Papudiskina - Verdades e mentiras nessa campanha eleitoral

Os eleitores devem estar atentos e agir com muita calma nessa hora em que todos os gatos são pardos. Muita gente se apresenta como benevolente, amante do bem e de boas práticas e fala de um legado inestimável ao município. Mas a pergunta é: “esses candidatos que hoje mostram uma profusão de boas ações em favor da comunidade realmente estão dizendo a verdade”? Alguns, inclusive, não estariam usando esforços dos próprios moradores em benefício próprio? Claro que temos de votar em quem tenha uma boa folha corrida, com serviços prestados e com capacidade para cumprir o que promete, seja como legislador ou como executor. Mas é preciso que na hora de votarmos tenhamos em mente que capacidade administrativa não pode ser confundida com meros favores de caso pensado. Tem gente que faz um favorzinho aqui e outro ali, muitas vezes com dinheiro e esforços que não foram seus de verdade, e agora se apresenta como merecedora de obter o respaldo e o voto dos eleitores.

Temos bons candidatos ao Legislativo e ao Executivo de Cacoal e uma boa escolha depende de nossa capacidade de discernimento. Tenho meu candidato a prefeito e pretendo ainda definir em quem votar para vereador, mas terei o cuidado, como jornalista, de não sugerir esse ou aquele nome. Apenas gostaria que as pessoas avaliassem cada candidato e fugissem daqueles que, de forma desleal e desrespeitosa, apresentam uma vasta gama de virtudes suas e só sabem apontar os defeitos alheios.
Fuja, igualmente, eleitor, de quem pede seu voto baseando-se em supostos favores que tenham concedido a alguém. O verdadeiro cidadão de bom caráter é aquele que faz o bem sem pedir nada em troca, nem mesmo o voto. É claro que é muito difícil encontrar hoje em dia uma alma assim. Então, se não conseguirmos achar alguém assim, nem mesmo após uma boa garimpagem, votemos pelo menos em quem, como cidadão, sempre se apresentou como uma pessoa de bem, organizada e com capacidade intelectual e moral para exercer funções no Legislativo ou no Executivo.

Debates
Está na hora das organizações de Cacoal exigirem dos candidatos que participem de debates para que, após uma boa sabatina, conheçamos quem tem capacidade e quem não tem. Se é difícil debates com todos os candidatos a vereadores – que são muitos – que pelo menos sejam realizados debates entre os três candidatos a prefeitos. Eu sei que alguns candidatos têm pavor de participar de debates (alguns por medo de microfones e outros por razões não muito nobres. Mas o fato é que o crisol é para o ouro e o fogo para a prata.
Para serem purificados, a prata, o ouro e o diamante passam pelo fogo do ourives. Os debates não são tão drásticos assim, mas também têm o condão de mostrar o quão está ou não preparado esse ou aquele candidato. Está aí a sugestão: querem saber quem realmente está preparado para governar Cacoal? Prestemos atenção nos debates. Em países modernos – ou pelo menos que se dizem modernos – como os Estados Unidos, não existe eleição sem que ajam acalorados debates entre os oponentes.


Nota esquisita
Eu estava navegando na Internet esta semana quando me deparei com um comentário feito por um dirigente do PSDB de Cacoal, com um texto tão sofrível que mais parecia qualquer outro idioma ibérico – menos português. Entretanto o tal cidadão questionava meu trabalho e sugeria que eu deveria primeiro aprender a escrever para depois ousar ser um colunista.
Respeito opiniões e humildemente aceito as críticas, mas confesso que fiquei perplexo ao ver tamanho contra-senso na proposta de tal cidadão. Reconheço que não sou nenhum mestre da gramática, mas suponho que para criticarmos alguém é preciso que, no mínimo, tenhamos algum domínio sobre o assunto ao qual nos reportamos.
Tem gente que critica por criticar, mesmo sem qualquer fundamento ou conhecimento de causa. Algumas críticas ajudam-nos a melhorar o nosso trabalho, quando bem fundamentadas. Mas as críticas daqueles que, de forma medíocre, querem apenas mostrar o quanto são odiosos, servem apenas para provocar desgosto. Felizmente considero-me suficientemente amadurecido e os quase 25 anos de serviços como escriba me dão balizamento para continuar meu trabalho de cabeça erguida.

Quem serão os 10 vereadores eleitos
O mesmo cidadão que me criticou reclamava ferozmente de nota em que teci comentários a respeito da formação da nova Câmara de vereadores. O tal cidadão ressentiu-se do fato de eu ter sugerido que a coligação da qual faz parte o seu partido deveria eleger apenas um vereador. Ele se esqueceu de que eu dizer que o partido A fará um vereador ou cinco vereadores mostra apenas o quanto nós, seres humanos somos curiosos e suscetíveis a falharmos em nossa previsão. Sim, o PSDB pode eleger cinco vereadores e eu não tenho nada contra isso. Preferia apenas que os cinco eleitos fossem da coligação PSB/PCdoB/PSOL, mas não acredito nem que os tucanos de Cacoal tenham tal potencial e muito menos o meu partido ou coligação.
Parece que o tal cidadão tem medo que minha previsão se concretize e o partido dele só consiga eleger mesmo um vereador. Só tem um jeito de minha previsão ser mais falha do que as profecias de Müller e Ellen White (que previram o fim do mundo no século 19): conseguir 8 mil votos. Ou seja: a média de votos por candidato em sua agremiação deve ser de pelo menos 530 votos.
Tomara que vocês consigam, pois se realmente fizeram só os quatro mil votos ou menos, é bem capaz de botarem a culpa em mim. Sejamos coerentes, amigos, as crônicas que escrevemos não têm força de lei e são meras especulações. Todo mundo que tem bom senso sabe disso. O que escrevo tem a finalidade de levar as pessoas a partirem de um ponto de vista e formar sua própria opinião.

Querem que eu acerte?
Só tem um jeito praticamente infalível de eu não errar e já que me desafiaram, ei-lo aqui. Apresentarei seis hipóteses e espero que – agora sim – que minha “profecia se cumpra” cabalmente. Agora a responsabilidade é grande, pois se mesmo com seis hipóteses o resultado for diferente do que eu apresentei, aí, sim, podem de chamar de o maior azarão do planeta.

Vamos lá então:


Hipótese 1:
PTB/PTN/PP – Elegerá 03 vereadores
PT/PMDB/PSC/PDT – Elegerá 02 vereadores
PSDC/PR/PV/PRP – Elegerá 02 vereadores
PSDB/DEM/PPS – Elegerá 02 vereadores
PSB/PSOL/PCdoB – Elegerá 01 vereador


Hipótese 2
PTB/PTN/PP – Elegerá 02 vereadores
PT/PMDB/PSC/PDT – Elegerá 03 vereadores
PSDC/PR/PV/PRP – Elegerá 03 vereadores
PSDB/DEM/PPS – Elegerá 01 vereador
PSB/PSOL/PCdoB – Elegerá 01 vereador


Hipótese 3
PTB/PTN/PP – Elegerá 03 vereadores
PT/PMDB/PSC/PDT – Elegerá 03 vereadores
PSDC/PR/PV/PRP – Elegerá 03 vereadores
PSDB/DEM/PPS – Elegerá 01 vereador
PSB/PSOL/PCdoB – Nenhum vereador


Hipótese 4
PTB/PTN/PP – Elegerá 02 vereadores
PT/PMDB/PSC/PDT – Elegerá 02 vereadores
PSDC/PR/PV/PRP – Elegerá 03 vereadores
PSDB/DEM/PPS – Elegerá 02 vereadores
PSB/PSOL/PCdoB – Elegerá 01 vereador

Hipótese 5
PTB/PTN/PP – Elegerá 01 vereador
PT/PMDB/PSC/PDT – Elegerá 03 vereadores
PSDC/PR/PV/PRP – Elegerá 03 vereadores
PSDB/DEM/PPS – Elegerá 02 vereadores
PSB/PSOL/PCdoB – Elegerá 01 vereador

Hipótese 6
PTB/PTN/PP – Elegerá 02 vereadores
PT/PMDB/PSC/PDT – Elegerá 03 vereadores
PSDC/PR/PV/PRP – Elegerá 03 vereadores
PSDB/DEM/PPS – Elegerá nenhum vereador
PSB/PSOL/PCdoB – Elegerá 02 vereador

Com essas seis hipóteses, é pouco provável que o resultado seja diferente. Mesmo assim, como tem gente que acredita em Papai Noel, pode ser que alguma coligação consiga, sozinha, eleger quatro vereadores. “Nem a pau, Juvenal”.

Detran e PM reafirmam parceria para aplicar a Lei Seca

O novo diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO, Joarez Jardim esteve reunido na manhã desta terça-feira (29), no gabinete da comandante geral da PM, coronel Angelina Ramirez com intuito de reafirmar a parceria existente entre as duas instituições nos serviços concernentes a segurança pública e ao trânsito e solicitar ajuda em uma fiscalização mais efetiva para se fazer cumprir a chamada lei seca.

Na ocasião, Joarez Jardim agradeceu a parceria e o apoio da PM, que sempre tem colaborado em todas as ações implementadas pelo Detran em todos os municípios, seja em atividades educativas, de fiscalização ou social.

Na oportunidade Joares Jardim também solicitou a coronel Angelina Ramirez o apoio ao Detran na realização de blitz a partir do próximo mês de agosto, em várias regiões da capital e no interior. O objetivo é conscientizar a sociedade em geral, principalmente os motoristas quanto aos riscos enfrentados no trânsito, para evitarem os exageros, bem como, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir. As operações do governo do Estado envolverá o Detran, que no último mês realizou um treinamento com Agentes de Trânsito e a Policia Militar.

O diretor do Detran se prontificou ainda a comprar mais bafômetros para PM e solicitou os aparelhos que encontram-se com defeito para providenciar a aferição dos mesmos.

A Coronel Angelina Ramirez parabenizou o novo diretor do Detran pela sua posse no cargo e destacou a importância do órgão executivo de trânsito para o Estado, enaltecendo a parceria com a autarquia ao longo dos anos, com aquisição de viaturas, armamento e equipamentos. “O Detran tem sido um grande parceiro e eu sei da sua sensibilidade com a segurança pública”, disse a coronel Angelina.

Ela enfatizou ainda que a nova lei já tem refletido no número de acidentes que envolvem embriaguez. “Uma pequena quantidade de álcool pode fazer a diferença. Rondônia é um Estado onde as pessoas ingeram muita bebida alcoolica, principalmente nos finais de semana”, frisou

Lei seca
A nova lei de trânsito, determina que dirigir com qualquer nível de álcool no corpo é infração gravíssima, com sete pontos na carteira do motorista.

A multa é de R$ 955. Além disso, o veículo é apreendido, e a carteira de habilitação fica suspensa por um ano. E o motorista só sai da cadeia sob fiança.

Aeroporto de Cacoal começa a receber asfaltamento

Os diretores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) Jacques Albagli e Dilmar Golin acompanharam na manhã desta terça-feira (29-07) o lançamento da primeira camada asfáltica na pista de táxi e pátio de aeronave do Aeroporto de Cacoal, no interior do Estado. De acordo com os diretores do Departamento, o trabalho de asfaltamento deve ser encerrado no próximo dia 15.

O engenheiro Jacques Albagli explicou que as obras no aeroporto ficaram paralisadas por quase três anos e foram reiniciadas no último mês de maio, com a assinatura da ordem de serviço feita pelo governador Ivo Cassol, que tem feito constantes visitas às obras. “O governador tem exigido empenho das empreiteiras para que cumpram o prazo estabelecido no contrato e fiscais do DER fazem vistorias diárias no local”, acrescentou.

Albagli destacou que serão lançadas duas camadas de cinco centímetros de asfalto na pista de táxi e pátio de aeronave. Enfatizou também que é de responsabilidade do Departamento a drenagem e sinalização horizontal e balizamento noturno da pista. “Os trabalhos estão bastante adiantados e dentro de 35 dias a empreiteira responsável pela pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e balizamento noturno deverá entregar a parte de responsabilidade do DER”, explanou o diretor, acrescentando que a conclusão do terminal de embarque e desembarque de passageiros e urbanização é de responsabilidade do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp).

Albagli lembrou que o governador Cassol assinou dois convênios para esta obra, um no valor de R$ 2,7 milhões para a conclusão da pista de pouso e decolagem e a outra na ordem de R$ 230 mil para a urbanização e estacionamento, recursos estadual e federal. Com a nova licitação o Governo do Estado conseguiu economizar R$ 400 mil que serão utilizados para comprar alguns equipamentos modernos para o Aeroporto, como aparelhos de Raio-X e esteira para despacho das bagagens.

Na vistoria às obras do Aeroporto de Cacoal os diretores do DER estiveram acompanhados do representante do corpo técnico do Serviço Regional de Engenharia (Sereng VII), do Comando da Aeronáutica (Comar), suboficial Raimundo Bejamin Pedroz Rattz, do ex-deputado federal Nilton Capixaba, além do engenheiro responsável pela execução do projeto, Almir Campelo.

SAAE realiza ajustes na Avenida Porto Velho

Com o objetivo de evitar problemas futuros de desabastecimentos no centro da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Cacoal – SAAE – efetuou nesta terça um trabalho de recuperação na avenida Porto Velho, na rede de 300. De acordo com o diretor financeiro, Washington Pereira, o SAAE vem fazendo um acompanhamento prévio de toda a rede e os problemas de desabastecimentos são reduzidos ao máximo. “Queremos que a população tenha água 24 horas em seus lares, embora em razão de problemas de manutenção e outros imprevistos pode acontecer de faltar água ocasionalmente, mas lembramos que manter um repositório é sempre muito importante. Moradores precavidos, que mantém uma caixa d´água em seus lares, dificilmente são afetados.

Washington também lembrou aos moradores que é muito importante que se evite desperdício de água, especialmente nessa época de estiagem.
“Quem economiza água está não apenas poupando recursos financeiros, ao diminuir os gastos em sua conta, mas também ajudando para que todos tenham acesso a esse líquido precioso”, concluiu.

Marli Cahulla assume a secretaria de Educação

No início da noite desta quarta-feira (23) Cassol recebeu em seu gabinete a próxima secretária de Educação, Marli Cahulla, praticamente encerrando a mini-reforma administrativa do Governo do Estado. Marli assume oficialmente a Seduc nesta quinta-feira, durante solenidade de posse dos novos secretários de estado na festa de lançamento das obras do teatro da capital.

Na pauta da reunião instruções para continuação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Seduc na melhoria da qualidade do ensino no estado, com mais investimentos na qualificação dos professores e funcionários administrativos, construção e reforma de escolas e transporte escolar garantido em todos os 52 municípios, entre outras ações.

Além de Marli Cahulla assumindo o cargo de secretária, a Seduc terá nova coordenadora pedagógica: a professora Irani Freire Bento, ex-secretária de Ação Social, retorna a secretaria de Educação para assumir o cargo que pertencia a Marli Cahulla.


Novos secretários assumem nesta quinta-feira
Além da mudança na Seduc o governador Ivo Cassol, visando dar mais agilidade à máquina pública, promoveu outras mudanças no primeiro escalão do Governo do Estado: Joarez Jardim assume o Detran em substituição a Elenilton Eller, que será o adjunto do órgão. Na Secretaria de Ação Social – Seas, assume Tânia Pires, presidente da Uveron, em substituição à Irani Freire Bento, que será a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação. Na Secretaria de Desenvolvimento, desmembrada da Secretaria de Agricultura, assume Marco Antonio Petisco, ex Seapes; na recém criada secretaria de Agricultura e Regularização Fundiária assumirá o ex-adjunto da Casa Civil e ex-candidato à prefeitura de Ouro Preto D’Oeste, Carlos Magno; Evaldo Lima permanecerá como secretário-adjunto da Seagri.

Ednaldo Lustosa deixa a secretaria de Educação para ser o novo secretário-adjunto da secretaria de Administração, onde Valdir Alves permanece como titular.

Todos os novos secretários, adjuntos e diretor assumem na noite desta quinta-feira, durante a solenidade de lançamento das obras do Teatro de Porto velho, a partir das 19:30 horas.

As demais secretarias e autarquias permanecem com os mesmos titulares e adjuntos.

Rondônia presente no Encontro Nacional de Assessores de Comunicação em Brasília

O governo de Rondônia se faz presente em mais um grande evento da mídia nacional que reuniu no Hotel Lakeside, em Brasília, assessores de comunicação de todos os estados do país: o 1º Encontro Nacional de Assessores de Comunicação, promovido pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública. O evento tem como principal objetivo a troca de experiências de comunicação entre os participantes na área de segurança e mostrar as ações na área de comunicação que deram certo no Brasil.

Ricardo Balestreri, secretário nacional de Segurança Pública, ao dar as boas vindas aos participantes, explicou a importância da correta comunicação entre governo e população numa questão tão delicada como é a segurança pública, uma das principais preocupações da população nos dias de hoje.

O advogado Ronaldo Teixeira fez a palestra inicial do encontro, quando destacou os principais objetivos do Pronasci: melhorar a segurança pública e o sistema prisional, promover melhor acesso à justiça, oferecer alternativas de ressocialização à apenados, enfrentar o crime organizado e a corrupção policial e garantir a recuperação de equipamentos policiais e espaços públicos. Balestreri, inclusive, justificou a ausência ao evento do ministro da Justiça, Tarso Genro, que na manhã desta quinta-feira dirigia-se ao Rio de Janeiro para lançar na OAB local um programa nacional de combate à corrupção policial.

O secretário apresentou a situação de violência no país onde, curiosamente, Rondônia não é contemplado com recursos do Pronasci, na casa de R$ 6 bilhões até 2010. Questionado o motivo da ausência, ele justificou dizendo que somente os 12 estados com maior índice de criminalidade ou com focos localizados de violência foram contemplados, e Rondônia não se encontra nestes patamares, mas será contemplado no segundo semestre deste ano, como já informado pelo ministro ao governador Ivo Cassol na semana passada.

No encontro, que se estenderá nesta quinta e sexta-feira (24 e 25) serão debatidos e apresentados, entre outros temas: Planejamento da Comunicação em Crises, Novas Tendências na Cobertura de Criminalidade e Gerenciamento de Crises na Segurança, com palestras, apresentações e debates entre os participantes para troca de experiências.
O estado de Rondônia foi convidado e está representado no encontro pelo diretor de Comunicação Social do Governo, Marco Antonio Santi; Dalton di Franco, representando a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania; além de Lenilson Guedes e major André Glanert, assessores de imprensa da Polícia Militar. Todas as despesas do encontro, (transporte, hospedagem e alimentação) correm por conta do Ministério da Justiça através do Pronasci.

Cassol recebe titulares da Defensoria Pública de Rondônia

Nesta tarde de quarta-feira, o Governador Ivo Cassol, despachou com os titulares da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Dr.Carlos Biazi, sub-defensor público geral e com Dr. Antonio Francelino dos Santos, defensor geral, em seu gabinete na residência oficial. Em pauta assuntos inerentes a pasta.

Para dar continuidade ao vasto trabalho já realizado pela Defensoria em todo o estado de Rondônia ao longo desses seis anos, o governo tem investido para que os trabalhos sejam realizados com eficiência e rapidez. Com isso, além de satisfazer a população que tem seus problemas solucionados em espaço curto de tempo, o estado ganha com os gastos que também acabam sendo menores.

Durante a visita, o Dr. Antônio Francelino lembrou que o Governo do Estado tem se empenhado para que a Defensoria Pública de Rondônia perca o mito de que defensoria pública não funciona para os necessitados. “O governador Cassol continua investindo maciçamente na prestação de assistência jurídica para a população carente do estado”, frisou Francelino.

Com as mudanças feitas na Esplanada das Secretarias por causa da construção do Centro Político Administrativo – CPA, a defensoria, assim como todas as demais secretarias do estado estão funcionando em outras locações. A Defensoria Pública, por exemplo, foi transferida para a avenida Sete de Setembro, próximo à rua Marechal Deodoro.

Comitê de osteoporose traz dicas de atividades físicas para comemorar o 26 de julho, dia da vovó

No dia 26 de julho, sábado, será celebrado o Dia da Vovó e para que a saúde dela seja preservada, o Comitê de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas traz dicas de como manter a saúde dela numa boa.

Através da campanha “Vida é movimento - previna-se contra a osteoporose” o Comitê tem divulgado orientações de como se prevenir da osteoporose e manter a saúde óssea da terceira idade em dia. Segundo o Comitê praticar exercícios na terceira idade traz benefícios para a manutenção óssea e melhora a qualidade de vida. Alguns dos efeitos são: melhora das funções cardiovasculares e respiratórias, maior flexibilidade, melhora da coordenação motora e tonificação dos músculos, fundamentais para quem sofre de osteoporose, mas também importante para manter a saúde em dia.

Entre os objetivos da campanha, está a orientação à população sobre essa doença que afeta mais de 15 milhões de pessoas somente no Brasil. O Instituto de pesquisas da Suécia, Karolinska, um dos mais importantes do mundo, tem um estudo concluído que comprova que qualquer exercício é bom, desde que seja feito no mínimo três vezes por semana, sendo o mais eficiente aquele praticado duas vezes por dia, tendo pelo menos de cinco a dez minutos de duração. Para o idoso que tem osteoporose ou está predisposto a ter (verificar quadro), esta noticia é importante na medida em que, através de exercícios, pode-se melhorar a saúde, o equilíbrio, e a qualidade de vida. O primeiro passo para a prática de exercícios na terceira idade é ter uma avaliação global, incluindo aptidão física e preferências sociais. É importante ressaltar que, quem sofre de doenças do coração, deve ter uma avaliação com o cardiologista.

Nas avaliações, o médico poderá indicar ao paciente a melhor forma de associar exercícios a suas preferências pessoais, levando em consideração que o exercício deve ser oferecido de maneira gratuita ou ser de baixo custo, de fácil realização e agradável. Com a orientação feita pelo médico, o próximo passo é buscar o melhor exercício de acordo com o gosto da pessoa. Dependendo da capacidade e aptidão física, os exercícios aeróbios, são os mais indicados. Caminhadas rápidas em lugares planos, caminhadas em esteiras, bicicleta, aparelho de remo, hidroginástica, natação, dança de salão, tênis e jardinagem, são alguns dos exercícios recomendados. Porém, deve ficar claro, que o acompanhamento de um profissional que cuida da saúde é fundamental, além de ajudar a manter a rotina, não deixa a pessoa desanimar e nem alterar a freqüência e duração dos exercícios.

Os benefícios das atividades são sentidos logo nos primeiros meses e garante a pessoa uma qualidade de vida maior, propiciando mais segurança, disposição e independência. Benefícios dos exercícios - Há diminuição das dores causadas pela osteoporose;- Há uma tonificação muscular;- Há uma melhora da coordenação motora;- Há uma melhora das funções cardiovascular e respiratória;- Em alguns casos há aumento da massa óssea desde o primeiro ano de atividade;- Preserva-se a massa óssea da pessoa;- Obtém-se uma maior flexibilidade. Fatores de risco que podem predispor à osteoporose - Genético: Raça branca ou asiática, história familiar, baixa estatura e massa muscular pouco desenvolvida. - Estilo de vida: pouca exposição solar, sedentarismo, baixa ingestão de cálcio, exercício excessivo levando a amenorréia (ausência de menstruação), tabagismo, alcoolismo, alta ingestão de proteínas e cafeína. - Ginecológicos: Menopausa precoce sem reposição hormonal, primeira menstruação tardia, retirada cirúrgica do ovário sem reposição hormonal, ligadura das trompas, retirada cirúrgica parcial do útero.

A Campanha O Comitê de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas lançou e tem divulgado a campanha “Vida é Movimento - Previna-se contra a Osteoporose” com o objetivo de informar e orientar toda a população quanto à Osteoporose e as doenças ligadas à saúde óssea populacional. O Comitê concentra na prevenção o principal foco de trabalho da campanha, e alerta que cuidados básicos com a saúde auxiliam na prevenção da doença. São atitudes simples como, a ingestão de alimentos ricos em cálcio, a prática de exercícios físicos e banhos de sol, além de evitar o fumo, as bebidas alcoólicas e a ingestão excessiva de café, desde a juventude. Estar atento aos fatores de risco e consultar sempre um médico que auxilie na prevenção também são fatores chave para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento.

Acidente mata duas pessoas no interior de Rondônia

Duas pessoas que ocupavam uma caminhonete de marca e placas não divulgadas pela polícia morreram neste sábado, durante acidente de trânsito que aconteceu no município de São Francisco, interior de Rondônia. Conforme a polícia informou, o carro chocou-se violentamente contra uma ponte. Bonifácio Ermita e Maria Aparecida Gonçalves de Oliveira, idades não divulgadas, morreram no local. O casal, de acordo com o relato policial, morava em Pimenta Bueno (RO).

Fórum de Cacoal passa por dificuldades; Juízes, advogados e funcionários relatam a precariedade do sistema jurídico

PAULO HENRIQUE - A deficiência na estrutura física do Fórum de Cacoal, Ministro José Américo Arruda de Almeida, tem deixado à prestação de serviços jurisdicional cada vez mais lenta. Como a população está se aproximando do Poder Judiciário para solução de seus conflitos, a prestação jurisdicional encontra-se em decadência em virtude do não recebimento de investimentos que atendam a demanda das Varas que compõe a Comarca de Cacoal. Essa situação gera um quadro caótico de descrédito no Poder Judiciário e aumenta os conflitos da sociedade, além do incalculável prejuízo a economia Brasileira.

O Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Cacoal, instalada em 2003, Mario José Milani e Silva, em entrevista exclusiva, destaca a precariedade do Fórum e a necessidade de um espaço maior para acomodar a 3ª e a 4ª Vara Cível, aprovada e não instalada por falta de espaço físico. A Vara de sua responsabilidade funciona em estado precário em frente ao Fórum de Cacoal. Em Cacoal, segundo o magistrado, o ingresso de processos é maior que qualquer outra comarca do interior do Estado. Milani destaca que a 3ª Vara Cível tem mais de 3.400 processos, emite mais de 1000 despachos por mês e que, por falta da 4ª Vara Cível, os processos iniciados são superiores aos casos julgados, o que tem acarretado acúmulo mensal, abarrotando cada vez mais os cartórios e gabinetes dos juizes responsáveis por cada Vara.

Dissiparidade
Segundo o advogado Diógenes Nunes de Almeida, a situação da 3º Vara Cível é ainda mais crítica. O juiz realiza audiência, despacha e julga em uma pequena sala, onde advogados e partes precisam se espremer para sentarem à mesa. Basta uma visita ao Fórum para constatar que os servidores trabalham apertados entre processos e mesas, com pouco espaço para trafegarem dentro dos cartórios. "Enquanto o TJ/RO gasta uma fortuna, orçada em mais de 17 milhões de reais, para a conclusão da construção da Sede do Tribunal de Justiça na Capital, às Comarcas do interior pagam por essa dissiparidade. Para o Fórum de Cacoal foi licitado apenas R$ 188.372, 28 (cento e oitenta e oito mil reais, trezentos e setenta e dois reais e vinte e oito centavos) para serviços de manutenção no prédio do Fórum da Comarca de Cacoal" enfatiza o advogado. Doação Com a possibilidade da paralisação dos serviços na 3ª Vara Cível da Comarca de Cacoal por falta de impressora, advogados se uniram e doaram uma nova impressora para o andamento dos processos na 3ª Vara Cível.

Doação
Com a possibilidade da paralisação dos serviços na 3ª Vara Cível da Comarca de Cacoal por falta de impressora, advogados se uniram e doaram uma nova impressora para o andamento dos processos na 3ª Vara Cível.

Descaso
O servidor do TJ/RO, Odair Paulo Fernandes, escrivão lotado na Comarca de Cacoal há 24 anos, enfatiza que os programas instituídos pelo Tribunal não condizem com a realidade. "O trabalho em excesso, a mobília inadequada, a falta de espaço, a sobrecarga de processos, dentre outros fatores prejudicam prestação de serviço e a qualidade de vida dos servidores do TJ/RO. A aprovação e não instalação da 4ª Vara Cível é um exemplo de descaso com os servidores desta Comarca", destaca.

Propostas
O Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Diretor do Fórum de Cacoal, Fabiano Pegoraro Franco, conhecedor das dificuldades por quais passam o Fórum de Cacoal, elenca alguns fatores que possam contribuir para o melhoramento do atendimento jurisdicional ou ao menos minimizar as deficiências existentes. Dentre elas destaca-se a imediata realização de concurso público para prover as vagas ociosas dentro do TJ/RO. Para se ter uma idéia, para a Comarca de Cacoal, 30 vagas seriam disponibilizadas, incluindo as 06 vagas para oficial de justiça. "É inviável dar celeridade nos processos sem adequar às varas com pessoal e equipamentos" enfatiza.

A construção imediata do novo prédio do Fórum de Cacoal. O terreno já foi adquirido ao lado do MP. A construção dar-se-á após a conclusão da obra da construção da Sede do Tribunal de Justiça em Porto Velho. A aquisição de um local espaçoso para comportar a 3ª e a 4ª Vara Cível. Esta última Vara fora aprovada no ano passado e até hoje não foi instalada por falta de espaço físico e estrutural no Fórum de Cacoal.

Discute-se também a centralização do Juizado Especial, que atualmente é desenvolvido dentro das instalações de uma faculdade particular por falta de espaço dentro do Fórum do município. Em síntese, o Tribunal de Justiça de Rondônia tem atuado de forma exemplar no atendimento jurisdicional. Possuidor de um excelente quadro de juízes, desembargadores e de profissionais de alta qualidade, o Poder Judiciário deixa a desejar no aspecto administrativo. Pudera, também, ser perfeito em todos os aspectos.

Sensibilidade
É necessário que a população lute por seus direitos e que as autoridades competentes se sensibilizem para que descuidos, como a falta de equipamentos, não interrompam o andamento do bom atendimento jurídico na cidade de Cacoal, Rondônia e no Estado Brasileiro. Atualmente o Fórum de Cacoal dispõe de cinco varas, sendo três varas cíveis, duas criminais e o juizado especial com atendimento numa faculdade particular de Cacoal. A Justiça do Trabalho, de competência da União, está sediada em frente à Rodoviária dos Colonos.

Paulo Henrique Silva - Site www.rondoniainfoco.com.br

Lei seca reduz mortes em 63% em SP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou hoje que Instituto Médico-Legal (IML) registrou nova redução no número de mortes por acidente de trânsito na capital paulista. O levantamento indica uma queda de 63% após a adoção da Lei 11.705, que tornou mais rígidas as punições para quem consumir álcool e dirigir. O número compara as três primeiras semanas de junho, antes da lei, e as três seguintes.No primeiro período, a média era de 11,7 mortos por semana. No segundo, ela caiu para 4,3. A SSP considerou o "número bastante significativo", levando-se em conta a redução da veículos em circulação em decorrência das férias. Segundo a pasta, a pesquisa foi feita entre quinta e domingo porque neste período é "mais freqüente a associação de álcool e direção".

Acidente grave na Sete de Setembro atrai curiosos

PAPUDISKINA - 18 DE AGOSTO

Grupo da morte
Em futebol é muito comum a imprensa nominar de Grupo da Morte o conjunto em que aparecem os melhores times e a disputa será equilibrada entre todos os concorrentes. Em eleições, também temos o grupo da morte, que é aquele em que aparecem três ou quatro nomes de peso e onde, alguns deles, fatalmente serão derrotados. É o caso da coligação em Cacoal onde aparecem nada menos do que 04 vereadores em um só grupo. Estou falando da aliança formada por PTB/PTN/PP, com Katatal, Paulo do Mercado, Toninho da EMATER e Pedro Ferrazim. Numa visão extremamente otimista, três deles pode se eleger, mas pelo menos um desses nomões pode ficar de fora. Se der a lógica, entretanto, pode ser que dois se elejam e dois desses vereadores fiquem de fora. Os pessimistas, contudo, acham até que essa coligação possa eleger apenas um, o que representaria, no mínimo, a possibilidade de três dos atuais vereadores ficarem de fora da próxima legislatura.
Note que até o momento avaliei apenas a questão dos quatro candidatos que já são vereadores e, nesse prisma, significaria que todos os demais serão meros cabos eleitorais de luxo. Mas o bom senso recomenda mais respeito aos demais. Tem gente boa na coligação que, embora não detenha um cargo importante na esfera política, tem força suficiente para abalar estruturas caso consiga impor ritmo à sua candidatura. Vou citar apenas um exemplo, que é o do Fernando Veículo. Faço essa observação, nominando-o, apenas pelo fato dele ser bem mais conhecido que os demais entre nós, jornalistas e cronistas. Mas é claro que há muitas outras pessoas boas de voto no grupo.

Demais coligações
Uma rápida avaliação nas demais coligações formadas dá para se perceber que, em tese, a segunda coligação mais difícil é a que tem como integrantes o PSDC/PR/PV/PRP, que conta com nomes expressivos como os vereadores Paty Paulista, Cabo Eliel, César Castro, Corazinho, Zé Roberto, entre outros. A briga nesse grupo vai ser bem disputada.
Na coligação formada por PT/PMDB/PDT/PSC às proporcionais temos igualmente dois vereadores que a integram, que é Lourdes Kemper e Toninho Masioli. Teremos ainda outros nomes fortes como Uriete do Prado, Alcides do Teixeirão, Celso Adame, Adão da Eucatur, Maria d´Ajuda, Marcos Siqueira, etc.
A quarta coligação mais difícil é a formada pelos partidos PPS/DEM/PSDB, cuja estrela maior é o atual vice-prefeito, Luiz Contec, além de nomes como Wilson TTR, Edvaldo Paes, professor Clodoaldo, Dr. Valdinei Ferres, entre outros.
A coligação mais equilibrada de todos é a do PSB/PSOL/PCdoB, que não conta com nenhum vereador ou ex-vereador em suas fileiras. Nesse partido é até difícil apontar um favorito. Eu poderia citar como nomes mais conhecidos o Dimas dos Correios e Ismael da UMAM, que já disputaram uma eleição para deputado estadual, em 2007. Mas outros nomes também concorrem em pé de igualdade como o professor Adão, capitão Elcio, professor Nilton, Isaias Mototaxi, Dó Mensagens, Edna Mota, Pezzin, etc.

Desistência e deserções prejudicam coligação PSDB/DEM/PPS
Uma desistência e uma deserção nas fileiras da aliança PSDB/DEM/PPS está deixando os demais concorrentes bastante apreensivos. O ex-vereador Gelson Borba (PSDB), que poderia somar muitos votos para a legenda, acabou desistindo da disputa. Já a candidata Bella Borghi, que também é muito conhecida e teria muitos votos, desertou oficialmente logo após ter seu nome aprovado em convenção. Ela inclusive foi à imprensa e publicou nota, demonstrando ser irreversível sua decisão. Claro que ela deve ter seus motivos, mas o fato é que, mesmo sem querer, sua decisão pode implicar em uma cadeira a menos para a sua coligação. Da forma como ficou, a aliança PSDB/DEM/PPS vai ter de trabalhar muito para conseguir eleger um vereador. Conseguir dois, então, só um milagre. Aliás, pelo que se percebe, ela praticamente abdicou do cargo de vereadora, pois se avaliarmos a situação de sua coligação, as chances dela ser eleita seriam enormes, caso se mantivesse na disputa.
Para evitar que situação como a da Bella Borghi se repita é imperioso que todos os líderes partidários reúnam os seus candidatos e sempre os mantenham motivados. Afinal de contas, uma deserção pode representar a perda de uma cadeira na Câmara Municipal. Como o que determina o número de vereadores não é a votação individual, mas sim o conjunto de votos de toda a aliança, até mesmo um desistente que tivesse apenas o próprio voto pode fazer falta. Então, moçada, anime-se e não desista. Qualquer voto é extremamente importante.

Novos nomes
Nem só de figurões da política vive uma eleição e sempre aparece boas surpresas em cada disputa. Nomes como o Edivaldo Paes, Zé Roberto Votre, Amauri Verdan, Isaias do Mototaxi, Fúria, Fezão, "Dó Mensagens", Edna do PCdoB, Clóvis, Professor Adão e professor Nilton podem fazer a diferença. Digo isto não menosprezando aos demais, mas é que estes, no momento, aparecem como novidades. Outros já disputaram outras eleições e também já têm o seu eleitorado cativo. Só para citarmos alguns exemplos, temos o Dimas dos Correios, o Ismael da UMAM, o professor Marcos Siqueira, César Castro e tantos mais.

Relação dos candidatos a vereadores de Cacoal por Coligação

PPS/DEM/PSDB
Luiz Contec
Fúria
Dra Adalgisa
Carmelita
Professor Clodoaldo
Edivaldo Paes
Elber
Zebin Brizon
Fairuse
Geraldo da Ceron
Zé Mário
Felix Tosi
Nilton Machado
Raimundo Moreira
Reginaldo Alves
Dr Valdinei Ferres
Wilson TTR

PTN/PTB/PP
Katatal
Pedro Ferrazim
Paulinho do Mercado
Toninho da Emater
Fernando Veículos
Amauri Verdan
Toninho da Prefeitura
Dema do Riozinho
Val da Rondônia Veículos
Dr Juarez
Dias do Bela Vista
Edson Lenzi (Fezão)
Zezinho da Bike
Carlos Pedro

PSDC/PV/PR/PRP
Paty Paulista
Cabo Eliel
Corazinho
César Castro
Zé Roberto da Saúde
Antonio Claudio Caminha
Massa Barro
Claudemar Mão
Fabinho do Luiz Móveis
Zezinho do Riozinho
Dr Djair Landin
Lanor do Raio-X
Maria de Fátima
Nhivea Raika
Norbeto Two Brothers
Paulão


PT/PMDB/PDT/PSC
Toninho Masioli
Lourdes Kemper
Uri da Semast
Zezinho do Leião
Celso Adame
Alcides do Teixeirão
Adão da Eucatur
Maria Simões
Penha Simão
Maria D´Ajuda
Paline Surui
Paulinho Aquino
Sidarta Mechalczur
Daniel Viana
Chico do Bar
José Ilson
Professor Marcos Siqueira
Cidão da Secretaria de Obras
Professor Valdeir
Professor Valter Pires

PSB/PSOL/PCdoB
Dimas dos Correios
Isaias do Mototaxi
Ismael da UMAM
Rivelino do Mutirão
Néia Firme
Vander Pezzin
Prof Adão Venzel
Cabo Alves “Pirulito”
Anália da PM
Clovis da Rádio
Nego Bala
Edna Mota
Capitão Élcio
Batera
Elcina da AAPC
Dó Mensagens
Professor Nilton
Noeme do Serviço Social
Rogério Ramalho
Sandra Mara


Daniel Oliveira da Paixão é cronista em Cacoal

“Tucura” garante recursos para o Iperon em Cacoal

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) terá sede própria em Cacoal. A afirmação é do deputado estadual Valdivino Tucura (PRP), autor de emenda parlamentar que garantiu recursos junto ao Governo do Estado para a reforma do prédio que vai sediar o Instituto. O imóvel que está sendo reformado e ampliado tem localização privilegiada, na esquina da Avenida Dois de Junho com a Rua Presidente Médici, ao lado da Câmara dos Vereadores.

O Iperon foi criado pela Lei número 20, de 13 de abril de 1984. É uma autarquia estadual de previdência, com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira. Seu principal objetivo é proporcionar aos servidores públicos (e seus dependentes) o conjunto de benefícios que atendam as suas necessidades no campo previdenciário.

Valdivino “Tucura” afirmou que continuará defendendo a reestruturação do Iperon como forma de garantir aos servidores públicos a defesa de seus direitos. O Instituto é responsável pelos processos de aposentadoria, auxílio-doença, reserva remunerada, salário-maternidade e salário-família dos funcionários estaduais. Os dependentes também têm suas garantias.

Durante visita à obra, o deputado destacou que vai acompanhar e fiscalizar a reforma do prédio. Para uma gestão mais transparente dos recursos previdenciários, o Iperon assumiu uma estrutura organizacional co-participativa, onde representantes de órgãos constitucionais e dos servidores ativos e inativos tenham participação direta nas ações do Instituto.

Batida entre moto e carro mata mototaxista

Colisão frontal entre um veículo Santana Quantum e uma motocicleta deixou uma pessoa morta e outra com traumatismo craniano em Ji-Paraná. A tragédia foi registrada na noite do último domingo, na RO-135, estrada que interliga o distrito de Nova Londrina à cidade de Ji-Paraná. O mototaxista João Medeiros, mais conhecido como João Rato, não resistiu ao impacto da batida e morreu no local. O carona dele, não identificado pela polícia, sofreu traumatismo craniano e foi internado no Hospital Municipal.

Conforme apurado pela equipe do cabo PM Carvalho, do destacamento de Nova Londrina, João Rato, que reside no distrito, pilotava uma motocicleta NDK-2413, CM-201, tendo um homem na garupa. O trágico acidente ocorreu quando o mototaxista teria tentado fazer uma ultrapassagem a um caminhão boiadeiro, batendo de frente contra o veículo, que era conduzido por Aparecido Trindade e mais três ocupantes, entre eles uma criança de sete anos.

Governador vistoria obras em Alvorada D’Oeste

Depois de passar pelo eixo da RO-133, no trecho entre Machadinho D’Oeste e a BR-364, sábado (12) o governador Ivo Cassol foi ver de perto as obras de recapeamento asfáltico em Alvorada D’Oeste.

Acompanhado do prefeito Laerte Gomes, Cassol chegou de surpresa para conferir se os serviços, que estão sendo executados pelo pessoal do Departamento de Estradas e Rodagem – D.E.R. Tanto Cassol quanto Laerte ficaram satisfeitos com o resultado. “Esta parceria entre o Governo e os municípios permite a execução de serviços simples, mas de fundamental importância para a população”, disse o governador.

Durante boa parte da manhã Cassol esteve em Alvorada, observando o trabalho e orientando para que a qualidade do serviço ficasse dentro dos padrões exigidos pelo governo do estado. Após a vistoria Cassol retornou a Rolim de Moura, onde despachou com assessores.

Relação dos Candidatos a prefeito e vereadores de Cacoal - Versão em Portable Document File (PDF)

Folha 01


Folha 02

Folha 03

Folha 04

Para visualizar, use algum programa leitor de PDF como o Acrobat Reader ou o Foxsite
Leitores de PDF estão disponíveis em www.baixaki.com.br
Procure por "PDF" e escolha o de sua preferência - Recomendamos o Foxsite, que é bem leve.


Se preferir, baixe os quatro arquivos para o computador e leia-o quantas vezes quiser.

Relação dos Candidatos a prefeito e vereadores de Cacoal

DR. Silvério iniciou sua caminhada rumo ao Palácio do Café e mantém reuniões com lideranças comunitárias

A Coligação “Coragem pra mudar”, que tem como candidato a prefeito o Dr Silvério dos Santos e a vice, a líder comunitária Celina Martins, lançou oficialmente sua campanha rumo ao Palácio do Café neste domingo e começou visitando feirantes e produtores rurais. Os candidatos a vereadores da coligação formada por PSB/PSOL/PCdoB/PRTB também marcaram presença.

Na segunda-feira, o Dr Silvério reuniu-se com vários empresários, os quais demonstraram seu interesse por uma mudança nos rumos da política em nossa cidade e foram unânimes em cobrar dos futuros governantes um comprometimento maior com a industrialização do município e para tanto cobram maior investimento em infra-estrutura urbana e rural, além de uma política de incentivo real (e não apenas nominal) à pequena e micro empresa.


De acordo com o Dr Silvério, a coligação formada pelo PSB, PSOL, PCdoB e PRTB tem como ideologia a implantação de uma gestão em que sejam valorizados aqueles que, com os seus esforços, são os responsáveis pelo crescimento da cidade. “Hoje Cacoal deve muito aos seus pioneiros, que lançaram as bases desse sólido edifício chamado Cacoal, e também àqueles que estão chegando agora, mas com o compromisso de investir maciçamente no crescimento desta cidade, estão ajudando na consolidação desse próspero município”.



Por fim, o Dr Silvério alertou para o fato de que a população quer realmente uma mudança na forma de se fazer política em nossa cidade e conclamou a população para avaliar quem representa realmente essa proposta de mudança. “Em tempos de campanha eleitoral até os políticos acostumados às velhas práticas propõem uma política de mudança e aí cabe uma pergunta séria: “Será mesmo que podemos nos fiar em suas promessas já que estiveram tanto tempo no poder e não foram capazes de enxergar o que realmente deu ou está dando errado em suas práticas cotidianas?”. Os candidatos da aliança PSB, PSOL, PCdoB e PRTB querem essa oportunidade para mostrar que, com o apoio popular, podemos fazer muito pelo crescimento sócio-econômico de nossa cidade e fazermos a diferença com ações concretas e não apenas em palavra”, enfatizou.

TSE nega acolhimento a recurso de Glaucione Neri e mais 11 políticos infiéis

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, durante o mês de junho deste ano, 12 pedidos de vereadores que pretendiam permanecer no cargo após terem decretada a perda de seus mandatos por tribunais regionais eleitorais, sob acusação de infidelidade partidária. Entre esses pedidos negados encontra-se o da vereadora Glaucione Neri (ex-PMDB), de Cacoal.

Com base na Resolução TSE 22.610/07, o partido Democratas conseguiu reaver três cargos; o PTB três; e o PMDB e o PPS conseguiram, cada um, ter de volta dois cargos de vereadores que deixaram suas agremiações após a data definida pela norma – 27 de março de 2007, sem conseguir justificar o motivo do desligamento.

As decisões do TSE afetaram as câmaras municipais de 7 estados: Alagoas, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso, Piauí, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Lei garante apoio ao cooperativismo

A prefeita Sueli Aragão assinou ontem a lei de incentivo ao cooperativismo

A prefeita Sueli Aragão assinou ontem (7) a Lei que Institui a Política Municipal de Incentivo e Apoio ao Cooperativismo. A solenidade foi prestigiada por vereadores, por representantes de cooperativas e de outras entidades de classe do Estado. A lei compreende o conjunto de atividades exercidas pelo Poder Público e pela iniciativa privada que beneficiem o setor cooperativista na promoção e desenvolvimento social, econômico e cultural, desde que reconhecido o seu interesse
público

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Rondônia (OCB), Salatiel Rodrigues, citou exemplos do crescimento do cooperativismo em Rondônia e em outros estados do país. “70% do PIB do Estado do Paraná passa pelo cooperativismo”, disse. Ele também conclamou a todos para defender a bandeira do setor e destacou a importância da lei criada pelo Município. “Comprometimento é isso aqui que está havendo em Cacoal”, disse.

O presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Noroeste Brasileiro (Credsis), Gilberto Borgio, disse que o cooperativismo é o caminho mais curto para se concretizar metas. Ele também se referiu a diferença entre as cooperativas de crédito rurais e as outras instituições financeiras do país. “No sistema cooperativo tudo é investido aqui, enquanto nos demais o investimento é feito lá fora”, afirmou. Gilberto também citou exemplos dos projetos sociais desenvolvidos pelo Credsis no Estado.

O presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Cacoal (CrediCacoal), Gilmar Odorisi e o secretário Vornei Bernardes da Costa também destacaram a importância da lei para o fortalecimento do cooperativismo no município. O vice-prefeito, Luiz Contec, disse que a lei é mais uma demonstração de preocupação do poder público em favor do desenvolvimento local.

A prefeita Sueli Aragão afirmou que a criação da lei é resultado de um trabalho conjunto realizado no município. Ela citou como exemplo a participação da Câmara de Vereadores e das cooperativas locais. “Posso dizer que estou orgulhosa por essa iniciativa ter partido de Cacoal e porque conseguimos chegar num estágio que pode servir de exemplo para o Brasil”, disse.

Sueli Aragão citou também a execução de projetos que resultaram em conquistas de reconhecimentos para o município, como o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, conquistado pela segunda vez. “O prêmio é concedido a cada quatro anos, respeitando rigorosos critérios e fomos vencedores nas duas últimas ocasiões”, disse.

Foto: Carlos Quirino .

2008-07-08- 08:39:54
Autor: Eli Batista
Fonte: Assessoria de Imprensa

Ação para o comércio exterior

Com o objetivo de inserir cada vez mais empresas rondonienses no mercado internacional, prática defendida pelo governo federal e abraçada pelo Sistema Indústria (Fiero, Sesi, Senai e IEL), por meio de sua Rede Centro Internacional de Negócios (CIN), fechou uma extensa programação para o segundo semestre, com o objetivo de consolidar junto às empresas locais a prática comercial globalizada.
Numa parceria com o Banco da Amazônia, por exemplo, será lançado o projeto ‘Ação Integrada’, que irá agrupar órgãos governamentais e entidades de apoio ao comércio exterior, para a prospecção de negócios no exterior, como participação nas feiras internacionais.
Já estão confirmadas participações nos seguintes eventos: Feira Multisetorial Expocruz e Rodada de Negócios Internacional, no mês de setembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia; Feira Multisetorial Salon du Paris e Feira de Alimentos Sial, ambas em outubro, em Paris, na França; Feira Multisetorial FAAIR, que também acontece em outubro, na China, e por fim, a grande sensação do momento no mercado da construção civil, a Big 5, que será realizada em novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Exportacin
Esse programa tem por objetivo preparar empresas para se tornarem internacionais. A Rede CIN disponibiliza um consultor que faz todo o trabalho técnico burocrático, para a nova modalidade de negócios. Neste ano, apenas a empresa Ki-Delícia, da ramo de condimentos e alimentos passará pelo processo. Em 2007, três empresas se tornaram internacionais: a Gramazon, do ramo de granitos; a Taguê, da indústria de cosméticos e de beleza e a Gráfica Leonora.
No trabalho de internacionalização da empresa, observa-se desde o lay-out, estrutura e linha de produção, à qualidade e padronização internacional dos produtos oferecidos. O desenvolvimento do projeto dura cerca de um ano, mas ao final, a empresa está preparada e com os contatos para fornecimento já devidamente identificados.

Capacitação
Na área de capacitação, no próximo dia 30 será realizado o curso de marketing no comércio exterior. No primeiro semestre foram oferecidos outros cursos, como despacho aduaneiro na exportação, assistente de exportação e tributos na importação de bens e serviços.

Expocruz
A Federação das Indústrias, por intermédio da Rede CIN, já está convidando o empresariado rondoniense a participar deste grande evento que acontece anualmente na Bolívia. Neste ano a Fiero contará com a parceria do Sebrae, que tem reconhecido know-how no incentivo ao micro, pequeno e médio empresário.
A Feira Multisetorial será realizada nos dias 19 a 30 de setembro. Nos dias 24 a 27, haverá rodadas de negócios durante e visitação à noite. Em 2007, um grupo de pecuaristas de Rondônia fechou um bom negócio com uma empresa francesa, na área de melhoramento genético do rebanho bovino.

Rússia
Também no segundo semestre virá ao Brasil uma missão de empresários, organizada pelo governo da região de Sverdlovsk. A Fiero e o governo estadual já estão tentando incluir Rondônia na agenda de visitas. De acordo com a coordenadora da Rede CIN em Rondônia, Ivanilda Frazão, o esforço se justifica pelo fato de que os russos são hoje os principais importadores da carne produzida no Estado.

Movimento para fechar o Incra

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pode ter suas portas fechadas em Rondônia se depender do empenho e mobilização do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena.
Em recente reunião com o deputado federal Moreira Mendes (DEM), no Parque de Exposições Ovídio Miranda, a insatisfação dos produtores sindicalizados quanto ao Incra foi levantada e de imediato nasceu uma iniciativa do Sindicato em fazer uma mobilização estadual para a extinção do órgão.

Dificuldades
A principal reclamação dos produtores é com relação à dificuldade encontrada dentro do Instituto para regularizar suas áreas. “Há seis anos o Incra não emite títulos definitivos para os produtores rurais. Hoje vivemos um momento de preservação do meio ambiente e é preciso o título definitivo e o licenciamento ambiental. O Incra foi o maior estimulador do desmatamento e é culpado por assentamentos desordenados. Hoje, ele simplesmente não está cumprindo com seu papel social que é dar a posse definitiva a quem está vivendo da terra”, explicou o agricultor Evandro César Padovani, membro da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena.
De acordo com Evandro, há um sentimento de insatisfação contra o Incra em todos os 27 sindicatos patronais de produtores rurais do estado de Rondônia. O movimento pela extinção do órgão nasceu no Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena e irá se estender por todo o Estado.
Evandro César garantiu que a opinião pública e os representantes políticos de Rondônia nas bancadas estadual e federal serão mobilizados em prol de melhorias no órgão ou mesmo o fechamento do Incra em Rondônia.

Expedito Júnior propõe abertura da tribuna do Senado aos cidadãos

A tribuna do Senado Federal poderá ser ocupada por qualquer eleitor brasileiro que deseje abordar, em discurso, temas de interesse nacional. É o que estabelece o Projeto de Resolução 38/08, do senador Expedito Júnior (PR-RO), que altera o Regimento Interno para criar a figura do orador cidadão, permitindo-lhe o uso da palavra nas sessões não-deliberativas da última sexta-feira do mês.

As inscrições serão abertas dez dias antes e encerradas na véspera do discurso e devem ser feitas pessoalmente pelo cidadão, que precisa comprovar situação eleitoral regular. A cada dia poderão discursar 15 oradores, com pronunciamentos de até cinco minutos que devem ser intercalado com os de senadores. Eles não poderão apartear os parlamentares nem veicular propaganda eleitoral, partidária ou comercial, atacar pessoas ou entidades privadas ou ainda usar a palavra para assuntos que não sejam de interesse nacional.

Não haverá imunidade por quaisquer opiniões proferidas pelo cidadão no discurso. A proposta de Expedito Júnior estabelece ainda a vedação ao pronunciamento de cidadão durante o período de propaganda eleitoral gratuito nos anos de realização de eleições.

Na justificativa do projeto, Expedito Júnior informa que se inspirou, para apresentar a proposta, no parágrafo único do artigo 1º da Constituição: "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

"Entendemos que o uso da palavra por cidadão, ainda que não seja em função deliberativa, constitui também modo de exercício direto da democracia e aplicação do princípio republicano, cujo fundamento maior é a igualdade de todos perante a lei", afirma o senador na justificativa à proposta.

Expedito Júnior citou experiências já existentes nas assembléias legislativas e câmaras municipais, em que foi instituída a chamada "tribuna popular". O Senado Federal, diz o senador, já avançou nessa direção quando abriu a oportunidade para que todo cidadão possa participar do processo legislativo a partir do envio de sugestões legislativas para a Comissão de Legislação Participativa, conhecida no Senado como Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

"O objetivo é implantar um novo paradigma, permitindo que a sociedade também possa trazer a sua própria voz para expor da tribuna a sua opinião sobre os grandes temas nacionais", argumenta.



Contran usará lista de remédios com álcool para regulamentar Lei Seca

Brasília - O Ministério da Saúde deve concluir ainda esta semana uma lista com a relação dos remédios que contêm álcool na composição e que podem ser detectados no teste do bafômetro.

A lista será usada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para fazer a regulamentação da Lei Seca. De acordo a assessoria de imprensa do Contran, a lista conterá informações sobre portadores de doenças crônicas, cuja concentração de álcool no organismo é diferente da de alguém que não tem a enfermidade.


Segundo a assessoria do Contran, a regulamentação não tem data para ser concluída. O processo só será concluído depois do recebimento da lista dos medicamentos com álcool na composição e de uma análise dessas informações.


Como o consumo de álcool tem efeito individual, cabe ao conselho regulamentar os índices previstos pela Lei Seca e os de tolerância para casos específicos. Mulheres e pessoas com baixo peso podem ser pegas no aparelho mais facilmente que homens e pessoas com mais peso. Comer antes ou durante a ingestão de bebida também pode diminuir os efeitos do álcool.

Lançado curso de formação de oficiais da Polícia Militar

Foi assinado pelo governador Ivo Cassol, na tarde de terça-feira (1), no auditório do Tribunal de Contas, em Porto Velho, importante convênio no valor de R$ 578.000,00 reais entre o Governo do Estado, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Fundação Riomar, que irá propiciar a formação de oficiais para a Polícia Militar do estado já a partir do início de 2009.A iniciativa, inédita na administração estadual, vai permitir que se formem em 3 anos oficiais militares aqui mesmo em Rondônia, um curso que até então somente era possível em outros estados, como está acontecendo atualmente com alunos da Polícia Militar de Rondônia. Serão oferecidas inicialmente, na primeira turma, 50 vagas para pessoas de ambos os sexos, com segundo grau completo, idade entre 18 e 28 anos, gozando de boa saúde e em dia com suas obrigações civis e militares. O edital para o exame escrito e as demais regras do concurso será divulgado em breve, e a expectativa da Unir é de que o curso de Bacharel em Segurança Pública, como será denominado tecnicamente, será um dos mais concorridos entre os oferecidos pela entidade.Além das matérias técnicas ligadas à área de segurança, o futuro aluno-oficial terá também instrução militar, a ser ministrada na Academia de Polícia local. Segundo a coronel Angelina Ramirez, comandante da P.M., o curso local terá um custo bem inferior para o estado e mais prático para a corporação, pois os alunos serão doutrinados na filosofia de trabalho da Polícia de Rondônia, que em alguns aspectos é diferente das demais polícias.Outro fator, apontado pelo governador Ivo Cassol, é oferecer aos jovens do estado uma alternativa segura de uma carreira sólida, onde os melhores farão parte da tropa, em constante evolução e com pesados investimentos da administração estadual. “Estamos investindo como nunca em segurança pública. Já adquirimos coletes, armas e munições, e na semana passada entregamos mais 183 novas viaturas que já estão trabalhando em favor da população”, disse Cassol.Participaram da solenidade o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, tenente-coronel Evilásio Sena, o deputado estadual Tiziu Jidalias, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Gomes de Melo, o procurador-geral do estado, Abdiel Ramos e o reitor na UNIR, professor José Januário Oliveira Amaral, além de oficiais e praças militares e convidados.

Cooperativas de cargas frigoríficas cobram atenção das autoridades

Representantes das cooperativas de transportes de carga de Vilhena, Cacoal e Pimenta Bueno promoveram um encontro na noite de sexta-feira, 04, com o deputado estadual Luiz Cláudio. A reunião foi na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, que fica dentro do Parque de Exposições da Aviagro.Luiz Cláudio, que já foi secretário de Estado da Agricultura, recebeu um ofício contendo várias reivindicações, principalmente, cobrando mais assistências por parte do governo de Rondônia e assembléia Legislativa.As cooperativas dos três municípios estão tendo dificuldades de trabalharem no transporte de cargas, porque cooperativas de outros estados executam a maior parte do serviço e com frete menor. Um empresário de Vilhena teve que vender toda a sua frota de carreta e mudou para outro Estado.O deputado Luiz Cláudio disse que vai estudar o caso com mais atenção e deve colocar uma emenda para alocar recursos em benefício do setor, mas isso vai depender também do apoio de todos os parlamentares.Matéria completa na próxima edição imprensa do Correio de Notícias.

Rodovia do Progresso inaugura dia 19

Construída para ser o principal ponto ligação entre a região da Zona da Mata ao Cone Sul do Estado, a chamada Rodovia do Progresso será inaugurada no próximo dia 19 pelo governador Ivo Cassol (sem partido). A data foi definida durante reunião com os diretores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Jacques Albagli e Dilmar Golin, na última quinta-feira.

Início“Os trabalhos nos 160 quilômetros da rodovia foram iniciados em abril de 2005, mas os períodos de fortes chuvas acabaram atrasando o encerramento da obra”, explicou o engenheiro Jacques Albagli, destacando que o Governo do Estado investiu cerca de R$ 4 milhões na conclusão da Rodovia do Progresso.

VantagensO governador Ivo Cassol lembrou que, antes os agricultores e produtores da Zona da Mata precisavam percorrer aproximadamente 400 quilômetros para ter acesso ao Cone Sul, sendo obrigados a sair da cidade e trafegar pela BR-364. “Com a construção da Rodovia do Progresso, do município de Parecis a Corumbiara, os moradores daquelas regiões, principalmente agricultores, terão uma economia em torno de 200 quilômetros de estradas para percorrerem”, enfatizou Cassol, afirmando que a interligação irá fortalecer ainda mais a economia das regiões. EconomiaO diretor do Departamento destacou que a estrada era formada apenas por carreadores, o que impossibilitava o trafego de veículos. “O trabalho foi executado pelo próprio DER, trazendo economia aos cofres do Estado. Se o serviço fosse realizado por uma empreiteira seria um gasto muito maior para o Governo”, afirmou.

“Plebiscito”; 2 chapas em Ji-Paraná

Depois de muita negociação e dúvidas sobre os nome do vice de Edivaldo Soares (PMDB) à Prefeitura de Ji-Paraná, por volta das 12h30 o presidente do Diretório Municipal do PMDB em Ji-Paraná, Ricardo Vieira confirmou o nome de Antelmo Ferreira, do PT, para compor a chapa majoritária. O presidente do Diretório Jiparanaense do PMDB diz ainda que a demora pela divulgação do nome do vice foi planejada e que a escolha já estava feita desde a última quarta-feira. Os membros do PMDB acharam que com a divulgação mais rápida do nome de Antelmo como vice, a chapa da situação- José Bianco (DEM) e Zé Otônio (PSDB)- poderia articular para que uma terceira chapa fosse montada, o que, na visão de Ricardo Vieira, “sempre foi feito pelos articuladores de Bianco, que sempre foi beneficiado pela quantidade de chapas majoritárias que eram compostas em Ji-Paraná”. O presidente do Diretório do PMDB acredita que a candidatura de Edivaldo Soares sai fortalecida com a estratégia montada pela sua sigla, já que, pela primeira vez, a Prefeitura de Ji-Paraná será por duas chapas.

Desenvolvimento sustentável é destaque na zona rural de Cacoal

A produção de lixo é constante na vida humana e seu crescimento é alarmante. Planejar ações que promovam o bem estar das pessoas, de hoje e do futuro, é preocupação de muitos. E esta é também a preocupação dos alunos da Escola Maria Montessori, localizada no final da linha 10. Aproximadamente 260 alunos, além de membros da comunidade, associações rurais, professores e demais funcionários da escola participaram, na semana passada, da palestra ministrada por Nilton Máximo Jr da Idaron, cujos temas abordados foram: O Uso Correto e Seguro dos Agrotóxicos e Afins, como também, A Destinação Correta das Embalagens Vazias de Agrotóxicos. O evento teve a participação do Gerente da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Jhonata S. Zimmermann), que ministrou uma palestra sobre A Central de Embalagens e a sua Importância para o Meio Ambiente Saudável. É de importância lembrar ainda, QUE TODAS AS EMBALAGENS DE AGROTÓXICO (plástico, lata, vidro, flexível e caixa de papelão) deverão ser devolvidas na Central de Recebimento que estar localizada na Fundiária da linha 06, Lote 79-A (Na mesma linha do Hospital Regional), KM 2,5; onde o seu funcionamento é de segunda a sexta nos horários das 08:00h às 12:00h e 14:00h às 17:00h. O evento contou ainda com a participação da Indústria de Reciclagem que também explicou sobre a importância da reciclagem de embalagens tipo PET. Além disso, os alunos coletaram materiais recicláveis, que foram vendidos para esta empresa que recicla este tipo de material. A realização deste evento é parte do projeto desenvolvido pela professora de Geografia Edinalva Almeida. Nas palavras da diretora Rosemar Góes, “o evento foi um sucesso e os alunos demonstraram grande interesse na participação do mesmo, e sabemos da importância em tornar o aprendizado algo pertinente na vida do aluno, tornando-os agentes multiplicadores das ações aprendidas” frisou. Com informações da Divisão Pedagógica da SEMED/Cacoal

GREVE DOS CORREIOS EM RONDÔNIA CONTINUA POR PRAZO INDETERMINADO

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Noroeste (SINTECT/NO), Celestino Junior Quintino, não há previsão para o término da greve dos Correios iniciada na última terça-feira (1º) em todo o país. Segundo Quintino, as paralisações em Rondônia e Acre estão tranqüilas e com um aumento significativo no número de adesões à greve. “Estamos aguardando uma resposta às nossas reivindicações, enquanto isso não acontece, os serviços permanecem parados por tempo indeterminado”, afirma.Os funcionários pedem o cumprimento de um acordo firmado em 2007 que garante o pagamento de adicional de periculosidade, da participação nos lucros além da revisão do plano de carreira.O Procon alerta que a greve não exime o consumidor de pagar os seus débitos até o dia do vencimento, uma vez que o setor mais prejudicado com as paralisações é o da distribuição. A orientação do Procon é que o consumidor procure a empresa onde ele tenha conta a pagar e busque uma alternativa para o pagamento da dívida.

Unir tem projeto aprovado junto ao Programa Incluir do MEC

Unir tem projeto aprovado junto ao Programa Incluir do MEC A Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi uma das 36 instituições federais de ensino superior (Ifes) contempladas no âmbito do Programa Igualdade de Oportunidade e Direito à Universidade (Programa Incluir), edição 2008, das Secretarias de Educação Especial (SEESP) e de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado na última sexta (27). O projeto “Ampliação e Estruturação do Centro de Apoio a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais - Capnes” foi aprovado no valor total de R$ 120 mil.
Segundo a diretora da Biblioteca Central da Unir, Mônica Regina Peres, que coordena o projeto, seu objetivo é ampliar e reestruturar o Centro de Apoio a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (Capnes), que foi inaugurado neste ano com recursos do edital de 2007 do Programa Incluir. Mônica explica que com a criação do Capnes um importante passo foi dado na Unir no sentido de criar ações que assegurem às pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE’s) o direito de freqüentar com igualdade e equidade o ensino superior. Com a aprovação do projeto, ela diz que será possível adequar as instalações da Biblioteca Central, como por exemplo, ampliar as portas para facilitar o acesso de cadeirantes e daqueles que têm dificuldades motoras.

Outros pontos importantes que do projeto são a instalação de um elevador interno e a troca do calçamento da entrada da Biblioteca Central para piso tátil. Mônica explica que o projeto prevê também a realização de seminários para capacitar e sensibilizar docentes e técnicos da Unir para que saibam como atender as necessidades educativas dos PNE’s e propiciar-lhes atendimento adequado nas dependências das bibliotecas e unidades acadêmicas da universidade e seus Campi. Também serão adquiridos equipamentos para acessibilidade como impressora braille, máquina de escrever braille, lupa eletrônica, amplificador sonoro etc.

O Capnes é um projeto coordenado pela Biblioteca Central da Unir e vinculado a Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da universidade. Programa Incluir - Criado em 2005, o Programa Incluir do MEC busca garantir o acesso à educação de qualidade para estudantes com deficiência em todas as etapas, modalidades e níveis de ensino, ao promover o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

Assembléia vai realizar audiência com proprietários de terras da área da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio

A Assembléia Legislativa de Rondônia vai realizar no próximo dia 6 de agosto, audiência pública para debater a situação dos proprietários de terás da área onde será construída a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. O requerimento foi de autoria do deputado Valter Araújo (PTB), presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente do parlamento estadual.
O deputado Valter Araújo manifestou em plenário sua preocupação com o destino de centenas de famílias, que se encontram no momento angustiadas, principalmente no que diz respeito a indenizações.
De acordo com Valter Araújo na audiência pública será debatida as seguintes questões: critérios de avaliação para pagamento das áreas desapropriadas; forma de desapropriação das áreas a serem atingidas; base de cálculo dos valores a serem pagos pelas desapropriações; tamanho da área necessária para instalação do canteiro de obras; e o número de famílias já indenizadas e valores das indenizações.
Para oi deputado esta audiência pública será realizada logo no reinício das atividades parlamentares da Assembléia Legislativa em virtude de se tratar de uma questão de urgência. O parlamentar também informou que o ato contará com representantes do Incra, Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Ibama, Sedam, Ministério Público, cartórios, representantes das comunidades ribeirinhas e representantes dos consórcios, além de parlamentares federais.

Senado pede informações do Tribunal de Justiça de Rondônia sobre condenação de doente

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, em reunião nesta quinta-feira, aprovou uma petição a ser enviada ao Tribunal de Justiça de Rondônia, mediante ofício, para obter do órgão informações relativas a processo em que negou o pedido de prisão domiciliar, por motivo de saúde, a Augusto Jerônimo da Silva, diagnosticado como portador de diabetes e cardiopatia.
Segundo o documento enviado à comissão, o detento foi condenado por tentativa de homicídio duplamente qualificado. Apesar de Augusto Jerônimo ter alegado prescrição da pena por implemento de idade, o tribunal não reconheceu o pedido

Deputado Valdivino Tucura emite nota de pesar pelo falecimento de Edna Marins

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento da companheira e pioneira desta cidade, Edna Borges Marins, ocorrido nesta quinta-feira, dia 03 de julho.
Edna da Civil, como era conhecida, sempre foi uma guerreira, lutando por seus ideais e dando sua contribuição a nossa comunidade cacoalense. Ela parte precocemente, mas deixa-nos um legado de firmeza de princípios, caráter e solidariedade.
Neste momento de consternação e dor, oramos para que Deus conforte o coração de seus familiares e lhes dê força nesse momento, com a certeza de que ela está em um plano superior, mas continuará sempre presente em nossas lembranças.


Valdivino Rodrigues de Almeida “Tucura”
Deputado Estadual

IPHAN inicia revitalização do Real Forte Príncipe da Beira


RONDÔNIA - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), iniciou os trabalhos técnicos de revitalização do Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.

O Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, conta que é a primeira vez que nos seus 232 anos, que o Forte Príncipe recebe um estudo técnico de revitalização e preservação histórica desta natureza.

"Muito se falou da importância do Forte para a nossa história, mas nada de concreto se fez. O Forte é um legado da ocupação portuguesa na região amazônica, e o Brasil mantém hoje suas dimensões devido à inteligência militar e estratégica dos portugueses na época", delcara.

Estudo

Uma equipe, composta por arqueólogos, biólogos, engenheiros e arquitetos especialistas em construções do século 18, fez uma varredura na área do Forte, para o detalhamento do projeto consultivo. Mão de obra-de-obra local também foi contratada para trabalhar no projeto.

No estudo, está previsto a elaboração de um Anteprojeto de Restauração Arquitetônica e adaptação para novo uso, além de um projeto de drenagem e saneamento das edificações e estabilização estrutural.

Para isto, está sendo realizado um levantamento cadastral completo, com inclinometria das paredes - que mede o grau de inclinação das muralhas e prédios internos, bem como prospecções das fundações e edificações para avaliação estrutural.

Numa segunda etapa, será executada a parte de museologia, além de um projeto de gestão e manutenção do sítio tombado.

Já foram identificadas várias estruturas ao redor do Forte, como as ruínas do antigo Forte Nª Sª da Conceição, o forno, o paiol e o Labirinto. O estudo também desfaz alguns mitos e lendas, como a que existiria um túnel interligando o interior do Forte ao rio Guaporé.

Real Forte do Príncipe da Beira

Real Forte do Príncipe da Beira fica localizado na margem direita do rio Guaporé, fronteira natural entre o Brasil e a Bolívia. É o mais antigo monumento histórico de Rondônia.



Fonte: IPHAN - A.L




RO é o único Estado que aprovou lei centralizando regime previdenciário


PORTO VELHO - Somente Rondônia já encaminhou oficialmente ao Ministério da Previdência documento comprovando aprovação e sanção da lei que centraliza, num único órgão, a gestão do regime próprio de Previdência de seus servidores. A confirmação foi do presidente do Instituto de Previdência de Rondônia (Iperon), César Licório.

- Rondônia sai na frente, por determinação do governador Ivo Cassol, que ao tomar conhecimento dessa norma, deu celeridade ao processo para a aprovação da nossa lei, que não apenas nos coloca na dianteira em relação aos demais Estados, mas também garante maior segurança aos servidores, explicou Licório.

O secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério, Helmut Schwarzer, diante da proximidade do fim do prazo para aprovação dessas leis, negociado com os governadores para 30 de junho, anunciou que a perda do prazo não impede que esses Estados venham a regularizar sua situação depois.

Regularidade

O problema é que, a partir deste mês, enquanto a lei estadual exigida não for aprovada e sancionada, eles não conseguirão mais renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que vence a cada 90 dias.

Emitido pelo ministério, o CRP é necessário para receber os repasses voluntários da União (verbas de convênio) e ter acesso a avais do Tesouro Nacional para contratação de empréstimos e a crédito de bancos federais.

A centralização da gestão dos regimes próprios da Previdência do setor público é uma exigência da reforma previdenciária promovida pela Emenda Constitucional 41, em 2003. Em alguns Estados e também na União, essa gestão, hoje, é descentralizada.

Câmara ressuscita a CPMF

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 259 votos favoráveis, 159 contrários e duas abstenções a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). O governo precisava de 257 votos para aprovar a medida.A contribuição terá uma alíquota de 0,1% e incidirá sobre toda movimentação financeira.A CSS não será cobrada no lançamento das contas da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, das fundações e das autarquias. Também ficarão isentos da cobrança os saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, do Fundo de Participação PIS/Pasep e do seguro desemprego. Os aposentados e pensionistas não serão taxados, assim como os trabalhadores da ativa que ganharem até o teto dos benefícios da Previdência, o equivalente a R$ 3.038. A cobrança da CSS será de responsabilidade dos bancos e instituições financeiras. O valor recolhido será integralmente repassado ao Fundo Nacional de Saúde (Funasa), e os recursos deverão ser aplicados exclusivamente em ações e serviços públicos de saúde.Os recursos aplicados na saúde correspondem ao valor aplicado no ano anterior mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB), e caso a variação do PIB seja negativa, o governo não poderá reduzir o valor a ser investido na saúde.A contribuição só começará a ser cobrada a partir de 1º de janeiro de 2009. O projeto terá que passar ainda sobre o crivo do Senado.

Governador solicita mais cimento

Mais cimento para Rondônia. Foi o que pediu o governador Ivo Cassol ao receber na residência oficial os engenheiros Victor Franck Paranhos, diretor-presidente do Consórcio Suez, que irá construir a usina hidrelétrica de Jirau; Marcelo Bisordi, diretor da Camargo Corrêa, uma das maiores produtoras de cimento do país; e Arsênio Oliva Costa Bravo, gerente do escritório de Porto Velho. O objetivo da visita, foi apresentar oficialmente ao governador o plano de instalação e construção da segunda usina do rio Madeira. Os engenheiros explicaram o plano de metas do Consórcio para a construção da usina, com destaque para a navegabilidade da futura hidrovia do Madeira. Segundo eles, a construção da segunda usina, a cerca de 120 quilômetros de Porto Velho, rio acima, vai permitir a navegação completa, graças ao sistema de eclusas que será construído, sem prejuízo ao meio-ambiente, e dentro dos parâmetros ambientais e estruturais.Cassol reforçou, que além das usinas que vão começar, tem o Centro Político Administrativo (CPA) em construção, a maior obra do governo do Estado, com quase 50 mil metros quadrados, sem falar no grande número de prédios, casas e outros tipos de construções que precisam de cimento, que está cada vez mais escasso no mercado local.Os diretores da empresa garantiram que vão interceder junto à unidade produtora de cimento para que aumente a cota para Rondônia, que já sente a falta do produto e o conseqüente aumento dos preços nas lojas de material de construção.Conforme o cronograma, as obras de Jirau deverão ser iniciadas no próximo mês, com a construção do canteiro de obras às margens da BR-364, sentido Acre, próximo à ilha do Padre, no distrito de Jacy-Paraná, faltando apenas a licença ambiental do Ibama, que deve ser fornecida nos próximos dias.Ao final da audiência, o governador presenteou os visitantes com um livro sobre os índices de crescimento do Estado, folders e um cd que destaca o turismo e a pesca em Rondônia. Acompanharam a audiência o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Marco Antonio Petisco e o deputado estadual Tiziu Jidalias.

Tráfego desviado para anel viário

Motoristas que precisarem passar pela BR-364 em Ji-Paraná na manhã do próximo sábado não terão prejuízos em esperar toda a cavalgada passar sobre a ponte do rio Machado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitou na última semana ao Departamento de Estradas e Rodovias (DER) e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) o cascalhamento de um trecho da estrada do anel viário para o desvio do tráfego de carros. Para quem vai de Porto Velho sentido Vilhena, deve entrar no desvio no quilômetro 350, um quilômetro após o posto da PRF, com saída na BR-429 entroncamento com 364, no quilômetro 305. Segundo o chefe substituto da PRF em Ji-Paraná, Sebastião Cazarotto, a rota alternativa vai receber sinalização para facilitar aos motoristas. A rodovia será liberada a partir das 8 horas, horário que inicia a tradicional cavalgada de abertura da 29ª Exposição Agropecuária Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa). “Para quem for utilizar o acesso alternativo são oito quilômetros de estrada sem asfalto e 12 quilômetros a mais que se passasse pela BR-364. Apenas veículos com altura acima de 4,40 metros não poderão passar pelo desvio por causa da altura das redes de energia e telefonia”, informou Cazarotto.Para coordenar o trânsito durante o desfile, todo o efetivo da PRF local e policiais da superintendência em Porto Velho estará no desvio e no trajeto do desfile. Ao todo, são 47 PRF.Considerada uma das maiores cavalgadas do País, estima-se a participação de cerca de 10 mil pessoas. Para segurança dos participantes, cerca de 40 policiais militares estarão no desfile. Durante a festa, a mesma quantidade de policiais ficarão fazendo a ronda dentro e em volta do parque. O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar dois caminhões tamques, um para cada Distrito em caso de incêndio e ambulâncias. No Primeiro Distrito será montado um posto base no Ginásio de Esportes ‘Gerivaldão’. Caberá aos bombeiros realizar as vistorias. Nenhum caminhão poderá participar da carreata caso não apresente o certificado de aprovação dos bombeiros.A Associação Rural de Rondônia deverá contratar no mínimo 30 seguranças para fazer um cordão de isolamento para os cavalos e carroças, para evitar que ele se dispersem durante o desfile.

Expedito cobra ministro Minc

O senador Expedito Júnior (PR-RO) fez um apelo ontem, em Plenário, pela aprovação da Medida Provisória (MP) 426/08, que reajusta os vencimentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, com a extensão do benefício aos profissionais da ativa, dessas categorias, dos ex-territórios. Essa Medida Provisória, lembrou o senador rondoniense, recebeu emenda do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), na Câmara, estendendo o reajuste salarial a inativos e pensionistas dos ex-territórios.

Questão Fundiária

Expedito Júnior também comentou matéria divulgada na edição de 27 de junho do jornal “Folha de S. Paulo” segundo a qual 14% das terras da Amazônia são “terras de ninguém” sendo que, desse total, 37% estariam em Rondônia, seu estado, por se tratarem de terras da União. Diante disso, o senador Expedito Júnior aconselhou o governo federal, em especial o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a investir os R$ 280 milhões que estão destinados, segundo ele, à repressão ao desmatamento, na solução do problema fundiário da Amazônia.

Vilhena pode ficar sem Conab

A Unidade Armazenadora (UA) de Vilhena da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está com seus dias contados na cidade caso suas dependências físicas não sejam transferidas de local. Isso porque parte da área, usada desde a década de 1970 como distância de segurança para com as residências do perímetro urbano para a decantação de dejetos provenientes dos serviços prestados pela Companhia, foi doada pelo seu corpo diretor ao município.As informações são do gerente da Unidade, José Vilmar Segaspine, que está em uma cruzada pela manutenção das atividades da Conab em Vilhena. Segaspine explica que é imprescindível manter a UA ativa não só pelos serviços de armazenamento e secagem que presta, mas pela sua atuação junto aos agricultores locais, de acordo com as variações do mercado agrícola. “Esta estrutura que temos está ultrapassada desde a década de 90 e, por causa disso, nossos serviços de armazenamento e secagem são muito limitados. Em contrapartida nós atuamos diretamente no mercado e junto com os produtores na hora da compra e venda de grãos. A Conab de Vilhena é referência aos produtores que precisam vender suas produções. Sem a Unidade, eles ficarão à mercê da Superintendência do órgão, lá em Porto Velho”, explicou o gerente.Com a doação do terreno, as atividades da UA ficarão limitadas. Isso porque há informações de que a Prefeitura de Vilhena irá cortar a área em lotes para a construção de um conjunto habitacional. “O local que foi doado era usado como espaço de segurança entre o galpão de processamento e o perímetro urbano. Lá era efetuada a decantação e dissipação de partículas e vapores de água expelidos por um dos nossos secadores. Com a construção de casas, logo os moradores começarão a reclamar e haverá o embargo dos serviços pelos órgãos ambientais e de vigilância sanitária. Fica claro que a Unidade Armazenadora da Conab em Vilhena será obrigada a encerrar suas atividades de processamento num futuro próximo”, explicou Segaspine.

ESPECIAL: Especulação põe em risco o extrativismo em Rondônia


Por ANA MARIA MEJIA, da Agência Amazônia

Administração confusa, invasão da pecuária e indefinição fundiária são os principais entraves à auto-sustentação das reservas extrativistas rondonienses. Exemplo disso se vê no município de Guajará-Mirim, onde três associações gerenciam a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto, com 204,5 mil hectares. A distância e a falta de contato entre comunidade e diretorias provocam desconfianças. Nas conversas com moradores, a equipe da Agência Amazônia percebeu a inexistência do hábito de trabalho conjunto.

Gado engorda no entorno da Resex /M.CRUZ
Uma das primeiras áreas de proteção ambiental criada como reserva extrativista pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rio Ouro Preto consumiu R$ 1,2 milhão entre apoio e material de construção. Na data de sua criação havia setecentos moradores e hoje apenas 171 famílias estão ali. “É uma questão crucial”, considera o chefe da Unidade do Incra em Guajará-Mirim, Leonardo de Oliveira, com a experiência de acompanhar há anos as tentativas do Governo Federal para organizar a estrutura fundiária na região.



Já é a terceira mais desmatada em Rondônia /M.CRUZ
Especuladores tomam 15% da área conservada


Segundo a Polícia Federal em Rondônia, em dez anos cerca de cem mil hectares de terra foram "legalizados" em áreas ambientais e no seu entorno, por meio de declarações de posse e títulos de domínio fraudulentos. A aparente calma não esconde que, desde a sua criação, essa Resex teria perdido 31,4 mil ha (15% de sua área) para especuladores de terras. Com isso, parte do seu território ficou totalmente descaracterizada. Vêem-se muito pasto, gado nelore e, em pelo menos uma das fazendas, um vistoso portão de entrada. “Boa parte havia sido titulada para seringueiros, mas eles não tiveram condições de tocar, venderam as terras e foram embora para a cidade, viver na pobreza”, conta o presidente da Organização dos Seringueiros de Rondônia, Osvaldo Castro de Oliveira.

Aprovada na Câmara dos Deputados, a mensagem pedindo a redução da área estava pronta para ser votada no plenário do Senado. No entanto, em 2006, outra mensagem presidencial a retirou de pauta. Motivo: um estudo posteriormente encomendado pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recomendava o contrário: manter a reserva para extrativistas e estruturá-los para que fossem verdadeiros guardiões da floresta. Rondônia tem quatro Resex criadas pelo governo federal, com área total de 738,1 mil ha, e 21 Resex estaduais que somam 967 mil ha, totalizando 1,7 milhão de ha (7,15% do Estado).


Laudo aponta derrubadas /M.CRUZ
Método antigo de esvaziamento

Entre os argumentos para manter a área original da Resex, um se destaca: a área excluída interfere na formação do rio Madeira e nela estão pequenos afluentes e nascentes de água. O laudo técnico do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (CNPT) e do Ibama informa que a grande maioria dos ocupantes estava há pouco tempo na área e que, à época da divulgação de que ela seria excluída da reserva, houve uma invasão orientada por especuladores, sempre com a mesma prática: arregimentam famílias pobres e as instalam no lote, incentivando o desmatamento e plantio de pequenas lavouras brancas para assegurar a posse da terra. Depois, as desalojam e vende o lote.Outro agravante é o avanço sobre a floresta. A maior parte dos desmatamentos tem ocorrido em grandes imóveis, a exemplo de uma grande derrubada observada na área ocupada pelo conhecido Chicão da Emater. Imagens de satélite e observações de campo indicam que grande parte dos desmatamentos ilegais ocorreu em Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo dos cursos d’água (a maioria afluentes do Rio Ouro Preto) e nas encostas de serras da formação Pakaas-Novos.


Napoleão quer morrer na floresta, extraindo o látex/MC
Napoleão, um homem feliz

Mudas de jatobá serão plantadas em capoeira /M.C

Napoleão Rodrigues, 59 anos, é um homem tranqüilo. Segue o ritmo das águas e obedece ao ciclo da natureza na região onde vive. Junto com 12 famílias, ele vive na localidade Paz e Amor – Comunidade Nossa Senhora do Seringueiro, na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, aonde se chega – saindo de Guajará-Mirim - depois de percorrer duas horas de estrada esburacada e mais outras tantas de “voadeira” pelo caudaloso rio Ouro Preto. Isso, no inverno amazônico, quando as águas sobem e vão se espalhando até o quintal das casas.

Ele cultiva dez hectares com arroz, mandioca, banana e café. Cria galinha, pato e produz farinha de mandioca. Também colhe castanha-do-Brasil e mantém um viveiro com mudas de jatobá, cujo plantio em capoeiras (áreas já desmatadas) pretende iniciar este ano, e mil pés de cupuaçu em fase de produção. Animado com as mudanças ocorridas nos últimos dez anos, Napoleão aprendeu a explorar coco babaçu em suas múltiplas formas. Dona Francisca Augusta Rodrigues, 58, a mulher dele, fabrica sabonetes, farinhas e óleos. O casal produz o combustível para movimentar a mini-usina de extração de óleo e geração de energia elétrica. Usam a técnica de produção da folha defumada líquida (FDL). Moram numa casa construída com madeira da própria floresta – mara e marupá – usadas nas paredes e no assoalho, sem passar pela serraria. Um dos filhos se encarregou de aprender a cortar a tora com motosserra.

Convivendo com mudançasO dinheiro obtido da linha especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) permitiu-lhe comprar equipamentos e construir o telhado. A família tem televisão, geladeira, aparelho de som e rádio. Tem ainda um rádio-comunicador para as emergências e até um salão de festas. “Confesso que era contra as reservas. Agora sou muito a favor”, diz Napoleão. Antes, vivia da borracha e só queria babaçu para queimar e fazer fumaça na defumação. Hoje, organizado na Associação Agroextrativista dos Seringueiros da Resex Rio Ouro Preto, Napoleão lamenta que alguns companheiros ainda não tenham despertado para as mudanças. “Tem uns que gastam o dinheiro em outras coisas, não pagam e atrapalham o desempenho da comunidade”, queixa-se.


Francisca vende sabonete, óleos e shampoo em Cuiabá /M.CRUZ
Biocombustível

Rotina: mãos hábeis quebram coco babaçu /M.CRUZ

A floresta de babaçu começa a cem metros das casas das famílias e até as crianças participam da tarefa de coleta, que exige rapidez, porque o coco deve ser pego menos de 24 horas depois da queda. Exposto para secar num jirau ao ar livre, o babaçu é quebrado e separado – a casca vai para a queima, a entrecasca para fabricação de farinha, a amêndoa produzirá o óleo, tanto para o biocombustível quanto o que será usado na produção de sabonetes, shampoo e cosmético. “Do bagaço ainda se produz o sabão de lavar roupa”, explica dona Francisca. O casal consegue uma safra de 20 quilos de amêndoas para 10 litros de óleo. A mistura ao óleo diesel movimenta a pequena usina de energia elétrica. A mini-usina foi montada em parceria com o Grupo de Energia Renovável e Sustentável da Universidade Federal de Rondônia. No começo houve dificuldades. “Demoramos a aprender que primeiro se deve aquecer o motor com o diesel e só então liberar a entrada do óleo do babaçu, já aquecido para a mistura. Aos poucos, ele sozinho gira o motor”, lembra. Hoje, além de se auto-sustentar, há excedente de óleo vendido para os vizinhos. E está garantido o forró nos finais de semana e em dias especiais.


Barracão Pompeu: ponto de lazer e guarda de produtos /M.CRUZ
De ex a seringueiro

Algumas tardes dona Francisca reúne as filhas Marliete e Marcilene, e a nora Tatiana, para a produção de sabonetes, shampoo, farinha e óleo. Ela fabrica sob encomenda e já vendeu 400 unidades numa feira da agricultura familiar em Cuiabá (MT). Os preços variam de R$ 0,50 a R$ 3 o sabonete. A farinha, oferecida para usar como remédio contra dores estomacais custa R$ 5,00 e o vidrinho de óleo R$ 0,50. “É um dinheirinho a mais e a gente vai melhorando a produção”, diz. Também confecciona botas e artesanato com as folhas de borracha.O curioso dessa história é que entre 1986 e 1990, quando o governo deixou de financiar a produção do látex, Napoleão havia desistido da borracha. A profissão acabara. “Fiz 600 quilos de borracha e não tinha para quem vender. Entreguei a mercadoria para receber depois”, recorda. Logo ele que tinha cinco “estradas” de seringa com 200 seringueiras produzindo bem. Começou com a borracha aos 22 anos, depois que saiu do quartel do Exército e não tinha profissão, nem o que fazer. “Um amigo me chamou pra trabalhar no seringal, fui conversar com o “patrão” Bennesby (de Guajará-Mirim), disse a ele que tinha experiência e fui pro mato. Era 1971, faca para corte, arma, poronga, balde, cuia, rede, roupa e alimento, eram ‘aviados’ no armazém. “O aviador (quem financiava a produção), arrendava as colocações e repassava para o seringueiro pelo dobro do valor”, explica. Explica em seguida que “seringueiro não tinha nada, só a durmida”.Em 2006, Napoleão aprendeu e aprovou a técnica de produção da folha defumada líquida (FDL). A técnica, desenvolvida pelo professor Floriano Pastore Júnior, da Universidade de Brasília, usa o ácido pirolenhoso (APL), ou ácido acético, produtos químicos que podem ser facilmente encontrados.Com um kit de produção – duas calandras, duas bandejas de coagulação, uma proveta para dosagem, baldes graduados e tambores para coleta de látex – ele, sozinho, produziu no ano passado, 500 quilos vendidos a R$ 3,50/quilo. “Paga mais e ainda se trabalha na sombra. Quero morrer seringueiro”, ri. Napoleão se diz realizado: “Tenho essa terra boa, caça, filhos formados, casa na cidade. Sou feliz!”.


Especulação cresce assim: os pobres entram e depois são obrigados a sair /M.CRUZ
Um desafio contra o fim da floresta
BRASÍLIA – O estudo O Fim da Floresta? Devastação das Unidades de Conservação e Terras Indígenas no Estado de Rondônia, sob responsabilidade do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) em Rondônia, demonstra que a Resex do Rio Ouro Preto é a terceira mais desmatada para exploração ilegal de produtos florestais. Até julho de 2007 ela havia perdido 164 Km², com 8% de sua área desmatada registrando taxa média anual de 0,49%.



O estudo alerta que a consolidação de reservas extrativistas pode ser considerada um dos maiores desafios de execução participativa de Unidades de Conservação na Amazônia. “O medo de conflitos vem causando massivo êxodo das populações tradicionais para os centros urbanos. Quinze anos depois da criação das reservas no estado, de acordo com levantamento da Organização dos Seringueiros de Rondônia, menos de 50% da população originária permanece nas áreas”.



Contraditoriamente, os moradores das reservas são considerados guardiões da floresta. “Em Guajará, 92% da terra é considerada reserva florestal e essas pessoas têm papel importante na manutençao desses limites”, afirma o chefe do Incra, Leonardo de Oliveira.



Comodismo, um nó
Segundo ele, o comodismo é uma das dificuldades a ser vencida. “Tem gente que se satisfaz apenas com a comida. Não percebe a dinâmica do mundo que exige mudanças”, alerta. Uma alternativa oferecida pelo governo federal são cursos multidisciplinares para que os ribeirinhos aprendam a usar os recursos naturais de forma sustentável e a explorar a propriedade de forma diversificada – inclusive com cultivo de subsistência em 5% da área.



Em janeiro, o presidente da Organização de Seringueiros de Rondônia, Osvaldo Castro de Oliveira, denunciou que líderes do movimento vivem sob ameaça de morte no Estado, entre eles Antônio Teixeira, presidente da Associação de Moradores da Resex Rio Preto-Jacundá, e Chico Leonel, presidente da ONG Bem-te-vi, da Resex Jacy-Paraná. Outro seringueiro João Batista, presidente da Associação dos Seringueiros do Vale do Anari, foi assassinado no final de 2007.

Primeiro ciclo da borracha foi em 1920
GUAJARÁ-MIRIM, RO — No início do século 20 a região amazônica viveu o primeiro ciclo da borracha que durou 50 anos deixando como legados, no Estado de Rondônia, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e as cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho. Seringais entraram em decadência com a concorrência da seringueira plantada na Malária, mas a segunda Guerra Mundial aumentou a demanda e uma das frentes de batalha – para suprir as Forças Aliadas com borracha – foram os seringais amazônicos. Os soldados da borracha chegaram a Rondônia, Acre, Amazonas, vindo de vários Estados, depois de longas viagens. Finda a guerra, economia volta à estagnação. A partir da década de 70, chegam fazendeiros e agricultores vindos do Sul que derrubam florestas para extração da madeira, pecuária extensiva e produção de grãos expulsando os seringueiros. Eles migram para a periferia das cidades, onde sobrevivem. De lá para cá, os seringueiros que restaram trabalharam como puderam. Hoje, depois da criação das reservas extrativistas e da proposta oficial de garantir melhorias, muitos voltam para as antigas terras.

Leonardo Oliveira (c): "Tem gente que se contenta só com a comida" /M.CRUZ
Onde fica
▪ A Resex Rio Ouro Preto foi criada pelo Decreto 99.166, de 13/3/90. Localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré (RO), ela se limita ao Norte com a Terra Indígena Lage e o Parque Estadual de Guajará-Mirim; a Leste com a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau; a Sul e Oeste com a Reserva Biológica Estadual do Rio Ouro Preto e a Floresta Estadual Extrativista do Pakaás-Novos.

▪ A partir de Guajará-Mirim se chega à Resex pelos rios Mamoré e Ouro Preto, ou por estrada, por meio de um ramal de 40 quilômetros que leva até o Lago do Pompeu às margens do rio Ouro Preto.


▪ A área da Resex é drenada pela Bacia Hidrográfica do Rio Ouro Preto, que tem como principais tributários os igarapés Concórdia, Repartição e Amarelo. O Rio Ouro Preto tem suas nascentes na Serra do Pakaás-Novos, desembocando no rio do mesmo nome, próximo a sua foz, no Rio Mamoré.
▪ No inverno o Rio Ouro Preto é navegável por embarcações de pequeno e médio calados (15 a 30 toneladas), enquanto no período seco (verão), apenas pequenas embarcações e canoas conseguem navegar. O bioma dominante é a floresta tropical úmida. Em menor proporção ocorrem as formações de savanas e em trechos mais restritos formações pioneiras.


▪ As espécies de maior valor econômico são itaúba, maçaranduba, sorva, caucho, copaíba, seringueira e castanheira. O plano de manejo permite a coleta e a fabricação da borracha, coleta de castanha-do-Brasil e o plantio de mandioca, milho, arroz, feijão, e outras culturas.

▪ A agropecuária familiar é uma atividade que predomina no inverno. Algumas famílias possuem estradas de seringa num local e "residência de inverno" em outro, com roças. E muitas outras se dirigem às cidades, principalmente Guajará-Mirim, para se engajarem em atividades temporárias nos períodos de verão.
Fonte: Verdade Rondônia.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia