Katatal volta a cobrar liberação do convênio da Igreja Luterana

ASCOM/CMC-O presidente da Câmara vereador Luiz Carlos Katatal (PTB) voltou a cobrar do executivo Municipal a liberação do convênio firmado com a Igreja Luterana do Brasil – IECLB. Em seu discurso na sessão Legislativa de terça-feira, o vereador frisou que o pagamento do convênio que deveria ter sido liberado através do Projeto Lei Nº40/PMC/2008, foi aprovado pelos vereadores ainda no mês de março deste ano, porém, até agora não foi liberado pelo executivo. A falta na liberação do convênio vem causando sérios transtornos e prejuízos aquela comunidade.

Segundo Katatal, o convênio no valor de R$100.000,00 (cem mil reais), seria repassado à conveniada em uma única parcela, e seria destinado à construção da cobertura da quadra. “O trabalho foi iniciado pela comunidade, que teve despesa com as fundações e mobilização para o inicio da obra, mas até agora os recursos para a cobertura não foi liberado”, disse o vereador, frisando que os materiais adquiridos, como madeira, cimento e outros materiais acabaram se deteriorando com a ação do tempo.

O vereador disse que esteve visitando o local e constatou de perto o drama vivido pela comunidade. Segundo o vereador antes no local havia uma quadra pequena, mas que ainda era utilizada pela comunidade, porém com a aprovação do projeto toda estrutura foi desmobilizada para que a outra fosse construída, como os recursos ainda não foram liberados, os serviços tiveram que ser suspensos, causando transtornos e prejuízos àquela comunidade, principalmente aos jovens que usavam o local para a prática esportiva.

Além desse convênio, outras entidades do município como é o caso do CERNIC, também estão passando por dificuldades pela falta de liberação de convenio por parte do Executivo Municipal. Segundo o vereador, apesar da mobilização da comunidade em ajudar essas instituições, que prestam relevantes serviços no município, é preciso também o poder público fazer a sua parte. “A Câmara vem cumprindo com o seu papel, aprovando e autorizando o Executivo a firmar os convênios, porém cabe ao mesmo executá-los e liberá-los de acordo com os projetos aprovados”, frisou o presidente.

Concluindo seu discurso, Katatal cobrou também mais apoio do executivo aos apenados de Cacoal e aos deficientes físicos. Segundo ele, são mais de dez pessoas deficientes que residem no Distrito do Riozinho e que estão tendo dificuldade de se deslocarem á Cacoal, devido à falta de transporte adequado. Para os apenados o vereador sugeriu a criação de programas específicos para atender essas pessoas, que poderão vir a ser útil para o município com a prestação de serviços.

Licença preliminar da usina de Jirau deverá sair até amanhã

A licença preliminar para a construção da usina hidrelétrica de Jirau deverá ser concedida pelo Ibama até amanhã, informa o balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) divulgado nesta quinta-feira.

Segundo o documento, o Ibama emitirá até esta sexta-feira (31) um parecer acerca dos impactos ambientais e legais associados à mudança do local de construção da usina, proposta pela empresa Energia Sustentável, que ganhou o leilão da usina.

Na prática, o parecer permite à empresa iniciar a construção do canteiro de obras, anteriores à construção da usina em si. A previsão é que a licença definitiva saia até abril do ano que vem.
O grupo Energia Sustentável do Brasil --encabeçado pela empresa Suez-- propôs mudar o local da construção da usina em nove quilômetros, alegando que isso traria redução de custos e menor impacto ambiental.

O balanço do PAC prevê ainda a concessão da licença de instalação de Angra 3 até o fim do ano. Para essa obra, o Ibama já concedeu a licença para a construção do canteiro de obras.
Leia mais

Padre Franco e governador Ivo Cassol se reunem na capital

O governador Ivo Cassol recebeu na tarde desta terça-feira, 28 em seu gabinete na residência oficial, o prefeito eleito de Cacoal, padre Franco Vialeto (PT), que estava acompanho de alguns assessores como Bela Borghi, Antônio Ragnani, Antônio Besconsin e do deputado estadual Valdivino Tucura (PRP-Cacoal).

Padre Fanco e sua comitiva vieram conversar com o governador Ivo Cassol (sem partido) e reforçar a parceria estabelecida entre o município e o estado.O prefeito eleito disse que está ansioso para começar a trabalhar em prol da população do município que o elegeu.


Um dos assuntos tratados nesse encontro foram os projetos que serão desenvolvidos durante a nova gestão, entre eles a retomada da obra do Hospital Regional de Cacoal. O governador Ivo Cassol disse que a campanha política terminou, e que a população cacoalense espera trabalho do novo governante, e que o padre Franco terá apoio do governo do estado para administrar Cacoal.
“Eu fui eleito para administrar Rondônia, independente da cor partidária dos prefeitos, e é isso que eu vou continuar fazendo: trabalhando duro e levando benefícios aos municípios do estado”, disse o governador ao final do encontro.

Líder indígena ganha prêmio internacional de direitos humanos

O líder indígena brasileiro Almir Suruí recebeu em Genebra, na Suíça, um prêmio da Sociedade Internacional de Direitos Humanos, organização que atua em 26 países. A entrega aconteceu neste sábado (25) na sala de concertos Victoria Hall, em Genebra, onde foi executada também uma obra de Heitor Villa- Lobos.

“Sempre digo que direitos humanos não existem sem floresta, pois ela tem papel importante na qualidade de vida. Assim como, quando se fala de floresta, não se pode deixar de falar de direitos humanos”, comentou o líder, que se disse satisfeito por uma entidade internacional ter reconhecido seu trabalho. “Achei [o prêmio] importante, pois pode se tornar uma ferramenta para a gente continuar a lutar”, acrescentou em entrevista ao Globo Amazônia, da Suíça.

Almir é líder dos índios suruí e vive na Terra Indígena Sete de Setembro em Cacoal, Rondônia. Ele é coordenador Etno-Ambiental da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e denunciou à Organização dos Estados Americanos a exploração ilegal de madeira nas terras indígenas de Rondônia. Passou a receber ameaças de morte depois disso.

Depois Almir conseguiu algumas parcerias inéditas, uma delas com a empresa americana Google, para que esta mapeasse a terra de seu povo, protegendo-a do desmatamento, e outra com a Forest Trends, organização não-governamental também dos EUA, para recuperar áreas degradadas de floresta e entrar no mercado de carbono.

A Sociedade Internacional de Direitos Humanos é uma organização com cerca de 30 mil membros em 26 países. Surgiu nos anos 70, na Alemanha Ocidental, chamando atenção para o desrespeito aos direitos humanos em países do bloco comunista. O prêmio recebido por Suruí é concedido anualmente a figuras de destaque na luta pelos direitos humanos. Em 2000, por exemplo, ele foi concedido ao Dalai Lama.


G1

Gigantes da internet assinam código de ética

Microsoft, Google e Yahoo divulgaram nesta terça-feira um código de conduta conjunto para oferecer proteção à liberdade de expressão na internet e garantir a privacidade de usuários contra a intromissão de governos no ambiente online.

O código, intitulado Global Network Initiative, foi assinado depois de as empresas terem sofrido críticas por auxiliarem governos como o da China a censurarem conteúdos da internet.

Segundo o acordo, as companhias vão limitar os dados que poderão enviar aos governos em questões que tratam da liberdade de expressão e privacidade dos usuários.

"Este é um primeiro passo importante", avalia Mike Posner, da organização não governamental Human Rights First.

Posner afirmou à BBC que o acordo é o "reconhecimento por estas companhias, grupos de defesa dos direitos humanos e investidores de que deve haver uma responsabilidade coletiva sobre este problema crescente".

"As empresas devem ser mais firmes em desafiar a interferência sem razão de alguns governos (na internet)", disse Posner.

O documento afirma que a privacidade é " um direito humano e uma garantia da dignidade humana" e diz que as empresas signatárias se comprometem a resistir a demandas por restrições na liberdade de expressão e na privacidade feitas por governos.

As empresas também se comprometem a avaliar o nível de liberdade de expressão em um país antes de fecharem acordos e de se certificarem de que seus funcionários e parceiros façam o mesmo.

"Estes princípios não serão uma solução definitiva para o problema, mas, o mais importante para mim, é que eles fornecem mais transparência", afirma Danny O'Brien, da Electronic Frontier Foudation.

"Nós nos juntamos a essa iniciativa porque sabemos que um grande número de grupos trabalhando juntos pode conseguir mais do que uma empresa agindo sozinha", disse Andrew McLaughlin, diretor global de políticas públicas do Google.

Acusações
O advento do acordo acontece depois de anos de críticas e acusações de que muitas empresas --inclusive Google, Yahoo e Microsoft-- concordaram em ajudar a desenvolver o que é conhecido como "O Grande Firewall da China", um sistema de bloqueio de conteúdos de Internet do governo chinês.

O Google foi acusado de cumprir exigências do governo chinês para filtrar pesquisas na internet e eliminar resultados em seu sistema de buscas sobre palavras como "democracia" e "Massacre da Praça da Paz Calestial", por exemplo.

Já a Microsoft foi acusada de bloquear o blog de um famoso pesquisador de mídia chinês que publicou artigos contra a demissões no jornal Beijing News Daily.

Pesquisadores canadenses também afirmam que uma joint venture chinesa do serviço de ligações pela internet Skype monitorava as comunicações dos usuários.

Um jornalista chinês também foi condenado a dez anos de prisão depois que o Yahoo China forneceu suas informações pessoais ao governo.


Mapa

Nesta terça-feira, o CEO e co-fundador do Yahoo, Jerry Yang, comemorou a assinatura do novo código de conduta.

"Estes princípios dão um mapa para companhias como o Yahoo operarem em mercados onde a liberdade de expressão e a privacidade são restritas", disse.

"O Yahoo foi fundado sobre a crença de que promover o acesso à informação pode enriquecer a vida das pessoas e os princípios acordados hoje refletem nossa determinação de que as nossas ações reflitam esses valores ao redor do mundo", afirmou Yang.

Mas, enquanto a China costuma ser pintada como o lugar onde estes direitos são menos respeitados, o pesquisador Colin Maclay, do Centro Berkman para Internet e Sociedade, da Universidade de Harvard, afirma que outros países e governos também cometem abusos.

"O número de Estados buscando censurar conteúdo online ou procurando ter acesso a informações pessoais na internet está crescendo", diz.

"Os meios empregados para isso --técnicos, sociais, legais e políticos-- são cada vez mais sofisticados e diversas vezes colocam empresas de internet e de telecomunicações em situações delicadas".

Questão de negócios
A Global Network Initiative foi desenvolvida pelas empresas de internet junto com grupos de defesa dos direitos humanos, acadêmicos e investidores.

Adam Kanzer, diretor da companhia de investimentos Domini Social Investments, afirma que a iniciativa, assim como é a "coisa certa a se fazer", também faz sentido nos negócios.

Ele disse à BBC que "quando se vê a indústria caindo em táticas de vários regimes ao redor do mundo, a questão dos negócios é muito clara".

"A liberdade de expressão é central nos negócios destas empresas. Elas dependem de uma internet aberta, livre e segura. Se as pessoas não acreditarem na internet e não acharem que ela é segura, é contraproducente para seus negócios".

Mas os esforços já estão sendo vistos por alguns como insuficientes. "Depois de dois anos de discussões, eles terminaram com muito pouco", diz Morton Sklar, diretor-executivo da ONG World Organization For Human Rights, nos EUA.

"Isto é pouco mais de que uma declaração de apoio a princípios gerais, sem nenhum mecanismo concreto que garanta que as medidas sejam adotadas", afirma.

Apesar das críticas, espera-se que outras empresas assinem o código de conduta e duas empresas européias, France Telecom e Vodafone, já afirmaram estar considerando adicionar seus nomes ao acordo.

Cruzamentos dos líderes

Cruzamentos dos líderes

Cruzeiro
Goiás (fora)
Fluminense (casa)
Náutico (fora)
Flamengo (casa)
Internacional (fora)
Portuguesa (casa)

Palmeiras
Santos (fora)
Grêmio (casa)
Flamengo (fora)
Ipatinga (casa)
Vitória (fora)
Botafogo (casa)

Flamengo
Portuguesa (casa)
Botafogo (fora)
Palmeiras (casa)
Cruzeiro (fora)
Goiás (casa)
Atlético PR (fora)

São Paulo
Internacional (casa)
Portuguesa (fora)
Figueirense (casa)
Vasco (fora)
Fluminense (casa)
Goiás (fora)

Grêmio
Figueirense (casa)
Palmeiras (fora)
Coritiba (casa)
Vitória (fora)
Ipatinga (fora)
Atlético MG (casa)

Papudiskina comenta terceiro mandato e "rechamada"

Balanço eleitoral
Agora que as eleições municipais realmente se encerraram em todo o país, com a realização de segundo turno em 31 cidades, é tempo de nós, jornalistas, fazermos uma avaliação firme sobre o comportamento de políticos antes e depois. Infelizmente alguns políticos acabam frustrando até os mais crédulos e os mais propensos a acreditarem em boa fé e boa índole dessas personalidades públicas a julgar pela forma como se comportam quando estão à procura de votos.
O programa semanal da Rede Bandeirantes, CQC, deu a exata medida de como os políticos têm a petulância de descumprir até promessas simples quando alcançam os seus objetivos mais prementes, a aprovação popular.
O candidato Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, em campanha prometeu que a sua primeira entrevista exclusiva, após eleito, seria com o CQC. Ele também ganhou de presente uma sunga do CQC e comprometeu-se, solenemente, que iria mergulhar no dia 27 de outubro, um dia após a consagração nas urnas. Resultado: não cumpriu nenhuma coisa e nem outra. Ele pisou na bola e feio. Tudo bem que mergulhar de sunga, sob a vigilância da imprensa, poderia até ser constrangedor. Mas dar uma entrevista exclusiva seria algo perfeitamente possível e compreensível. Ao descumprir uma promessa tão fácil de ser cumprida, fica no ar uma pergunta: “será que os cariocas poderão confiar nas promessas de campanha do jovem prefeito eleito”?
Se eu tivesse a oportunidade de encontrar o Eduardo Paes, face a face, cobraria dele mais cuidado em suas promessas. Ninguém é obrigado a fazer promessas, ainda mais quando o que se almeja é apenas aparecer de bom mocinho na mídia, mas uma vez feita a promessa – pelo menos em relação à imprensa – é bom que se cumpra. Quanto as outras promessas, a gente sabe que muitos políticos são especialistas em prometerem e não cumprirem, pelo menos na totalidade o que prometeram.

O desastre do PT em São Paulo
Apesar do prestígio excepcional do presidente Lula, o PT em São Paulo não decola e a candidata Marta Suplicy ainda deu uma ajudinha ao azar. Em seu programa eleitoral, ela – através de seus marketeiros – divulgou uma vinheta em que fazia uma série de perguntas sobre Kassab, entre elas, a que questionava se ele era casado e tinha filhos. Rapidamente a mídia fez ecoar uma interpretação bizarra, dando a entender que ela insinuava, nas entre linhas, que ele poderia ser homossexual. É óbvio que em momento algum a vinheta deixa claro essa insinuação.
Mesmo deixando de fora essa conotação fantasiosa da imprensa (perguntar se alguém é casado não significa insinuar que esse alguém seja gay), Marta errou ao questionar o estado civil do concorrente. Ser casado ou solteiro não é condição sine qua non para se avaliar a competência de alguém. Ela deveria se ater aos problemas da cidade de São Paulo – que não são poucos – mas preferiu o ataque frontal, apelando para subjetividades e o povo não engoliu. Tanto que praticamente não avançou no segundo turno, se compararmos com a votação de Kassab. Ela conseguiu 32% dos votos no primeiro turno e 39% no segundo turno. Enquanto ela avançou apenas 7%, Kassab saltou de 33% para 61%, praticamente dobrando o seu eleitorado no segundo turno. Marta ficou apenas com os votos de militantes de partidos de extrema esquerda como o PSOL, PcdoB, PSTU e alguns poucos indecisos. Os votos de Alckmin, Maluf, Soninha e os demais candidatos foram quase todos canalizados para o candidato do Partido Democrata.

Prestígio do presidente Lula
Mesmo não conseguindo eleger todos os candidatos que apoiou, o presidente Lula continua prestigiado. Uma prova disso é que todos os seus concorrentes, de norte a sul do país, lhe demonstraram uma verdadeira. Lula é mesmo um político admirável. Tivemos candidatos em mais de 5.500 quintas cidades e em todos esses lugares o que viu-se foi um cuidado dos concorrentes para não afrontarem a figura do presidente. Mesmo no bastião da oposição, como São Paulo, ninguém ousou criticá-lo. Em síntese: ao contrário do que diziam os mais otimistas petistas, não é verdade que Lula elegeria até poste, mas também é verdade que a figura emblemática do ex-metalúrgico Luiz Inácio LULA da Silva transcende ao eleitorado do PT.

Eleições 2010
O brasileiro diz que está cansado de votar, que os políticos são todos iguais, mas a verdade é que todos nós, com raras exceções, respiramos político. Está no DNA do povo brasileiro se envolver apaixonadamente em campanhas. Eu pude perceber isso aqui em Cacoal ao observar o fervor dos cabos eleitorais dos concorrentes. É por isso que mal terminamos uma eleição e o povo já pensa nas eleições futuras, em 2010. O problema é que parece haver uma escassez de nomes para disputar as eleições. Estamos vivendo uma entressafra. Em nível nacional, depois do Lula, fica difícil vislumbrarmos alguém à altura de substituí-lo. Existe aqueles que falam na possibilidade de um terceiro mandato, embora essa proposta é rebatida por hipócritas que acusam o presidente de estar tentando um golpe branco para se perpetrar no poder. Mais à frente direi o que penso. Mas voltando aos nossos arredores, percebemos que tanto Cacoal quanto o Estado de Rondônia não dispõem de novas lideranças para o próximo pleito.
Terceiro mandato e vários mandatos
Eu sou contra a hipocrisia daqueles que falam que um hiato de quatro anos imposto por uma legislação eleitoral seja sinal de modernidade e boas práticas constitucionais. Penso que ao povo deveria ser dado o direito de eleger e revogar mandatos, através do voto popular e facultativo. Como seria isso? Em penso que a legislação, em vez de se preocupar em determinar quantos mandatos um candidato poderia concorrer, deveria estabelecer uma rechamada a cada dois anos após o primeiro mandato, estabelecendo que o candidato que 50%+1 voto estabeleceria revogação de mandato. Por esse meu ponto de vista, qualquer um poderia concorrer quantos mandatos quisesse, sabendo que seu mandato poderia ser rescindido pelo eleitor, dois anos após ele haver sido eleito. Eu defendo uma reforma política que contemple essa possibilidade, sendo que, em sendo reeleito para o terceiro mandato, Lula seria submetido a uma “rechamada” já em 2012 e, aí, sim, teria de, obrigatoriamente, obter pelo menos 50% dos votos para continuar no cargo. Se o não obtivesse 50%+1 voto, ele seria destituído e novas eleições seria agendadas pelo TSE em um prazo de 90 ou 120 dias.
Os que são contrários à reeleição, apegam-se à idéia de que, quem está no poder, tem toda a máquina a seu favor. Mas no caso da rechamada, o candidato teria de ser muito bom para continuar no poder. Uma má gestão significaria o fim de seu mandato e implicaria em um tempo de inelegibilidade por pelo menos 06 anos. Eu penso que o fato de alguém poder se candidatar seqüencialmente, tantas vezes quantas quisesse, seria muito bom para o país porque haveria sempre motivação de quem está no poder para fazer a coisa certa.

Idéia absurda?
Eu sei que muitos de meus leitores, sem uma análise de mérito, também irão considerar a possibilidade essa possibilidade bastante estranha por dar a alguém a possibilidade de estar à frente do governo municipal, estadual ou federal por toda sua vida (se for bom o bastante).Mas vejam: da forma como está, se um prefeito, governador ou presidente, após eleito, cruzar os braços e fazer uma péssima administração, o eleitor não tem outra coisa a fazer senão esperar. Se tivéssemos uma legislação como a que estou sugerindo, o mau administrador ficaria no máximo 06 anos no poder caso não conquistasse 50%+1 de aprovação na metade do período de seu segundo mandato. Para que sermos hipócritas? Se os vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores podem ser eleitos indefinidamente, usando e abusando do poder econômico, porque não darmos também essa possibilidade aos detentores de cargos executivos? E outra coisa: a rechamada poderia também ser aplicada pelo menos em relação ao Senado Federal e, em caso dos deputados e vereadores, a legislação poderia prever aos que já estivessem no exercício um fator redutor de 0,10% em relação aos que estivessem disputando um primeiro mandato. Nesse caso, qualquer marinheiro de primeira viagem teria 0,10% de vantagem em relação a quem estivesse pleiteando qualquer releição. Fica aí minha tese. Não tenho pretensão de que ela seja efetivamente aceita, mas creio que seria uma solução para aqueles que, como eu, gostariam de ter o presidente Lula por um tempo maior que os oito anos. Usando o tema de campanha do presidente Lula em 2006, eu não gostaria de trocar o certo pelo duvidoso.

Daniel Oliveira da Paixão
Cacoal, RO
cacoal@folha.com.br

Lei do parcelamento abrange Ciretran´s do Estado

Em visita nesta manhã ao gabinete do diretor geral do Detran ,Joarez Jardim, o deputado Valdivino Rodrigues sugeriu que o parcelamento de débitos do Detran, fosse estendido à todos os 52 municípios do Estado de Rondônia. “Esta lei veio em boa hora e vai beneficiar todos os usuários, mas é preciso ser expandida para todas as Ciretrans do Estado” ressaltou Valdivino.
Aprovada há quase um ano pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governo do Estado no dia 13 de fevereiro deste ano, a Lei nº 1.865 estabelece parcelamento de débitos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Os motoristas que tem dívidas com o Detran podem requerer o parcelamento em até 10 vezes. A lei beneficia aqueles que estão com atrasos a mais de um ano. O motorista pode requerer diretamente no Detran, juntando documentos pessoais e do veículo. Ao assinar o termo de parcelamento e pagar a primeira parcela, já receberá o certificado de licenciamento anual, mas ficará obrigado a quitar todas as parcelas, sob pena de perder o benefício.


O diretor Geral do Detran, Joarez Jardim, prometeu que até a próxima semana, os 52 municípios do Estado de Rondônia, farão parte desta lei de parcelamento. “Depois da mudança no sistema do Detran, vamos implantar em todas as Ciretran`s com rapidez o novo parcelamento. O meu compromisso e do Governador Ivo Cassol é facilitar o pagamento de dívidas do povo de Rondônia”, informou o Diretor Joarez Jardim.

É o Tema da Exposição do Shopping Center 3

Dentro do Projeto “Aqui tem + Vida”, lançado em 2007, que visa contribuir e promover a conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, o Shopping Center 3 realiza a exposição “S.O.S. Terra”, entre os dias 13 e 28 de Outubro.

A exposição utiliza a arte pop do artista plástico Thiago Costacks para levar os freqüentadores do Shopping Center 3 e os transeuntes da avenida Paulista a reflexão sobre a importância de pequenas mudanças de atitudes no dia-a-dia para preservação de diversas espécies da fauna e da flora que estão em extinção.

Para chamar a atenção de todo o público da principal Avenida de São Paulo, o artista Thiago Costacks desenvolveu uma escultura com a sigla S.O.S, sendo que cada letra remete à elementos da natureza que precisam ser preservados, para isso uma das letras é confeccionada com madeira proveniente de áreas reflorestadas e as outras duas são trabalhadas com características da fauna e flora ameaçadas de extinção.

Baseado na informação de que, segundo o relatório mundial da ONU cerca de 450.000 espécies estão ameaçadas de extinção em todo o mundo e de que no Brasil está concentrada 20% a 30% da biodiversidade mundial, algumas características da necessidade de preservação do meio ambiente brasileiro são observadas na exposição S.O.S Terra, no Shopping Center3.

Estas informações são destacadas de maneira criativa pelo artista plástico que usa, por exemplo, um paredão onde foi pintado um disco voador com um cano de escape que no lugar de fumaça libera os títulos e nomenclaturas científicas das árvores ameaçadas de extinção no Brasil. Sugerindo, de maneira irrevente, que as pessoas passem a usar mais bicicletas, quando possível, substituindo a utilização de carros.

A exposição ainda conta com um escultura de 1,70m de altura, com o formato de um pulmão humano coberto de folhas verdes, simbolizando a importância da Floresta Amazônica que é considerado o pulmão da terra.

Algumas outras esculturas e painéis também são trabalhadas chamando atenção para espécies da fauna que estão em extinção, como o sapo-azul, o puma, a zebra, entre outros.

Pedaladas da Conscientização
Ainda como ação complementar, com o apoio da marca Puma, serão realizadas duas pedaladas com grande números de ciclistas que sairão do Shopping Center 3 e circularão na região da Avenida Paulista.

Para esta ação está prevista, inclusive, a participação de algumas personalidades de diferentes setores da mídia e que, de alguma maneira, já tem suas imagens ligadas à preservação do meio-ambiente, como por exemplo, os apresentadores Laura Wie, Jaqueline Dalabona e Mauro Naves, o ator Carlos Casagrande, a jornalista Elenice Lombardo e a curadora Eunice Sofia, além de várias outras pessoas e ciclistas que fazem questão de contribuir para o meio ambiente, com pequenas mudanças de atitudes no dia-a-dia.

Aqui tem + Vida
O programa de sustentabilidade “Aqui tem + Vida” do Shopping Center 3 foi lançado em setembro de 2007 e inclui projetos de reciclagem de lixo, reutilização de óleo das cozinhas dos restaurantes da praça de alimentação, diminuição de ruído, recolhimento e descarte correto de pilhas e baterias e conscientização do público externo e interno com exposições e matérias de orientação no boletim interno do Shopping Center 3.

Comunidade indica secretários de Padre Franco

O padre Franco Vialetto e a médica Raquel Carvalho, prefeito e vice-prefeita eleitos de Cacoal, participaram durante essa semana, de várias reuniões realizadas com o objetivo de selecionar os nomes que serão avaliados para compor a equipe de secretários municipais da Prefeitura. Eles vão escolher um dos cinco nomes indicados pelos representantes das áreas da Saúde, Educação e Agricultura e um dos três indicados pelos funcionários do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE). O compromisso de ouvir a comunidade na escolha dos secretários foi feito durante a campanha eleitoral.

Na área da saúde foram indicados Isabel Velasco, Maria da Conceição de Luna Cunha, Donizete Camargo de Freitas, Rogério Trevizane e José Marcos Souza. Na de educação José Moraes, Vilmar Rosa Mendonça, Carlos Alberto Rodrigues, Almerinda Vieira Coelho e Joelma Antônia dos Santos. Na de agricultura José Valterlins, Clarindo Rosa, Vilmar Kemper, Vanderlei Matias e Toninho da Emater. No SAAE Joanadabe da Silva Lima, José Milton Amorin e José Luiz de Souza Leite.

Franco Vialetto voltou a afirmar ontem que vai escolher seus secretários, considerando os critérios anunciados durante a campanha, que são honestidade, competência, eficácia e transparência. Os escolhidos terão também que ser de sua confiança. Ele não determinou prazo para anunciar suas escolhas. Disse apenas que antes de tomar suas decisões vai se informar sobre cada um dos indicados. “O processo de escolha foi ótimo. Em uma das reuniões havia mais de 300 pessoas”, disse.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (Sinsemuc), Joelma Antônia dos Santos, também ficou satisfeita. Ela disse que o sindicato participou de todo o processo de indicação dos candidatos. “Foi uma decisão muito boa. Ele (Franco) cumpriu o compromisso que havia feito em campanha. Sabemos que é ele que vai escolher, mas só de ter participado os servidores já se sentiram valorizados”, disse.

Na noite de ontem (23) seria realizada uma reunião com a Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) e a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) para a indicação dos nomes para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Os demais secretários não serão escolhidos com base no processo de indicação.

Papudiskina - 23 de outubro de 2008

Pós Eleição
Agora que foram definidas as eleições, os eleitos começam a mobilização para a formação de seus gabinetes. O prefeito eleito de Cacoal, o padre Franco Vialetto, optou pela via democrática ao formar o seu secretariado, segundo me informaram fontes ligadas aos seu staff político. Estão sendo feitas reuniões entre os servidores que vão definir os novos secretários, em áreas como Saúde Pública, Educação, Agricultura e autarquias, como o SAAE e a AMEC. Algumas secretarias consideradas estratégicas, entretanto, vão ser objeto de escolha direta. Já se fala até em algumas definições. O presidente do PT, Eli Lobão, já estaria definido como o futuro secretário de planejamento, enquanto Bella Borghi (que abdicou de sua candidatura a vereadora pelo PPS para apoiar o candidato do PT) estaria sendo indicada para a Secretaria de Ação Social. Complementando a equipe, o novo prefeito estaria contemplando importantes personalidades de partidos aliados como o PMDB, PDT, PSC e PHS.

Secretaria de Agricultura
Entre os nomes indicados para ocupar o cargo de secretário municipal de agricultura destacam-se o atual secretário, José Valterlins Calaça e o vereador do PTN, Antonio Fernandes de Assis, conhecido popularmente por Toninho da Emater, nessa ordem. Os nomes foram apresentados pelas associações rurais do município.

Sueli Aragão
Enquanto o prefeito eleito, Padre Franco, e a vice-prefeita eleita, Raquel Carvalho, mobilizam-se para a formação do novo governo, a prefeita Sueli Aragão continua seu trabalho em ritmo acelerado na certeza de que os oito anos de sua administração representou um legado importante para o Município. Em entrevista que concedeu à imprensa, a prefeita afirmou que “não tem ninguém que sabe mais do que eu o que foi feito em Cacoal nesses oito anos e não tem ninguém que sabe mais do que eu o que ainda falta fazer”. Ela também afirmou que esses oito anos representou “uma luta árdua, mas sei que está valendo a pena, porque é um trabalho que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.Apesar de ressentida com as críticas que sofreu durante o processo eleitoral, ela demonstra a serenidade de quem tem a consciência do dever cumprido e se disse bastante gratificada com o respaldo de boa parte da população. Ela informa que ao receber a prefeitura, em 2001, apenas 35% da cidade contava com atendimento da rede de esgoto. Hoje, com a ampliação em curso, o índice deve chegar a 70%. “Muitos prefeitos não fariam uma obra que ficaria enterrada, principalmente num final de mandato, mas eu estou fazendo o que minha consciência está mandando fazer”, disse. Com relação ao apoio que deu ao padre Franco, a prefeita disse que se sente vitoriosa e que o apoiou porque sabe que ele reúne as qualidades necessárias para administrar o município com muita competência.

Câmara de Vereadores
Enquanto isso, os três vereadores reeleitos e os 07 novos vereadores já articulam a formação da nova mesa diretora. Os vereadores Toninho Masioli, Lourdes Kemper e Uriete Veloso são bem cotados para ocupar a presidência da Câmara. Também figuram como eventuais candidatos o vereador mais votado nas eleições deste ano, César Castro e o seu colega de partido, Corazinho. É óbvio que só um deles será o futuro presidente ou a futura presidente da casa de leis, mas é bem provável que as gestões estejam levando em conta a governabilidade do município. Como costuma acontecer nesses períodos que antecedem a posse, a disputa maior é se o novo prefeito conseguirá ou não ter um presidente de Câmara mais afinado com o que chamamos de “grupo situacionista”. Embora a aliança que elegeu o padre Franco tenha conseguido apenas 40% das cadeiras na Câmara Municipal, o novo presidente da Câmara deverá ser da base aliada. Eu vejo apenas três dos novos vereadores eleitos como sendo realmente da oposição. Agora de uma coisa não tenham dúvidas: o futuro da Câmara Municipal vai depender do bom discernimento dos parlamentares. A eleição de alguém com vocação “incendiária” não ajudaria em nada ao município. Seja quem for o novo presidente da Câmara, ele deverá ter uma postura sóbria, equilibrada. Eu penso que o Katatal é um exemplo a ser seguido. O atual presidente da Câmara é o responsável direto pelo grande progresso vivido por aquela instituição tanto no aspecto físico, quanto administrativo. Pelo que vemos, à distância, Katatal parece ter um perfil bastante sóbrio e ponderado. Do mesmo modo, o novo presidente da Câmara terá papel fundamental para que o novo prefeito possa realizar as reformas que tem em mente. Eu acredito que com boas negociações das partes envolvidas, Cacoal terá muito a ganhar com a posse do novo prefeito, nova vice-prefeita e um novo presidente do Poder Legislativo.

Heróis não eleitos

Apesar da festa e badalação dos que foram eleitos também é importante observarmos o comportamento daqueles que, embora não eleitos, dão exemplo de dignidade e respeito aos eleitores. Entre estes heróis vale a pena citar pessoas como o Zé Roberto da Saúde, Isaías do Mototaxi, Edivaldo Paes e Alcides do Teixeirão que fizeram questão de visitar os lugares por onde passaram pedindo voto para agradecer a recepção que tiveram nesses longos 90 dias de campanha. Claro que além desses que citei é provável que haja também outras pessoas realmente agradecidas e que também devem estar fazendo o mesmo. Nunca é demais lembrar que votar e ser votado é um direito dos cidadãos e quem entra em uma disputa pode se considerar vitorioso só de ter participado. Em uma lógica simplista eu penso que só tem motivos para desespero aquele candidato que, em uma disputa, não conseguiu nada além do próprio voto. Fora isso, qualquer número de voto é importante, desde que obtidos com dignidade (sem abuso do poder econômico ou de qualquer outra forma coercitiva para conquistar o objetivo final).

O Davi nem sempre vence o Golias
Durante a campanha é comum ouvirmos frases alentadoras como a luta do tostão contra o milhão ou, ainda, do Davi contra o Golias. É gratificante vermos a história bíblica de que o humilde e franzino Davi não teve medo ao confrontar-se com o gigante. Mas embora seja importante termos fé inabalável em Deus, também devemos entender que faz parte do nosso quotidiano vermos algumas vezes o gigante esmagar o Davi. Mas por que isso acontece? Se Deus é o nosso escudo e a nossa fortaleza, porque muitas vezes tombamos diante dos obstáculos? A resposta é simples: é parte dos desígnios divinos permitir que caminhemos só em alguns instantes para que consigamos nos fortalecer e nos tornarmos aptos para a vida.Esses dias eu estava vendo a um programa na TV em que apareciam alguns leõezinhos afastarem-se de seus pais e é claro que isso representava um risco para eles. Mas eles precisavam passar por esses desafios para tornarem-se potencialmente fortes e preparados para a vida. A vocês que estão se sentindo abatidos após essa disputa acirrada, uma palavra de conforto: “o importante é que vocês cumpriram bem o seu papel, ganharam experiências e estão mais bem preparados para futuros desafios como cidadãos, seja na condição de candidatos ou de eleitores quando convocados a participar de um novo momento cívico.
A todos os que participaram dessa disputa eleitoral com dignidade e respeito à legislação, os nossos sinceros parabéns. Aos que, igualmente, em uma disputa justa e leal conseguiram figurar entre os 10 eleitos, nossos votos de muito sucesso em sua caminhada. Nos próximos 04 o futuro de Cacoal está nas mãos dos 10 vereadores, o prefeito, o vice-prefeito e, claro, com o pleno funcionamento das demais instituições que integram os poderes que tornam possível o pleno funcionamento do “corpo social”.

Daniel Oliveira da Paixão
Cacoal, RO, 23 de outubro de 2008

URSO BRANCO: “Governo federal tem sido relapso

Brasília, 21/out/2008 – Em discurso no plenário da Câmara nessa segunda-feira, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) fez uma defesa veemente do governo de Rondônia na polêmica questão do presídio Urso Branco. Para o deputado, a mídia nacional tem tratado o assunto como se o governador Ivo Cassol estivesse agindo com descaso, quando, na verdade, o governo federal é que tem sido relapso com o estado. “É preciso lembrar que Rondônia tem superpopulação carcerária e não dispõe das vagas necessárias para atender a atual demanda, o que gera todos esses conflitos. Mas o fato não está restrito a Rondônia, ocorre em todo o Brasil. Todos os estados brasileiros enfrentam problemas com a superlotação em seus presídios”, disse ele.

Moreira citou números e detalhou diversas ações desencadeadas pelo governo rondoniense para reduzir os problemas carcerários e de segurança pública. Uma das ações mais importantes foi a transformação da antiga Superintendência de Assuntos Penitenciários em Secretaria de Administração Penitenciária, que funciona há mais de um ano. Com relação aos recursos, o deputado informou que no ano de 2005 o governo de Rondônia aplicou 26 milhões de reais no sistema penitenciário, e em 2008, 112 milhões de reais, um aumento acima do crescimento do estado. “Isso demonstra claramente o interesse do governo na promoção da capacitação dos seus agentes penitenciários, para a humanização dos presídios”, afirmou. Moreira apontou ainda como inovações a criação de uma delegacia especializada na apuração de crimes prisionais e da Escola Preparatória para Agentes Penitenciários, além da contratação de cerca de 1.300 novos agentes. Ele destacou, também, que o governador Cassol já autorizou a construção de um novo presídio com 360 vagas, com recursos do Estado.

Para o deputado, antes de condenar o governo de Rondônia é preciso analisar as iniciativas do governo federal na área da segurança pública. “Este, sim, tem sido relapso com Rondônia e com o Brasil no que diz respeito ao sistema penitenciário e à segurança pública”, criticou. Segundo ele, dos quatro novos presídios federais construídos no País, um está em Rondônia, e, mesmo estando pronto, continua fechado. Moreira acrescentou que por dois anos seguidos o governo federal deixou de investir recursos nos presídios, o que contribuiu para o agravamento dos problemas carcerários.

Ainda segundo o parlamentar rondoniense, o governador de Rondônia tem responsabilidade, sabe do seu papel e faz o que pode. “O governador Ivo Cassol decretou estado de emergência no sistema prisional exatamente para adotar as medidas que se fazem necessárias e que, repito, não são apenas responsabilidade do governo estadual. O governo federal é co-responsável e deveria cumprir as determinações do Supremo Tribunal Federal, a fim de evitar a intervenção a que tanto se refere a mídia brasileira”, frisou.

Moreira finalizou seu discurso lançando um desafio: “Se a administração dos presídios em Rondônia está tão ruim, por que o governo federal não toma a administração dos presídios? Assim, a questão seria resolvida”.


Claudivan Santiago – Assessor de Imprensa

MP requer nova eleição para prefeito em Vilhena

Vilhena – O Ministério Público Eleitoral, através do promotor eleitoral Paulo Fernando Lermen, requereu junto ao juiz da quarta zona eleitoral nova eleição para prefeito do município de Vilhena. O pedido tem por base denúncias de abuso poder econômico e compra de votos por parte da coligação União e Participação, que teve como candidato a prefeito, José Luiz Rover.
O pedido do promotor, protocolado junto ao fórum eleitoral na terça-feira, 21, elenca pedido de investigação contra José Rover, o seu vice Jacier Dias, os candidatos a vereador Francisco Andrade (Chicão) e Maria Marta José Moreira, a "Marta do Conselho", a coligação União e
Participação, e os partidos DEM, PSC e PP.

Segundo a denúncia, cujos depoimentos foram tomados pela Polícia Federal, Jacier Rosa Dias, cerca de três dias antes das eleições, teria oferecido a Elson Martins de Souza a quantia de R$ 50 para que ele comprasse "carne", em troca, teria lhe pedido o voto para José Rover. O eleitor César Tomazi Gomes disse na polícia que o seu título foi entregue por sua mãe para a candidata a vereadora Marta do Conselho, em troca de R$ 30 para que ele votasse nela e em Rover. Posteriormente seu título foi devolvido com o dinheiro prometido, segundo ele.

O caso mais notório de denúncia de compra de votos ocorreu com o candidato a vereador e empresário do ramo de construção civil, Chicão Andrade. De acordo com Nilton Venâncio da Silva, o "padeiro", ele teria sido contratado por Chicão para cadastrar eleitores em um grilo na área de terra do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), oferecendo em troca do voto nele e em Zé Rover uma caixa d'água. Ele afirmou ter uma relação de pessoas que teriam sido cooptadas em troca das caixas d'águas.

A polícia também ouviu alguns eleitores anotados em uma lista e todos confirmaram que foram procurados pelo candidato "Chicão" com a promessa de uma caixa d'água em troca do voto nele e em Zé Rover. Em depoimento Chicão teria dito que o produto seria sorteado no final do ano.
Todos os eleitores ouvidos pela polícia confirmaram a denúncia. Segundo os denunciantes, a proposta era apresentar um tíquete na empresa de Chicão e retira a caixa d'água. Com base no código eleitoral, o promotor Paulo Fernando Lermen pediu a anulação dos votos dos acusados e requereu uma nova eleição para prefeito em Vilhena, haja vista que Zé Rover e Jacier Dias receberam mais de 50% dos votos válidos (53%) e, nesses casos, a lei determina nova eleição. Conforme denúncias não confirmadas que não constam do processo, foram distribuídas centenas de caixas d'águas na cidade entre os eleitores nos dias que antecederam as eleições.

Prefeita Sueli Aragão entrega tanques de resfriamentos a produtores rurais

A prefeita Sueli Aragão participa de solenidade de entrega de tanques de resfriamento de leite, neste sábado, a partir das 09 horas e na oportunidade estará falando sobre a importância de agregar valores à produção e garantir às famílias que vivem na zona rural uma melhoria na qualidade de vida. Ao todo serão entregues 24 tanques de resfriamento, que vão permitir o processamento de aproximadamente 24 mil litros de leite todos os dias. Em uma primeira etapa, neste sábado, serão entregues 09 tanques, mas de acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, José Valterlins Calaça, os demais equipamentos já foram licitados e estão a caminho.
De acordo com o secretário, o objetivo é atender o maior número possível de associações rurais. “Vamos fazer um trabalho de parceria com estas associações, dando a elas todo o suporte técnico necessário e elas farão o gerenciamento junto aos trabalhadores rurais que representam”, disse.

USINA
Além desses tanques de resfriamento, a prefeitura de Cacoal construiu uma mini-usina que fará a pasteurização do leite. “A venda do leite in natura, como estávamos acostumados a ver na região, deixará de existir nos próximos meses, pois há uma preocupação do Governo em seguir as normas da Organização Mundial de Saúde tanto para o leite, quanto para os seus derivados. O mesmo também acontece em relação á comercialização de carnes e subprodutos que têm de ser processados de acordo com o selo de Inspeção Federal”, disse.
Embora alguns produtores, em princípio, tenham certa resistência às inovações tecnológicas, a maioria concorda que esses investimentos do poder público vai trazer-lhes enormes benefícios, já que com essas usinas de processamento garantirão melhores qualidades à sua produção e, conseqüentemente, eles poderão exigir melhores preços pela sua produção.

Com mais de 100 mil cabeças de vaca leiteira e com uma produção média de 80 mil litros de leite por dia, proveniente das pequenas propriedades, é injetado na economia local por mês, aproximadamente R$ 1.000.000.00 (um milhão de reais), somente na comercialização de leite para laticínios de Cacoal e Região. Diante destes dados, é notório o investimento da administração municipal no crescimento da bacia leiteira do município.


DANIEL OLIVEIRA DA PAIXAO

Corte restabelece direitos políticos de Sueli Aragão

A Prefeita do município de Cacoal, Sueli Alves Aragão, interpôs Recurso Eleitoral contra a sentença proferida pelo Juízo da 31ª Zona Eleitoral (Cacoal), que julgou parcialmente procedente a ação de investigação judicial eleitoral n. 203/31ªZE/2008, declarando-a inelegível por três anos subseqüentes às eleições de 2008.

Fundamentou o Juízo de primeiro grau que Sueli Aragão cometeu abuso de poder político, consistente na promoção de transferências injustificadas, supressão de vantagens e dificuldade no exercício funcional de servidores públicos.

O relator do Recurso foi o Juiz Jorge Luiz dos Santos Leal. Entendeu que não restou provado o abuso do poder político na prática da conduta. Sobre a perda das gratificações disse o Juiz Jorge Leal que: "No caso, ocorreu a quebra da confiança depositada nos servidores, tendo o administrador poder discricionário para efetuar a exoneração". Com relação às movimentações dos servidores, ficou provado nos autos que foram impulsionadas pela necessidade imperiosa de serviço, ou seja, a bem da Administração Pública, completou o relator.

Ao final, a Corte Eleitoral julgou procedente o recurso, à unanimidade, restabelecendo os direitos políticos de Sueli Alves Aragão, nos termos do voto do relator. A decisão foi prolatada na Sessão desta quinta-feira.

ÊXITO TOTAL –TUDO PRONTO PARA FEICCAL

A secretaria municipal de industria e comercio de Cacoal, vem a publico agradecer a receptividade dos empresários locais para a criação da 1ª FEICCAL. Projetada como uma das maiores estruturas do segmento de feiras voltadas para a indústria, comércio da região norte, a I FEICAL, Feira da Indústria e Comércio de Cacoal acontece nos dias 30, 31 de outubro e 01 e 02 de novembro de 2008, no Armazém. Segundo o secretario municipal, Moises Fernandes, trata-se de uma feira multisetorial, com vários segmentos da indústria e comércio já confirmados para o evento. Com 90% dos stands já contratados, esta primeira edição visa fomentar a economia Regional, destacando as potencialidades econômicas na região central de Rondônia. Na FEICAL 2008 serão realizados eventos paralelos, como palestras, encontro de negócios, troca de informações, parcerias e acordos comerciais funcionando como uma grande bolsa de negócios.

Já confirmaram presença, varias empresas de diversos segmentos, como a indústrias de alimentos e agro negócio, construção civil, couro e calçados, têxtil e vestuário, seguro agrícola, empresas do setor químico, indústria da higiene, metalurgia, indústria gráfica e de todos os segmentos que integram o mercado sócio econômico da região.

As Empresa que já confirmaram presença são: Águia Motos, Casa Viva, H.eB Comunicação Visual, Semelc Monitoramento, Blindex (Alucal Ind. E Com. Ltda-me), Rádio Suprema, Castilho (Big Aço Ind. E Com. Ltda), Concreaço da Amazônia, Facimed, Arga Forte Ind. E Com, Frigocal,  Marmocal,  Casa Dos Radios, Ferragens Cacoal, Micro Tech Informática, Cerâmica Rosalino, Rondônia Veículos, Sicoob (Cooperativa de Cred.do Centro Sul Rondoniense), Prefeitura Municipal de Cacoal, ACIC(Associação Com. E Ind. De Cacoal), CDL (Camara dos Dirigentes Logistas), Banco do Brasil, Cacoal Selva Park, Radio Clube Cidade, Tv Alamanda, SEBRAE-RO, IMOBILIARIA BOA VENTURA, MIRANDA CLIMATIZAÇAO, SEMENTES MATSUDA. JORNAL A GAZETA DE RONDONIA. O evento ainda contara com a apresentação do 4º FESTIVAL GASTRONOMICO – CACOAL SABOR.

O evento marcará o inicio das comemorações de aniversario de Cacoal, ficando já programado no calendário de eventos, como atração para o ano de 2009.

A Marlopes Empreendimentos, empresa organizadora do evento, em parceria com a Secretaria municipal de industria e comercio informou, que para o evento, restam apenas alguns stands, que deverão ser preenchidos em breve. Os contatos podem ser através dos fones 69-3907-4194 na SEMICT com o Sr. Moises, ou 69-8447-5411 com o Sr. Mario.

 

Deputado assegura mais recursos para agricultores de Ouro Preto do Oeste

O governador Ivo Cassol já autorizou novas liberações de recursos financeiros provenientes de emendas parlamentar de autoria do deputado Professor Dantas (PT) do Orçamento de 2008. O município de Ouro Preto do Oeste foi contemplado com mais recursos financeiros, garantindo benefícios principalmente para os pequenos produtores rurais. 

De acordo com o deputado Professor Dantas o governador Ivo Cassol acatou exposição de motivos, solicitando remanejamento de recursos de emenda parlamentar e autorizou a destinação de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) para a construção de um barracão de alvenaria para o centro recreativo da Associação dos Produtores Rurais da Cunha do Marechal – Aprocum. 

Informou o deputado que o governador Ivo Cassol também liberou recursos no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), destinados a aquisição de material esportivo para atender a Associação Cristo é a Solução, com sede em Ouro Preto do Oeste. 
 
 

A INTERNET PELOS FIOS CONDUTORES DE ELETRICIDADE SERÁ UMA REVOLUÇÃO EM TERMOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À WEB

Não raro sou indagado sobre as possibilidades da Internet pelos cabos condutores de eletricidade. É que há anos divulguei um texto que dava conta desta possibilidade e de que testes seriam realizados para verificação da possibilidade comercial do sistema. Tenho encontrado pessoas que se manifestam entusiasmadas com esta promissora tecnologia que necessita ainda de prova de viabilidade técnico-comercial. 

Entretanto, para minha surpresa foi divulgado que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já aprovou a exploração do serviço e que ele deverá ser adotado brevemente no Brasil. Um dos problemas a ser superado é a interferência com certas ondas de rádio como a utilizada pela polícia. A solução parece ser a utilização de cabos revestidos ( isolados por capa de plástico ). É relevante considerar que 200 Mbps é a velocidade que pode chegar a banda larga pela rede elétrica. O número é muito superior aos padrões brasileiros - hoje as conexões mais rápidas no Brasil não ultrapassam 30 Mbps.

Para um país como o nosso, essa tecnologia significará, sobretudo a democratização do acesso à informação pela Internet. Afinal, a energia elétrica chega a praticamente 95% da população do país.

Didymo Borges 

Lei do Álcool vai assegurar mais emprego e renda para Rondônia

Agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais de Rondônia serão incentivados a produzir álcool combustível, aguardente, açúcar mascavo, rapadura e outros produtos derivados da cana-de-acúcar. Este é um dos objetivos da Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar, de que trata a Lei nº. 1959, de autoria do deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador.

A lei seguiu a política de desenvolvimento socioeconômico regional e geração de emprego e renda nas regiões administrativas do Estado, e abrangerá, também, os trabalhadores em regime de parceria, meeiros, comodatários, assentados em projetos de reforma agrária e arrendatários rurais.

O aproveitamento da vocação natural das regiões produtivas para o plantio da cana-de-açúcar poderá criar alternativas de emprego e renda no Estado. Cada propriedade cadastrada no programa terá autorização para o plantio de 2,5 hectares de área e cada microdestilaria tem capacidade para produzir até cinco mil litros de álcool por dia.

A grande vantagem apresentada pela Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar é a produção de álcool combustível para o auto-abastecimento do Estado. Mas existem outras formas de aproveitamento da produção, como a vinhaça para fertilização do solo e produção de biogás, a palha e o bagaço de cana-de-açúcar para fabricação de ração animal, a geração de eletricidade em pequenas usinas e o beneficiamento do melado, do açúcar mascavo e da rapadura.

Ao se pronunciar sobre a Lei, o deputado Neodi Carlos citou o exemplo de outros estados brasileiros que já implementaram a política de incentivo às microdestilarias, conforme permissão da Agência Nacional de Petróleo – ANP e que propiciam fonte de renda aos micro, pequenos e médios produtores rurais, através dos instrumentos da Política de Incentivo, como o crédito rural, incentivo fiscal e tributário, a pesquisa agropecuária e tecnológica, a extensão rural e assistência técnica, a promoção e comercialização dos produtos, além do certificado de origem e qualidade dos produtos destinados à comercialização.

“A Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar é uma alternativa concreta para a geração de emprego e renda nas pequenas propriedades rurais do Estado de Rondônia”, comemorou o deputado.

STF pode derrubar diploma para jornalista

O Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para derrubar, ainda neste semestre, a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Dos 11 ministros que fazem parte da Corte, seis já se manifestaram de alguma forma contra a exigência de formação específica em jornalismo.

O número é suficiente para decidir o julgamento do recurso extraordinário do Ministério Público Federal que questiona a regulamentação profissional da categoria e que está pronto para entrar na pauta a qualquer momento. Mas, até lá, os ministros ainda podem rever sua posição.

Embora não possam antecipar seus votos, alguns já sinalizaram, nos bastidores ou em decisões anteriores, como pretendem votar. Um deles é o próprio presidente do Supremo, Gilmar Mendes, relator do caso.

Em 2006, ele relatou, na 2ª Turma do STF, uma medida cautelar que garantiu o exercício profissional a pessoas que trabalhavam na área sem ter o registro no Ministério do Trabalho (veja aqui a decisão). Na época, Gilmar teve sua posição referendada por Cezar Peluso, Celso de Mello e Joaquim Barbosa.

Mesmo não tendo participado da análise do recurso, os ministros Eros Grau e Ricardo Lewandowski também chegaram a dar declarações “simpáticas” à decisão dos colegas. Os dois declararam publicamente que o exercício da profissão de jornalista não deveria estar atrelado a diploma específico de graduação, porque, na avaliação deles, não dependeria de conhecimentos específicos.

A possibilidade de derrubada da obrigatoriedade do diploma de jornalista não se restringe à ação do Judiciário. Propostas vindas do Executivo e do Legislativo também apresentam mecanismos de flexibilização da exigência de graduação específica para a área.


Mudanças polêmicas
O Ministério da Educação se prepara para formar um grupo de trabalho que discutirá a possibilidade de autorizar profissionais de áreas diversas a exercer a profissão de jornalista. Na Câmara, tramita um projeto de lei, de autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que permite que pessoas sem diploma em jornalismo exerçam a profissão, desde que tenham pós-graduação na área.

As iniciativas, porém, enfrentam resistência e causam polêmica entre profissionais e entidades que representam a categoria.

PF APREENDE 11 KG DE COCAÍNA DENTRO DE APAGADORES PARA QUADRO NEGRO

Fortaleza/CE: Na noite da última sexta-feira, a Superintendência da Polícia Federal no Ceará realizou mais uma diligência de combate ao tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Fortaleza que resultou na apreensão de 11,4 quilos de cocaína.A droga foi localizada pelos policiais federais que atuam no Núcleo de Repressão a Entorpecentes da PF no aeroporto, transportada em meio à bagagem da estrangeira I.A.F., 23 anos, natural de Guiné-Bissau, que retornaria ao seu país com a cocaína escondida em 52 apagadores para quadro negro.

No interrogatório, a acusada negou ter conhecimento que transportava cocaína e alegou ter recebido a mercadoria de um homem desconhecido também natural de Guiné-Bissau, durante sua estada em São Paulo, quando este lhe teria pedido o favor de transportar a bagagem na viagem de retorno para a África.

A estrangeira foi autuada, em flagrante, por crime de tráfico de drogas com a agravante de tráfico internacional.

Procuradoria da República pede intervenção federal em Rondônia

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, ofereceu ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de intervenção federal em Rondônia. O motivo é a violação aos direitos humanos praticada na Casa de Detenção José Mário Alves, popularmente conhecida como presídio Urso Branco, localizado em Porto Velho. Para o procurador, o Estado de Rondônia violou a Constituição Federal e a Convenção Americana de Direitos Humanos. 

O presídio Urso Branco foi construído na década de 90 com a função de abrigar presos provisórios para posterior envio a uma penitenciária. No entanto, desde a construção, o Estado passou a utilizá-lo como penitenciária, abrigando, em conjunto, presos condenados e provisórios.

Veja também

Governo do Rio Grande do Sul decreta situação de emergência nos presídios do Estado e anuncia a criação de uma força-tarefa para agilizar a construção e a ampliação de outras unidades

O presídio é considerado a maior unidade prisional da região Norte, com capacidade para abrigar uma média de 420 internos, sendo que, porém, a lotação atual é de mais de mil. 

Para basear o pedido de intervenção federal, o procurador-geral da República relatou vários acontecimentos que ocorreram de 2000 a 2007. Os fatos, de acordo com Antonio Fernando, retratam "ausência de elementar respeito à vida humana, a par de convencer da inexistência de condição mínima, no estado de Rondônia, de se ter assegurado o respeito ao primordial direito da pessoa humana, que se concretiza no direito à vida, à integridade física e à segurança." 

Antonio Fernando destaca que nos últimos sete anos houve mais de cem mortes e dezenas de lesões corporais, fruto de motins, rebeliões entre presos e torturas eventualmente cometidas por agentes penitenciários do presídio Urso Branco. 

O procurador-geral menciona que o Estado de Rondônia não está cumprindo a contento as recomendações determinadas, de 2002 a 2005, pela CIDH (Corte Interamericana de Direitos Humanos), instância jurisdicional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos). Na ocasião, por causa de chacinas, a CIDH determinou que fossem tomadas medidas necessárias para proteger a vida e a integridade de todos os presos do presídio Urso Branco. 

Operação Pente Fino
Outro fato relatado por Antonio Fernando no pedido de intervenção federal, que tem 27 páginas, é a "Operação Pente Fino", ocorrida em outubro de 2006. Os presos foram submetidos a tratamentos degradantes e desumanos, como a exposição ao sol e ao relento, dia e noite, por seis dias, quando foram obrigados a dormir no chão da quadra de futebol, não podendo sair do local em nenhuma hipótese, o que os obrigava, inclusive, a realizar as necessidades fisiológicas no mesmo lugar. Como resultado dessas medidas, os internos sofreram queimaduras de segundo e terceiro graus. 

Além disso, ao analisar dados, o procurador-geral constatou que há falta de ventilação nas celas, distribução insuficiente de água, banho de sol somente uma vez por semana e por uma hora, quantidade ínfima de quites higiênicos para os internos, número insuficiente de colchões, falta de atividade laboral, o que impede ou dificulta a ressocalização e a remissão da pena pelo trabalho, direito previso na Lei de Execução Penal, fato que estimula a ociosidade dos presos, entre outras irregularidades.

Antonio Fernando explica que todos os fatos relatados no pedido de intervenção federal se basearam em informações constantes de processo administrativo. Os dados que constam desse processo são fruto de informações prestadas a título de respostas a ofícios encaminhados pela Procuradoria Geral da República às autoridades públicas envolvidas, como o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; o governador de Rondônia; o defensor público chefe do Estado; o procurador-geral de Justiça de Rondônia e a Procuradoria da República no Estado. 

Os ofícios foram enviados em 10 de agosto de 2007. No entanto, nem todas as autoridades citadas se manifestaram. Na época, o procurador-geral da República fixou o prazo de 30 dias para o encaminhamento das respostas.

FONTE: UOL NOTÍCIAS

Mulher acusa marido de traição com a cadela de estimação

Rio - Policiais da 71ª DP (Itaboraí) estão caçando o caseiro J.L.N., de 26 anos, acusado de maus tratos a animais. Ele foi surpreendido, por volta das 5h da manhã, pela sua mulher, L.S.A., de 19, fazendo sexo no quintal do sítio com a cadelinha Xana.
O casal trabalha e mora no sítio, no bairro Agro Brasil, município de Tanguá. Por volta das 5h da manhã, desta terça-feira, a mulher acordou e não viu o marido na cama. Procurou no banheiro, na cozinha e não o achou. De repente ela ouviu a cadela Xana latindo e surpreendeu o marido fazendo sexo com a cachorra.

Furiosa com a traição do marido a mulher chamou o patrão, dono do sítio e foi a polícia dar queixa contra o marido. Ela foi registrada pelo comissário Reinaldo dos Santos, que estava de plantão, e que ficou surpreso com a inusitada ocorrência. "Em anos de polícia, é a primeira vez que vejo uma mulher apresentar queixa por ter sido traida pelo marido com uma cadela", disse.

O caseiro ficou apavorado e fugiu com sua motocicleta. Depois de levar Xana para a 71ª DP(Itaboraí), L.S.A. levou o animal para uma clínica veterinária, onde ela foi medicada.

Fonte: O DIA

Candidato derrotado tenta suicídio

O candidato a vereador derrotado nas últimas eleições em Jaru, Jair Alves Nunes, 63 anos, tentou o suicídio na tarde da última segunda-feira devido à insatisfação com o resultado do pleito. Jairão do Povão, nome de candidatura registrado por ele, chegou a tentar lançar o seu nome a prefeito pelo Partido Progressista (PP), mas na convenção foi convencido a sair candidato a vereador.

Como é funcionário público municipal e não alcançou os 51 votos exigidos pela Lei Eleitoral para não haver a necessidade pagar multa, uma vez que tirou apenas 16 votos, Jairão teria ficado transtornado com a pressão dos “amigos” que ligavam dizendo que teria que pagar as cestas básicas de multa e ingeriu um tipo de raticida, veneno para matar rato.


Ele foi impedido de tomar todo o veneno por familiares, que acionaram o Corpo de Bombeiros às 14h45 de segunda-feira. Ele foi levado pelos bombeiros militares para o Hospital Municipal, onde foi atendido pelo médico Dinis Maltezo e posteriormente recebeu alta, não correndo mais risco de morte.
Fonte: O Observador
Autor: O Observador

Rondônia elege apenas três mulheres prefeitas, dentre os 52 municípios de Rondônia

O número de mulheres prefeitas administrando municípios em Rondônia diminuiu após o pleito de 2008. Apenas três candidatas venceram suas contendas políticas: Eloísa Bertoletti (PTB – Primavera), Jacqueline Mesquita (PR – Costa Marques) e Ediane (PTN).

Eloísa conseguiu reeleição vencendo por apenas 1,24% de diferença de votos válidos o candidato Manezão (PPS); Jaqueline tirou a reeleição das mãos de Élio da Ceron (PMDB), ficando com mais de 47% das intenções de votos de Costa Marques.

Por outro lado, há que se destacar a derrota de Mileni Mota (PTB), prefeita de Rolim de Moura e o último mandato de Lúcia Tereza (PPS) à frente da Prefeitura de Espigão D´Oeste. A ex-prefeita Inês Zanol (PSB) também não conseguiu voltar à Prefeitura de Pimenta Bueno.

Fonte: O Observador
Autoria: O Observador

11 de outubro é dia do deficiente físico

No próximo dia 11 de outubro é comemorado o Dia do Deficiente Físico. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE de 2000, 24,5 milhões são portadores de deficiência no país, 6,6 milhões têm deficiências motoras, 25,4 mil são portadores de paraplegia, tetraplegia e hemiplegia e 1 milhão esperam por prótese, órteses e meios auxiliares como cadeiras de rodas.
Durante todo o ano e não apenas no Dia do Deficiente, o Instituto de Prótese e Órtese (IPO) alerta sobre a necessidade de prevenir doenças e acidentes causadores de amputação, paraplegia ou tetraplegia, além de ressaltar a importância da inclusão social. Especializado no tratamento e recuperação de pessoas com deficiência física, o fisioterapeuta José André Carvalho afirma que a nossa sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças das pessoas rotuladas de “especiais”. Por isso, com o objetivo de mudar esse quadro, o IPO oferece o que há de mais novo em tecnologia aplicada à reabilitação e qualidade de vida.
“Depois do sofrimento e limitações causadas pela perda de movimentos ou de algum membro, portadores de deficiência física, em muitos casos, perduram o sofrimento com dores freqüentes nas mãos, pulsos, cotovelos, decorrentes do uso de cadeiras de rodas e próteses inadequadas”, afirma Carvalho. Pensando no bem estar do cadeirante e visando melhor qualidade de vida, o especialista trouxe para o Brasil equipamentos de última geração, como por exemplo o Walkabout, que permite que a pessoas fique de pé algumas horas do dia.
O aparelho australiano está disponível no Brasil e é indicado para pacientes portadores de lesão medular que perderam o controle da musculatura das pernas, quadril e tronco. “Entre suas vantagens estão a diminuição do índice de feridas, redução da deformidade nas articulações e do número de infecções urinárias, melhora na circulação periférica e no funcionamento do intestino, diminuição da osteoporose e melhora da auto-estima”, explica Carvalho.
Existem também outros tipos de aparelhos tecnológicos que ajudam pessoas com deficiência em braços, pernas e mãos, por exemplo. “O mercado de próteses e órteses está cada vez mais investindo em novos aparelhos, permitindo mais mobilidade e uma forma mais independente de viver”, ressalta o fisioterapeuta. São exemplos desses aparelhos: joelho computadorizado, cotovelo, eletrônico, mão myoelétrica, entre outros.
Além de equipamentos para melhorar a qualidade de vida dos deficientes, espaços públicos devem ser apropriados para recebe-los como, por exemplo, lugares para diversão, supermercados, bancos e clínicas em geral. Pensando nisso, a dermatologista Marilis Fávaro Lamelas repaginou o espaço com um diferencial: a total acessibilidade para deficientes físicos tanto na infra-estrutura quanto nos equipamentos.
A idéia de construir a clínica com acessibilidade surgiu depois que uma nova paciente iniciou um tratamento de beleza e era portadora de paraplegia causada por seqüelas de uma lipoaspiração mal realizada. “Todos nós temos vaidade, pessoas portadores de deficiência física também, por isso, na hora de construir o empreendimento a responsabilidade social falou mais alto e a estrutura foi adequada às normas de acessibilidade, justamente para atrair esse público e dar condições para que eles possam realizar tratamentos estéticos e dermatológicos com tranqüilidade e segurança”, finaliza a idealizadora da clínica.
Exemplos como esses são pequenas ações, ainda tímidas e que pretendem se multiplicar. Mas tem um objetivo grandioso: tornar a sociedade mais justa, igualitária e acessível.

TRE cassa mandato de Nilton Salomão (PMDB) por infidelidade partidária

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou na noite desta terça-feira o mandato do deputado estadual Nilton Salomão (PMDB) por infidelidade partidária. Salomão trocou o PMN pelo PMDB e o TRE-RJ entendeu que a troca foi injustificada.

A cassação de Salomão foi pedida pelo PMN que está requerendo o mandato para o suplente do partido, Paulo Souto. Tão logo o acórdão do Tribunal seja publicado, a Assembléia Legislativa será notificada para afastar Salomão do cargo e dar posse para Paulo Souto.

Vingança? - Prefeitura de Vilhena fecha Casa de Apoio na Capital

Cerca de 20 pessoas da região do Cone Sul, principalmente de Vilhena, que estão acolhidos na Casa de Apoio, em Porto Velho, a partir de amanhã serão jogadas “no olho da rua”.

A Prefeitura de Vilhena, sem nenhuma justificativa, decidiu fechar a Casa, por tempo indeterminado, segundo informações de uma das pessoas que está há três dias na Casa de Apoio em busca de tratamento de Saúde na capital do estado e que pediu para não ser identificada.

As pessoas que estão alojadas na Casa, que é mantida pela Prefeitura através da Secretaria de Bem-Estar Social (Sembes) teriam o prazo de até esta terça-feira, 07, para conseguirem outro lugar para ficar.

Na tarde desta segunda-feira, 06, o deputado estadual Luizinho Goebel recebeu várias ligações de pessoas hospedadas na Casa de Apoio pedindo ajuda ao parlamentar. Luizinho disse que já está providenciando apoio para os despejados e criticou a atitude da Prefeitura de Vilhena. “É inconcebível esse tipo de tratamento dado pela Prefeitura de Vilhena aos moradores do município e do Cone Sul que procuram auxílio em Porto Velho. Já estou providenciando ajuda a essas pessoas e espero que a Prefeitura resolva o quanto antes essa situação, pois são vidas humanas e devem ser respeitadas, independente da posição social ou preferência política de cada um”, desabafou Luizinho.

Origem – A Casa de Apoio, em Porto Velho, foi aberta pela Prefeitura de Vilhena durante a administração do ex-prefeito Melki Donadon (2001 a 2004), a Casa de Apoio tem como meta atender, com alojamento e almoço, os vilhenenses que chegam a Porto Velho em busca de tratamento de saúde.

Manutenção - A Casa é mantida com recursos da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social – Sembes, para despesas com funcionários, alojamento, luz, água, telefone, fornecimento de marmitex e transporte (combustíveis) no deslocamento das pessoas aos hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios. Entre outras funções da entidade, que tem característica extremamente social, a Casa de Apoio abriga pessoas que não possuem recursos para custear as despesas em Porto Velho, orientando e contribuindo na agilização das consultas, exames de alta complexidade (tomografia computadorizada e ressonância magnética), cirurgias em geral e até para tratamento oncológico.

Padre Franco obtém a maior votação da história de Cacoal

O padre Franco Vialetto foi eleito prefeito de Cacoal, com a maior votação da história do município. Ele obteve 24.601 votos, contra 14.569 da segunda colocada, a ex-vereadora Glaucione Rodrigues e 1.233 do terceiro, o advogado Silvério dos Santos.
Mesmo antes do fim da contagem dos votos as pessoas já saiam as ruas, comemorando a vitória do padre.

Logo que a votação foi encerrada o prefeito eleito e sua vice, Raquel Carvalho, receberam a imprensa numa entrevista coletiva. Em seguida se deslocaram até a Praça Municipal, onde uma multidão aguardava por eles. No local a euforia era tanta que a Polícia Militar teve que montar um forte esquema de segurança em torno do carro onde eles estavam.

Em seu discurso de agradecimento, Franco disse que estava sentindo uma emoção muito forte ao ver a euforia do povo e que ia corresponder com muito trabalho a confiança depositada em seu nome. Ele afirmou que sua campanha está sendo considerada a mais barata da história de Cacoal, porque foi feita na “goela e na canela”. Definindo a campanha como um encontro com o povo, o padre lembrou que muitas pessoas afirmavam que haviam deixado de acreditar na política, mas que haviam decidido votar novamente para ajudá-lo a chegar na Prefeitura, porque acreditam nele.

Em entrevista à imprensa, Franco disse que uma de suas primeiras medidas agora, será se reunir com sua vice e com o grupo que coordenou a campanha para discutir a formação de sua equipe de governo. Ele afirmou que conforme havia feito o compromisso, vai pedir que alguns setores da sociedade, como os da saúde, educação e agricultura indiquem nomes que possam ser avaliados como secretários municipais. Raquel Carvalho também agradeceu o voto e o trabalho voluntário dos eleitores e disse que vai corresponder a confiança do povo.

A prefeita Sueli Aragão comemorou a vitória junto com Franco e Raquel e disse que decidiu apoiá-los porque acredita que eles são os melhores nomes para sucedê-la na Prefeitura. “O Padre Franco será não a continuidade de meu trabalho, mas a complementação”, disse.

No final da tarde de ontem foi realizada uma carreata pelas principais ruas da cidade para comemorar a vitória.

Prefeito de ALAGOAS foi eleito com 99,98% dos votos

Em Maribondo, em Alagoas, o candidato do PSC, Zé Márcio se elegeu prefeito com 99,98% dos votos, ou 5.167 votos válidos. Reneide Vieira (PHS) conseguiu ficar em segundo lugar com apenas um voto, na frente de Roberto Sapucaia (PSDB), que não obteve nenhum voto.A cidade alagoana foi a que registrou maior diferença entre o primeiro e o segundo lugar na disputa municipal.Mais da metade dos eleitores votou nulo (4.056 ou 43%), branco (159 ou 1%) ou se absteve (1.897 ou 16%) das eleições.

Fonte: Uol Notícias

Candidato perde eleição para prefeito e ganha vaga para deputado estadual

O candidato a prefeito de São Francisco do Guaporé, Lebrão (PTN), teve dois momentos em sua vida neste domingo. Decepção de ter perdido a eleição para prefeito com uma diferença de 191 votos para o seu oponente Jairo da Veterinária (PR), que obteve 3.463 votos válidos contra 3.272 votos válidos, e de alegria pois se tornou deputado por ser primeiro suplente do deputado Alex Testoni (PTN), que se elegeu prefeito de Ouro Preto.

Nas eleições de 2006, José Euripedes Clemente, o popular Lebrão, teve 8.330, com um percentual de 1,14%, pela coligação Determinação e Trabalho. Agora ele assume a vaga que vai ser aberta na Assembléia Legislativa com a eleição de prefeito de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste. O segundo e terceiro suplentes também foram eleitos prefeitos no interior de Rondônia, o segundo Tião Serraia (PMDB) foi eleito prefeito de Rolim de Moura e o terceiro, Daniel Deina, (PTN) foi eleito prefeito de Alta Floresta. Outro fato interessante é que ele tem um patrimônio de apenas R$ 10.000,00 (Dez mil reais) e só com o primeiro salário de deputado vai receber bem mais, pois o salário de deputado é de mais de R$ 13 mil reais.


FONTE: O OBSERVADOR

AUTOR: O OBSERVADOR

E agora, José? Quem assume no lugar de Alex Textoni?

O deputado Alex Textoni foi eleito prefeito de Ouro Preto, neste domingo, e seu suplente imediato deveria assumir em primeiro de janeiro (ou antes, caso o prefeito eleito resolva pedir licenciamento para cuidar da transição de governo em seu Município). Acontece que, com o troca troca desenfreada de partido em 2007 (apesar das recomendações do TSE para que ninguém fizesse isso a partir de 27 de março), o suplente, ou mesmo a sequencia de suplentes, poderão estar impedidos.
Diante disto, a pergunta? E agora José?

Suplentes eleitos prefeitos
O Dr Romeu Reolon e Tião Serraia foram eleitos prefeito de Alto Paraíso e Rolim de Moura, respectivamente.

Padre Franco é eleito o novo prefeito de Cacoal

Com 100% das urnas apuradas, o candidato Padre Franco (PT) foi eleito com a maioria absoluta dos votos dos cacoalenses (24.436) contra 14.569 da candidata Glaucione Rodrigues Neri (PSDC) e 1.233 conferidos ao candidato Dr Silvério dos Santos (PSB).

Apenas três VEREADORES conseguiram reeleger-se:

Katatal (PTB)
Lourdes Kemper (PMDB)
Toninho Masioli (PT)


COLIGAÇÕES

Votos válidos
PT / PMDB / PSC / PHS / PDT
14100
33,99%

PTN / PTB / PP
10247
24,71%

PR / PSL / PSDC / PV
8633
20,81%

PPS / DEM / PSDB
5999
14,46%

PC do B / PSOL / PSB / PRTB
2498
06,02%

Apurados 100% dos votos para vereadores, veja como está a composição da nova Câmara de Vereadores de Cacoal.

PTB
KATATAL - 1385
FERNANDO VEÍCULOS - 1230

PP
VAL DA RONDONIA VEÍCULOS - 1432

PT
TONINHO MASIOLI - 1467

PMDB
PENHA SIMÃO - 1145
LURDES KEMPER - 1138

URY PRADO - 1042

PPS
ZEBIN BRIZON - 855

PV
CEZAR CASTRO - 1725
CORAZINHO
- 1362

VOTAÇÃO DOS DEMAIS VEREADORES

Erros do Instituto Phoenix são recorrentes
Mais uma vez ficou provado que o Instituto Phoenix utiliza métodos pouco confiáveis. Errou em 2000, 2004 e 2008 em relação às eleições municipais. Em 2008, eles davam como eleita a candidata Glaucione. O resultado nas urnas provou tratar-se de uma pesquisa sem quaisquer critérios críveis

Confira a lista dos novos prefeitos eleitos de Rondônia

PORTO VELHO
Roberto Sobrinho - PT
119.896 votos

CACOAL
Padre Franco - PT
24.601 votos válidos

ALTA FLORESTA DO OESTE
Daniel deina - PTN
7.930 votos válidos

ALTO ALEGRE DOS PARECIS
Ton - PT
4.187 votos válidos

ALTO PARAÍSO
Dr. Romeu - PMDB
5.296 votos válidos

ALVORADA DO OESTE
Laerte Gomes - PR
6.849 votos válidos

ARIQUEMES
Confucio - PMDB
31.329 votos válidos

BURITIS
Elson Montes - PR
6.350 votos válidos

CABIXI
Bau - PR
2.229 votos válidos

CACAULÂNDIA
Edir Alquieri - DEM
2.053 votos válidos

CAMPO NOVO DE RONDÔNIA
Marquinho - PPS
2.168 votos válidos

CANDEIAS DO JAMARI
Dinho - PV
4.140 votos válidos

CASTANHEIRAS
Alcides do Som - PSDC
1.285 votos válidos

CEREJEIRAS
Kleber Calisto - PMDB
7.313 votos válidos

CHUPINGUAIA
Professor Vanderlei - PMDB
3.170 votos válidos

COLORADO DO OESTE
Nedino da Farmácia - PP
5.699 votos válidos

CORUMBIARA
Silvino - PTB
2.661 votos válidos

COSTA MARQUES
Jacqueline Mesquita - PR
2.933 votos válidos

CUJUBIM
Ernan Amorin (amorin) - PRTB
2.655 votos válidos

ESPIGÃO DO OESTE
Célio - PMDB
8.906 votos válidos

GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA
Chico de Souza - DEM
2.643 votos válidos

GUAJARÁ-MIRIM
Atalibio - PR
7.376 votos válidos

ITAPUÃ DO OESTE
Joao Testa - PMDB
2.663 votos válidos

JARU
Jean - PMDB
11.517 votos válidos

JI-PARANÁ
Bianco - DEM
35.179 votos válidos

MACHADINHO DO OESTE
Mario Alves O Marinho da Caerd - PV
5.913 votos válidos

MINISTRO ANDREAZZA
Neuri Carlos Persch - PTB
3.259 votos válidos

MIRANTE DA SERRA
Vitorino do Cartorio - PMDB
2.959 votos válidos

MONTE NEGRO
Eloisio - PSDB
4.172 votos válidos

NOVA BRASILÂNDIA
Silas - PSB
5.796 votos válidos

NOVA MAMORÉ
Zé Brasileiro - PSB
3.617 votos válidos

NOVA UNIÃO
Luiz Gomes - PR
2.845 votos válidos

NOVO HORIZONTE
Nadelson - PSDC
3.109 votos válidos

OURO PRETO DO OESTE
Alex Testoni - PTN
14.786 votos válidos

PARECIS
Jair duarte - DEM
1.178 votos válidos

PIMENTA BUENO
Augusto Plaça - PMDB
8.199 votos válidos

PIMENTEIRAS DO OESTE
Ze Horn - PTB
913 votos válidos

PRESIDENTE MÉDICI
Zé Ribeiro - PMDB
4.443 votos válidos

PRIMAVERA DE RONDÔNIA
Eloisa Bertoletti - PTB
1.386 votos válidos

RIO CRESPO
Ediane - PTN
906 votos válidos

ROLIM DE MOURA
Tiao Serraia - PMDB
11.030 votos válidos

SANTA LUZIA DO OESTE
Luza da Cassol - PTN
2.558 votos válidos

SERINGUEIRAS
Celso Garda - PSDB
2.968 votos válidos

SÃO FELIPE DO OESTE
Zé Luiz - PMDB
2.143 votos válidos

SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ
Jairo da Veterinaria - PR
3.463 votos válidos

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ
Angelo Pastorio - PV
6.044 votos válidos

TEIXEIRÓPOLIS
Tonin - PT
2.115 votos válidos

THEOBROMA
Lima - PDT
3.813 votos válidos

URUPÁ
Celio - PSB
3.144 votos válidos

VALE DO ANARI
Nego Maturana - PTN
2.479 votos válidos

VILHENA
Zé Rover - PP
18.944 votos válidos

Roberto Sobrinho sai na frente na primeira urna apurada em Porto Velho

Na primeira urna apurada, o candidato Roberto Sobrinho (PT) larga na frente da totalização com 125 votos, seguido de Lindomar Garçon (PV), com 43, Davi Chiquilito (PC do B), 32 votos, Mauro Nazif (PSB) com 27, Alexandre Brito (PTC) 7 votos, Hamilton Casara (PSDB), 4 votos e Adílson Siqueira (PSOL), 2 votos. O resultado foi extraído da urna instalada na sessao 32, Colégio Getúlio Vargas, 6ª Zona Eleitoral.

Fonte: O Observador

Confira onde votaram os candidatos a prefeito por Cacoal

Os três candidatos de Cacoal, na região central do Estado, já votaram. O candidato do PT, Franco Vialeto, votou na Igreja Matriz. O Dr Silvério dos Santos (PSB) votou na escola Concórdia e a candidata Glaucione Rodrigues (PSDC) votou agora a pouco na escola Bernardo Guimarães.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia