Um exemplo para os prefeitos do Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro acaba de lançar um site de conteúdo da prefeitura que serve de exemplo para os demais prefeitos e políticos do Brasil. O site não apenas divulga os fatos, mas também interage com a população através de podcast, vídeo, fórum e uma vez por mês o prefeito fala com os cidadãos, via chat. Coisa que muitos prefeitos ignorantes certamente têm medo. Não é fácil para um prefeito mal intencionado querer escancarar as portas de seu gabinete, ainda que virtualmente, para ouvir o que a população tem a dizer. A prefeitura do Rio de Janeiro ousou e mostrou que o caminho para a cidadania também passa pela virtualização das instituições públicos. A internet é o meio mais eficaz de democratizar as ações de governo e sociedade. Por ser tão eficiente, governos anti-democráticos procuram de todas as formas limitar o seu alcance.
Aos prefeitos e políticos inteligentes, verdadeiramente democráticos, vai aí o link do site do Rio de Janeiro. Idéias boas devem ser copiadas. Acesse o link abaixo:

http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/conteudo/index.asp

Prefeitura, Vereadores e sociedade discutem hoje Plano Diretor

CACOAL - A equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento estará se reunindo nesta terça-feira, 30, às 19h30min horas, no auditório do Banco do Brasil para discussão do Plano Diretor do Município de Cacoal.

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. “É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos”, destacou o Secretário Municipal de Planejamento, Marcélio Viana da Silva.

A prefeitura de Cacoal em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.

José Carlos Pereira

DRT 903 – RO.

IMPRENSA DA PREFEITURA DE CACOAL

Grupo de Teatro Risoterapia apresenta HOMENS POR UM FIO

Um grande sucesso do grupo de teatro Risoterapia está de volta, a comédia Homens por um fio. Depois de fazer muito sucesso em Cacoal e ser apresentado em várias cidades, Homens por um fio volta em cartaz em Cacoal em curta temporada.
Quem já viu vale a pena ver ri de novo, que não viu vai se deliciar com esta comédia leve a qual é garantia de muitas gargalhada para toda família.
No elenco: Edimar Oliveira, Júlio Borges e Silvinha Moiella.

Serviço:
Espetáculo: HOMENS POR UM FIO
Gênero: Comédia
Classificação: Livre
Local: Teatro Cacilda Becker
Dias: 4, 5, 11 e 12 de julho de 2009
Horário: 20 h
LivreRealização: Grupo de Teatro Risoterapia
Ingressos: Inteira R$10,00 Meia R$5,00

Sinopse
HOMENS POR UM FIO

Conta à estória de Heitor um pai dedicado que tem um filho de 18 anos o qual nunca teve problemas com sua masculinidade.
Tudo ia bem com Heitor até o dia que colocaram dúvidas sobre as preferências sexuais de seu filho Vandenilson.
Heitor só vai sossegar quando provar para todos que seu filho é o machão do papai, será que ele vai conseguir?
Uma comédia onde os homens são desafiados a ficar indiferente.
Um final revelador para os HOMENS POR UM FIO.

E na segunda quinzena de julho o grupo de teatro Risoterapia volta com outro grande sucesso O PECADO DA CARNE.

Edimar Oliveira
Grupo de Teatro Risoterapia
69 3441 3252

Vilhena comemora 100 anos da passagem de Rondon

JÚLIO OLIVAR - Nesta segunda-feira comemorou-se o centenário em que a expedição com 42 homens do Exército, comandada pelo tenente Cândido da Silva Rondon, chegava ao Planalto dos Parecis para instalar a Estação Telegráfica Vilhena. O nome foi dado por Rondon em homenagem ao maranhense Álvaro de Melo Coutinho Vilhena, ex-diretor dos Correios e Telégrafos, morto no Ceará cinco anos antes da Expedição.

Parte desta história está sendo contada em vídeo e fotografias, através do Projeto Hatisu, desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Esportes e Cultura e Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), com a colaboração de diversos vilhenenses.

Apesar da importância da data, a estação telegráfica, que virou museu há 29 anos, está abandona pela prefeitura desde 1996.

á era hora. A prefeitura resolveu, embora tardiamente, se mexer no sentido de que a população saiba que 2009 é o ano do centenário da primeira passagem do tenente Cândido Mariano da Silva Rondon – mais tarde transformado no legendário marechal – pelas terras onde fica hoje o município de Vilhena. Até agora, a poder público não havia reverenciado a epopéia militar que constitui o marco da colonização, assinalada pela “pacificação” dos indígenas e a integração de Rondônia ao resto do país através das linhas telegráficas.

A expedição era composta por 42 homens. Os principais auxiliares de Rondon eram o zoólogo Alípio de Miranda Ribeiro; o médico Joaquim Tanajura e os tenentes João Salustiano Lira, encarregado do serviço de observações astronômicas e serviço de vanguarda; Emanuel Silvestre de Amarante (o Major Amarante, nome da avenida principal da cidade), incumbido dos levantamentos topográficos; Alencarliense Fernandes da Costa, comandante do comboio de reforços; e Antônio Pirineus de Souza, comandante de pelotão.

Exatamente em 29 de junho faz cem anos que a Comissão de Rondon armou acampamento na área onde ficava a extinta Estação Telegráfica Vilhena, que mais tarde foi transformada no museu Casa de Rondon. A área ficou conhecida a partir da década de 1960 como “Vilhena Velha”, em cujo entorno existiam várias casas rudimentares, que foram sendo sendo abandonadas por causa do nascimento no novo núcleo urbano às margens da rodovia BR 364, onde efetivamente a cidade de Vilhena se desenvolveu.
Em parceria com a Aciv (Associação Comercial e Industrial de Vilhena), a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Semec) lembrará a data de forma bem modesta: instalará seis banners com fotos e textos alusivos à data no estande da Aciv na 24ª Expovil (Exposição Agropecuária de Vilhena). Também será mostrado no local um documentário em vídeo, produzido por Irio Martinovski, com fotos e a narração da história vilhenense desde a chegada de Rondon.

“Estas iniciativas fazem parte do Projeto Hatisu, desenvolvido pela Semec, e são o primeiro passo para algo mais amplo e que envolve diversos parceiros”, explica o professor de Língua Portuguesa Cledemar Jéferson Batista, colaborador dos trabalhos. Hatisu quer dizer “cesto” na língua nambiquara. “O sentido é valorizar a língua nativa e dar a conotação de que há cesto de informações pertinentes à região”, explica Batista.

O projeto terá prosseguimento durante todo o ano com exposições itinerantes nas escolas e na biblioteca municipal. “Esperamos que em 2011 tenhamos a Casa de Rondon reformada. Neste ano comemoraremos os cem anos da inauguração da estação telegráfica”, lembra o professor.

Apesar da boa vontade e do voluntarismo dos envolvidos no projeto, Vilhena padece do abandono – já há 13 anos – da Casa de Rondon, que deu origem à cidade. Sobre o assunto, João Carlos Regert Neto, agente administrativo da Semec, responde que, ao contrário do que parece, tem havido empenho da administração municipal para recuperar o imóvel.

“Há duas frentes de trabalho neste sentido. Primeiro, a articulação para que a área em que está a casa seja doada pelo Ministério da Defesa ao Município. Em seguida entra a necessidade de que o museu seja tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, esclarece Regert Neto. Depois de cumpridas estas etapas a construção poderá ser recuperada.

Ainda de acordo com Neto, o município tem se preparado para gerir o museu. “Além de estarmos recuperando o material fotográfico e documentos históricos, participamos, em Porto Velho, de uma série de oficinas oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Museus para que o acervo seja mantido de acordo com os critérios desta ciência”, garante o servidor.

O centenário da passagem da expedição militar pelo Planalto dos Parecis ocorre num momento em que Vilhena ganha novos contornos em sua arquitetura. Do rudimentar casebre onde funcionou a estação aos dias de hoje, com prédios modernos no centro, o shopping center em construção e a fama de ser “a Suíça do norte do Brasil” pelos seus indicadores econômicos, a cidade precisa ainda aprender a lição de preservar sua memória. “Isso é importante no processo de construção de sua identidade”, salienta o músico e escritor Mário Guerreiro Mileo, da Academia Vilhenense de Letras.

A CASA ABANDONADA
O índio aculturado Marciano Zonoecê, do estado do Mato Grosso, era telegrafista. Ele e sua mulher, Maria Augusta, viveram e administraram a estação telegráfica durante 26 anos, a partir de 1943. Sete de seus oito filhos nasceram no local. Antes deles, outras pessoas estiveram à frente da estação, mas não deixaram registros e, por isso, os Zonoecê são os primeiros moradores conhecidos foram das aldeias.

Eles se mudaram da estação em 1969 para ficarem em segurança mais perto dos novos moradores não-índios – incluindo militares do 5º Batalhão de Engenharia e Construções (5º BEC), temendo os seguidos ataques de cinta-larga que chegaram a matar seringueiros na região, além de ferir com flecha uma filha de Marciano.
“Após a mudança da família Zonoecê para o novo núcleo populacional, a Casa de Rondon ficou abandonada por 11 anos, sendo reconstruída pela prefeitura em 1980, na administração do prefeito coronel Arnaldo Lopes Martins. Naquele ano foi hasteada em frente à casa a bandeira nacional pelo governador, coronel Jorge Teixeira”. Quem conta esta história é o professor Roberto Scalércio Pires, então tenente do 5º BEC e secretário de Administração e Fazenda da prefeitura. O museu funcionou durante cerca de 15 anos e, ao lado, havia um zoológico. Ambos desativados em 1996.

Roberto Pires, que também é formado em engenharia civil, lembra que a atual Casa de Rondon tem as mesmas características arquitetônicas da construção primitiva. “No entanto, boa parte dos tijolos e o telhado são de 1980”, recorda. Na época da reconstrução, toda a área foi escavada sob o comando do servidor municipal José Romeu Medeiros, que mora agora em Viamão (RS). Foram encontrados muitas ferramentas, peças de ferro e de telégrafo. Mas, não encontraram o “ouro escondido no local por Rondon”, conforme rezava a lenda.

Pires foi colega de farda de um neto de Rondon, o então tenente Antônio Lara Marialva Rondon, que foi chefe de residência especial do 5º BEC de Vilhena, por volta de 1976.

Autoria: Júlio Olivar

Lista dos aprovados será divulgada hoje

A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) divulgará hoje (29/06) a relação dos aprovados no processo seletivo 2009/2. Foram oferecidas vagas para os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia, Química, Matemática e os tecnológicos em Gestão Ambiental, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Cooperativas, Agronegócios e Processos Gerenciais. As aulas serão iniciadas no dia 20 de julho.

Durante as provas realizadas ontem (28/06) a qualidade de ensino e a estrutura física da Facimed foram elogiadas pelos vestibulandos. A jovem Lanara Cintya Almeida, de 17 anos, residente em Pimenta Bueno, se inscreveu no curso de Fisioterapia. Ela disse que escolheu a Facimed por causa da qualidade de seus profissionais e da estrutura física oferecida.
Ângela Kreitlow Oliveira, de 26 anos, moradora de Cacoal, escolheu o curso de matemática pelas boas referencias dadas por colegas que já estão na Instituição. Outro ponto que pesou em sua decisão, foi o incentivo de 30% de desconto para alunos egressos de escolas públicas. “Este incentivo oferecido pela Facimed facilita para muitas pessoas ingressarem no ensino superior”, disse.

O vestibulando Gean Carlos de Aquino, de 24 anos, veio do município de Ministro Andreazza para concorrer a uma das vagas do curso de medicina veterinária. Apesar de estar em fase de recuperação de um acidente e usando aparelho especial para a coluna cervical ele não perdeu a oportunidade de fazer a prova. “Gosto do curso e não quero perder as oportunidades que a Facimed oferece”, enfatizou.

Raimunda Maria Teixeira, de 41 anos, se deslocou de Cuiabá-MT para participar do processo seletivo da Facimed. Ela disputa uma das vagas do curso tecnólogo em Gestão Ambiental e passará a residir em Cacoal, caso seja aprovada. “Trabalho com madeira e quero fazer o curso porque me preocupo com o meio ambiente”, ressaltou.

TSE decide que no Tocantins apenas os 24 deputados podem escolher o “governador tampão”

A exemplo do que ocorre no Estado do Tocantins, onde o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do governador Marcelo Miranda (PMDB) e do vice-governador Paulo Sidnei (PPS) e decidiu pela realização de eleições indiretas, o encargo de eleger o próximo chefe do Poder Executivo Estadual rondoniense poderá ficar para a Assembléia Legislativa de Rondônia , caso o TSE casse o mandato do governador Ivo Cassol e do vice, João Cahúlla.

Por quatro votos a 3, o TSE decidiu que as eleições no Tocantins serão indiretas, ou seja, apenas os 24 deputados estaduais terão direito a voto. A decisão foi baseada no artigo 81 da Constituição Federal, que regulamenta o aspecto sucessório do Poder Executivo Federal, em caso de vacância, estabelecendo, textualmente, o seguinte:

Art. 81 - “vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Republica, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a ultima vaga“
§ 1º ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga pelo Congresso Nacional, na forma da Lei.
DECISÃO CONFUSA Como o acórdão do julgamento do governador do Tocantins ainda não foi publicado, permanece uma série de dúvidas de como será a eleição naquele Estado.

É que, após decidirem pela cassação, os ministros debateram a eficácia da medida. Primeiro, discutiram se deveria haver ou não uma nova eleição. No caso dos dois governadores cassados recentemente - o da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e o do Maranhão, Jackson Lago (PDT) - a corte entendeu que o segundo colocado tomaria posse. Isso porque em ambos os casos o pleito foi para o segundo turno. Já a situação de Miranda era peculiar, pois teve 51% dos votos ainda no primeiro turno. O governador de Rondônia também foi reeleito no primeiro turno.

Por unanimidade, os ministros chegaram à conclusão de que deveria haver um novo pleito. Entretanto, não houve consenso se ele seria direto ou indireto. Por quatro votos a três, o TSE definiu que quem vai escolher o novo governador de Tocantins será a Assembleia Legislativa local. Felix Fischer opinou que a eleição direta era mais democrática, e foi acompanhado por Ayres Britto e pela ministra Eliana Calmon. Marcelo Ribeiro, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Arnaldo Versiani consideraram que o pleito deverá ser indireto.

Por último, o TSE definiu que a decisão só será cumprida após o julgamento de possíveis embargos de declaração que a defesa de Miranda apresentar na corte eleitoral. Para entrar com esse tipo de recurso, é preciso esperar pela publicação do acórdão, que não tem data para acontecer.

Por enquanto existem mais dúvidas do que certezas em relação ao que poderá acontecer no Tocantins, uma vez que o próprio TSE registrou que qualquer cidadão daquele estado poderá candidatar-se à eleição indireta e, ao mesmo tempo, decidiu que somente os deputados estaduais poderão votar, excluindo os dois políticos cassados.

Em Rondônia, pelo menos enquanto permanece no Governo, Cassol tem folgadamente a maioria dos deputados ao seu lado. Teoricamente, apenas três parlamentares seriam de oposição - Professor Dantas, Neri Firigolo e Ribamar Araújo, todos do PT.

Mas até estes mostram, senão simpatia ou fidelidade, uma certa "docilidade" em relação ao Governo. O “petista” Ribamar vive elogiando Cassol. Neri, por sua vez, finge fazer oposição ao governador para poder agradar os líderes de seu partido. Professor Dantas é o que o próprio Cassol não se cansa de dizer: “Não fede e nem cheira”.

Cassol responde a dois processos no TSE - um Recurso Contra Expedição de Diploma, que está prestes a ser julgado, e uma Ação de Investigação Judicial, que, impetrada pelo Ministério Público Eleitoral, foi julgada procedente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, que cassou seu mandato. Ocorre que, na Ação de Investigação, o TRE não intimou o vice-governador João Cahúlla para fazer parte do processo, por isso o TSE deferiu liminar mantendo o governador no cargo. O entndimento é de que Cahúlla deve figurar necessariamente no processo, tendo o direito de se defender, apresentando provas e testemunhas. Esse processo não deve ser julgado tão cedo.

No julgamento da Ação de Investigação Judicial em Rondônia, o TRE entendeu que novas eleições diretas deveriam ser convocadas. De acordo com a Corte Regional, à Assembléia Legislativa caberia convocar estas eleições e o afastamento de Cassol e seu vice seria imediato. Assumiria temporariamente o presidente do Poder Legislativo ou um parlamentar indicado pelo parlamento, enquanto se processariam as eleições diretas, com todos os eleitores do Estado indo às urnas, ao contrário do que definiu o TSE em relação ao Tocantins, onde apenas os 24 parlamentares poderão votar para escolher o chamado “governador tampão”.

Diferente é o recurso Contra Expedição de Diploma movido diretamente no TSE pelo procurador geral eleitoral, Antônio Fernando de Souza. Neste processo, Cassol e Cahúlla foram ouvidos, apresentaram provas, testemunhas e defesa. Também apresentaram alegações finais. O processo está concluso ao relator, que deve colocá-lo em pauta tão logo o TSE retorne do recesso. É nesta ação que, caso se confirme a cassação, o TSE poderá repetir a decisão que tomou em relação ao Tocantins, onde as eleições serão indiretas.

Fonte: Tudo Rondônia
Autor: Tudo Rondônia

Começou nesta sexta-feira o Arraial Flor do Maracujá

A Mostra de Quadrilhas e Bois-bumbás do Arraial Flor do Maracujá, a maior festa folclórica de Rondônia começou nesta sexta-feira. A abertura teve início as 19h30 com a apresentação especial da Quadrinha da 3º Idade do Sesc. A apresentação de todos os 32 grupos folclóricos com uma coreografia especial e a presença de autoridades. “Queremos que esta seja uma linda e grandiosa festa já que marca a despedida do espaço que por 19 anos abrigou o Flor do Maracujá. Por isso preparamos um Arraial com inovações e uma grande estrutura para garantir conforto, segurança e diversão ao público”, enfatiza Jucélis Freitas, secretário da Secel – Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e lazer.

Organizada e patrocinada pelo Governo do Estado a entrada no Arraial Flor do Maracujá é gratuita e esse ano a festa deve receber mais de 15 mil pessoas por noite, e não só para assistir as apresentações dos grupos folclóricos.

Barracas de comidas típicas, artesanato indígena e de grupos de artesãos de vários municípios do estado, parque de diversão, shows musicais são algumas das atrações disponíveis para a diversão do público.

De hoje até o dia 06 de julho o Arraial Flor do Maracujá será palco para 09 (nove) Quadrilhas Mirins, 14 (quatorze) Quadrilhas Adultas, 04 (quatro) Bois-Mirins e 05(cinco) Bois-Bumbás com quatro grupos se apresentando por noite. O espaço onde é realizado o Arraial fica entre as avenidas Farquar, Presidente Dutra, Calama e José Camacho. A entrada é gratuita.

Histórico do Arraial Flor do Maracujá

O Arraial Flor do Maracujá nasceu da necessidade de se conseguir um local apropriado para as apresentações das Quadrilhas e Bois-Bumbás, que acontecem em Porto Velho desde 1920 e que não tinham um espaço adequado. Aconteciam nas escolas, praças, ruas, quintais, ou pequenos locais, com estrutura bem menor do que a que se tem hoje. Com a realização do Arraial Flor do Maracujá, em 1983, ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho, passaram a existir: um amplo curral para as danças dos Grupos Folclóricos, arquibancadas para acomodar o grande público, palco para o serviço de som e para o conjunto que acompanha os Grupos Folclóricos, barracas para a comercialização de bebidas e comidas típicas e um parque de diversão. O Arraial foi transferido em 1990 para uma área bem maior, situada entre as Ruas Farquar e Presidente Dutra X Calama e José Camacho, onde permaneceu até 2003.

Em 2004 e 2005 o Arraial “Flor do Maracujá” foi realizado no Parque de Exposição da Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho. Em 2006, 2007 e 2008, atendendo a muitas solicitações da Comunidade, o Governador do Estado de Rondônia e o Secretário da SECEL conseguiram com que o Arraial voltasse para o local anterior, que já se tornou tradicional.

Origem do nome “Flor do Maracujá”
Foi uma homenagem a uma das primeiras quadrilhas que se tem notícia em Porto Velho, denominada QUADRILHA FLOR DO MARACUJÁ organizado pelo Sr. Joventino Ferreira Filho, morador no Bairro do Triângulo, na década de cinqüenta. As damas embelezavam seus cabelos com as flores de maracujá, que ali existiam em abundância na época junina.

Contam que a Quadrilha Flor do Maracujá dançava ao lado dos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a dança era interrompida toda vez que o trem passava por ali, e que na cerimônia de casamento da quadrilha, o casal de noivos

chegava ao local de apresentação conduzido por uma cegonha (transporte ferroviário usado para manutenção da estrada) e acompanhado pelo sanfoneiro “Bananeira” (já falecido), mestre de muitas gerações de sanfoneiros e de brincantes.

O povo aguardava a chegada da quadrilha no terreiro do seu Joventino. Hoje, milhares de pessoas aguardam, não só pela chegada dos grupos folclóricos, mas também, pelas bebidas e comidas típicas, pelo artesanato, pelas diversões que compõem este grande arraial, que tomou emprestado o nome "FLOR DO MARACUJÁ" e que todo o ano, continua atuante no mês de Junho, revigorando o Folclore em Porto Velho. Neste ano de 2009, o Arraial servirá de palco para 09 (nove) Quadrilhas Mirins, 14 (quatorze) Quadrilhas Adultas, 04 (quatro) Bois-Mirins e 05(cinco) Bois-Bumbás.
Decoração do Arraial

Organizado e patrocinado pelo Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, o Arraial terá novidades esse ano. Para tornar a festa ainda mais bonita a decoração do espaço do Flor do Maracujá ganhou inovações. Além das tradicionais alegorias como a fogueira, os bonecos que representam o casal de brincantes e o portal decorado com elementos que representam as histórias do Boi-bumbá e da quadrilha, as barracas ganharão uma nova decoração. “Todas as barracas terão a frente decorada no estilo das casas de palafita. Utilizaremos materiais que representam a taipa, o pau-a-pique e o barro para representar a estética das moradias tradicionais da região amazônica. Assim, a decoração da festa ficará mais bonita e com mais elementos da cultura popular da região”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Esse ano vamos substituir a palha por outros tipos de matéria prima, que possuem mais qualidade e beleza. O teto das barracas, por exemplo, será de estrutura tubular e coberta com lona colorida no estilo “balão de São João.

Geração de renda
“É importante destacarmos que para a produção dessa grandiosa festa estão envolvidos dezenas de profissionais contratados pelos grupos folclóricos e pelo Governo do Estado. Assim, além de promover o acesso gratuito da população as expressões artísticas de Rondônia o Arraial é também um importante gerador de emprego e renda para a comunidade”, enfatiza Luis Gouveia, gerente de Cultura.

Dados da estrutura
São 140m de arquibancada com 12 degraus com capacidade para abrigar aproximadamente 6 mil pessoas sentadas e mais 50m de camarote que serão suficiente para receber aproximadamente 400 pessoas.

O “curral” de dança terá 40m X 50m todo circundado por grade tubular. Até o ano passado esse gradeado era de madeira rústica. Ao todo são 30 barracas e 45 vagas para ambulantes

Mais de 60 seguranças contratados pela organização e um efetivo de aproximadamente 150 agentes da PM por noite.

Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito, agentes da Secretaria Municipal de Trãnsito e ambulâncias estarão estrategicamente disponibilizadas para atender qualquer ocorrência necessária.

Vigilância Sanitária Municipal fará fiscalização em todas as noites nas barracas e ambulantes para garantir higiene e segurança alimentar

“Por causa da construção do prédio do Ministério Público do Trabalho perdemos 40 metros do espaço. Para adaptar a estrutura da festa tivemos que reduzir o espaço disponível para algumas atrações como às barracas e o parque de diversão. Mas garantimos que o Flor do Maracujá não perderá nada e a festa será linda como todos os anos”, enfatiza Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Ações da Petrobras estão entre as 40 recomendadas pela revista Fortune

A Petrobras foi incluída em matéria publicada hoje (dia 26) no site da Fortune, conceituada revista norte-americana de economia e finanças, entre as 40 empresas cujas ações são recomendadas para quem investe visando garantir segurança na aposentadoria. A Petrobras é a única brasileira na lista, que inclui empresas americanas e estrangeiras, entre as quais estão a Coca-Cola, Procter & Gamble, Johnson & Johnson, MacDonald's, Microsoft, Mastercard, Philips, Total e Unilever.

Analistas citados na matéria referem-se à Petrobras como “uma das companhias melhor posicionadas para crescimento nos próximos anos, com a recuperação dos preços do petróleo, principalmente pelas grandes descobertas em frente ao litoral brasileiro, entre as quais se destaca Tupi, na área do pré-sal, a maior dos últimos 20 anos no mundo”.

A lista é publicada anualmente e, em relação à do ano passado, foram substituídas 28, entre as 40 citadas. A escolha é determinada pelo desempenho das empresas. A revista Fortune é uma das principais revistas de notícias sobre negócios e investimentos do mundo.

Nos Estados Unidos, os papéis da Petrobras são negociados na Bolsa de Nova York, como recibos de ações (ADRs). A valorização dos ADRs em 2009 (até 25/06/2009) foi de, aproximadamente, 67% e 64% para os recibos PBR (ações ordinárias) e PBRA (ações preferenciais), respectivamente.

JUNTA COMERCIAL DE CACOAL COMEMORA FESTA JUNINA.

Junta Comercial de Cacoal – JUCER comemorou com muita animação as festividades do dia de São João, os servidores vestidos com roupas descontraídas típicas das festas juninas alegraram o ambiente de trabalho juntamente com os usuários. Na comemoração ocorrida no dia 26/06/2009, os usuários da Junta Comercial degustarão das comidas típicas das festas juninas e aproveitaram a oportunidade para parabenizar os servidores pela iniciativa, pois o escritório de Cacoal estava todo enfeitado em alusão a data comemorativa.

O contador Admilson da Silva de Pimenta Bueno, juntamente com outros profissionais da contabilidade que participaram da festa, elogiaram a decoração do Escritório de Cacoal, bem como parabenizaram os funcionários pela brilhante idéia de comemorar o dia São João, pois isso significa maior entrosamento entre os usuários e a Junta Comercial.
A equipe da Junta Comercial de Cacoal é composta por Ana Menezes, Larissa Helen, Luzia Lima Ribeiro de Góis, Marcio Sugahara e Tatiele Lorscheider.

ITA Park estreia na Expovil

Considerado um dos maiores parques de diversões do país, o Ita Park está pela primeira vez em Rondônia

O parque de diversões Ita Park promete ser uma das atrações da Expovil 2009, que começa neste sábado 27, em Vilhena. Pela primeira vez em Rondônia, o Ita Park trouxe uma unidade itinerante composta de 17 equipamentos, entre brinquedos infantis, juvenis e adultos. “Nossa intenção é deixarmos uma unidade móvel na região para atender os estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso”, disse Romildo Lombardi.

Entre as principais atrações que o Ita Park trouxe para a Expovil estão o Magic Loop, uma montanha russa com 48 metros de percurso e que dá um loop (giro) de 360 graus; o Tapete Flutuante, um dos brinquedos de maior sucesso na Europa; o Kamikase, aparelho de fabricação italiana; e a Roda Panorâmica, uma roda gigante de 18 metros de altura. Entre os aparelhos infantis, o destaque é a Grugumela, uma mini-montanha russa, além dos brinquedos tradicionais, como o Elefantinho e o Carrocel Americano. Na Expovil serão vendidos ingressos individuais e cartelas com três unidades.

De acordo com Lombardi, “além dos equipamentos considerados de 1º mundo, o grande diferencial do Ita Park é o primor pela qualidade e segurança de seus brinquedos”. Ele destaca que as manutenções periódicas são uma prioridade da empresa, que conta com 75 anos de tradição. Hoje o Ita Park conta com unidades fixas em três cidades brasileiras, além de oito unidades móveis, que atende as principais cidades do país. Da Expovil, em Vilhena, o parque segue para Ariquemes e Porto Velho.

José Antonio Sant'Ana
Assessor de Imprensa - Aviagro

PSOL de Porto Velho realiza Plenária Municipal no próximo Sábado

O Partido Socialismo e Liberdade – Diretório Municipal de Porto Velho realiza no próximo dia 27 de junho, na sede do partido, situado na AV. Calama 3464, Embratel, apartir das 09h.

Na pauta do encontro municipal, será a escolha dos delegados que irão participar do Congresso Estadual do P-SOL no mês de julho e posteriormente representar Rondônia no Congresso Nacional no mês de agosto em São Paulo.

O Presidente do PSOL de Porto Velho, empresário Muniz da Big mel informa ainda que serão discutidos os seguintes assuntos: Política de alianças, Informes em geral, questões organizativas e financeiras.

“Estamos empenhados na estruturação do partido na capital, em aumentar os números de filiados com objetivo de 2010 participarmos ativamente do processo eleitoral.” Informou Muniz.

O presidente da legenda regional Professor Adilson Siqueira disse que em breve o partido terá novidades para seus filiados, “o PSOL está crescendo em Rondônia, e aproveito a oportunidade, deixo nosso telefone à disposição dos amigos e simpatizantes para obterem mais informações, nosso número é 69 4141-0033 ou 9261-8554,” finalizou Adilson Siqueira.

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 10 anos de Ji-Cred

Uma Sessão Solene será realizada na próxima segunda-feira, 29 de junho, em homenagem aos dez anos de criação da Ji-Cred. A homenagem foi solicitada pela Vereadora Solange Pereira (PMDB) que utilizou a tribuna nesta semana para ressaltar a importância do trabalho prestado pela entidade.

Solange ressaltou que a Ji-Cred é uma iniciativa que tem contribuído para o desenvolvimento de Ji-Paraná implantando vários projetos voltados para sociedade. A vereadora citou como exemplo, os projetos desenvolvidos pela Fundação Ji-Cred, responsável pela administração do Aeroporto Municipal, projeto Social Sonho Meu, que atende dezenas de crianças de nossa cidade e o Projeto Ceasa voltado para a agricultura.

“É uma instituição que só tem trazido benefícios para nosso município e merece tamanha homenagem”, disse Solange.

O Presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB), lembrou que a Fundação Ji-Cred tem atuado em vários setores produtivos da cidade, apoiando a agricultura melhorando a economia local. Nilton ressaltou ainda que por meio da Cooperativa de Credito Rural de Ji-Paraná, a cidade ganha duas vezes, porque ao contrários dos grandes bancos nacionais, o dinheiro aplicado pelos cooperados ficam em Ji-Paraná e acabam investidos na cidade, estimulando a indústria, comércio, serviços e novos negócios.

Ji - Cred - A Cooperativa de Crédito Rural de Ji-Paraná, Ji-Cred foi inaugurada oficialmente no dia 16 de junho de 1999, a cooperativa surgiu com o desafio de vencer barreiras e conquistar a confiança de centenas de sócios-investidores. Fez bem mais do que isso. Tornou-se uma instituição financeira de sucesso, com grande envolvimento junto à sociedade local e destacadas ações de responsabilidade social.

Hoje, a Ji-Cred lidera o ranking das cooperativas participantes do Sistema de Crédito Cooperativo do Noroeste Brasileiro (Sistema Credisis) e se transformou numa das maiores instituições financeiras do Estado, com benefícios diretos e indiretos para toda a população da região de Ji-Paraná, onde a cooperativa concentra suas atividades.

Irã detém jornalistas de veículo do presidenciável Houssein Mousavi

Na última segunda-feira (22), autoridades iranianas prenderam cerca de 20 jornalistas do veículo impresso Kalemeh Sabz, pertencente ao candidato à Presidência Mir Hossein Mousavi. Segundo Alireza Beheshti, que trabalha na redação do periódico, os agentes da polícia não deram justificativas no momento da detenção.

Beheshti afirmou ainda que entre os presos havia ao menos cinco mulheres, libertadas na noite da última terça-feira (23). O jornal Kalemeh Sabz é de propriedade do Houssein Mousavi, candidato derrotado por Mahmoud Ahmadinejad nas últimas eleições presidenciais do país.

Mousavi, ferrenho opositor do atual presidente do Irã, encabeça mobilização no país que pede por nova eleição. A suspeita, levantada pelo político e por milhares de críticos de Ahmadinejad, é de que a contagem dos votos do pleito foi realizada de forma irregular.

Desde 13 de junho, dia do anúncio da vitória de Ahmadinejad, milhares de opositores do atual presidente saíram as ruas para protestar. Desde então, as mobilizações resultaram em pelo menos dez mortos e mais de 100 feridos. Como represália, o governo do país também adotou medidas de restrição à imprensa, vetando o trabalho de correspondentes e realizando prisões de jornalistas. A informação é da agência Efe.

ALE colhe sugestões de Ariquemes para discussão do Código Florestal

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (24), audiência pública na qual os deputados, juntamente com a sociedade e segmentos envolvidos estiveram discutindo e traçando os interesses regionais em relação à reforma na Lei 4.771/65, que dispõe sobre o Código Florestal Brasileiro. A audiência foi requerida pelo deputado Luiz Cláudio (PTN). Durante a audiência, diversas sugestões feitas pelos produtores e representantes ligados à agricultura em relação às alterações no Código Florestal Brasileiro foram encaminhados à mesa, as quais farão parte do documento final que será encaminhado ao Congresso Nacional.

Participaram da audiência pública os deputados Neodi Carlos (PSDC), presidente da Assembleia Legislativa, que presidiu os trabalhos, Luiz Cláudio (proponente), Daniela Amorim (PTB), Édson Martins (PMDB), Tiziu Jidalias (PMDB) e Ribamar Araújo (PT), além do prefeito Confúcio Moura (PMDB), do presidente da Câmara de Vereadores, Saulo Moreira (PDT) e presidentes e representantes de diversos segmentos.

O deputado Luiz Cláudio, proponente da audiência pública, lamentou que poucos pecuaristas participaram dessa primeira audiência. “Precisamos chamar a atenção dessa classe porque é de grande importância que participem - sejam grandes ou pequenos produtores. Depois não adianta culpar os políticos. A Fetagro já apresentou proposta no Congresso Nacional para a agricultura familiar e está aqui o Chico Padre representando os grandes produtores. Mas sozinhos não podemos fazer nada. Há poucos dias encerramos a CPI do Leite, na qual conseguimos instituir o Conseleite que surgiu da participação da Assembleia Legislativa, preocupada com o desenvolvimento deste Estado. Temos o zoneamento que tem suas áreas demarcadas e vamos cruzar os braços enquanto o Congresso Nacional decida a mudança no Código Florestal Brasileiro sem nos manifestarmos?”, questionou.

Disse ainda que a Zona 1 é a zona produtora. “Tem que ter 50% de Reserva Legal e tem que recuperar as matas ciliares. Concordo com isso. O desmatamento sem critério foi realizado por incentivo do Incra. Agora o produtor tem que plantar floresta.

O Ministério da Agricultura divulgou ontem o Plano Safra 2009/2010 onde vai dispor muito dinheiro para o financiamento, mas como o agricultor vai captar esses recursos se suas terras não estão regularizadas? Querem que preservemos, mas não temos subsídios, o juro não é mais baixo. Não é uma instituição sozinha que vai conseguir resolver essas questões. Temos que fazer uma discussão ampla e apresentar um documento ao Congresso Nacional, documento nascido da vontade do produtor rural. Que ao ouvir as palestras , os produtores expressem sua opinião para apresentar após as cinco audiências, uma proposta para o Congresso Nacional. Não podemos aceitar o que se decide em Brasília sem questionar. Temos 67 a 70% de floresta. Não podemos reduzir a produção. Não existe base científica para deixar de plantar alimento. Precisamos sim, é investir em tecnologia”, afirmou.

Informou que a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) tem defendido uma reforma melhor para os nossos pecuaristas e foi convidada para participar de pelo menos uma das audiências. Mesmo que não possa vir estará enviando um representante”, ressaltou.

As melhores práticas para desenvolver líderes e novos talentos no Brasil através do e-Learning

Nick van Dam, diretor mundial de Desenvolvimento da Deloitte, será um dos palestrantes do Congresso e-Learning Brasil, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho próximo no Centro de Convenções do World Trade Center de São Paulo. Ele abordará as 25 melhores práticas em aprendizado e desenvolvimento de talentos, tema de seu livro que estará sendo lançado, em português, no dia 24 de junho.

O evento, promovido pela Micro Power, terá também a participação de outros grandes nomes desse setor como Elliott Masie, consultor em treinamento corporativo; João Cox, presidente da Claro; Martin Nelzow presidente da Boehringer Ingelheim Brasil; Paulo Nathanael, presidente emérito do conselho do CIEE e Carlos Faccina, presidente da Business School SP.

São esperadas cerca de 600 pessoas nos dois dias do Congresso e-Learning Brasil cujo objetivo é consolidar a prática do e-Learning (uso da tecnologia para suportar os processo de ensino-aprendizado) no Brasil. “Nossa expectativa é transmitir aos participantes as melhores práticas no uso das tecnologias para o desenvolvimento dos líderes e talentos no Brasil”, afirma Daniel Musulin Soeltl, diretor de marketing e vendas da MicroPower.



Sobre as palestras



Em sua apresentação, Elliott Masie irá compartilhar sua visão do sobre a evolução do aprendizado social e coletivo, e sobre como o conhecimento vem sendo construído e compartilhado. Ele finalizará com um tópico de muita relevância nos tempos atuais: incertezas com as quais as pessoas defrontam-se no dia a dia, no ambiente de trabalho, na sociedade, na economia, e como isso influencia o desenvolvimento de talentos.

João Cox - eleito personalidade de vendas do ano em 2009 pela ADVB - e Martin Nelzow irão compartilhar suas percepções quanto à contribuição efetiva dos investimentos nas ações de desenvolvimento de talentos nos resultados de sua organização. Eles falarão também sobre as melhores práticas, lições aprendidas e planejamento futuro para desenvolver e reter os talentos que se responsabilizarão pela perpetuidade, com sustentabilidade dos negócios nos próximos 10 anos.

Paulo Nathanael - também patrono do prêmio e-Learning Brasil 2009/2010 - e Carlos Faccina vão debater e compartilhar suas visões sobre o que há de errado com os modelos convencionais de educação gerencial, gestão dos negócios, e como os professores e profissionais de desenvolvimento de pessoas devem atuar com o apoio das tecnologias atuais e emergentes para quebrar as barreiras e integrar as áreas do conhecimento, contribuindo dessa forma no preparo efetivo dos Talentos das gerações X, Y e Z.

A MicroPower tem realizado o e-Learning Brasil no WTC Convention Center nos últimos nove anos. Segundo Soeltl, a escolha deve-se à qualidade das instalações e serviços prestados no WTC.



Sobre o Centro de Convenções do WTC:



Localizado na região da Berrini, a 6 km do Aeroporto de Congonhas e 36 km de Guarulhos, o WTC Convention Center é um dos maiores espaços para eventos da América Latina, integrado a um hotel. São aproximadamente 12 mil m² divididos em mais de 50 espaços flexíveis, que podem acomodar desde grandes eventos corporativos e culturais até pequenas reuniões e encontros de negócios.

Entre os espaços nobres do WTC Convention Center há o WTC Ballroom, com 1,2 mil m2, que pode ser dividido em quatro salas menores, cercado de amplos foyers para coffee breaks e montagem de estandes, e dois teatros com poltronas fixas (para 71 lugares e 540 lugares).

O Centro de Convenções do WTC oferece infra-estrutura completa e atendimento personalizado. Conta com uma equipe profissional de apoio que garante aos participantes dos congressos e convenções toda a tranqüilidade, segurança e variadas opções de cardápios minuciosamente estudados e preparados conforme a necessidade e característica de cada evento.

Além do Centro de Convenções, o WTC São Paulo oferece o WTC Golden Hall, um espaço multifuncional, com mais de 3 mil m² de arena livre com pé-direito de 15 m, que permite inúmeras possibilidades de montagens e acomoda até 2,5 mil pessoas.



Para mais informações sobre os próximos eventos do WTC Convention Center:



Assessoria de Comunicação WTC

Contato: Amarilis Bertachini

amarilis@simcomunicacao.com

(011) 3043.7376

(011) 8469.9916

Procurador do Trabalho critica decisão que transfere para Justiça Comum competência sobre concurso no Acre

Decisão do Supremo Tribunal Federal que transferiu para o Ministério Público Estadual (MPE) a competência sobre concurso simplificado promovido pelo DETRAN do Estado do Acre foi criticada pelo Procurador do Trabalho Bernardo Mata Schuch, da Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco, Capital acreana. Para o procurador, o concurso não atende aos requisitos constitucionais e alija os trabalhadores acreanos do direito de concorrer a um cargo público efetivo.

Em “Nota” à sociedade acreana”, o Procurador do Trabalho esclarece que o Ministério Público do Trabalho vem atuando nesta questão da mão de obra do DETRAN de longa data, tendo, inclusive, logrado êxito perante a Justiça do Trabalho, e que a Reclamação n° 7976, que cassou os atos decisórios da Justiça Trabalhista “distorce o teor de liminar proferida na ADI n° 3395 e parece afrontar a Súmula nº 734 do próprio Supremo”.

Confira a íntegra da Nota

“Nota de esclarecimento à sociedade acreana

O processo seletivo simplificado (Edital nº 01/2009) para contratação, em caráter temporário e por prazo determinado, de pessoal de nível médio e superior, não preenche os requisitos constitucionais e legais para admissão no serviço público, tendo sido pautado exclusivamente na análise curricular e na entrevista dos candidatos.

Vale lembrar: concurso público para cargo efetivo, realizado mediante provas objetivas, é um direito difuso, ou seja, de todos.

O Ministério Público do Trabalho vem atuando nesta questão da mão de obra do DETRAN de longa data, tendo, inclusive, logrado êxito, perante a Justiça do Trabalho, na Ação Civil Pública nº 00311-2006-403-14-01-0, já transitada em julgado desde 2006, que impõe ao DETRAN/AC a obrigação de “se abster de admitir servidores sem prévia aprovação em concurso público, conforme preconizado no inciso II do art. 37 da Constituição da república, salvo quando efetivamente preenchidos os requisitos previstos nos incisos V e IX do referido dispositivo constitucional” .

Portanto, no entender do MPT e da Justiça do Trabalho, a surpreendente divulgação do resultado do processo seletivo simplificado (Edital nº 01/2009), realizada no sítio “detran.ac.gov.br”, bem como no DOE de 17/06/09, é absolutamente inócua e nula.

Ocorre que o C. STF, na Reclamação nº 7976, em uma decisão da qual o MPT, até a presente data, ainda não foi intimado oficialmente (e, com a devida vênia, distorcendo o teor da própria liminar proferida na ADI nº 3395), decidiu por cassar os atos decisórios e declarar a competência da Justiça Comum Estadual para julgar a referida ACP.

Por essa razão é que, na data de hoje, 19/06/09, remete-se cópia dos autos ao Ministério Público Estadual, para as providências que este órgão, igualmente legitimado ativo, entender de direito.

O MPT acredita que nada justifica mais de duas décadas sem concurso público no DETRAN/AC. Nem um ano, nem um mês, nem um dia a mais.

O MPT acredita, a despeito da legítima manobra processual intentada, que os trabalhadores acreanos têm o direito de concorrer a um cargo público efetivo, mediante prova que contenha critérios objetivos na seleção, o que não só asseguraria ao cidadão um serviço público de qualidade como garantiria ao próprio servidor a plenitude do exercício dos seus direitos sociais.

O MPT confia que a Justiça Estadual, uma vez provocada, saberá dar, em caráter de urgência, o tratamento que a sociedade acreana merece e, certamente, haverá de exigir no caso concreto.

Bernardo Mata Schuch

PROCURADOR DO TRABALHO

Entenda o caso – Em março do corrente ano (2009), a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Detran abriram prazo (segunda-feira, 16) para inscrições de concurso simplificado visando a contratação de profissionais para atuar no Departamento. O órgão estatal ofereceu 70 vagas, sendo 55 para nível médio distribuídas nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia, e 15 para nível superior – estas apenas para Rio Branco.

As vagas de nível médio são para Técnicos administrativos, para executar trabalhos nas áreas de recursos humanos, administração e atendimento do Detran e as de nível superior para Assistente Técnico nas áreas de Administração, Advogacia, Contabilidade, Análise de sistema, Pedagogia e Engenharia civil. A seleção dos candidatos foi feita através de análise curricular e entrevista dos candidatos.

ASCOM -PRT 14ª REGIÃO

Escolas de Ariquemes recebem materiais didáticos

Jogos de montar dinossauros, lobos da floresta; dominó com alfabetização; jogos de dama; bolas e redes para vôlei, basquete e futsal; e outros materiais didáticos que irão complementar as aulas dos estudantes da Rede Pública Estadual foram entregues nesta quarta-feira (17), pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (Seduc), à Secretaria Executiva Regional de Ariquemes. Logo após o feriado, na manhã desta sexta-feira (19), os professores e diretores de várias instituições da rede pública estadual compareceram na Secretaria para conferir de perto o material.

Depois de uma reunião com o secretário da pasta, Edson Ker, os docentes conferiram os materiais, que se acumularam aos armários, carteiras e cadeiras escolares e outros que haviam chegado há alguns dias em outra remessa.

Segundo o secretário executivo Regional, os materiais serão entregues às escolas estaduais na próxima semana.

Limpeza

Além dos jogos didáticos e outros materiais enviados pelo Governo do Estado, através da Seduc, os professores e diretores das escolas ficaram surpresos com o envio de materiais de higiene e limpeza para as instituições de ensino. “Nunca havíamos recebido este tipo de material para as escolas”, disse a chefe da Representação de Ensino de Ariquemes (REN), Albaniza Sá. Os colegas de profissão concordaram e alguns acrescentaram ainda que, “na verdade as escolas estaduais nunca haviam recebido tanta coisa como estão recebendo depois que foi criada esta Regional em Ariquemes”.

Economia

Para Edson Ker, a satisfação dos professores e diretores das escolas é uma demonstração simples e clara de que a criação das Secretarias Regionais são uma necessidade para o governo no sentido de agilizar os trabalhos realizados no Estado. “Antigamente tudo era feito pela Capital e os materiais demoravam muito para chegar até as instituições. Hoje, a realidade é outra, os órgãos do Estado têm recebido suprimentos periodicamente. Além disso, temos uma oficina que faz manutenção para a frota dos veículos estaduais da área de abrangência da nossa Secretaria. Esta indicação do deputado Tiziu Jidalias de criar estas Secretarias, realmente é de suma importância, pois além de atender melhor as instituições estaduais, têm gerado uma economia significativa para o Estado”, resume o secretário.

Secretaria Executiva Regional de Ariquemes

Assessoria de imprensa: Jaqueline Alencar

A INOPERÂNCIA GERA CEGUEIRA...

Porque a Federação Nacional dos Jornalistas e seus sindicatos apressam-se em obscurecer a visão de vanguarda que Supremo Tribunal obteve ao extinguir a lei 5.250/67 e abolir a obrigatoriedade do Curso de Jornalismo para obtenção de registro nas Delegacias do Trabalho? Qualquer pessoa, com um pouco de esclarecimento, percebe que essas decisões dos ministros supervalorizaram o Curso de Jornalismo.

Diferentemente do discurso da FENAJ e seus Sindicatos, “As pessoas vão perder o interesse pelo Curso de Jornalismo”, “O Curso de Jornalismo vai acabar no Brasil”, “Qualquer pessoa pode ir às Delegacias do Trabalho e exigir seu registro como jornalista”... Ora, essa falácia pessimista, com tom de desespero antecipado, demonstra o quanto está longe da realidade a Instituição que “defende” os interesses dos jornalistas no Brasil. O pior de tudo isso: organizaram conferências em várias universidades brasileiras e inflamam os acadêmicos de jornalismo com essa cegueira, própria da inoperância de uma instituição decadente.

É evidente que a complexidade das transformações que estão acontecendo no país, sobre liberdade de expressão e regulamentação dos profissionais de comunicação, exige um pouco de “QI” daqueles que vão sentar-se à mesa para traçar o mapa do novo horizonte. Sugiro às lideranças da FENAJ e seus subsidiários para que se preocupem mais em sensibilizar nossos congressistas para necessidade da urgência de regulamentação do artigo 220 da nossa Constituição e fazer uma reflexão sobre a “burrada” que estão fazendo ao colidir com as necessárias modificações que a classe jornalística depende e que já está em curso (antes que seja tarde e fique claro que esse atual comportamento é o mesmo que “nadar” contra a realidade).

Deixo a pergunta: como será possível a uma pessoa qualquer ir à Delegacia do Trabalho e exigir seu registro de jornalista sem antes um diretor de empresa de comunicação aferir sua competência para a função? Bom, a resposta a esta pergunta esclarece o quanto um Curso de Jornalismo será valorizado para aquele que o possui na hora de fazer sua efetivação numa empresa de comunicação.

Jeovane Pereira.

Oposição Sindical: Para Toco, Amaral da Força Sindical deve explicações à Justiça e aos trabalhadores do Estado de Rondônia.

O líder do Movimento de Oposição Sindical, Raimundo Soares da Costa, popularmente conhecido como “Toco”, rebateu criticas feitas pelo presidente da Força Sindical, Antonio Acácio Moraes do Amaral, que em matéria publicada recentemente no jornal eletrônico www.rondonoticias.com.br, tentou explicar os baixos salários que estão nas convenções coletivas de Rondônia e fez ataques sem fundamento.

Amaral alega que os trabalhadores da construção civil pesada de Rondônia ganham menos do que os de São Paulo “porque anteriormente não havia nenhuma empresa de grande porte no Estado”; no entanto, não explica porque assinou um acordo coletivo com a empresa Odebrecht em 2008 e, já não incluiu nele pisos maiores. Além disso, já está provado que a construção leve do Acre, após ter sido escorraçado daquele Estado e dos processos de negociação de lá, conseguiu este ano valores superiores aos de Rondônia, já computados os aumentos concedidos pela Odebrecht e Camargo Correia em 2009.

Para Toco, Amaral fala muito e não faz nada, diz que teria uma grande experiência sindical de mais de 30 anos; entretanto, sua atuação só tem prejudicado os trabalhadores e beneficiados os patrões nos últimos anos, como comprava Ação Civil Pública movida contra ele pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de número 0127.2009.008.00.14-0, na 8ª Vara da Justiça do Trabalho, cujo inteiro teor está disponível na internet no endereço eletrônico www.trt14.jus.br, que resultou na anulação da eleição irregular feita por Amaral no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICCERO).

O líder da oposição sindical se encontra atualmente afastado pelo INSS devido a um acidente de trabalho, o que evidentemente não lhe retira qualquer direito sindical assegurado na Constituição Federal, inclusive o de filiar-se, votar e ser votado. Além disso, Amaral faz afirmações falsas, de “que Toco pertence à categoria do transporte”, pois Sentença da Justiça do Trabalho no processo de número 0129.2009.006.14.00-6 da 6ª Vara do Trabalho, lhe garantiu através de Liminar o direito de filiação imediata no STICCERO.

Toco questiona qual é o emprego de Amaral? Se o FGTS e a previdência dele estão sendo recolhidos por alguma empresa da construção civil, já que nas inúmeras procurações que ele recebeu de sindicatos, consta apenas que ele é “administrador”.

Sobre a alegação de Amaral de suposta falta de experiência em negociação dos trabalhadores na construção civil, Toco informa que a Oposição Sindical está recebendo apoio e assessoria competentes, dentre outras entidades sindicais realmente comprometidas com os trabalhadores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção (CONTICOM-CUT), e que certamente do tipo de “experiência” de Amaral e sua troupe de seguranças da PM o pessoal da construção civil quer distância.

A oposição informa que já está encaminhando uma pauta de reivindicações com novos pisos salariais, já que a “herança” deixada por Amaral é uma verdadeira vergonha, além de outros benefícios que as empresas Camargo Correia e Odebrecht praticam em outras regiões do Brasil. Com a expulsão de Amaral do STICCERO, determinada pela Justiça, o Sindicato será conduzido durante oito meses por uma administração indicada pelo MPT e nomeada pela Justiça do Trabalho; a qual fará o resgate da dignidade e transparência da entidade para os trabalhadores, assegurando o direito de ampla filiação e eleições sindicais transparentes e democráticas.

Danny Bueno – Assessoria de Imprensa do MOSCC

Governador Ivo Cassol assina ordem de serviço das obras do esgoto sanitário de Porto Velho

Numa cerimônia bastante concorrida realizada no início da noite desta sexta-feira (19) no Campo do 13, no bairro Embratel em Porto Velho, o governador Ivo Cassol o secretário de Estado de Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, o diretor do Consórcio Cowan, Paulo Toller, assinaram a ordem de serviço da execução das obras do esgotamento sanitário de Porto Velho, que teve como testemunhas a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Russeff e o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

O governador foi muito aplaudido pelo público presente começou seu pronunciamento agradecendo à ministra por tudo que fez por Rondônia: “eu quero agradecer essa mulher extraordinária, arrojada que é considerada a mãe do PAC e que tem ajudado muito Rondônia, ministra Dilma Russeff”, que também foi amplamente aplaudida.

Cassol disse que tem lutado desde que assumiu a administração do estado para viabilizar a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia – Caerd, que antes era apenas um cabide de emprego, mas que hoje é uma empresa séria que presta um relevante serviço no estado. O governador também ressaltou a parceria com o Governo Federal a exemplo do contrato para tratamento do esgoto sanitário de Porto Velho no valor de R$ 644.877.842.00 milhões, sendo que R$ 248.960.622,02 milhões é contra partida do Governo do Estado. Cassol também ressaltou os mais de R$ 750 milhões em investimentos em obras espalhados por todo o estado a exemplo do Centro Político Administrativo – CPA, o teatro, o hospital de Cacoal e tantos outros.

Por fim o governador Cassol agradeceu o presidente Lula pela parceria e deu um chapéu que é símbolo de trabalho para Dilma Russef, ressaltando que a ministra fala pouco, mas cumpre o que promete.

Falando ao grande público presente, Dilma Russeff disse que as usinas são importantes para o desenvolvimento do Brasil, mas o povo de Rondônia também é importante para o país, por isso merece água e esgoto sanitário tratado e é uma forma de mostrar para o mundo que é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental e qualidade de vida para a população. A ministra também ressaltou que os quatro primeiros meses deste ano foram gerados mais empregos em Rondônia que o ano de 2008 e disse que há vários anos o estado vem registrando um crescimento três vezes maior que o restante do país.

Após a solenidade o governador acompanhou a ministra Dilma Roussef à Base Aérea de Porto Velho onde se despediram. A comitiva retornou a Brasília e Cassol cumpre agenda neste sábado no Cone Sul, em Corumbiara e Colorado D’Oeste, quando visita a Expocol, a exposição local.

Penitenciária Federal de Porto Velho entra em funcionamento com o apoio do Estado

“Graças ao apoio do Governo de Rondônia estamos inaugurando em Porto Velho a terceira Penitenciária Federal do país”. A afirmação é do diretor do Sistema Penitenciário Federal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Wilson Salles Damásio, durante a solenidade de inauguração nesta sexta-feira (19).

Se referindo ao Acordo de Cooperação Técnica firmada com o Estado para ajudar no funcionamento da Unidade, que atualmente não tem efetivo suficiente, o representante do Ministério da Justiça disse que é a primeira vez que uma penitenciária do Sistema Federal entra em funcionamento com o apoio de um Estado Federativo. “Rondônia destacará policiais militares para auxiliar na guarda externa e técnicos para auxiliar nas atividades penitenciárias”, disse.

“O Sistema Penitenciário Federal é dos estados, porque serve para o estados. De todos os presos que temos hoje, pelo menos 90% são estaduais”, explicou Damásio.

Diversas autoridades dos órgãos de segurança pública federais, estaduais e também do judiciário prestigiaram o evento. A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), através do secretário Adjunto, Gabriel Tomasete, e a Secretaria de Estado de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec), com o secretário Evilásio Sena, foram convidados de honra na solenidade.

Em seu pronunciamento, o adjunto da Sejus destacou a parceria do Governo Estadual com o Ministério da Justiça na questão prisional. “A transferência de mais de 20 presos, em 2006, para a Penitenciária Federal de Catanduvas facilitou no processo de reorganização, aliado aos investimentos estaduais pelo governador Ivo Cassol na melhoria do Sistema rondoniense. Diminuímos drasticamente a ocorrência de rebeliões e mortes nos presídios de Rondônia, graças à política adotada pela atual gestão”, destacou.

A Penitenciária
São 12,6 metros quadrados de área construída e capacidade para 208 presos em celas individuais, divididas em quatro alas.

Equipamentos de segurança de última geração, como aparelhos de Raio-X, de coleta de impressão digital e detectores de metais, são alguns dos instrumentos para garantir a segurança seja feita de maneira eficaz e eficiente. O presídio será monitorado 24 horas por dia por cerca de 200 câmeras de vídeo. As imagens serão acompanhadas em tempo real em três centrais de monitoramento – na própria unidade, na superintendência da Polícia Federal de Porto Velho e na central de inteligência penitenciária do Depen, em Brasília.

Luiz Alexandre

Projeto de Expedito Júnior permite que as permissões dos taxis sejam transmitidas por herança

Depois de apoiar a categoria dos mototaxistas, o senador Expedito Júnior (RP/RO) apresentou um projeto de lei para beneficiar os motoristas de táxi. Trata-se do PLS nº 253/2009, que permite ao detentor da permissão para explorar o serviço de táxi transferir a sua titularidade a outra pessoa, seja gratuitamente ou por cobrança, ou ainda por herança em caso de óbito. Pela proposta, também é permitida a locação de permissão. “Trata-se de uma reivindicação antiga e justa dos taxistas, para que possam transmitir por herança a “placa” do taxi, que nada mais é do que a fonte de renda da família”, justificou o senador.

Nas grandes cidades, a exploração do serviço de táxi é condicionada à outorga, pelo poder público, de autorizações específicas. Desenvolveu-se, assim, a prática da comercialização e locação dessas autorizações. Mas esse tipo de recurso não tem legislação própria, o que deixa na clandestinidade milhares de profissionais que comercializam ou “alugam” essas permissões. “É inegável que o mercado de autorizações existe, movido por uma permanente e sempre grande demanda”, afirmou Expedito Júnior.

Para o senador, esse mercado, hoje precário, passará a ser dotado de maior confiabilidade jurídica, podendo, inclusive, ser objeto da tutela do Poder Judiciário. “Essa situação deve interessar não somente aos detentores de autorizações, mas, particularmente, aos usuários, já que uma situação jurídica mais segura para os prestadores de serviço se refletirá em maior segurança também para o consumidor. Mais do que isso, a proposta é justa socialmente porque não retira da família a fonte de rendimentos se ocorrer o óbito do taxista”, defendeu Expedito Júnior.

Fabíola Góis

Marinha Raupp ressalta importância da vinda da ministra Dilma a RO

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cumpre agenda em Rondônia nesta sexta-feira (19/06), onde irá fazer um balanço das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para a deputada federal Marinha Raupp (PMDB), a visita da ministra contribuirá para uma maior aproximação entre a Casa Civil, da Presidência República com o estado de Rondônia, possibilitando a concretização de projetos voltados ao fortalecimento dos municípios rondonienses.

Entre as importantes obras do PAC em Rondônia, Marinha Raupp destaca a construção e pavimentação da BR-429, incluída no Programa por iniviativa da parlamentar, que em 2008, durante audiência com a ministra Dilma, havia feito um relato da importância da rodovia para o estado e solicitado, por meio de indicação, que a BR-429 fosse contemplada no PAC. Nesse sentido, Marinha Raupp agradece o apoio da ministra e do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Marinha Raupp lembra que a pavimentação da BR-429 já começou a se tornar realidade. As obras dos trechos da 9ª Linha até Alvorada do Oeste e de Alvorada do Oeste até São Miguel do Guaporé, numa extensão de 98,44 Km, já foram iniciadas. Segundo Marinha Raupp, a conclusão das obras da BR-429 será essencial para promover o desenvolvimento de Rondônia, representando uma conquista particular de cada morador dos municípios da região.

A parlamentar também enfatizou a inclusão de obras de saneamento sanitário no PAC, destacando a que será realizada na capital Porto Velho. Essa ação garantirá a instalação de tubulações para a coleta do esgoto, além da construção de estações elevatórias e de tratamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

A deputada Marinha Raupp ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela ministra Dilma Rousseff frente ao PAC, onde foram garantidos recursos para a concretização de importantes obras em todo o País. Em Rondônia, serão investidos R$ 32,3 bilhões em áreas como rodovias, energia, saneamento, infra-estrutura social e urbana, educação e habitação.

Também estarão presentes os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, das Cidades Márcio Fortes e o ministro interino do Ministério de Minas e Energia Márcio Zimmermann, que integram o Grupo Gestor do PAC, coordenado pela ministra Dilma Rousseff.

Câmara dos Deputados vota projeto de lei que regulamenta gorjeta

Belo Horizonte, junho de 2009 – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ) aprovou na terça-feira (16) o Projeto de Lei 252/07, de autoria do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que regulamenta a taxa de serviço – conhecida como gorjeta – sobre despesas em bares, restaurantes, hotéis e similares. O texto foi aprovado em caráter conclusivo e, caso não receba recurso para votação pelo Plenário, seguirá para análise do Senado.

O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), recomendou que fosse acolhido ao projeto o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A proposta aprovada não estipula o percentual da taxa de serviço, ao contrário do texto original de Gilmar Machado, que estabelecia a colaboração em 10% do valor da conta. O substitutivo determina que o valor arrecadado deva ser integralmente distribuído aos funcionários, mas faculta a destinação de 20% do montante ao pagamento de encargos sociais e previdenciários dos empregados.

Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Jr., a proposta é um avanço. O setor tem exigido há anos uma lei que regulamente este repasse, a fim de diminuir a insegurança dos empresários e remunerar da melhor forma seus funcionários, oferecendo atendimento adequado aos clientes, com ressalva à destinação dos 20% do montante ao pagamento de encargos sociais e previdenciários dos empregados. “Há pontos positivos no projeto de lei, como o fato de não fixar o percentual a ser cobrado e também de o valor ser distribuído para toda equipe. No entanto, a fixação de 20% para cobrir os encargos sociais e previdenciários é inviável, pois eles podem sofrer variações, sendo maiores ou menores que esse percentual.”

Paulo também questiona obrigatoriedade do empregador de registrar na carteira de trabalho dos empregados a quantia recebida com as gorjetas. Caso a empresa pare de cobrar a taxa, o funcionário que a recebeu por mais de um ano terá direito à sua incorporação ao salário. “Como o valor mensal das gorjetas é variável, não há como registrá-lo na carteira. E vale ressaltar que o pagamento da taxa de serviço não é obrigatório, mas sim uma decisão do cliente, que pode ou não pagá-la”, pontua.

Pelo substitutivo, a forma de rateio dos recursos arrecadados deve ser definida em acordo ou convenção coletiva de trabalho. Caso não haja convenção, a decisão poderá ser tomada em assembleia geral do sindicato, convocada especificamente com essa finalidade. O projeto de Gilmar Machado não especifica as condições de distribuição da taxa de serviço.

Institui-se ainda comissão de empregados para acompanhar a cobrança e a distribuição das gorjetas. Os integrantes do colegiado, pelo texto, serão eleitos em assembleia geral específica e terão estabilidade no trabalho durante a vigência da convenção ou do acordo coletivo. “A grande maioria dos estabelecimentos do setor possui em média seis funcionários, incluindo proprietários. E o conceito de estabilidade pode fazer com que o funcionário se acomode. O que é defendido pela Abrasel é sempre agir com transparência, obrigação de toda empresa.”

Jornalista preso por Lei de Imprensa hoje abolida comenta fim da obrigatoriedade do diploma

lguns dias atrás o Supremo Tribunal extinguiu a arcaica Lei de Imprensa (5.250/67). Agora foi a vez dos ministros abolirem a obrigatoriedade do Curso de Jornalismo para obtenção de registro (pilar do retrogrado Decreto-lei 972/69).
Este é realmente um país de contrastes: a imprensa participou acirradamente de todas as reformas que aconteceram no país. Agora, que está acontecendo a reforma da liberdade de expressão no Brasil, a imprensa emudece sobre o relevante assunto. E os que se atrevem a comentar sobre o tema, demonstram uma ingenuidade que chega mesmo a doer. Parece que o longo estado de letargia afetou sobremaneira nossos caríssimos jornalistas brasileiros.

No meu livro com título “CENSURADO” (conteúdo profético), o leitor pode compreender um pouco dos acontecimentos atuais (sobre liberdade de expressão) e da realidade que se avizinha.

Jeovane Pereira é jornalista e escritor de vários livros, entre eles o polêmico e instigante "Censurado"

Limitação na jornada de motoristas diminuirá acidentes nas estradas, diz Valverde

O Plenário aprovou o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 2660/96, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para proibir o motorista de caminhão ou ônibus de dirigir em rodovia por mais de quatro horas ininterruptamente. A matéria vai à sanção presidencial.

Os deputados aprovaram também um destaque do PV que retira do texto a exigência de descanso ininterrupto de dez horas dentro de um período de 24 horas. A intenção é manter, para o setor, a regra da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) válida para todos os trabalhadores com carteira assinada. A CLT determina o descanso de 11 horas para todos os trabalhadores entre duas jornadas de trabalho.

O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que votou a favor da matéria disse que o projeto de lei, ao ser aprovado, não se destina àqueles que são protegidos pela CLT, mas àqueles que não têm qualquer proteção legal, os autônomos.

Segundo ele o projeto pode acarretar um custo adicional para a empresa de transporte. “Mas hoje o motorista é onerado com sua própria vida”, comparou.

Para o deputado, quem critica a proposição é porque não conhece a realidade dos caminhoneiros, que trabalham horas a fio sem descanso e tomam estimulantes para se manterem acordados. Valverde lembrou do número alarmante de acidentes na BR-364, em Rondônia, por conta do intenso fluxo de caminhões.

“A proposta vai contribuir para a segurança nas estradas, para reduzir os acidentes e as mortes, livrando o motorista da contingência de ter que usar substâncias estimulantes para se manterem acordados”, observou.

Punição_ A desobediência do tempo máximo de permanência do condutor ao volante e dos intervalos de descanso, conforme o texto aprovado, constitui infração gravíssima e implica multa calculada por hora ou fração. A multa será devida em dobro no caso de reincidência.

Conforme o deputado Eduardo Valverde, a pontuação ao é uma saída já que será o único instrumento de supervisão para controlar a jornada, pois nem todos os caminhões possuem tacógrafo para apurar a jornada de trabalho.

“Trata-se da única forma de controle e de coibição das jornadas, que poderiam ser induzidas pelo empregador que quer ter a chegada de sua carga ao destino, independente da jornada de trabalho. É dessa forma que o próprio empregado, o autônomo terá condição de fazer um freio àquele que lhe impõe uma norma, uma carga”, concluiu.

Político de Cerejeiras morre o seu veículo chocar-se com um cavalo

O acidente que vitimou o ex-vereador de Cerejeiras e secretário municipal adjunto de obras daquele município, Marcos Antonio Campagnolli, ocorreu na Linha 03, saída para Cerejeiras. Seu corpo está sendo velado em Cerejeiras na Câmara Municipal. O sepultamento está marcado para as 17h30.

Marcão acabou se chocando na traseira de um cavalo, por volta das 20h30, quando retornava para Cerejeiras, após participar do desfile de aberturas da Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste. Ele conduzia uma motocicleta, quando se chocou com o animal. Marcão Campagnolli é de uma família tradicional do sul de Rondônia, cumpriu dois mandatos de vereador em Cerejeiras e atualmente era secretário municipal adjunto de obras de Cerejeiras.

Expovil começa dia 27 em Vilhena

A Expovil 2009 tem tudo para entrar definitivamente na história das feiras agropecuárias de Rondônia, como o maior evento do gênero no estado. E não é apenas pela ampliação da arena de rodeios que contará com mais de 80 camarotes e acomodará mais de cinco mil pessoas nas arquibancadas, e outras 15 mil na área de shows. A proposta da Aviagro (Associação Vilhenense dos Agropecuaristas), que organiza a festa, é audaciosa. A entidade quer aproveitar a inauguração da nova arena para implantar outras novidades, como por exemplo, o sorteio de sete caminhonetes (duas L-200 e cinco S10), além de um automóvel Fiat Uno, totalizando oito veículos a serem sorteados em nove dias de festa. “Aumentamos a premiação, porque queremos prestigiar nosso público”, disse o presidente da Aviagro, Ilário Bodanese.

Mas os fãs dos shows musicais não precisam se preocupar, a Expovil terá cinco: João Neto & Frederico, Só Modão, Marciano, João Márcio & Fabiano, e o cantor gospel Kleber Lucas. Para o show gospel que acontece no dia 29, os portões da festa serão abertos, como já é tradição na festa, que neste começa em 27 de junho e vai até o dia 05 de julho.

Voltando às novidades. A Aviagro firmou parceria com a TV Rodeio para a transmissão do evento durante os quatro últimos dias da festa, período em que acontece o rodeio profissional. Também será feita a transmissão pela Rede TV Rondônia, que mostrará a festa ao vivo para todo o estado. A associação dos agropecuaristas também tem um novo parceiro para a organização do rodeio, que antes ficava a cargo da empresa J.J. Rodeio Show. Neste ano quem comandará o espetáculo é a Cia. De Rodeio João Palestino, de Goiás. “A companhia trará ainda mais prestígio ao nosso rodeio, pois é muito conhecida e respeitada no meio, além de aumentar o nível técnico da competição”, explicou Bodanese. Prova disso é a premiação do rodeio de touros. Nesse ano, o campeão da categoria vai levar um automóvel 0Km como prêmio.

Quanto ao valor das cartelas, a diretoria da Aviagro informou que nesse ano o passaporte terá que ser reajustado, passando a custar R$ 65,00. “Se dividirmos esse valor por nove, vamos ver que o público estará pagando apenas R$ 7,00 por dia de evento, sem contar que em oito desses dias estarão concorrendo a prêmios muito valiosos. Esse reajuste foi necessário devido o aumento no custo da festa. Não tínhamos como promover essas inovações sem aumentar o custo”, Informou o tesoureiro Edson Nechel.

Eleita a nova Rainha da Expovil
A nova Rainha da Expovil foi escolhida no último sábado 13, no Baile da Rainha, evento realizado no salão de festas do Parque de Exposições da Aviagro. Cerca de 2 mil pessoas compareceram ao baile, e presenciaram as 12 candidatas ao título, num desfile bastante acirrado.

Após três apresentações, os sete jurados escolheram a estudante Nicole Nicolielo, de 15 anos, para ocupar a posição de representante da beleza feminina durante a Expovil 2009. Nicole recebeu um prêmio de R$ 1 mil em dinheiro, além de um jóia de ouro e onix, patrocinada pela Capra Joalheiros, e outros presentes. Tânia Pereira foi eleita 1ª Princesa da Expovil, Kelly de Almeida ficou com o título de 2ª Princesa e Elizângela Freitas com o de Miss Simpatia. O Baile da Rainha foi organizado pelas lojas Maçonicas de Vilhena e todo o dinheiro arrecadado com o evento será destinado a entidades assistenciais do município.


José Antonio Sant'Ana
Assessor de Imprensa Aviagro

Confira as fotos do jogo Corinthians x Internacional

Natan e empresários de Vilhena visitam Unesc

O Deputado Federal Natan Donadon esteve no município de Cacoal na última sexta-feira, onde visitou a Unesc (Faculdades Integradas de Cacoal), em companhia dos empresários Junior Crocetta e Wilson Magalhães. A faculdade deve implantar dois cursos em Vilhena no ano que vem - biomedicina e Ciências Contábeis.

A comitiva foi recebida pelo Diretor Geral da Unesc, Professor Ismael Cury, pelo diretor da mantenedora (IESC) Antônio Carlos do Nascimento e pelo Secretário Acadêmico Joel Batista. O Deputado e os empresários também tiveram a atenção especial das professoras Lucila Campos e Fátima Gavioli e das alunas Vanessa e Leila Pilz.

A sede da faculdade em Vilhena deve ser construída no loteamento Alpha Ville, da Imobiliária Ideal. “Com o crescimento e desenvolvimento da cidade, é necessário que cresçam também os empreendimentos na área da Educação, ainda mais que Vilhena tem uma aptidão nata para se tornar um pólo universitário de referência em toda a região norte”, disse Wilson Magalhães, da Imobiliária Ideal.

O Deputado Natan disse que fará o que for preciso para que esse empreendimento se concretize em Vilhena. “Será um orgulho para todos nós vilhenenses ter na cidade uma instituição do nível da Unesc”, disse Natan.

Katatal faz balanço da Semana da Família

Pelo menos 1100 estudantes participaram da I Semana da Família, com o tema “Família: Projeto de Deus”, realizado na Câmara dos Vereadores de Cacoal no período de 9 a 12 de junho. O presidente da Câmara, Luiz Carlos Katatal (PTB), idealizador do projeto, destacou em seu discurso o empenho de inúmeras pessoas e instituições na realização do evento, a exemplo da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (Semast), Associação dos Pastores Evangélicos de Cacoal (Apec), Pastoral da Família e Pró-Jovem.

Segundo o presidente da Câmara, está faltando comprometimento dos pais com a educação dos filhos. É por isso que a partir de agora, o projeto será levado para dentro das escolas. “Ou nós levantemos a bandeira da família e reconhecemos nossos erros e nossas falhas como chefes de família, ou haverá o caos social”, disse o vereador.

Katatal afirmou em seu discurso que continuará buscando o apoio e a parceria das instituições para despertar a atenção das famílias de Cacoal. Questões como a exploração sexual de crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, pedofilia e outros temas de interesse das comunidades (que foram discutidos na I Semana da Família), serão levados para dentro das escolas, onde serão amplamente debatidos por meio do projeto “Família: Projeto de Deus”.

Os vereadores de Cacoal foram unânimes em afirmar que a I Semana da Família abriu uma importante discussão sobre o futuro das comunidades locais, com enfoque para a necessidade do envolvimento dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos.

Indicações
O vereador Katatal apresentou, na última segunda-feira, três indicações ao Poder Executivo, solicitando a recuperação da recuperação do asfalto do Anel Viário (Bairro Brizon), troca de lâmpadas nos postes da Rua dos Pioneiros e uma operação tapa-buracos na Rua Presidente Médici, no trecho compreendido entre as avenidas 7 de Setembro e Belo Horizonte.

Marronzinho vence e equilibra disputa no Brasileiro de Motocross

João Paulino “Marronzinho” (Pró-Tork/Rinaldi/Motoshop), de Santa Catarina, venceu neste domingo (14/06), a categoria MX-1, da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, disputado no Motódromo Prainha de Três Lagoas, em Foz do Iguaçú, Oeste do Paraná. A vitória foi bastante comemorada pelo piloto catarinense que vem travando na classe, uma briga toda especial com o goiano Wellington Garcia , da equipe Honda. Neste domingo, Garcia não repetiu na MX-1, o que fez na 2, quando venceu com uma tocada forte e de grande recuperação, que emocionou aos 15 mil torcedores que compareceram no evento. A vitória de Marronzinho deixa bastante equilibrada a disputa pelo título brasileiro na MX-1.

“Foi como eu disse no sábado. Estava muito determinado e tinha convicção que iria sair para vencer. Era uma vitória que eu precisava. Tive problemas na largada, mas fui passando meus adversários até assumir a primeira posição. Agora que reduzi a diferença para Wellington, vou começar a focar na conquista do título”, assegurou “Marrozinho”.

Apesar de ter chegado em quinto lugar na 1 e vencido a MX-2, Garcia continua liderando as duas categorias. O esforço desprendido por ele na bateria eu venceu o desgastou até fisicamente. Ele terminou a segunda prova bastante extenuado e com as mãos feridas.

SOBRA
MX-2: O goiano Wellington Garcia sobrou. Numa pilotagem agressiva, mas bastante técnica, ele venceu a bateria num corrida que empolgou todos que compareceram ao motódromo Prainha das Três Lagoas. Largou mal, caiu para a décima quinta posição e conseguiu receber a bandeirada de vitória ultrapassando um a um seus adversários. A duas voltas para o final, ele conseguiu travar uma boa disputa com o mineiro Swian Zanoni, ambos da equipe Honda/Mobil, que liderou a corrida desde a largada, só ultrapassando-o no salto de chegada. Seu excelente preparo físico foi decisivo para o resultado e a manutenção da liderança na categoria, agora com 95 pontos.

“Não fui bem na largada. Acabei se enrolando na primeira curva e perdi algumas posições. Consegui me recuperar e iniciar uma corrida de recuperação mantendo o mesmo ritmo do início até o final. O meu preparo físico foi determinante para este vitória”, afirmou Garcia. Swian fez o hole-shot (ele fez a primeira curva após a largada) e levou um prêmio de R$300,00 da revista Off Road.

85 CC: Nesta categoria a garotada está se preparando para alcançar outros patamares na carreira. É uma classe de formação do piloto e também de transição. Por esta razão alguns erros podem custar uma vitória. Foi o que aconteceu com Thiago Formell. Arrancou na frente, se distanciou do segundo colocado mas, na metade da prova, errou, caiu e comprometeu seu desempenho. Everaldo, seu companheiro de equipe na Honda, aproveitou e assumiu a ponta e ganhou a corrida.

O registro triste foi a queda de Eduardo Rudnick no final do salto de chegada. Ele sofreu um deslocamento do ombro, ficou alguns instantes desacordado sendo reanimado pelos médicos e encaminhado ao hospital oficial da prova onde permaneceu em observação.

“Tive dificuldades na largada mas consegui fazer uma boa corrida de recuperação e chegar em segundo. Infelizmente o Formel caiu e permitiu que eu vencesse, após travar uma boa disputa com o Cezinha, que ficou com o segundo lugar”, afirmou Everaldo.

CRF230 Honda: Uma corrida de muitas alternativas. Como as motos são parecidas em potência, a troca de posições é quase um imperativo. Melhor para o paulista Marcos Moraes (Novamoto/IMS/Abril Seguros), que conseguiu assumir a ponta ainda no início da corrida e manteve a posição atéo fim.

“Só tinha que acelerar e administrar a minha posição, principalmente porque a pista é muito técnica e tem muitos saltos grandes. Aí você tem que pilotar com muito cuidado para não cair nem quebrar seu equipamento”, explicou Marcos.

RESULTADOS

MX – 1: (Motos 2 tempos de 100 a 250cc e 4 tempos de 175cc até 450cc)

1 – João Paulino “Marronzinho”(Pro-tork/Rinaldi/Motoshop) Santa Catarina

2 - Marcelo Ferreira Lima “Ratinho” (Honda/obil/ASW/Pirelli) São Paulo

3 – Swian Zanoni (Honda/Mobil/Pirelli/CCM Avanutri) Minas Gerais

4 – Cristopher Castro (2B Racing/Consórcio Realizar/Martplus) Santa Catarina

5 – Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW/Pirelli) Goiás



MX-2: ( Motos 2 tempos de 100 até 150cc e 4 tempos de 175cc até 250cc)

1 –Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW/Pirelli/Reebok) Goiás

2 – Swian Zanoni (Honda/Oakley/Mobil/Pirelli/Avanutri) Minas Gerais

3 – Jean Carlo Ramos (Honda/Mobil/Pirelli/ASW) Paraná

4 – Rafael da Silva Faria (Brasil Racing/KTM/Castelo Works) Paraná

5 – Cristopher Castro (2B Racing/Consórcio Realizar/Martplus) Santa Catarina



85 cc (Motos de 2 tempos de 70 até 105cc e 4 tempos de 75cc até 150cc – pilotos de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos)

1 – Everaldo Rodrigues Lima Filho (Honda/ASW) Goiás

2 – Cézar Augusto Zamboni (Honda/ASW/Pirelli) Mato Grosso

3 – Anderson Pereira do Amaral (Irrigação Borborema/Dash/Vortx/ Mr pro) São Paulo

4 – Leonardo Lizott (Prefeitura de Sertão/IMS) Rio Grande do Sul

5 – Filipe Souza Gonçalves (Banco BMG/Asas Moto) Minas Gerais



CRF 230 cc (Motos 230 Honda)

1 – Marcos Moraes (Novamoto/IMS) São Paulo

2 – Ismael da Costa Rojas (Conti Bier/TCM Servicos) Paraná

3 – Germano Hermesmeyer (Mega Motos/Grilo Motos) Santa Catarina

4 – Alex Costa Lucena (Trans União/Posto Bodão) Pernambuco

5 – Nivaldo José Viana ((Samelotos/Itavipedras) São Paulo

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia