da Cultura; a geração de renda, trabalho e emprego e o fomento às ações de responsabilidade social e corporativa por parte das empresas em relação aos seus empregados.

Cartão - O Vale-Cultura funcionará por meio de cartão magnético. O estabelecimento poderá ser credenciado se tiver terminal eletrônico e só será admitido o fornecimento do Vale-Cultura impresso quando for comprovadamente inviável a adoção do meio magnético. Com esse mecanismo será possível monitorar quais setores da cultura apresentam maior percentual de consumo, qual o perfil do usuário por região e por faixa salarial, por exemplo.

Empresas - As empresas cujo regime tributário é o de lucro real são as maiores beneficiárias dessa renúncia fiscal. Elas poderão deduzir do imposto devido, até o limite de 1%, os valores gastos no Vale-Cultura. As empresas de outros regimes tributários, por já serem beneficiadas com renúncia fiscal, poderão aderir ao Vale-Cultura, mas não deduzir esses valores do Imposto de Renda devido. Todavia, poderão contabilizar o valor investido no Vale-Cultura como despesa operacional, o que terá impacto na redução do imposto devido. Outro incentivo às empresas que aderirem é o de não sofrerem incidências de seguridade social e nem terem os valores incorporados aos salários.

Caixa faz novo corte de juros

A Caixa Econômica Federal reduz, pela sétima vez em 2009, as taxas de juros de 13 das suas principais linhas de crédito comercial. O corte beneficiará pessoas físicas e empresas de todos os portes e passa a valer a partir da próxima segunda-feira (27/07), exceto as operações rotativas que têm vigência a partir do dia 01/08/09. A redução é parte da estratégia da CAIXA de praticar as menores taxas do mercado, o que tem mantido o banco no topo da lista das instituições com os menores juros entre os grandes agentes financeiros, segundo pesquisa mensal da Fundação Procon de São Paulo.

Para pessoa física, o destaque foi para o crédito pessoal, com redução de até 17,72%, passando de 4,91% a.m. para 4,04% a.m.. O banco também diminuiu as taxas do penhor de 2,08% a.m. para 2,05% a.m.. No micropenhor, os juros passaram de 1,70% a.m. para 1,68% a.m. No consignado, a taxa máxima passou de 2,31% a.m. para 2,28% a.m e a mínima foi mantida em 0,85% a.m..

Terão novas taxas também o cheque especial, com corte que varia de 0,59% a 4,17% na taxa mensal. A taxa mínima reduziu de 1,20% a.m. para 1,15% a.m.. A instituição diminuiu, ainda, as taxas do Cartão Turismo Parcelado nas bandeiras Visa e Mastercard, com reduções entre 15,15% a 20,83% na taxa mensal. No Crediário CAIXA Fácil, a redução acompanhará o corte da Selic.

“Uma das diretrizes mais importantes do banco é cobrar as menores taxas entre os grandes bancos de varejo. Dessa forma, fortalecemos nosso posicionamento estratégico, conquistando novos clientes, e ajudamos aumentar a competição no mercado bancário, demanda de toda a sociedade”, destaca o vice-presidente de Pessoa Física do banco, Fábio Lenza.

Para pessoa jurídica, independente do porte, o banco reduziu os juros do cheque empresa em até 3,18% na taxa mensal. No crédito especial empresa, para antecipação a fornecedores micro e pequenas empresas o banco tem taxas a partir de 1,68% a.m., o que implica numa redução de até 4% nas taxas atuais. Já para médias e grandes empresas, o corte foi de até 8,37% no mesmo produto. Ainda em médias e grandes empresas, a alteração também abrange desconto de títulos (cheques e duplicatas), que teve uma redução na taxa entre 13,7% a.m. a 9,5% a.m. e conta garantida caixa com redução de até 18,18%.

Para o vice-presidente de Pessoa Jurídica da CAIXA, Carlos Brito, o objetivo é a ampliação de market share nesse mercado. “Realizaremos concessões de empréstimos conscientes e facilitaremos também o crédito às micro e pequenas empresas, ampliando suas atividades e gerando mais emprego e renda para a população”, completa o executivo.

PRESIDENTE REGIONAL DO PHS VISITA THEOBROMA

No domingo passado, o Presidente Regional do Partido Humanista da Solidariedade – PHS, Herbert Lins, esteve visitando lideranças locais do partido no município de Theobroma e salientou que faz questão de estar próximo aos filiados, pois esse trabalho de percorrer as Comissões Executivas Municipais faz parte de um projeto estratégico partidário regional, com um único objetivo, fortalecer a legenda no Estado.

Herbert Lins foi recebido pelo atual presidente da Comissão Executiva Municipal – CEM - PHS, Alex Beltrão, que atualmente exerce a função de Secretário da Saúde e o ex-vereador José Fernandes, o mesmo já exerceu o referido cargo por três vezes e na última eleição preferiu não disputar a reeleição.

Na ocasião, Herbert Lins visitou outras lideranças locais, explicou o projeto do partido para as eleições gerais de 2010 e convidou a todos para filiar-se ao PHS, pois o partido será uma grande alternativa nas próximas eleições, pois será a primeira vez que o partido lançara nominata completa para Deputados Estaduais e Federais, além de ter seu nome indicado como pré-candidato ao senado, exaltou Herbert Lins.

Já as lideranças locais, na pessoa de Alex Beltrão e José Fernandes, foram convocadas a buscar novas lideranças nos municípios vizinhos, ou seja, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira e Jaru, para desempenhar o mesmo trabalho que vem sendo realizando em Theobroma, finalizou Herbert Lins.

Matam criança e deixam 3 pessoas baleadas

A Policia de Cacoal prendeu na tarde de ontem (20/06) Eriveldo Cordeiro, de 23 anos e o menor V. C. de 17 anos. Eles são acusados de terem assassinado a criança Lucas Cardoso Gomes, de 06 anos e de deixarem baleados mais três pessoas da mesma família. O crime ocorreu na linha 10, próximo ao Campo União, área Rural de Cacoal.

Conforme o Delegado Regional de Policial Civil, Fernando Oliveira, no último domingo Valdir Pereira Gomes estava com a esposa Ângela e os filhos Lucas de 06 anos e Deividy de 15 anos em uma festa beneficente no Campo União. De acordo com o delegado, por volta das 21 horas, a família estava saindo do local, em um veículo Palio, juntamente com um casal de amigos e no momento em que manobravam o carro, esbarraram em uma motocicleta, que pertencia a um irmão do menor V. C., mas como o veículo não foi danificado a família saiu do local. “Eriveldo e o menor V. C. presenciaram o fato e decidiram tirar satisfação com Valdir e seguiram o veículo com a motocicleta de Eriveldo”, disse.
O Delegado acrescentou que os criminosos ultrapassaram o veículo Palio, pararam no acostamento, desceram da motocicleta e quando a família se aproximou, efetuaram vários disparos de revólver calibre 38 em direção ao automóvel. “Lucas foi atingindo com um tiro na cabeça e foi à óbito no momento em que estava sendo socorrido, Ângela também com um tiro na cabeça e encaminhada para o Hospital de Porto Velho e Valdir foi baleado na mão e Deividy na perna”, informou.

Criminosos confessam o crime
Após efetuarem os disparos, os criminosos retornaram para a festa. Na tarde de ontem o menor V. C foi localizado na residência de um parente, na linha 11 e Eriveldo em sua residência na Linha 7. As armas utilizadas no crime foram apreendidas pela Policia, elas estavam escondidas dentro de um fogão na casa de Eriveldo.

O delegado Fernando Oliveira informou que na Delegacia, os dois acusados confessaram o crime e afirmaram que foram motivados pelo esbarrão na motocicleta. “Conseguimos esclarecer este crime graças ao empenho total e imediato dos delegados, dos investigadores, da Policia Militar e do GIC ”, enfatizou.

Eliana Batista

A CTB/RO NÃO ACEITA RETROCESSO E DIZ NÃO À PEC 306/2008.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Rondônia, reunidos no 1º Congresso Estadual, nos dias 18 e 19 de junho, nas dependências do Sindsef/RO, aprovou por unanimidade uma nota de repúdio à PEC 306/2008, de autoria do Dep. Federal Eduardo Valverde (PT/RO), onde propõe o fim do regime jurídico único para as carreiras que não forem consideradas de interesse de Estado.

O Sec. Geral da CTB no Brasil, o sindicalista Salaciel Fabrício Vilela, presente ao Congresso da CTB/RO, comprometeu-se em levar o assunto para discussão na direção nacional da entidade, afirmando que a proposta de Valverde é prejudicial aos interesses dos servidores públicos federais, estaduais e municipais.

A CTB/RO conclama a todos os sindicatos de servidores públicos que se manifestem contra a PEC do Dep. Valverde, pois não é possível ficar de braços cruzados diante de iniciativa tão absurda quanto ao projeto do deputado petista.
Veja na integra a nota aprovada pelos participantes de Congresso da CTB:


NOTA DE REPÚDIO À PEC 306/2008

Os participantes do 1º Congresso Estadual da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), realizado em Porto Velho/RO, nos dias 18 e 19 de julho de 2009, repudiam a iniciativa da PEC 306/2008, onde o Dep. Federal Eduardo Valverde (PT/RO) pretende acabar com o Regime Jurídico Único para os servidores públicos que não se enquadrem nas chamadas carreiras de Estado.

É entendimento comum que o fim o Regime Jurídico Único não contribuirá em nada com a melhora da qualidade de vida da população, pois coloca o acesso ao serviço público à mercê dos governantes de plantão, como já ocorria no passado, podendo somente fomentar ainda mais o clientelismo político e a corrupção.



O Regime Jurídico Único é uma conquista da sociedade. Se tal dispositivo legal é imperfeito cabe aos parlamentares melhorá-lo, não simplesmente descarta-lo, como faz a proposta do deputado petista.


PORTO VELHO, , 19 DE JULHO DE 2009.

TIM lidera venda de novas linhas

“A TIM liderou as adições líquidas do mês de junho, conquistando 32,2% das novas linhas, o equivalente a 681 mil acessos, segundo dados divulgados hoje pela Anatel. Comparado a junho de 2008, quando vendeu 401 mil linhas, a operadora alcançou 65% a mais nas vendas. Com isso a TIM ganha 0,1 p.p. de market share, atingindo 23,7% do total de 159,6 milhões de linhas móveis no Brasil”.

Natan e ministro inauguram agências do INSS em RO

O ministro da previdência social, José Barroso Pimentel, acompanhado do deputado federal Natan Donadon, inaugurou nesta segunda-feira, 20, duas novas agências do INSS no Estado de Rondônia, nas cidades de Rolim de Moura e Colorado do Oeste.

Dos eventos também esteve presente Valdir Moisés Simão, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o Senador Valdir Raupp, além de outras autoridades. Em seu discurso, tanto em Rolim de Moura como em Colorado do Oeste, Natan fez um breve comentário do trabalho da equipe do INSS em Rondônia. José Pimentel, que também é deputado federal, elogiou o deputado rondoniense, devido às atividades desenvolvidas por Natan como vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados.

Rondônia receberá mais seis agencias do INSS nos municípios de Alta Floresta, Buritis, Espigão do Oeste, Nova Mamoré e São Miguel do Guaporé. As inaugurações fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) que prevê a construção de 720 novas agencias até 2010.

Foto e texto: Esteban Vera

Liberação do recurso de reforma do aeroporto de Ji-Paraná é publicado em Diário oficial

A publicação que aprova a primeira Etapa do Plano de Investimentos, do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), aconteceu esta semana (14), e assim confirma a liberação do recurso inicial no valor de R$ 6 milhões para a obra, oriundo da emenda de bancada no valor de R$ 12 milhões, coordenada pelo deputado Anselmo. O mesmo ressaltou que o projeto além de ser uma das bandeiras do seu mandato, é fruto do esforço e entendimento de diversos seguimentos civis organizados, onde destaca com honra a Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP) e a Fundação JICRED.

Anselmo de Jesus comemora a publicação no Diário Oficial, que garante por parte do Governo Federal, por meio do Profaa, a vinda do investimento e diz estar impulsionado a trabalhar ainda mais pela liberação das demais parcelas do recurso. “Temos R$ 12 milhões em 2009. Vamos trabalhar fortemente para a destinação do restante do recurso ainda para este ano”, disse o parlamentar acrescentando que para a conclusão da obra é preciso destinar novas emendas. “Comprometo-me a ‘batalhar’ junto à bancada de Rondônia para continuarmos alocando os recursos necessários para esta grande obra em nosso Estado, principalmente na região central”.

De acordo com a portaria, para o repasse dos recursos ao Estado, executor da obra, o Termo de Convênio deverá ser assinado até o dia 30 de setembro próximo. Para a celebração do Termo, o Governo Estadual deverá atender aos seguintes requisitos: autorização da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), para construção, reforma e ampliação do aeródromo; realização de licitação para contratação de empresa para execução da obra; comprovação da existência de recursos de contrapartida, no caso, no valor equivalente a 15% do custo total da obra.

Ação conjunta da PM e Civil apreende droga e prende dois homens em Ji-Paraná

Angelo Canci Neto e Ronilson Fernandes Sabino, sócios no tráfico de drogas no município de Ji-paraná, tiveram que interromper a sociedade criminosa na última quinta-feira, por volta das 14h30 quando policiais do Núcleo de Inteligência da PM em Presidente Médici, com o apoio da SEVIC - Serviço de Investigações e Capturas da Polícia Civil e Patrulha de Serviço comandada da PM J. Marques descobriam o lugar onde eles comercializavam a droga.

Com Mandado de Busca e apreensão, assinado pelo juiz local, as equipes entraram na residência de Angelo Canci Neto localizada na Av. Ji-paraná. No local estava Ronilson Fernandes Sabino que mora na residência e cumpria albergue no presídio local.

De acordo com a Policia Angelo era sócio de Ronilson no crime de tráfico de drogas. Esta casa servia como boca de fumo, sendo que eles mantinham outra residência como depósito. Durante as buscas nesta casa foi encontrada uma porção de entorpecentes (paranga), R$ 542,45 pertencente a Angelo e R$ 107,00 pertencente a Ronilson.

No local também foram apreendidos televisores, aparelhos de DVD, caderno de anotações da contabilidade do tráfico e celulares. Cumprindo Mandado de Busca (determinado para duas residências), os policiais foram até o outro endereço localizado à Av. Amazonas, local que servia como depósito dos entorpecentes de Angelo e Ronilson.

Neste local, foram encontradas em todos os cômodos como também no quintal, 31 porções de entorpecentes que pesaram aproximadamente 65 gramas. Em um dos quartos, embaixo de um vaso sanitário foi localizada uma porção de entorpecentes que pesava aproximadamente 70 gramas. Uma balança de precisão e várias sacolas já preparadas (recortadas) para servir de embalagem foram apreendidas. Tanto Angelo como Ronilson são reincidentes no crime de tráfico de entorpecentes. Este foi mais um trabalho em conjunto entre a Polícia Militar e Polícia Civil, deixando a população de Ji-Paraná mais tranqüila e confiante nas ações ali desenvolvidas.

**
AIPMRO – Lenilson Guedes

Rodrigo Rodrigues e Milton Becker vencem em Sonora

Novamente o calor desafiou os pilotos no primeiro dia de provas na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Sonora/MS. As temperaturas chegaram aos 37º e os pilotos das categorias MXJr, 65cc, MX3 e da cinquentinha (50cc) tiveram de mostrar ainda mais resistência física.

Na MXJr, os pilotos da Honda repetiram o mesmo aproveitamento da quinta etapa em Sorriso/MT, e completaram o pódio na prova desse sábado. Na disputa caseira, Rodrigo Rodrigues (Honda/Mobil/Posto Max Center) foi o grande vencedor, seguido por Eduardo Lima (Honda/Mobil/ASW) e Hector Assunção (Honda/Mobil/ASW).

“Cada corrida é uma nova surpresa, todos estão andando muito iguais e o campeonato está muito competitivo. Hoje deu tudo certo e eu agradeço muito à Honda por me deixar mostrar serviço”, destacou Rodrigues.

Eduardo Lima liderou boa parte da prova, mas na metade da corrida, Rodrigues iniciou uma perseguição agressiva ao piloto da moto 338. Rodrigues assumiu a liderança poucos minutos para o fim da prova e abriu uma grande vantagem, terminando quase sete segundos à frente de Eduardo Lima.

Com a vitória, Rodrigo Rodrigues lidera com mais tranquilidade na categoria e tem dez pontos em relação a Gustavo Takahashi (Honda/Mobil/Pirelli), que após figurar na segunda colocação, sofreu uma queda, se recuperou e terminou na quarta posição. Rodrigo “Lama” Santos (Honda/Pirelli/NGK), fechou o pódio, em quinto.

MX3

Milton Becker, o Chumbinho (Pro Tork/TBT/D1 Pro), conquistou a terceira vitória seguida no campeonato 2009 e de ponta a ponta. O piloto, que completa mais um ano de vida nesse sábado, comemorou muito a vitória a mais de 2.500km longe de casa.

“Fico contente de ter acontecido isso e queria agradecer à minha família que está torcendo por mim, e infelizmente não podemos estar com eles, mas é o que eu gosto de fazer e espero estar no meio do motociclismo por muito tempo ainda”, ressaltou Becker.

Nicomedes Filho (Pro Tork/Kawazaki/Bola de Neve) levou a melhor na disputa com Cristiano Lopes (BM Motos/IMS Racing/W3) e terminou na segunda colocação. Lopes continua firme na liderança da MX3 e se mantiver a regularidade nas duas últimas provas, leva o título.

“Larguei bem e esse era o meu objetivo, estive na segunda colocação nos três primeiros minutos, mas caí para terceiro. Agora é me segurar nas duas últimas etapas e conseguir o campeonato”, disse Cristiano.

Mariana Balbi (2B Racing/Mart. Plus/Cons. Realizar) largou muito bem e quase assumiu a ponta, num duelo espetacular com o piloto paulista. Buscando a terceira colocação a piloto se tocou com Cristiano e por pouco não abandonou a prova. Na recuperação, a mineira protagonizou grandes disputas e terminou em décimo, empolgando o público em Sonora.

65 e 50cc

Na 65cc, Rodrigo Riffel (LEM/EMX/ASW) conquistou a quarta vitória no ano e está muito próximo do título de 2009, com 148 pontos. Wilgner Francisco (ASW/MX Import/ESC), segundo colocado na tabela de classificação, não correu em Sonora e continua com 106 pontos.

Enzo Lopes (www.leomotos.com.br/Canaan Honda) ficou com a segunda colocação em Sonora e Gustavo Borges (Raposão Racing/Bil Preparações/América Tendas) terminou em terceiro. Em Sonora, o piloto somou um ponto extra na classificação. Kioman Navarro (Rinaldi/Tonin Bala/American Cross) foi o quarto e José Brayan Soares (Kaiani Malhas/Podium Motos/Dipil) ficou com a quinta colocação.

Na 50cc, os pilotos mais novos do campeonato novamente protagonizaram grandes disputas. Enzo Lopes venceu outra vez e soma 149 pontos. O destaque da prova foi o duelo entre Gabriel Santos (Chulim Motos/Sementes Vedovati) e Arthur Todeschini (Expresso Sul Transportes/Chapecó Motocross Racing) durante a última volta da etapa. Gabriel Santos levou a melhor e terminou em segundo. Todeschini foi o terceiro, Glauter Filho (Glauterra Panificadora/ Nsr. de Fátima) o quarto e Felipe Menuzzi (Joel Preparações/Menuzzi Agropecuária) o quinto.

Informações

Neste domingo acontecem as provas das categorias MX2, CRF230, 85cc e MX1. A abertura oficial está prevista para as 12h45 e a primeira largada será dada às 13h10 pelo horário local, um a menos em relação à Brasília.

O segundo dia de provas da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross no motódromo Franco Giobbi terá a transmissão em tempo real da narração de Valério Neto. No site da Confederação Brasileira de Motociclismo, no link CBMTV, o internauta acompanha todas as provas, entrevistas, bastidores e muito mais.

O Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio de Honda, Mobil e Pirelli. A prova tem o apoio de Usina Sonora e Prefeitura Municipal. Realização Sonora Cross Clube e Federação de Motociclismo do Estado do Mato Grosso do Sul. Supervisão CBM.

Resultados de sábado

MXJr.
1 Rodrigo Rodrigues (Honda/Mobil/Posto Max Center)
2 Eduardo “Dudu” Lima (Honda/Mobil/ASW)
3 Hector Assunção (Honda/Mobil/ASW)
4 Gustavo Takahashi (Honda/Mobil/Pirelli)
5 Rodrigo “Lama” Santos (Honda/Pirelli/NGK)

MX3
1 Milton Becker (Pro Tork/TBT/D1 Pro)
2 Nicomedes Filho (Pro Tork/Kawazaki/Bola de Neve)
3 Cristiano Lopes (BM Motos/IMS Racing/W3)
4 Alexandro Martins (Toque de Pele/VHM/Lj Kátia)
5 Marcio do Nascimento (Estopa Joanita/Jet Fio/ASW)

65cc
1 Rodrigo Riffel (LEM/EMX/ASW)
2 Enzo Lopes (www.leomotos.com.br/ Canaan Honda)
3 Gustavo Borges (Raposão Racing/Bil Preparações)
4 Kioman Navarro (Rinaldi/Tonin Bala/American Cross)
5 José Bryan Soares (Kaiani Malhas/Podium Motos/Dipil)

50cc
1 Enzo Lopes (www.leomotos.com.br/ Canaan Honda)
2 Gabriel Santos (Chulim Motos/Sementes Vedovati)
3 Arthur Todeschini (Expresso Sul Transportes/Chapecó Motocross Racing)
4 Glauter Filho (Glauterra Panificadora/ Nsr. de Fátima)
5 Felippe Menuzzi (Joel Preparações/Menuzzi Agropecuária)

Detran libera 800 mil reais para centro de treinamento em Rolim de Moura

O Diretor Geral do Detran/RO, Joarez Jardim, confirmou à vereadora Nice Chagas a liberação de recursos conveniados na ordem de 800 mil reais, destinados à construção de um centro de treinamento de candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Além das aulas práticas feitas nas ruas e avenidas, quem pretende ser aprovado e ter o direito legal de conduzir veículos automotores também precisam ter habilidade para manobrar em espaços limitados, manter o equilíbrio do veículo em declives, arrancar em condições especiais e outros testes que exigem perícia adquirida somente com algum treinamento.

Hoje, dezenas de aprendizes matriculados nas auto escolas treinam em ruas interditadas em vários pontos da cidade, inclusive em vias de considerável trânsito. Uma delas é a Rio Madeira, onde o motorista já habilitado é forçado a dar um péssimo exemplo aos aspirantes; Obrigado a rodar por quase dois quarteirões na contra-mão, o motorista oferece um belo exemplo de como não se deve proceder no trânsito.
Conforme a vereadora Nice Chagas, o Centro de Treinamento vai ocupar uma área de 40 mil metros quadrados, nas proximidades do Parque de Exposições, podendo ser utilizado como área de estacionamento no período da exposição agropecuária.

Esse é o primeiro anúncio de investimentos do Estado em Rolim de Moura em atendimento a solicitação de políticos locais, nesse caso os vereadores Messias de Oliveira e Sérgio “Sequessabe”, liderados pela vereadora Nice Chagas. Os deputados Valter Araújo e Luis Cláudio somaram forças com o trio de vereadores, garantindo a aprovação do convênio, antiga aspiração das auto-escolas da cidade. Rolim de Moura, Jiparaná e Porto Velho são, até agora, as únicas cidades contempladas com a implantação do Centro de Treinamento.

Serviço telefônico Alô Vida passa a atender gratuitamente pelo 0800

O Alô Vida, serviço telefônico de escuta e encaminhamento para casos de violência contra crianças e adolescentes, visa dar orientação aos usuários e direcioná-los a unidades médicas e ocupacionais para pessoas com deficiência, abuso contra criança e adolescente e direcionamento para famílias interessadas ou envolvidas em processos de adoção.

Esse ano, o Alô Vida ganha novo alcance passando a atender gratuitamente pelo número 0800 970 11 70.

Criado em 2004, pela Fundação Orsa, o Alô Vida tornou-se, no início deste ano, um serviço realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads).

O atendimento é feito diariamente, das 8h30 às 17h30, por profissionais qualificados para atender tanto crianças e adolescentes quanto pais, profissionais e comunidade em geral, sempre de modo eficiente e sigiloso. As orientações são dadas de acordo com a demanda de cada caso, tendo como base as informações contidas em um banco de dados exclusivo com o cadastro de diversos serviços.

Sobre a Fundação Orsa

Criada em 1994, muito antes que conceitos como responsabilidade social e empresa-cidadã se destacassem com o vigor dos dias atuais, a Fundação Orsa é uma instituição atuante no desenvolvimento de programas e projetos sociais. Idealizada pelo Grupo Orsa, um dos maiores fabricantes de madeira, celulose, papéis para embalagem, chapas e embalagens de papelão ondulado do país, tem como princípio a atuação em rede e sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do conceito de investimento social privado no Brasil.

Sua principal fonte de divisas é a contribuição fixa de 1% do faturamento bruto das empresas do Grupo Orsa, que faz o repasse como demonstração de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Até 2008, o valor desses investimentos somou R$ 145 milhões.

Sobre a Seads

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads tem a missão de garantir os direitos e o acesso a bens e serviços, a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade social e pessoal no estado de São Paulo, por meio da formulação, coordenação e avaliação da política de Assistência e Desenvolvimento Social e da realização de parcerias e transferência e geração de renda. Em 2009, a Seads investirá um total de R$ 312,8 milhões no Estado, sendo R$ 128,4 milhões enviados aos municípios e R$ 184,4 milhões repassados diretamente aos beneficiários dos dois programas de transferência de renda; Ação Jovem e Renda Cidadã.

A Seads faz parte do comitê gestor da Rede Social São Paulo, uma aliança formada por organizações representativas da sociedade civil, do setor empresarial e do governo, cujo primeiro desafio assumido foi o de promover a articulação entre as pessoas que atuam na área da Infância e da Adolescência. Já são mais de 12 mil atores envolvidos de 433 cidades do Estado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia