Pesquisa revela que Glaucione ultrapassa Padre Franco

Alguns sites e jornais de Rondônia publicaram neste fim de semana uma nova pesquisa que revela uma mudança de posição do eleitorado cacoalense. Impulsionada pelo apoio do governador e de importantes forças políticas do Estado (beneficiada também por um número maior de candidatos a vereadores a defender sua candidatura), Glaucione estaria ocupando o primeiro posto. Mas como o número de indecisos ainda é grande e considerando o fato de que muitos eleitores costumam não revelar exatamente em quem votam, mas preferem apenas dizer quem eles acham que vai ganhar, o cenário ainda está aberto e imprevisível.

O que a pesquisa revela, isto sim, é que hoje há uma polarização entre dois candidatos principais e um terceiro que tem um espaço enorme para conquistar tendo em vista que ainda faltam mais de 30 dias para as eleições.

Confira os números publicado no site O Observador

Segundo pesquisa publicada no O Observador, o resultado hoje é o seguinte:

Glaucione Rodrigues (PSDC) - 42,7%
Padre Franco (PT) - 35,5%
Dr Silvério (PSB) - 2,4%
Indecisos - 19,4%

A pesquisa foi registrada na 31ª Zona Eleitoral de Cacoal com o número 201/ZE/2008 e possui margem de erro de + ou – 3%. A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de agosto de 2008 com 211 eleitores da zona rural e urbana.

O contratante da pesquisa é o jornalista Erick Angelim, do jornal Folha dos Municípios. Os pesquisadores fizeram os levantamentos em 21 bairros de Cacoal.

Katatal defende parcerias para o desenvolvimento

ASCOM/CMC - O Presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal destacou esta semana a importância das parcerias como forma de garantir o desenvolvimento do município. O vereador frisou que as mudanças globalizadas levam os gestores públicos a buscarem cada vez mais as parcerias em prol da coletividade. Katatal enalteceu a ação do governo do Estado em prol das Associações Rurais do município.

Katatal frisou que a iniciativa do governo do Estado, em atender os municípios através de emendas parlamentares dos deputados, vem de encontro com ás necessidades da comunidade. “Vivemos num Estado onde a agricultura é a principal fonte de economia e esses recursos destinados diretamente ás associações rurais, é sem dúvida um importante passo para o fortalecimento da nossa economia”, frisou Katatal.

Para Katatal investir na agricultura é garantir a permanência do homem no campo. “Estamos vivendo uma nova era, onde o principal setor de movimentação da economia dos municípios passa pela agricultura familiar e os investimentos nesse setor é uma forma de garantir também a permanência do homem no campo”, destacou.

Nilcéia Freitas

Emissoras de Ratinho fazem demissão coletiva

Emissoras de TV da Rede Massa, do jornalista Carlos Roberto Massa, o Ratinho, no Paraná demitiram 14 jornalistas nos últimos dias. Segundo o diretor de jornalismo, Carlos Delgado, as TVs passam por uma "reestruturação interna". A Rede Massa tem quatro emissoras no Estado: TV Iguaçu (Curitiba), TV Naipi (Foz do Iguaçu), TV Cidade (Londrina) e TV Tibagi (Maringá).

Os cortes mais acentuados aconteceram na TV Iguaçu, com oito profissionais.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) denuncia que a TV Iguaçu não poderia demitir mais que cinco jornalistas, já que fere a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Como a emissora tem 50 profissionais, poderia demitir apenas cinco de uma só vez, de preferência entre os que quisessem ir, entre os solteiros e de menos tempo de casa.
"O Sindijor repudia veementemente a ação da empresa, que demite trabalhadores para solucionar problemas surgidos com a má administração e gerenciamento de recursos", diz em nota ao Comunique-se.

Airton Salles, repórter da TV Iguaçu, foi um dos demitidos. Ele relata falta de investimento profissional e em equipamentos. "Está caótica a situação na redação", afirmou Salles.

Uma jornalista em licença-maternidade foi demitida também. "Me demitiram antes do prazo da licença-maternidade, que se encerra em 08/09", diz a repórter Márcia Paranhos. "Vou ver se entro com uma ação depois que assinar a rescisão."
O Sindijor vai encaminhar uma denúncia com pedido de mesa-redonda à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em função da demissão coletiva que a TV Iguaçu realizou esta semana.

A Rede Massa não respondeu, até o momento, às denúncias do Sindijor quanto às irregularidades nas demissões.

Dr Silvério recebe apoio nos bairros da cidade

Durante toda a semana o candidato a prefeito pela Coligação Coragem Pra Mudar (PSB/PSOL/PCdoB/PRTB), Dr Silvério dos Santos, participou de caminhadas nos principais bairros da cidade e em todo lugar por onde passou foi muito bem recebido pela população. Ele estava acompanhado da candidata a vice-prefeita, Celina do Martins (Celina do Mutirão) e de muitos candidatos a vereadores do grupo. “Por onde passamos contamos com o apoio da população e ouvimos de muitos eleitores a mensagem de que desejam uma profunda mudança no cenário político e o mais importante é que a população tem avaliado o nosso nome como um diferencial em relação a tudo que eles têm visto até hoje”, enfatiza o candidato.

O coordenador da campanha, Rodolfo Porto, afirmou que está confiante de que, com o início do período eleitoral, a população tenha a chance real de ver as propostas de cada candidato e detectar qual deles realmente têm compromisso com a nossa cidade. “O Dr Silvério tem mostrado ao longo dos anos que é uma pessoa honrada, centrada na defesa dos princípios éticos e morais e está preparado para governar Cacoal. Suas propostas vão de encontro aos anseios da população que está cansada do blablá dos políticos tradicionais”.

A candidata a vice-prefeita, Celina do Mutirão (PSOL), conclamou as pessoas para que pensem bastante antes de votar e peçam a Deus para ter um bom discernimento na hora de suas escolhas. “Não podemos ir às urnas como alguém que vai à casa lotérica preencher um bilhete qualquer e contar com a sorte. Voto não é loto. Votar é um gesto democrático e que implica em uma grande responsabilidade. Mais do que um dever, votar também é um direito que nos habilitar, com a força de nossa escolha, a definir o destino de nossa Cidade, de nosso Estado e de nosso País”, afirmou.

A candidata do PcdoB, Edna Motta, disse que como servidora pública tem visto ao longo dos anos sucessivos erros cometidos por aqueles que governam e que não valorizam aqueles que realmente trabalham e por isso ela aposta na candidatura do Dr. Silvério e de Celina como uma oportunidade real de mudança. “Nós sonhamos com uma administração pública que valorize os conselhos populares, os servidores públicos, os trabalhadores urbanos e rurais, além de criar programas capazes de atender a população em seu anseio por um atendimento público na saúde, educação, infraestrutura e em todos os segmentos da vida pública”, finalizou.

Secretaria do Meio Ambiente promove Mutirão da Limpeza no Itamarupá

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cacoal estará realizando no próximo sábado, a partir das 09 horas, um mutirão de limpeza no Itamarupá, nas proximidades da VEMAQ Veículos, com a finalidade de remover o lixo acumulado no leito e na barranca do córrego. Várias entidades vão participar desse mutirão, entre as quais a ONG H2O, a Fundação Bradesco, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CONDEMA), a Coopermarca (Cooperativa de Reciclagem de Cacoal), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), entre outras organizações.

A iniciativa da SEMA e dessas entidades foi elogiada pela prefeita Sueli Aragão (PMDB), que ressaltou a importância das parcerias público-privadas na resolução de problemas e com isso garantir melhor qualidade de vida à população. “É muito importante sabermos que a população de Cacoal está sempre pronta para dar sua contribuição e está irmanada conosco nessa tarefa de garantirmos um futuro melhor para nós e para as gerações futuras”, afirmou a prefeita.

Reciclagem
Em entrevista aos veículos de comunicação, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Severino da Silva, afirmou que já está em andamento no Centro Coletor de Lixo da cidade, conhecido popularmente como Lixão, um trabalho de seleção de lixo com a finalidade de separar o que for reciclável do que for lixo orgânico. “Temos uma esteira preparada especialmente com a finalidade de fazer a peneira dos resíduos e permitir aos coletores que façam a separação do material com menos esforço físico”, disse o secretário, que acrescentou: “estamos fechando parceria com a Coopmarca por entendermos o quanto é importante o trabalho que eles fazem em favor de nossa cidade”.

Na avaliação dos dirigentes da H20, é muito importante quando a sociedade compreende a importância de preservarmos o meio ambiente e trabalharmos juntos para reduzirmos o impacto ambiental. “Quanto mais material reciclável for reaproveitado, menor o desgaste aos recursos naturais e menor a degradação do meio ambiente”, afirmou Jairo Costa, um dos fundadores da H20.

PAPUDISKINA - Perigo no ar nessas eleições!

Apesar de todas as mudanças promovidas ao longo dos anos, que nos deram uma sensação de que vivemos em um país democrático, a verdade é que ainda conservamos resquícios de autoritarismo em todas as esferas do poder e nada melhor do que o processo eleitoral para vermos o quanto nós, servidores públicos, estamos suscetíveis a perseguições veladas ou subliminares. Mesmo assim, temos de manter conosco a fé inabalável de que dias melhores virão e que seremos verdadeiramente livres para fazermos nossas escolhas de acordo com nossas consciências.

Hoje a face mais descarada da opressão, principalmente em período eleitoral, é o assédio moral. Essa forma de perseguição cresceu a tal ponto que, aos poucos, alguns legisladores mais conscientes começam, ainda que timidamente, a criar algumas leis para coibir esse tipo de abusos. Mas ao contrário de outras formas de perseguições clássicas e diretas, onde as provas são claras, o assédio moral é mais difícil de ser provado. Embora haja uma tênue separação entre assédio moral e discriminação racial, religiosa ou de gênero, os danos causados se assemelham e levam a vítima ao estresse, perda de auto-estima, sensação de medo e impotência.

Caça ao voto
Os candidatos buscam, desesperadamente, votos que lhes assegurem a conquista de seus objetivos em 05 de outubro e muitos estão desrespeitando a lei fragorosamente. As reuniões em residências e estabelecimentos comerciais podem até ser legais, mas desde que os candidatos estejam resignados a mostrarem o seu plano de governo. Mas é preciso ter o cuidado especial para não constranger o eleitor e nunca expô-lo a situações vexatórias. Imaginem a situação de um patrão que apóie determinado candidato e o convoque para uma reunião em seu estabelecimento. Lá chegando, esse candidato começa a distribuir material de campanha. É natural que o funcionário, ao não querer aceitar o material, fique com a sensação de que será retaliado pelo patrão. Aliás, sensação que muitas vezes se concretiza e nós temos muitos precedentes em Cacoal. Por isso, como eleitor, minha sugestão é que a justiça eleitoral proíba qualquer tipo de panfletagem em estabelecimentos particulares ou públicos.

Pinturas em muros
Apesar de todos os “poréns”, a lei que proíbe a pintura de muros e paredes em Cacoal trouxe um benefício enorme à nossa sociedade, em vários aspectos. O primeiro resultado é o estético. Mas o resultado mais importante foi o de evitar o constrangimento de eleitores que, tendo o patrão como candidato, eram praticamente obrigados ou constrangidos a pintar o nome desses cidadãos em seus muros. Os bons patrões sempre contarão com os votos de seus funcionários, mas há alguns patrões que só lembram que seus empregados são seres humanos quando entram em uma disputa eleitoral.

Candidatos descontentes
Tem muita gente boa disputando essas eleições e que merecem o nosso respaldo. Tanto que estou bastante chateado com alguns partidos políticos que, no afã de garantir vagas na Câmara de Vereadores, começam a privilegiar alguns nomes em detrimento dos outros. Os líderes partidários, individualmente, vão escolher o vereador de sua preferência e isso é natural. O que não é justo é que favoreçam um ou mais candidato em prejuízo dos demais.
O partido que aposta todas as fichas em apenas um ou dois candidatos pode deixar todos os demais descontentes e desestimulados. Quanto menos candidatos estiverem motivados, menos vagas o partido irá conquistar. Só tem um jeito de todos estarem motivados: é a sensação de que têm chances reais de conquistarem uma vaga. Digo isto porque tenho amigo nas três coligações majoritárias e todos os dias encontro candidatos que se mostram desanimados, cabisbaixos e argumentando que estão com a sensação de que todos os seus esforços servirão apenas para eleger candidatos protegidos pela cúpula partidária.

Exemplo do PSDB, PSOL e PSB
Se por um lado temos péssimos exemplos em Cacoal em que segmentos partidários pedem voto exclusivamente para um determinado candidato ou candidata, por outro lado também sou testemunha de alguns dirigentes que estão motivando os seus candidatos com reuniões e mensagens positivas enviadas por telefone, email, SMS, etc. No PSB, no PSOL e no PSDB, pelo que tenho percebido, todos os candidatos têm o mesmo respaldo e não existe nenhum protegido em suas fileiras.

Neste ano os partidos que vão fazer o maior número de eleitores serão aqueles que conseguirem manter o maior número de candidatos motivados. Não adianta o partido se gabar de ter gente graúda em suas fileiras se não souber motivar a todos os demais concorrentes. É por isso que partidos menores muitas vezes acabam tomando vagas de “figurões” da política. Meu conselho aos caciques políticos é este: “valorizem todos os candidatos, mesmo aqueles que aparentemente são os que menos chances têm de ser eleitos, pois é dos tais que vocês vão precisar na contagem final dos votos. Pensem bem: um candidato desmotivado pode custar a perda de uma ou mais vagas na composição da futura Câmara de Vereadores.

Olimpiadas (sem acento agudo)
O Brasil continua sendo motivo de piada nos jogos Olímpicos e alguns jornalistas costumam fazer um verdadeiro estardalhaço por meia dúzia de medalhas, quase todas de bronze, como se fôssemos uma potência do desporto mundial. Se o nosso país ficasse entre os 10 melhores do mundo já seria motivo de preocupações e indicaria a necessidade de mais investimentos para conquistarmos uma melhor posição no ranking. O que dizer então de ficarmos apenas entre os 40 melhores? Estamos acostumados a desprezar as estatísticas e por isso nos julgamos a pátria das chuteiras, por exemplo. Vibramos com a nossa supremacia no futebol sobre países como Paraguai e Uruguai - apesar de algumas derrotas que esses países nos impõem - e nos esquecemos de que eles, sim, são as verdadeiras potências da América do Sul porque com menos de 5 ou 6 milhões de habitantes conseguem ganhar de um gigante que tem quase 200 milhões de pessoas.

Não quero desmerecer os cinco títulos mundiais que temos no futebol e nem as muitas vitórias no voleibol ou no basquetebol. Claro que temos orgulho de nosso país. Mas é preciso que tenhamos consciência de que precisamos muito mais do que títulos sul-americanos ou algumas conquistas olímpicas ou em super-ligas. Acho que está na hora do Governo Federal, os governos estaduais e municipais levarem a sério a necessidade de investimentos em diversas modalidades de esporte. Muito mais do que o sabor de vitórias no esporte, o que está em jogo também é o orgulho nacional, o desejo de mostrar o nosso valor como nação soberana e a caminho de pleno desenvolvimento.

Parece piada, mas nesses jogos olímpicos de Beijing (ou Pequim como querem os tradicionalistas), nossa maior emoção é vermos os atletas da Jamaica desfilarem, orgulhosos, com seus uniformes com cores que se assemelham às cores de nossa bandeira (o verde e amarelo).

A falta de heróis, inclusive, nos leva a venerar os heróis americanos como Michael Phelps (natação), May e Wash (Vôlei de Praia), Kobe Bryant (no basquetebol), Shawn Johnson (na ginástica), etc. A que ponto chegamos? Venerar os gringos já é demais. Nada contra eles e tudo ao mesmo tempo. Os Estados Unidos oprimem o mundo, mas anestesiam a todos nós com os super heróis que produzem nos esportes, nas artes e no cinema....

China e Pequim são invenções latinas
Os europeus, em suas incursões pelo extremo oriente, depararam-se com uma cultura totalmente estranha e um povo com um idioma bastante peculiar. Não conseguindo compreender a fala desse povo, logo deram um nome a esse país, China. A verdade é que esse nome não existe naquela região. O povo a quem chamamos de chineses conhece o seu país pelo nome de ZHONGUÓ e sua capital é BEIJING. Mas nós, em vez de apenas aproximarmos esses nomes para um fonema mais fácil de pronunciar, criarmos outros nomes. Menos mal que a palavra China é muito mais bonita do que Zhonguó. Mas pelo menos o nome da capital desse país a gente deveria mantê-lo como Beijing, que é muito mais poético do que Pequim.

Cacoal tem os melhores índices de cobertura

A prefeita Sueli Aragão e o empresário Antônio Bisconsin, um dos proprietários da Construtora Aripuanã, empresa responsável pela execução das obras da rede de coleta de esgoto, concederam entrevista ontem (21) à imprensa, sobre o andamento dos trabalhos. A prefeita lembrou que Cacoal é considerada hoje a cidade com os melhores índices de cobertura de água e esgoto da Região Norte. Ela disse que o Município oferece água tratada de qualidade, inclusive com adição de flúor, para 100% da população urbana e o sistema de coleta e tratamento de esgoto atinge cerca de 35% da cidade.

A prefeita informou que a ampliação da rede de coleta de esgoto, atualmente em execução, deverá atingir 70% da população até dezembro de 2008, número este recorde para a região norte e muito acima da média nacional. A obra, que foi contratada com financiamento da Caixa Econômica e contrapartida da Prefeitura, é a maior obra de saneamento do Estado. O empreendimento está orçado em aproximadamente 11 milhões de reais.

Quanto aos trechos de asfalto que estão sendo danificados com a execução da obra, a prefeita disse que todos serão recuperados pela Construtora Aripuanã. Cerca de 80% das ruas do Bairro Floresta já foram contempladas com a recomposição do pavimento. Atualmente as máquinas estão trabalhando na Avenida Belo Horizonte, onde a recuperação deverá ser concluída até a próxima quarta-feira. Posteriormente serão atendidas as avenidas Presidente Médici e Cuiabá, além das travessas. “Os trabalhos de recuperação do asfalto deverão ser concluídos dentro dos próximos 30 dias”, disse.
Após a entrevista, a prefeita convidou a imprensa para visitar as obras do Centro Poliesportivo, que deverão ser concluídas até o mês de dezembro e do Teatro Municipal, que deverão ficar prontas em setembro.

Assédio moral nas faculdades: ou se submete ao desrespeito ou fica reprovado

Assédio moral nas faculdades: ou se submete ao desrespeito ou fica reprovado
* Paulo Ayres A ocorrência de assédio moral em instituições de ensino é grave e transcende o aspecto pedagógico, acabando por envolver as áreas do direito e da saúde. A vítima do assédio moral além de ter sua formação comprometida, ainda sofre com as demais conseqüências: queda da auto-estima; depressão; angústia; crises de choro; mal-estar físico e mental; cansaço exagerado; estresse; insônia; pesadelos; isolamento; tristeza; uso de álcool e drogas; tentativa de suicídio; diminuição da capacidade de concentração ou memorização; aumento de peso ou emagrecimento; aumento da pressão arterial; se acometido – agravamento de moléstias; surgimento de novas doenças; e sensação negativa em relação ao futuro.

O artigo que tornou público o lamentável crime do assédio moral nas escolas e faculdades no Estado de Rondônia repercutiu. Mas muitos ao invés de aproveitar o tema para uma profunda reflexão, optaram em tentar se insurgir contra o autor do artigo ou simplesmente "santificaram" todos os professores. Alguns tiveram dificuldades de interpretação de leitura e partiram para o ataque, afirmando que teria havido generalizações. É bom lembrar que em todas as categorias ou ramo de atividades, existem os que se conduzem de forma ética e profissional e àqueles que optam pelo desvio de conduta. Negar a ocorrência de assédio moral nas escolas e faculdades é também contribuir positivamente, lamentavelmente, para esta prática criminosa.

O assedio moral é toda e qualquer conduta que pode se dar através de palavras ou mesmo de gestos ou atitudes, que traz dano à personalidade, dignidade ou integridade física ou psíquica de uma pessoa. Em determinada faculdade existe uma certa mobilização para que os alunos contestem este tipo de ocorrência. Abafar o caso. Num clima de terror constante, será que haverá algum acadêmico disposto a correr riscos? Faz-se mister salientar que os picaretas do magistério superior sobrevivem (apesar de reduzidos) graças a omissão, prevaricação ou negligência da instituição. O medo de represálias, ou de manutenção no emprego (no caso das faculdades particulares) acabam instituindo a Lei do Silêncio.

O "choro" de uma ex-acadêmica vítima de assédio moral enfatiza muito bem este aspecto: "Chegaram inclusive dizer para mim na frente das colegas de sala que eu jamais iria passar em um concurso porque o ensino nas faculdades particulares é precário. Mesmo tendo saído daquele inferno algumas professoras ainda comentam em sala que eu vou acabar desistindo por ser carente e seguramente não terei recursos para concluir os estudos. Me formo no final do ano e hoje agradeço por ter saído daquele lugar, pois assim estou tendo paz.

Só quem estuda lá pode saber algo que ninguém de fora consegue imaginar. Mas as pessoas que estavam sabendo de toda minha historia se recusaram a depor a meu favor, tem medo e dizem não poder sair de lá e agüentam tudo calados. Eu tenho minha cabeça erguida, pois nunca deixei que me humilhassem.

Só resolvi contar esta história porque elas podem tentar pedir explicação pra você (o autor do artigo) e tentar dizer que isso não é verdade". Outro depoimento: "Sou ex-aluna e desisti da faculdade por perseguição severa. Nunca gostei de ser humilhada, quem gosta né? Mas nunca admitir que ninguém me desmerecesse, tanto que lá nunca admiti isso. Por isso a raiva que elas começaram a sentir de minha pessoa. Incentivava os alunos a lutarem pelos direitos, uma coisa te digo, esses alunos do Curso de Enfermagem se acovardam diante delas. Tem medo de nunca conseguir se formar. Realmente temos historias de alunos que demoraram 10 anos, jubilaram e não se formaram por pura perseguição".

A situação é grave e merece mesmo uma profunda avaliação não no sentido de se declarar uma "caça as bruxas", mas de mudança de atitude, confiram este depoimento: "Sou acadêmica e confirmo o assedio moral sofrido dentro da faculdade. Este fato lamentavelmente é freqüente. É comum sabermos de acadêmicos que são humilhados durante os estágios. Já fui assediada sexualmente. É muito comum os alunos serem coagidos com ameaças para que esses assédios não venham a publico". O mundo não é um local perigoso de se viver só por causa daqueles que fazem o mal, mas também por culpa daqueles que deixam o mal acontecer.

Para os futuros profissionais um recado: o "pecado" da omissão é muito grave, e poderá repercutir negativamente no decorrer de suas atividades profissionais. Como encarar, por exemplo, aquela colega outrora animada na busca de conhecimentos e de uma profissão e hoje agonizar numa cama, tentando superar constantes crises depressivas? É difícil sobreviver num clima de repressão, de desrespeito, de transgressão constante. Gritos, palavras ou posturas agressivas e de rigidez não se traduzem em cuidado dos mestres para que seus atuais alunos não venham a cometer erros no futuro. Muito pelo contrário, esses futuros profissionais devem ser permanentemente orientados que mesmo em situações adversas tenham sempre uma conduta de respeito, de solidariedade e de profissionalismo.

A situação é preocupante, pois uma só pessoa pode "assassinar" várias pessoas ao mesmo tempo. É claro que neste tipo de ocorrência deve ser levada em consideração que o problema consiste em duas vertentes: a ação de profissionais picaretas e a ação de profissionais que efetivamente se encontram doentes, debilitados. O assédio moral deve ser considerado o lado obscuro no sistema de ensino. O objetivo do assediador no sistema educacional é motivar a sua vítima a pedir transferência, abandonar o curso, prejudicar enquanto pessoa, ou buscar através desta forma criminosa de pressão, obter outros tipos de vantagens, inclusive no tocante a relacionamento sexual.

Veja alguns exemplos de prática de assédio moral: "recusa de comunicação direta; isolamento do aluno; impedimento de expressão; reprovação injustificada; imposição de condições exageradas de avaliações; delegação de tarefas impossíveis de serem cumpridas, ou que normalmente são desprezadas pelos outros; determinação de prazo desnecessariamente exíguo; não repasse de atividade; fragilização, ridicularização, inferiorização, ou humilhação pública ou não do aluno/aluna; manipulação de informações de forma a não serem repassadas com antecedência necessária; estabelecimento de vigilância específica sobre determinado aluno/aluna; comentários de mau gosto, quando da ausência do aluno/aluna; e divulgação de boatos em sala de aula. Em alguns casos de assédio moral no mundo acadêmico tem se verificado a partir das tais improvisações do magistério superior. Um excelente e destacado profissional no mundo dos negócios, não se traduzirá rigorosamente num regular professor. A falta deste preparo pedagógico tem de certa forma acarretado inúmeros dissabores. Tem professor e professora em faculdade particular, mandando alunos calar a boca. O assédio é explícito em plena sala de aula: "E aí gatinha estou aqui para te salvar, liga pra mim...".

O asseio moral é uma agressão difícil de se provar. As testemunhas (em grande parte alunos/alunas se relacionam diariamente com o assediador ou assediadora) e acabam não querendo interferir, porque obviamente temem represálias eventuais. Assim sendo, o ônus da prova incumbe a quem alega ser vítima. Desta forma ao se instalar este tipo de ocorrência a vítima deve ir colhendo provas, anotando citações, data e local e pessoas presentes; guardar bilhetes, mensagens, avaliações e trabalhos; pedir um comparativo em relação ao trabalho apresentado pelos demais colegas; solicitar por escrito o que está sendo avaliado nas questões subjetivas, e na medida do possível se relacionar com o assediador sempre em local público e preferencialmente com pessoas estranhas ao ambiente.

É importante ainda que a família da vítima esteja sendo permanente informada destas situações, até mesmo como forma de apoio e orientação. Informo aos (as) denunciantes que por força do Código de Ética do Jornalista toda fonte está preservada ao anonimato, inclusiva por dispositivo constitucional. Na Paz de Cristo!

Paulo Ayres: Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Jornalista Profissional, Radialista Profissional, Professor, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Acadêmico de Comunicação Social. Celular (69) 8116-9750 / E-mail: pauloayres@ibest.com.br

Hezbollah seqüestra equipe da TV Globo e correspondente brasileiro da BBC

Uma equipe de reportagem da TV Globo foi feita refém de integrantes do Hezbollah. Os correspondentes Marcos Losekann e Paulo Pimentel estavam fazendo matéria sobre uma lanchonete temática em Beirute quando foram abordados por militantes armados. Junto com eles estava o jornalista brasileiro Tariq Saleh, correspondente para a BBC em Beirute e também colaborador da Folha de S.Paulo.

Eles foram obrigados a entrar em um carro com cortinas que impediam a visão externa. Sob a mira de armas, foram interrogados e ficaram presos durante cinco horas.
"Não, não fomos agredidos fisicamente, mas o fomos moralmente. Não fomos torturados, nem colocados em cativeiro como os paranóicos islamofobíacos adoram pregar. Mas o Hezbollah mostrou a sua cara, mostrou que tem duas facetas – a resistência a Israel e a resistência ao próprio Líbano", relatou Tariq Saleh em seu blog.

O correspondente da BBC contou que não foi a primeira vez que foi detido pelo Hezbollah. Ele viveu situações semelhantes no sul do Líbano.

Depois de liberados, receberam ordem de embarcar no primeiro vôo para Londres.
Os militantes devolveram os celulares sem os cartões de memória e a câmera sem a fita, mas as imagens captadas para a reportagem estavam numa outra fita que não foi apreendida (veja a reportagem).

A reportagem estava sendo filmada numa lanchonete inspirada nos conflitos armados da região. Localizada no bairro Dahiye, controlado pelo Hezbollah, ela serve refeições ao som de tiroteios e ataques aéreos.

Segundo reportagem exibida no Jornal Nacional desta segunda-feira (18/08), o grupo islâmico controla o trabalho da imprensa. A credencial emitida pelo Ministério das Relações Exteriores do Líbano não tem validade para os militantes.

O Consulado do Brasil em Beirute apresentou uma queixa formal contra os abusos sofridos pelos jornalistas, mas o governo do Líbano admitiu que nada pode fazer contra o Hezbollah.

Parceria entre Prefeitura e Ceron conclui 3 km de iluminação Pública

A Prefeitura de Ariquemes acaba de concluir 3 km de iluminação da Avenida Hugo Fray, do trecho entre a Avenida Tancredo Neves e a BR -364, que também dá acesso ao aeroporto de Ariquemes. O serviço foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e as Centrais Elétrica de Rondônia S/A – Ceron -. A conclusão dessa obra, além de deixar a cidade mais bonita trás mais segurança às pessoas que transitam no trecho.

O gerente da unidade de Iluminação Pública da Prefeitura, Luiz Carlos Bruno, explica que o município está usando uma lâmpada mais econômica. Na Avenida Hugo Fray foram utilizadas 60 luminárias de 250 watts.

A prefeitura continua com o trabalho de substituição de lâmpadas de 400 watts pelas de 250 watts em toda a cidade. Desde o início do trabalho, já foram trocadas cerca de 1200 mil luminárias.

10ª Edição da EXPOAC teve encerramento em estilo cinematográfico

Depois de dois mega-shows com Theodoro & Sampaio e Bruno e Marrone (quarta-feira e sábado, respectivamente), o encerramento da X EXPOAC, neste domingo, teve como destaque o excepcional show de acrobacias em motos com a equipe Pro-Tork, com o fenomenal Joaninha e o seu parceiro de apresentações, Marcos Paris. O show durou cerca de uma hora e meia, com direito a manobras radicais, culminando com a manobra conhecida como Back-Flip, que consiste em uma completa pirueta no ar, na qual o piloto vira totalmente sua moto, além de acr sincronizadas em que ambos pilotos saltavam ao mesmo tempo, com manobras de alta periculosidade.

“As apresentações, de tirar o fôlego, mais pareciam cenas de filmes de ação. Foi realmente impressionante. Jamais tinha visto algo igual assim ao vivo”, afirmou José Mariano Silva Leite, que disse ter vindo de Rolim de Moura só para ver o show.

Joaninha é atualmente o piloto brasileiro mais bem colocado no estilo livre (freestyle) e ocupa a sexta colocação no ranking mundial. Sua fama corre o Brasil e o mundo e achar uma data livre em sua agenda não é tarefa tão fácil. O piloto mantem o site www.joaninha99.com.br onde conta sua trajetória vitoriosa e mostra ao mundo que o Brasil também desponta como cenário de grandes talentos.

Rodeio
Após o show com Joaninha, o público vibrou também com a semi-final e a grande final do rodeio em touros e cavalos. Os corajosos peões tiveram de domar feras bravias e poucos deles puderam parar nesses animais. Quase sempre os touros levavam a melhor. Mesmo assim, após a soma geral de todas as fases, a comissão julgadora pôde escolher os cinco melhores peões em cada categoria.


A classificação final foi a seguinte:

Montaria em touros

Campeão: Antonio José da Costa – Rio Branco – AC;
Vice campeão: Zaqueu do Carmo – Corumbiara – RO;
3º Lugar – Antonio Adriano Lelis – Cacoal – RO;
4º Lugar – Gilberto Ferreira – Taquaruçu – MS;
5º Lugar – Anderson Soares – Espigão do Oeste – RO.

O primeiro colocado ganhou uma moto zero KM e os demais receberam premiações em dinheiro que variaram de 2 mil a 5 mil reais.

Montaria em Cavalos
Campeão: França Felix da Silva – Cacoal – RO;
Vice – Campeão: José Pedro – Cacoal – RO;
3º Lugar: Aldo Cardoso – Rolim de Moura – RO;
4º Lugar: Gleycon Camilo – Cacoal – RO;
5º Lugar: João de Deus – Cerejeiras – RO.

Nessa modalidade, apenas os três primeiros foram premiados com R$ 500,00; R$ 700,00 e R$ 1.000,00, respectivamente.

Show pirotécnico
Quem já estava satisfeito com as apresentações de Marcos Paris e Joaninha e as espetaculares montarias em touros e cavalos, ficou igualmente impressionado com o fechamento oficial da X EXPOAC.

Após as palavras de agradecimentos do presidente, Osmar Passarelli, que elogiou a participação do público e o engajamento de todos os patrocinadores (empresários, prefeitura, Governo de Rondônia), aconteceu uma espetacular queima de fogos que iluminou os céus de Cacoal por vários minutos.

Balanço final
“Só tenho a agradecer a Deus, à minha família pelo apoio, à todos os meus companheiros dessa valorosa diretoria, às patrocinadores e ao motivo maior dessa festa, o povo de Rondônia. Foi uma tarefa árdua, onde tivemos de enfrentar um desafio enorme, mas estamos aliviados com a sensação do dever cumprido. Mas antes, devo ressaltar ainda, e com grande sentimento de gratidão, o apoio que tivemos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal pelo suporte que nos deram para que tudo transcorresse bem e em clima de absoluta segurança e tranqüilidade. Igualmente, agradecemos o apoio da imprensa, pela compreensão e apoio, e temos a certeza de que todos puderam ver que fizemos de tudo para que Cacoal tivesse uma festa inesquecível e digna de entrar para o calendário nacional como uma das maiores feiras agropecuárias do país”, enfatizou o presidente.


Redação: Daniel Oliveira da Paixão

Fotos da Cavalgada da Exposição Agropecuária de Cacoal

Primeiro dia da EXPOAC foi um sucesso total

Milhares de pessoas participaram na quarta-feira da X Exposição Agropecuária e Industrial de Cacoal (EXPOAC), em uma noite em que a estrela maior deveria ser a dupla Theodoro e Sampaio, mas quem foi à abertura pôde perceber também que as demais atrações foram igualmente importante, como a espetacular queima de fogos e diversas outras atrações. “Foi uma das melhores aberturas que vi até hoje. Tenho certeza de que as pessoas tiveram a sensação de que valeu cada centavo pago pelo ingresso”, afirmou o webdesigner Wilson Rocha Neto.

Na noite de quarta-feira também foi realizada a primeira eliminatório do rodeio profissional, evento que contou com a participações dos melhores peões da região. “Neste ano teremos apenas peões consagrados, eleitos os melhores nos demais rodeios da região norte e até muitos que até vieram de longe atraídos pelo elevado conceito da EXPOAC entre as festividades de rodeio do país”, afirmou o presidente Osmar Passarelli.

Na noite de quinta-feira os portões foram abertos ao público em geral, com a única sugestão (mas não a obrigatoriedade) de que cada pessoa levasse um quilo de alimento não perecível cuja arrecadação será destinada a entidades assistenciais do município, sob a coordenação do Lions Clube.

A festa prossegue nesta sexta-feira com várias atrações e amanhã, sábado, a grande expectativa fica por conta da dupla sertaneja Bruno e Marrone. O público estimado para sábado é de pelo menos 12 mil pessoas.

O encerramento, no domingo, terá como atrativo as premiações referentes aos concursos de gado leiteiro e também o show de acrobacias do Joaninha, um acrobata sobre motos que figura entre os mais respeitados no Brasil e no mundo. Ele está com a sexta colocação no ranking mundial. Não bastasse esses shows, os visitantes ainda terão oportunidade de visitar os estandes de empresas da cidade e se divertir ao som das melhores músicas da atualidade e muita badalação com os locutores que costumam atrair bastante a atenção do público com narrações espetaculares.

Autoridades
As mais representativas autoridades do Município e do Estado marcaram presença ao evento, entre as quais a prefeita Sueli Aragão, o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos Oliveira, e o governador de Rondônia, Ivo Narciso Cassol. Deputados, vereadores e outras figuras exponenciais da política cacoalense e da região também marcaram presença.

ARCA recebeu 30 mil reais da ALE para pagamento de premiações

A Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia repassou R$ 30 mil à Associação Rural de Cacoal, valor que, segundo o presidente Osmar Passarelli, será destinado ao pagamento de premiações aos participantes do Torneio de Montaria em Touro e Torneio do Laço. O regulamento prevê o pagamento de prêmios aos cinco primeiros colocados em cada categoria.
Esses torneios estão sendo realizados desde quarta-feira desta semana e se encerram no domingo, data em que acontece também o encerramento oficial da X Exposição Agropecuária de Cacoal.

“Esse valor repassado pela Assembléia Legislativa à nossa associação proporcionou a oportunidade de premiarmos àqueles que se destacarem na competição, fato que torna a EXPOAC uma feira agropecuária de alto nível, à altura das melhores festas da região norte de nosso país”, afirmou Osmar Passarelli.

A EXPOAC teve início na última quarta-feira, com uma grande festa que incluiu a queima de fogos, show na arena e no palco um grande show com a dupla sertaneja Theodoro & Sampaio. A programação prosseguiu na quinta e na sexta-feira com competições de arena e outras atrações e, neste sábado, a expectativa fica por conta da dupla Bruno e Marrone.

Clóvis Firme é confirmado como candidato a vereador pelo PSOL

O radialista Clóvis Firme teve seu nome confirmado como candidato a vereador pelo Tribunal Regional Eleitoral e segue firme – como o próprio nome – rumo à Câmara Municipal. Uma falha de digitação ao preencher o formulário de inscrição no PSOL, em 2007, fez como que ele tivesse o registro indeferido no cartório eleitoral e seu caso foi enviado ao TRE de Rondônia que aprovou sua candidatura por entender que não havia irregularidades no registro de filiação, mas apenas uma pequena falha meramente burocrática.

“É comum em todas as eleições haver esse tipo de situação porque, para a justiça eleitoral, até mesmo um simples erro de digitação faz com que eles peçam informações complementares. Entendemos essa medida salutar e apoiamos todos os esforços do TRE em trabalhar para que Rondônia possa ter bons candidatos e o povo tenha boas opções de escolha”, disse.

Clóvis lamenta apenas o fato de que, em eleições, alguns adversários não se envergonham de jogar sujo e mentir para a população dizendo que seus principais concorrentes desistiram ou estão desistindo e em alguns casos até apelam para outros truques mais desleais ao dizer que o concorrente teve a candidatura negada.

“A democracia é feita de um contínuo aprendizado e partidos como o PSB, o PSOL, o PcdoB e o PRTB estão dando sua contribuição ao processo político em Cacoal, uma vez que, com a nossa maneira ética de fazer política desencorajamos a ação de políticos acostumados a tentar se dar bem utilizando-se de atos indignos como esse de espalhar que fulano ou beltrano não é mais candidato. Nós, da coligação Coragem pra Mudar, somos os evangelistas da nova política e denunciamos as práticas iníquas daqueles que não nem ficam vermelho na hora de mentir para o eleitor”, enfatizou o candidato do PSOL.

Dr Silvério e Celina recebem apoio de vários segmentos comunitários

Nessa caminhada rumo ao Palácio do Café, o candidato do PSB, Dr. Silvério dos Santos, e a candidata a vice-prefeita, Celina Martins (PSOL), vêm recebendo importantes apoios e adesões em vários segmentos da comunidade e em todas as reuniões de que participam são categóricos em mostrar que é preciso coragem pra mudar. “A sabedoria popular ensina que o bravo luta, insiste e vence os seus objetivos. O covarde, ao contrário, é aquele que se acomoda, concorda com tudo e finalmente desiste da luta. O nosso objetivo é dar ao povo de Cacoal uma opção real de mudança e um projeto político que tenha como metas principais o desenvolvimento econômico e social, com geração de emprego e renda, e investimentos públicos capazes de melhorar a qualidade de vida”, afirma o Dr Silvério.

O plano de governo da coligação Coragem pra Mudar, segundo o Dr. Silvério, incluiu um programa de habitação popular que visa construir pelo menos 300 casas por ano. Além da construção das moradias, ele se compromete em promover a regularização fundiária dos loteamentos, com a expedição de títulos definitivos. Esse regularização é importante para que o proprietário tenha acesso a financiamentos da Caixa Econômica e de outras instituições financeiras, com taxas de juros relativamente baixas, destinados a reforma e melhorias do imóvel. A regularização também permite uma valorização do imóvel que, em caso do proprietário quiser vendê-lo, dará ao futuro comprador a opção de financiar quase a totalidade do valor. Quando o comprador tem acesso a financiamento, o vendedor recebe o dinheiro praticamente à vista e quem compra pode pagar o imóvel em até 20 anos ou mais.


Reuniões
Desde que começou oficialmente a campanha, o Dr Silvério tem participado de encontros com lideranças comunitárias, líderes religiosos, empresários, trabalhadores do comércio e da indústria e também com lideranças da área rural. Em todas essas reuniões, o candidato tem a oportunidade de mostrar o seu programa de reestruturação administrativa e tem falado sobre o seu compromisso com políticas sociais, ações afirmativas e trabalho, programa de fortalecimento da agricultura, melhoria da infra-estrutura nas escolas, urbanismo e meio ambiente, programa de organização do trânsito, segurança pública, desporto, lazer e cultura e um programa de saneamento e ampliação da rede de água e esgotos, além da construção de reservatórios de água nos bairros Josino Brito, Bela Vista (Mutirão), Habitar Brasil e Motocross, dentre outros.

Revisão salarial aos servidores do SAAE
Da mesma forma que pretende melhorar a qualidade de vida dos servidores da administração pública direta, com aumento real de salário e um plano de cargos e carreiras decente, o candidato a prefeito Dr Silvério se compromete em revisar os salários dos trabalhadores do SAAE, garantindo-lhes uma vida com dignidade, e com isto recompondo as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.


Site do candidato
O Plano de Governo e outras informações sobre a Coligação Coragem pra Mudar estarão disponíveis no site http://www.drsilverio40.can.br/ a partir do próximo sábado.

TRE aprova registro de Celina do Mutirão como candidata a vice-prefeita na Coligação Coragem pra Mudar

A candidata a vice-prefeita na Coligação Coragem pra Mudar, Celina do Mutirão, teve o seu registro aprovado no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

A aprovação de sua candidatura foi muito comemorada por todos na coligação a qual ela está filiada e frustrou as expectativas dos adversários que sabem do seu potencial e do seu carisma junto à população. “Ter a Celina como parceira nessa caminhada rumo ao Palácio do Café é muito importante, pois sabemos de seu potencial, sua honestidade e competência”, disse o candidato a prefeito, Dr Silvério dos Santos.
Em sessão plenária no último dia 12 de agosto, o Tribunal entendeu que sua filiação ao PSOL obedeceu aos trâmites legais e ela está apta a disputar essas eleições.

“Estou feliz em participar dessa aliança com o PSB, com o PcdoB e com o PRTB, pois a nossa coligação defende a bandeira do socialismo democrático, que prioriza os investimentos sociais e uma maior participação direta da população na gestão municipal. Hoje os políticos tradicionais se elegem e depois ao chegarem ao poder, agem como se fossem patrões, sem ter de prestar contas, mas nós somos conscientes de que, sendo eleitos, vamos agir sempre em nome do povo, procurando as melhores soluções que interessam ao conjunto da comunidade”, assegurou.

O coordenador da coligação Coragem pra Mudar, Rodolfo Porto, afirmou que a candidatura do Dr Silvério e de Celina trouxe um novo alento aos eleitores cacoalenses que já estão cansados dos velhos hábitos políticos. Ele citou como exemplo a preocupação da coligação em não usar a EXPOAC como palco eleitoreiro. “De certa forma a nossa coligação, com esse nosso gesto singelo de fazer política, vai inibir aqueles que, de forma inescrupulosa, aproveitam-se de qualquer aglomerado de pessoas para transformá-lo em um comício. Tem até político que não respeita nem a dor de quem perdeu um ente querido e, ao ver um velório, mesmo que não tenha qualquer vínculo de amizade com a família, faz questão de ali comparecer. Práticas assim que a população condena, nós também condenamos”, concluiu.

EXPOAC será uma vitrine para o agronegócio na região

A Exposição Agropecuária e Industrial de Cacoal (EXPOAC), que teve início às 19h30 desta quarta-feira, representa uma vitrine para o agronegócio na região. O evento é promovido pela ARCA – Associação Rural de Cacoal, com duração de cinco dias (vai até domingo).
A festa será marcada por exposição e desfile de animais, palestras técnicas, leilões, laçada, shows artísticos, concurso de gado leiteiro e premiações .

A programação teve uma prévia no último sábado, com uma grande cavalgada promocional, com início às 8h da quarta-feira, saindo da Praça dos Pioneiros. Embora o objetivo da EXPOAC seja o de propiciar à população entretenimento e descontração, ela também será uma grande oportunidade para que os produtores rurais e empresários de vários setores da economia possa interagir e vislumbrar ótimas possibilidades de negócios. “A EXPOAC representa um marco importante do entretenimento mas também da atividade comercial e empresarial de toda a nossa região e é por isso que a cada ano ela vai se firmando como uma das festividades mais tradicionais do estado de Rondônia”, afirmou o presidente Osmar Passareli.

Shows que agradam homem do campo e a população em geral
Essa 10ª Exposição Agropecuária de Cacoal terá momentos marcantes este ano em relação a boa música sertaneja, com duplas que agradam tanto a população urbana quanto a rural, como é o caso de Theodoro e Sampaio, que se apresentou ontem, na abertura, e Bruno e Marroni, com show previsto para este sábado e que vem atraindo o público de toda a região. Apesar da construção de mais uma arquibancada móvel, com capacidade para mais duas ou três mil pessoas, nem todos conseguirão assento e terão de se revezar entre uma atração e outra.

Estandes empresariais
Aproveitando esse grande momento, empresas de vários setores montaram os seus estandes no Parque de Exposições e estarão recebendo a população com muito carinho e expondo seus produtos ou serviços, além de demonstrações e palestras que relevam o potencial de suas atividades.

DR Silvério parabeniza diretoria da ARCA pelo sucesso da cavalgada e comenta decisão do PSB de não tirar proveito político do evento

O candidato da Coligação Coragem pra Mudar, Dr. Silvério dos Santos, divulgou nota à imprensa parabenizando os dirigentes da Associação Rural de Cacoal, sob a direção do Sr. Osmar Passarelli, pela realização da cavalgada realizada neste sábado, e na oportunidade enfatizou que não participou do evento por não concordar em poluir visualmente com propagandas políticas.

“Os organizadores da ARCA estão de parabéns não só pela realização desta bonita cavalgada, mas também pelos preparativos para a 10ª Edição da Exposição Agropecuária de Cacoal (EXPOAC), que se inicia na próxima quarta-feira”, disse.

O Dr. Silvério e a coordenadoria da coligação Coragem pra Mudar, integrada por PSB, PcdoB, PSOL e PRTB decidiram na manhã da última sexta-feira não participar da cavalgada utilizando-se de veículos adesivados. “Não concordamos que eventos como essa cavalgada e a própria semana de festividades da EXPOAC sejam poluídos com inúmeros veículos adesivados, com propagandas de candidatos. A nossa proposta será levada à população de forma transparente, em reuniões, em nossos comícios e também no horário gratuito no rádio e na TV”, afirmou o coordenador de campanha, Rodolfo Porto.

Ele também elogiou a postura dos candidatos da aliança PSB/PSOL/PCdoB/PRTB pelo comportamento exemplar e por terem compreendido a nossa meta de buscar votos do eleitorado sempre respeitando a ética, o bom senso e o bom discernimento para não nos igualarmos àqueles que, de forma desrespeitosa, não se preocupam em poluir os ambientes festivos, como cultos religiosos, festas comunitárias, etc, com um número exagerado de veículos adesivados ou outras formas e propagandas. “Mudar comportamentos arraigado não é muito fácil, mas o slogan de nossa campanha enfatiza bem a nossa proposta de mudarmos o que não é correto e darmos à população de Cacoal a oportunidade de fazer a melhor escolha nas próximas eleições, votando de forma consciente e com muita responsabilidade cívica”, concluiu.

Coordenação política da Coligação Coragem pra mudar não quer uso político de EXPOAC

Uma comissão formada por dirigentes do PSB, PSOL, PcdoB e PRTB reuniu-na na manhã desta sexta-feira e orientou seus candidatos a vereadores, bem como a candidata a vice-prefeita, Celina do Mutirão, e a prefeito, Dr Silvério dos Santos, que não participem neste sábado da cavalgada inaugural das festividades relativas à 10ª Edição da EXPOAC.

De acordo com o coordenador da coligação, Rodolfo Porto, a sugestão de não participar desse evento foi do candidato a prefeito, Dr. Silvério, e referendada pela comissão e a maioria dos candidatos. “A nossa coligação, com essa decisão, prova que realmente tem coragem pra mudar e quer mostrar à sociedade que ainda há um fio de esperança em nosso país e o momento de mudança é agora”, disse.

Já o candidato a prefeito, Dr. Silvério, e a candidata a vice prefeita, Celina do Muturão, coincidiram em opiniões ao demonstrarem sua desaprovação àqueles que querem fazer uso político da EXPOAC, sem levar em conta que com esse tipo de atitude estão desrespeitando a população e especialmente a laboriosa comissão organizadora da EXPOAC que há meses vem trabalhando para que a festa seja coroada de êxito.
“Quando as pessoas vão a uma festa como a EXPOAC estão procurando se divertir e a última coisa que vão querer é ser incomodadas por candidatos desrespeitosos e que não se importarão em diminuir o brilho do evento”, afirmou Marcos Flor, na condição de representante do PSOL.

“Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que outros partidos também façam o mesmo e se abstenham de usar essa Cavalgada e a Festa Agropecuária como palanque eleitoreiro”, afirmou Rodolfo Porto, acrescentando que seria interessante a própria Justiça Eleitoral determinar a proibição de veículos constando propaganda política nos arredores e interior do parte de exposição não apenas neste sábado, dia 09, mas também durante durante os 04 dias da EXPOAC”, concluiu.

Papudiskina
Paty Paulista faria muitos votos, mas o Clóvis segue firme

Pelos cálculos gerais, o vereador Paty Paulista faria pelo menos mil votos, mas teve sua candidatura impugnada, em Cacoal e em Porto Velho, em decorrência de falhas meramente burocráticas e a sua sorte agora será decidida na mais alta corte eleitoral do país, o TSE. Já o candidato do PSOL, Clóvis Firme, teve sua candidatura aceita em Porto Velho. Foi um alívio para o jovem radialista, especialmente depois da falta de bom senso de uma emissora de rádio que, não contente em demití-lo em retaliação por ele ter saído candidato, ainda usou e abusou de má fé ao divulgar, com ênfase exagerada, que sua candidatura havia sido impugnada.

É muito triste quando patrões ou ex-patrões, de posse de um veículo de comunicação, aproveitam qualquer ocasião para atacar quem um dia prestou-lhe relevantes serviços como funcionário. Mas infelizmente em Cacoal o que não falta é perseguição política de alguns grupos que simplesmente acham que têm o poder de impor candidaturas aos cidadãos, roubando-lhes o direito sagrado de escolha.

Ainda bem que nem todas as instituições agem assim. Eu, pelo menos, sou servidor público e sempre votei de acordo com a minha consciência. Mas ouço, por aí, que nem todos têm a mesma sorte que eu. Então vou logo esclarecer que eu atuo no serviço público municipal. Nas esferas estadual e federal eu não sei como as coisas funcionam. Mas pelo bem da democracia e a felicidade geral da nação espero que os chefes das repartições respeitem o sagrado direito de seus colegas de votarem em quem seus corações pedirem. Digo colega, pois no serviço público, os chefes não são patrões, mas apenas exercem funções hierárquicas, o que não significa que sejam patrões. Afinal, patrão de servidor público é o povo. Respeitem isso!

Horário Gratuito
Os candidatos não vêem a hora de começar o horário gratuito no rádio e na TV, que é a oportunidade isonômica que todos têm de expor seus ideais e pontos de vistas. Digo isonômica dentro de cada coligação, pois a lei eleitoral brasileira prevê que partidos maiores tenham mais tempo, o que, a meu ver, fere o principio de igualdade das partes em uma disputa eleitoral. De qualquer forma, pelo menos no caso dos candidatos a prefeito, o Horário Eleitoral Gratuito é muito bem vindo. Já no caso dos vereadores, o povo nem sempre fica em frente a TV para ouví-los, pois, em geral, cada candidato fala apenas alguns segundos. O tempo de que dispõe, cada um, é suficiente apenas para uma breve apresentação. Exemplo: “Olá, eu sou o Zé da Estoufaria. Meu número é 99469. Quero seu voto porque quero. Uai. Vota em mim, sô”!

Propaganda eleitoral
Uma lei municipal prevê proibição de propaganda eleitoral em muros, tapumes ou paredes de estabelecimentos públicos. Com relação a casas de particulares não estou certo quanto a regra. Afinal de contas, o site da Câmara Municipal, que é onde deveriam estar todas as leis aprovadas pelo Legislativo, quase sempre está fora do ar. Mas voltando ao assunto de propaganda em muros, tem candidato tentando driblar a lei e colocando placas publicitárias nos canteiros centrais da cidade. Como qualquer rua é pública, não sei se podem fazer isso. No mínimo deveria haver uma consulta pública para saber se o povo permite. Afinal de conta, não existe um palmo sequer de avenida ou praça desta cidade que não seja do povo.

Eleições equânimes
Em que pese as tentativas de alguns candidatos em burlar a legislação eleitoral, as eleições deste ano pelo menos vai obrigar tanto a quem já está no poder quanto quem entra pela primeira vez a gastar solas de sapato. Afinal de contas, aqueles que contratavam muros e mais muros para pintar, agora não poderão mais usar deste artifício. Tomara que os legisladores brasileiros firmem jurisprudência e em todo o país se aplique regras equânimes àqueles que desejam disputar uma eleição seja ao Executivo ou a Legislativo. Mas uma coisa é preciso ser dita: neste país será necessário que o Poder Judiciário e a Corte Eleitoral ponha fim ao absurdo que é o próprio legislativo definir as regras eleitorais. É claro que enquanto a legislação eleitoral for atribuição do legislativo as regras tenderão sempre a beneficiar quem já está no poder. Um exemplo disso é o que ocorreu em Cacoal. A lei que proíbe propaganda nos muros é muito boa, independente de qualquer outra avaliação, mas, em princípio, beneficia mais quem já está no poder. Afinal, não se pode negar que a maioria absoluta dos vereadores é mais conhecida do que qualquer outro concorrente que esteja na disputa pela primeira vez. Se houver vereador que não seja conhecido da população está mais do que na hora de abandonar a política.

Fui eleito e elegi mais dois, três, quatro...
Nas eleições passadas tivemos candidatos com mais de mil votos e alguns deles espalham a notícia de que conseguiram se eleger e eleger mais dois ou três consigo, graças a estupenda votação que tiveram. Quanta arrogância e presunção! Ninguém conseguiu sequer se eleger por seus méritos próprios na eleição passada. A única que quase conseguiu esse feito inédito foi a ex-vereadora Glaucione. Ela obteve 3.200 votos. Mesmo assim, foram necessários entre 500 a 800 votos para que ela conseguisse sua vaga. Isto significa que candidatos que perderam as eleições, em sua coligação, foram responsáveis diretos pela surpreendente vitória. Claro que não podemos tirar os méritos de Glaucione. Ela foi mesmo uma campeã de votos e o seu feito inigualável dificilmente vai se repetir em nosso país. Ela teve o seu momento histórico. Não é fácil um candidato a vereador obter, sozinho, quase 10% dos votos válidos.

60% de indecisos
Os poderosos sempre ignoram os pequenos partidos e tendencialmente apontam apenas as grandes agremiações como as favoritas no embate final nessas eleições. Não é diferente em Cacoal. Mas por mais que as pesquisas revelem o emparelhamento de duas candidaturas, a verdade é que hoje não dá para se saber qual dos três candidatos será o eleito em 05 de outubro. É normal que alguém desponte na frente, mas o que importa é a reta final de chegada. Observem a corrida de são Silvestre: o vencedor, quase sempre, não está entre os primeiros colocados até a metade da corrida.
Esses dias eu estava assistindo a uma partida de basquete entre Argentina e Austrália e vi quando o locutor afirmou: “a Argentina já era com esses 28 pontos a menos que os australianos”. Eu, como conheço o potencial da Argentina, falei baixinho: “é ruim da Argentina perder pra esses cangurus do deserto. Falei baixinho, pra ninguém ouvir, porque até eu, ao ver tamanha diferença, no íntimo fiquei com vergonha de demonstrar publicamente minha convicção. Naquele dia, ainda que com uma pequena pitada de dúvida, o único que acreditava na vitória da Argentina era eu. Mas ao fim, eu estava certo. Ganhou a Argentina graças ao seu extraordinário talento em esportes coletivos.
Pera aí! O que basquete tem a ver com esses comentários políticos?
Tudo! Às vezes o candidato em que pretendemos votar recebe uma enxurrada de críticas desleais daqueles que nos dizem: “Olha, você é mesmo um inocente. Seu candidato não tem a menor chance de vencer. Sim, não tem mesmo se ouvirmos os agoureiros. Mas se não dermos ouvidos e acreditarmos que o nosso candidato vai tirar a diferença no decorrer da partida, as chances dele aumenta consideravelmente.
É por isso que eu sempre voto no melhor candidato, embora nem sempre o melhor vença uma eleição. Mas o importante é que, ninguém, a não ser a minha consciência, consegue me fazer mudar de opinião. Na hora de votar, amigos, temos de esquecer as pesquisas. Elas não ajudam em nada a democracia. Apenas satisfazem a curiosidade natural dos seres humanos. Fora isso, não servem para nada. Então, juízo na hora de votar. Nem o seu chefe, nem seu melhor amigo e nem o seu parente mais próximo tem o direito de fazê-lo mudar de opinião. A decisão é sua. Comemore isso. Esse é um direito realmente inalienável. Eu sei que alguns chefes, seja da iniciativa pública ou privada, acham que têm o direito de impor o voto. Minta se for preciso, mas vote com consciência. Diga para o teu chefe o que ele quer ouvir e, em casa, comemore o triunfo da ética sobre a tirania. Seu candidato não venceu? Não importa, pois de qualquer forma você venceu, de goleada!

Dr Silvério reúne-se com pastores na CEMADERON

O candidato da coligação Coragem pra Mudar, Dr Silvério, reuniu-se na última terça-feira com pastores evangélicos na sede do Conselho de Ministros das Assembléias de Deus de Rondônia (CEMADERON), onde teve a oportunidade de expor suas propostas para o futuro político e administrativo de Cacoal. O Dr Silvério falou sobre sua agenda política que nasceu de debates com a comunidade e do seu desejo de oferecer a Cacoal condições de retomar o pleno desenvolvimento. “Esse encontro fez parte de nossa caminhada e nossa intenção de reunir-se com os vários segmentos que compõem a comunidade de Cacoal e os pastores, certamente, têm importância muito grande como formadores de opinião e como líderes que dão sua parcela de contribuição para a formação de nosso povo”, disse.

Por fim, o Dr Silvério agradeceu ao pastor Nelson Luchtenberg e aos demais pastores que participaram do evento pela oportunidade que lhe concederam de expor suas propostas em favor de Cacoal. “Sabemos que é preciso ter coragem pra mudar e Cacoal merece que os seus futuros governantes assumam um compromisso de buscar mais empreendimentos tanto no âmbito da iniciativa privada quanto no setor público. Nossa agenda política prevê essa busca de investimentos para que possamos gerar emprego e renda ao nosso Município”, enfatizou.

Rumo da campanha
O Dr Silvério afirmou que vem participando de vários encontros com lideranças comunitárias e enfatizou que está bastante satisfeito com a receptividade ao projeto político da coligação “Coragem pra Mudar”, ressaltando que com o início do horário gratuito no rádio e na TV, a partir do fim da próxima semana, milhares de pessoas poderão confrontar as idéias e projetos de cada candidato e poder fazer a melhor escolha. “Muitas vezes as pessoas se impressionam com o tamanho e o poderio dos muitos “Golias” que vemos por aí, mas há sempre um “Davi” com força de vontade e coragem pra mudar a situação e superar todas as adversidades”.

Debates políticos
Sobre os debates políticos que algumas organizações prometem realizar nos próximos dias, o Dr. Silvério afirma que deseja participar de todos eles. “Os debates são importantes para que a população possa ver, olho no olho, os propostas e os ideais de cada um dos concorrentes. É nesse embate frente a frente que se tornar possível conhecer de verdade o potencial de cada concorrente e saber se ele está mesmo preparado para exercer o cargo ao qual se candidatou”, disse.

Social como prioridade
O Dr Silvério afirmou que, como prefeito, dará prioridade a ações sociais, com investimentos em programas de qualificação profissional, além de apoio à cooperativas, associações e entidades que tenham como fortalecer a ações mútuas de fortalecimento econômico e social.

Moto taxistas manifestam apoio a Isaías Galdino

O candidato a vereador pelo PSOL, Isaías Galdino da Silva, 39 anos, vem consolidando sua posição a cada dia com o apoio de vários segmentos comunitários, entre os quais, os moto taxistas, categoria que ele representou até bem pouco tempo como presidente da ASMOTAC – Associação dos Moto taxistas de Cacoal – e pretende agora representá-la na Câmara Municipal.

O presidente em exercício da ASMOTAC, Eusimar Nogueira da Silva, afirmou nesta quinta-feira que a maioria dos moto taxistas entendeu a necessidade da categoria em ter um representante no Legislativo Municipal e está disposta a apoiar essa candidatura de Isaías Galdino, também conhecido como Isaías do Moto taxi. “O companheiro Isaías Galdino foi um baluarte em defesa dos moto taxistas em nosso Município e merece o apoio não só daqueles que integram a categoria, mas também de todos os cidadãos que entendem a importância do serviço de moto taxi para o nosso município”, disse.

O candidato Isaías Galdino, por sua vez, afirma que o fato de morar em Cacoal desde 1976, trabalhando tanto na área rural como no perímetro urbano, deu-lhe balizamento para conhecer os problemas de nossa comunidade. “Desde criança trabalhei na lavoura, com os meus pais, e em 1999 vim para Cacoal onde iniciei minha atuação como moto taxista. Nesse período, tenho estado em contato com a comunidade, principalmente os moradores dos bairros de nossa cidade. Em sendo eleito, quero trabalhar por todos os cidadãos de Cacoal, mas com atenção especial aos moradores de bairros e da periferia de nosso município”, disse.

Importância do Moto taxista
Isaías afirma que o serviço de transporte individual promovido pela Associação dos Moto taxistas de Cacoal tem sido fundamental ao desenvolvimento de nossa cidade. Segundo ele, boa parte da população depende de nossos serviços para ir e vir. Se não fossem os moto taxistas, muita gente teria dificuldades em vir aos seus empregos. “Os moto taxistas garantem aos moradores dos bairros mais distantes acesso rápido ao centro comercial e às instituições de Cacoal. Há momentos até que somos chamados a atender ocorrências de pessoas que precisam urgentemente vir a um posto de saúde ou mesmo a uma unidade hospitalar para atendimento médico.

Por acreditar na importância desse trabalho para a população, peço o voto da população de Cacoal para defender a categoria e ao mesmo tempo propor ações em diversas outras áreas que venham beneficiar o nosso povo de Cacoal”.
Isaías garante que como candidato a vereador, tem propostas que atendam a comunidade em áreas como saúde pública, educação, infraestrutura urbana, atendimento ao produtor rural e diz que vai trabalhar na câmara em projetos para as micro e pequenas empresas, cooperativas e associações. Ele também garante que vai cobrar do Poder Executivo ações concretas para atender principalmente as populações dos bairros da cidade que muitas vezes são esquecidas. “Também vou cobrar do Poder Executivo a implantação de subestações do SAAE nos bairros mais distantes da cidade, como o Habitar Brasil e Josino Brito para acabar com a falta de água”, informa.

Conselho Municipal de Infraestrutura
Por fim, Isaías enfatiza que vai cobrar a criação do Conselho Municipal de Infraestrutura, formado por representantes de bairros, lideranças religiosas e empresariais, além membros do Poder Legislativo e Poder Executivo para acompanhar, permanentemente, problemas existentes como falta de iluminação pública, obstrução e quedas de pontes, entupimentos de bueiros, mal funcionamento de serviços como rede de esgotos, falta de água nos bairros, ruas esburacadas, etc. “Esse conselho terá como finalidade sanar problemas diversos e terá condições de tomar medidas para impedir que as autoridades municipais fiquem acomodadas. “O Conselho Municipal de Infraestrutura poderá tomar medidas judiciais, sempre que necessário, para fazer valer os direitos da comunidade a ter os serviços básicos essenciais respeitados”, finalizou.

Glacione tem apoio do governador Ivo Cassol

O governador Ivo Cassol passou mais de uma hora nos estúdios de uma emissora de televisão em Cacoal no início desta semana, gravando um vídeo que já está sendo exibido em telões da campanha da candidata da Coligação Cacoal nas Mãos de Quem Trabalha, Glaucione Rodrigues. Ele disse que a cidade tem tudo para crescer, mas que precisa urgentemente de alguém que esteja preparado para governar. Segundo o governador, somente a candidata Glaucione preenche os requisitos.

“A Glaucione provou que tem liderança quando disputou as convenções e trouxe dez partidos políticos que hoje apóiam a sua candidatura. Além disso, é uma pessoa articulada e preparada para governar, conhece as leis e o orçamento do município e tem boa capacidade de avaliação e gestão”, disse o governador.

Cassol afirmou que boas idéias não bastam para um candidato a prefeito. “Quem se candidata a dirigir um município tem que ser um bom gestor. Tem que entender de planejamento, saber quanto a cidade arrecada e como se deve investir o dinheiro dos impostos para que o contribuinte sinta os resultados”, disse.

Segundo Cassol, se o eleitor escolhe um mau gestor, ele afunda [o município] não só por aquela gestão, mas por muitas décadas, porque os efeitos são prolongados.
Considerada a melhor secretária de Saúde do município de todos os tempos, Glaucione disse que o apoio governador é fundamental para a sua administração. Disse ainda que as palavras do governador fazem aumentar o peso da responsabilidade sobre seus ombros. “Tenho que dar o melhor de mim e transformar esta cidade. É o que vou fazer”, afirmou a candidata.

Quem é Glaucione ?
Nascida na cidade de Baixo Guandu (ES), Glaucione é filha de agricultores que vieram para Rondônia em 1974. Iniciou sua carreira estudantil na Escola Concórdia. Com o sonho de ser professora, matriculou-se no curso de magistério, mas em virtude da necessidade de trabalhar, foi obrigada a mudar de curso. Fez então o curso de técnico em contabilidade no período noturno e, durante o dia, trabalhava como estagiária da Caixa Econômica Federal. Hoje, é bacharel em direito.

Em 1985, aos 16 anos, Glaucione vai trabalhar no setor privado na função de secretária e, em apenas dois anos, assume a gerência da Minasferro Comércio de Ferro e Aço. Aos 18 anos presta concurso público e é contratada pela Prefeitura de Cacoal, onde assume importantes funções, em vários setores.

Como reconhecimento por sua dedicação e responsabilidade, foi nomeada secretária municipal de Saúde aos 25 anos de idade. Na época, o Ministério da Saúde reconheceu Cacoal como a melhor gestão em saúde pública e Glaucione foi então eleita presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Rondônia. Nas últimas eleições, ela surpreendeu de novo por ter sido a vereadora mais votada da história de Cacoal.

Onézio Soares

ELEIÇÕES 2008 – Vida pregressa com mácula impede candidatura, decidiu o TRE
Veja mais matérias no menu à direita

Esse foi o entendimento de todos os membros que compõem o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia no julgamento ocorrido na última quinta-feira (31), pertinente aos autos do Recurso Eleitoral n. 726/2008, em que o recorrido foi o candidato a vereador em Jaru-RO, Ivo Pereira Lima.

O recorrente foi o Ministério Público Eleitoral - MPE com atribuições na 10ª Zona Eleitoral, no município de Jaru, que, quando do pedido de registro do candidato, apresentou impugnação à candidatura por falta de moralidade para o exercício de cargo público, uma vez existente condenação de Ivo Lima por improbidade administrativa em ação civil pública e por captação ilícita de sufrágio em sede de ação de investigação judicial. O Juiz Eleitoral da 10ª Zona denegou a impugnação, registrando o candidato.

Em sede recursal, o MPE da 10ª Zona sustentou, em síntese, que o recorrido não possui requisito moral (art. 14, § 9º, da Constituição Federal) para concorrer ao exercício de cargo eletivo, isto é, inexiste uma moralidade exprimível sob a apresentação de vida pregressa sem mácula.

Ivo Pereira ratificou a sua defesa apresentada na instância originária (10ª Zona), consistente na inexistência de situação elencada nas hipóteses de inelegibilidade, pois não há sentença criminal transitada em julgada. Disse também que o art. 14 § 9º da Constituição Federal padece de regulamentação.

A Procuradoria Regional Eleitoral pugnou pelo provimento do recurso. A relatoria do recurso ficou a cargo do Juiz Élcio Arruda.

A apreciação do caso foi permeada por substanciosas argumentações. Após o relator ter apresentado seu voto, recheado de fundamentos de valoração da moralidade, os demais membros fizeram suas considerações, todas voltadas para a necessidade de ilibação na vida dos que exercem cargo público.

“As ocorrências em desfavor do recorrido revelam falecer estofo moral ao pretenso candidato: ele se ressente da moralidade exigida a quem almeja ocupar cargos públicos eletivos. Com efeito: 1) A Justiça Eleitoral, por decisão já imutável, passou-lhe condenação por captação ilícita de votos, razão da perda do mandato; 2) A Justiça Cível, igualmente por decisum abarcado pela res iudicata, já o condenou por improbidade administrativa, mercê de ter concorrido à malversação de patrimônio público, em 2003, tempo em que já era edil [vereador] em Jaru/RO; 3) Há processo-crime, em curso nesta Corte Eleitoral, irrogando-lhe a prática criminosa de compra de votos”, disse o relator.

Noutra parte do voto, constou: “quem pretende concorrer a mandato eletivo deve ostentar reputação ilibada. O político é porta-voz da sociedade e, por isto, deve ser digno de fé”.

Tecendo comentários sobre os valores na sociedade, arrematou: “Urge a revitalização da sociedade civil, através do resgate da moral, da ética, dos valores, dos bons princípios, dos bons costumes, da família, da solidariedade”.

“Fatos altamente desabonadores, retratados em decisões judiciais imutáveis (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – mesmo já superado o triênio da inelegibilidade – e Ação de Improbidade Administrativa), e ocorrências alusivas a infrações penais imputadas a pretenso candidato não podem ser ignoradas pelo Juízo Eleitoral, ao ensejo do registro da candidatura. Do contrário, a Justiça se metamorfoseará num palco de ‘faz-de-conta’ ”, completou.

Ressaltou ainda que, ao admitir o registro de candidatura em prol de quem ostenta uma vida com mácula, estar-se-ia praticando uma ofensa ao princípio constitucional da isonomia, pois, no Brasil, para a investidura no mais humilde cargo público é exigência inafastável para o postulante, a não apresentação de passagens criminais.

Várias lições de letrados do Direito e também uma decisão do próprio TRE de Rondônia no mesmo sentido, proferida em 2005, tendo como relator o Des. Cássio Rodolfo, somaram ao convencimento do relator, que tivera seu voto acompanhado pelos demais membros.

A decisão foi no sentido de conhecer do recurso e, no mérito, provido, para reformar a decisão do Juiz de primeiro grau, negando o pedido de registro do candidato a vereador Ivo Pereira Lima.

Participaram da Sessão os Desembargadores Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes e Ivanira Feitosa Borges, e os Senhores Juízes Paulo Rogério José, Élcio Arruda, José Torres Ferreira e Jorge Luiz dos Santos Leal.

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA - TSE decide que somente políticos de partido incorporado têm justa causa para se desfiliar

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluíram, na sessão desta terça-feira (05), o exame da consulta na qual o Partido Trabalhista Cristão (PTC) questionou se, em caso de incorporação de partidos, há caracterização de justa causa para a desfiliação. Por quatro votos a três, os ministros decidiram que somente os políticos do partido incorporado têm motivos para deixá-lo sem que seja caracterizada infidelidade partidária.

A consulta for formulada nestes termos: “No caso de incorporação, haverá desfiliação justificada do detentor do mandato eletivo que pertença ao partido incorporador (ou que incorporou?). Quer-se dizer: Se o detentor do mandato desfiliar-se de seu partido "A" por que esse se incorporou ao partido "B", estar-se-á diante da hipótese de desfiliação justificada a que alude o art.1º, §1º, inciso I da Resolução nº 22.610/07?"

Para o relator do processo, ministro Felix Fischer, “a permissão para se desfiliar de partido político em caso de incorporação, levando o parlamentar o mandato, só se justifica quando ele pertença ao partido político incorporado, e não ao incorporador”. O relator e os ministros que o seguiram ressalvaram, entretanto, a possibilidade de o político se desfiliar do partido incorporador caso haja alteração substancial ou desvio reiterado de seu programa.

Preliminar
Antes do julgamento do mérito, os ministros decidiram uma questão preliminar e afirmaram a constitucionalidade da Resolução 22.610/07 do TSE, embora a matéria esteja pendente de decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) em duas ações diretas de inconstitucionalidade sob a relatoria do ministro Joaquim Barbosa. Os ministros Eros Grau e Joaquim Barbosa ponderaram que o ideal seria aguardar a decisão do STF, mas o ministro presidente Carlos Ayres Britto evocou a grande repercussão da matéria, ressaltando que o TSE se ajustará à futura decisão do Supremo.

Pedro Ferrazim e Nilton Machado ganham direito de disputar eleições em decisão do TRE

Pedro Antônio Ferrazim e Nilton Silva Machado, ambos candidatos a vereador, tiveram, primeiramente, o pedido de registro de candidatura negado pelo Juízo da 31º Zona Eleitoral (Cacoal), sob o argumento dos mesmos não preencherem o requisito da vida pregressa ilibada.

Na análise dos recursos contra essas decisões, o Tribunal decidiu que, em que pese os pretensos candidatos registrarem antecedentes criminais, com processo em andamento, não consta sentença condenatória para os mesmos. Esse foi o entendimento da Corte que, por maioria, deu provimento aos recursos para deferir o pedido de registro desses candidatos.

Essa tese foi defendida pelo Juiz José Torres Ferreira que, em ambos os casos, atuou como relator do acórdão.

Outros dois candidatos, que não lograram êxito no deferimento do pedido de registro em virtude de possível problema na filiação partidária no Juízo de primeiro grau, conseguiram reverter a situação no Tribunal.

Os candidatos que tiveram o pedido de registro deferido pela Corte Eleitoral rondoniense foram Clovis Batista Firme e Nilton César da Mata, concorrentes ao cargo de vereador em Cacoal. O Regional entendeu que restou descaracterizada a dupla militância.

Já a candidata a vereadora no município de Alvorada do Oeste, Sra. Rosemary Maria Gonçalves, que teve seu pedido de registro negado na primeira instância, recorreu ao TRE e teve a sentença de indeferimento reformada.

O relator Juiz Élcio Arruda aduziu que todas as condições de elegibilidade foram preenchidas. O que houve foi simples erro material, concernente na mera discrepância entre a declaração subscrita pela pré-candidata e o requerimento inicial sobre a ocupação de função pública.

Teremos uma festa diferenciada nessa 10ª edição da EXPOAC, afirma Passareli

O presidente da ARCA – Associação Rural de Cacoal – Osmar Passarelli, reuniu-se com alguns jornalistas nesta quinta-feira para falar sobre os preparativos para a X EXPOAC, que acontece no período de 14 a 17 de agosto deste ano. Ele afirma que o evento vem atraindo grande atenção do público de Cacoal e região em razão das atrações programadas, que incluem cantores de renome como a dupla Teodoro e Sampaio e Bruno e Marroni e rodeios profissionais com participação de grandes campeões de várias regiões do país.

Antes da abertura da festa propriamente dita, que acontece no dia 13, quarta-feira, haverá uma cavalgada que acontecerá no sábado, dia 09 de agosto, evento que terá a participação de pecuaristas e demais aficionados de montaria. “Ao contrário do que acontecia em outros anos, quando a cavalgada era realizada no mesmo dia da abertura, neste ano faremos algo um tanto diferente, porém, com todo o requinte e glamour desta festa tão tradicional em nossa região”, afirmou Osmar Passarelli.


Ele disse ainda que essa 10ª EXPOAC vai ser marcante em todos os aspectos, pois todos os detalhes da festa foram pensadas e programados minuciosamente. “Muita gente me pergunta se esta será a melhor feira de exposição agropecuária de Cacoal e eu respondo que cada festa é única e tem o seu valor, mas possa assegurar com certeza que será diferenciada em razão de ser uma data especial em que se comemora 10 anos de uma festa que todos os anos atrai uma grande multidão”, disse.


Música, rodeios e acrobacias
Durante todos os dias da festa haverá muitas atrações especiais como shows de montarias em touros e em cavalos, gincanas conhecidas como mesa da amargura, cantores sertanejos e muita animação típicas de festas de cowboy. Também serão um atrativo à parte as incríveis acrobacias de um dos maiores especialistas em acrobacias em motocicletas do mundo, o popular Joaninha.


Passaportes e ingressos

Como a procura por passaportes e ingressos é muito grande, a Associação Rural de Cacoal estará divulgando nos próximos dias um grande número de postos de vendas em nossa cidade. Os interessados em obter mais informações podem ligar para 3441-3795. Em relação à meia entrada, destinada a estudantes, elas serão comercializadas somente na portaria do Parque de Exposições. A meia entrada é válida somente para os ingressos individuais, uma vez que os passaportes são destinados a sócios e patrocinadores, preferencialmente, e já incluem o desconto em relação ao custo do ingresso.


“Tucura” garante recursos para a 10ª Expoac

O deputado estadual Valdivino Tucura (PRP) garantiu a importância de R$ 80 mil para a 10ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cacoal (EXPOAC), evento que acontece entre os dias 13 a 17 de agosto. Os recursos foram alocados junto ao Governo do Estado (R$ 50 mil) e Assembléia Legislativa (R$ 30 mil) e serão repassados à Associação Rural de Cacoal (Arca), entidade responsável pela organização do evento.

Em 2007, Tucura destinou R$ 75 mil para a 9ª Expoac, que recebeu visitantes de todo o estado. Este ano, o volume de recursos alocados pelo deputado é ainda maior. A atração mais esperada da festa é a dupla Bruno e Marrone, que se apresenta no sábado, dia 16.

Além de proporcionar lazer e diversão à população de Cacoal e região, a Expoac é um acontecimento de grande importância econômica e social, devido ao grande volume de negócios no setor agropecuário, para o comércio e empresariado da região e do Estado.

Valdivino Tucura destacou o empenho do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, e do governador Ivo Cassol, na liberação dos recursos para Cacoal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia