Foragido sobre acidente em Pimenta Bueno, é hospitalizado em Cacoal e cai nas garras da Polícia

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar em Pimenta Bueno prendeu, (28) na última terça-feira (28), Anderes William Braga do Nascimento, acusado de homicídio em Manaus/AM. Contra ele existe um Mandado de Prisão em aberto. Ele foi localizado em um hospital de Cacoal após ter se envolvido em um acidente de trânsito em Pimenta Bueno.

A Polícia informou que após verificar as ocorrências de trânsito do dia 25 de abril (BOAT 0106/09, Pimenta Bueno-RO) e consultar os antecedentes criminais de um dos envolvidos no acidente, Anderes William Braga do Nascimento, vulgo “Maconheirão ou Cabeludo”, 24, natural de Manaus, com atual endereço em Pimenta Bueno, foi constatado que havia contra ele um Mandado de Prisão em aberto (pelo crime de homicídio doloso), expedido pelo 1° Tribunal do Júri, da Comarca de Manaus, referente ao processo n° 001.06.021291-9, assinado pelo MM. Juiz de Direito Aristóteles Lima Thury, com data de 20/05/2008.

Foi solicitado ao Fórum da Comarca de Manaus, cópia do Mandado, sendo enviada no dia 28de abril.
Busca e localização
O trabalho conjunto, entre os Serviços de Inteligência da PM em Pimenta Bueno e Cacoal, localizou Anderes por volta das 15h30min, desta terça-feira (28), internado na enfermaria do Hospital Municipal da cidade de Cacoal, onde aguardava procedimentos médicos. Diante da constatação, foi dada voz de prisão ao acusado. Depois de ser liberado pelo médico, que disse não haver problemas clínicos, Anderes poderia permanecer na enfermaria do presídio. Dessa forma, ele foi conduzido e apresentado no presídio de Cacoal.

Anderes responde ainda a mais três processos criminais no Estado do Amazonas pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio sendo: Processo n° 001.04.085166-5, Tentativa de Homicídio; Processo n° 001.05.052290-7, Homicídio Doloso; Processo n° 001.05.051605-2, Homicídio Doloso.

Receita Federal já recebeu 948 mil declarações na Amazônia


Até às 16 horas desta quinta-feira, a Receita Federal do Brasil já havia recebido 948.418 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, exercício 2009, na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do norte do país, exceto Tocantins. A expectativa da Receita Federal, de receber 935 mil documentos, já foi superada em mais 1,5%.

Neste balanço, ainda parcial, o estado do Pará aparece com 391.959 declarações entregues, 4.959 além das 387 mil esperadas. O Amazonas, com 251.938 documentos, apresenta o 2º maior movimento registrado na região. São 6.938 além da expectativa da Receita. O terceiro maior movimento foi registrado em Rondônia, que já entregou 144.063 declarações, 63 além do mais do esperado.

O 4º do ranking é o Amapá, onde já foram entregues 60.171 declarações dentre as 60.500 aguardadas. O estado do Acre figura na 5ª posição com 54.224 declarações prestadas à Receita Federal. O sexto do ranking é o estado de Roraima que já entregou 46.063 documentos, tendo já superado a meta da Receita Federal em 1.063 documentos.

Até zero hora desta quinta-feira, os contribuintes ainda podem declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física pela Internet sem a incidência de multa.

O balanço final do IR 2009 com as orientações aos contribuintes que perderem o prazo será apresentado pelo superintendente da Receita Federal na região, Esdras Esnarriaga Júnior, na segunda-feira (4/05), às 11 horas, no décimo andar no prédio-sede do Ministério da Fazenda em Belém-PA.

Papudiskina - Edição de Primeiro de Maio

Jonadabe da Silva Lima não é mais diretor administrativo do SAAE. Ele deixou o cargo pouco tempo após assumi-lo. Há fortes razões para se acreditar que ele sabia, de antemão, que não ficaria em Cacoal, já que sua esposa estava trabalhando em Sergipe, onde assumiu cargo público e pelo qual estaria recebendo uma boa remuneração. A saída abrupta de Jonadabe, mais conhecido no SAAE como Jonas, deixou muitos servidores perplexos. Ele nem sequer despediu-se dos colegas de trabalho. Simplesmente deu no pé,como se diz na gíria.
Agora, o padre Franco, prefeito de Cacoal, tem a missão de recolocar um novo diretor, que seja indicado pelos servidores da autarquia, conforme promessa firmada em campanha. Há quem diga que a saída do Jonas está criando uma expectativa maquiavélica em certos "conselheiros" do chefe do Poder Executivo. Querem demovê-lo da idéia de lançar um novo diretor indicado pelos servidores sob a justificativa de que, ao escolher o Jonas, ele já teria cumprido sua promessa. Mas esse argumento é próprio de gente sem caráter, que se aproveita de uma situação inusitada para justificar suas malvadezas. Não, padre Franco não pode dar ouvidos a esse tipo de gente. Talvez justamente com essa expectativa é que a todo momento vemos filas de petistas abordando a diretoria do SAAE. Mas o padre e prefeito Franco Vialetto, fiel ao seu povo e consistente em suas ações, certamente saberá ouvir a voz do coração e da razão ao mesmo tempo e honrará o seu compromisso de nomear alguém indicado pelos servidores. Hoje, sabedores que a imprensa está de olho nessa possibilidade de maracutaia, já começam a surgir boatos de que conselheiros do padre estariam exigindo que o novo diretor do SAAE seja portador de diploma de nível superior. Se isso for verdade, a coisa está pior do que a gente pensa. Aí não se trata mais de simples manobra, mas de mau caratismo mesmo. Espero, sinceramente, que isso não vigore.
Se é verdade que para administrar uma autarquia como o SAAE seja necessário ter curso superior, o mesmo valeria para prefeitos, vereadores, governadores, senadores, secretários municipais, secretários estaduais, ministros, etc. Não há, portanto, argumento algum que dê suporte a tamanha imbecilidade. Temos certeza de que padre Franco está atento e jamais aceitaria tamanha incoerência.
Por respeito ao povo que confiou em sua ética e em seu caráter, Padre Franco irá, sim, nomear um novo diretor para o SAAE (em substituição ao Jonas). O padre Franco sabe que suas ações não devem imitar as ações de políticos trambiqueiros, acostumados a fazer o povo de trouxa. Os servidores do SAAE admiram muito o caráter do padre Franco e ele certamente não irá decepcioná-los.

Gripe suína
O mundo inteiro está assustado com essa nova pandemia que mostra o quanto nós, seres vivos, e em especial os seres humanos, somos vulneráveis. A propagação de doenças, entre os humanos, é muito mais rápida e letal do que em qualquer outro animal. Enquanto os demais animais vivem em grupos pequenos e raramente migram para outras regiões (exceção feita às aves e alguns poucos grupos de mamíferos), muitos humanos singram os céus e atravessam o mundo em poucas horas. Assim, uma doença que surge em determinado vilarejo rapidamente alcança todos os continentes e regiões. Queira Deus que as autoridades sanitárias consigam debelar o foco dessa pandemia e tomem medidas capazes de deter a sua propagação. Se tivermos sorte, também em seis meses poderemos ter uma vacina capaz de imunizar a população. Mas não nos iludamos! Os vírus estão sempre em mutação e embora os cientistas tenham conseguido vencer importantes batalhas, não há como vencer essa guerra contra as enfermidades. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, tomando medidas preventivas e cuidando para não destruirmos ainda mais a nossa capacidade de resistência. A automedicação, o uso desenfreado de substâncias inapropriadas e outras extravagâncias que os humanos cometem colocam em risco todo o equilíbrio entre os seres vivos. O pior é que para a mãe natureza somos apenas parte de um ciclo e de uma cadeia de transmutação de vida em suas multiplas variantes (comensalismo, predadorismo, parasitismo, etc).


Eleição na UMAM
Finalmente teremos eleições para a escolha da nova diretoria da UMAM, que vai ocorrer no dia 07 de junho. As inscrições estarão abertas entre os dias 04 a 31 de maio. De acordo com os dirigentes, todos os presidentes e membros de diretorias que foram eleitos este ano estão aptos a votar. Que bom que as coisas estão se definindo. A UMAM é uma entidade muito importante no contexto social e é muito bom que continue de pé, sempre pronta a defender os interesses da sociedade. Esperamos, sobretudo, que a imprensa e a população colabore, velando sempre para que não tenhamos mais essa imissão de políticos em assuntos internos dessas associações. Muitos já usaram as organizações de bairros para se dar bem politicamente. Acho importante, no processo democrático, que os políticos estejam atentos às necessidades da população e se aproximem dessas associações, mas sempre com o objetivo de contribuir sem o interesse de transformá-las em meros currais eleitorais.


O Dia do Trabalho

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo

DNIT: Governo apresenta proposta que substitui bônus e servidores se mobilizam

Os servidores do DNIT de Rondônia estão mobilizados por não aceitarem o descaso e o descumprimento de acordo por parte do governo federal. Na última quarta-feira, com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF), Herclus Coelho, fizeram um ato público em frente ao órgão, diante da reticência do Ministério do Planejamento em concluir as negociações, iniciadas em outubro do ano passado. A nova proposta consiste de um "prêmio" que seria pago aos servidores até junho de 2010. Segundo o governo, durante esse tempo, um grupo de trabalho (GT) deve discutir uma proposta de tabela remuneratória para a categoria. O governo alegou que problemas jurídicos e técnicos forçaram a substituição do bônus pelo prêmio.
Para Fabrício, um dos coordenadores do movimento, vale lembrar que os servidores aceitaram o que foi proposto diante da nossa "pauta emergencial", na ocasião, a saber:

1- O pagamento de um bônus trimestral mediante cumprimento de metas a partir de primeiro de janeiro/09 e pagamento em abril/09. Apesar da meta já cumprida, o MPOG sequer assinou o termo aditivo relativo ao bônus, até a presente data.
2- A criação do Grupo de Trabalho para realizar a reestruturação das carreiras do órgão e implantar os demais instrumentos necessários ao bom funcionamento do DNIT. Também não instituído.
3- Adiamento da discussão sobre o reajuste salarial dos servidores para 2009, diante da impossibilidade orçamentária de 2008. A tabela salarial do DNIT, principal executor das obras do PAC continua totalmente defasada em relação a outros órgãos da administração pública federal.

Por conta dessa situação, a ASDNER e a AEDNIT programaram a seguinte agenda de atividades, submetida às assembléias em todo o Brasil:

a) Dia 29/04 de abril - Houve a paralisação de 24 horas (com mobilização nas BR´s ou em outros pontos estratégicos) .

b) Dias 13, 14 e 15 de maio - Paralisação de 72 horas (com mobilização nas BR´s ou em outros pontos estratégicos) . O servidor disse que, caso as paralisações de advertência não sensibilizem o governo, não nos restará alternativa a não ser entrar em greve por tempo indeterminado.

Cassol busca recursos financeiros em Brasília para centro cultural e de convenções na capital


Nesta quarta-feira (29), o governador Ivo Cassol esteve em Brasília buscando recursos financeiros e celebrando convênios para o Estado de Rondônia. Na parte da manhã, o governador esteve no Ministério da Aeronáutica em audiência com o Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-ar Juniti Saito. Durante o encontro, Cassol defendeu a construção de um centro cultural (bumbódromo) e de um centro de convenções na avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, nas proximidades do aeroporto da capital (terras da União que sob a jurisdição da Aeronáutica). O governador expôs a importância da obra como geradora de emprego e renda, aperfeiçoamento de mão-de-obra e também de fluidez de negócios. Em troca do terreno, Cassol ofereceu ao Ministério da Aeronáutica uma área urbana próxima ao rio Madeira, que se destinaria, no futuro, à construção, pela Aeronáutica, de nova pista de pouso e decolagem. O Brigadeiro Saito ouviu os argumentos de Cassol, prometeu estudar o projeto, ouvir o Ministério da Defesa, a ANAC e a Infraero, e, muito em breve, informar a Cassol da decisão de aprovação ou não da obra. O Ministério diz ter estudos de ampliação do aeroporto de Porto Velho.

Idaron procura tranquilizar rondonienses sobre Gripe Suína

Na manhã desta quarta-feira (29), o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Augustinho Pastore, procurou tranquilizar a população do estado sobre o surto de Gripe Suína (Influenza), doença que foi confirmada em oito países e tem como principais focos o México, onde morreram mais de 140 pessoas, e os Estados Unidos, que têm 25 casos confirmados. “Não há nenhuma possibilidade desta doença chegar até Rondônia via animais, já que fazemos um monitoramento intensivo do transporte e abate de suídeos (suínos domésticos, selvagens e javalis) feitos dentro do estado”, disse Pastore.

Mas o titular da Idaron pede que todos tenham cuidado com o surto, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está convocando reuniões diárias, o que leva a OMS, em breve, a classificá-la como pandemia (doença que atinge várias regiões do planeta). “Com a tecnologia, os males chegam mais rápido a vários cantos do mundo. Você pode ir de Rondônia até ao México em pouco mais de um dia. Se alguma pessoa que esteve na América do Norte e resolve vir para cá, corremos um sério risco de sofrer transtornos”, afirmou ele.

O órgão que cuida da sanidade animal também dá algumas orientações às pessoas que tem dúvidas se podem ou não consumir derivados dos suídeos com o surto da Influenza. “A Idaron aumentou ainda mais a vigilância dos produtos derivados destes animais. Prova disso, é que conseguimos há pouco tempo a certificação de área livre de Peste Suína Clássica, que é uma doença muito mais agressiva, parecendo com a dengue hemorrágica, só que nos suídeos. Pode consumir tranquilamente a carne ou produtos destes animais, já que quando bem cozidos, a mais de 70ºC, o vírus H1N1 não consegue resistir”, apontou Leandro dos Santos, médico veterinário e diretor técnico da Idaron.

Apoio

Caso algum produtor perceba algum sintoma diferente em um suídeo (suínos domésticos, selvagens e javalis) da sua propriedade, deve procurar um dos 75 escritórios ou 14 postos de fiscalização fixos da Idaron e comunicar o fato. Desta maneira, os profissionais da autarquia poderão tomar providências para evitar que a Gripe Suína cause problemas para a população de Rondônia.

Depois, o produtor que tiver contato com animais possivelmente doentes, deve procurar uma unidade de saúde, especialmente o Cemetron (Centro de Medicina Tropical de Rondônia) para melhor atendimento.

Doença

A gripe suína é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1. A transmissão pode ocorrer pelo contato com animais infectados (porco-homem) e também entre humanos (homem-homem). O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor e tem esse nome por ter material genético (DNA) de porcos, humanos e até aves.

Assessoria de Comunicação da Idaron – Asscom/Idaron

Jornalista Responsável: Felipe Corona – MTb 919/RO

Contatos: (69) 3216-5238 e 9235-7020

Médico teria costurado útero de mulher junto à barriga, afirma casal à imprensa

O casal Luiz Carlos Fischer de Oliveira e Luciana da Silva Costa, ambos de 24 anos, procuraram a redação do Vilhena In Foco para denunciar que não conseguem ser atendidos pelo médico do Hospital Regional, Gilberto dos Santos Póvoas Jr., que realizou uma operação de cesariana em Luciana em dezembro de 2007.

Luciana teve seu segundo filho, uma menina, que hoje está saudável, no dia 03 de Dezembro de 2007. Segundo, Luiz Carlos, pai da menina, Luciana chegou ao hospital no dia 02 de dezembro, às 20horas, já em trabalho de parto, mas a cesariana só foi realizada no dia 03, às 14 horas, devido ao médico ter outros compromissos.

Após a cirurgia Luciana começou a sentir dores no abdômen, por conta da cesariana que parecia ter dificuldade para cicatrizar. Luciana voltou ao Hospital Regional em 2008 e foi passada de um médico para outro, e sempre que marcavam uma consulta, nenhum médico aparecia e ninguém passou sequer um remédio para a paciente, que reclama de ardência na região da operação.

Já no dia 09 de dezembro de 2008, um ano após a cirurgia de cesariana, foi marcado uma operação de laqueadura para Luciana, na qual, segundo a paciente, o Dr. Gilberto Póvoas iria também consertar um erro que ele teria cometido, quando fez a cesariana.

Segundo Luciana, baseada nos exames de ultrassom, seu útero está costurado junto a pele de sua barriga, além de uma parte do ferimento de cicatrização ainda estar aberto e algumas vezes expelindo pus. “... quando tive meu primeiro filho, em pouco tempo voltei a trabalhar, agora são quase 2 anos, e eu mal consigo lavar roupa em casa”, disse a paciente já emocianada.

Segundo Luciana, no dia marcado para a operação, Luciana chegou a ser internada no Hospital Regional, mas o médico não apareceu, e alegou depois que não estava passando bem naquele dia, pois estaria com um desarranjo intestinal. “... ele falou que não poderia ir fazer a operação e eu recebi alta para ir pra casa sem operar. Mas na ida para a casa, quando estava passando na Avenida Tancredo Neves, próximo ao atual mercado Pato Branco, eu vi ele sentado num bar ali próximo, poxa vida, nós não estamos pedindo um favor, ele operou e cometeu um erro, acho que ele deveria consertar esse erro e devolver minha saúde, para que eu possa pelo menos trabalhar, esse é meu direito”, comentou Luciana.

Segundo Luiz Carlos, marido de Luciana, a gota d´água foi o que aconteceu hoje no Hospital Regional, “... conseguimos marcar mais uma vez, para que o Dr. Gilberto nos atendesse, ligamos no consultório dele e marcamos no Hospital Regional. “.. chegamos lá as 7 horas da manhã e ficamos até 11 horas, aguardando o médico que não apareceu”, afirmou Luiz Carlos.

“... nos aconselharam, no ano passado entrar com uma ação na justiça, mas preferimos tentar conversar com ele, porque o que nos interessa é a saúde da Luciana, mas fizeram pouco caso de nós, procuramos outros médicos, como o Dr. Renato Closs e Renato Bueno, nenhum quis pegar o caso da minha mulher, eles disseram que não vão mexer com uma paciente de outro médico, achei a atitude um pouco grosseira da parte deles.”, disse Luiz Carlos.

Luiz Carlos, ainda afirmou, que acredita que os médicos estão querendo proteger, de alguma forma, o Dr. Gilberto. “... pensei em levar a Luciana para Cuiabá, mas não tenho condições para isso, só tenho como tratar ela aqui”, comentou o marido, já aborrecido de relembrar os quase 2 anos de luta para tratar da saúde de sua esposa.

Luciana além de sofrer com dores relativas à ferida ainda aberta e o útero costurado junto a pele da barriga, ainda tem em alguns dias da semana sangramentos pelo canal vaginal, fora do ciclo menstrual.

Sem solucionar seu caso e vendo a necessidade de contribuir com o orçamento em casa, Luciana resolveu voltar a trabalhar nesta semana, mesmo sofrendo com as dores. Ela conseguiu o emprego de zeladora no Colégio Keppler, mas não resistiu às dores e teve que deixar o emprego, “... eu não conseguia nem varrer nem abaixar para limpar o chão”, relatou a moça de 24 anos.

O Dr. Gilberto Póvoas foi procurado pelo Vilhena In Foco, por duas vezes, mas não foi encontrado em seu consultório. Apenas sua secretária Andréia atendeu, mas não soube dizer quando o médico voltaria ao consultório.

Segundo o casal, eles vão entrar com as medidas jurídicas cabíveis para que Luciana possa ser operada e com ação de indenização também.

Fonte: Vilena Infoco
Autoria: Vilhena in Foco

É possível o SUS sem Médicos?


Temos assistido ao desenrolar de uma novela que não tem bandido e nem mocinho. Irremediavelmente somos vítimas de um sistema em que todos acreditamos, lutamos e achamos que conquistamos. Trata-se do Sistema Único de Saúde que nasceu há 20 anos como a grande esperança dos brasileiros, chegando a ser considerada uma das maiores conquistas na área social.

Se a discussão sobre a saúde pública no Brasil já era dramática, com a protelação da regulamentação da Emenda Constitucional 29 o quadro se agravou e tende a piorar. Institucionaliza-se o subfinanciamento e o SUS anda para trás. Com a omissão dos governantes e do Congresso Nacional, a escassez de recursos agrava a crise da saúde e, em vários estados da federação, o ambiente é de confronto, inclusive com médicos abandonando os serviços públicos.

É isso mesmo, os médicos estão desistindo do SUS. Os exemplos estão espalhados pelo país e o que eram atitudes isoladas tornaram-se movimentos coletivos, assumindo contornos dramáticos, como em Pernambuco no ano passado, e, mais recentemente, em Alagoas.

Por entender que esse processo é motivado pelo desencanto e pela impossibilidade de uma relação de trabalho suportável, não há que se falar em movimento reivindicatório. Impõe-se a falta de alternativa, em que os mais qualificados buscam a sobrevivência em outros espaços de atuação.

As formas de remuneração do trabalho, no SUS, continuam vergonhosas. Enquanto isso, os médicos são obrigados a acumular atividades, com jornadas exaustivas, em ambientes com precárias condições de atendimento, colocando em risco a qualidade da atenção à população.

Os chamados gargalos do sistema público determinam importantes limitações ao bom funcionamento da assistência médica. Basta visitar as unidades de atendimento de urgência e emergência para indignarmos e entender a situação em que nossos colegas são obrigados a conviver diuturnamente. É também revoltante encaminhar um paciente para assistência especializada sabendo que a grande maioria jamais vai ter acesso à consulta ou ao procedimento de média complexidade.

Pois bem, é difícil imaginar que os responsáveis pelo destino do sistema público de saúde possam estar arquitetando o SUS sem médicos, ou que a grande maioria da população, excluída da assistência médica no Brasil até o advento do SUS, deve se contentar com o pouco que vem sendo disponibilizado. Não podemos aceitar que assistência médica de qualidade seja privilegio de uma minoria que tem acesso ao sistema de saúde suplementar.

Diante desse triste quadro, não resta às entidades médicas outra atitude senão recrudescer a luta por mais verbas para o SUS, e por condições dignas de trabalho e remuneração decente para a categoria.

O primeiro passo foi dado no dia 21 de novembro de 2007, quando nos mobilizamos em um dia nacional de protesto que incluiu manifestações públicas e até paralisação de serviços em alguns Estados. Desde então, vários foram os movimentos em diversas unidades da federação, incluindo atividades e protestos junto ao Congresso Nacional e até uma carta aberta ao Presidente da República, em que nossas reivindicações são apresentadas publicamente.

Agora, enquanto as autoridades permanecem em silêncio, o Movimento PROSUS conquista mais adesões nos Estados e novas manifestações estão programadas. Na última semana de maio os médicos vão levantar suas vozes em seus locais de trabalho, em ruas e praças de todo o país promovendo debates e conversando com a população sobre as péssimas condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos no SUS.

Nossas bandeiras já foram definidas. Lutamos para tornar o serviço público na área da saúde eficiente e de qualidade, com gestão competente e financiamento adequado. Queremos o reajuste dos honorários da tabela SUS, com a adoção da CBHPM; salário mínimo profissional de R$ 7.503,18, implantação de Plano de Cargos, Carreira e Salários e ainda uma Carreira de Estado, superando a famigerada precarização do trabalho e a ausência de médicos nos pequenos municípios e em regiões de difícil acesso.

Não há como esconder: a saúde vai mal, e sem um financiamento adequado, além de uma gestão competente, não há como prever melhorias.

* Geraldo Guedes é conselheiro do CFM por MG e coordenador da Comissão Nacional PROSUS

Jovens assumem a direção dos debates em seminário promovido pela Assembléia Legislativa

A Assembléia Legislativa de Rondônia promoveu nesta terça-feira o I Seminário de Políticas para a Juventude na Administração Pública, idealizado pela Comissão Especial de Apoio a Juventude do Legislativo. Estiveram presentes ao seminário, os deputados estaduais Neri Firigolo, Professor Dantas e Daniela Amorim. A mesa inicial dos trabalhos foi composta também pela seguintes autoridades e personalidades: Tânia Terezinha da Secretaria Estadual de Ação Social; José Ricardo da Secretaria Nacional da Juventude; André Kamai da Assessoria da Juventude do Governo do Acre: Edgales Benício da Assessoria para a Juventude da Prefeitura de Porto Velho; Marcos Tessila do Ministério Público Estadual e o Major Holanda representando o Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia.
Após a abertura solene do evento, o Ministério de Jovens, da Paróquia São Tiago da Igreja Católica, fez uma apresentação teatral, abordando diversas temáticas vivenciadas pelos jovens, como os conflitos com a família, a violência urbana e o uso de drogas.
O deputado Neri Firigolo, presidente da Comissão Especial de Políticas para a Juventude da Assembléia Legislativa, afirmou que se observa de forma assustadora, pouca ação de governo em todos os níveis visando a inclusão dos jovens, o que é temerário, diante do contingente expressivo desta faixa etária. Para o parlamentar, o seminário é de grande importância por ser o marco inicial para preparar os organismos públicos, visando uma efetiva participação dos jovens, bem como, a implantação de políticas voltadas para atender a juventude.
Já o relator da Comissão Especial da Juventude, deputado Professor Dantas (PT), destacou que os jovens estão sem apoio até mesmo em suas próprias comunidades, se fazendo necessário, portanto, investimentos reais, visando a inclusão dos jovens principalmente na preparação para o mercado de trabalho e sua atuação enquanto cidadão.
A representação da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia colocou a disposição das representações dos jovens o desenvolvimento de oficinas especializadas de combate ao assédio moral nas escolas, faculdades, empresas e órgãos públicos, disponibilizando o email: associacao_tgrh@hotmail.com.
O representante da Polícia Militar de Rondônia, Major Holanda fez um retrospecto do Programa Educacional de Repressão às Drogas e Violência desenvolvido pelas PMs de todo o país desde o ano de 2000, e o recente programa JCC – Juventude Construindo a Cidadania, que tem como objetivo conter os altos índices de violência e uso de drogas, principalmente no meio escolar.
O promotor Marcos Tessila lembrou os altos índices de violência entre jovens, gravidez precoce, consumo de drogas entre outros problemas. “A nossa função é garantir a segurança desses jovens e eu espero que a Assembléia Legislativa consiga criar políticas públicas de alcance às necessidades de crianças, adolescentes e jovens que precisam que ter como amparo o cumprimento dessas leis”, disse.
Uma apresentação musical do grupo JCC- Jovens Construindo Cidadania, criado pela Polícia Militar do Estado, marcou o seminário com o hino oficial do grupo e uma música sobre amizade, respeito e proteção.
O discurso de André Kamai, assessor de Juventude do Governo do Acre, mostrou números resultantes do trabalho desenvolvido no Estado vizinho e acrescentou que políticas públicas devem ser feitas de maneira integral, fazendo parte da estratégia de desenvolvimento social e econômico de uma cidade; transversal, envolvendo agentes políticos, gestores, funcionários, assessores, e da sociedade; sistematizada, estudando a dinâmica da juventude, bem como suas necessidades e características; incisiva, com respostas para os problemas; e participativa, promovendo debates de integração social entre a juventude e outras camadas da sociedade. A exemplo disso, André falou sobre as ações já executadas no Acre, incluindo a rede de escolas técnicas de serviços, saúde, floresta, com promoção de jogos escolares, esporte, bolsa atleta, usina de arte, construção de praças e quadras esportivas, entre outras ações que incluem o jovem nas atividades
diárias da comunidade.
A Coordenadora da Juventude de Machadinho do Oeste, Jane Siconi, discorreu sobre a implantação do órgão em 2007 e os resultados obtidos pelo município. Edjales Benício, da Coordenadoria da Juventude de Porto Velho destacou o alto índice de ocorrências policias envolvendo jovens na capital e as ações que estão sendo implantadas nas áreas de esporte, lazer e qualificação profissional para combater a ociosidade dos jovens
O Major PM Holanda lamentou a ausência de projetos sociais voltadas aos jovens, como forma de afastá-los do crime. Muito se gasta com repressão e pouco com a prevenção, afirmou
Drogas e doenças sexuais de índios que migram para a cidade foram as principais preocupações de lideranças indígenas.
Tânia Terezinha, Secretaria Estadual de Ação Social, elencou as políticas publicas para os jovens, destacando a criação da coordenadoria da juventude
Jose Ricardo, da Secretaria Nacional da Juventude, destacou os quatro eixos principais da política para os jovens: o acesso ao trabalho, a educação, a cultura e lazer e participação nas ações de cidadania.

Especialistas discutirão o futuro da radiodifusão brasileira

Os mais destacados nomes de diversas áreas do conhecimento, da área empresarial e do setor público do país estarão reunidos entre os dias 19 e 21 de maio deste ano, em Brasília, no 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
Com o tema central Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, o evento vai abordar alguns dos principais assuntos do momento para o setor e para o país. Estão convidados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a solenidade de abertura, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para uma exposição sobre o momento do Brasil e suas perspectivas, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que irá traçar o panorama das comunicações digitais no Brasil.
O programa prevê ainda sete conferências, oito painéis temáticos e quatro legislativos, com a participação de especialistas, empresários e parlamentares. Estará na pauta a Conferência Nacional de Comunicação, em painel com a participação dos deputados Luiza Erundina (PSB-SP) e Paulo Bornhausen (DEM-SC) e do vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo e consultor da Abert, Evandro Guimarães.
Um dos destaques será a plenária sobre as perspectivas do rádio na era da convergência, com o norte-americano Gerardo Tabio, fundador e presidente da Creative Resources Group, empresa especializada em consultoria de mídia e marketing, com clientes do porte da CBS Radio, Turner Entertainment e BBC. Um dos mais destacados consultores da indústria da radiodifusão nos Estados Unidos, com 30 anos de experiência no setor, Tabio tratará do papel reservado ao rádio a partir do surgimento de novas mídias, plataformas de distribuição e formas de consumo.
A importância da publicidade para a democracia brasileira e o desenvolvimento econômico será discutida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e o publicitário Roberto Duailibi.
Os entraves burocráticos para a regularização das emissoras e as oportunidades de modernização do atual sistema pelo Ministério das Comunicações é outro tema importante do Congresso. Para este painel estão confirmados o consultor jurídico do Minicom, Marcelo Bechara, e o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, além da participação de representante da radiodifusão.
O evento será encerrado com uma conferência da filósofa e psicanalista Viviane Mosé, que apresentará uma visão contemporânea sobre competição e ética no rádio e na TV. Escritora e poeta, Viviane criou um quadro no Programa Fantástico, da Rede Globo, em que adaptava conceitos de filosofia para uma linguagem cotidiana. Para conhecer o programa completo e outras informações sobre o Congresso, acesse www.abert.org.br/25/.

Credenciamento de jornalistas
Para fazer o credenciamento, baste preencher o formulário eletrônico acesse aqui. Informações adicionais podem ser obtidas com a assessoria de comunicação da Abert pelos telefones (61) 2104-4610 ou (61)2104-4613.


Temas técnicos terão destaque no Congresso 2009
A edição deste ano terá oito oficinas técnicas para a discussão de questões que afetam o cotidiano da televisão e do rádio, especialmente, das 2,6 mil emissoras de pequeno e médio porte espalhadas pelo país, explica o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero. "Os tempos atuais impõem desafios novos à sociedade brasileira. Consciente de seu papel, a radiodifusão vai discutir temas estratégicos para o país e para o próprio setor", afirma.
Nas oficinas técnicas, serão tratados temas como gestão e sucessão familiar, publicidade governamental, relações trabalhistas, a atividade de rádios ilegais e a digitalização do rádio. Para falar sobre esses assuntos, está prevista a participação de especialistas de instituições como FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Sebrae, órgãos públicos como Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Ministério das Comunicações e BNDES, e de empresas como a francesa DRM e a norte-americana Ibiquity. As duas fabricantes apresentarão o seu padrão para o rádio digital, no momento em que se aguarda a abertura de consulta pública pelo Minicom para a escolha da melhor alternativa para o rádio brasileiro.
No Ano da França no Brasil, o Congresso da Radiodifusão abre espaço a Rádio França Internacional - RFI, líder de informação no idioma francês e uma das rádios internacionais mais importantes no mundo. A rádio transmite programas para o mundo inteiro, 24 horas por dia, em 19 idiomas. A oficina dedicada à RFI apresentará a experiência da radiodifusão francesa e permitirá a troca de informações.
Haverá também quatro painéis legislativos, que vão debater, por exemplo, a flexibilização da Voz do Brasil e o ressarcimento fiscal para empresas optantes do Simples. Estão convidados integrantes de comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado, como os deputados Antonio Palocci (PT-SP), Júlio Semeghini (PSDB-SP) e Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) e os senadores Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), Francisco Dornelles (PPB-RJ) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
Engenheiros e técnicos do setor poderão participar ainda de dois eventos paralelos, a Feira Internacional de Equipamentos e Serviços, com expositores nacionais e estrangeiros, e o Seminário Técnico, dedicado a profissionais da radiodifusão, para a discussão de tecnologias, equipamentos e outras questões operacionais.

Ponte no Madeira Presidente do Sinduscom: tirar trânsito pesado da cidade é questão de bom senso e segurança

Presidente do Sinduscon, Chagas Neto, diz que tirar o trânsito pesado da área urbana e dever das autoridades,

Autor da Lei Federal que denomina “Presidente Juscelino Kubitscheck” a rodovia BR-364, o empresário Chagas Neto, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), considera que “qualquer proposta de manutenção do porto onde está hoje e de uma ponte na BR-319 no bairro da Balsa, representam um autêntico crime que se comete contra a cidade de Porto Velho”.

“Está na hora das lideranças dessa cidade pensar grande. Na situação atual não precisa ter muito senso crítico para notar que estamos vivendo uma situação absurda com a falta de uma política de trânsito adequada à realidade da nossa capital. E fica pior por causa do enorme volume de veículos pesados, transportando containeres e mercadorias diversas, tanto na direção do que chama de porto quanto saindo de lá”.

Para Chagas Neto, que como deputado federal (1987/1991) também foi o autor da lei que denomina Saul Bennesby a rodovia BR-425 (ligação de Abunã a Guajará-Mirim), “o crescimento de Porto Velho tem sido enorme e isso exige políticas públicas voltadas para suas necessidades”.

“E isso passa pela organização do trânsito, sendo que aqui, como prioridade, está a construção do anel viário lá na altura das Marcelinas e, como conseqüência, de um porto e da ponte sobre o Rio Madeira nas proximidades”.

O presidente do Sinduscon entende ser impossível deixar o problema das federalizadas avenidas Jorge Teixeira e Migrantes como está. “Aliás – disse – já passou da hora de nós termos medidas definitivas que retire o tráfego pesado da zona urbana, o que será bom também para os caminhoneiros”.

“Até quando vamos continuar sendo testemunhas de acidentes violentos, cuja culpa, como disse aquele caminhoneiro ouvido pelo Estadão hoje (6ª feira) não deve ser creditada apenas aos condutores de veículos pesados, mas, principalmente, aos que têm a responsabilidade gerencial da cidade”.

Chagas Neto lembra, ainda, que um dos benefícios em fazer o desvio do tráfego oriundo da BR-319 para uma outra região do município, no caso a área do Porto Chuelo, “é que vai se incentivar o desenvolvimento de outro pólo, beneficiando a capital”.
lucasassessoria@gmail.com

OAB credencia novos advogados e recomenda atuação com ética

Presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira, entrega carteira a nova advogada (e) e o novo advogado Leonardo Pinto de Castro
“Se você quer ser advogado pensando somente em ganhar dinheiro, aconselho que rasguem as carteiras que as senhoras e os senhores receberão aqui nesta solenidade. Agora se estão focados na idéia do advogado como indispensável à administração da Justiça e essencial á mediação dos conflitos da sociedade, aí sim vamos ter uma longa jornada pela frente”. A declaração é do jovem advogado Leonardo Pinto de Castro, escolhido orador da turma de 60 novos advogados que receberam as credenciais da Ordem dos Advogados do Brasil na noite da última sexta-feira, 24.

Na sessão, que reuniu cerca de 200 advogados e seus familiares, o presidente do Conselho Seccional da OAB Rondônia, Hélio Vieira, passou uma mensagem de otimismo aos novos advogados, declarando que, de certa forma, se sente como um pai, ao tomar o termo de compromisso desses novos colegas. “Tenho apenas 16 anos na profissão, desde que me formei pela Universidade Federal de Rondônia no início dos anos 90, e sei que este momento representa uma vitória de todos vocês e de seus familiares. Por isso, posso dizer a vocês que o sucesso só virá com muito trabalho, dedicação, honestidade e amor ao próximo”, apontou o dirigente da advocacia rondoniense.

“Se pautarem sua atuação profissional nesses princípios”, segundo Hélio Vieira, os novos advogados certamente serão protagonistas de uma nova era, de muito trabalho, mas também de prosperidade e reconhecimento. Ele recomendou aos novos advogados que se integrem aos quadros da Ordem e ajude nas ações desenvolvidas pela instituição em favor do estado democrático de direito, de um Judiciário célere e da cidadania plena.

Corroborando o discurso do presidente da OAB Rondônia, o jovem advogado Vítor Martins Noé, secretário-geral da Comissão OAB Jovem, fez uma saudação emocionada aos novos advogados. Ele citou a parábola do filho pródigo e disse que, antes de tudo, o profissional da advocacia deve se ver como um artífice da promoção da justiça e da cidadania.

Já o secretário-geral da Seccional Rondônia da OAB, José Bandeira Gomes Filho, falou das dificuldades do início de carreira. Seguindo a mesma trilha dos que lhe antecederam na tribuna, Bandeira lembrou ser uma atividade gratificante e enobrecedora, desde que se atue com serenidade, ética e consciência da necessidade de quem procura um advogado.

Além dos novos advogados a OAB também credenciou 16 novos estagiários, que a partir de agora passam a desenvolver atividades advocatícias dentro do limite estabelecido pelo Estatuto da OAB e da Advocacia. A sessão solene para entrega de novas credenciais contou com a presença de toda a diretoria executiva da OAB, de vários conselheiros seccionais, do conselheiro federal Orestes Muniz Filho e do diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), Irineu Vicente da Silva..

Durante a sessão de entrega de novas credenciais a diretoria da OAB aproveitou para reforçar a campanha em apoio ao projeto de Lei 083/2008 que estabelece punição às autoridades que ofenderem os desrespeitar as prerrogativas profissionais dos advogados. Também foram distribuídos aos novos advogados exemplares do volume 2 do ementário do Tribunal de Ética e Disciplina, uma coletânea dos julgados dos anos de 2004, 2205 e 2006.

Assessoria de Imprensa OAB-RO

Ministério da Saúde e governadores da Amazônia Legal

tO investimento do Ministério da Saúde será de R$ 14 milhões até 2010
t Acordo atingirá 96 municípios prioritários
t Meta é reduzir, no mínimo, em 5% ao ano o número de óbitos de bebês menores de um ano
t Serão qualificados 2.900 pediatras e obstetras
tAmpliação de 99 equipes de Saúde da Família nos municípios desassistidos e nas capitais, atingindo 1.615 ESF
t O total de leitos de UTIs neonatais passará 319 para 587 leitos

O Ministério da Saúde assinou hoje à tarde (27) com os governadores do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, pacto para reduzir, no mínimo, em 5% ao ano a mortalidade infantil, especialmente o componente neonatal. A cerimônia foi no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus, com presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Entre 1990 e 2007, a taxa de óbitos infantis tem caído gradualmente na região. No entanto, em 2007, Maranhão, Acre, Pará e Amazonas ainda registraram os maiores índices de mortalidade infantil da Amazônia, com quedas anuais inferiores a 5% no período de 2000 a 2007, ficando abaixo da meta anual mínima fixada até 2010. O Tocantins, entre 2000 e 2007, alcançou uma redução de 3,9%, a maior da região Norte, embora a taxa de mortalidade, em 2007, tenha sido de 21,4 por mil nascidos vivos.
Durante a cerimônia, a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, afirmou que o pacto pela redução da mortalidade infantil “é mais um valoroso esforço dos governos estaduais e mostra o entendimento de que o SUS é uma rede que depende da ação conjunta entre união, estados e municípios”. E acrescentou: “Somente juntos poderemos oferecer uma melhor qualidade na promoção e atenção à saúde para a população”.
De 2000 a 2007, no Brasil, morreram 443.946 crianças menores de um ano de idade. No Nordeste, foram 144.003 e na Amazônia Legal (incluindo o Maranhão), 76.916. Nas duas regiões, o número de óbitos somou 220.919 ou quase 50% do total nacional. Assim, a Amazônia Legal, como o Nordeste, está no foco das prioridades das ações do governo federal, decidido a diminuir as desigualdades regionais até 2010. Além da mortalidade infantil, especialmente a de neonatos (bebês com até 27 dias de vida), o presidente Lula da Silva quer ainda reduzir o sub-registro de nascimento, o analfabetismo e garantir mais investimentos na agricultura familiar.

MAIS EQUIPES E PROFISSIONAIS ― O pacto pela redução da mortalidade infantil abrangerá 96 municípios da Amazônia Legal, sendo um em Roraima, um no Amapá, três no Acre, 13 em Tocantins, três em Roraima, 11 em Mato Grosso, 12 no Amazonas, 14 no Pará e 38 no Maranhão. O Ministério da Saúde investirá R$ 14 milhões nas ações previstas no acordo, sem contar com a contrapartida dos Estados e municípios a ser pactuada. A estratégia de Saúde da Família receberá um reforço de 99 novas equipes nos municípios desassistidos e nas capitais, o que elevará o total de 1.516 para 1.615 ESF. Com apenas um Núcleo de Apoio à Saúde da Família, instalado em Tocantins, até 2010, a Amazônia Legal contará com mais 204 NASF.
O reforço na estratégia de Saúde da Família virá acompanhado de qualificação dos profissionais, inclusive dos NASF. O pacto prevê a qualificação de 1.514 equipes locais de Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, para identificar e atender as grávidas e os recém-nascidos em situação de risco. O mesmo processo de capacitação se estenderá a outros 2.900 profissionais ― pediatras e obstetras das UTIs e UCIs neonatais ― além das equipes envolvidas no transporte e atendimento pré-hospitalar ― por meio da modalidade de educação a distância.

OFERTA DE MAIS LEITOS ― A oferta das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal passará dos atuais 319 para 587 leitos. O aumento de 268 leitos ocorrerá em duas etapas na região. Ainda este ano, a oferta será de mais 125 leitos e os 143 restantes virão em 2010. Haverá expansão também dos leitos nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), que passará dos atuais 143 para 513 leitos. Esse incremento será também em duas fases ― 121 novos leitos, este ano, e mais 249, em 2010.
O pacto prevê ainda suprir em 100% a demanda por leite humano para crianças menores de 1.500 gramas nos municípios prioritários, elevando de 12 para 21 o total de bancos de leite. Além de sete novos bancos de leite, a estratégia para atingir o objetivo será o de estimular o aumento da produção leite humano no Acre e em Roraima. Haverá ainda implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todos os 96 municípios eleitos prioritários na Amazônia Legal.

MORTALIDADE EM DECLÍNIO ― No Brasil, a taxa de mortalidade infantil (menores de um ano de idade), desde 1990, mantém tendência contínua de queda. Passou de 47,1 óbitos por cada mil bebês nascidos vivos para 19,3 mortes, em 2007, o que representou uma redução média de 59,7%. Atualmente, o Brasil, em um grupo de 68 países, está entre os 16 em condições de atingir a quarta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e chegar a taxa aceitável de 14,4 mortes por cada mil nascidos vivos, em 2012, três anos antes da data-limite fixada pela Organização das Nações Unidas, em 2000, ano em que instituiu os oito ODMs.
Essa mesma tendência de queda se reproduz no Nordeste e na Amazônia Legal. Em 2007, o Nordeste registrou 27,2 mortes por cada mil bebês nascidos vivos contra uma taxa de 75,8 óbitos por mil nascidos vivos em 1990. No Norte a taxa foi de 21,7, em 2007, contra 45,9, em 1990. Mas ambas estão longe da média nacional e mais distantes ainda das taxas alcançadas no Sul e Sudeste, que superaram a meta número 4 estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, para ser alcançada em 2015, de 14,4 óbitos por cada mil nascidos vivos.. O Sul fechou 2007 com uma taxa de 12,9 mortes por cada mil crianças nascidas vivas e o Sudeste em 13,8. Embora o resultado do Sul e Sudeste seja expressivo, o Brasil ainda tem um bom caminho a percorrer para alcançar a taxa de mortalidade infantil dos países desenvolvidos que é de 4 mortes por cada mil nascidos vivos.
O declínio da mortalidade infantil no Brasil é resultado do aumento da cobertura vacinal da população, uso da terapia de reindratação oral, aumento da cobertura do pré-natal, ampliação dos serviços de saúde, redução contínua da fecundidade, melhoria das condições ambientas, aumento do grau de escolaridade das mães e das taxas de aleitamento materno.

Glaucoma deixará 8,4 milhões cegos em 2010

No Brasil, chega a quase um milhão o volume de portadores de glaucoma. A maioria não sabe que possui a doença. E o glaucoma não tem cura, tem controle, adverte a especialista do HOB. Dentro de um mês, dia 26 de maio é dia nacional de prevenção à doença.

Brasília, 27/4/2009 - De acordo com o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma será responsável pela perda de visão de 8,4 milhões de pessoas no mundo até 2010. No Brasil, a estimativa é de que existam 985 mil portadores desta neuropatia, atualmente, sendo que 635 mil sequer sabem que possuem a doença. “O glaucoma é uma enfermidade silenciosa, não apresenta sintomas e avança lentamente até destruir o nervo óptico e provocar a perda parcial ou total da visão”, alerta a oftalmologista Hanna Flávia Gomes, especialista em glaucoma do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

A questão é tratada pelos órgãos de saúde pública como um desafio epidemiológico mundial. No Brasil, por exemplo, há duas datas destacadas para chamar a atenção ao problema. O dia 12 de março, que é a data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao glaucoma e o dia 26 de maio, que é a data nacional de prevenir o problema.

Irreversível - O glaucoma ou neuropatia óptica glaucomatosa é causado por um dano no nervo óptico provocado, muitas vezes, pelo aumento da pressão nos globos oculares. "Mas a alta pressão intra-ocular não é fator definitivo para a doença, não é o único fator de risco. Muitos pacientes com pressão dos olhos em níveis regulares apresentam glaucoma”, comenta Hanna.

Segunda maior causa conhecida de cegueira no mundo, o glaucoma é responsável por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos, atrás apenas da catarata (47,8%), que é reversível. Quando se trata de cegueira irreversível, o glaucoma é a maior causa.

Conforme o CBO, a prevalência do glaucoma aumenta com a idade. É estimada entre 1% a 2% na população de forma geral, chegando a 6% a 7% após os 70 anos de idade.

Sintomas - Muitos pacientes só descobrem-se portadores do glaucoma com a visão já comprometida. A visita ao oftalmologista somente é marcada quando o olho apresenta dor, ardência ou coceira. Com o glaucoma isso não acontece. “O único sinal, quase imperceptível pelo paciente no início da manifestação da doença, é a perda da visão periférica. E, em fases mais avançadas, a sensação de enxergar através de um tubo – ‘visão tubular’”, esclarece a médica.

Diagnóstico – Os exames básicos realizados para a detecção do glaucoma, segundo a especialista do HOB, são: a medida da pressão intra-ocular, fundo de olho, campimetria (avalia o campo visual), a paquimetria (mede a espessura da córnea), gonioscopia ( avalia o tipo do ângulo) e fotos do nervo óptico.

Risco – A prevalência do glaucoma aumenta com a idade, sendo associada a outros fatores de risco. Segundo dados do relatório da CBO, a hereditariedade confere aos parentes de primeiro grau de pacientes com glaucoma, dez vezes mais chances de desenvolver a neuropatia. “Pessoas com idade acima de 40 anos, portadoras de diabetes, míopes, usuários de esteróides corticóides, hipertensos, que já sofreram algum trauma ocular estão dentro do grupo de risco. No entanto, o fator hereditariedade, pessoas que apresentam pressão intra-ocular elevada e também aquelas pertencentes à raça negra mostram-se mais propensas à doença”, diz a médica.

O glaucoma não tem cura, tem controle, adverte Hanna. Esperar pelos sintomas da lesão visual não é o procedimento ideal. A perda de visão causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada com o tratamento. “A detecção precoce da enfermidade é essencial para evitar a perda total da visão. As pessoas devem ter o costume de consultar um oftalmologista periodicamente, facilitando o diagnóstico do glaucoma em tempo de controlá-lo. O tratamento é feito à base de colírios hipotensores, usados para diminuir a pressão intra-ocular. O tratamento a laser também é utilizado para retardar os efeitos da doença”, esclarece.

Cuidados - A especialista do HOB lembra que quanto mais cedo o paciente iniciar o tratamento, menores serão os danos relacionados com a perda de visão e mais fácil o controle da doença. Hanna orienta que “o empenho dos pacientes é fundamental para o sucesso do tratamento. O acompanhamento de um oftalmologista e o uso regular de colírios é essencial para que o portador de glaucoma consiga manter a qualidade de sua visão pelo maior tempo possível”.

Mais informações
Assessoria de imprensa HOB
Tel.: (61) 99 83 9395 / 3225 1452
Contatos: Teresa Cristina Machado e José Jance Grangeiro

Jornalista de editora ganha horas extras além da jornada de cinco horas

Jornalista que exerce funções típicas da profissão tem direito a jornada especial de cinco horas, independentemente de a empresa dedicar-se a atividade jornalística. A partir desse entendimento, a Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho acolheu recurso de ex-empregada da Editora FTD S.A e reconheceu o direito à jornalista.

A ex-funcionária trabalhou cerca de dez anos na FTD S.A, editora de livros didáticos, realizando atividades de jornalista na assessoria de imprensa, onde executava serviços técnicos como apuração de informações, entrevistas, redação, interpretação, correção e coordenação de matérias para publicação. A jornada de trabalho era de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h15, mas se estendia até as 21h, em média três vezes por semana.

Após ser demitida, em outubro de 2000, a jornalista ajuizou reclamação trabalhista na 49ª Vara do Trabalho de São Paulo (SP), pedindo, entre outras verbas, o pagamento das horas extras excedentes da quinta hora diária e da vigésima quinta semanal. A jornada especial para jornalistas profissionais está prevista no artigo 303 da CLT. A sentença de primeiro grau negou o pedido.

Não satisfeita, a jornalista entrou com recurso no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), reiterando a pretensão. O TRT/SP rejeitou novamente o pedido, alegando que o direito à jornada de cinco horas somente seria devido quando a atividade fosse exercida em empresas jornalísticas, conforme o Decreto-Lei nº 972/1969, e não em editoras de livros didáticos, como no caso.

Contudo, no julgamento do recurso de revista, a Primeira Turma do TST trouxe interpretação diversa da legislação. O ministro relator, Lelio Bentes Corrêa, em seu voto, observa que era fato incontroverso que a ex-funcionária desempenhava funções de jornalista, conforme expressamente consignado no acórdão do TRT/SP. “Nessas circunstâncias, não há como recusar à jornalista o direito à jornada especial estabelecida em lei, ainda que a empresa se dedique a atividade fim diversa”. O ministro destacou outras decisões do Tribunal que se orientam no sentido de que o que norteia a as obrigações é a atividade desenvolvida pelo profissional, sendo irrelevante o ramo da empresa. A tese foi acolhida por unanimidade pela Primeira Turma, que determinou o retorno dos autos ao TRT para reexaminar os pedidos.

RR-91694/2003-900-02-00.0

Em Manaus, Cassol e governadores assinam com presidente Lula “Compromisso Mais Amazônia Pela Cidadania”

Com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, ministros e governadores da Amazônia Legal, o governador Ivo Cassol e o prefeito de Alvora D’Oeste, Laerte Gomes, presidente da Associação Rondoniense dos Municípios, assinaram na tarde desta segunda-feira, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus, o “Compromisso Mais Amazônia Pela Cidadania”, ato que praticamente dá início à regularização fundiária no estado do Amazonas e que em breve será realidade em Rondônia, graças a ação do Governo do Estado, através das secretarias de Desenvolvimento Ambiental e de Agricultura, em parceria com a Presidência da República.

Após almoçar com os governadores Eduardo Braga, do Amazonas; Marcelo Miranda, do Tocantins; Ana Júlia Carepa, do Pará; José de Anchieta, de Roraima; Valdez Góes, do Amapá; além dos vices-governadores João Alberto de Souza, do Maranhão; e Cesar Messias, do Acre; senadores, deputados estaduais e federais e prefeitos, o governador Ivo Cassol e demais autoridades foram conduzidos até o local da solenidade onde, inicialmente, o presidente Lula assinou o decreto que normatiza a regularização fundiária na região Amazônica. Lula também entregou o primeiro título de propriedade à uma pequena agricultora do estado.

“Com este decreto o Governo Federal dá início ao processo de regularização fundiária da Amazônia, para que os proprietários rurais tenham renda, crédito e ajudem a reduzir o desmatamento na região”, disse Lula em seu discurso.

A solenidade em Manaus marcou também o lançamento do Plano de Cadeias da Sociobiodiversidade, que visa aproveitar de forma sustentável as riquezas da floresta sem destruir o meio-ambiente. Este projeto também será implantado em Rondônia, além do Pará, Amazonas e Acre.

A questão fundiária foi apontado pelos governadores da Amazônia como um dos principais responsáveis pelo desmatamento, além da pecuária extensiva. O ministro Mangabeira Unger, nas recentes visitas e reuniões em Rondônia, viu de perto a nossa realidade, e também dos demais estados da Amazônia, o que colaborou em grande parte para que a regularização fundiária passasse a ser uma das questões prioritárias do Ministério de Assuntos Estratégicos.

O governador Ivo Cassol foi enfático em apontar a regularização fundiária como prioritária para incentivar a agricultura e a pecuária do estado e reduzir o desmatamento, tanto nos encontros com ministros quanto em reuniões com o presidente Lula, citando inclusive a questão dos moradores da Reserva do Rio Pardo, onde esteve no último sábado (25), para buscar uma alternativa que permita aos moradores permanecerem em suas propriedades,e que as mesmas sejam legalizadas.

Antes da solenidade Cassol reuniu-se à portas fechadas com o presidente, quando explicou a proposta do Governo do Estado de permutar a área do Rio Pardo com a União pela área situada à margem esquerda do rio Madeira, onde será construída a barragem de Jirau, que faz parte da Reserva do Rio Vermelho e será inundada pela usina. A proposta oficial será agora encaminhada pelo Governo do Estado à Presidência da República e ao Ministérios das Minas e Energia e do Desenvolvimento Agrário para análise técnica e legal, mas foi recebida com bons olhos pelo presidente Lula, pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef; Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos; Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário; Izabela Teixeira, interina do Meio Ambiente; e Alfredo Nascimento, dos Transportes, que faziam parte da comitiva.

Mangabeira Unger em Porto Velho nesta terça-feira

O ministro da Secretaria de Assuntos Extraordinários, Mangabeira Unger, estará em Porto Velho nesta terça-feira, quando lançará, às 9:00 horas no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Programa do Pólo de Desenvolvimento de Dendê de Rondônia (PRODENDÊ).

Este é um projeto que objetiva promover o potencial de desenvolvimento do agronegócio do dendê nas regiões de Machadinho D’Oeste e Ariquemes, e assim como também melhorar as condições de vida dos residentes nestas localidades, acelerar o crescimento do PIB do Estado, recuperar áreas degradadas da floresta tropical, e também contribuir para a atenuação das mudanças climáticas no planeta.

O governador Ivo Cassol estará presente e durante a cerimônia assinará o decreto de institucionalização do PRODENDÊ, criando a Comissão Interinstitucional do Poder Executivo, formada por representantes das secretarias envolvidas e que ficará responsável pela negociação específica dos mecanismos institucionais e dos instrumentos econômicos, para a promoção de projetos do Programa.

Durante o evento serão abordados temas como: o agronegócio do dendê como alternativa de desenvolvimento sustentável da Amazônia; mudanças climáticas e biocombustíveis, assim como também haverá uma explanação sobre o programa, suas características, as dimensões tecnológicas (agrícolas e industriais), as estruturas de custos financeiros e econômicos, a rentabilidade financeira, a rentabilidade social e a sustentabilidade ambiental.


Cassol em Rio Branco, no Acre, e dá ordem de serviço ao Hospital Regional de Cacoal

Após a solenidade o governador Ivo Cassol irá à Rio Branco, capital do vizinho estado do Acre, participar de um encontro com o governador daquele estado, o presidente Lula e o presidente do Peru, Alan Garcia, quando inaugurarão o aeroporto de Assis Brasil,discutirão a viabilidade econômica da região e a estrada Transoceânica, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico, e será percorrida pelo governador e empresários rondonienses em caravana a partir do dia 12 do próximo mês.

Às 16:00 horas Cassol assina em Cacoal a ordem de serviço para a retomada das obras do Hospital Regional, uma das principais obras do Governo do Estado que irá melhorar sensivelmente o atendimento médico dos pacientes do interior e da capital, uma vez que a grande maioria dos pacientes dos hospitais João Paulo II e de Base são do interior.

PROJETOS E REQUERIMENTOS NA DÉCIMA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA – 27-04-2009

PROJETO
I - 1ª Discussão do Projeto lei 19/PMC/2009, autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social – FHIS e institui o Conselho gestor do FHIS. Tem por finalidade adequar a quantidade de representantes das entidades, em face das exigências do Fundo Nacional de habitação de Interesse Social.

II – 1ª Discussão do Projeto lei 23/PMC/2009, altera o § 1º do Artigo 2º da Lei Municipal nº 1750/2005, que dispõem sobre a gratificação paga aos servidores efetivos ocupantes do cargo de médico. A lei anterior permitia que apenas algumas categorias recebessem gratificação, com a alteração as categorias que exerçam alguma especialidade da área médica serão contemplados com a gratificação.
III -1ª Discussão do projeto Lei nº.28/PMC/2009, Autoriza o Poder Executivo a fazer doação de imóvel, denominado Lote 219, da quadra 57, Setor 03, localizado a Rua Ji-Paraná com a avenida Cuiabá, ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.


REQUERIMENTO

IV – Discussão e votação do Requerimento nº 42/CMC/2009. Os vereadores Valdomiro Corá, Fernando Minervino, Valdecir de Souza Andrade, Euzébio Brizon, Uriety Prado Dorofê e Cezar Castro, requerem do Executivo Municipal relação de todos os funcionários municipais, com as devidas portarias e valores salariais.

PARA ENTRADA NA ÁREA DA ANTIGA BRASIL TELECOM, Oi ANTECIPA OFERTA COM BÔNUS DE ATÉ R$ 600 POR MÊS PARA RECARGA A PARTIR DE R$ 1 NO SERVIÇO PRÉ-PAGO

a Ao comprar um chip Oi Cartão (pré-pago) a partir de amanhã os consumidores garantem o benefício da oferta especial de lançamento dos serviços Oi na área da antiga Brasil Telecom, válida para adesões somente até 24 de maio. O Oi Chip poderá ser comprado em 37 mil estabelecimentos comerciais.

a A partir do dia 17 de maio, as marcas serão unificadas como Oi e a rede será aberta na Região II, que inclui Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

aO bônus poderá ser usado para fazer ligações locais para Oi, BrT Móvel ou telefone fixo. No Sul, clientes também poderão enviar mensagens de texto para qualquer operadora no Brasil e, usando os códigos 31 ou 14, fazer longa distância para Oi, BrT Móvel, BrT Fixo ou Oi Fixo. Serão R$ 600 por mês em bônus, durante seis meses.

a Empresa lança também duas campanhas que apresentam conceito “Ligador”, com a oferta inovadora que possibilita aos clientes falarem mais a partir de maio.

A Oi, maior empresa de telecomunicações do Brasil, lança sua oferta Oi Cartão (pré-pago) na área da antiga Brasil Telecom (Região II), com campanhas diferenciadas para o Sul e para o Centro-Oeste e Norte (Rondônia, Acre e Tocantins). A companhia apresenta a campanha publicitária ‘Ligador’ e convida os clientes a comprarem um chip da Oi para começarem a falar no dia 17 de maio, data em que a rede será aberta. Com a oferta especial de lançamento, válida para adesões somente até 24 de maio ou para a quantidade máxima de 1 milhão de clientes em toda a região, os consumidores ganharão, durante seis meses, até R$ 600 em bônus por mês, para recargas a partir de R$ 1 a cada mês. Assim, o consumidor deixará de ser um recebedor no seu pré-pago e passará a ser um ‘Ligador’, com bônus em ligações para falar muito mais.

“A oferta de lançamento na Região II marca uma nova e importante etapa na história da companhia. Iniciamos uma nova relação entre consumidor e operadora nestes mercados relevantes para a estratégia da empresa. Nossas ofertas e planos serão muito competitivos e surpreenderão nossos clientes. Queremos apresentar nosso posicionamento de simplicidade e liberdade”, diz João Silveira, diretor de mercado da Oi.

“Além disso, investimos muito para aumentar a cobertura da nossa rede. Quando a rede for aberta, no dia 17 de maio, o cliente da Oi perceberá que tem a melhor cobertura para falar mais com todo o seu estado e com o Brasil inteiro. Primeiro, no telefone móvel, com o lançamento do serviço pré-pago, e depois, nos planos pós-pagos, no telefone fixo e na banda larga”, acrescenta o executivo.

Com a aquisição da Brasil Telecom, efetivada em janeiro deste ano, a Oi firmou-se como a plataforma brasileira de telecomunicações, com controle 100% nacional e presença em todos os estados do país. Orientada pelo cliente e focada em serviços diferenciados, a Oi estabeleceu um cronograma gradual e faseado para a migração dos serviços da Brasil Telecom. As mudanças foram iniciadas pelo desbloqueio gratuito de aparelhos, que, desde fevereiro, é oferecido pela Oi para os clientes da Brasil Telecom e, mais recentemente, para clientes das outras operadoras na Região II. Com o lançamento da oferta do Oi Cartão para os clientes pré-pagos, a empresa avança mais uma etapa na implementação de sua estratégia.

Ofertas
Serão duas campanhas: uma para o Sul e outra para o Centro-Oeste e Norte (Rondônia, Acre e Tocantins). Todos os clientes poderão usar o bônus para fazer ligações locais para qualquer Oi, BrT Móvel ou qualquer telefone fixo. No Sul, os clientes também poderão enviar mensagens de texto para qualquer operadora no Brasil e, utilizando os códigos 31 e 14, fazer longa distância para Oi, BrT Móvel, BrT Fixo ou Oi Fixo, para qualquer destino do país.

Para garantir a oferta, o cliente deve adquirir e ativar um Oi Chip individual por R$ 20 ou uma embalagem promocional com dois Oi Chips por R$ 31, até o dia 24 de maio, em um dos mais de 37 mil pontos de venda e atualizar seu cadastro na primeira ligação realizada. Para a atualização do cadastro, o cliente deve fornecer nome, CPF ou RG e endereço completo com o CEP. Para utilizar o bônus basta o cliente recarregar qualquer valor a partir de R$ 1. A oferta estará valida até o final do mês. Para mais informações, o cliente poderá consultar o regulamento disponível no site www.oi.com.br/digaoi, que entrará no ar amanhã.

Os chips estarão à venda nas lojas do pequeno e grande varejo, bancas de jornal, farmácias, supermercados, lojas de conveniência, além dos quiosques e lojas Oi. O Oi Chip é compatível com aparelhos GSM desbloqueados e com as frequências 900/1800 MHz.

Os usuários que adquirirem o chip Oi Cartão a partir do dia 24 de abril podem aderir à oferta e receber bônus diários de R$ 20, que somam até R$ 600 no mês, para fazer ligações a partir do dia 17 de maio. Os clientes poderão usufruir do bônus diário por seis meses ao efetuar recargas mensais a partir de R$ 1, a menor do mercado. Dessa forma, o cliente pode ganhar em bônus até 600 vezes o valor da recarga mínima.

Os clientes poderão efetuar recargas de qualquer valor a partir de R$ 1, incluindo centavos. Este benefício, disponibilizado para os clientes Oi desde outubro de 2006, aliado à oferta permite ao cliente determinar quanto quer gastar e como quer usar o benefício.

O cliente pode verificar, a qualquer momento, o somatório de recargas realizadas no mês e o volume atual de bônus, ligando para os números *804 e *805 do seu aparelho móvel. A oferta é válida para adesões somente até 24 de maio ou para a quantidade máxima de 1 milhão de clientes em toda a região: 580 mil para os clientes do Sul e 420 mil para os clientes do Centro-Oeste e do Norte (Rondônia, Acre e Tocantins).

O modelo Ligador é um sucesso em toda a região em que a Oi atua. Em São Paulo, o lançamento da oferta Ligador levou a Oi a conquistar 2 milhões de clientes em apenas dois meses após o início da sua operação no estado.

A partir de 17 de maio, clientes Oi e Brasil Telecom passam a ter cobertura nacional. Assim, clientes da nova empresa falam em todo o Brasil com preço de ligação local e sem pagar adicional de chamada para fazer ou para receber ligações.

Campanha Ligador
No mesmo dia em que anuncia a nova oferta, a Oi coloca no ar um comercial intitulado “Ligador, a Saga”. Criação da NBS, a campanha traz um filme que destaca a oferta agressiva que possibilita aos clientes da Oi falarem mais. A estratégia de comunicação da empresa é mostrar os benefícios que o cliente ganha ao virar um ‘Ligador’.

No filme do Sul, a cena começa com um rapaz desanimado, sozinho no meio de um lugar vazio, olhando para o seu celular. Em off, um locutor diz ”Este homem não ligava. Era apenas um “recebedor”. Até que desbloqueou seu aparelho, colocou um chip do Oi Cartão… E virou um “Ligador”.

O homem se transforma em “Ligador” e caminha com uma atitude mais positiva. As pessoas começam a acompanhar o “Ligador”. O locutor diz: “Recarregando 1 real ganhava 600 reais, todo mês, pra falar…”. O lettering destaca . Recarregue qualquer valor a partir de 1 real” e “Ganhe até 600 reis todo mês, durante 6 meses”. A expressão do personagem se transforma e ele transmite cada vez mais carisma e distribui o gesto “Eu-ligo-pra-você”, apontando para as pessoas, demonstrando sua popularidade.

O locutor aumenta progressivamente a empolgação de sua narração: “e ainda fazia interurbano para qualquer cidade do Brasil e mandava torpedos para qualquer operadora”. Enquanto o lettering destaca: “São 53 milhões de fixos e móveis”. Pessoas se juntam à caminhada do “Ligador”. No lettering aparece “Ligação local + DDD + torpedos”.

O “Ligador” é acompanhado como um ídolo pela multidão de amigos, que grita “Ligador! Ligador! Ligador!” ao som de uma trilha animada. Em off, outro locutor conclui: “Compre já seu Oi Chip. Dia 17, a sua cidade. Você começa a falar... e vira um “Ligador”. O lettering finaliza: “À venda nas lojas da Oi e da Brasil Telecom e nas grandes lojas de varejo e até em bancas de jornal. Compre já. Quantidade limitada. www.oi.com.br/digaoi”. O filme termina com a assinatura da criança dizendo “Oi!”.

A peça publicitária, com 30 segundos de duração, será veiculada nas principais emissoras da TV aberta nas principais praças do Sul. Para o Centro-Oeste e os três estados do Norte que fazem parte da Região II (Rondônia, Acre e Tocantins), também haverá campanha ‘Ligador’, com os detalhes da oferta para estas respectivas regiões. Além disso, haverá peças publicitárias nos pontos de venda, jornais, revistas e rádios.

Sobre a Oi
Maior empresa brasileira de telecomunicações, a Oi é pioneira na prestação de serviços convergentes no país. Oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento. Com a compra do controle da Brasil Telecom, este ano a Oi passa a atuar em todo o território nacional.

No ano passado, a Oi também passou a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. Juntas, Oi e BrT terminaram 2008 com cerca de 55,9 milhões de clientes, sendo 22 milhões em telefonia fixa, 30 milhões em telefonia móvel, 3,8 milhões em banda larga e 61 mil em TV por assinatura.

Mais informações

Comunicação Corporativa
Karen Inacio
014 48 3401 2340
014 48 8401 8284
ikaren@brasiltelecom.com.br

Mariana Pitta
031 21 3131.1603
031 21 8876.6493
mariana.pitta@oi.net.br


Leia, abaixo, o regulamento:

Promoção OI 600 Minutos

SEMANA DO LIVRO INFANTIL – COLÉGIO OBJETIVO

Sabe-se que o hábito de ouvir e contar histórias acompanha a humanidade desde os tempos mais antigos. Sejam reais ou fictícias, as histórias fazem parte da cultura dos povos e é fato que se forem bem contadas, são capazes de mudar vidas.

A escola tem a responsabilidade de garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, pois ela é o instrumento indispensável à formação do estudante e ao exercício da cidadania.

Como forma de comemoração pela Semana do Livro Infantil, o Objetivo recebeu a ilustre visita do escritor Washington Amorim, um Rondoniense natural de Porto Velho, que aos nove anos foi morar no Rio de Janeiro, ingressou na Força Aérea Brasileira e se graduou como Oficial Aviador, tornou-se piloto de caça, piloto internacional, exerceu cargos na Aeronáutica Brasileira na Inglaterra.

Desde a década de 60 escrevia textos e recentemente lançou o livro AS AVENTURAS DO MENINO SOZINHO onde conta suas aventuras de criança, parte delas, vividas aqui em sua terra natal.

Para os alunos, o contato com um escritor e um bate papo acerca de seu livro, estimula muito o ato de ler e escrever.

O projeto “Descobrindo o Fantástico Mundo da Leitura” desenvolvido pelo Colégio Objetivo visa levar o aluno a aumentar o gosto pela leitura, interpretar e produzir textos sinalizando a formação de leitores e escritores.

Além do lançamento do livro, várias outras atividades estão sendo desenvolvidas tais como: teatro representado pelos docentes e discentes, hora do conto, produções de textos, dentre outros. O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo. A proposta é reforçar ainda mais o compromisso de ampliar a cultura e incentivar o hábito da leitura, contribuindo com isso na formação de leitores competentes capazes de desvendar o mundo por meio da palavra e da literatura.

Objetivo I - Jd das Mangueiras

Objetivo II - Jd América


www.meuobjetivo.com.br

Veja informações sobre o grave acidente no rio Jaru

Associação Comercial apóia mudança de local da construção da ponte no Madeira

A Associação Comercial de Rondônia, a mais antiga entidade representativa do setor produtivo do Estado, tem posição definida quando o assunto é o porto ou a ponte interligando os dois lados do Rio Madeira.
“É um absurdo se pensar em continuar o porto aonde se encontra atualmente e, também, em construir uma ponte no bairro da Balsa”, disse o presidente da entidade, Wanderlei Oriani.

“Estamos encaminhando documentos a todos os setores responsáveis pelo gerenciamento público e privado do Estado, para que venham se somar à proposta para tirar o porto da região onde se encontra hoje e, ainda, não apoiar a construção de uma ponte na região urbana da capital”, frisou.
Para o líder empresarial, este é o momento certo para conseguir tanto o porto quanto o anel viário e a ponte fora da área urbana da capital. “Se não conseguirmos isso até ano que vem, será muito difícil reverter a situação depois”, ele sentencia, citando a “boa vontade do presidente Lula e do ministro (dos Transportes) Alfredo Nascimento, direcionando recursos grandes, através do PAC, para Porto Velho”.
“A melhor proposta é fazer o anel viário à altura do hospital das Marcelinas e daí chegar ao Porto Chuelo, onde se construa um porto e também a ponte. Com isso vamos tirar da zona urbana da capital mais de 800 carretas e caminhões por dia, desafogando muito a circulação de veículos”.
Wanderlei Oriani tem números, fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal, mostrando o aumento da violência no trânsito da avenida Jorge Teixeira, cujo trecho federalizado é um dos cinco de maior índice de acidentes dentre as rodovias federais brasileiras.

“Em todo o ano de 2008 tivemos 169 acidentes com vítimas, uma delas fatal, na Jorge Teixeira. Este ano, e ainda não acabou o quarto mês de 2009, já são 69 registros, representando mais de 50%. Tivemos 180 feridos mos acidentes de 2008. Já nesses quase quatro meses de 2009 chegamos a 100 casos, o que é mais uma amostra da importância de não se permitir a construção de uma ponte no bairro da Balsa, e fazer porto e ponte 10 quilômetros rio abaixo”, diz o presidente Wanderlei Oriani.

Assessoria de Imprensa

Secretário de Agricultura Carlos Magno e vereadores visitam roça comunitária em Alto Paraíso

O secretário de Agricultura do Estado Carlos Magno, realizou na manhã do ultimo sábado 25, uma visita a roça comunitária da UNIAGRO na LC-110, junto ao presidente da câmara de vereadores Caíco [DEM], Zé-Ceará [PR], Miguel Facundo [PMDB] e o Sr. Vicente, primeiro secretário da associação. A visita de Carlos Magno ao município Atribui-se ao convite feito presidente da câmara de vereadores, Caíco.

Carlos Magno se diz estar satisfeito com o empenho dos associados que usaram as horas do PROMEC por meio de associação para mecanizar a terra e hoje poder colher a plantação com mais segurança, Carlos Magno disse ainda que essa é a melhor alternativa para os pequenos produtores terem uma rentabilidade maior.

Um dia de campo já foi realizado pela EMATER, Governo do Estado e SEAPS em 2008, que teve como objetivo incentivar o Homem do campo na melhor produtividade de suas lavouras. A pedido do vice presidente da UNIAGRO, Carlos Magno disse que vai analisar a questão do secador que os agricultores do município cobram para a secagem de grãos, Zé-Ceará disse que a colheita precisa ser secada em Ariquemes, o que diminui em partes o lucro.

O vereador Caíco agradeceu a presença do secretário e reafirmou seu compromisso com a população de Alto Paraíso, “Essa roça comunitária é um exemplo que da certo, agradeço ao secretário de agricultura que conhece de perto as necessidades do homem do campo e veio visitar essa associação, e no que essa associação precisar a câmara esta de portas abertas para atender dentro do possível”, afirmou Caico.

Tensão no Pará: mais um jornalista diz ter sido ameaçado por MST

O jornalista Marcelo Campos, da TV RBA, afiliada da Bandeirantes no Pará, afirma ter sido ameaçado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no último domingo (19/04), na fazenda Maria Bonita, em Xinguara. Ele estava acompanhado do cinegrafista José Neto, que conseguiu captar imagens do momento em que Campos foi perseguido e cercado pelos agricultores.



Jornalista infiltrado, diz MST
O coordenador MST no estado do Pará, Charles Trocate, rebate as acusações. Ele afirma que um dos jornalistas foi reconhecido como sendo informante da Agropecuária Santa Bábara, pertencente ao grupo Opportunity do banqueiro Daniel Dantas.

“Havia um informante disfarçado de jornalista. Os integrantes o reconheceram o expulsaram do local. Nós não queremos amedrontar os jornalistas, muito menos torná-los alvo da nossa principal ação, que é a distribuição das terras griladas”, informa.

Campos discorda da versão oferecida por Trocate, afirmando que ele e Neto, assim como o carro em que viajavam, estavam identificados como sendo da imprensa. Os dois tentavam ir para a fazenda Espírito Santo, onde jornalistas foram supostamente utilizados como escudos humanos em confronto entre o MST e seguranças.

Como a rodovia PA-150 estava interditada por manifestantes na altura da fazenda Maria Bonita, eles resolveram descer do carro e captar imagens da ocupação. Segundo Campos, quando os manifestantes perceberam a sua presença, correram em sua direção.

“Eles correram atrás de mim, depois ameaçaram quebrar a minha câmera e me obrigaram a apagar as fotos. Eu fui levado com eles para os líderes da ocupação, daí um Sem Terra me disse: nós vamos ver qual vai ser o seu futuro”, conta Campos.

Ele afirma ter ficado cerca de 30 minutos no local e ter sido obrigado a deixar o carro e ir embora andando. Após longa caminhada, encontrou um posto policial e voltou acompanhado para buscar o veículo.

Outra ameaça
O jornalista conta que a situação na região é tensa há algum tempo e que, na terça-feira (21/04), no caminho para a Fazenda Espírito Santo, voltou a ser ameaçado por integrantes do MST. “Eles ameaçaram quebrar o nosso carro e amarrar a gente. Eles bloquearam a entrada da fazenda e para chegar lá tive que andar mais uns cem quilômetros”, diz.

A fazenda Espírito Santo foi palco de violento confronto entre integrantes do MST e seguranças contratados pela Agropecuária Santa Bárbara no último sábado. Jornalistas afirmaram terem sido utilizados como escudo humano no conflito.

MST nega cárcere privado e escudo humano
Trocate nega qualquer violência ou ameaça contra os jornalistas e cobra explicações sobre o relacionamento entre os profissionais de imprensa e a Agropecuária Santa Bárbara. O coordenador do MST afirma que as próprias imagens desmentem a versão dos jornalistas, já que mostram o cinegrafista atrás de uma caminhonete utilizada pelos seguranças da fazenda.

“Da nossa parte, não negamos. Há uma ocupação. Há um conflito agrário e nós estamos procurando resistir às ofensivas da Agropecuária Santa Bárbara. Os jornalistas que estavam lá tinham sido convidados pela assessoria da Agropecuária. A empresa disponibilizou um avião para transportá-los até lá. Nós temos a compreensão de que qualquer matéria que seja escrita sob essas circunstâncias perde a seriedade, a autonomia”, afirma.

Segundo o coordenador do MST, a acusação de cárcere privado é absurda, já que os jornalistas iriam embora de avião, não de carro. Ele confirma que as estradas foram bloqueadas, mas isso não impedia a saída da fazenda.

“Eles não foram embora porque não couberam no avião. Eles não iriam embora de carro. O enfrentamento foi um fato criado pela Agropecuária para desestabilizar a ocupação e forçar o pedido de reintegração de posse”, afirma Trocate.

Buraco na BR 364 ceifa a vida de cinco pessoas na ponte do Rio Jaru

A BR 364 continua ceifando a vida de pessoas e desta feita cinco pessoas sendo quatro da mesma família perderam a vida em um trágico acidente. O sinistro ocorreu na tarde de ontem (sábado 25/04) na BR 364 perímetro urbano do município de Jaru, quando o Gol branco placas AJR 2666 – Jaru/RO conduzido pelo motorista Welques Alves de Souza, 21 anos perdeu o controle e bateu na mureta de proteção existente sobre a ponte do Rio Jaru vindo a cair de uma altura aproximadamente 30 metros dentro do rio, ceifando a vida de mais quatro pessoas que estavam indo passar o final de semana na casa de parentes em Cacoal e participar de uma atividade religiosa na Igreja Assembléia de Deus onde todos eram membros.

De acordo com informações fornecidas pelo Policial Rodoviário Federal Zandonadi a causa do acidente ainda não está clara e somente depois da perícia é que será apontado o que provocou a tragédia.
Testemunhas disseram que o veiculo tentou desviar dos inúmeros buracos existentes na cabeceira da ponte vindo a bater na mureta de proteção que não suportou ao forte impacto e se rompeu o que ocasionou a queda livre do veículo com os cincos ocupantes.

A PRF compareceu ao local e imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros acionado que teve o apoio do grupamento de Ji-Paraná, devido à falta de equipamentos adequados para este tipo de serviço de salvamento e a escuridão no local aliada a forte correnteza com as águas turvas o resgate do veiculo demorou aproximadamente 8 (oito) horas, a população ajudou com botes, barcos e uma Pá Carregadeira foi utilizada para puxar o veiculo e quando os bombeiros militares abriram o veiculo encontraram 4 (quatro) corpos sendo: Welques Alves de Souza, 20 anos, sua mãe Geraldo Alves de Souza, 44 anos, sua irmã Zirlene Alves de Souza, 20 anos, a sobrinha de Geraldo a menor de 13 anos Andréia Lima de Moura sendo que o esposo de Zirlene Moises Soares da Silva, 24 anos está desaparecido e provavelmente foi levado pela forte correnteza já que o Rio Jaru está com o nível de água elevado em razão das fortes chuvas que vem caindo em toda região.

Após o resgate os corpos foram levados para uma funerária local para os trabalhos serem feitos os trabalhos legistas e em seguida foram liberados para o funeral que ocorreu na Igreja Assembléia de Deus setor 5, a noticia da morte das vitimas comoveu toda população de Jaru já que todos eram pessoas bastantes conhecidas no município. A PRF orienta os condutores de veículos a terem bastante cuidado no trecho onde ocorreu o trágico acidente devidos os buracos.

Por ironia do destino o veiculo foi adquirido pela família na última sexta-feira (24) e o condutor Welques não tinha experiência em dirigir em rodovia movimentada e sua CNH era provisória.

Fonte: O Observador

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia